In order to view this object you need Flash Player 9+ support!

Get Adobe Flash player
Joomla! Slideshow

VELO CAB2012


NACIONAL DE MONTANHA EM APRESENTAÇÃO

CAMPEONATO NACIONAL DE MONTANHA 2015 EM APRESENTAÇÃO

 

 

Será no próximo dia 30 de Abril, por volta das 23 horas, que o campeonato nacional de Montanha 20915, irá ser apresentado.Assim,  a Praça Parada Leitão em plena baixa portuense, irá receber novos tipos de convidados, alguns dos participantes da edição deste ano.Por isso caro leitor, esta poderá ser uma excelente oportunidade de poder conviver de perto com algumas das máquinas que irão animar a montanha deste ano.ABC1 Copy

 

COMUNICADO DEMOPORTO

 

Sem pretender alterar qualquer das ideias emanadas pelo comunicado resultante da conclusão do inquérito realizado ao acidente com o concorrente Joaquim Rino, na Rampa da Penha, a Direção do Demoporto gostaria de acrescentar o seguinte:

Com a conclusão do referido inquérito, nunca pretendemos justificar e/ou anular eventuais falhas técnicas ocorridas.

Efetivamente todos os requisitos legais inerentes à realização duma prova integrada no Campeonato Nacional de Montanha estavam reunidos bem como os meios ao dispor da organização por forma a reduzir as consequências de um qualquer acidente que possa ocorrer.

Efetivamente é indiscutível que várias falhas técnicas ocorreram aquando do acidente com o concorrente Joaquim Rino.

Parece ser do senso comum que o desporto automóvel, ainda que reunidos todos os meios ao dispor, é sempre uma actividade que envolve riscos, como tal, a preocupação maior reside na segurança dos pilotos e essa, nunca esteve em causa.

Assim, a Direcção do Clube Demoporto, consciente da necessidade da constante melhoria das condições de segurança, tanto para pilotos como para público das provas que organiza, entendeu por bem discutir esta má experiência e procurar encontrar pontos de desenvolvimento que possam anular ou reduzir, situações como a em questão.

Nesse sentido - e ainda no decorrer de 2014, todos os elementos do Clube frequentaram uma formação ministrada pelos Bombeiros Voluntários Portuenses. Nessa formação foram ministradas formas de socorro a acidentes em automóveis com especial atenção à retirada de vítimas e ao seu primeiro socorro.

Foi também realizado um exercício de combate a incêndio, tendo todos os elementos do clube experimentado o combate ao fogo com extintor.

Relativamente à segurança existente na Rampa da Penha é importante esclarecer que já anteriormente tínhamos colocado um carro de fogo e uma ambulância a meio da rampa, para que o socorro fosse mais rápido em caso de acidente.

Quanto à localização e aumento do número de rails instalados, está a Demoporto em conversações com a Câmara Municipal de Guimarães de modo a que ainda antes da prova marcada para o início de Maio, se consiga um aumento significativo de rails instalados.

Também decidimos adquirir novo equipamento de combate ao fogo de forma a aumentar e substituir os meios até aqui á disposição do Clube.

Conscientes da importância da presença dos pilotos nas provas que organizamos, convidamo-los desde já a participar nesta discussão, seja particularmente ou através de associação que os represente, de forma que todos juntos possamos contribuir para a segurança de um desporto que a todos nos apaixona, pois afinal é esse o objetivo que nos move.

                                                          

 

EUROPEU DE MONTANHA DE LUTO

EUROPEU DE MONTANHA DE LUTO

 

 

O Campeonato da Europa de Montanha está de luto de novo, pois ontem mais um dos habituais pilotos, o checo Otakar Kramsky, na subida de treinos, acabaria por ter uma siada de pista ao volante do seu Fórmula 3000, indo colidir de frente com uma árvore, tendo morte imediata.

 

A toda a familia e fans das provas de montanha o  www.velocidadeonline.,com,   apresentamos as mais sentidas condolências.KRAMSKI1 CopyKRAMSKI3 CopyKRAMSKY-FOTOSEDGARALVES Copy

 

GIL ANTUNES NO RALI DE CASTELO BRANCO

 

Gil Antunes – “Manter o andamento de Guimarães”

A dupla de Sintra Gil Antunes e Diogo Correia irão estar já a partir de amanhã na edição de 2015 do Rali de Castelo Branco, a terceira ronda do Campeonato Nacional de Ralis.

Vindos de um segundo lugar no Rally Cidade de Guimarães, a equipa parte para a prova a cargo da Escuderia Castelo Branco bastante motivados, centrando os seus objetivos num lugar do pódio.

Como nos refere o piloto de Aruil, “em Castelo Branco o nosso objetivo é lutar uma vez mais por um lugar do pódio no campeonato destinado aos duas rodas motrizes. O segundo lugar alcançado em Guimarães foi muito importante para toda equipa pois trouxe mais motivação e vontade para continuar a lutar pelo campeonato.

Temos noção que o nosso campeonato está muito forte, temos um bom número de pilotos, todos eles com argumentos para lutar pela vitória e o andamento é de tal forma elevado que num momento podemos estar na liderança do rali, como a seguir estar abaixo do top five e com diferenças de milésimos de segundo.

Esta prova é um pouco diferente de Guimarães, porque gostei bastante dos troços, penso que me enquadro com este tipo de traçado e lógico que isto nos permite entrar ainda com mais motivação para o rali”.

Com uma desistência e um segundo lugar, o piloto do Renault Clio R3 espera acima de tudo recolher também o máximo de pontos para o campeonato! “Apesar de termos já um 2º lugar, não podemos correr riscos desnecessários em Castelo Branco e temos que ter noção que no momento é fundamental amealhar mais pontos de forma a continuarmos na luta pelo título absoluto”, salientou Gil Antunes.

O Rali de Castelo Branco terá um total de sete provas especial de classificação, com o arranque a ser dado sexta feira à noite com a realização de uma especial citadina. No sábado terá lugar uma dupla passagem pelas classificativas de Alvito da Beira, Fórneas/Estreito e Sarnadas S. Simão.gil antunes_2_Copygil antunes_Copy

 

PRMINIRACING APRESENTOU ÉPOCA 2015

PRMINIRACING APRESENTOU ÉPOCA 2015

 

 

Foi no passado domingo de manhã que na Casa do Vinho Verde, em plena Rua da Restauração, situada na Invicta Cidade do Porto, que a equipa da Prminiracing apresentou o seu projecto desportivo para esta época, com a presença de dois Junos, no Campeonato Nacional de Montanha, conduzidos por Paulo e Rui Ramalho. Em termos de objectivos a equipa pretende o maximo numero de provas, e por consequencia ao respectivo titulo de campeão.

 

Fotos de Pedro Ferreira na apresentaçãop da Prminiracing - www.velocidadeonline.compr1-fotosdepedroferreira Copypr2 Copypr3 Copypr4 Copypr5 Copypr6 Copypr7 Copypr8 Copypr9 Copypr10 Copypr11 Copypr12 Copypr14 Copypr15 Copypr16 Copypr16 Copypr17 Copypr18 Copypr19 Copypr20 Copypr21 Copypr22 Copy

 

 

O NOVO CAPACETE DE JOÃO GUIMARÃES

O NOVO CAPACETE DE JOÃO GUIMARÃES

 

Eis o novo capacete da Bell que JOão Guimarães irá utilizar ao longo desta época no Campeonato Nacional de Montanha, na qual tudo indica que poderá continuar ao volante do seu Peugeot 206 RC.JOAOBARBOSA1 Copyjoaoguimaraes1 Copyjoaoguimaraes2 Copyjoaoguimaraes3 Copy

 

CARLOS TORRES AINDA NA INCERTEZA

CARLOS TORRES AINDA NA INCERTEZA

 

Carlos Torres ainda não tem garantida a participação esta época no Campeonato Nacional de Montanha, ao volante do seu Noma.Por aquilo que apuramos  está a existir alguma dificuldades em encontrar os imprescindiveis apoios, para uma competição, que terá o seu inicio em Maio, com a Rampa da Penha.CARLOSTORRES Copy

 

GALERIA DE IMAGENS

GALERIA DE IMAGENS

 

GRupo de imagens de algumas das máquinas presentes no passado fim de semana na 1ª jornada do CA1 CopyA2-FOTOSDECYRILBELLOTA CopyA3 CopyA4 CopyA5 CopyA6 CopyA7 CopyA8 CopyA9 CopyA10 CopyA11 CopyA12 CopyA14 CopyA15 CopyA16 CopyA17 CopyA18 CopyA19 CopyA20 CopyA21 CopyA22 CopyA23 CopyA24 CopyA25 CopyA26 CopyA27 CopyA28 CopyA29 CopyA30 CopyA31 CopyA32 CopyA23 CopyA34 CopyA35 CopyA36 CopyA37 CopyA38 CopyA39 CopyA40 CopyA41 CopyA42 CopyA43 CopyA44 CopyA45 CopyA46 CopyA47 CopyA48 CopyA49 CopyA50 CopyA55 CopyA54 CopyA53 Copyampeonato da Europa de Montanha.

 

RICARDO GOMES ESTREOU-SE NO EUROPEU DE MONTANHA

 

CAMPEONTO DA EUROPA DE MONTANHA

 

 

ric1 Copy

Rricardo15 Copy_CopyRrampa1 Copy_Copyricardo1000 Copyricardo16 Copy_Copyricardo15 Copy_Copyricardo12 Copy_Copyricardo11 Copy_Copyricardo10 Copy_Copyricardo9 Copy_Copyricardo8 Copy_Copyricardo7 Copy_Copyricardo6 Copy_Copyricardo5 Copy_Copyricardo4 Copy_Copyricardo3 Copy_CopyRIC10 Copy_-_CpiaRICARDO GOMES ESTREIA-SE NO EUROPEU DE MONTANHA

 

O piloto de Braga, Ricardo Gomes estreou-se no passado fim de semana o seu novo Seat Leon SuperCopa (MK2) na jornada inaugural do Campeonato da Europa de Montanha, onde viria a terminar em46º entre os 184 participantes.

A verdade é que esta jornada europeia revestiu-se de contornos pouco habituais nas provas de Montanha. Assim, aquando das verificações técnicas, a dualidade de critérios atribuídos pelos Comissários franceses a ambos os carros da equipa JCorreia/LXS acabou por enquadrar o carro de Ricardo Gomes no Grupo A do Campeonato Europeu de Montanha, tendo sido o carro do seu colega de equipa, José Correia, cujas características em tudo são semelhantes ao do primeiro piloto, incompreensivelmente recusado a alinhar, alegadamente, por falta de homologação FIA do Seat Leon MK3 para o Europeu de Montanha.

Tal dualidade de critérios acabou por obrigar mais tarde a organização a "dar o dito por não dito".  Segundo Ricardo Gomes "o Seat Leon (MK2) foi verificado sem problemas de maior, tanto que realizei a primeira subida de prova enquadrado no Grupo A do Campeonato Europeu de Montanha. Mais tarde fui chamado ao colégio de comissários desportivos e fui informado que segundo os regulamentos da Federação não poderia alinhar no Campeonato da Europa de Montanha, mas que poderia alinhar nas restantes subidas de prova integrado no Campeonato de França de Montanha. Tal acabou por ocorrer tendo terminado no 46º lugar da geral, que contou com a presença de 180 pilotos, e em 11º do Grupo, que contava com 27 pilotos", referiu o piloto português.

 

Apesar de tudo Ricardo Gomes explica que "esta era e acabou por ser uma experiência muito positiva ao volante do Seat Leon Supercopa.  Penso que foi um bom resultado tendo em vista que não conhecia o traçado da prova, que era muito técnica, e que se impõe obrigatoriamente ainda uma fase de total adaptação ao novo Seat Leon Supercopa". De acordo com Ricardo Gomes "este novo modelo requer muita adaptação, pios é em tudo diferente do modelo anterior" que o piloto conduziu no Campeonato Nacional de Montanha em 2014. 

A equipa J.Correia/LXS aponta agora baterias para o Campeonato Nacional de Montanha, que cumprirão integralmente este ano de 2015, e que começa já no próximo dia 02 de Maio na Rampa da Penha, em Guimarães. 

 

ESTREIA ATRIBULADA PARA JOSÉ CORREIA EM FRANÇA

 

CAMPEONATO EUROPA DE MONTANHA

 

 

ESTREIA ATRIBULADA PARA JOSE CORREIA EM FRANÇA

 

Foi no passado fim de semana que José Correia fez a estreia do seu Seat Leon Cup Racer (MK3) na primeira jornada do Campeonato da Europa de Montanha, que teve lugar em Saint Jean du Gard, França.

A verdade é que o fim de semana não começou da melhor forma para o piloto português, uma vez que os contratempos começaram logo nas verificações técnicas, onde foi informado que não poderia participar no Campeonato da Europa de Montanha, pois não havia ainda homologação FIA do mais recente modelo da SEAT Sport para o Europeu de Montanha, isso em virtude de ter chegado muito recentemente à competição nesta categoria. Desta forma, a organização da prova francesa propôs a José Correia que participasse como carro zero, o que veio a acontecer.

Segundo explicou José Correia o que se passou “logo na primeira subida é que acabei por ter uma saída de estrada, entre a curva 16 e 17, o que acabou por ditar o fim da minha participação naquela prova do Europeu. Os danos foram relativamente simples, mas foi impossível a recuperação do carro no local", referiu o piloto.

Mas José Correia faz uma critica à organização “ lamento a actuação da organização, pois poderiam perfeitamente ter-me transferido para o Campeonato Francês de Montanha, tal como fizeram com o meu colega de equipa, o Ricardo Gomes. Assim poderia ter competido sem restrições. Lamento o facto, pois era uma oportunidade de poder rodar um pouco mais o Seat Leon, e ficar mais adaptado ao seu comportamento em prova. Agora a adaptação irá continuar na Rampa da Penha, primeira prova do Campeonato Nacional de Montanha”.2353 Copy2360 Copy

 

JOSÉ PEDRO GOMES VENCEU FPAK

JOSÉ PEDRO GOMES VENCEU FPAK

 

Vai ser preciso recuar no tempo, mais exactamente em Maio de 2003, praticamente há doze anos, na Rampa Serra da Estrela, prova a contar para o Campeonato Nacional de Montanha dessa altura, esta prova teve lugar no fim de semana de 24 e 25 de Maio, quando a Federação Portuguesa de Automobilismo e karting, liderada por Luis Pinto de Freitas, decidiu uns dias antes alterar os regulamentos na internet, e neste caso concreto alterou o peso de alguns dos carros participantes, precisamente oito dias antes da prova.Assim um dos carros visados nessa altura, foi o Ford Escort WRC de José Pedro Gomes, que acabou por ditar a desclassificação.Motivado por isso José Pedro Gomes recorreu aos tribunais civis, algo muito contestado por Luis Pinto de Freitas.

 

Assim José Pedro Gomes recorreu ao Tribunal Admiinistrativo do Porto, alegando ilegalidade da alteração do regulamento, chegando a pronuciar-se sobre isto dizendo, " como é possivel que o Luis Pinto de Freitas permitisse isto?????

 

José Pedro Gomes acabaria uns anos mais tarde por vencer o respectivo processo, mas a Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting recorrer para o Tribunal Administrativo de Lisboa, e poir fim esta entidade acaba por confirmar a decis~´ao, determinando a reclassificação0 de José pedro Gomes na dita prova, repondo assim a classificação, ou seja em face disto, doze anos mais tarde, o processo está terminado, e o Campeão de Montanha encontrado.

 

Não será demais recordar que o regulamento para a Rampa Serra da Estrela de 2003, que teve lugar a 24 de Maio, tinha sido aprovado pela FPAK a oito de Abril, isto é, seis semanas antes desta prova, e uma semana antes, isto é a 16 de Maio, a entidade Federativa volta a alterar o regulamento mpara esta mesma prova, publicando o mesmo na net, nem sequer avisou nenhum dos participantes.

