Velocidade Online

Portugueses no estrangerio -

PORTUGUESES NO ESTRANGEIRO - FRANCISCO ABREU NOS TCR EUROPA

Sábado, 05 Maio 2018 23:23 | Actualizado em Sexta, 10 Janeiro 2020 09:47

Em Paul Ricard

AVENTURA DE FRANCISCO ABREU COM A PEUGEOT NO ‘TCR EUROPA’ ARRANCA HOJE
 

Arrancou oficialmente a temporada de 2018 do ‘TCR Europe Touring Car Series’, categoria em que o piloto Francisco Abreu se apresenta com estatuto de piloto oficial da Peugeot Portugal. Aos comandos de um Peugeot 308TCR, com preparação da Sports & You, o piloto, que é o rosto deste novo projeto da competição nacional além-fronteiras, aborda este primeiro evento no circuito francês de Le Castellet, palco da primeira das 7 jornadas duplas do presente ano.

 

Ostentando os ceptros de Campeão Ibérico do TCR 2017, de Vice-Campeão Nacional de Velocidade TCR em 2016 e 2017 e Campeão Nacional de Velocidade em 2015, Francisco Abreu está, neste momento, no circuito de Paul Ricard/Le Castellet (França), onde irá medir forças com os seus adversários ao título de 2018 do ‘TCR Europe Touring Car Series’, vulgo ‘TCR Europa’.

É aos comandos do novo Peugeot 308TCR, o mais recente produto da divisão de Competição Cliente da Peugeot Sport, inscrito e preparado pela Sports & You, distribuidor oficial da Peugeot Sport para Portugal e Espanha, que o piloto madeirense aborda esta primeira dupla jornada do ano, num programa que integra a sessão de Qualificação e a Corrida 1 na tarde de sábado e a Corrida 2 no domingo, para além das sessões de treinos livres de hoje (sexta-feira).

Num projeto que conta, entre outros, com o apoio da Peugeot Portugal, Francisco Abreu antecipa, assim, esta primeira prova do ano: “Para já, está tudo a correr bem, sendo certo que, para mim, é tudo praticamente uma descoberta, mas também é isso que me motiva, sabendo que há muito para aprender. Na equipa, estamos todos a adaptarmo-nos ao novo mundo que temos pela frente, começando em nós próprios – na forma como trabalhos em conjunto na pista – e terminando no carro, sem, de forma alguma, menosprezar o próprio circuito, que é também uma descoberta para mim. Temos a motivação e o empenho para, em conjunto, aprendermos o mais possível neste início de temporada, recolhendo ensinamentos e experiências que, certamente, serão úteis ao longo do campeonato. Pela minha parte, tenho um bom ‘feeling’ do Peugeot 308TCR, sinto confiança no carro, o que já é um bom começo! O circuito é muito interessante e as condições são muito boas, mas há sempre que contar com os imprevistos.”

Responsável pela estrutura técnica da Sports & You que o inscreve neste ‘TCR Europa’, José Pedro Fontes acrescenta: “São elevadas as expetativas em redor do Francisco Abreu aos comandos do novo Peugeot 308TCR. Como piloto que tem construído a sua carreira na velocidade e que conta com um bom traquejo técnico nesta categoria, não há quaisquer dúvidas da sua experiência e paixão para com o automobilismo. Considerando todos os elementos que são novidade, entre piloto, máquina, concorrência e o próprio ambiente deste Europeu, iremos ver como decorre este primeiro dia de treinos e, em função dos desenvolvimentos que se registarem, iremos preparar as duas corridas”.

Em termos de preparação do novo Peugeot 308TCR, José Pedro Fontes refere: “Estamos preparados para os desafios e exigências que este tipo de provas colocam aos carros. Temos, obviamente, que contar com os imprevistos, mas é para isso mesmo que tentamos aproveitar da melhor forma as sessões de treinos. Pela nossa parte, sabemos que contamos com uma excelente base de trabalho, que é o Peugeot 308TCR, e que as evoluções serão sempre possíveis dentro do que estiver ao nosso alcance. Esta tarde, por exemplo, devido às alterações meteorológicas, tivemos de alterar substancialmente as afinações e o ‘set-up’ do carro para obtermos o melhor rendimento possível à chuva. O 308 TCR é um carro bem preparado de fábrica e tem soluções modernas e eficazes, com as quais se obtêm respostas relativamente rápidas. É um carro versátil em termos de preparação para as diversas situações, mas, como sempre, o ‘feedback’ do piloto é decisivo para ter o carro no melhor rendimento possível. Sabemos que, também nesse sentido, podemos contar totalmente com o Francisco Abreu”.

 

O Peugeot 308TCR em resumo

O Peugeot 308TCR é o modelo por excelência da competição cliente da Peugeot Sport para circuitos fechados. Conta com um motor THP com uma forte relação potência por litro, num bloco de 4 cilindros turbo de 350 cavalos e 420 Nm de binário às 3.000 rpm. Conta com uma caixa sequencial de 6 velocidades específica, com patilhas ao volante, bem como trem frontal de elevado potencial na entrada nas curvas e um trem traseiro que o complementa na perfeição, resultados de um aturado trabalho ao nível das vias, elementos de suspensão, barras anti-rolamento ajustáveis à frente e atrás, etc, num chassis com inúmeras possibilidades de regulações. A travagem é assegurada por discos ventilados de 378x34 mm, com pinças de 6 pistões, à frente, e discos de 270x12 mm, com pinças de 2 pistões na traseira.

