Velocidade Online

Mundial - Todo o Terreno

TODO O TERRENO - ANGOLA - RALI DO CARR

Segunda, 08 Janeiro 2018 10:16 | Actualizado em Quinta, 06 Agosto 2020 05:17

Mas que grande sábado aconteceu lá para os lados da Barra do Kwanza. Muita cor, muita animação e mais um rali do CARR, o ultimo de 2017.

As coisas já estavam definidas para as Classes M, Q e TT mas para a Classe E ainda não havia Campeão.

Só compareceram 16 pilotos sendo 4 para a Classe M, 2 para a Classe Q, 3 para a Classe TT e 7 para a Classe E.

A prova estava montada para a realização da repetição do prologo que iria cumprir 20 km (2 x 10km) e 3 passagens por um troço de 42 km que iriam perfazer 126 km. Os 7 últimos km da Especial tiveram que ser anulados porque este troço correspondia a uma picada aberta recentemente para a montagem de postos de alta tensão e a empresa teve que colocar os seus trabalhadores e máquinas a trabalharem exactamente no sábado no período a tarde.

O piso era de uma maneira geral bom e permitia boas performances. Um pouco de areia aqui e acolá mas sempre sem estragar as mecânicas.

Na Classe M, Hugo Carvalho, em KTM XCW 500, teve um furo logo no 1º prologo e perdeu cerca de 8 minutos para Ricardo Almeida, em Honda CRF 450. Bem tentou eliminar esta desvantagem mas desconseguiu porque Ricardo não deixou. Ficou em 2º lugar e com a consolação de ter batido o record da Especial com 24.27. Rui Carvalho (Honda CRF 450) obteve um excelente 3º lugar que premiou o esforço de se deslocar do Huambo sozinho. Célio Plácido com uma KTM 125 EXC, estreou-se nos nossos ralis TT  e veio para ficar apesar da baixa cilindrada da sua mota.

A Classe Q foi este ano o parente pobre com muito poucos participantes. Só 2 pilotos marcaram presença e o Campeão (Miguel Cardoso) deste ano acabou por desistir devido a varia na sua KTM XC525. Vencedor foi Paulo Trindade em Honda TRX 450.

Na Classe TT, Maló Almeida/João Paulo desta vez com a Nissa Navara voltaram a ganhar mais um rali. Pedro Jesus com o ZZNissan Paladin ficou em 2º lugar. Eduardo Vieira /Rogério Brito voltou a ter problemas com o UMM e não terminou..

A Classe E era a mais aguardada pois o Campeão 2017 ainda não estava definido. Edwin Santos não veio do Namibe e veio facilitar as contas mas ainda havia a esperança do Campeão 2016 (Luis Abrantes). Mas João Lota (Polaris 1000) cumpriu ficou em 2º lugar no rali e foi Campeão do CARR 2017. Mário Fontes (Polaris 1000) sem qualquer problema ganhou o rali e subiu 2 lugares no CARR 2017 terminando em 3º. Luis Abrantes andou o que o Polaris 900 permite e ficou em 3º lugar no rali e em 2º do Campeonato. José Rocha com o seu Polaris 1000 voltou a participar no rali de Luanda e ficou em 4º lugar. Esperemos que seja mais assíduo em 2018. José Correia fez a sua estreia nos ralis com um Polaris 900 e fez tempos muito interessantes. Será um potencial candidato ao Polaris 900 Cup de 2018. Rui Cunha resolveu levar um amigo (Rui Simões) ao lado para se divertirem com o Polaris 900. E assim aconteceu. Mais um candidato à Taça Polaris 900 by Trevotech. Ricardo Sequeira/Jorge Monteiro foram os únicos que não terminaram por desistência do Polaris 1000.

Mais uma vez a Multiparques apoiou a organização com todo o aparato logístico e de segurança.

A AZZUL Piscinas tornou-se um verdadeiro parceiro do CARR pois patrocinou os últimos 3 ralis do CARR 2017.

A Michelin e BFGoodrich também foram patrocinadores que ajudaram que o Rali TT de Luanda fosse uma realidade.

Agradecimentos Especiais a Leonel da Rocha Pinto, Luis Lopes, Cândido Carneiro, Moura Fernandes, Ivo, Silvestre, Pedro Santos, à equipa de Controladores liderada pelo Americano, à equipa de médicos da Fermeraid com alto patrocínio da Embaixada da Federação dos Priorados da Soberana Ordem de São João de Jerusalém- Cavaleiros de Malta, aos Mangais na pessoa do Eng. Faísca.

Agradecimentos ainda para a PrintLab, Transmad, XXL, Robert Hudson, Ford e Quatenus

As fotos são do Célio Sousa.

 

Para 2018 haverá mais CARR.


Facebook
Facebook
Visitas
Visitantes em linha
contador gratuito de visitas Total de visitas
Contacte-nos