Velocidade Online

Comércio e Industria - Novidades

COMÉWRCIO&INDUSTRIA - EAGLE F1 SUPERSPORT RS DA GOODYEAR

Terça, 04 Maio 2021 04:51 | Actualizado em Sábado, 08 Maio 2021 14:47

EAGLE F1 SUPERSPORT RS: UM PNEU ADAPTADO AOS MAIS EXIGENTES SUPERDEPORTIVOS


Quando se cria um hiperdesportivo de estrada que supera os limites do possível, é necessário um pneu que esteja à altura da tarefa. 

 Esse foi o desafio que enfrentou a Brabham Automotive ao apresentar o Brabham BT62R, versão de estrada do seu incrivelmente rápido BT62 para circuitos. O BT62 é uma máquina de corridas de 710 cv, com um preço de um milhão de dólares, que venceu a primeira prova de resistência em que participou, montando pneus Goodyear. 

Para conseguir pneus de estrada que cumpram com exigências, em termos de performance, similares às do BT62R homologado para corridas, havia apenas um lugar a onde ir: a Goodyear. 

A confiança da Brabham Automotive na Goodyear vem não só dessa combinação vencedora que levou à vitória nessa corrida em novembro de 2019, mas também de uma parceria de décadas na Fórmula 1. Sir Jack Brabham venceu o famoso Campeonato do Mundo de Fórmula 1 de 1966 com pneus Goodyear, pilotando um Brabham-Repco construído por ele mesmo. 

Hoje, o filho de Sir Jack Brabham, David Brabham, é o Diretor Desportivo da Brabham Automotive e esteve ao volante desse vitorioso BT62 durante a sua corrida de estreia em 2019. Os pilotos e proprietários dos BT62 e BT62R fazem eco dessa paixão, e o legado permanece vivo. 

Helmut Fehl, responsável de I+D da Goodyear, sintetiza os desejos de um proprietário do BT62R. "Os condutores do Brabham BT62R necessitam da maior performance possível em todas as vertentes do seu automóvel, incluindo os pneus”, explica. "A prioridade é a performance na pista de corridas. A performance de condução e a sensação que o condutor tem dos seus pneus são cruciais". 

Disponibilizar um pneu que possa estar à altura das exigências de uma máquina nascida para a competição, como o BT62R, não é tarefa fácil, especialmente quando este também necessita de ser legal para condução em estrada, mas a Goodyear estava pronta. Enquanto pneu derradeiro na gama de Ultra UltraElevada Performance (UUHP) da Goodyear, o Goodyear Eagle F1 SuperSport RS cumpria todos os requisitos. 

A Goodyear testou o pneu, primeiro em autoestradas e estradas abertas ao público, e depois em circuito, incluindo exaustivos testes no Nürburgring Nordschleife. Graças a estes rigorosos testes, durante quase dois anos, o pneu era justamente o que requeria a Brabham Automotive. 

Veículos como o Brabham BT62R geram enormes forças G laterais, ao fazerem uso de uma combinação de aderência mecânica e aerodinâmica, e requerem pneus como nenhum outro. Equilibrar isto com conforto em estrada é fundamental, como explica Helmut Fehl: “O Eagle F1 SuperSport RS é a escolha perfeita para os condutores que utilizam os seus hiperdesportivos em circuito, onde 80% do foco do proprietário está na performance em pista. Com a aerodinâmica do BT62R a colocar o envelope da performance em linha com o dos veículos de competição, as exigências tornam-se muito similares às de um carro de corridas, mas os proprietários ainda necessitam que o pneu seja legal para utilização em estrada, para chegarem ao circuito".

Como faz o Eagle F1 SuperSport RS para satisfazer estas exigências de desempenho? "O pneu utiliza uma combinação de ponta de compostos de pneu com provas dadas na competição, com diferentes compostos na zona exterior, por comparação com os utilizados no interior", explica Helmut Fehl. “Os nossos pneus de competição utilizam os mesmos compostos Race Pro, pelo que é muito complicado imaginar um pneu com mais aderência do que este”. 

A capacidade para combinar as exigências da pista de corridas com os requisitos dos veículos autorizados a circular na via pública é algo incrivelmente difícil de dominar. Para a estrada, necessita de satisfazer as duras exigências em termo de aderência sobre piso molhado, de ruido, de resistência ao rolamento e outros requisitos. 

Roman Görl é o diretor de Projetos Técnicos Sénior da Goodyear para PneuS de Turismo OE, e explica como este pneu consegue satisfazer todas essas exigências: “O uso de compostos de competição é combinando com um desenho da banda de rolamento muito inteligente, com tecnologia Bridge Assist, que adiciona pontes na primeira ranhura, para estabilidade dos blocos e resistência à flexão. O desenho da banda de rolamento também possui menos ranhuras que em outros pneus da gama UUHP, e menores profundidades do piso, para evitar que os blocos da banda de rolamento se movam quando submetidos a cargas extremas, o que permite a utilização de um composto mais suave e viscoso. Tal significa que os condutores podem ser mais precisos, e ajuda a evitar que o pneu gere demasiado calor. A estabilidade a alta velocidade é, também, melhorada com a tecnologia Powerline Cover, um protetor contra a deformação de la banda de rolamento para altas velocidades". 

Porém, não se trata apenas de adaptar um pneu a um só automóvel, como explica Roman  Görl: “O Eagle F1 SuperSport RS é o pneu autorizado a circular em estrada com a mais alta performance que a Goodyear criou para a Europa, e é precisamente isso o que exigem os proprietários de veículos extremos como o Brabham BT62R. É perfeito para um amplo leque de veículos que necessitam de ser eficazes a velocidades muito elevadas em pista, até ao mais alto nível de performance, pelo que é o pne derradeiro para superdesportivos e hiperdesportivos focados em circuitos, como o da Brabham". 

Estes fabricantes não são estranhos à competição, e a Goodyear tampouco, portanto, quanto influenciou o programa de competição a conceção do pneu? "Enormemente", refere Hemult Fehl. "No que diz respeito ao desenho da banda de rolamento do RS, as equipas de desenvolvimento de pneus de competição e de pneus de estrada trabalharam em estreita proximidade. Quanto aos compostos, é a mesma equipa para ambos". 

Para os condutores que procuram a máxima performance de um pneu legal para utilização em estrada, o Goodyear Eagle F1 Supersport RS é a escolha perfeita. 

 

Sobre a Goodyear Tire & Rubber Company

A Goodyear é uma das maiores empresas do mundo do sector do pneu. Emprega cerca de 62 000 pessoas e fabrica os seus produtos em 46 instalações em 21 países de todo o mundo. Os seus dois centros de inovação, em Akron (Ohio) e em Colmar-Berg (Luxemburgo), esforçam-se por desenvolver produtos e serviços de última geração, que marcam o padrão da indústria em termos de tecnologia e desempenho.

Para mais informação sobre a Goodyear e os seus produtos, visite www.goodyear.pt  

Facebook
Facebook
Visitas
Visitantes em linha
contador gratuito de visitas Total de visitas
Contacte-nos