 

Perante todos estes factos inegaveis, resta agora aguardar que os responsáveis pela actual Federação Portuguesa de Automobilkismo e Karting, liderada por Manuel Mello Breiuner, marque agora o dia e a hora, para a entregza do tão almejado titulo ao piloto de Vizela.

 

 

Texto de JOão Raposo - www.velocidadeonline.com6666 Copy48581 Copy

 

DOMINGOS FERNANDES CONFIRMA PARTICIPAÇÃO

 

CAMPEONATO NACIONAL DE MONTANHA

 

DOMINGOS FERNANDES CONFIRMA PARTICIPAÇÃO NO NACIONAL DE MONTANHA

 

 

Domingos Fernandes tem assegurado os apoios necessários, para poder assim estar presente de novo no Campeonato Nacional de Montanha ao volante do Autobianchi A 112.Segundo o piloto de Armamar “ o carro sofreu algumas melhorias técnicas, tornando-o assim mais competitivo, esperando que não apareçam muitos contratempos em termos técnicos”.

 

Com os apoios assegurados, Domingos Fernandes acrescentou-nos “ vou participar em todas as provas que fazem parte do calendário do Campeonato Nacional de Montanha, e agradeço publicamente a todos os patrocinadores e as pessoas que me têm apoiado, o qual agradeço”.

 

A primeira prova em que o Autobianchi A 112, irá participar será na Rampa da Penha 1.

 dom4 Copy

 

MARTINE PEREIRA NÃO DEVERÁ PODER ALINHAR NA FALPERRA

 

CAMPEONATO NACIONAL DE MONTANHA

 

MARTINE PEREIRA NÃO DEVERÁ PODER ALINHAR NA RAMPA DA FALPERRA

 

Tudo estava previsto para que o Lola T 70 de Martine Pereira fizesse a sua aparição na Rampa da Falperra, mas tal não irá acontecer, como nos explicou o piloto de Vila Nova de Famalicão “o meu Lola T 70 réplica, foi alvo uma profunda revisão, e logicamente que isso acabou por originar atrasos na chegada destas peças. Por outro lado, houve algum dificuldade na obtenção de certas peças, aliás tive de me deslocar a Inglaterra por diversas vezes para comprar peças, que me estão a ser entregues aos poucos, por isso não será na Rampa da Falperra é que irei alinhar, mas sim provavelmente na Rampa da Serra da Estrela/Covilhã”.MARTINE1 CopyMARTINE2 Copy

 

PDA AUTO DEFINE ÉPOCA

 

CAMPEONATO NACIONAL DE MONTANHA 2015

 

 

PDA AUTO DEFINE ÉPOCA NO NACIONAL DE MONTANHA


PDA1 Copy

PDA2 CopyPDA3 CopyA equipa da PDA Auto tem já definido a sua equipa para a edição deste ano do Campeonato Nacional de Montanha. Segundo Paulo Silva “ esta época vamos ter dois carros em prova, um novo Seat Leon Copa para mim, e um Subaru Impreza para a milha mulher Daniela. Temos em mente participar em todas as provas do calendário do Campeonato Nacional de Montanha, no entanto  no meu caso deverei apenas participar a partir da Rampa da Falperra, isso por estar ainda no período de recuperação do acidente que tive na época passada na Rampa da Penha 3”.

 

 

Em termos de objectivos “ fazer o melhor possível, sei de antemão que vai ser um campeonato difícil, isso pelo excepcional naipe de máquinas presentes. Disponho dum carro muito competitivo, que já foi campeão por duas vezes com o Joaquim Teixeira, sei que posso lutar pelo titulo em termos de categoria, mas a verdade é que vou estar ausente na Rampa da Penha 1, a primeira prova do Campeonato, e isso irá penalizar-me um pouco, mas vamos lá ver como irá correr. Por aquilo que já vi, este Seat Leon é muito competitivo, isso por comparação com o anterior que tive, mas estou confiante que me posso adaptar rapidamente, para assim poder tirar partido das suas potencialidades”

 

 

Sobre o segundo carro da PDA Auto,segundo Paulo Silva “ o segundo carro será um Subaru Impreza, que será conduzido pela minha mulher Daniela, que acrescentou-nos” achei uma certa piada ao Campeonato Nacional de Montanha, por isso como tínhamos o Impreza guardado, e  optamos por o preparar, e agora só espero que me consiga adaptar o mais rápido possível, para assim conseguir os melhores resultados, isso logicamente sem cometer excessos”.

 

 

 

A estreia dos carros da equipa da PDA Auto está prevista para o Subaru Impreza para a Daniela, e na Rampa da Penha 1, enquanto o Seat Leon Copa de Paulo Silva, fará a sua aparição em principio na Rampa da Falperra”.

 

O NOVO PORSCHE DE JOAQUIM TEIXEIRA

O NOVO PORSCHE DE  JOAQUIM TEIXEIRA

 

É este o looking que o novo Porsche GT 4, com que Joaquim Teixeira irá participar esta época no Campeonato Nacional de Montanha, para além doutras participações no Nacional de Velocidade.teix1 Copyteix2 Copyteix3 Copyteix4 Copyteix5 Copy

 

NOVO DESAFIO PARA JOSÉ CORREIA EM FRANÇA

 

CAMPEONATO DA EUROPA DE MONTANHA

 

 

 

NOVO DESAFIO PARA JOSÉ CORREIA EM FRANÇA




2353 Copy

2360 CopySerá já este fim de semana que José Correia terá um novo desafio na sua carreira como piloto, pois irá estrear o seu novo Seat Eurocup na rampa de Saint-Jean-du-Gard, no Col Saint Pierre, primeira prova do calendário do Campeonato da Europa de Montanha.

Sobre este novo desafio o piloto de Braga, falou-nos um pouco “ sem dúvida alguma que irá ser um desafio, isso porque para todos os efeitos será a estreia ao volante do novo Seat Eurocup. Por isso as primeiras subidas irão ser feitas com algumas cautelas, pois desde que comprei o carro em Novembro do ano passado, apenas andei duas vezes no circuito Vasco Sameiro em Braga, onde vi logo a grande competividade deste carro. Por isso vou começar com algumas cautelas para ver como o carro se comporta, e ao mesmo tempo ver os limites, mas aquilo que vi até hoje, nada tem a haver com o Seat Leon que conduzi anteriormente, quase diria que é o “vinho e a água”.

 

Sobre o que o espera “ para além da estreia do Seat Eurocup, vou para uma rampa que não conheço, por isso irei para França um dia antes, para assim poder treinar esta rampa, e fazer os reconhecimentos necessários, isso com o intuito de ficar a conhecer o melhor possível o trajecto da rampa, que tem mais de cinco quilómetros”.

Em termos de objectivos foi claro” andar o melhor possível, não arriscar em demasia,  tentando em todas as subidas melhorar os meus tempos, são estes os objectivos para esta prova”, disse-nos.
 

PRMINIRACING E PAULO RAMALHO APRESENTAM EQUIPA

PRMINIRACING E PAULO RAMALHO APRESENTAM EQUIPA

 

 

Será já no próximo dia 19 do corrente, mes que a equipa da Prminiracing e Paulo R11amalho irão apresebntar a equipa que irá defender as côres no campeonato Nacional de Montanha.A apresentação terá lugar por volta das 10 horas da manha, na casa do Vinho Verde, em plena Rua da Restauração na cidade do Porto

 

FIESTA DE TIAGO REIS OPERACIONAL

FORD FIESTA DE TIAGO REIS OPERACIONAL

 

Depois do acidente de que foi alvo na rampa da Penha 2, eis que Tuago Reis já tem o seu Ford Fioetsa operacional para abordar o Campeonato Nacional de Montanha, faltando apoenmas fazer a decoração para esta época.TIAGOREIS1 CopyTIAGOREIS2 Copy

 

RICARDO GOMES E JOSÉ CORREIA NO EUROPEU DE MONTANHA

 

Pilotos Portugueses nos palcos do Campeonato Europeu de Montanha

 

Ricardo Gomes e José Correia na 1ª prova europeia, em Saint Jean Du Gard -França

 

Ricardo Gomes e José Correia são os dois pilotos portugueses que marcarão presença na primeira prova do Campeonato Europeu de Montanha – FIA European Hillclimb Championship – que se realiza entre os dias 10 e 12 de Abril, na conhecida Côte de Corse - Saint Jean Du Gard, em França.

Presenças habituais nos palcos do Campeonato Nacional de Montanha, os dois pilotos decidiram formalizar uma equipa semi-profissional – J.Correia / LXS – assistida pela VettraMortorsport e cuja intenção “é abraçar em 2015 o Campeonato Nacional de Montanha, com algumas incursões pelo Europeu, no sentido de antecipar o que pode vir a ser o futuro a nível desportivo”, explica Ricardo Gomes. 

A bordo de dois Seat Leon, Mk2 Supercopa e Mk3 EuroCup, Ricardo Gomes e José Correia, respectivamente, procuram este ano “uma estreia nos palcos europeus de Montanha no sentido de realizarem um ano zero a este nível. O Europeu de Montanha é um Campeonato cujas características diferem em muito do nacional, sendo um Campeonato muitíssimo disputado e que conta, essencialmente com a presença de equipas profissionais muito fortes”, refere Ricardo Gomes, acrescentando que “esta será uma porta de entrada para um Campeonato muito competitivo mas que, pensamos, dentro em breve, estar ao nível destes pilotos e destas equipas”, explicou.

 

Para além desta participação na primeira prova do Campeonato Europeu de Montanha, esta equipa Bracarense pretende cumprir ainda, a Rampa Internacional da Falperra, integrada no Campeonato Europeu, e uma terceira participação no Calendário Europeu.

A primeira prova do Campeonato Europeu de Montanha realiza-se a 10, 11 e 12 de Abril, em França, em Saint Jean du Gard, na região sudente de Cévennes, às portas do Parque Nacional de Cévenness, local de forte atracção turística.

O percurso da prova, constituída por um percurso de cinco quilómetros e duzentos metros de extensão, conta com uma elevação de 345 metros (6,2%), desde o ponto de partida à chegada.

O actual Campeão Europeu de Montanha, Simone Faggioli é o detentor do recorde de melhor tempo e velocidade máxima atingida naquela Rampa Europeia, tendo alcançado o tempo de 2’20”,425, recorde conquistado em 2014.           

 2353 Copy2360 Copy

 

PORSCHE DE JOAQUIM TEIXEIRA

PORSCHE DE JOAQUIM TEIXEIRA JÁ TEM A NOVA DECORAÇÃO

 

Será este o looking que o Porsche GT 4 de Joaquim Tcarroteixeira Copyeixeira irá ter ao longo desta época, que ao que tudo indica, irá marcar presença em todas as provas do Campeonato Nacional de Montanha, e em algumas provas em pista.

 

HELDER SILVA VAI PARAR ?

HELDER SILVA VAI PARAR?

 

Correu um rumor nos bastidores da nossa velocidade que o pilotod e Vila de Conde Helder Silva poderá parar esta época.Recorde-se que no ano passado Helder Silva participou no Campeonato Nacionald e Montanha, onde acabou na Rampa de Murça, por ser apanhado nas malhas da ilegalidade, ao usar um motor não adequado á ficha de homologação do seu carro.O mais curioso, embora tivesse sido desclassificado, este piloto não sofreu mais nenhuma penalização, e pelos vistos, caso esteja ausente esta época, esta mesma penalização não será mais cumprida.

 

Foto Nuno Organista - www.velocidadeonline.comNunOrganistA I-5_Copy

 

PEDRO CASTANON PODERÁ NÃO VOLTAR A REPETIR

PEDRO CASTANON PODERÁ NÃO VOLTAR A REPETIR

 

Pelos vistos ao que tudo indica, o piloto de Santiago de Compostela, Pedro Castanon, poderá em 2015 defender o sue titiulo de campeão, pois ao que tudo indica, dificuldades na obtenção de patrocinios  poderá levas a que o piloto possa optar por outra categoria do automobilismo, ou mesmo parar.CastanonFalperra Copy

 

RAMPA SPRINT DO ESPINHAL

 

Com um inicio de dia meio encoberto, a verdade é que o sol abriu e veio animar ainda mais esta edição da "Rampa Sprint do Espinhal", segunda prova a contar para o "Series by NDML 2015" cujo sucesso deveu-se, sem duvida alguma, às equipas concorrentes e ao publico mas também à importante colaboração da Junta de Freguesia do Espinhal.
A moldura humana que preenchia as zonas espectáculo são bem a imagem do investimento que a autarquia tem feito na divulgação desta bonita região.
Um parque automóvel desportivo invejável, com equipas bem preparadas e empenhadas,  vem demonstrar que o tipo de provas a baixo custo da responsabilidade do NDML sob a égide da FPAK, são cada vez mais justificáveis, mesmo em períodos economicamente difíceis, podendo-se inferir que a aposta é para manter e, se possível, intensificar.
Deste modo o resultado desportivo torna-se duplamente gratificante para quem organiza e para quem participa.
Quanto a resultados, nos clássicos mais uma vez a equipa campeã do Critério NDML 2014 José Outeiro/Guilherme Outeiro em Ford Escort RS 2000 não abriu mão dos seus créditos e obteve com enorme mérito o 1º lugar, seguido por Pedro Serrador/Adelino Serrador em Ford Escort Mk1 e em terceiro Carlos Caiado/Julio Gomes em BMW 320 is. O team "Caiado & Friends" venceu por equipas.
Nos desportivos o batalhão de Porsches não permitiu, desta vez, que lhes roubassem um único lugar no pódio.
Assim em primeiro ficaram João Paulo Almeida/Paulo Gomes em 911, em segundo António Pedro Silva/Rui Henriques em GT3 e Luis Lourenço/Paula Rente em 911. Por equipas venceu o team "GreenBoots".
A próxima prova do "Series by NDML 2015" realiza-se já a 19 de  Abril com a "Super Especial da Figueira da Foz".
De referir a colaboração da conhecida equipa José Silva/José António no espectacular Mercedes 450 SLC que simpaticamente aceitaram o convite para fazerem de equipa "0" nas provas do NDML.
Publicamos no nosso site em www.rallyeverdepino.com e na  página do Facebook as Classificações Totais, e ainda as Fotos e Video que nos foram chegando .