No domínio do design, a carroçaria do novo Peugeot 308TCR combina uma estrutura de atleta com uma aerodinâmica otimizada, nomeadamente na frente, destacando-se um para-choques especialmente trabalhado, que permite direcionar na perfeição os fluxos de ar para o radiador e para o permutador de ar/ar, como garantia de performance e fiabilidade, enquanto o splitter garante o máximo de suporte, essencial para um bom poder direcional. Atrás, o para-choques termina num grande extrator encarregado de gerar apoio aerodinâmico no trem traseiro. A estética do modelo completa-se com as jantes específicas de 18’’ montadas em pneus 27-65/18.

 

Temporada 2018 do ‘TCR Europeu’ arranca em Paul Ricard/Le Castellet

Foi no outrora circuito francês de Fórmula 1 de Paul Ricard/Le Castellet que Francisco Abreu e o Peugeot 308TCR da Sports & You deram, esta manhã, os seus primeiros passos, aquando da primeira sessão de treinos livres, integrando um pelotão composto por 26 nomes, oriundos de 15 países.

O programa continua pelas 17h50 locais de hoje, com nova sessão de treinos livres. Amanhã (sábado) as Qualificações iniciam-se às 09h55, disputando-se a Corrida 1 a partir das 14h40. No domingo tem lugar a Corrida 2, a partir as 15h50 (Nota: horas em França, mais 1 hora do que em Portugal Continental).

Após esta dupla jornada francesa, o ‘TCR Europe Touring Car Series’ prossegue em Zandvoort (Holanda, 20 e 21 de maio), SPA-Francorchamps (Bélgica, 9 e 10 de junho), Hungaroring (Hungria, 7 a 8 de julho), Assen (Holanda, 18 e 19 de agosto), Monza (Itália, 22 e 23 de setembro), numa temporada que terminará em Barcelona (Espanha, 20 e 21 de outubro).

 

A regulamentação do ‘TCR Europa’ em resumo

Cada prova compõe-se de duas sessões de Treinos Livres de 30 minutos cada, seguindo-se 35 minutos para a Qualificação 1 (20 + 5 minutos) e Qualificação 2 (10 minutos) que definirão as grelhas de partida para as 2 Corridas do programa, cada uma com um máximo de 25 minutos de duração. Os resultados da Q2 definem a grelha de partida para a Corrida 1, surgindo os pilotos na mesma ordem de tempos; para a Corrida 2 os 10 mais rápidos no final da Q2 são invertidos na sua ordem de apresentação na grelha. Mais informações em http://europe.tcr-series.com/

Este projeto da Sports & You, para além do apoio da Peugeot Portugal, conta com os seguintes parceiros: King Tony, iMED, Canon, Brisa, Marítimo.

 

A carreira de Francisco Abreu em resumo

Francisco Abreu (23 anos) é natural da Madeira e licenciou-se em Gestão pela Universidade Nova de Lisboa, em 2017. O piloto conta já com um vasto palmarés na velocidade, sendo um dos mais promissores do atual panorama português.

Iniciou-se no Karting aos 8 anos, sagrando-se Campeão Regional da Madeira de Karting, na época de estreia (2003), repetindo o feito dois anos depois. Venceu também duas Taças da Madeira. Foi Campeão Nacional de Karting, vencedor da Taça de Portugal e do Open de Portugal entre 2006 e 2008. No estrangeiro fez Karting em três épocas (2009 a 2011), obtendo resultados de relevo, salientando-se a vitória numa prova do World Series Karting (WSK), representando a equipa Tonykart oficial, sendo ainda hoje o único português que o conseguiu.

Em 2012 ingressou na “Autosport Academy”, da Federação Francesa de Automobilismo (FFSA), disputando simultaneamente o Campeonato Francês de Formula 4, alcançando, entre outros resultados, um pódio no mítico Grande Prémio de Pau.

A partir de 2013 regressou a Portugal e abraçou a velocidade nacional, garantindo vitórias em todos os circuitos por onde passou, sagrando-se Vice-Campeão desse ano na classe C3 dos Sport-Protótipos. Em 2014, ascendeu aos Sport Protótipos-CN, categoria rainha do Campeonato Nacional de Velocidade (CNV), alcançando o 3º lugar, no final da temporada. No ano seguinte, aos 21 anos, tornou-se no mais jovem Campeão Nacional de Velocidade de sempre, ao volante dum Tattus 2000, do Team Novadriver.

Fruto das evoluções entretanto registadas no CNV, em 2016 e 2017 integrou a categoria TCR-Turismos, aos comandos de um VW Golf TCR, daquela mesma equipa. Sagrou-se Vice-Campeão Nacional em ambas as temporadas, reforçando o título de 2017 com o cetro de Campeão Ibérico TCR.

2018 será, assim, o ano da evolução e da internacionalização de Francisco Abreu, piloto que, aos comandos do novo Peugeot 308TCR, parte à descoberta de um conjunto das mais conceituadas pistas, que servirão para a atribuição do título de 2018 do ‘TCR Europe Touring Car Series (ver abaixo).

Para além do apoio da Peugeot Portugal, este projeto da Sports & You conta com os seguintes parceiros: King Tony, iMED, Canon, Brisa, Marítimo.


Facebook
Facebook
Visitas
Visitantes em linha
contador gratuito de visitas Total de visitas
Contacte-nos