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VELO CAB2012


AUTOLEIXONENSE ESTEVE EM DESTAQUE EM VILA REAL

 

HISTORIC ENDURANCE

 

 

CIRCUITO DE VILA REAL

 

 

AUTO LEIXONENSE ESTEVE EM DESTAQUE EM VILA REAL

 

A Autoleixonense esteve em destaque no fim de semana passado no circuito de Vila Real, onde uma vez mais prestou asssitencia ao Saab Sonett e ao Mini de Paulo Sousa.

 

Em relação ao Saab Sonett, que competiu no Historic Endurance, logo na sessão de treinos livres, seria o autor do 9º melhor tempo com 2.45.477, para logo de seguida na sessão de treinos cronometrados fazer o 8º melhor tempo com 2.33.458, correspondendo à quarta linha da grelha de partida.Na 1ª corrida o Saab Sonett, viria a terminar na 9ª posição à geral, e em 4º em termos de categoria H 76, para na 2ª corrida cortar a linha de chegada na 18ª posição-

 

Quanto ao troféu Mini, desta feita Paulo Sousa fez equipa com Pedro Fonseca, e logo na sessão de treinos livres seria o autor do 4º melhor tempo com 3.01.021, para na sessão de ttreinos cronometrados fazer o tempo de 2.54.063.Em relação às duas corridas, Paulo Sousa terminou a meio da tabela classificativa.

 

Segundo Marco “ foi uma boa jornada, em que o nosso piloto uma vez mostou a sua competividade em pista, não houve assim tantos problemas com os carros, por isso foi um balanço positivo no circuito de Vila Real”, disse-nos.

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DOMINGOS SOUSA COUTINHO/RICARDO PEREIRA COM EXCELENTES RESULTADOS

 

HISTORIC ENDURANDE – CIRCUITO DE VILA REAL

 

 

 

DOMINGOS SOUSA COUTINHO/RICARDO PEREIRA COM EXCELENTES RESULTADOS

 

Um oitavo e um sexto lugar à geral, e dois segundos lugares em termos de categoria, foram estes os resultados alcançados pela dupla  Domingos Sousa Coutinho/Ricardo Pereira  no passado fim de semana na prova da Historic Endurance, que teve lugar  no circuito de Vila Real, onde esta dupla esteve  em destaque ao volante do BMW 2.8.

 

Na sessão de treinos livres seria Ricardo Pereira a estar em pista a maior parte do tempo, de forma a adaptar-se ao comportamento do carro em pista, mesmo assim conseguiriamFOX 7679_Copy a 6ª melhor marca com 2.39.813, para de seguida, na sessão de treinos cronometrados, manter  a mesma posição, mas melhorando de forma signficativa o seu tempo , fazendo 2.32.241. Partindo da 3ª linha da grelha de partida, a dupla Domingos Sousa Coutinho/Ricardo Pereira, esteve em excelente plano, conseguindo terminar a primeira corrida na 6ª posição à geral, e 2ª na categoria H 76, sendo a melhor volta feita em 2.28.622.

 

Para a 2ª corrida, uma vez mais o BMW 2.8  da dupla  Domingos Sousa Coutinho/Ricardo Pereira esteve em destaque, vendo a linha de meta na 8ª posição à geral e de novo o 2ºlugar em termos da categoria H 76. No final Domingos Sousa Coutinho dizia-nos “ foram duas boas corridas, com muita luta em pista, diverti-me muito, mas tive de me empenhar em pista, sempre muito concentrado para não cometer erros, pois em momento algum houve tréguas por parte dos meus adversários. Como o habitual, em Vila Real não é fácil ultrapassar, fiz o que estava ao meu alcance, mas passei um bom fim de semana a todos os niveis, o carro esteve impecável, isso graças ao trabalho da equipa da RP Motorsport, liderado pelo meu colega de equipa Ricardo Pereira, que no domingo pode festejar da melhor maneira o seu aniversário. Não poderia deixar de agradecer aos meus Patrocinadores o apoio sem o que seria impossível concretizar este sonho de poder vir mais uma vez a Vila Real, nomeadamente Chefe Bernardo Sousa Coutinho, GS Competizione / DELTA Q, VINICOM / Freixenet, FUCHS, Clube Millenniumbcp, Marshopping, Grupo Prainha e BOUTIQUE das MEIAS”. A seu tempo Ricardo Pereira acrescentava “ o Domingos deixou-me rodar a maior parte do tempo da sessão de treinos livres, para assim “tomar o pulso”, pois este carro não é fácil de dominar e eu não conhecia a pista, mas felizmente correu tudo bem, dei o meu máximo, penso que não era possivel melhor resultado do que o que conseguimos obter neste fim de semana”.

 

CLASSIFCAÇÃO FINAL

 

1ª Corrida

 

1º M.Campagne – Corvette

2º Mario Silva – Ford Escort

3º Jorge Cruz – BMW 323

4º Carlos Barbot – Lotus Elan

5º Alexandre Guimarães – Lotus Elan ( 1º H76 )

6º DOMINGOS SOUSA COUTINHO/RICARDO PEREIRA – BMW 2.8 ( 2º H76 )

 

2ª Corrida

 

1º M-Campagne – Corvette

2º Mário Silva – Ford Escort

3º João Paulo Sousa – BMW 635

4º Carlos Barbot – Lotus Elan

5º Hugo Guimarães – Porsche 911

6º Alexandre Guimarães – Lotus Elan ( 1º H76 )

7º Jorge Cruz - BMW 323

8º DOMINGOS SOUSA COUTINHO/RICARDO PEREIRA – BMW 2.8 ( 2º H76 )

 

A SUGESTÃO DE DANIEL VIDAL - ANTIGO PILOTO

A SUGESTÃO DE DANIEL VIDAL PARA AS PROVAS DE VELOCIDADE EM PORTUGAL

 

 

 

INSCRIÇÕES EM CIRCUITOS:

 


Exemplos: Antigamente os Clubes como o VIGOROSA. Cobravam as inscrições aos PILOTOS E DEVOLVIAM OS VALORES, DESDE QUE O PILOTO ALINHASSE NA GRELHA DE PARTIDA. Aos 3 primeiros, recebiam prêmios em dinheiro. É lógico que está situação só será possível em corridas em que vendam bilhetes . Exemplo: VILA REAL, CIRCUITO DO PORTO etc. . O valor das inscrições tem que ser devolvido. Existem inúmeras formas de compensar os valores das inscrições, com publicidade.
Daniel Vidal

 

GARAGEM AURORA COM NOTAVEL RECUPERAÇÃO

 

CIRCUITO DE VILA REAL

 

HISTORIC ENDURANCE

 

GARAGEM AURORA COM NOTÁVEL RECUPERAÇÃO EM VILA REAL

 

O fim de semana que passou no circuito de Vila Real, não foi assim tão fácil quanto se possa pensar, para a equipa da Garagem Aurora,  pois os problemas começaram logo na sessão de treinos livres, quando o Porsche 911 da dupla Hugo Guimarães/Pedro Lopes debateu-se com problemas de motor, tendo ficado parado na chicane de Mateus, tendo sido rebocado até às boxes, para que o problema fosse solucionado.Mesmo assim o melhor tempo que o Porsche 911 preparado e assistido na Garagem Aurora fez foi de  3.20.136.

 

Ausente na sessão de treinos cronometrados, a dupla de pilotos FOX 7501_Copyacabaria por partir da ultima fila da grelha para a 1ª corrida, tendo visto a bandeira de xadrez na 11ª posição, com a sua melhor volta feita em 2.27.959.Para a segunda corrida, a dupla Hugo Guimaraes/Pedro Lopes terminaria na 5ª posição com a sua melhor volta feita em 2.28.034.