 

ESCORT DE JOAQUIM JORGE COM NOVO LOOKING

ESCORT DE JOAQUIM JORGE COM NOVO LOOKING

 

SErá este o aspecto do Ford Escort com que Joaquim Jorge irá participar em corridas esta época, onde irá marcar presença em Vila Real, para além de outras provas fora de Portugal.NOVOLOOKINGJOAQUIMJORGE Copy

 

CONCLUSÃO INCIDENTE DE JOAQUIM RINO NA RAMPA DA PENHA 2

Conclusões Comissão de Inquérito Rampa da Penha III – 2014

Transcreve-se abaixo os resultados e conclusões da Comissão de Inquérito relativo ao assunto acima identificado.

rino Copy

Transcrição do documento:
Conclusões:
Devido ao incidente ocorrido com o Concorrente nº 221 durante a 2ª Subida de Treino da Prova Rampa da Penha, na tarde do dia 25 de Outubro de 2014, (incêndio da Viatura) foi constituída uma Comissão de Inquérito e aberto o presente Inquérito aos factos ocorridos.
A Comissão de Inquérito esteve reunida diversas horas.
Pela Comissão de Inquérito, no decurso deste Inquérito, foram recolhidos e analisados diversas fotografias e diversos vídeos, quer de Profissionais de Comunicação Social presentes no local, quer posteriormente publicados nas Redes Sociais.
Foram também recolhidos e analisados o Relatório de Ocorrência dos Bombeiros presentes na Segurança da Rampa e que, chamados, acorreram ao local do incidente, os Relatórios dos Comissários de Pista dos Postos de Segurança nºs 16 e 17 (entre os quais decorreu o incidente, sendo que mais próximo do Posto de Segurança nº 17) e o Testemunho de Espectador presente no local do incidente.
Foi também recolhida e analisada a Ata da Reunião do Colégio de Comissários Desportivos da Prova, à qual o Concorrente nº 221 solicitou ser ouvido na sequência deste incidente, cujas declarações fazem parte da referida ata.
Da análise e tratamento de informação de todos os documentos acima referidos conclui-se:
O incidente ocorreu numa estrada fechada, devidamente licenciada para a prática desportiva;
Todos os intervenientes estavam também devidamente licenciados pela FPAK.
Os Bombeiros (pela própria natureza da sua atividade estavam também perfeitamente preparados para o desempenho das funções de Segurança que lhes estavam atribuídas);
Os Meios de Segurança existiam no local, especificamente nos Postos de Segurança nºs 16 e 17, e eram adequados;
Os Procedimentos executados pelos Comissários de Pista presentes no local foram corretos e adequados;
Os Procedimentos dos Bombeiros que, tendo sido chamados a intervir, acorreram ao local foram corretos e adequados;
A Organização da Prova Rampa da Penha cumpriu com todos os Requisitos e Procedimentos de Segurança exigíveis;
A Comissão considera, assim, que todo o incidente foi um infeliz mas normal incidente de corrida;

A Comissão de Inquérito agradece a todos os intervenientes o tempo e esforço dedicado a este assunto.
A Comissão de Inquérito, reunida em 22.03.2015 dá por concluído o Inquérito ao incidente ocorrido com o Concorrente nº 221 durante a 2ª Subida de Treino
da Prova Rampa da Penha, no dia 25 de Outubro de 2014.
A Comissão de Inquérito: (assinada por todos os elementos)

 

TUDO NA MESMA PARA JOAQUIIM RINO

TUDO NA MESMA PARA JOAQUIM RINO

 

 

Depois do violento icêndio que atingiu o BRC CM 02 de Joaquim Rino, está tudo na mesma.Em conversa com o piloto da Batalha, começou por nos dizer " para já está tudo na mesma, à espera que o assunto do incendio fique resolvido, mas espero uma resposta dentro de duas semanas a este assunto".Sobre a proxima época, Rino acrescentou " ainda não sei, tudo vai depender do que sair deste processo, é lógico que gostaria de voltar a correr tenho um projecto, mas só dentro de duas semanaaa Copys poderá surgir algo de mais concreto", disse-nos.

 

MARTINSPEED TESTOU

MARTINSPEED TESTOU

 

A equipa liderada por Luis Martins, esteve neste bfim de semana que passou a testar os dois carros que em principio irão participar no Campeonato Nacional de MOIntanha, o Seat leon de Francisco Marrão, e um Seat Leon Copa, que no ano passado foi conduzido por Luis Nunes, não se sabendo se o piloto de Carrazedo de Montenegro irá voltar a sentar-se no carro de origem espanhola.martinspeedemtestes Copy

 

EIS AS CÕRES DO PORSCHE DE JOAQUIM TEIXEIRA

EIS AS CÔRES DO PORSCHE DE JOAQUIM TEIXIERA

 

 

Tal como anunicamso há dois dias atrás, eis as côres que o novo Porsche GT 4 de Joaquim Teixeira irá ostentar este época no Campeonato Nacional de Montanha.CARROTEIXEIRA Copy

 

JOSÉ PEDRO GOMES COMPROU ANTIGO ESCORT WRC

JOSÉ MPEDRO GOMES COMPROU ANTIGO ESCORT WRC

 

 

Pelos vistos o projecto para 2015, por parte de José Pedro Gomes para o Campeonato Nacional de Montanha para o tão falado Mitsubishi, ficou para já "congelado", e isso porque o piloto advogado do Porto, correu há uns anos 48581 Copyjose pedro_gomes_10042013_Copy neste mesmo Campeonato com um Ford Escort WRC, que há quatro anos a esta parte vendeu-o ao antigo piloto emigrante, António da Cunha que levou este carro para França, para lá correr.

 

A verdade é que José Pedro Gomes voltou a comprar o seu antigo carro, e tudo indica que a sua ép+oca poderá ser feita com este carro, mas só dentro de duas semans fic ará confirmada a época de José Pedro Gomes.

 

Texto de João Raposo - www.velocidadeonline.com

 

ANDRES VILARINO NA FALPERRA

 

ANDRES VILARINO COM PRESENÇA ASSEGURADA NA 36ª RAMPA INTERNACIONAL DA FALPERRA -2015

 

O piloto Espanhol  Andres Vilariño tem assegurada a participação na edição deste ano da Rampa da Falperra, onde irá alinhar ao volante duma barcheta NORMA. Segundo Barbosa Ferreira, Presidente do Clube Automóvel do Minho, " para nós é uma honra podermos ter o Andrés Vilarino a participar em mais uma edição da Rampa da Falperra, prova a contar para o Europeu de Montanha. Para já o piloto espanhol já fez a inscrição na nossa prova, mas ainda não sabemos com que tipo de sport protótipo-barcheta irá alinhar. Na altura em que o piloto espanhol confirmou esta  participação, informou-nos que irá participar em 2015 em algumas provas de Montanha principalmente "vai correr naquelas em que o organizador lhe demonstre carinho e interesse....", palavras do próprio Andrés Vilarino.

Para nós CAM e Cidade de Braga, é com muito orgulho que voltamos a  ter este campeão espanhol na nossa prova, esperando que na edição deste ano possa discutir a vitória à geral, e que desejamos que tudo lhe corra pelo melhorfotografia 2_Copy
 

LOLA T 70 DE MARTINE SÓ NA FALPERRA

LOLA T 70 DE MARTINE PEREIRA SÓ NA RAMPA DA FALPERRA

 

 

O Lola T 70 de Martine Pereira que está a ser alvo dum restauro completo, só deverá estar pronto para a Rampa da Falperra, esfumando-se assim a sua estreia na rampa da Penha, jornada inaugural do Campeonato Nacional de Momartine pereira_falperra11_Copyntanha.Segundo Martine Pereira " este restauto não está a ser nada fácil, já começa a havar dificuldades em encontrar certo tipo de peças, só para dar um exemplo estive quase um ano à espera da caixa de velocidades, por isso, tudo indica que o Lola voltará às corridas apenas na Rampa da Falperra, para a Penha é muito dificil", disse-nos.

 

Texto de João Raposo - www.velocidadeonline.com

 

PAULO SILVA COMPROU SEAT DE JOAQUIM TEIXEIRA

PAULO SILVA COMPROU SEAT LEON DE JOAQUIM TEIXEIRA

 

 

Foi na passada sexta feira que Paulo Silva completou a aquisiç~´ao do Seat Leon com que Joaquim Teixeira fez os dois ultimos campeonatos de montanha, que lhe deram os titulos.Pelos vistos a recuperação do Leon com que Paulo Silva teve o acidente na Rampa da penha n~´ao foi possivel, e assim o piloto da PDA Auto, optou por esta solução.ps1 Copyps2 Copyps3 Copyps4 Copy

 

JOAQUIM TEIXEIRA DE PORSCHE NO NACIONAL DE MONTANHA

JOAQUIM TEIXEIRA NOI NACIONAL DE MONTANHA

 

 

Depoiis de termos anunciado a possivel vinda para Portugal dum Renault Megane Trophy para Jopaquim Teixeira, eis que o piloto de Murça altera planos, e assim para o Campeonato deste ano irá alinhar ao volante do Porsche GT 4, que foi utilizado no passado por Martine Pereira no Campeonato de Montanha.

 

Segundo Joaquim Teixeira, " é um novo desafio que tenho pela frente, na qual irei marcar presença em todas as provas, e provavelmente irei fazer algumas mprovas dce circuito.Em V970691 571190356234527_278031204_n_Copyjoaquimteixeira-2-6a36 Copyila Real estarei presente, no entanto para as restantes tudo vai depender das veerbas de apoio que conseguir.

 

AO LADO DE... RICARDO GOMES

AO LADO DE RICARDO GOMES

 

Foi no passado sábado de tarde, que tivemos a oportunidade de podermos sentar ao lado de Ricardo Gomes, ao volante do Seat Leon, que o piloto de Braga utilizou na época passada no Campeonato Nacional de Montanha, com resultados de vulto.

 

A experiencia em si, foi muito engraçada, um pouco limitada pelos pneus disponivedis.

 

 

texto e fotos de João Raposo - www.velocidadeonline.comFOX 5241_CopyFOX 5242_CopyFOX 5244_CopyFOX 5245_CopyFOX 5246_CopyFOX 5247_CopyFOX 5248_CopyFOX 5249_CopyFOX 5250_CopyFOX 5251_CopyFOX 5255_CopyFOX 5258_CopyFOX 5259_CopyFOX 5272_CopyFOX 5273_CopyFOX 5274_CopyFOX 5275_Copy

 

 

JOSÉ CORREIA E RICARDO GOMES TESTARAM CARROS NOVOS EM BRAGA

JOSÉ CORREIA E RICAROD GOMES TESTARAM CARROS NOVOS EM BRAGA

 

Foi ontem no circuito Vasco Sameiro em Braga, que José Correia  e Ricardo Gomes testaram respectivamente o Seat Leon Eurocup e Leon Copa, com que irão participar na edição deste ano do Campeonato nacional de MOntanha.Por aquilo que apuramois não houve grandes preocupações em fazer tempos, mas sim tentaram ficar a conhecer melhor cad aum dos carros.

 

texto de João raposo e fotos de Nelson Neka - www.velocidadeonline.comRIC1 Copyricardogomes1 Copyricardogomes4 Copyricardogomes3 Copyricardogomes2 Copy

 

GLAERIA DE IMAGENS

GALERIA DE IMAGENS

 

 

Resto do grupo de imagens levada a efeito no circuito vasco sameiro em Braga para invisuais.

 

 

Fotos de João Raposo - www.velocidadeonline.comFOX 5282_CopyFOX 5283_CopyFOX 5285_CopyFOX 5286_CopyFOX 5287_CopyFOX 5288_CopyFOX 5289_CopyFOX 5290_CopyFOX 5295_CopyFOX 5297_CopyFOX 5303_CopyFOX 5305_CopyFOX 5305_CopyFOX 5307_CopyFOX 5308_CopyFOX 5309_CopyFOX 5310_CopyFOX 5311_CopyFOX 5312_CopyFOX 5314_CopyFOX 5315_CopyFOX 5319_CopyFOX 5322_CopyFOX 5323_CopyFOX 5338_CopyFOX 5342_CopyFOX 5347_CopyFOX 5349_CopyFOX 5351_CopyFOX 5353_CopyFOX 5355_CopyFOX 5357_CopyFOX 5363_CopyFOX 5364_CopyFOX 5366_CopyFOX 5367_CopyFOX 5370_CopyFOX 5372_CopyFOX 5373_CopyFOX 5380_CopyFOX 5381_CopyFOX 5382_CopyFOX 5383_CopyFOX 5384_CopyFOX 5385_CopyFOX 5301_Copy

 

ALMOÇO ANUAL DA APPAM

ALMOÇO ANUAL DA APPAM

 

Foi nno passado sábado em plena zona induistrial da cidade do Porto, que decorreu o aloço anual da Appam - Associação Portuguesa dos Pilotos de Montanha, que se reuniram para discutir os problemas e as soluções da categoria, para além das eleições no seiuo da associação, que contou com várias dezenas de presentes.

 

GALERIA DE IMAGENS

GALERIA DE IMAGENS

 

 

Grupo de imagens do evento organizado pela equipa de Ricardo Gomes que deu a oportunidade a uma sértie de invisuais, para assim poder sentir a adrenalina dum carro de competiç~´ao, acção esta que teve lugar no circuito Vasco sameiro em Braga.

 

 

Fotos de João Raposo - www.velocidadeonline.comFOX 5143_CopyFOX 5144_CopyFOX 5145_CopyFOX 5146_CopyFOX 5147_CopyFOX 5149_CopyFOX 5153_CopyFOX 5154_CopyFOX 5155_CopyFOX 5157_CopyFOX 5158_CopyFOX 5159_CopyFOX 5160_CopyFOX 5161_CopyFOX 5163_CopyFOX 5164_CopyFOX 5166_CopyFOX 5167_CopyFOX 5169_CopyFOX 5170_CopyFOX 5172_CopyFOX 5173_CopyFOX 5180_CopyFOX 5182_CopyFOX 5183_CopyFOX 5188_CopyFOX 5189_CopyFOX 5192_CopyFOX 5195_CopyFOX 5196_CopyFOX 5206_CopyFOX 5208_CopyFOX 5210_CopyFOX 5211_CopyFOX 5212_CopyFOX 5213_CopyFOX 5214_CopyFOX 5282_CopyFOX 5219_CopyFOX 5220_CopyFOX 5222_CopyFOX 5223_CopyFOX 5224_CopyFOX 5230_CopyFOX 5232_CopyFOX 5235_CopyFOX 5239_CopyFOX 5242_CopyFOX 5279_Copy

 

INVISUAIS A MAIS DE 200 KM /H

 

Autódromo de Braga acolheu CoDriver Solidário

Invisuais a mais de 200 Km/h

 

Numa iniciativa inédita, levada a efeito por dois pilotos federados, Ricardo Gomes e Sérgio Freitas, cerca de três dezenas de associados da ACAPO (Associação de Cegos e Amblíopes de Portugal), invisuais e amblíopes, foram as estrelas da iniciativa Co-Driver Solidário, que se realizou ontem, Sábado, 07 de Março de 2015, no Circuito Vasco Sameiro, em Braga.

A mais de 200Km/h, mais de três dezenas de invisuais e amblíopes, associados da ACAPO, viveram uma experiência única e inédita na tarde de ontem.

Em parceria com a ACAPO, estes pilotos proporcionaram “momentos inesquecíveis” aos mais de trinta invisuais que, pela primeira vez tiveram a oportunidade de ocupar o lugar de um co-piloto, e “viver uma experiência única”, referiu Idalécio Ribeiro, invisual, associado da ACAPO – Delegação de Braga.

“Este era um sonho, sempre adiado. Somos uns amantes da velocidade e dos automóveis, mas a vida limitou-nos”, referiu, acrescentando que foi “uma das melhores experiências alguma vez vividas. Tenho uma história para contar para todo o sempre”, explicou Idalécio Ribeiro.   

Ricardo Gomes e Sérgio Freitas são dois pilotos federados que decidiram lançar o desafio à direcção da ACAPO para este projecto. “Esta é uma acção extremamente enriquecedora. Também para nós, enquanto pilotos, foi das mais gratificantes experiências que alguma vez tivemos”, referiu Ricardo Gomes, um dos pilotos organizadores da iniciativa.

“A aproximação destas pessoas a este desporto e ao mundo da competição automóvel é, por si só, um acto importante, no entanto isso reveste-se de ainda maior significado quando falamos de pessoas invisuais e que tanto gostam deste desporto”, explicou o piloto .

Sérgio Freitas referiu mesmo que “saímos destas acções com a perfeita convicção de que vale a pena. Estas são acções que devermos fazer sempre. É para repetir”.

Esta acção contou com o apoio do Clube Automóvel do Minho e de um conjunto de empresas privadas.

