Velocidade Online

Mundial - TCR

MUNDIAL - PURE ETCR CHEGAR AO MOTORLAND COM PNEUS GOODYEAR

Domingo, 11 Julho 2021 17:58 | Actualizado em Quarta, 20 Outubro 2021 13:13

PURE ETCR CHEGA AO MOTORLAND ARAGÓN: ASSIM FOI O DESENVOLVIMENTO DO GOODYEAR EAGLE F1 SUPERSPORT ETCR


 Este fim de semana, alguns dos automóveis de competição tecnologicamente mais inovadores do mundo irão pela primeira vez para a pista, com a realização, em Espanha, no Motorland Aragón, da primeira corrida do PURE ETCR como complemento do WTCR, a Taça do Mundo de Carros de Turismo. Enquanto parceiro fundador do primeiro campeonato multimarca do mundo para carros de turismo elétricos, a Goodyear ficou encarregue de desenvolver um pneu à medida destes automóveis elétricos de 670 cv. Mas, o que implica exatamente conceber um pneu para os turismos mais potentes da história do automobilismo? 

Os automóveis elétricos que competem no PURE ETCR adotam uma invulgar configuração de tração traseira, pouco vulgar em modelos de turismo a nível mundial, e um motor elétrico que produz 300 kW de potência contínua, e um pico de 500 kW (670 cv). O resultado é um imenso binário de até 960 Nm, que será alardeado em “batalhas” que se disputam ao longo de um fim de semana. Não existem longas corridas o PURE ETCR, apenas sprints curtos e rápidos até à linha de chegada, percorrendo tão somente 25 km. 

Para lidar com 500 kW de potência e o binário instantâneo debitado por um motor elétrico, a equipa técnica da WSC Technology solicitou à Goodyear que produzisse um pneu sob medida para o PURE ETCR. Para aumentar o desafio, era necessário apenas um tipo de pneu para ser utilizado em todas as condições climatéricas, reduzindo, assim, os custos de transporte e os resíduos, e ajudando aos objetivos de sustentabilidade da Goodyear e do PURE ETCR. Resultado: o pneu Goodyear Eagle F1 Supersport ETCR com rasto. 

Cumprir as especificações 

Bernd Seehafer, diretor de projetos técnicos da Goodyear, explica o processo de criação de um pneu especialmente concebido sob medida, num curto período de tempo: “As folhas de dados da WSC foram o ponto de partida. Já podíamos ver que os automóveis são diferentes, já que são mais pesados, com cerca de 1700 kg, e têm um binário superior ao de um automóvel de competição a gasolina. Sobe esse ponto de vista, era claro que necessitávamos de conceber um pneu que pudesse competir tanto em condições de piso molhado como seco, pelo que procuramos no portfólio de pneus de competição da Goodyear, e descobrimos que o recém-lançado Eagle F1 Supersport constituiria uma base sólida para o nosso pneu destinado ao PURE ETCR”. 

“A banda de rolamento é muito similar à do pneu Eagle F1 Supersport, mas foram ajustados muitos detalhes para este novo desafio. O mesmo aplica-se, também, aos materiais utilizados e às caraterísticas dos pneus. A fórmula do composto é uma combinação de caraterísticas de pneus para piso seco e para piso molhado utilizados em competição, mas ajustados ao padrão, modificado em função das necessidades do PURE ETCR a partir do seu modelo original, destinado à estrada”. 

“O complicado foi desenvolver um composto que tenha capacidade para piso molhado e seco. Geralmente, é disponibilizado um pneu para piso seco, e outro para piso molhado. Devem ser tidas em conta todas as caraterísticas do pneu, seja o material, o composto, o desenho da banda de rolamento ou a performance global. Parece fácil, contudo, um pneu de competição que possa fazer tudo não é assim tão comum. Precisávamos de conectar certas descobertas do passado, mas, até agora, o pneu está a alcançar os nossos objetivos em piso seco, e ainda tem capacidade em piso molhado. O pneu tem o mesmo princípio básico do que o do desenho da banda de rolamento da sua versão de estrada. Porém, existem níveis de rigidez significativamente diferentes, e mais elevados, globalmente, por comparação com o pneu de estrada, para garantir uma boa capacidade de condução em circuito com os carros do PURE ETCR, mais pesados. O espaço de escoamento da água ainda está num bom nível para garantir a utilização em piso seco e molhado durante toda a vida útil dos pneus". 