 

Por isso no final desta jornada, Eduardo Santos Junior estava satisfeito, como nos confidenciou “ melhor era dificil fazer, pois nos treinos livres tivemos problemas  com o motor, que teve de ser retirado.Por isso a nossa ausencia na sessão de treinos cronometrados.Depois nas duas corridas foi encetar a recuperação, algo que correu bem, por isso no meio de todas estas dificuldades que foram superadas por toda a equipa de mecânicos da Garagem Aurora, em duas corridas que foram feitas de trás para a fente, por isso como já disse,melhor era impossivel.Por isso o balanço é francamente positivo, estamos todos de parabéns pelos resultados obtidos “.

 

 

CLASSIFICAÇÃO FINAL

 

1ª Corrida

 

1º M.Campagne – Corvette

2º Mário Silva – Ford Escort

3º Carlos Barbot – Lotus Elan

11º GARAGEM AURORA – HUGO GUIMARAES/PEDRO LOPES – PORSCHE 911

 

2ª Corrida

 

1º M.Campagne – Corvette

2º Mário Silva – Ford Escort

3º João Paulo Sousa – BMW 635 CSI

5º GARAGEM AURORA – HUGO GUIMARÃES/PEDRO LOPES – PORSCHE 911

 

TORRES DA SILVA ABANDONOU EM PORTIMÃO

 

Presente com o Porsche 911, no encontro ibérico da marca alemã, António Torres da Silva acabaria pro desistir na corrida isso fruto de problemas mecânicos.Segundo Eduardo Santos Junior “ na corrida saltou uma peça no acelarador, que levou o nosso piloto a ter de parar, com muita pena minha, pois estava a fazer uma boa prova, mas as corridas tem destas circunstancias”, disse-nos.

 

EXCELENTE DESEMPENHO DE ALEXANDRE GUIMARÃES

 

HISTORIC ENDURANCE – CIRCUITO DE VILA REAL

 

 

EXCELENTE DESEMPENHO DE ALEXANDRE GUIMARAES

 

O ditado já é antigo, "quem sabe nunca esquece", e isso aplicou-se no passado fim de semana na prova do Historic Endurance, onde Alexandre Guimarães foi autor de duas excelentes corridas, feitas de “cabeça fria”, e com isso ganhou por duas vezes a sua classe.

 

Logo na sessão de treinos livres, Alexandre Guimarães mostrou as suas intenções, que era lutar por uma posição pelos lugares da frente e assim rubricou logo o 5º melhor tempo, para logo de seguida na sessão de treinos cronometrados conseguir fazer o 3º melhor tempo da geral com 2.28.535, partindo para a corrida da segunda linha da grelha.

 

Na 1ª corrida foi o vencedor da categoria H 76 e terminou na 5ª posição á geral, com a melhor volta feita em 2.27.872.  Com motivação acrescida pelo resultado da 1ª corrida, Alexandre Guimaraes “arregaçou” as mangas e na 2ª corrida foi de novo o vencedor da categoria H 76 e viu a bandeira de xadrez na 6ª posição à geral, 4ª se excluirmos os carros convidados.  

 

Depois de colocar o Lotus Elan no parque fechado, ainda fatigado, pois estas são corridas de 45minutos Alexandre Guimarães que desta vez alinhou a "solo" resumia da seguinte forma: este fim de semana correu-nos bem, subimos a uma classe superior por usarmos pneus Toyo 888 e batemo-nos com máquinas bem superiores ao Elan. Mesmo assim ganhamos as duas corridas na nossa classe e rodamos sempre no pelotão da frente. As paragens obrigatórias de 110seg contra 60/65 ou 100 de alguns dos nossos adversários também devido aos pneus obrigaram á imposição de um ritmo forte de principio ao fim. O Historic Endurance tem entre outras particularidades a de convidar carros para animar o evento que normalmente não estariam dentro dos requisitos técnico-regulamentares e que por isso não recebem qualquer outro premio que não seja a participação no evento. E Vila Real não foi exceção mas dentro dos vários HC convidados o BMW 635 CSI o e Porsche 911 SC animaram de facto a prova e até me "roubaram" dois lugares na tabela da corrida 2.

Já no no sábado, na Corrida 1, tive uma prova muito disputada e um despique épico com o BMW 2.8 CS só resolvido lá para a penúltima volta.

imagens no link:  https://youtu.be/i8Kr9Qcyi6E  

O Team Mancha esteve em peso a apoiar-me em Vila Real  mas tive também do meu lado o habitual suporte técnico da RP Motorsport.

 

CLASSIFICAÇÃO GERAL FINAL

 

1ª Corrida

 

1º M.Campagne – Corvette

2º Mário Silva – Ford Escort

3º Carlos Barbot – Lotus Elan

4º ALEXANDRE GUIMARÃES – LOTUS ELAN – 1º Categoria H 76

5º Domingos Sousa Coutinho/Ricardo Pereira – BMW 2.8

 

2ª Corrida

 

1º M.Campagne – Corvette

2º Mário Silva – Ford Escort

3º João Paulo Sousa – BMW 635 CSI  (HC)

4º Carlos Barbot – Lotus Elan

5º Hugo Guimarães – Porsche 911SC  (HC)

6º ALEXANDRE GUIMARÃES – LOTUS ELAN – 1º Categoria H 76

 

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PROVAS BRILHANTES DE NUNO FIGUEIREDO EM VILA REAL

 

LEGEND´S CUP – VILA REAL

 

PROVAS BRILHANTES DE NUNO FIGUEIREDO EM VILA REAL

 

Não temos a menor duvida em afirmar que Nuno Figueiredo fez a melhor prova de sempre ao volante da Volvo 850 Estate, no passado fim de semana no circuito de Vila Real, na prova da Legend´s Cup.

 

 

O piloto da “sueca endiabrada” começou logo na sessão de treinos por ter alguns problemas mecânicos, que nem sequer permitiram a Nuno Figueiredo completar a primeira volta. Assim, para a  sessão de treinos cronometrados, Nuno Figueiredo faria o 9º melhor tempo com 2.26.104, garantindo um lugar na 5ª linha da grelha de partida, entre os quase quarenta participantes.

 

 

Fruto dum bom arranque, Nuno Figueiredo começou logo a lutar pelos lugares da frente, conseguindo terminar a 1ª corrida na 7ª posição à geral. Na 2ª corrida seria a grande surpresa ao rodar junto do pelotão da frente, tendo acabado numa excelente 5ª posição á geral.

 

 

Por isso depois de sair do carro disse-nos logo “ a “sueca endiabrada” está cada vez melhor, e os meus adversários podem contar comigo para lutar pelos primeiros lugares nas próximas corridas. A carrinha Volvo 850 Estate esteve impecável, o trabalho da equipa da Monteiro´s Competições tem sido sublime, e o resultado está à vista. Mesmo numa pista que em nada favorece este carro devido às suas dimensões. As evoluções que temos feito desde o ano passado, estão agora a começar a dar os seus frutos, vamos continuar a trabalhar, pode ser que na próxima prova já consiga ir ao pódio, nunca se sabe.“

 

CLASSIFICAÇÃO GERAL FINAL

 

1ª Corrida

 

1º João Novo – Ford Sierra RS 500 Cosworth

2º Pedro Alves – Citroen Saxo

3º Paulo Mendes – Citroen Saxo

7º NUNO FIGUEIREDO – VOLVO 850 ESTATE

 

2ª Corrida

 

1º João Novo – Ford Sierra RS 500 Cosworth

2º Pedro Alves – Citroen Saxo

3º Paulo Mendes – Citroen Saxo

4º Paulo Sousa – BMW E 36

5º NUNO FIGUEIREDO – VOLVO 850 ESTATE

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RUI ALVES NO SUPERCARS COM O ESCORT

 

SUPERCARS – VILA REAL

 

RUI ALVES COM BALANÇO POSITIVO EM VILA REAL

 

 

Um 9ª e um 4º lugar á geral, foram as classificações obtidas por Rui Alves ao volante do seu Ford Escort no passado fim de semana no circuito de Vila Real.