No final da acção, ambos os pilotos ofereceram à ACAPO, electrodomésticos que servirão para a conclusão da instalação de uma cozinha da Delegação de Braga da ACAPO.  Acao Solidaria_011_CopyAcao Solidaria_012_Copy

 

REGULAMENTO CAMPEONATO NACIONAL DE MONTANHA

 

REGULAMENTO DESPORTIVO Art. 1 - ORGANIZAÇÃO 1.1 - A Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting (FPAK) organiza em 2015 o Campeonato Nacional de Montanha (CNM), a qual se regerá pelo Código Desportivo Internacional (CDI) e seus anexos, pelas Prescrições Gerais de Automobilismo e Karting (PGAK), pela Prescrições Especificas de Montanha (PEM), pelos Regulamentos Desportivos e Técnico aplicáveis, pelo presente Regulamento e por toda e qualquer outra regulamentação ou interpretação publicada pela FPAK. 1.2 - Englobados no CNM 2015, serão disputados os seguintes Campeonatos e Taças:  Campeonato Nacional de Montanha - Absoluto  Campeonato Nacional de Montanha - Categoria 1  Campeonato Nacional de Montanha - Categoria 2  Campeonato Nacional de Montanha - Categoria 3  Campeonato Nacional de Montanha - Categoria 4 ( clássicos )  Vencedor de Grupo – (para cada um dos grupos de todas as categorias) 1.3 - Integrando as competições do CNM serão ainda disputadas: 1.3.1 - A Taça Nacional de Montanha 1300 (TNM 1300) que é reservada exclusivamente a condutores que participem em viaturas da categoria 2 e 3 com uma cilindrada até 1.300 cc. 1.3.2 - A Taça Nacional de Clássicos de Montanha 1300 (TNCM 1300) que é reservada exclusivamente a condutores que participem em viaturas da categoria 4 com uma cilindrada até 1.300 cc. Art. 2 -

 

 

 

COMPETIÇÕES PONTUÁVEIS 2.1 – As competições que integram os CNM 2015 em número de 8 (oito) são as seguintes: MES DATA PROVA ORGANIZADOR LOCAL MAIO 02.03 RAMPA DA PENHA 1 DEMOPORTO GUIMARÃES MAIO 16.17 RAMPA INTERNACIONAL DA FALPERRA C. A. MINHO BRAGA JUNHO 06.07 RAMPA SERRA DA ESTRELA CAMI COVILHÃ JULHO 04.05 RAMPA PORCA DE MURÇA CAMI MURÇA JULHO 25.26 RAMPA CAPITAL DO MOVEL CAMI P. FERREIRA SETEMBRO 05.06 RAMPA DO CARAMULO TARGA CLUBE CARAMULO SETEMBRO 26.27 RAMPA DA PENHA 2 DEMOPORTO GUIMARÃES OUTUBRO TBA RAMPA STA MARTA DE PENAGUIÃO C. A. REGUA STA. MARTA 

 

 

 

Art. 3 - LICENÇAS 3.1 - Todos os Condutores que participem nas provas dos CNM 2015 , categorias 1 , 2 e 3 , devem ser titulares de uma Licença Desportiva Nacional A (ou superior) válida de acordo com o estipulado no Regulamento de Emissão de Licenças Desportivas da FPAK. ; no caso de participarem em viaturas abaixo de 1300cc e na categoria 4 , podem utilizar a licença B . Regulamento Desportivo do Campeonato Nacional de Montanha 2015 PUBLICADO EM 06-03-2015Regulamento Campeonato Nacional de Montanha 2015 2 3.2 - Poderão ainda participar condutores com idade igual ou superior a 16 anos desde que só percorram exclusivamente o percurso de prova ; devem ser detentores de respectiva Licença Desportiva Nacional referente á categoria em que estão a participar , emitida pela FPAK nos termos Art. 20.1.1 do Regulamento de Emissão de Licenças Desportivas 2015. A participação de tais condutores nas competições do CNM/CNCM ficará contudo condicionada às restrições impostas no Art. 2 do Regulamento de Emissão de Licenças Desportivas 2015. 3.2.1 - Relembra-se que nos termos do Regulamento de Emissão de Licenças Desportivas em vigor, e por força da Regulamentação Internacional – transcrita para a regulamentação nacional – os menores de 18 anos não poderão ser detentores de licença de concorrente. No caso de dela necessitarem, tal licença será emitida em nome de um dos progenitores (ou tutor se for o caso), ficando adstrita única e exclusivamente ao respetivo condutor. 3.3 - Em cada competição pontuável para os CNM 2015, serão admitidos como concorrentes, os próprios condutores e/ou os detentores de licenças colectivas. No caso de o concorrente não ser o próprio condutor, o concorrente deverá ser obrigatoriamente titular de uma licença desportiva nacional A ou B (ou superior) conforme se aplique o Art. 3.1 ou 3.2. Art. 4 - VIATURAS ADMITIDAS Em todas as competições pontuáveis para o CNM 2015, serão admitidas a participar as seguintes viaturas: 4.1 - CATEGORIA - 1 GRUPO DEFINIÇÃO CN / E2-SC E2-SH CN / E2-SC - Viatura de competiçã

 

 

4.1 - CATEGORIA - 1 GRUPO DEFINIÇÃO CN / E2-SC E2-SH CN / E2-SC - Viatura de competição com dois lugares (aberta ou fechada) Art. 259 Anexo J ao CDI e Art. 277 Anexo J ao CDI com cilindrada até 2.000 cc. E2-SH - Viaturas silhueta (2+2 lugares) com aspeto de viatura comercializada Art. 277 Anexo J ao CDI. CM e C3 CM - Motor de Moto até 1.300 cc. C3 (tipo radical) – Motor de Moto até 1.500 cc 4.2 - CATEGORIA - 2 GRUPO DEFINIÇÃO N Viaturas de produção e grupo R1 incluído. Viaturas produção com homologação FIA caducada. Art. 2.7.1.c) do CDI em extensão de homologação (VEHF). A Viatura de turismo, WRC incluídos, Super 1600, S20, Kit Cars (circuitos e ralis em conjunto), R2, R3, R4 e R5 Viaturas de turismo com homologação FIA caducada. Art. 2.7.1.c) do CDI em extensão de homologação (VEHF). GT Viaturas de grande turismo (GT2, GT3, GT4, GT Cup e RGT em conjunto). 4.3 - CATEGORIA - 3 GRUPO DEFINIÇÃO E1 - A Viaturas de turismo ou grande produção de série definidas no Art. 277 do Anexo J ao CDI - Categoria 1 (E1 FIA) Viaturas provenientes dos campeonatos nacionais de ralicross (Super Cars) que respeitem o Art. 279 do Anexo J ao CDI . E1 - B Viaturas provenientes dos troféus nacionais e internacionais que respeitem os Art. 253 e 255 do Anexo J ao CDI. E1 - C Grupo X, viaturas de produção e turismo VSHF (viaturas sem homologação FIA/FPAK válida) e viaturas VNH (viaturas não homologadas) sujeitas a passaporte técnico X. E1 - D Grupo X - viaturas clássicas (grupo 5 livre) e viaturas de turismo de grande turismo e especiais.Regulamento Campeonato Nacional de Montanha 2015 3 4.4 - CATEGORIA - 4 - Clássicos GRUPO DEFINIÇÃO 2 Viaturas de turismo especiais (inclui o grupo 1) 4 Viaturas de grande turismo especiais (inclui o grupo 3) N Viaturas de turismo de série de grande produção A Viaturas de turismo de grande produção B Viaturas de sport Art. 5 - INSCRIÇÕES 5.1 - No campeonato 5.1.1 - Para efeitos de pontuação no CNM , apenas serão considerados os condutores que hajam efetuado previamente a sua inscrição oficial , através do preenchimento e entrega na FPAK do respetivo boletim de inscrição , acompanhado da corresponden

 

 

Art. 5 - INSCRIÇÕES 5.1 - No campeonato 5.1.1 - Para efeitos de pontuação no CNM , apenas serão considerados os condutores que hajam efetuado previamente a sua inscrição oficial , através do preenchimento e entrega na FPAK do respetivo boletim de inscrição , acompanhado da correspondente liquidação da taxa de inscrição , a qual terá o seguinte valor (por condutor): Inscrição CNM ( categorias 1 , 2 e 3 ) 200,00 € Inscrição CNM ( categoria 4 ) 100,00 € 5.1.2 - Só poderão ser aceites inscrições no CNM 2015 desde que o respetivo condutor seja já detentor à data de inscrição, num dos campeonatos referidos, de licença desportiva válida. Em caso de menores desde que acompanhada de declaração assinada por um dos progenitores (ou tutor se for o caso) autorizando a participação do condutor nas competições do CNM 2015. 5.1.3 - Quaisquer pontuações para o CNM 2015 (categoria / grupo), só serão atribuíveis a partir do momento em que o respetivo condutor haja oficializado a sua inscrição no respetivo campeonato. 5.1.4 - Para efeitos de inscrição a entrega dos boletins de inscrição poderá ser efetuada na: Sede da FPAK - Rua Fernando Namora, 46 C / D - 1600-454 LISBOA Tel. 217 112 800 - Fax 217 112 801 - Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar ou Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar Delegação FPAK Norte – Rua Sousa Aroso, 1083 - 4450-291 MATOSINHOS Tel. 229 352 168 - Fax 229 382 875 - Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar Delegação FPAK Madeira – Rua dos Aranhas, 53, 2º - Sala F - 9000-044 FUNCHAL Tel. 291 224 688 - Fax 291 229 724 - Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar 5.1.6 - Qualquer concorrente que se inscreva no CNM e se durante a temporada pretender mudar de categoria ou grupo , não pode acumular os pontos obtidos até à data da mudança na categoria ou grupo onde inicialmente participou ; contudo mantém os pontos obtidos á geral para efeitos de pontuação para o campeonato absoluto. 5.2 - Nas Competições 5.2.1 - A inscrição em cada uma das competições pontuáveis para o CNM 2015 é da responsabilidade do concorrente e deverá ser feita pelos interessados junto dos clubes organizadores das diferentes competições, nos prazos estipulados nos respetivos regulamentos particulares. 5.2.2 - Anexo à taxa de inscrição deverá obrigatoriamente ser cobrado

 

 

 

Art. 6 - NÚMEROS DE COMPETIÇÃO 6.1 - A todos os concorrentes serão atribuídos números permanentes para todas as competições de 2015. Esse número será atribuído no momento da inscrição no campeonato, e manter-se-á o mesmo ao longo de todo o ano. Regulamento Campeonato Nacional de Montanha 2015 4 A FPAK apenas atribuirá o primeiro número de cada série ao campeão nacional da respetiva categoria do ano anterior e (desde que este assim o pretenda) e desde que este se mantenha a competir nessa mesma categoria. No caso de o campeão nacional em título numa determinada categoria não competir no ano em curso nessa categoria, esse número não será atribuído. Nota: na primeira centena, os algarismos “zeros” á esquerda do número, servirão apenas de referência sequencial, não fazendo parte do número de competição a atribuir – ex.: 005 representará o número de competição 5. Categoria 1 Grupo CN / E2-SC 101  130 Grupo E2-SH 131  150 Grupo CM 151  180 Grupo C3 181  199 Categoria 2 Grupo N 201  240 Grupo A 241  280 Grupo GT 281  299 Categoria 3 Grupo E1 - A 301  320 Grupo E1 – B 321  340 Grupo E1 – C 341  360 Grupo E1 – D 361  380 Categoria 4 Grupo 2 401  420 Grupo 4 421  440 Grupo N 441  460 Grupo A 461  480 Grupo B 481  499 Art. 7 - FÓRMULA DA PROVA 7.1 - A ordem sequencial de saída nos treinos e su

 

 

Art. 7 - FÓRMULA DA PROVA 7.1 - A ordem sequencial de saída nos treinos e subidas oficiais será a seguinte: a) Troféus - do número mais alto para o mais baixo ou da cilindrada mais baixa para a mais alta conforme regulamento particular da competição b) Categoria 4 - do número mais alto para o mais baixo. c) Categoria 3 - do número mais alto para o mais baixo d) Categoria 2 - do número mais alto para o mais baixo e) Categoria 1 - do número mais alto para o mais baixo Nota - Tendo em atenção que o campeão nacional ou vencedor de cada categoria no ano anterior será sempre o último a partir. 7.2 - O intervalo de partida entre cada viatura tanto nos treinos como em prova será no mínimo de 30 segundos. 7.3 - Subidas treinos - Os organizadores deverão proporcionar a cada condutor do CNM , no mínimo, duas subidas de treinos . 7.3.1 - Para o caso de competições realizadas em dois dias , haverá 3 subidas de treinos oficiais, sendo que 2 serão realizadas no primeiro dia e a terceira no segundo dia antes das subidas oficiais . Esta ultima subida será considerada como warm up e assim não contará para o ponto extra das subidas de treinos.Regulamento Campeonato Nacional de Montanha 2015 5 7.3.2 - Para o caso de competições realizadas num único dia , haverá duas subidas de treinos oficiais. 7.4 - Subidas oficiais 7.4.1 - Todas as competições serão disputadas em três subidas oficiais, sendo a classificação geral final de cada condutor, decorrente da soma dos tempos das duas melhores subidas de prova. 7.4.2 - Todo o concorrente que no final da 2ª subida oficial não pretenda por qualquer motivo efetuar a 3ª subida, deve no final dessa informar o diretor de prova ou o comissário técnico chefe da sua não participação na dita 3ª e colocar de imediato a sua viatura diretamente no parque fechado, o que se não o fizer levará à aplicação, pelo CCD da sanção de exclusão da competição do concorrente em causa. 7.4.3 - Para ser classificado numa competição, um condut

 

 

Art. 8 - PREMIOS NAS COMPETIÇÕES – CERIMÓNIA DE PÓDIO 8.1 - No final de cada competição terá lugar a realização de um pódio. 8.1.1 - Campeonatos / Taças - serão entregues Troféus/Taças na cerimónia do pódio, devendo ser respeitada a ordem decrescente (3º, 2º e 1º) da classificação , no mínimo aos três primeiros classificados da classificação absoluta e da categoria ; no grupo a obrigação é unicamente para o 1º classificado Nota: No caso de numa qualquer categoria ou grupo não existir um número mínimo de 3 condutores participantes nas subidas, não há obrigatoriedade por parte do organizador da entrega de qualquer outro prémio nessa categoria ou grupo além do correspondente ao 1º classificado. 8.1.2 - O organizador de cada competição é obrigado a dar a todos os concorrentes / condutores participantes um prémio de presença , conforme Art. 29 das PGAK 8.1.3 - Em todas as competições dos CNM será atribuída uma taça à condutora melhor classificada de cada categoria. 8.1.4 - Eventuais prémios suplementares a atribuir pelo organizador deverão constar do regulamento particular da competição. 8.1.5 - Todos os prémios são acumuláveis. 8.1.6 - A não comparência na cerimónia de distribuição de prémios de uma competição, sem uma justificação de força maior por parte de premiado, será punida disciplinarmente conforme. Art. 30.1 das PGAK 2015 Art. 9 - CLASSIFICAÇÃO NOS CAMPEONATOS E TAÇAS 9.1 - Para o estabelecimento da classificação final absoluta do CNM bem como de todas as categorias , grupos e taças , a mesma será apurada pela soma dos melhores resultados de todas as provas realizadas , menos um . Esse não poderá ser derivado de uma exclusão , conforme Art. 20.2.1 das PGAK

 

RICARDO GOMES EM ACÇÃO COM A ACAPO

RICARDO GOMES EM ACÇÃO COM A CAPO

 

O piloto Ricardo Gomes  que tem participado no Campeonato Nacional de MOntanha ao volante dum Seat Leon, vai amanhã vai levar a cabo uma acção com a Acapo.

