Velocidade Online

Mundial - Todo o Terreno

TODO O TERRENO - DAKAR 2018 - A PEUGEOT NO DAKAR

Segunda, 29 Janeiro 2018 22:22 | Actualizado em Domingo, 26 Janeiro 2020 08:56

DAKAR 2018 | ETAPA 8 | UYUNI -- TUPIZA SAINZ GERE AVANÇO E PETERHANSEL RECUPERA TERRENO: OS PEUGEOT 3008DKR MAXI CONCLUEM ETAPA MARATONA COM NOVA DOBRADINHA 
 
Os PEUGEOT 3008DKR Maxi geriram na perfeição a segunda parte da Etapa Maratona, completando 923 km de Especiais sem intervenção das equipas de assistência. Numa das Especiais mais longas (498 km) e a maior altitude (máxima de 4.786 metros) da prova, a dupla Stéphane Peterhansel/Jean-Paul Cottret conseguiu fazer esquecer o percalço da véspera através de uma categórica vitória na Etapa, à frente dos seus ‘‘ a n j o s d a g u a r d a ’’ Cyril Despres/Davida Castera. À chegada da Etapa 8 registou-se, assim, a quarta dobradinha do Team PEUGEOT Total neste Dakar, mantendo-se Carlos Sainz/Lucas Cruz na liderança à Geral, tendo estes um avanço de 1h06min37s sobre a concorrência.
 
 Depois de na véspera, na primeira parte da Etapa Maratona, terem sofrido um atraso, Stéphane Peterhansel  e Jean-Paul Cottret partiram ao ataque na seção de domingo. Surgindo na liderança no 3º Waypoint, a dupla francesa obteve o melhor tempo do dia e a sua segunda vitória em Especiais nesta edição (foi, também, a sua 40ª vitória em conjunto nos automóveis). Fruto dessa prestação, reduziram em cerca de 2 minutos o seu atraso em relação ao 2º classificado, estando agora a apenas 7min05s dessa posição.
 
 Tendo assumido o papel de ‘‘anjos da guarda’’ dos seus companheiros de equipa na Etapa de sábado, Cyril Despres e David Castera estiveram ontem em destaque. Arrancando para a Especial a um ritmo muito bom, os dois ex-motards surgiam na liderança à passagem do 6º Waypoint, terminando a apenas 49 segundos do PEUGEOT 3008DKR Maxi vencedor da Especial.
 
 Depois da vitória na Etapa de sábado, que lhes deu a liderança do Dakar 2018, Carlos Sainz e Lucas Cruz lidaram com a dificuldade de abrirem o percurso nesta Especial. Com uma navegação perfeita, foram os 5ºs mais rápidos, apenas cedendo alguns minutos aos seus perseguidores mais diretos, mantendo-se à cabeça da Classificação Geral, agora com uma vantagem de 1h06min37s.
 
 A Especial 9 que liga Tupiza (Bolívia) a Salta (Argentina), agendada para esta segunda-feira (dia 15 de janeiro) foi cancelada. As fortes chuvas não permitiam a instalação satisfatória do bivouac em Tupiza, para além de que podiam tornar impraticável o percurso definido pela organização. Assim sendo, concorrentes e equipas de assistência irão rumar a Salta através de um percurso rodoviário.
 
CLASSIFICAÇÃO DA ETAPA 8: 1. Stéphane Peterhansel (FRA) / Jean-Paul Cottret (FRA), PEUGEOT 3008DKR Maxi, + 5h 15min18s 2. Cyril Despres (FRA) / David Castera (FRA), PEUGEOT 3008DKR Maxi, + 0min49s 3. Nasser Al Attiyah (QAT) / Matthieu Baumel (FRA), Toyota 4WD, + 2min12s 4. Bernhard Ten Brinke (NLD) / Michel Perin (FRA), Toyota 4WD, + 5min0s 5. Carlos Sainz (ESP) / Lucas Cruz (ESP), PEUGEOT 3008 DKR Maxi, + 7min4s ... 