 

Nos treinos livres, Rui Alves ao volante do seu competitivo Ford Escort, seria o autor do sexto melhor tempo, onde fez 2.19.657, para logo de seguida na sessão de treinos cronometrados conseguir melhorar de forma substancial, fazendo 2.16.877, sendo o segundo melhor carro em pista entre os clássicos.

 

A verdade é que esta prova foi importante para que Rui Alves testasse as novas evoluções no Ford Escort, no entanto na 1ª corrida debateu-se com alguns problemas, tendo cortado a linha de chegada na 9ª posição.Com os problemas solucionados, Rui Alves apostou forte na 2ª corrida, onde foi 4ª classificado à geral, e 2ª entre os históricos.

 

Depois de ter subido ao pódio, falou-nos do que foi o fim de semana “ importante, pois deu para conhecer melhor o carro, assim como as evoluções que foram intriduzidas, e que deram os seus frutos.Na 1ª corrida tivemos alguns problemas, mas na 2ª corrida foi sempre a andar, penso que melhor não seria possivel, isso tendo em conta todas as contigencias desta prova “.

 

CLASSIFICAÇÃO GERAL FINAL

 

1ª Corrida

 

1ºGonçalo Manahu – Porsche GT 3

2º Joaquim Jorge – Ford Escort

3º Martine Pereira – Alfa Romeo 156 WTCC

9º RUI ALVES – FORD ESCORT

 

2ª Corrida

 

1º Gonçalo Manahu – Porsxche GT 3

2º Joaquim Teixiera – Renault Mégane Trophy

3º Joaquim Jorge – Ford Escort

4º RUI ALVES – FORD ESCORT

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BRILHANTES PROVAS DE PEDRO ALVES EM VILA REAL

 

LEGEND´S CUP

 

CIRCUITO DE VILA REAL

 

 

BRILHANTES PROVAS DE PEDRO ALVES EM VILA REAL

 

DUAS VEZES NO PÓDIO

 

Não poderia ter corrido melhor o fim de semana que passou no circuito de Vila Real, onde  Pedro Alves a” correr em casa”, subiria ao pódio por duas vezes, ao volante do Citroen Saxo, tendo conseguidFOX 8825_Copyo bater adversários com máquinas bem superiores à sua.

 

 

 

Logo na sessão de treinos livres, Pedro Alves seria o autor do 4º melhor tempo com 2.22.140, para logo de seguida na sessão de treinos cronometrados, fazer um tempo de 2.23.658, correspondendo ao quinto melhor tempo, com partida da 3ª fila da grelha de partida.Sendo autor de duas excelentes partidas, Pedro Alves fez duas corridas sem cometer erros, e com isso seriam duas subidas ao pódio, sempre atrás do potente Ford Sierra de João Novo, contra o qual não havia nada a fazer.Depois da cerimónia do pódio após a segunda corrida, descreveu-nos o que foi o fim de semana, começando por nos dizer “ logo na sessão de treinos livres senti-me muito à vontade com o carro.Pareceu-me que estava em boas condições para me proporcionar um bom fim de semana de corridas.Depois veio uma qualificação dificil, onde apanhei muito transito em pista, conseguindo apenas o 2º lugar da classe 2000, e 3º na PH99, e 5º da geral.Atacando um pouco na fase inicial da primeira corrida, consegui passar para a frente,embora não tenha sido nada fácil, e consegui a vitória em ambas as classes PH 99 e 2000, e ainda um 2º lugar à geral.Na segunda corrida, partido da primeira linha da grelha, consegui fazer uma boa fase inicial de corrida, ganhando alguma distancia.Isto permitiu-me gerir o andamento durante as ultimas voltas, levando o carro até ao final com os mesmos resultados da 1ª corrida do fim de semana,  naturalmente cansado, mas muito satisfeito, mais não era possivel fazer “.

 

 

CLASSIFICAÇÃO FINAL GERAL

 

1ª Corrida

 

1º João Novo – Ford Sierra Cosworth RS 500

2º PEDRO ALVES – CITROEN SAXO

3º Paulo Mendes – Citroen Saxo

4º Paulo Sousa – BM E 36

5º José Meireles – Toyota Carina E

 

2ª Corrida

 

1º João Novo – Ford Sierra Cosworth RS 500

2º PEDRO ALVES – CITROEN SAXO

3º Paulo Mendes – Citroen Saxo

4º Paulo Sousa – BMW E 36

5º Nuno Figueiredo – Volvo 850 Estate

 

 

RP MOTORSPORT EM BOM PLANO EM VILA REAL

 

CIRCUITO DE VILA REAL

 

RP MOTORSPORT EM BOM PLANO EM VILA REAL

 

Com doze carros para prestar assistencia, a RP Motorsport esteve em grande plano no passado fim de semana no circuito de Vila Real, onde teve carros a participar nas provas do Historic Endurance, Super Stock e Legend´s Cup.

 

Segundo Ricardo Pereira, que no derradeiro dia de provas comemorava mais um aniversário, fez-nos um resumo do que se passou nestes dois dias começando por dizer “ foi um  fim de semana muito preenchido a todos os niveis, não só profissional, como pessoal.Tivemos um pouco de tudo, que toda a equipa da RP Motorsport foi resolvendo aos poucos.No Historic Endurance tivemos em pista seis carros, e logo na sessão de treinos livres o melhor tempo entre os nossos pilotos foi pertença do BMW 323 de Jorge Cruz com 2.34.368, surgindo depois o Ford Escort de Rui Ribeiro com 2.35.454(3ª posição à geral), tendo na sua esteira o BMW 635 CSI de João Paulo Sousa com 2.37.001, logo seguido pelo Lotus Elan de Alexandre Guimarães com 2.39.151, que teve no seu encalço o BMW 2.8 de Domingos Sousa Coutinho/Ricardo Pereira com 2.39.813.Na 14ª posição aparece o Ford Escort de Mauro Fernandes com 2.50.751.Na sessão de treinos cronometrados, Jorge Cruz continua a evidenciar um andamento fabuloso, fazendo de novo o segundo melhor tempo ao volante do BMW 323, tendo logo atrás de si o Lotus Elan de Alexandre Guimarães com 2.28.535, e o Ford Escort de Mauro Fernandes com 2.29.797.Com o 6º melhor tempo ficou o BMW 2.8 de Domingos Sousa Coutinho/Ricardo Pereira com 2.32.241.Por fim temos o BMW 635 CSI de João Paulo Sousa que fez 2.42.848.

 

Para a 1ª corrida, o melhor piloto em pista seria Alexandre Guimarães que ao volante do Lotus Elan viu a bandeira de xadrez na 5ª posição à geral, com a melhor volta feita em 2.27.872, seguido pelo BMW 2.8 de Domingos Sousa Coutinho/Ricardo Pereira na 6ª posição à geral, sendo a melhor volta feita em 2.28.622.Por outro lado o Ford Escort de Mauro Fernandes/António Silva acaba na 12ª posição.Infelizmente o BMW 635 de João Paulo Sousa acabaria por não ver a bandeira de xadrez, isso fruto de problemas.Na 2ª corrida, por sinal bem diferente da anterior, o melhor piloto da RP Motorsport foi o BMW 635 de João Paulo Sousa que cortou a linha de chegada na 3ªposição, com direito a pódio.Depois na  posição a seguir surge o Lotus Elan de Alexandre Guimarães, tendo feito  a melhor volta em 2.28.978, logo precedido pelo BMW 323 de Jorge Cruz, que faria a melhor volta em 2.28.504, tendo na sua esteira o BMW 2.8 de Domingos Sousa Coutinho/Ricardo Pereira, que fez a melhor volta em 2.30.133.Pelo caminho  apenas ficaria o Ford Escort de Mauro Fernandes.”