 

 

 

ACAPO / Braga


Sábado - 07 de Março de 2015 – a partir das 14h30 – no Autódromo Vasco Sameiro, em Braga

 

A Delegação de Braga da ACAPO, em parceria com os pilotos federados Ricardo Gomes e Sérgio Freitas, irá proporcionar uma experiência de CoDriver, em veículos de competição, aos nossos associados invisuais (cerca de trinta associados da ACAPO), invisuais e amblíopes.

A iniciativa, que partiu dos próprios pilotos, e que a ACAPO muito agradece, irá decorrer já no dia 07 de Março de 2015, a partir das 14:30h, no Autódromo Vasco Sameiro, em Palmeira, na cidade de Braga, e conta com o apoio do CAM (Clube Automóvel do Minho), que irá disponibilizar gratuitamente o Circuito para o desenvolvimento desta iniciativa.

Para além de se constituir como uma experiência única e singular para as pessoas com Deficiência Visual, que terão desta forma acesso a actividades radicais e inovadoras, a iniciativa tem simultaneamente como objectivo a aproximação da população em geral ao desporto automóvel de uma forma salutar.

AA1 CopyAA2 CopyAA3 Copy

 

IRMÃOS REIS QUASE PRONTOS PARA A MONTANHA

IRMÃOS REIS QUASE PRONTOS PARA O NACIONAL DE MONTANHA

 

 

Tanto Tiago como Edgar Reis estão quase prontos para esta época participarem de novo no Campeonato Nacional de Montanha.Depois do grave a paratoso acidente protagonizado por Tiago Reis na Rampa da Penha 2, em que deixou o Fiesta em muito mau estado, na qual o piloto do Team Transfradelos felizmente nada teve, consegui ao longo destes meses recuperar o seu carro, conforme imagem anexa, ficando pronto para assim poder alinhar na primeira prova do campeonato a ter lugar na Penha.Emn relação ao seu irmão Edgar, depopis de termos informado a possibilidade de trocar o Renalt Clio S 2000 por um Seat Leon, tal não se veio a verificar, e assim continuará para já com o Clio, embora nos bastidores se comente que levou evoluções em termos de motor, para assim se tornar ainda mais competitivo.

 

TTIAGOREIS Copyexto de JOão Raposo - www.velocidadeonline.com

 

AS NOVAS AVENTURAS DE BERNARDO SÁ NOGUEIRA

AS NOVAS AVENTURAS DE BERNARDO SÁ NOGUEIRA

 

Será que vamos ter uma nova experiência?

Bernardo Sá Nogueira a testar as emoções da terra libertado do pó mas de fato, de passeio, não de competição!

Simualdor WRC Vodafone Rally de Portugal do ACP Motorsport em parceria com a participação do Turismo do Porto e Norte de Portugal(Pavilhão 1) que estará na BTL até ao próximo Domingo..

 

.Texto e foto de António Garcia - www.velocidadeonline.com

 

 

DANIEL VIDAL PAI QUER VOLTAR

DANIEOL VIDAL PAI QUER VOLTAR

 

O conhecido piloto Daniel Vidal Pai, quer voltar a correr de novo, e hoje no seu Facebook, postou este interessante texto que passamos a reproduzir:

 

 

Vou tentar convencer o Grupo Believe na pessoa do Dr. Mário Costa alinhar patrocinando com publicidade à Believe e seus parceiros, com um M1 grupo 5 com 1000 cavalos , espero que a FPAK este ano contemple que estes carros corram em velocidade e em Rampas ( Montanha campeonato . Um Osella PÁ 20 S , com motor BMW 3litros. Façam força. O DR. Mário Costa da Believe é muito capaz de alinhar com alguns parceiros. Vamos aguardar. Seria interessanteVIDAL1 CopyVIDAL Copy

 

DANIEL VIDAL PAI QUER VOLTAR

DANIEL VIDAL PAI QUER VOLTAR

 

O conhecido piloto Daniel Vidal Pai, quer voltar a correr de novo, e hoje no seu Facebook, postou este interessante texto que passamos a reproduzir:

 

 

Vou tentar convencer o Grupo Believe na pessoa do Dr. Mário Costa alinhar patrocinando com publicidade à Believe e seus parceiros, com um M1 grupo 5 com 1000 cavalos , espero que a FPAK este ano contemple que estes carros corram em velocidade e em Rampas ( Montanha campeonato . Um Osella PÁ 20 S , com motor BMW 3litros. Façam força. O DR. Mário Costa da Believe é muito capaz de alinhar com alguns parceiros. Vamos aguardar. Seria interessante


NOVIDADE - ..... Estou a ponderar Relançar as marcas ELIDANIEL cosméticos e a LOVE cosméticos e adquirir um Triumph Dolomite Sprint , com as cores utilizadas antigamente. Com a marca ELIDANIEL cosméticos , adquirir um M1 grupo 5 . - Só poderei concretizar esta hipótese se : primeiro, encontrar um ou dois Parceiros Comerciais que Invistam e trabalhem o mercado com a comercialização das duas marcas fabricadas por mim , com vários produtos de qualidade e a baixo preço, concretamente tratamentos de beleza, perfumes e cosmética de côr como exemplo , vernizes de unhas , batons, rímel, bases, sombras de olhos e muitos outros. Para este Projeto os Parceiros terão que investir por cada Marca cerca de 100 mil euros. Total pelas 2 marcas 200 mil euros. Como é lógico o investimento para os dois carros será à parte - terei que encontrar alguns patrocínios. O Projeto é bonito, vou aguardar que surjam interessados , as margens de benefício são muito boas (altamente rentáveis e êxito garantido). Se tudo isto se concretizar voltarão a ver um Dolomite nas pistas e um M1 novamente conduzidos por mim. Façam força e divulguem para que esta ideia se transforme em realidade.

VIDAL1 CopyVIDAL Copy

 

TORRES RALLY TEAM NA PRIMEIRA PESSOA

 

Estivemos num sitio único e exclusivo do País, a fazer o que mais gostamos, andar depressa! Fica muito perto do mar, muito perto da ria, com sol, praia, muito boa comida, pistas para automóveis, aviões, perto da cidade, zona calma e com porto marítimo... Convidamos pessoas amigas a experimentar as emoções e adrenalina que nos faz mover! Desta vez, faltou performance (tempos cronometrados) mas tivemos muita velocidade, curvas, convívio e diversão…

Achamos que a maioria das pessoas gostaria de ter partilhado um dia como este connosco, mas infelizmente não nos é possível! Pensamos que se nos derem condições físicas, algum apoio monetário e nos permitirem deixar fazer, aqui ou em outro qualquer lugar, vamos ficar nós satisfeitos, as pessoas satisfeitas, as empresas que pretenderem satisfeitas e até as idealidades locais satisfeitas!

Assim perguntamos, se só dar uns chutos numa bola, fazer estádios de futebol e sair na televisão é que as pessoas ficam satisfeitas?

Se for por divulgação televisiva, pela emoção, a história, resultados, performance, investigação, nós já temos!

Realizamos este comunicado para Vossas Exas. (Comunicado Social), sobre este evento, somente para vos transmitir o que pretendemos em 2015. Realizar provas desportivas em competição e realizar eventos de lazer para que um maior número de pessoas possível possa ter contacto com o nosso mundo de emoções e performance!

Pensamos que isto tem interesse para nós, enquanto equipa desportiva. Para o desporto automóvel, porque quanto mais pessoas tiverem contacto com o desporto automóvel, mais vão gostar! Para os patrocinadores porque quanto mais contactos tiverem com a sua imagem e produtos relacionadas com algo que as satisfaça, melhor… e até para as idealidades locais. E a prova-lo, é esta pequena amostra, no qual, não havia mais nenhum piloto federado a não ser Carlos Torres. Acrescentamos que a maioria das pessoas que participaram neste evento nunca tiveram contacto com o desporto automóvel. Provavelmente, até quando viam desporto automóvel na televisão mudavam de canal… mas ontem, ficaram tão satisfeitas quanto nós, a andar depressa!

Será que temos de sermos nós a suportar todas estas despesas? Será que não existe patrocinadores em Portugal que não vejam que o desporto automóvel é um forte veículo de comunicação? Será que não existe dinheiro? Será da crise? NÃO HAVERÁ ALGUÉM QUE NOS AJUDE?Foto 1_CO_Drive_Torres_Rally_Team_Base_Aerea_a_verem-se_Navios_CopyFoto Base_Aerea_de_So_jacinto_Aveiro_-_1_Co_Drive_Torres_Rally_Team_CopyFoto do_meu_Pai_no_1_CO_Drive_Torres_Rally_Team_Base_Aerea_Copy

 

TORRES RALLY TEAM TIROU O PÓ AO NORMA

TORRES RALLY TEAM TIROU O PÓ AO NORMA DO NACIONAL DE MONTANHA EM LOCAL ORIGINAL

 

Estivemos num sitio único e exclusivo no País, a fazer o que mais gostamos, andar depressa! Fica muito perto do mar, muito perto da ria, com sol, praia, muito boa comida, pistas para automóveis, aviões, perto da cidade, zona calma e com porto marítimo... Só que infelizmente muita gente não conhece! Mas temos a certeza que gostava de conhecer! Pois, ou era dos carros, da velocidade ou do sitio... tivemos a felicidade de fazer o pleno, todas as pessoas gostaram! Incluindo nós!
Base Aérea de São Jacinto! Da nossa região...

 

VELOSO MOTORSPORT VENDEU LOTUS EX GOODSENSE

VELOSO MOTORSPORT VENDEU LOTUS EX GOODSENSE

 

Tendo participado em duas épocas integrado na equipa da Goodsense, onde teve como piloto Joffrey Didier, este carro acabou por ser venido pela Veloso Motosport para os Estadis Unidos, onde está neste momento a competir no campeonato de GT 4, que se realiza nas terras do Tio Sam.Mais um T que deixou Portugal.lot1 Copylot2 Copylot3 Copylot4 Copy

 

PEDRO CASTANON RECEBEU GALARDÃO

 

2º GALA DOS CAMPEÕES

 

 

PEDRO CASTANON RECEBEU GALARDÃO


castanon1 Copycastanon2 Copypedrocastanon1 Copypedrocastanon Copy

O piloto de Santiago de Compostela em Espanha, marcou presença no fim de semana, por ocasião da 2ª Gala dos Campeões, que teve lugar na Batalha.

Pela primeira vez na história do automobilismo em Portugal, um piloto espanhol venceu o Campeonato Nacional de Montanha em termos absolutos e em termos de categoria.

Sobre a sua época, Pedro Castanon falou-nos um pouco “ francamente não esperava este resultado, nunca previ que poderia vir a ser campeão, mas depois de começar a participar, após duas provas, comecei a ver que tinha algumas hipóteses, e depois foi o que toda a gente sabe, foi lutando sempre pela vitória em todas as provas, com alguns sustos, muitas alegrias. Quero dedicar este titulo a todos quantos me apoiaram neste projecto, os meus patrocinadores, os meus pais e família, equipa da Comval Racing,  para todos apenasa duas palavras muchas gracias”.

 

 

Relativo á época de 2015, o piloto espanhol ainda não tem certezas “ gostava de repetir o Campeonato de Montanha e fazer provas em circuito, mas para já ainda não tenho todo o budget garantido, e não está a ser fácil, vamos lá ver como irão decorrer as próximas semanas para ver se venho defender o título “, disse-nos.

Fotos : Gala dos Campeões

 

PRMINIRACING COM NOVIDADES

 

RUI RAMALHO # GALA DOS CAMPEÕES 2014

Teve lugar no passado Sábado, dia 31 de Janeiro, a Gala dos Campeões 2014. O evento decorreu na Exposalão Batalha, no Salão dos Campeões, no qual Rui Ramalho recebeu o Prémio de Vice-Campeão Nacional de Montanha 2014. (fotos em anexo)

 

PAULO RAMALHO # MEETING DO CARNAVAL - VIANA DO CASTELO

Paulo Ramalho participou no passado Domingo, ao volante do kart da sua Equipa, no Meeting do Carnaval do Kartódromo de Viana do Castelo. Com grande instabilidade das condições meteorológicas e com a pista sempre molhada o piloto do Porto fez o melhor que esteve ao seu alcance, obtendo no cômputo das 3 mangas de prova a 3ª posição. Mais importante do que o resultado, foi comprovar a recuperação da sua condição física e ganhar ritmo competitivo para a presente época desportiva. Paulo espera repetir a sua presença no Meeting da Primavera a 1 de Março, tendo esperança que nessa data as condições climatéricas possibilitem a utilização de pneus para seco – slicks – bastante mais exigentes fisicamente para testar a sua resistência física.

 

PAULO SILVA PODE FICAR COM O LEON DE TEIXEIRA

PAULO SILVA PODE FICAR COM LEON DE TEIXEIRA

 

 

Não está nada ainda confirmado, mas nos bastidores do Campeonato Nacional de Montanha tem-se comentado que Paulo Silva da PDAuto poderá vir a comprar o Seat Leon com que Joaquim Teixeira foi campeão por duas vezes.Sabemos que há negociações a decorrer, que tiveram o seu inicio recentemente, isso depois da equipe de mecânicos ver que o Seat Leon Copa, com que Paulo Silva bateu na Rampa da Penha 3, não tem arranjo, por isso o que irá restar do carro acidentado, será a recuperação de algumas peças, e pouco mais, pois tal como mostram as imagens o carro ficou em  muito mau estado.

 

Caso Paulo Silva compre este carro, a possibilidade de Joaquim Teixeira vir a comprar um Renault Mégande de troféu,para disputar o Campeonato Nacional de Montanhaps2 Copyps3 Copy começa a ganhar consistência.

 

PAULO SILVA RECEBEU PRÉMIO NA 2ª GALA DOS CAMPEÕES

 

PAULO SILVA RECEBEU PRÉMIO NA 2ª GALA DOS CAMPEÕES



Paulo Silva esteve no passado fim de semana na Batalha, na 2ª Gala dos Campeões, onde recebeu o seu prémio, por ter alcançado a 3ª posição em termos de categoria C 5 no Campeonato Nacional de Montanha, onde marcou presença ao volante do seu Seat Leon Copa. Depois de ter recebido o prémio o piloto da PDAuto, que esteve presente acompanhado da sua mulher Daniel Silva e dos filhos falou-nos um pouco “ é a primeira vez que recebo um prémio deste tipo, esta foi uma época para mim de aprendizagem a todos os níveis, pois não conhecia grande parte das rampas que fizeram parte do Campeonato, para além do Seat Leon, e a verdade é que aos poucos fui-me adaptando ao mesmo, e isso viu-se na minha evolução e nos tempos que fiz, a andar cada vez mais rápido”. Sobre a época em jeito de balanço” foi muito positiva sem dúvida alguma,  aprendi muito, evolui muito, só foi pena o acidente na ultima prova do calendário na Rampa da Penha 3, onde no meio de tudo aquilo tive muita sorte, pois poderia ter-me magoado muito mais, isso face à violência do acidente, mas graças a Deus foram apenas umas costelas danificadas quem obrigaram a uma intervenção cirúrgica, da qual me encontro ainda a recuperar, e em principio voltarei a envergar o capacete e o fato possivelmente só na Rampa da Falperra, pois deverá ser impossível, por ordem médica poder alinhar na jornada inaugural na Penha. Por isso agora o meu objectivo é recuperar o mais depressa possível, para depois poder voltar a competir de novo “, disse-nos.