 
 
 

 
CLASSIFICAÇÃO APÓS A ETAPA 8: 1. Carlos Sainz (ESP) / Lucas Cruz (ESP), PEUGEOT 3008 DKR Maxi, 27h 04min0s 2. Nasser Al Attiyah (QAT) / Matthieu Baumel (FRA), Toyota 4WD, + 1h 06min37s 3. Stéphane Peterhansel (FRA) / Jean-Paul Cottret (FRA), PEUGEOT 3008DKR Maxi, + 1h 13min42s 4. Bernhard Ten Brinke (NLD) / Michel Perin (FRA), Toyota 4WD, + 1h 23min0s 5. Giniel de Villiers (ZAF) / Dirk von Zitzewitz (ZAF), Toyota 4WD, + 1h 37min09s … 8. Sheikh Khalid Al Qassimi (ARE) / Xavier Panseri (FRA), Peugeot 3008DKR, +2h55min42s ...  26. Cyril Despres (FRA) / David Castera (FRA), PEUGEOT 3008DKR Maxi, + 44h46min5s …
 
EM DIRECTO DO BIVOUAC… Stéphane Peterhansel (PEUGEOT 3008DKR Maxi n°300)
1º na Etapa / 3º na Classificação Geral
"Ontem à noite, no Parque Fechado, fizemos o mínimo indispensável. O Cyril, o David e a equipa do nosso camião de competição assumiram esse papel de aperfeiçoamento na preparação do nosso carro. Esta etapa disputou-se em altitude e não foi fácil manter o foco. Mesmo assim senti-me de imediato confiante ao volante do meu PEUGEOT 3008DKR Maxi e pude atacar como se ele tivesse saído de uma assistência tradicional, tendo com isso, ganho a Etapa, mas apenas com 2 minutos de vantagem, numa altura em que ainda temos mais de uma hora de atraso.’’
Cyril Despres (PEUGEOT 3008DKR Maxi n°308)
2º na Etapa / 26º na Classificação Geral
" T i v e m o s u m a n o i t e p e q u e n i n a , a p e n a s c o m 4 h o r a s d e s o n o , a l g o a q u e n o s e s t a m o s a c o m e ç a r a acostumar! Hoje, tudo correu muito bem. Apesar das armadilhas da navegação, encontramos um bom ritmo e houve sempre um carro à nossa frente, o que nos ajudou a ganhar ritmo. Penso que ultrapassámos pelo menos 18 carros, apesar do pó, isto para não mencionar as motos e os quadriciclos. Foi incrível subir a mais de 4.700 metros de altitude, antes de voltar a descer. Foi grandioso.’’
Carlos Sainz (PEUGEOT 3008DKR Maxi n°303)
5º na Etapa / 1º na Classificação Geral
"Tivemos a abrir a estrada, algo que não foi fácil nesta Especial, sobretudo no início, com muitas zonas fora de pista e ervas altas. Nestas situações, há que ter extremo cuidado. A segunda parte tinha faixas mais visíveis e foi muito mais fácil. O PEUGEOT 3008DKR Maxi tem estado impecável.’’
 
 

 
 
 

SABIA QUE… Fruto do seu inigualável histórico nesta prova, Stéphane Peterhansel é conhecido por
‘‘Mr. Dakar’’ . Nos anos 90 venceu-a por 6 vezes em Motos, juntando mais 7 sucessos nos Automóveis, para um total de 13 vitórias à Geral. É ainda o piloto que mais Especiais ganhou no Dakar, estatística que aumentou nesta Etapa 8, onde alcançou o seu 40º melhor tempo nos Automóveis, num total combinado com os melhores tempos em Motos que ascende a 73 vitórias. Há apenas um registo adicional que ele poderá acrescentar este ano, o do maior número de vitórias numa mesma categoria, recorde que neste momento Peterhansel partilha com Vladimir Chagin, titular de 7 vitórias na categoria de Camiões.
 
A SEGUIR… A ETAPA 9 (segunda-feira, dia 15 de janeiro) ligaria TUPIZA a SALTA e previa um total de 754 km de extensão, 242 dos quais cronometrados, mas foi anulada (ver acima). 
 

Facebook
Facebook
Visitas
Visitantes em linha
contador gratuito de visitas Total de visitas
Contacte-nos