 

Na categoria dos Super Stock e Legend´s Cup, Ricardo Pereira fez o resumo , começando por dizer “nos Super Stock a discussão da vitória foi aquilo que eu chamo “uma questão interna”, pois os três lugares da frente foram pertença dos nossos carros, , onde na sessão de treinos livres o Volkswagen Golf de Manuel Cabral Menezes foi o autor do melhor tempo com 2.42.865, tendo logo atrás de si o Ford Escort de Carlos Dias Pedro, e o outro Golf conduzido por Rafael Pinto, que fizeram respectivamente a melhor volta em 2.44.197 e 2.47.258.Na sessão de treinos cronometrados , o Ford Escort de Carlos Dias Pedro, acaba por fazer o melhor tempo com 2.37.231, precedido pelos Golf de Cabral Menezes e Rafael Pinto que fizeram a melhor volta em 2.39.123 e 2.40.973.Quanto às duas corridas, a discussão pela vitória foi de “âmbito caseiro”, onde o Ford Escort de Carlos Dias Pedro impôs a sua lei, mas sempre muito pressionado por Cabral Menezes e Rafel Pinto, que ficaram assim classificados nas duas corridas.Finalmente na Legend´s Cup, Paulo Sousa ao volante do BMW E 36, seria o 4ª classificado na 1ª corrida, repetindo a mesma classificação na segunda corrida.Por isso o balanço do fim de semana é deveras positivo”, disse-nos.

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CIRCUITO VILA REAL

 

O Team Ezalo regressou às pistas em Vila Real para disputar a primeira jornada dos Supercars, competição que se estreou com sucesso no traçado transmontano. O MG Midget e o piloto Paulo Miguel, integraram a categoria destinada aos carros históricos, garantindo um excelente pódio nas corridas disputadas. O saldo é necessariamente positivo para o piloto da linha do Estoril, que pôde comprovar em pista os melhoramentos recentemente introduzidos no pequeno desportivo britânico.

 

“O fim de semana correu muito bem! O carro foi melhorando significativamente ao longo do evento, com todas as alterações que íamos introduzindo a resultarem em pleno. Estamos no bom caminho no que diz respeito ao carro, com a GFC Motor a “brilhar” na preparação e a dar-me confiança para andar rápido, numa pista difícil e onde os erros saem normalmente caros. O pódio que conseguimos é o cumprir de um sonho, já que nunca tinha ido ao pódio neste tão emblemático circuito. Penso que perante o facto de ser o único carro até 1300 presente nesta corrida “recheada” de tubarões, dificilmente poderia aspirar a melhor resultado do que o que conseguimos. A tudo isto, junta-se a diversão que conseguimos retirar de um evento com um ambiente único, proporcionado por todos e em especial, pelo muito público presente ao longo do circuito, verdadeiros aficionados deste grande desporto! Referiu Paulo Miguel.

 

O Team Ezalo está de volta ao activo em Setembro, para disputar mais uma jornada do Campeonato Nacional de Clássicos Circuitos 1300 no Circuito de Braga.

A equipa agradece o apoio fundamental dos patrocinadores: Ezalo, Cruzfer, Opticalia do Rossio, Lucas Oil, Boteco da Linha, Q&F Lda. , Tipografia Lobão, Lynxport, “Clinica Beco com saída”, Minisquadra, PG Auto, Ary Boots, Designar, Della custom helmets, Racer Design e do nosso preparador, a GFC Motor. 30a Copy31a Copy

 

IRMÃOS CAMILO QUEREM REEDITAR

 

LEGEND´S CUP

 

CIRCUITO DE VILA REAL

 

IRMÃOS CAMILO QUEREM REEDITAR RESULTADO DE PORTIMÃO

 

Após os excelentes resultados alcançados na ultima na ultima jornada em Portimão, os irmãos António e Emanuel Camilo vão correr ja este fim de semana “em casa”, no dificil circuito de Vila Real.

 

Segundo António Camilo “ espero ter o carro como em Portimão, e estou confiante num bom resultado final.Portimão nada tem a haver com o circuito de Vila Real, um circuito citadino que conheço muito bem, mas muito exigente a todos os niveis.Por isso espero fazer um bom cromo na sessão de treinos, para assim poder largar das linhas da frente na grelha de partida, pois caso fique para trás, depois as corridas irão ser muito mais dificeis, pois para ultrapassar em Vila Real é dificil, por cima ainda na minha categoria há um equlibrio em termos de andamento, e depois torna-se uma tarefa titanica, vamos la ver como irá correr “, disse-nos.

 

Emanuel Camilo acrescentava “ pouca coisa tenho a a acrescentar, vão ser duas corridas muito disputadas, com dificuldades de todos os tipos, ao qual temos de responder de forma eficiente.~E lógico que gostava muito de subir ao pódio de novo, como sucedeu em Portimão, mas tenho a plena consciencia que será dificil, impossivel não é, mas vamos lutar para que isso aconteça, esperando que o meu Citroen SAC1 CopyAC2 Copyaxo esteja perfeito “.

 

António e Emanuel Camilo irão fazer as verificações técnicas na sexta feira, tendo os treinos  no sábado e as corridas no domingo.

 

 

NUNO FIGUEIREDO QUER FICAR NO TOP TEN

 

LEGEND´S CUP – CIRCUITO DE VILA REAL

 

NUNO FIGUEIREDO QUER FICAR NO TOP TEN

 

Depois do excelente resultado obtido na ultima jornada que teve lugar no autodromo de Portimão, em que a Volvo 850 Estate esteve em destaque, tendo ao volante Nuno Figuiredo, que continua a evoluir tecnicamente a “sueca endiabrada “.

 

Sobre aquilo que o espera começou por nos dizer “ a evolução da Volvo 850 Estate continua ,e  fruto disso são os resultados já alcançados, que tem demonstrado a competividade.Penso que estamos no bom caminho, no entanto o circuito de Vila Real é muito exigente para a mecânica, e caixa de velocidades , travões, que no ano passado deram-me muitas “ dores de cabeça”, e alguns sustos à mistura, pois em certos locais nem conseguia travar….Por isso espero que todos estes problemas estejam ultrapassados, a competividade da minha “sueca endiabrada” suba mais um patamar, e consiga uma posição no “top tenAB1 CopyAB2 Copy”.Sei que não vai ser nada fácil, pois neste grupo da frente tem os pilotos de Vila Real com os Citroen Saxo, e que conhecem a pista muitissimo bem, fazendo quase sempre excelentes resultados em prova.Vai ser essencial no meu ponto de vista largar das linhas da frente da grelha de partida, isso para aspirar ao lugar que pretendo, que para todos os efeitos é um objectivo que procuro alcançar e superar “.

 

Nuno Figueiredo e a Volvo 850 Estate irão fazer as verificaçãos na sexta feira, tendo as sessões de treinos no sábado e as corridas no domingo.

 

GARAGEM AURORA COM FIM DE SEMANA

 

GARAGEM AURORA COM FIM DE SEMANA PREENCHIDO

 

O proximo fim de semana vai ser devras preeenchido para a Garagem Aurora, que irá estar em tres frentes distintas; no circuito de Vila Real a dar assistencia ao Porsche 911 no Historic Endurance com o piloto Hugo Guimarães, depois em Portimão a dar assistencia ao Porsche 2.0 de António Torres da Silva, e finalmente em Espanha para dar assistencia ao Porsche de Ignacio Casla no Rali de Aviles.

 

Perante todo este cenário, Eduardo Santos Junior, falou-nos das suas expectativas “ sem duvida alguma que vai ser um fim de semana em cheio, e cheio de desafios, para toda a equipa de mecânicos da Garagem Aurora.Espero que não haja problemas com os carros, e que todos os nossso pilotos consigam as melhores classificações possivel, quems abe senão conseguimos alguma vitória nestas provas onde vamos marcar presença”, disse-nos.10 18_06_Copy

 

JOÃO NOVO NA INCERTEZA PARA VILA REAL

 

LEGEND´S CUP – VILA REAL

 

JOÃO NOVO NA INCERTEZA PARA VILA REAL

 

João Novo ainda não tem a certeza se irá poder alinhar já no próximo fim de semana na prova da Legend´s Cup ao volante do Ford Sierra Cosworth RS 500.Segundo o piloto da Motofil “ eu gostava muito, mas acontece que ainda não recebi o novo diferencial, vamos lá ver se chega a tempo.Se correr tudo bem, alinharei com o Sierra e os meus obectivos é a obtenças da vitória nas duas corridas “, disse-nos.