 

PAULOSILVA1 CopyPAULOSILVA2 CopyPAULOSILVA3 Copypaulosilva5 CopyPAULOSILVA Copy

Fotos : Zoomotrsport e Gala dos Campeões

 

BOA OPORTUNIDADE DE COMPRA

TORRES RALLY TEAM TEM PARA VENDA

 

 

A Torres Rally Team tem para venda imediata este Norma M 20, que em 2014 participou no Campeoanto nacionald e Montanah com carlos Torres que venceu uam prova e Pedro castanon que venceu tres.O carro foi todo revisto, está pronto para correr, e dispõe de algum material supelente. Para mais informações por favor contactar 96 8036000normavence-se Copy

 

JOSÉ PEDRO GOMES AINDA NÃO DECIDIU

JOSÉ PEDRO GOMES AINDA NÃO DECIDIU

 

Tal como demos a noticia em primeira mão, José pedro Gomes ainda não decidiu se esta época para o Campeonato Nacional de Montanha troca o Ford Escort RS por um Mitsubishi.Por isso falamos com o piloto advogado que nois disse " não tenho nada ainda decidido, pois ainda estou á espera que a Federção Portuguesa de Automobilismo e Karting publkique64204 Copy os regulamentos, e só depois é ,que tomarei a decisão", disse-nos.

 

JOÃO GUIMARAES DE SEAT LEON

JOÃO GUIMARAES DE SEAT LEON

 

O piloto da Régua é outros do que aderiu a um Seat leon, com que irá participar no Campeonato Nacional de Montanha, issod epopis de ter já vendido o seu Peugeot 206 para fora de  Portugal.JOAO1 CopyJOAO2 Copy

 

JOAQUIM TEIXEIRA INDECISO

JOAQUIM TEIXEIRA INDECISO

 

O actual presidente da APPAN, que nas ultimas época term participado no Campeonato Nacional de MOntanha ao volante dum Seat Leon bCopa, poderá ter prespectivas para mudar de "montada" esta época, passando a tripular um Renault Mégnea de troféu, um carro com mais de 500 cv de potência.

 

Nada está ainda confirmado, pois o piloto de Murça, está ainda  reunir os apoiios necessários para concretizar este projecto.Renault Megane_Trophy_001_Copy

 

PRMINIRACING

 

NEWS PRMINIRACING

 

JANEIRO # 2015    

          

RUI RAMALHO # GALA DOS CAMPEÕES 2014   

 

0 Copy

No próximo Sábado, dia 31 de Janeiro, terá lugar a Gala dos Campeões 2014. Este evento terá lugar na Exposalão Batalha, no Salão dos Campeões, no qual Rui Ramalho marcará presença para receber o Prémio de Vice Campeão Nacional de Montanha 2014.

PAULO RAMALHO # MEETING DO CARNAVAL - VIANA DO CASTELO     

Paulo Ramalho tem vindo a realizar um completo programa de preparação física tendo em vista a sua plena recuperação após o episódio de saúde que durante todo o ano de 2014 o limitou fisicamente. Para se testar a si próprio, decidiu participar no Meeting do Carnaval do Kartódromo de Viana do Castelo que terá lugar no próximo Domingo, 1 de Fevereiro.

Para o efeito, Paulo utilizará o kart Monza/TM da sua equipa PRMiniracing Serviços de Engenharia.

CALENDÁRIO PROVISÓRIO #

CAMPEONATO PORTUGAL MONTANHA 2015

02 a 03 MAIO     RAMPA PENHA 1           

16 a 17 MAIO     RAMPA FALPERRA        

06 a 07 JUNHO  RAMPA SERRA DA ESTRELA      

04 a 05 JULHO   RAMPA PORCA DE MURÇA      

25 a 26 JULHO   RAMPA CAPITAL MÓVEL - PAÇOS FERREIRA    

05 a 06 SETEMBRO          RAMPA CARAMULO    

26 a 27 SETEMBRO          RAMPA PENHA 2           

10 a 11 OUTUBRO           A DESIGNAR    

 

PDA AUTO EM DIVERSAS FRENTES

 

RALI CAM FESTIVAL

 

PDA AUTO NO CAM RALI FESTIVAL



A PDA Auto vai ter á partida do Cam Rali Festival que vai para a estrada já este fim de semana, um Subaru Impreza conduzido por Daniela Silva, tendo ao lado Paulo Silva. Segundo Daniela Silva “ estou um pouco nervosa, vai ser a primeira vez que vou participar numa prova destas, levo o Paulo ao meu lado, na primeira prova que ele faz, após o acidente que teve no ano passado na Rampa da Penha”.

Em termos de objectivos , Daniela Silva, “sem papas na língua” quero lutar pela melhor posição á geral, e vencer entre as senhoras, esperando que tudo corra bem, e consiga adaptar-me bem ao carro, para assim poder tirar o maior partido do mesmo, e com isso alcançar um bom resultado, disse-nos”.

Já Paulo Silva acrescentaria “ para mim  vai ser uma nova experiencia, vamos lá ver como me irei sentir depois do que me aconteceu no ano passado, esta prova vai-me servir para aquilatar o meu estado, e agora só espero que nos corra tudo pelo melhor sem contratempos de ordem técnico, e que o Subaru corresponda, e com isso consigamos chegar anos nossos objectivos “,”acrescentou-nos.

 

 

 

PDA AUTO COM DOIS CARROS NO NACIONAL DE MONTANHA


FOX 2868_CopyFOX 2916_Copy

A PDA Auto irá alinhar nesta época no Campeonato Nacional de Montanha, dois carros, que irão fazer a totalidade das provas. Assim Paulo Silva irá continuar ao volante do Seat Leon Copa, e Daniela Silva ao volante dum Subaru Impreza.Segundo Paulo Silva, “ este é um novo projecto, que irei fazer com a Daniela que é minha mulher, eu irei continuar com o Seat Leon Copa, mas só irei alinhar em principio na Rampa da Falperra, está tudo dependente da minha recuperação depois do acidente do ano passado na Rampa da Penha. Em relação à Daniela, irá conduzir o Subaru Impreza, e o objectivo é ser a melhor senhora no Campeonato de Montanha”. Já Daniela adiantava “ é um desafio para mim, tudo é novidade para mim, sei que o Paulo vai-me dar as dicas mais importantes em cada rampa que iremos correr, agora só espero poder divertir-me o mais possível, e conseguir os meus objectivos, que é ser a melhor senhora em prova”-

 

BECO SPORT PODERÁ PARTICIPAR NA MONTANHA

BECO SPORT PODERÁ PARTICIPAR NA MONTANHA

 

 

Nada está ainda confirmado, mas certos rumores indicaram que a equipa da Beco Sport poderá participar no Campeonato Nacional de Montanha.Em contacto com o seu responsável, que nos começou logo por dizer "para já ainda não sei o que irei fazer, pois tenho de ver os apoios que consigo angariar, na realidasde tenho em projecto fazer alguns ralis, e o Campeonato Nacional de Clássicos, e agora a Montanha.Ainda não sei o que irei fazer, por isso acho prematuro avançar com alguma resposta, vamos ter de esperar mais  quatro, ou cinco semanas para ver o que irei fazer.De qualquer das maneiras, este próximo fim de semana irei particpar em mais uma edição BECO1 497x332 do CAM Festival com o meu BMW", disse-nos Arnaldo Marques.

 

MAIS UM SEAT LEON EUROCUP NO NACIONAL DE MONTANHA

 

MAIS UM SEAT LEONJ EUROCUP NO NACIONAL DE MONTANHA

 

 

Mais um Seat leon de ultima geração virá para Portugal para o Nacional de Montanha, pelas mãos de Nelson Filipe Brites ( Nekas Biltes A + PRT).Segundo o mpiloto de Matosinhos, " o carro encontra-.se na Holanda, oinde tem corrida, virá para Portugal para a Rampa da falperra, mas neste momento estou à procura de mais apoios, que me permitam alinhar em mais provas do Campeonato Nacionald e Montanha", disse-nos em primeira mão.1417716799233 CopyIMG 9399838649029_CopyIMG 9414496130246_CopySeat Leon_Cup_00_CopySeat Leon_Cup_02_Copy

 

NOVA EQUIPA DE MONTANHA NASCE EM BRAGA

NOVA EQUIPA PARA O NACIONAL DEJC1 CopyJC2 CopyJC3 CopyJC4 Copy MONTANHA NASCE EM BRAGA

 

 

Com apenas um mês de existencia, será em Fevereiro que vai ser apresentada uma nova equipa que irá participar no Campeonato Nacional de Montanha, e irá congregar dois pilotos que no ano passado participaram nesta competição, que de ano para ano tem grajeado enorme popularidade.

 

 

Assim Ricardo Gomes e José Correia uniram esforços e criaram uma nova equipa que irá colocar no Campeonato Nacional de MOntanha, dois Seat Leon.Sobre estes dois novos carros, José Correia adquiriu em finais de NOvembro passado um Seat Leon Eurocup, de ultima geração, um carro com zero quilómetros, com o qual o piloto já fez um testes no circuito Vasco Sameiro, estando o carro nesta fase a ser decorado.Por outro lado, Ricardo Gomes terá outro Seat Leon Copa de geração anterior.

 

Sobre este novo projecto, José Correia está neste momento ausente de Portugal numa viajem de negócios pelo Brasil e Angola, no entanto Ricarrdo Gomes falou-nos como surgui isto " vem tuido na sequencia do que se passou no ano passado, desta feita com mais responsabilidades, pois tanto eu como o José Correia já conhecemos as rampas mais ou menos, por isso agora a nossa aposta irá ser maior.O José Correia já tem o Leon Eurocup, creio que é o primeiro a chegar a Portugal para competir, e eu um Seat Leon Copa de geração anterior.Para além disso vamos passar a dispor dum camião de transporte para os carros, que irá funcionar como oficina.Este camião TIR, está a ser transformado e pintado, pois no passado foi pertença da equipa da Aurora, que como todos se recordam fez correr em Portugal o Ferrari 458 da Ray.Por só poder transportar dois carros, está agora a ser transformdoa para transportar quatro carros".

 

Mais um dersafio pela frente para Ricardo Gomes, " é um facto, a vida é assim mesmo, se quisermos algo, temos de ir à luta e é esse o meu lema, por isso estou a prever que o Campeonato de Montanha irá ser muito renhido, pelos menos sei da vinda de mais carros para a catefgoria 1, por isso estou a prever que cada proricaerdogomes Copyva irá ser disputada ao milésimo de segundo, mas é bom que assim seja, pois assim aumenta a adrenalina na luta pelos melhores resultados", disse-nos.

 

A esteia desta equipa está prevista para a Rampa da Penha 1, estando a assistência dos Seat a cargo da Vettra MOtorsport.

 

NOVA EQUIPA DE MONTANHA NASCE EM BRAGA

NOVA EQUIPA PARA O NACIONAL DEJC1 CopyJC2 CopyJC3 CopyJC4 Copy MONTANHA NASCE EM BRAGA

 

 

Com apenas um mês de existencia, será em Fevereiro que vai ser apresentada uma nova equipa que irá participar no Campeonato Nacional de Montanha, e irá congregar dois pilotos que no ano passado participaram nesta competição, que de ano para ano tem grajeado enorme popularidade.

 

 

Assim Ricardo Gomes e José Correia uniram esforços e criaram uma nova equipa que irá colocar no Campeonato Nacional de MOntanha, dois Seat Leon.Sobre estes dois novos carros, José Correia adquiriu em finais de NOvembro passado um Seat Leon Eurocup, de ultima geração, um carro com zero quilómetros, com o qual o piloto já fez um testes no circuito Vasco Sameiro, estando o carro nesta fase a ser decorado.Por outro lado, Ricardo Gomes terá outro Seat Leon Copa de geração anterior.

 

Sobre este novo projecto, José Correia está neste momento ausente de Portugal numa viajem de negócios pelo Brasil e Angola, no entanto Ricarrdo Gomes falou-nos como surgui isto " vem tuido na sequencia do que se passou no ano passado, desta feita com mais responsabilidades, pois tanto eu como o José Correia já conhecemos as rampas mais ou menos, por isso agora a nossa aposta irá ser maior.O José Correia já tem o Leon Eurocup, creio que é o primeiro a chegar a Portugal para competir, e eu um Seat Leon Copa de geração anterior.Para além disso vamos passar a dispor dum camião de transporte para os carros, que irá funcionar como oficina.Este camião TIR, está a ser transformado e pintado, pois no passado foi pertença da equipa da Aurora, que como todos se recordam fez correr em Portugal o Ferrari 458 da Ray.Por só poder transportar dois carros, está agora a ser transformdoa para transportar quatro carros".

 

Mais um dersafio pela frente para Ricardo Gomes, " é um facto, a vida é assim mesmo, se quisermos algo, temos de ir à luta e é esse o meu lema, por isso estou a prever que o Campeonato de Montanha irá ser muito renhido, pelos menos sei da vinda de mais carros para a catefgoria 1, por isso estou a prever que cada proricaerdogomes Copyva irá ser disputada ao milésimo de segundo, mas é bom que assim seja, pois assim aumenta a adrenalina na luta pelos melhores resultados", disse-nos.

 

A esteia desta equipa está prevista para a Rampa da Penha 1, estando a assistência dos Seat a cargo da Vettra MOtorsport.

 

APPAM SÓ QUER OITO PROVAS

APPAM SÓ QUER OITO PROVAS

 

 

 A APPAM só quer que o Campeonato Nacional de Montanha tenha esta época oito provas e não novo como a entidade federativa pretende.Segundo Joaquim Teixeira " tendo em conta os custos, entendemos que os mesmos devem ser controlados, por isso não há necessidade de haver mais uma prova no calendário, o ikdeal serão oito provas, e é isso que nós pretendemos, nada mais".

 

Para já estão confirmadas duas passagens pela Rampa da Penha - Guimarães , Falperra - Braga, Murça, Caramulo, Paços de Ferreira, Serra da Estrela e mais uma a ser confirmada.Segundo Joaquim Teixeira " falou-se na rampa da Arrábida, mas não tem as minimas condições de segurança, fala-se numa rampa em Santa Marta de Penaguião, e penso que será esta a ter as condições ideiais.No entanto já ouvi falar de mais uma rampa na serra de Santo Tirso, na qual, por aquilo que me foi transmitido em termos de segurança não reune as condições minimas de segurança, algo semelhante ao que se passa na rampa da Arrábida. Por isso na óptica da APPAM, para juntarappam Copy às sete rampas já confirmadas, há agora que juntar a de Santa Marta de Penaguião, ficando assim o calendário completo, pois é essa a pretensaão da APPAM, que como é lógico gostavamos de ver aprovado pela Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting", disse-nos.

 

APPAM SÓ QUER OITO PROVAS

APPAM SÓ QUER OITO PROVAS

 

 

 A APPAM só quer que o Campeonato Nacional de Montanha tenha esta época oito provas e não novo como a entidade federativa pretende.Segundo Joaquim Teixeira " tendo em conta os custos, entendemos que os mesmos devem ser controlados, por isso não há necessidade de haver mais uma prova no calendário, o ideal serão oito provas, e é isso que nós pretendemos, nada mais".

 

Para já estão confirmadas duas passagens pela Rampa da Penha - Guimarães , uma passagem pela  Falperra - Braga, Murça, Caramulo, Paços de Ferreira, Serra da Estrela e mais uma prova a ser confirmada.Segundo Joaquim Teixeira " falou-se na rampa da Arrábida, mas não tem as minimas condições de segurança, fala-se numa rampa em Santa Marta de Penaguião, e penso que será esta a ter as condições ideiais.No entanto já ouvi falar de mais uma rampa na serra de Santo Tirso, na qual, por aquilo que me foi transmitido em termos de segurança não reune as condições minimas de segurança, algo semelhante ao que se passa na rampa da Arrábida. Por isso na óptica da APPAM, para juntarappam Copy às sete rampas já confirmadas, há agora que juntar a de Santa Marta de Penaguião, ficando assim o calendário completo, pois é essa a pretensaão da APPAM, que como é lógico gostavamos de ver aprovado pela Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting", disse-nos.

