Velocidade Online

Nacional - Montanha

CAMPEONATO PORTUGAL MONTANHA JC GROUP 2019 - RAMPA DA FALPERRA É JA ESTE FIM DE SEMANA

Quarta, 08 Maio 2019 17:46 | Actualizado em Domingo, 19 Janeiro 2020 00:05

Na 40ª edição, a Rampa da Falperra terá uma edição de luxo!


Estamos já na contagem decrescente para mais uma edição da Rampa Internacional da Falperra.

De 10 a 12 de Maio, Braga volta a receber, pelas mãos do CAM – Clube Automóvel do Minho, uma das mais espetaculares provas do automobilismo nacional e internacional.

A mítica Rampa da Falperra cumpre este ano a sua 40ª edição, esperando-se a presença de milhares de aficionados que irão sentir de perto toda a emoção da prova rainha da montanha em Portugal.

126 inscritos, trazem até à cidade dos arcebispos a “nata” dos melhores pilotos europeus, que medirão forças com a “armada” do Campeonato de Portugal de Montanha JC Group, num duelo ansiosamente aguardado por todos, ano após ano.

Num traçado mítico, que alia zonas de alta velocidade a curvas tecnicamente exigentes e emblemáticas, a Rampa Internacional da Falperra proporcionará um espetáculo completo, ao longo dos dias de sábado e domingo, utilizando assim um traçado emblemático, que termina junto ao Santuário do Sameiro.

Dos protótipos que dominam a geral classificativa, passando pelos GT, Turismos e Clássicos, são muitos os argumentos e razões para que este evento justifique a romaria anual em que se transformou.

Quanto às contas do Campeonato da Europa FIA, a Falperra será a 3ª jornada da temporada, depois das lides em França e na Áustria.

Braga recebe dois dos favoritos ao título na liderança do campeonato: Christian Merli, em Osella e Simone Faggioli (Norma), atual recordista de vitórias na Falperra, enquanto o primeiro é o recordista do traçado do Sameiro, com 1m47,890s, sendo os dois transalpinos claros favoritos destacados a discutir a vitória na prova bracarense.

Quanto ao Campeonato de Portugal JC Group, a Falperra será a segunda prova da temporada, depois do arranque na Penha, em Guimarães.

Quase 70 inscritos, numa manifestação de grande pujança do campeonato.

João Fonseca (Silver Car), vencedor na Penha, chega à segunda prova com 5 pontos de vantagem sobre Hélder Silva, em Junho, sendo ainda de destacar que Gabriela Correia vai “jogar em casa” para defender um extraordinário 3º lugar absoluto na geral do campeonato.

Será muita e farta a concorrência a discutir os lugares de relevo à geral e nas diferentes categorias dos campeonatos, incluindo no de Clássicos.

Realce para o facto de 11 pilotos nacionais estarem também inscritos na prova do Europeu.

Em 2018, José Correia, então aos comandos do Nissan Nismo GTR-GT3, levou a multidão ao rubro ao triunfar na Categoria 1 do Europeu, derrotando a forte concorrência internacional. Um brilharete idêntico por parte de um dos pilotos lusos não será algo extraordinário, tal a qualidade que ostentam.

Paulo Ramalho homenageado

Corria a madrugada de 25 de Outubro de 2018, quando soubemos que Paulo Ramalho nos tinha deixado.

Figura maior da montanha, pelo palmarés e pela sua forma de ser e de estar, o malogrado líder da PRMiniracing vai ser alvo de uma sentido e justa homenagem na Rampa Internacional da Falperra.

Será mesmo um dos momentos altos do programa.

No sábado, dia 11, por volta do meio-dia, haverá uma homenagem na chicane da Rampa da Falperra, que se passa a denominar “Chicane Paulo Ramalho”.

Segundo o presidente da Associação Portuguesa de Pilotos de Automóveis de Montanha (APPAM), Joaquim Teixeira, “será um momento marcante para todos os pilotos e fãs do campeonato de montanha, que é a muito justa homenagem que se vai fazer ao Paulo Ramalho, na atual Chicane do Autocarro, que passará assim a designar-se Chicane Paulo Ramalho”.

A ideia foi sugerida em finais de 2018 à Câmara Municipal de Braga, na Gala do Campeonato de Portugal de Montanha JC Group.

Paralelamente, a sua viúva, Isabel Ramalho, subirá o traçado da rampa, aos comandos do Osella que Paulo Ramalho tripulou e consagrou.

A agora Chicane Paulo Ramalho vai ser dotada de uma bancada com 250 lugares sentados, com parque de estacionamento a cerca de 300 metros do local.

A Rampa Internacional da Falperra tem mais uma novidade, que reforça muito o seu impacto mediático.

A última subida de prova, no domingo, terá direto televisivo, através da CMTV.

Uma referencia final para uma ação que vai reforçar a boa gestão ambiental do evento.

Numa iniciativa conjunta entre o grupo Portugal Hillclimb FANS, a FPJM Business Center Investments e a AGERE, serão colocados ao longo do percurso da Rampa da Falperra 12 contentores de lixo e distribuídos pelo público 1000 sacos de lixo de 100 litros.

Os treinos oficiais começarão às 9 da manhã de sábado. Para domingo, estão reservadas a subidas oficiais de prova, a partir das 8 horas.


Facebook
Facebook
Visitas
Visitantes em linha
contador gratuito de visitas Total de visitas
Contacte-nos