 

Caso tudo corra de feição, João Novo fará as verificações técnicas e documentais na sexta feira, com os treinos no sábado e as corridas no domingoAA1 CopyAA2 Copy
 

PEDRO ALVES MOTIVADO PARA CORRER EM "CASA"

 

LEGEND´S CUP – CIRCUITO DE VILA REAL

 

PEDRO ALVES MOTIVADO PARA CORRER "EM CASA"

 

Mais um dos muitos pilotos de Vila Real que irá participar na Legend´s Cup é Pedro Alves, ao volante dum competitivo Citroen Saxo Cup.

Sobre aquilo que o espera, Pedro Alves começou por nos dizer quais as suas expectativas “embora o balanço não seja positivo, a jornada anterior não correu mal de todo. No entanto, não escondo que este ano gostaria de ir ao pódio na minha cidade, por um lado para “vingar” o péssimo resultado do ano passado, em que não consegui sequer completar uma volta decente ao traçado e, por outro lado, para terminar com os azares que nos perseguem há muito. Espero que o carro esteja finalmente no ponto, para assim poder tirar partido de todas as suas potencialidades, e consiga atingir os meus objectivos. Tenho perfeita noção que não será uma prova nada fácil, pois grande parte dos meus adversários conhecem bem o traçado e terão os mesmos objectivos que eu."

 

Pedro Alves terá pela frente os treinos livres e cronometrados no sábado e as corridas 1 e 2 no domingo.11 03_14_Copy11 Copy

 

ALEXANDRE GUIMARÃES REGRESSA A VILA REAL

 

HISTORIC ENDURANCE – CIRCUITO VILA REAL

 

ALEXANDRE GUIMARÃES REGRESSA A VILA REAL

 

Após a presença na terceira jornada do Campeonato Nacional de Clássicos em Vila Real há duas semanas, cujo balanço se saldou por um pódio no Gr5  Alexandre Guimarães ao volante do Lotus Elan do Team Mancha vai marcar presença de novo no circuito transmontano no próximo fim de semana desta feita numa corrida de Endurance.

 

Segundo o piloto do Porto, ” Vamos ter que correr em Históricos de 76 pois não temos os pneus obrigatórios para correr em H71. Mas o interesse pela corrida será o mesmo já que há carros inscritos para todos os gostos e o que vale mais é mesmo o traçado da pista sempre desafiante e a presença de publico interessado. São duas corridas de 45min. com paragem obrigatórias e onde a utilização dos nossos pneus, Toyo 888, acarreta uma penalização de 45s em cada corrida acrescidos de mais 5s por fazermos a prova sem segundo piloto. O carro foi equipado com um conjunto motor/caixa mais adequado a uma corrida de Endurance e espero desta vez não ter os sobressaltos da corrida anterior. Lutaremos como sempre pelas melhores posições independentemente da nossa classe e esperamos que o publico goste de ver o Lotus Mancha a evoluir mais uma vez na pista de Vila Real “, disse-nos.

 

Alexandre Guimarães e o Lotus Elan #37 irão fazer as verificações técnicas na sexta feira,  os treinos e corrida 1 no sábado e a  corrida 2 no domingo.A6 CopyA7 Copy

 

TITO GOMES EM VILA REAL

 

LEGEND´S CUP

 

CIRCUITO DE VILA REAL

 

TITO GOMES  EM VILA REAL

 

Tito Gomes está de regresso ao circuito de Vila Real já no próximo fim de semana onde irá marcar presença na prova dos Legend´S Cup ao volante do seu BMW 320IS.

 

Sobre as expectativas para esta prova junto de casa, começou logo por nos dizer “ entusiasmado, pois vou correr na minha cidade com o meu BMW 320IS.Espero ter duas corridas isento de problemas mecânicos, para  poder dar o meu melhor, e poder lutar pelos lugares  cimeiros nesta pista citadina de que gosto muito de correr.Quero estar o mais concentrado possivel para não cometer erros desnecessários, e espero na sessão de treinos encontrar os acertos necessários para o BMW 320 IS, de forma a poder largar o mais à frente possivel na grelha de partida.Não vi ainda a lista de inscritos, mas já me disseram que estão quase quarenta inscritos, o que desde já prevejo que irão ser corridas muito bem disputadas”.

 

Tito Gomes  e o BMW 320 IS irão fazer as verificações técnicas e documentaisA1 CopyA2 Copy na sexta feira, para no sabado dar lugar aos treinos, e no domingo às duas corridas
 

DOMINGOS SOUSA COUTINHO E RICARDO PEREIRA

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HISTORIC ENDURANCE

 

CIRCUITO DE VILA REAL

 

DOMINGOS SOUSA COUTINHO E RICARDO PEREIRA JUNTOS EM VILA REAL

 

Depois de ter alinhado na 1ª edição deste ano do circuito de Vila Real, na terceira jornada do Campeonato Nacional de Clássicos, Domingos Sousa Coutinho está de regresso a Vila Real, onde irá participar na Historic Endurance, partilahndo o volante co BMW 2.8 com Ricardo Pereira, o principal responsável da RP Motorsport.

 

Segundo Domingos Sousa Coutinho “ desta feita espero que desta vez não hajam falhas mecânicas, e que tanto eu como o Ricardo Pereira consigamos fazer uma boa corrida isenta de problemas. Esperemos conseguir encontrar na sessão de treinos, os acertos necessários, para que o BMW 2.8, consiga fazer um bom tempo para assim podermos largar das linhas da frente, isso porque queremos lutar pelas posições cimeiras. Temos consciência de que a tarefa não vai ser fácil, e outra coisa não seria de esperar perante o “naipe” de máquinas que irá estar presente, pois que para além de em Vila Real não ser fácil de ultrapassar, desta vez vamos participar nos H76 ( por causa das novas regras quanto a marcas dos pneus e como nós vamos com TOYO teremos que mudar de H71 para H76 ) aonde sabemos haver carros e pilotos com obrigação de maior andamento e, portanto, algum handicap que nos é desfavorável, pelo que as coisas complicam-se e tornam-se mais difíceis – sendo um desafio ainda maior! Espero que tudo corra pelo melhor”.

 

 

Ricardo Pereira acrescentou “ pouco ou mais tenho a a crescentar, espero poder divertir-me em pista, dar o meu melhor, sempre muito concentrado para não cometer erros, e fazer uma boa classificação final, é esse o meu objectivo”.

 

Domingos Sousa Coutinho e Ricardo Pereira irão fazer as verificações técnicas e documentais no BMW 2.8 na 6ª feira, com os treinos no sábado e 1ª corrida no sábado e a 2ª corrida no domingo.

 

 

HISTORIC ENDURANCE EM VILA REAL

 

O charme dos clássicos nas ruas de Vila Real

 

  • Grandes nomes do automobilismo como John Sheldon, António Simões e Mário Silva vão estar presentes
  • Menor presença de estrangeiros devido a atrasos na confirmação da prova, no formato e na definição do horário
  • Presidente da Câmara de Vila Real entre os muitos VIP que vão participar

Directamente de Spa-Francorchamps, onde realizou uma fabulosa corrida de três horas, o Historic Endurance está a caminho de Portugal para mais uma prova especial. Desta vez, os icónicos modelos que habitualmente disputam esta competição organizada pela Race Ready vão acelerar nas ruas de Vila Real

Depois de já terem passado por Pau, esta é a segunda vez em 2017 que as equipas têm pela frente o desafio de correr num circuito urbano. Conhecido pela exigência técnica que coloca aos pilotos, Vila Real pode revelar mais surpresas como sucedeu na última passagem da competição pelo circuito. Em 2014, depois da Pole Position de Mário Silva, foi o holandês Campagne que venceu a primeira prova ao volante do imponente Chevrolet Corvette e do irreverente Paulo Antunes que venceu a segunda prova em Datsun 1200 Coupé.