Da estrada para a competição, e vice-versa 

Os vínculos entre a estrada e a competição, e entre a competição e a estrada, são fundamentais para a filosofia da Gooyear no automobilismo, e um fator determinante para que a Goodyear Racing seja, também, o fornecedor exclusivo de pneus para campeonatos como o Campeonato do Mundo de Resistência da FIA, o WTCR, a Taça do Mundo de Carros de Turismo e a NASCAR. O valor acrescentado da eletrificação trazido pelo PURE ETCR significa que a Goodyear pode continuar a colocar este conhecimento nos pneus de estrada destinados aos mais recentes modelos de automóveis de estrada, e, também, para os do futuro. 

Xavier Gavory o diretor do campeonato PURE ETCR, e explica a relação da Goodyear com o promotor do campeonato, a Eurosport Events, como muito mais do que um simples fornecedor de pneus. “Ninguém tem o historial sustentado de êxitos no automobilismo mundial que tem a Goodyear”, refere Xavier Gavory. A Goodyear e o PURE ETCR partilham uma filosofia comum no que diz respeito à sustentabilidade, e é muito bom saber que, ao colocar os pneus dos seus veículos elétricos, no tipo de condições intensas que a competição criará, a Goodyear pode acelerar a sua aprendizagem e incorporar as lições aprendidas na sua gama de pneus para a estrada". 

As caraterísticas partilhadas entre o pneu de estrada da Goodyear e o produto de competição para o PURE ETCR são fundamentais para a versatilidade do pneu de competição. Na maioria dos campeonatos dos desportos motorizados, as equipas contam com diferentes pneus para condições de piso seco e molhado, por vezes com adicionais especificações “intermédias”, e, inclusivamente, uma gama de diferentes pneus slick para diferentes condições de piso seco. Criar um pneu de competição que faça tudo é um desafio, e, por isso, para este caso, o vínculo entre a estrada e a competição foi tão crucial. O portfólio de produtos da Goodyear inclui pneus concebidos para diferentes aplicações, mas todos têm que funcionar num amplo leque de condições e ambientes. 

“Se é necessário um pneu que tenha que fazer tudo, é mais difícil porque tem que reagir aos diferentes requisitos”, acrescenta Bernd Seehafer. “Existe apenas um produto que se possa alterar. O pneu Goodyear Eagle F1 Supersport para o PURE ETCR é um conceito inovador, adequado às caraterísticas destes potentes automóveis de turismo elétricos. Estamos orgulhosos por este pneu partilhar grande parte do seu ADN e da sua tecnologia com o pneu de estrada. Isso mostra o valor que a nossa aprendizagem no automobilismo tem tido no desenvolvimento de pneus de estrada”. 

 

Sobre a Goodyear Tire & Rubber Company

A Goodyear é uma das maiores empresas do mundo do sector do pneu. Emprega cerca de 72 000 pessoas e fabrica os seus produtos em 54 instalações em 23 países de todo o mundo. Os seus dois centros de inovação, em Akron (Ohio) e em Colmar-Berg (Luxemburgo), esforçam-se por desenvolver produtos e serviços de última geração, que marcam o padrão da indústria em termos de tecnologia e desempenho.

Para mais informação sobre a Goodyear e os sus produtos, por favor, visite www.goodyear.com/corporate

Também pode seguir-nos no Twitter @Goodyearpress

Facebook
Facebook
Visitas
Visitantes em linha
contador gratuito de visitas Total de visitas
Contacte-nos