 

MARTINE PEREIRA CONFIRMA PARTICIPAÇÃO NO NACIONAL DE MONTANHA

 

CAMPEONATO NACIONAL DE MONTANHA 2015

 

MARTINE PEREIRA CONFIRMA PARTICIPAÇÃO NO CAMPEONATO NACIONAL DE MONTANHA

 

Martine Pereira tem já definido o que irá ser o Campeonato Nacional de Montanha, na qual o piloto irá regressar com o Lola T 70, depois de ter feito as duas épocas anteriores ao volante dos seus Alfa Romeo. Segundo Martine Pereira “ sempre gostei deste Lola, por isso nos finais do ano passado comecei a restaurar o mesmo, comprei um novo motor, e o carro foi todo revisto. Neste momento este trabalho já está efectuado, vamos começar a colocar a carroçaria, sendo a decoração uma surpresa, depois poderão ver a mesma na primeira prova do Campeonato “

A escolha do Lola T 70, segundo Martine Pereira teve uma razão forte” sempre gostei deste carro, e estava na altura de o recuperar, depois das épocas com os Alfa Romeo, e o meu objectivo é andar o mais possível, de forma a poder lutar pelos lugares da frente”

 

Participação em provas de velocidade para já está fora de questão como nos confirmou “ não há budget para tudo, por isso em principio é para ficar pelo Campeonato Nacional de Montanha”



RESTANTES CARROS NO MUSEU AUTOMÓVEL DE VILA NOVA DE FAMALICÃO


martine1 Copymartine2 Copymartine3 Copymartine4 Copymartine5 Copymartine6 Copymartine7 Copy

Os restantes carros que Martine Pereira correu em anos anteriores, o Porsche GT 4, Renault S 2000, Riley, e os Alfa Romeo 156 WTCC e 147, estão todos expostos no novo museu automóvel de Vila Nova de Famalicão, na qual nos explicou esta sua participação” em vez de ter os carros guardados na garagem, porque não expor num lugar público, onde todas as pessoas os poderão  ver mais de perto, alguns destes carros exemplares únicos em Portugal, e verdadeiros carros de competição”

 

PAULO SILVA SÓ REGRESSA NA FALPERRA

PAULO SILVA SÓ REGRESSA NO NACIONAL DE MONTANHA

 

Depois do grave acidente ocorrido na Rampoa da Penha 3, para 2015, Paulo Silva irá continuar no Campeonato Nacional de Montanha, estando o seu regresso agendado para a Rampa da Falperra.Segundo o piloto da PDA Auto, " os problemas de saude não me permitem participar logo na Rampa da Penha, e mesmo assim a minha participação na rampa da da Falperra poderá ser tagencial, espero até lá conseguiir melhor o meu estado de saúde para mais uma época ".Quanto ao carro ainda nada se sabe " isso ainda está por decidir, se será o mesmo carro, e uma carroçaria nova, creio que só para Fevereiro tomaremos a decisão definitiva".ps1 Copyps2 Copyps3 Copyps4 Copy

 

JOAQUIM RINO CONTINUA A AGUARDAR

JOAQUIM RINO CONTINUA A AGUARDAR RESPOSTA DA DEMOPORTO

 

 

Depois do incêncio ocorrido no BRC na  derradeira rampa da Penha em Guimarães, , ultima prova a contar para o Campeonato Nacional de Montanha, a Demoporto abriu um inquérito p'ara apurar as causas do acidente  que vitimou o carro de RINO1 CopyRINO2 CopyRINO3 CopyRINO4 Copy Joaquim Rino.Segundo o piloto da Batalha " estou surpreso, pois nesse fim de semana maldito, a organização informou-me que iria ser feita uma comissão de inquérito, e que num espaço dum mês, iria receber uma resposta com as conclusões.Acontece que até hoje nada recebi, e mais nem sequer vi qualquer tipo de informação sobre tudo isto na imprensa, o que me deixa muito surprendido.Por isso vou esperar mais uns dias, e caso não receba nenhuma informação, irei falar com o meu advogado, para depois começar a apurar responsabilidades sobre tudo isto junto da entidade organizadora, pois há uns tempos que estou à espera, e não recebo qualquer satisfação sobre o que se passou ", disse-nos.

 

JOANA BARBOSA DEVERÁ CONTINUAR NA MONTANHA

JOANA BARBOSA DEVERÁ CONTINUAR NO NACIONAL DE MONTANHA

 

Tudo indica que Joaana Barbosa em 2015, faça toda a época do Campeonato Nacional de Montanha, como nos confirmou " para já todos os projectos apontam nesse sentido, para fazer todas as provas do calendário do Nacional de Montanha, em principio será de novo com o Fiat Abarth 500".Neste momento ainda é cedo para poder confirmar isto na integralidade, pois ainda estamos em conversações com patrocionadores, e há ainda algumas decisões a serem tomadas em breve"JO1 CopyJO2 CopyJO3 Copy, , disse-nos.

 

PEDRO CASTANON PODERÁ VOLTAR AO NACIONAL DE MONTANHA

PEDRO CASTANON PODERÁ VOLTAR AO NACIONAL DE MONTANHA

 

O piloto que obteve o titulo de campeão de Montanha, poderá em 2015 voltar a participar nesta competição.Segundo Pedro ~CCastanonPreCaramulo Copyastanon " gostava de voltar, neste momento estou em conversações com potenciais patrocionadores portugeses e espanhóis, para conseguir obter a verba.Confesso que gostava de fazer um campeonato de pista, mas aí os custos são bem mais elevados, "disse-nos.Sobre o carro a utilizar" em 2014, estive com a Comval Rcaing, gostava de continuar em 2015, sei que o Juno em que corri foi vendido, mas sei que já têm encomendado um carro novo Juno  de ultima geração, se tudo se conjugar seria fabuloso, mas vamos ter de esperar um pouco amis" disse-nos.

 

NACIONAL DE MONTANHA PODE AUMENTAR NUMERO DE PROVAS

CAMPEONATO NACIONAL DE MONTANHA PODE TER NOVE PROVAS

 

Pelos vistos o Campeonato nacional de MoFotos-Apresentao-Campeonato-Nacional-Montanha-2014-Galarias-Porto Copyntanha poderá engordar em numero de provas, pois para além das seis já confirmadas poderão surgir mais três, das quais a Demoporto, que quer levar a efieto uma sdegunda passagem pela Rampa da penha em Guim,arães, a ter lugar entre 26 e 27 de Setembro.Assim ficam duas provas por confirmar e por aquilo que apuramos há diversas candidaturas, que poderá ser uma nova prova em Trás-os-Montes, utilizando para tal uma parte duma rampa utilizada há duas d´+ecadas atrás, Setubal, Figueiró dos Vinhos, ou mesmo Cerveira(esta ultima com menos possib ilidades).Assim o 2015 prefigura-se brilhante para os participantes ao Nacional de MOntanha.

 

NACIONAL DE MONTANHA PODE AUMENTAR NUMERO DE PROVAS

CAMPEONATO NACIONAL DE MONTANHA PODE TER NOVE PROVAS

 

Pelos vistos o Campeonato nacional de MoFotos-Apresentao-Campeonato-Nacional-Montanha-2014-Galarias-Porto Copyntanha poderá engordar em numero de provas, pois para além das seis já confirmadas poderão surgir mais três, das quais a Demoporto, que quer levar a efeito uma segunda passagem pela Rampa da Penha em Guimarães, a ter lugar entre 26 e 27 de Setembro.Assim ficam duas provas por confirmar e por aquilo que apuramos há diversas candidaturas, que poderá ser uma nova prova em Trás-os-Montes, utilizando para tal uma parte duma rampa utilizada há duas decadas atrás, Setubal, Figueiró dos Vinhos, ou mesmo Cerveira(esta ultima com menos possib ilidades).Assim o 2015 prefigura-se brilhante para os participantes ao Nacional de MOntanha.

 

DOMINGOS FERNANDES COM ÉPOCA QUASE ASSEGURADA

DOMINGOS FERNANDES COM ÉPOCA QUASE ASSEGURADA

 

Pelos vistos Domingos Fernandes tem quase já assegurada a sua época de 2015, pois segundo o piloto de Armamar" irei continuar em 2015 com o Autobianchi A 112, que começará a ser avo de grande revisão  a partir de incios de Janeiro, e em termos de apoios, teno quase tudo assegurado, embora ainda falte a resposta de dois potenciais patrocionaodres, que caso me dêm uma resposta positiva, me irá permitir fazer o Campeonato Nacional de Montanha na integralidade ", disse-nos.dom4 Copy

 

NACIONAL DE MONTANHA JÁ TEM CALENDÁRIO

NACIONAL DE MONTANHA JÁ TEM CALENDÁRIO

 

Apenas cinco provas estão asseguradas para o calendáriod e 2015, e são as seguintes :

 

2-3 Maio - Rampa da Penha - Guimarães

 

16 -17 Maio - rampa da Falperra - Braga

 

6- 7 JUnho - Rampa Serra da EStrela

 

4 - 5 JUlho - Rampa de Murça - Murça

 

25 - 26 Julho - Rampa Capital do Móvel - Paços de Ferreira

 

5 -6 Setembro - Rampa do Caramulo

 

Falta apenas concretizar mais duas rampas, mas nos bastidores fala-se coim uma certa insistencia da bonita Rampa da Arrábida em Setubal, assim como a Rampa Figueiró dos Vinhos.vamos ter esperar, também se fala no regresso de Cerveira e Porto de Mós.FOX 1232_Copy

 

 

 

RAMPA DA COVILHÁ FORA DE PROVAS DO EURIOPEU

RAMPA DA COVILHÃ FORA DE PROVAS DO EUROPEU

 

Tendo feito parte do calendário do Europeu de Montanha, para 2015, esta rampa apenas integrará o calendário do Nacional de mOntanha, tendo data marcada para 6 e 7 de JUnho.FOX 3506_Copy

 

RAMPA DA FALPERRA CONTINUA NO EUROPEU

RAMPA DA FALPERRA CONTINUA NO EUROPEU

 

Está já confirmado, a Rampa da falperra em 2015, fará parte do calendário do Campeonato da Europa de MOntanha, algo que já tem sucedido há uns anos a estar parte.A Copy

 

IRMÃOS RAMALHO APOSTAM EM FORÇA EM 2015

IRMÃOS RAMALHO APOSTAM EM FORÇA EM 2015

 

Em 2015, a equipa da PRMiniracing, dos irmãos Ramalho vai aposta a sério no campeonato Nacional de Montanha.Assim a equipa do Porto irá alinhar com dois Junos equipados com as ultimas evoluções, que serão conduzidos por Paulo e Rui Ramalho, que têm como objectivo a obtenção do maior numero de vitórias, nas diferentes provas que fazem parte do Campeonato Nacional de Montanha.FOX 1538_Copy

 

CARLOS TORRES PLANEIA 2015

CARLOS TORRES PLANEIA 2015

 

 

Depois de ter participado em 2014 em algumas provas do Campeonato Nacional de Montanha, em que acabou por vencer a Rampa do Caramulo, eis que Carlos Torres quer fazer a época de 2015 completa ao volante do seui Norma.Sobre o projecto, o piloto residente em Aveiro disse-nos " neste momento estou em contacto com os meus patrocionaodres, pois em 2015, gostaria de poder alinhar em todas as provas do calendário com o meu Norma, tendo com objectivo lutar pela vitópria em cada uma das provas, mas vamos lá ver como é que vai correr esta angariação de apoios por parte da Torres Rally Team", disse-nos.FOX 3512_CopyFOX 3512_CopyFOX 3513_CopyFOX 3516_CopyFOX 3517_CopyFOX 3518_Copy

 

JUNO CAMPEÃO FOI VENDIDO

JUNO CAMPEÃO FOI VENDIDO

 

O JUno que levou o piloto espanhol Pedro Castanon ao título de Campeão de MOntanha este ano, deixou Portugal há duas semanas em direcção à Estónio onde irá continuar a sua carreira.Segundo NUno Magalhães, um dos sócios gerentes da Comval Racinga" este chassi já cá estava em Portugal há três anos, e para nós estava a tiornar-se um bocado obsoletio, embora o Pedro Castanon tivesse montado no carro os ultimos up-grades.Surgui uma oportunidade de negócio, e não quir perder, por isso vendemos o carro".Mas perantee ste cenário, a Comval Racing, não tem nenhuma barcheta para correr, o que logo rematou " não tem, mas vai ter pois já encomendamos um Juno S 13, que é o ultimo modelo que o construtor iglês concebeu, e tudo indica que para Março do próximo ano o carro já cá esteja, embora ainda não sabemos qual ira ser a categoria em que vai participar, temos já pilotos interessados, em breve iremos começar a estudar as propostas, para vermos qual a melhor forma de rentabilizar este novo chássi", disse-nos.FOX 3322_Copy

 

EDGAR REIS COMPROU SEAT LEON

EDAGR REIS COMPROU SEAT LEON

 

Depois de duas épocas ao volante do Renault Clio S 2000, Edgar Reis para 2015, já adquiru um Seat Leon Copa, com que irá paerticipar no Campeonato Nacional de MOntanha, sendo assim amis um maquinão para esta comeptição que para o ano promete.ed1 Copyedgar-reis-falperra em-ttverde_Copy

 

PAULO SILVA IMOBILIZADO MAIS SEIS MESES

PAULO SILVA IMOBILIZADO MAIS SEIS MESES

 

Depois do grave acidente que foi alvo na Rampa da penha 3, falamos hoje com Paulo Silva para saber o seu estado, o que logo retorquiu " estou a recuperar lentamente, mas o meu médico disse-me há dias que hnão poderei competir nos próximos seis meses, o que me vem estragara a vida desprotiva, pois tentarei fazer todos os esforços para poder estar presente na Rampa da Falperra".Sobre o estado do Seat leon" ficou muito estragada, é bem provável que và comprar outro Leon Copa, pois os custos para recuperação do acidentado são muito elevado e não conpensa", disse-nos.PAULOSILVA1 Copypaulosilva2 Copy

 

JOSÉ PEDRO GOMES PDOERÁ MUDAR DE CATEGORI

JOSÉ PEDRO GOMES PODERÁ MUDAR DE CATEGORIA

 

Depois de dois titulos de campeão ao volante do Ford Escort inscrito na categoria de clássicos, no Campeonato Nacional de MOntanha, para 2015, José Pedro Gomes gostaria de trocar de categoria, como nos explicou " é verdade, mas para mudar de categoria, tenho de ter os apoios necessários.Neste momento estou em conversações com os meus patrocionadores, ainda não tenho respostas, só depois disso é que tomarei uma decsião final".Sobre a máquina a escolher acrescentou-nos " tenho diversos carros em mente, mas gostava de poder correr num 4x4, mas tudo depende dos apoios que tiver.Em uNunOrganistA I-9_Copyltimo caso posso manter o Escort, que esta época deu-me mais uma alegria".

 

Foto : Nuno Organista - www.velocidadeonline.com

 

JOÃO GUIMARÃES TROCA DE MONTADA?

JOÃO GUIMARÃES TROCA DE MONTADA?

 

DEpois de três época no Campeonato Nacional de MOntanha, ao volante do Peugeot 206, eis que João Guimarães se preparaa para mudar de carro.Para já não se sabe qual a escolha, mas recorde-se que a familia GuimarãesJG1 Copy, tem na garagem um Mazda MX 5 com que o seu irmão Nuno participou há dois anos.Sobre o Peugeot 206, o piloto médico da Régua tem o carro á venda em sites internacioais.