A lista de inscritos é constituída, na maioria, por formações portuguesas. As equipas nacionais não hesitaram quando perceberam a oportunidade e estão mais habituadas às “complicações” nacionais. Quanto aos concorrentes estrangeiros, muitos ainda se recordam do evento de 2014, acabando por não se fazer representar com tanta força em parte devido aos atrasos na confirmação da prova, apenas no final de Janeiro, já depois do calendário do HE revelado, mas também devido ao formato e  horário da mesma ainda não confirmados, a apenas 5 dias do seu começo.

Apesar de tudo, a grelha terá muitos motivos de interesse. Destaque para a participação de nomes importantes da modalidade, tanto a nível nacional como internacional. John Sheldon, uma lenda de Le Mans com oito participações, vai competir com um Lotus Elan, enquanto António Simões e Mário Silva vão ambos correr em Ford Escort RS1600

A variedade é uma das imagens de marca do Historic Endurance. Em Vila Real isso não será excepção. Além das mais concorridas marcas, como a Porsche e a Ford, haverá ainda automóveis que fazem suspirar muita gente, seja pela exclusividade, seja pela originalidade. Os Pilotos participam com os seus carros de sonho, o que implica que muitas vezes não são os mais competitivos, mas o que mais prazer lhes proporcionam oferecendo um espectáculo diferente aos muitos espectadores esperados. Por isso em Vila Real vai ser possível ver competir um Volvo 121 ou um Chevrolet Corvette Grand Sport com a impressionante cilindrada de 6,2 litros.

Mas o Historic Endurance não é exclusivo para modelos grandes e potentes. Há espaço para verdadeiras preciosidades como o Alfa Romeo GTAm ou o Fiat 128 Coupé, ambos modelos que não escondem a sua origem italiana.

Para Diogo Ferrão, Vila Real vai ser o palco de mais um excelente evento do Historic Endurance. “As provas citadinas misturam sempre a grande paixão que todos temos pelos automóveis com o espírito club racing que se estende por todo o paddock. Esperamos proporcionar um bonito espectáculo ao aficionado publica, que tão bem nos recebeu em 2014, onde muitos ainda se recordam da época áurea do circuito, quando estes modelos nele participavam.”, disse o responsável.am32 Copyam33 Copy

 

RUI GONÇALO ESPERA MELHOR RESULTADO EM VILA REAL

 

LEGEND´S CUP – CIRCUITO DE VILA REAL

 

RUI GONÇALO ESPERA MELHOR RESULTADO EM VILA REAL

 

 

Depois de mais problemas sentidos em Portimão com o desempenho do BMW M 3, em que foi obrigado a desistir, Rui Gonçalo espera no próximo fim de semana seja mais positivo no mítico circuito de Vila Real.

 

Segundo o piloto “ espero que desta vez corra tudo um pouco melhor, pois em quatro participações, foram quatro desistências por diferentes motivos.

Espero que esta “malapata” pertença ao passado e que em Vila Real consiga andar nos lugares da frente sem problemas de espécie alguma. Tenho como objetivo nas sessões de treinos tentar encontrar rapidamente o set up correto para o carro, para depois obter um bom tempo na grelha de partida, é essencial poder largar nos lugares da frente, pois ultrapassar adversários no circuito citadino de Vila Real não é nada fácil. Depois nas corridas há que correr de “cabeça fria”, pois este é um circuito que exige muito do piloto e da mecânica, nomeadamente a caixa de velocidade dos  travões e também dos pneus. Espero poder terminar as duas corridas o melhor classificado possível, e recolher os primeiros pontos da época” disse-nos.

 

Rui Gonçalo e o BMW M 3 irão fazer as verificações técnicas e documentais na sexta feira, tendo os treinos  no sábado e no domingo as corridas.

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JOAQUIM SOARES EM VILA REAL

 

LEGEND´S CUP

 

CIRCUITO DE VILA REAL

 

JOAQUIM SOARES EM VILA REAL COM O ALFA ROMEO

 

Depois da brilhante presença na primeira edição deste ano do circuito de Vila Real, onde Joaquim Soares  alinhou ao volante do Lotus Elan, desta feita no proximo fim de semana irá marcar presença de novo ao volante do seu Alfa Romeo 156, integrado no Troféu Feup, e na prova da Legend´s Cup.

 

Sobre aquilo que o espera,Joaquim Soares  começou por nos dizer “ espero que os problemas com falta de potência com que me debati na prova anterior em Portimão, esteja tudo solucionado, para assim poder tirar partido de todas as potencialidades do meu Alfa Romeo, para assim poder  lutar pela vitória entre os meus adversários do Troféu Feup, e uma boa classificação à geral na Legend´s Cup.

 

Joaquim Soares e o Alfa Romeo 156 irão fazer as verificações técnicas na sexta feira com treinos marcados para sábado e as corridas para domingo.

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FIM DE SEMANA EM CHEIO PARA A RP MOTORSPORT

 

CIRCUITO DE VILA REAL

 

HISTORIC ENDURANCE – LEGEND´S CUP – SUPER STOCK

 

FIM DE SEMANA EM CHEIO PARA A RP MOTORSPORT EM VILA REAL

 

Na 1ª edição deste ano do carismatico circuito de Vila Real, a RP Motorsport esteve presente, onde prestou assistencia a seis carros.Para a segunda edição que irá ter lugar já no próximo fim de semana, a quantidade de carros a assistir será o dobro, isto é, doze carros.

 

Segundo Ricardo Pereira, o principal responsável da RP Motorsport “ vai ser na realidade um fim de semana ocupado, irão ser doze carros, creio que batemos o recorde do numero de carros a serem assistidos numa só prova”.

 

Sobre os carros que a RP Motorsport irá assistir “  como o habitual nos Super Stock, surge o Ford Escort de Carlos Dias Pedro, os Volkswagen Golf de Manuel Cabral Menezes e Rafael Pinto,  o Datsun 1200 da dupla de pilotos Pedro Peixoto – João Costa.Depois na Legend´s Cup, teremos a nosso cargo o BMW e 36 de João Paulo Sousa.Depois na Historic Endurance, vamos ter em pista o BMW 323 do Jorge Cruz, o BMW 635 do João Paulo Sousa, e o BMW 2.8 de Domingos Sousa Coutinho, na qual serei o seu colega de volante para esta prova.Para além disso há ainda o Lotus Elan de Alexandre Guimarães, o Opel 1904 SR de Pedro Couceiro, o Ford Escort RS 2000 da dupla Mauro Fernandes-Toni e outro Escort conduzido por Rui Ribeiro “.

 

Em termos de objectivos foi claro” gostaria que todos os meus clientes chegassem ao final, a discutir a vitória nas corridas, e ficassem o melhor classificados possivel “, disse-nos.

 

A RP Motorsport irá fazer as verificações técnicas e documentais no decorrer de 6ª feira, tendo os treinos, para sábado, e domingo as corridas.

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DOMINGOS SOUSA COUTINHO EM BOM PLANO EM VILA REAL

 

CAMPEONATO NACIONAL DE CLÁSSICOS

 

CIRCUITO DE VILA REAL

 

DOMINGOS SOUSA COUTINHO EM BOM PLANO EM VILA REAL

 

No seu regresso às pistas, Domingos Sousa Coutinho esteve em bom plano ao volante do seu BMW 2.8, conseguindo logo na sessão de treinos  o 11º melhor tempo da sessão com  2.26.160, sendo assim  o 2º em termos de categoria. Para a primeira corrida, Domingos Sousa Coutinho foi autor duma excelente prova, tendo visto a bandeira de xadrez na 7ª posição à geral, e o segundo na categoria H 71, tendo feito a melhor volta em2.24.535, melhorando de forma substancial o tempo obtido na sessão de treinos. Animado com este resultado, foi para a 2ª corrida, e tudo corria pelo melhor, até que à 8ª volta é obrigFOX 5256_CopyFOX 5733_Copyado a parar com um problema mecânico, ficando mesmo assim classificado na 17ª posição, e  terceiro em termos de categoria H 71, tendo feito a melhor volta em 2.23.147 ( melhorando mais uma vez o seu tempo por volta ).

