Velocidade Online

Mundial - TCR

MUNDIAL - GOODYEAR NO WTCR EM ARAGON ESTE FIM DE SEMANA

Domingo, 11 Julho 2021 17:43 | Actualizado em Domingo, 17 Outubro 2021 14:36

GOODYEAR ANTEVÊ PRIMEIRO EVENTO CONJUNTO DO WTCR E DO PURE ETCR COM A CHEGADA DOS DOIS CAMPEONATOS AO MOTORLAND ARAGÓN


  • No WTCR são utilizados pneus slick, no PURE ETCR existe apenas um pneu com rasto, para poupar matérias-primas e energia no transporte 
  • Goodyear trabalha de perto com as equipas de ambas os campeonatos

 Os dois campeonatos de turismos de topo com que a Goodyear trabalha celebram o seu primeiro evento conjunto este fim de semana, reunindo em pista os melhores pilotos de corridas de turismos, a gasolina como elétricos. Tanto a Taça do Mundo de Carros de Turismo (WTCR) como o PURE ETCR correrão no Motorland Aragón, no norte de Espanha, no que será um fim de semana pleno de ação. 

A Goodyear é o fornecedor exclusivo de pneus quer do WTCR, o campeonato de topo a nível internacional de carros de turismos equipados com motor de combustão, quer do PURE ETCR, o primeiro campeonato multimarca do mundo para carros de turismo elétricos. A temporada de 2021 de ambos os certames teve já o seu início: o WTCR disputou corridas em Nürburgring, Alemanha, e no Estoril, Portugal; ao passo que o PURE ETCR teve a sua primeira ronda no mês passado, em Vallelunga, Itália. 

Pela primeira das três vezes em que tal acontecerá esta época, os dois campeonatos promovidos pela Eurosport Event terão lugar no mesmo fim de semana. Para os pilotos que competem em ambos, será um desafio passar de carros de corrida a gasolina de tração dianteira e 360 cv, para automóveis elétricos de tração traseira e 670 cv. Para da tarefa da Goodyear, enquanto fornecedor exclusivo de pneus, é ajudar equipas e pilotos a extrair a máxima performance em ambos os campeonatos. 

 “Ao longo de todo o fim de semana, falaremos com cada equipa do WTCR e do PURE ETCR, para ajudar cada uma com a afinação do seu carro e estilo de condução”, refere Sebastian Trinks, Event Leader da Goodyear para o WTCR e PURE ETCR. “Recomendamos sempre certos parâmetros que irão maximizar a performance do pneu, e tal poderá ser particularmente importante este fim de semana, dadas as condições de pista em Aragão. A previsão do tempo aponta para temperaturas do asfalto de até 50° C, e para temperaturas ambiente em torno dos 36° C. O próprio asfalto é bastante rugoso e tem muitos limitadores altos, que recomendaremos aos pilotos que evitem passar por cima. É um circuito desafiante e técnico, mas onde existem muitas oportunidades de ultrapassagem”. 

Ao contrário das corridas tradicionais, o PURE ETCR baseia-se em corridas curtas, disputadas a fundo. Por isso, utiliza circuitos curtos: o traçado escolhido para Aragão é de 2,6 quilómetros, com muitas curvas para a esquerda, que Sebastian Trinks espera colocará à prova o pneu traseiro direito. No WTCR, por outro lado, os pilotos utilizarão o circuito completo de 5,3 quilómetros, que conta com muitas curvas técnicas e traiçoeiras, como “o saca-rolhas espanhol”. A maior parte das exigências recairá sobre o pneu dianteiro esquerdo, dada a repartição de peso do carro sobre a frente, devido à configuração de tração dianteira. 

“Os pilotos podem levar os pneus ao limite em ambos os campeonatos, desde que tenham em atenção os limitadores altos”, acrescenta Sebastian Trinks. “O nosso pneu slick no WTCR, e o pneu com rasto feito sob medida para o PURE ETCR, foram especificamente concebidos para os carros em questão, por forma a permitir aos pilotos e equipas irem até aos limites e melhorarem os seus tempos por volta”. 

“Alguns pilotos competem em ambos os campeonatos, e estou interessado em ver como se adaptam. Apesar de parecerem semelhantes, estes carros requerem estilos de condução completamente diferentes. Da parte da Goodyear, teremos uma equipa de três engenheiros de apoio em pista durante todo o evento, pelo que estaremos todos a trabalhar lado a lado com as equipas dos dois campeonatos. Tal permite-nos perceber os desafios que as equipas enfrentam, e continuar a trabalhar com elas à medida que o fim de semana de desenrola”. 

A ação em pista em Aragão começa na sexta-feira, com as primeiras batalhas do PURE ETCR a terem lugar nessa mesma tarde. As batalhas também serão levadas a cabo no sábado, antes das Super Finals de domingo. A agenda do WTCR é um pouco mais compacta, com treinos livres e qualificação no sábado, antes das suas duas corridas de domingo. Será permitida a entrada no circuito de 6400 adeptos, que poderão viver ao vivo a ação em pista dos dois campeonatos, para além da ampla cobertura televisiva garantida pelo Eurosport. 

 

Sobre a Goodyear Tire & Rubber Company

A Goodyear é uma das maiores empresas do mundo do sector do pneu. Emprega cerca de 72 000 pessoas e fabrica os seus produtos em 54 instalações em 23 países de todo o mundo. Os seus dois centros de inovação, em Akron (Ohio) e em Colmar-Berg (Luxemburgo), esforçam-se por desenvolver produtos e serviços de última geração, que marcam o padrão da indústria em termos de tecnologia e desempenho.

Para mais informação sobre a Goodyear e os sus produtos, por favor, visite www.goodyear.com/corporate

Também pode seguir-nos no Twitter @Goodyearpress

Facebook
Facebook
Visitas
Visitantes em linha
contador gratuito de visitas Total de visitas
Contacte-nos