Velocidade Online

Mundial - TCR

MUNDIAL - WTCR - MICHELISZ AMBICIOSO

Terça, 25 Agosto 2020 20:01 | Actualizado em Sábado, 23 Outubro 2021 10:39

Depois de ter conquistado o título mundial na época passada, Norbert Michelisz mantém-se ambicioso. Para a nova temporada do WTCR o piloto da Hyundai tem mais objetivos por conquistar, ainda que admita que o cetro obtido em 2019 foi “um alívio pessoal”, pois dá-lhe a presença de espírito de que necessita para enfrentar novos desafios. E para a nova época, cujo arranque, devido à pandemia, foi ‘empurrado’ para a segunda parte do ano, o piloto húngaro de 36 anos espera novos feitos ao bordo do Hyundai i30 N TCR da BRC Lukoil Squadra Corse, agora ‘calçado’ com pneus Goodyear, o novo fornecedor de pneumáticos da Taça do Mundo de Carros de Turismo.
Questionado sobre a possibilidade de um segundo cetro mundial, Michelisz diz apenas que se sente “muito mais confiante”, muito mais “comparado com anos anteriores”. E diz que ostentar o título não é forçosamente um peso demasiado grande: “O melhor de ser Campeão do Mundo é que sabes que o podes conseguir. Muitas vezes no passado tive a sensação de que o poderia conseguir se tudo estivesse reunido, mas depois é completamente diferente quando se tem a experiência de algo, e se tens o conhecimento podes consegui-lo. Conseguir o título tornou-me um piloto melhor. Tenho a certeza disso. Abriu um novo espetro para mim em termos do que posso fazer e o que posso aspirar. Mas quero mais, porque acho que ainda tenho algo a provar”.
A concorrência é muito forte, e o piloto magiar sabe-o muito bem. Por isso se não for ele a ganhar o campeonato é lhe muito difícil apontar um só candidato. “Uma questão difícil”, além de que “houve muitas coisas que mudaram”. É que o piloto da Hyundai lebra que há uma nova unidade eletrónica nos carros do WTCR de 2020, novos pneus, novas pistas, pelo que não sabe que hierarquia esperar. Mas diz: “Espero ser competitivo e isso é o mais importante. Depois contou com os habituais suspeitos do costume. Mas também espero algumas surpresas, devido aos novos elementos que temos, que provavelmente vão ajudar alguns dos novos pilotos”.
Norbert Michelisz espera que as corridas são muito interessantes. “Vão ser boa. Espero uma grelha decente, como foi nos anos anteriores. Vão haver muitos vencedores, com muitos pilotos a poderem lutar pelas posições cimeiras”, avalia. O que leva a pensar que a melhor preparação para a nova época tenha sido mais competição, como foi o seu caso, a alinhar recentemente numa prova do campeonato germânico de carros de Turismo (ADAC TCR). Uma experiência que ajudou muito o piloto húngaro: “Guiar um carro em testes é uma abordagem diferente de o tripular numa corrida, e tinha passado tanto tempo desde que tínhamos corrido em Sepang. Apesar de considerar que vou mais preparado que outros quando chegarmos a Salzburgring. A este nível todos os pilotos sabem como preparar-se. Não é como se tivessem todos perdido o jeito”.

Texto de Nuno Costa / 5ª a Fundo / www.velocidadeonline.com
Facebook
Facebook
Visitas
Visitantes em linha
contador gratuito de visitas Total de visitas
Contacte-nos