 

No final, Domingos Sousa Coutinho falou-nos deste se regresso  às pistas, dizendo “  a primeira corrida correu muito bem, com lutas animadas em pista com o Jorge Cruz no BMW 323 e o Joaquim Soares no Lotus Elan, tendo a certeza de que foi tão animado e divertido para nós como para o público, que muito nos acarinhou e aplaudiu no final da corrida. Na segunda corrida tudo corria bem, quando de repente salta a tampa do óleo, e para não correr riscos desnecessários, optei por parar, numa altura em que estava entre os primeiros, mas fora isso, o balanço global é positivo, tendo em conta de que é a primeira prova em que participo este ano, portanto com falta de “rodagem”, e com colegas de pista muito bons!  Ao Ricardo Pereira ( RPMotorsport ) e sua equipa o meu obrigado pelo excelente resultado na preparação e assistência durante o fim de semana“, disse-nos.

 

No fim ainda afirmou: “Não queria deixar de agradecer todo o apoio e entusiasmo de muitos Amigos, com destaque ( desculpem-me os outros, a quem não posso deixar de agradecer, e muito, pelo incentivo e mensagens enviadas ) para o Paulo Lima que foi sem dúvida alguma o principal incentivador para que eu não falhasse a esta jornada, o qual cedeu-me a sua inscrição, tendo em conta que não poderia participar por problemas no motor do seu carro,  e ainda dos meus Patrocinadores: Chef Bernardo Sousa Coutinho, GS’ Competizione / DELTA Q, Clube Millenniumbcp, FUCHS, VINICOM / Freixenet, Clube Prainha, MarShopping.

Ainda o meu obrigado à RaceWeekend que desde o inicio disse sim à transferência da inscrição do Paulo Lima e que muito me apoiou neste meu regresso

 

CLASSIFICAÇÃO GERAL FINAL

 

1ª Corrida

 

1º João Macedo e Silva – Porsche 911 RSR

2º Joaquim Jorge – Ford Escort

3º Rui Azevedo – Ford Escort

7º DOMINGOS SOUSA COUTINHO – BMW 2.8 – 2º CATEGORIA H 71

 

2ª Corrida

 

1º João Macedo e Silva – Porsche 911 RSR

2º Joaquim Jorge – Ford Escort

3º Rui Azevedo – Ford Escort

17º DOMINGOS SOUSA COUTINHO – BMW 2.8 – 3º CATEGORIA H 71

 

 

ALEXANDRE GUIMARAES COM FIM DE SEMANA DIFICIL

 

CAMPEONATO NACIONAL DE CLÁSSICOS

 

 

CIRCUITO DE VILA REAL

 

ALEXANDRE GUIMARÃES COM FIM DE SEMANA DIFICIL EM VILA REAL

 

Não haja duvida que Alexandre Guimarães não teve um fim de semana muito fácil no circuito de Vila Real onde se debateu com alguns problemas com o comportamento do seu Lotus Elan, isso depois da excelente exibição na prova anterior no autodromo de Portimão.

 

Na sessão de treinos, Alexandre Guimarães obteria um tempo modesto de 2.29.115, mas na 1ª corrida já conseguiu cortar a linha de chegada na 2ª posição, tendo baixado o tempo para 2.24.871.Nesta altura depois de colocar o carro em parque fechado dizia-nos “ O nosso Team tem por habito experimentar de corrida para corrida diferentes acertos de set-up, motores, raports, etc, faz parte  do nosso ADN e com isso temos aprendido muito ao longo destes 10 anos em Lotus Elan. Mas as experiencias nem sempre resultam e desta vez não nos saímos bem. Os pneus Michelin não se comportaram no piso de Vila Real tão bem como tinham feito em Portimão pregaram-nos vários sustos e tivemos que á ultima da hora optar por montar pneus Avon. Não foi possível repor integralmenteFOX 5122_Copy_CopyFOX 6180_Copy o set-up que habitualmente usamos com estes pneus mas foi mesmo assim que conseguimos o  2º lugar do Gr5.

 

Animado com este resultado, Alexandre Guimarães tinha boas expectativas para a 2ª corrida mas sofreria de uma partida catastrófica. No final dizia-nos "na altura da partida surgiu-me um comissário a dizer que ao entrar na pista deveria permitir que um Cooper que não estava na pré-grelha me antecedesse. Assim procedi por obediência mas o tal Cooper ao fim de uma volta em bandeiras amarelas estava-se a atrasar em relação ao pelotão da frente e fez-me sinal para o passar o que hesitei fazer pois como disse ainda estávamos sob bandeiras amarelas. Acabei então por retomar aquele que afinal até era o meu lugar na grelha original mas entretanto os carros que nos antecediam tinham misteriosamente desaparecido atrás de um safety car "voador" que não conseguiu agrupar todos os participantes que ficaram divididos em vários grupos incapazes de acompanharem aquele ritmo.

Apresentada a bandeira verde forcei o ritmo, consegui recuperar mas lá para a 7ª volta a caixa de velocidades que já nos tinha dado arrelias nos treinos em Portimão voltou a dar problemas.  Continuei em prova utilizando apenas a 4ª pois até á bandeira de xadrez outras avarias poderiam ainda vir a afetar os meus rivais. Isso não aconteceu e fui caindo na classificação até que um carro imobilizado em pista terá ditado o fim da corrida sob bandeira vermelha ao fim de 9 voltas das quais 2 terão sido sob bandeira amarela. Classifiquei o carro mas naturalmente, fora de um lugar no pódio.

  

Na verdade o safety car poderia ter saído novamente até que a pista fosse desimpedida e permitir então o recomeço da prova mas desta vez ele não apareceu. Aliás o carro imobilizado não parecia constituir perigo e acho que bastaria a sinalização de bandeiras amarelas naquela zona. Para tantos pilotos que apostam tudo numa presença em Vila Real foram poucas as voltas de corrida. Para mim, ainda bem, porque rodava cheio de dificuldades mas começa a ser uma tradição as corridas de Classicos em Vila Real acabarem sob bandeiras vermelhas... ” , disse-nos.

 

CLASSIFICAÇÃO FINAL

 

1ª Corrida

 

1º João Macedo e Silva – Porsche 911 RSR

2º Joaquim Jorge – Ford Escort

3º Rui Azevedo – Ford Escort

10 ALEXANDRE GUIMARÃES – LOTUS ELAN – 2º GR 5

 

2ª Corrida

 

1º João Macedo e Silva – Porsche 911 RSR

2º Joaquim Jorge – Ford Escort

3º Rui Azevedo – Ford Escort

16º ALEXANDRE GUIMARÃES – LOTUS ELAN - 7º Gr5

 

3 HORAS DE SPA

 

3 Horas de Spa

Vitória histórica de Gomes/Claridge por margem de seis segundos

 

 

  • Equipa luso-britânica vence na estreia do Lotus 47
  • Ford GT40 dos alemães Nolte/Funke perde por apenas 6,789s ao fim de três horas de competição
  • Modelos ingleses mantêm domínio em Spa-Francorchamps
  • Barbot e Matos triunfam na categoria H65 até 2000cc com Lotus Elan 26R

 

Quem esteve no circuito de Spa-Francorchamps neste sábado voltou a assistir a um momento histórico. Na corrida de três horas do Iberian Historic Endurance, Gonçalo Gomes e James Claridge estrearam o Lotus 47 e venceram. Se o feito só por si já era assinalável, o facto do triunfo ter sido assegurado com uma margem pequeníssima para os segundos classificados, tornou-o ainda mais especial.

