Velocidade Online

Moto - Todo o Terreno

MOTOS - BUHLER DOMINOU BAJA TT PINHAL

Domingo, 20 Setembro 2020 21:26 | Actualizado em Sexta, 18 Junho 2021 09:27

Sebastian Buhler supremo na Baja TT do Pinhal 2020
  • Piloto da Hero venceu no regresso à competição
  • Ruben Alexandre foi o mais forte nos quads
  • Corrida renhida nos SSV foi ganha por João Dias

Sebastian Buhler foi o vencedor da edição de 2020 da Baja TT do Pinhal. O piloto da Hero foi o mais rápido em todos os sectores selectivos da ronda pontuável para a Taça do Mundo FIM de Bajas, Europeu de Bajas e Campeonato Nacional de TT. O segundo lugar do pódio foi entregue a Adam Tomiczek, enquanto António Maio concluiu a ronda organizada pela Escuderia Castelo Branco na terceira posição. Nos quads, Ruben Alexandre foi o vencedor, enquanto João Dias ficou com o primeiro lugar entre os SSV.

Líder no final do dia inaugural da competição, Buhler voltou à carga na segunda etapa. Bem cedo, entrou na pista do segundo sector selectivo, que ligou Vila Velha de Ródão à Sertã. Andou sempre na frente e voltou a ser o mais rápido, com os polacos, Tomiczek e Giemza, a completarem este percurso no segundo e terceiros lugares, respectivamente.

Com este desempenho, Buhler consolidou a liderança e entrou para o derradeiro sector com mais de três minutos de vantagem sobre Adam Tomiczek. Durante a manhã, o polaco da Husqvarna subiu de quarto a segundo. Giemza desceu para terceiro, enquanto António Maio, em Yamaha, que era segundo no final da primeira etapa, fechou o sector no quarto posto da geral.

À tarde, voltou a ser Buhler a mandar. Acabou com uma vantagem para Tomiczek que só não foi maior porque recebeu uma penalização de três minutos, por atraso num dos controlos. António Maio não começou o último dia de competição tão forte como na véspera, mas tentou recuperar no derradeiro sector e ainda fechou no pódio.

“Foi tudo impecável. No sector da tarde encontrámos o terreno completamente diferente do da manhã. Já estava muito seco. Até fazia pó. Mas é bom para treinar em todo o tipo de terrenos numa corrida só. A organização está de parabéns”, salientou Sebastian Buhler no final da Baja TT do Pinhal.

Ruben Alexandre dominou entre os quads

Com uma participação de quads assinalável, a categoria foi dominada por Ruben Alexandre. O piloto do Yamaha YFZ450R nem sempre foi o mais rápido, mas mostrou que a consistência é mais importante do que a velocidade pura neste tipo de provas. Alexandre terminou à frente do campeão nacional em título, Luís Engeitado, enquanto João Vale, que mostrou rapidez nestas pistas, ficou para trás devido a problemas de combustível ainda no primeiro dia.

“A etapa de hoje correu bem. Tinha de controlar. O Engeitado tinha uma desvantagem de três minutos. Sabia que tinha essa pequena vantagem e tinha de ser o mais certinho possível para não cometer nenhum erro, chegar ao fim e obter a vitória”, afirmou Ruben Alexandre.

Corrida SSV de fazer suster a respiração

João Dias foi a estrela maior na constelação de SSV que encheu a Baja TT do Pinhal. A competir sem ajuda do co-piloto, o piloto do Can Am X3 teve um desempenho irrepreensível na segunda etapa. O seu comportamento em pista fê-lo subir de terceiro a primeiro e conquistar a vitória. Dias deixou Nelson Caxias em segundo, a apenas 23 segundos de distância. Alexandre Pinto completou o pódio a 59 segundos do vencedor.

“A corrida acabou por correr bem. Parabéns à organização. Depois da situação do fim-de-semana  passado, fizeram aqui um excelente trabalho. A pista estava bem marcada e os perigos todos muito bem assinalados. Por isso, nós pilotos só temos a agradecer pelo óptimo trabalho”, disse o vencedor, João Dias.

Portugueses dominam Taça do Mundo e Europeu

Nas classificações exclusivas da Taça do Mundo FIM de Bajas e do Europeu, os pilotos portugueses também estiveram em destaque. Sebastian Buhler foi o mais forte na principal competição internacional para a qual a Baja TT do Pinhal pontuava. No Europeu, Adam Tomiczek fez frente ao poderio luso e triunfou.

Nos quads, mais uma vez foram os portugueses a ditar as leis. Neste particular, o campeão nacional, Luís Engeitado, não deu hipóteses e venceu para a Taça do Mundo FIM de Bajas e para o Europeu. O mesmo aconteceu nos SSV, em que João Dias juntou a vitória absoluta, ao primeiro lugar para as duas competições internacionais que estavam em jogo na Baja TT do Pinhal.

Facebook
Facebook
Visitas
Visitantes em linha
contador gratuito de visitas Total de visitas
Contacte-nos