Velocidade Online

Comércio e Industria - Novidades

COMÉRCIO & INDUSTRIA - RENAULT NÃO EXCLUI UMA INCORPORAÇÃO

Segunda, 24 Junho 2019 19:20 | Actualizado em Sexta, 17 Janeiro 2020 17:29

Após a FCA, Renault não exclui uma incorporação com a Nissan

Mas a prioridade é dada à fusão com a Fiat Chrysler

Ainda que o processo da FCA seja uma prioridade, Jean-Dominique Sénard não descarta a possibilidade de se alargar à Nissan, se esta demonstrar interesse.

A Renault continua "aberta" a uma potencial fusão com a Nissan, embora a prioridade agora seja dada à fusão com a Fiat Chrysler, disse quinta-feira, o presidente do conselho da fabricante francesa.

"Uma fusão com a Nissan não está na nossa agenda enquanto conduzimos a fusão com a FCA", disse Jean-Dominique Senard num comunicado enviado à imprensa. No entanto, "se a direção da Nissan considerar que é bom explorar uma relação mais próxima no momento da sua escolha, estamos definitivamente abertos à ideia", diz ele.

Depois de ter sido rejeitada pela Nissan, ansiosa por preservar a sua independência, a Renault decidiu juntar-se à Fiat Chrysler, um casamento chamado "entre iguais": a nova entidade pertenceria a 50% pelos acionistas da ítalo-americana e 50% pelos da Renault.
 
Atitude japonesa positiva

No início das discussões, "o lado japonês estava naturalmente um pouco cético, mas depois mostrou uma atitude positiva", disse o presidente da Renault em entrevista ao diário de negócios Nikkei.

Senard acrescentou que "não se oporia" à nomeação de nenhum dos membros do novo Conselho de Administração da Nissan, na assembleia geral de acionistas prevista para o final de junho. Entre os 11 candidatos está o atual chefe executivo Hiroto Saikawa, criticado pela sua gestão do caso Ghosn, mas que quer permanecer no seu lugar para preparar a sucessão.


Facebook
Facebook
Visitas
Visitantes em linha
contador gratuito de visitas Total de visitas
Contacte-nos