 

A edição de 2017 das 3 Horas de Spa vai ficar para a história. A corrida que revive da melhor forma o espírito das competições de resistência que eternizaram provas como as 24 Horas de Le Mans teve contornos épicos. Realizada ao fim da tarde, para que pilotos, equipas e público pudessem experienciar o que é uma prova com diferentes condições de luminosidade na pista, o que se torna num desafio adicional para quem pilota, a corrida recebeu mais de oito dezenas de automóveis que definem parte da história do desporto automóvel mundial.

 

A sessão de qualificação deixou bem evidente que os poderosos Ford GT40 seriam fortes candidatos ao triunfo. Mas depois das surpresas anteriores, Diogo Ferrão, da organização, antecipava que tudo podia acontecer nas três horas de corrida. Foi isso mesmo que aconteceu. Para dar continuidade ao domínio britânico, plasmado no triunfo do TVR Griffith dos pilotos ingleses Whitaker/Reuben, o português Gonçalo Gomes e o britânico James Claridge juntaram esforços e decidiram estrear um Lotus 47. Para as suas ambições, em boa hora o fizeram. Porque chegaram, viram e venceram. A equipa não só se apresentou em competição com este exemplar da marca de Hethel como venceu.

 

Foi um triunfo suado. A primeira parte da corrida foi superiormente controlada por Nolte/Funke e por Sautter/Newall. Mas as formações dos Ford GT40 não foram capazes de manter a consistência até final. A dupla germânica que liderava perdeu o comando após segunda paragem para reabastecimento. Antes disso, já a segunda tinha sentido problemas no seu carro, enquanto o TVR Griffith 400 dos ingleses Brooks/Brooks/Fleming, que andava entre os primeiros, desistiu. O Bizarrini de Ferrão/Szczygiel também se atrasou quando perdeu o capot. Sem problemas e muito consistentes, Gomes e Claridge subiram um lugar atrás do outro e acabaram memos por assumir a liderança. A partir daí tiveram de manter os níveis de velocidade e concentração muito elevados. A comprovar isso está a pequena margem que separou os dois primeiros. Foram menos de sete segundos, o que numa corrida com a duração de três horas é praticamente insignificante. O final de corrida foi cheio de frisso. O Ford GT40 da equipa alemã recuperou tempo a cada volta concluída e as equipas mantiveram-se expectantes até à bandeirada de xadrez para perceber se o piloto profissional conseguia recuperar o tempo perdido.

 

Gomes e Claridge asseguraram o triunfo entre os H71, enquanto Nolte e Funke ganharam nos H65 com mais de 2000cc. As estruturas inglesas estiveram em bom plano, como é o caso da equipa do Ford Escort RS 1600 pilotado por Christoforou e por Sanders. Terminou num hipotético quarto lugar à geral e assegurou a vitória entre os H76. Destaque, também, para as formações lusas. Barbot e Matos não só foram os sextos melhores no momento da bandeirada de xadrez como conquistaram mais um triunfo entre os H65 até 2000cc com o Lotus Elan 26R.

 

Para Diogo Ferrão, as corridas do Historic Endurance estão cada vez mais emocionantes e a de Spa foi uma das melhores desde que a competição foi criada. “Não se pode pedir muito mais quando assistimos ao preenchimento de uma grelha de partida com mais de 80 automóveis, muitos deles com um valor incalculável. Depois disso, acompanhar o desenrolar de uma prova com três horas de duração e ver os dois primeiros terminarem separados por pouco mais do que seis segundos é indescritível. Isto mostra que numa corrida de resistência com vários pilotos e diferentes estratégias de reabastecimento tudo pode mesmo acontecer. Além disso, destaco o facto de haver mais um novo vencedor entre os H71, o que contribui para a competitividade, mas, acima de tudo, para a riqueza e variedade do Historic Endurance”, afirmou.

 

Concluída mais uma jornada do Historic Endurance, a competição pára por muito pouco tempo. A próxima ronda é já nos próximos dias 8 e 9 de Julho no carismático e inesquecível circuito de Vila Real.AZ47 CopyAZ48 CopyAZ49 Copy

 

3 HORAS DE SPA

 

3 Horas de Spa

Poder americano na qualificação

 

 

  • Ford GT40 fazem uso da potência e dominam treinos cronometrados
  • Sol presenteia todos os participantes no Spa Summer Classic
  • Gonçalo Gomes é o melhor português com o Lotus 47

 

As 3 Horas de Spa, corrida do Iberian Historic Endurance, só começam neste sábado, às 17h55. Mas nesta sexta-feira, as mais de 80 equipas e duas centenas de pilotos tiveram o primeiro contacto com a mítica pista belga. Num dia em que se definiu a grelha de partida, o principal objectivo passou por conhecer melhor o circuito. O maior destaque vai para os dois Ford GT40 que acabaram a sessão de treinos cronometrados nas duas primeiras posições.

 

O sol brilhou durante todo o dia para celebrar a chegada do Verão. Os mais de 200 pilotos agradeceram a previsibilidade da meteorologia – algo pouco comum nesta região da Bélgica – e já estiveram em pista para o primeiro confronto integrado nas 3 Horas de Spa, uma das principais corridas do Spa Summer Classic, um dos mais eventos de automóveis históricos realizados no continente europeu.

 

Com mais de oito dezenas de verdadeiras pérolas do desporto automóvel, a competição teve nas duplas anglo-saxónicas de Nolte/Funke e Sautter/Newall, os maiores destaques. Ambas ao volante dos potentes Ford GT40, foram as mais rápidas e dominaram a categoria H65+.

 

Mas a qualificação não teve no duelo americano o único ponto de interesse. Bem pelo contrário. Com várias estruturas a apresentarem um nível competitivo extremamente elevado, houve verdadeiras batalhas em busca pela melhor posição na grelha de partida do exigente desafio de resistência que se realiza já neste sábado.

 

A formação inglesa de Brooks/Brooks/Fleming esteve em bom plano com o irresistível TVR Griffith 400, enquanto Ferrão/Szczygiel, com o exclusivo Bizarrini 5300GT, concluíram a sua qualificação com o quarto registo do dia. Todos integrados na categoria H65+, tiveram em Gonçalo Gomes, que partilha a condução do Lotus 47 com James Claridge, o principal rival de outra classe. A dupla luso-britânica obteve o quinto tempo da sessão e garantiu o melhor lugar para a corrida entre os H71.

 

A segunda formação portuguesa foi de Barbot/Matos, com o Lotus 26R. A formação conseguiu a 16ª marca numa hipotética classificação absoluta e foi quarta entre os H65-, categoria em que Cooke/Dowd se destacaram com o Lotus Elan.

 

A qualificação realizou-se ao fim do dia, com a noite a conquistar o céu azul, para recriar as condições que pilotos e equipas vão ter pela frente durante a corrida de três horas. A competição ao pôr-do-sol não só proporciona imagens lindíssimas como transforma qualquer despique em pista mais intenso. Em Ford Escort RS2000, Freitas/Ribeiro, que ainda não puderam estrear o Ferrari porque não ficou pronto a tempo, foram os terceiros melhores entre os portugueses. Mas acima ficou o Porsche da família inglesa Head. O sétimo tempo à geral valeu o melhor registo nos H76.

 

Para Diogo Ferrão, responsável pela organização das 3 Horas de Spa, os dados estão lançados. “Tivemos um primeiro dia em Spa-Francorchamps espectacular. Imensos automóveis lindíssimos em pista, muita competição, um ambiente fabuloso no paddock e o sol a fazer-nos companhia ao longo de toda a jornada, o que só tornou a experiência ainda mais memorável. A qualificação revelou-se extremamente interessante e deixa os dados para uma grande corrida lançados. Acredito que tudo pode acontecer”, explicou.

 

As 3 Horas de Spa começam às 17h55 (hora em Portugal Continental) e terminam às 20h55.AZ44 CopyAZ45 Copy
 
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João Raposo

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