Velocidade Online

Comércio e Industria - Novidades

COMÉRCIO & INDUSTRIA - BOSCH PENALIZADA

Terça, 18 Junho 2019 06:57 | Actualizado em Terça, 21 Janeiro 2020 19:07

DIESELGATE: 90 milhões de euros de multa para a Bosch na Alemanha

A Bosch disse em comunicado ter "desistido de apelar", fechando os aspetos judiciais deste caso, e que vai "continuar a desenvolver as estruturas internas" dedicados ao cumprimento da lei.

A Bosch, fabricante de equipamentos alemão concordou em pagar uma multa de 90 milhões de euros referente ao escândalo de motores diesel manipulados, disse quinta-feira o Ministério Público, em Stuttgart.

Os magistrados destacaram "violações do dever de supervisão", a única base jurídica possível para processar uma empresa na Alemanha.

Eles culpam a Bosch por ter entregue a "fabricantes alemães e estrangeiros" cerca de 17 milhões de peças de motores "cujo software permitia alterações" para puderem alterar os níveis reais de emissões de óxidos de nitrogênio.

"A iniciativa" desta ilegalidade "provém de funcionários dos fabricantes automóveis", argumentou a Bosch, no entanto. O escândalo eclodiu em setembro de 2015 na gigante Volkswagen.

A Bosch disse em comunicado ter "desistido de apelar", fechando os aspetos judiciais deste caso, e que vai "continuar a desenvolver as estruturas internas" dedicados ao cumprimento da lei.

No início de maio, o tribunal de Stuttgart impôs uma multa de 535 milhões de euros ao fabricante Porsche no mesmo processo legal, enquanto que as marcas VW e Audi foram multadas em 1,8 bilhão de euros.

A Bosch também concordou em 2017 em pagar mais de 300 milhões de dólares em indenizações nos Estados Unidos, num caso semelhante envolvendo equipamentos para veículos Chysler, sem no entanto admitir a sua culpa.

A justiça alemã prossegue com investigações individuais visando funcionários do setor automóvel, incluindo três executivos da Bosch suspeitos, desde 2017, de "cumplicidade em fraude" a favor da Volkswagen.

O maior fornecedor automóvel do mundo, a Bosch, é o fornecedor preferencial das grandes marcas do setor na Alemanha.

Facebook
Facebook
Visitas
Visitantes em linha
contador gratuito de visitas Total de visitas
Contacte-nos