 

MARTINE PEREIRA EXPÕE ALFA EX-WTCC

MARTINE PEREIRA EXPÕE ALFA 156 EX WTCC

 

Martine Pereira tem exposto o seu Alfa Romeo 156, ex wtcc, no novo museu automóvel situado nos arredores de Vila NOva de Famalicão.Este carro muito bonito, poderá ser assim um novo atractivo para quem visita este novo espaço, que passa a dispôr de peças de colecção bem interessantes.De referir que este Alfa Romeo 156, participou em aolgumas provas do Campeonato de Montanha, onde lutou pelos lugares da frente em termos de categoria 1.MARTIENEXPOEALFA CopyMARTINEEXPOEALFA2 Copy

 

LOLA DE MARTINE PEREIRA ALVO DE PROFUNDA REVISÃO

LOLA T 70 DE MARTINE PEREIRA ALVO DE PROFUNDA REVISÃO

 

O LOla T 70 de Martine Pereira depois de ter recebido um novo motor oriundo dos Estados Unidos, está a ser alvo duma profunda revisão, conforme imagens enexas.É bem provável que em 2015, o Lola T 70 apareça no Campeonato Nacionald e Montanha, mas para já ainda não confirmação nenhumaEsta revisão está a ser efectuada nas instalações da A.Miranda..LOLAMARTINE1 CopyLOLAMARTINE2 Copy

 

AMNSPORT E ANTÓNIO NOGUEIRA DEFINEM ÉPOCA 2015

 

 

AMN SPORT E ANTÓNIO NOGUEIRA DEFINEM ÉPOCA DE 2015



NOG1NOG2NOG4NOG5

A equipa da AMN Sport e António Nogueira tem quase tudo definido para a época de 2015, pois segundo o piloto da Régua “ a época de 2015 será muito semelhante ao que foi a de 2014, isto é, irei participar de novo no Campeonato Nacional de Montanha, com o Porsche GT 2, embora  possa utilizar o GT 3 R, mas  isso poderá depender de vários factores. Em relação ao Porsche GT 3  R branco, irei participar em algumas provas do Campeonato Nacional de Velocidade, como já o fiz este ano. Depois e isso dependendo do meu tempo poderei participar em algumas provas do GT Open, tudo isto em parceria com o meu colega de equipa António Coimbra. Nos clássicos o Ford Capri poderá fazer  algumas aparições, e nesta fase estamos a planear a participação do meu sobrinho em algumas provas de Montanha, mas só lá para finais de Janeiro teremos isso mais delineado”, disse-nos.

Sobre a época que passou fez-nos um balanço” foi o que foi possível, fizemos os melhores resultados possíveis, foi uma época positiva com mais uma série de vitórias em provas e mais um titulo. Não foi possível fazer mais , pois motivado por novos projectos profissionais não o permitiram. Tenho muita pena, que muitos dos GT que haviam em Portugal estejam, parados, a FPAK, deveria motivar pilotos e equipas para trazerem esses carros de novo para as pistas”

 

NACIONAL DE MONTANHA VALE MILHÕES

 

Estudo de retorno de media desenvolvido pela Netpress/Manchete  avalia em € 2.850.782,32 a campanha desenvolvida durante o Campeonato Nacional de Montanha (CNM).

 

Colocado de uma forma simples: se a exposição que o CNM teve durante a época, que decorreu de Abril a Outubro, fosse paga teriam sido desembolsados mais de 2,8 milhões de Euros.

“Quando desenvolvemos o plano de comunicação para o Campeonato de Montanha, pensámo-lo com o objectivo de triplicar o retorno da época passada. Sensivelmente a meio da época compreendemos que esse objectivo estava superado e esperávamos com ansiedade os resultados do nosso desempenho, que foram francamente positivos.” Confessa Pedro Gil de Vasconcelos,FOX 3144_Copy

Para estes números contribuiu a elevada exposição que o CNM conseguiu: “Pretendemos consolidar a nossa posição nos órgãos de comunicação social que normalmente acompanham este campeonato, mas pretendemos também conquistar espaço em outros, em que normalmente não estaríamos presentes. Para isso foi fundamental a presença dos nossos convidados, a produção de um programa de televisão unicamente destinado à Montanha e os protocolos desenvolvidos com cadeias de televisão espanholas, que deram um grande relevo ao CNM, por força do desempenho de Pedro Castañon”. Rematou o Gerente da Completa Mente, Lda.

Recorde-se que Pedro Castañon foi o vencedor do Campeonato Nacional de Montanha 2014. 
 

MARTINE PEREIRA PODERÁ VOLTAR AO LOLA EM 2015

MARTINE PEREIRA PODERÁ VOLTAR AO LOLA EM 2015

 

Nada está ainda confirmado oficialemnte, mas tudo indica que em 2015, Martine Pereira possa participar de novo no Campeonato Nacionald e Montanha ao volante do seu bonito Lola T 70, com as côres da Gulf.De rewferir que Martine Pereira recebeu esta semana o novo motor que irá equipar este carro, podendo em breve começar a fazer testes e a rodagem do mesmo.MOTORCHEVY-LOLAMARTINE Copy

 

DECISOES DO CAMPEONATO FIA DE MONTANHA

 

As decisões do Conselho Mundial em relação Hill Climb
.


Na sua reunião em Doha, o Conselho Mundial da FIA tomou as seguintes decisões no que diz respeito à disciplina Subida Hill.
.

.


NEWS photo_credit_R._Danby_Copy
.


 
.

The Climb FIA Colina Campeonato Europeu vai começar de novo em 2015, na mesma base como em 2014. Seu calendário inclui 12 competições, prevista na mesma ordem que em 2014, a única variação vindo de Itália, com a substituição da Coppa Teodori em Ascoli por Trento-Bondone. O Sporting e regulamentos técnicos permanecem praticamente inalteradas. A única modificação diz respeito à atribuição de pontos: agora é suficiente para cada grupo para incluir um mínimo de três entradas (em vez de cinco) para os pontos completos a celebrar; na falta deste, a atribuição de pontos é reduzido em 50%.

Os regulamentos da FIA Internacional Hill Climb Cup seguir este mesmo princípio. Além disso, eles adotam a mesma escala de pontos como no Campeonato da Europa (escala de 25-1 em vez de 20 a 1).

Embora sua organização foi um grande sucesso em outubro, a FIA Hill Climb Mestres terá sua segunda edição em 2016, a decisão de mantê-los a cada dois anos de ter sido validada pelo Conselho Mundial de Automobilismo.

Paul Gutjahr da Suíça e Stan Minarik da República Checa foram reconduzidos nos seus respectivos papéis como Presidente e Vice-Presidente da FIA Hill Climb Comissão para o próximo ano. Os outros países representados nesta comissão são a Itália, França, Alemanha, Portugal, Grã-Bretanha, Polônia, Croácia, Eslováquia, Eslovénia, Luxemburgo, Áustria, Marrocos e Líbano.


Para acessar os regulamentos desportivos do 2015 FIA Colina Europeia Subida Championship, clique aqui.

Para acessar os regulamentos desportivos do 2015 FIA Internacional Hill Climb Cup, clique aqui.

Campeonato Subida FIA Colina Europeia

10-12 / 04 St Jean du Gard Col St Pierre (FRA)
  24-26 / 04 Grosser Bergpreis von Österreich, Rechberg (AUT)
  08-10 / 05 XLIV Subida Internacional al Fito (ESP)
  15-17 / 05 36ª Rampa Internacional da Falperra (PRT)
  06-07 / 06 Ecce Homo Sternberk (CZE)
  19-21 / 06 Limanowa (POL)
  04-05 / 07 de 65 ° Trento-Bondone (ITA)
  18-19 / 07 Dobsinsky kopec (SVK)
  24-26 / 07 ADAC Glasbachrennen (DEU)
  15-16 / 08 St. Ursanne - Les Rangiers (CHE)
  28-30 / 08 GHD Petrol Ilirska Bistrica (SVN)
  19-20 / 09 34. Buzetski dani (VFC)


FIA Colina Internacional Cup Escalada

25-26 / 04 Subida à Ubrique (ESP)
  08-10 / 05 Zaluz (POL)
  15-17 / 05 46 ° Verzegnis Sella Chianzutan (ITA) *
  29-31 / 05 Moris Cup Jahodná (SVK)
  19-21 / 06 GHD Gorjanci (SVN)
  26-28 / 06 54 ° Coppa Paolino Teodori (ITA) *
  17-19 / 07 53 ° Rieti Terminillo-51 ° Coppa de Bruno Carotti (ITA) *
  24-26 / 07 de 43 ° Pieve Santo Stefano-Passo dello Spino (ITA) *
  31 / 07-02 / 08 Osnabrücker ADAC Bergrennen (DEU)
  07-09 / 08 GHD Lucine (SVN)
  11-13 / 09 de 45 ° Trofeo Valle Camonica (ITA) *
  25-27 / 09 Sankt Agatha (AUT)
  02-04 / 10 ADAC Bergrennen Mickhausen (DEU)

* Sujeito a confirmação por parte da ASN

 

PAULO SILVA CONTINUA RECUPERAÇÃO

PAULO SILVA CONTINUA RECUPERAÇÃO

 

Depois do grave acidente de que foi protagonista na derradeira prova do Nacional de Montanha, a Rampa da Penha 3, onde Paulo  Silva teve um violento despiste ao volante do Seat Leon, tivemos oportunidade visitar o piloto de Braga no seu local de trabalho, a PDAuto, onde nos falou de todo este processo" aos poucos estou a recuperar, agora venho aqui ao escritório uma, ou duas horas por dia, ainda não posso conduzir, mas estou a recuperar bem".Sobre o seu acidentado Leon " já começamos a semana passsada a desmontar o carro por completo, para já  o que posso afirmar, é que o chassi está bom, mas possivelmente devo ter de comprar uma crroçaria nova, pois a que estava está em péssimo estado, mas só dentro duma semana é que terei todas as certezas, e depois logo veremos se mantemos este carro, pois já pensei em adquirir outro, mas vamos ter de esperar mais uns dias para podermos tirar todas as conclusões de forma segura ".Sobre a época de 2015 adiantou-nos " ire participar de novoFOX 0967_Copy no Campeonato Nacional de Montanha, que espero que me corra muito melhor, de preferencia sem incidentes...."

 

EXCELENTE OPORTUNIDADE PARA CORRER

EXCELENTE OPOIRTUNIDADE PARA CORRER

 

 

Ricardo Gomes, que esta época participou no Campeonato Nacional de Montanha ao volate dum Seat leon Copa, tem para venda, revisto e pronto a correr, por 16.000 euros.De referir que este carro é de fábrica, foi construido em 2005, e dispõe de algum material supelente.Para mais informações por favor contactar : 91 3599909RIC1 CopyRIC2 Copy

 

MARTINSSPEED NA TVI

MARTINSSPEED NA TVI

 

Foi no passado domingo que a TVI no seu programa da tarde, esteve em Vila Real, e a Martins Speed, teve exposto por detrás do palco algumas das suas viaturas, nomeadamente os dois Seat Leon de Joaquim texeira e Luis NUnes, o Ford EScort entre outros.

 

POr outro lado a equipa de TRás-os-Montes adquriu o Fórmula Ford com que Gonçalo Inácio correu esta época nos Single Seaters, onde ganhou algumas não sendo campeão por uma margem pontual pequena.martinsspedcarrodegoncalo Copy

 

PUMBA...JÁ ESTÁ

CAMPEONATO NACIONAL DE MONTANHA

 

 

PUMBA...JÁ ESTÁ

 

 

Pequeno grupo de imagens não muito nitidas, colhidas na famosa curva do Tanque na derradeira rampa da Penha 3, na qual um BMW dum concorrente, acabou por ter "um encontro imediato" com os rails de protecção.

 

Fotos de JOão Raposo - www.velocidadeonline.comFOX 1354_CopyFOX 1355_CopyFOX 1356_CopyFOX 1357_CopyFOX 1358_Copy

 

MARTINE PEREIRA DE PORSCHE?

MARTINE PEREIRA DE PORSCHE?

 

O piloto de Vila NOva de Famalicão tem ainda em sua posse um Porche GT 4, que possivelmente em 2015 poderá utilizar o mesmo no Nacional de Montanha.Nada está anunciado oficialmente, mas recorde-se que esta época1782060 1517099888540459_8993973811016358564_n_Copy que passou Martine Pereira utilizou ao longo da época os seus Alfa Romeo 147 e 156.

 

ENTREGA DE PRÉMIOS CAMPEONATO EUROPA DE MONTANHA

 

FIA Monte Campeões Escalar sob os holofotes na Áustria
 
Hill Climb: Os vencedores das edições 2014 do FIA Monte Europeia Suba Championship ea FIA Internacional Hill Climb Cup foram homenageados neste sábado 8 novembro em Fladnitz, na Áustria.
 
Se é verdade que o berço da Colina Europeia Suba Championship, os arredores do famoso Rechbergrennen, não atraiu os 25 mil espectadores que normalmente gravitam lá para o final de Abril de cada ano, no último sábado, os jogadores-chave do recentemente- terminou a temporada de subida de montanha internacional eram todos muito no atendimento.
 
Por tradição, os organizadores dos dúzia de eventos que compõem o Campeonato Europeu se revezam em hospedagem a apresentação dos prêmios oficiais da competição. Depois da República Checa em 2012 e França em 2013, a tarefa de honrar os campeões caiu desta vez para a Áustria. Pela primeira vez, a cerimônia não se restringia aos vencedores do Campeonato da Europa, mas foi ampliado a fim de ser capaz de celebrar os melhores desempenhos na FIA Internacional Hill-Subida Cup, o calendário dos quais é também bastante saudável, mesmo se ele está concentrado cada vez mais nos países da Europa Oriental.
 
Pela sétima vez em sua carreira, o italiano Simone Faggioli (36) foi coroado Campeão Europeu na categoria 2 dos protótipos, monopostos e silhuetas. "Este é um dos meus maiores títulos", explicou Faggioli. "Depois de 15 anos com Osella, mudamos carro e fui com Norma. Para abrir a temporada com um carro novo nunca é fácil, tanto mais tendo em conta que não fomos capazes de entrar em muita prática antes da primeira corrida e que havia uma certa falta de proximidade geográfica entre a nossa equipa, com sede em Itália, eo oficinas do Conceito NormaAuto, que estão localizados no sudeste da França, não muito longe da Espanha! No entanto, temos muito em breve temos os nossos rolamentos e foram capazes de correr a caminho de um sonho nova temporada. Eu não tenho nenhuma hesitação em dedicar este título a Mauro Nesti, que infelizmente faleceu há alguns meses. "Como o vencedor das 11 corridas do Campeonato Europeu em que ele participou, também definindo vários novos recordes absolutos de vencer aqueles que ele já realizou, Faggioli , com seus sete títulos europeus, continua a borda mais perto e mais perto do recorde de nove títulos definidos pelo seu compatriota Mauro Nesti.
 
Tendo terminado em primeiro lugar na E2-SS monolugares Grupo com seu Reynard K02-Mugen, pelo segundo ano consecutivo o italiano Fausto Bormolini encontrou-se enfeitando o segundo degrau do pódio final, um passo acima do Checa Dan Michl, que terminou em terceiro lugar na classificação geral, mas em primeiro lugar no Grupo E2-SH para os carros conhecidos como "Silhuetas" em sua origem Lotus Evora com seu motor V8.
 
Além de garantir o título pessoal na categoria 1 com seu Mitsubishi Lancer Evo X Grupo N, Igor Stefanovski colocar em um desempenho histórico, tornando-se o primeiro piloto da Macedônia já a levantar o Campeonato Subida FIA Colina Europeia. "Este título, na verdade, teve um impacto duplo e é uma recompensa brilhante não só para mim, mas também para o meu país", confirmou Stefanovski. Tenho competido tantas vezes no meu país e na região dos Balcãs, e eu queria bater um novo patamar em 2014. É por isso que eu me propus nesta campanha europeia. Tem sido realmente um grande e magnífico aventura, cheia de descobertas. De um ponto de vista estritamente desportivo, cada um dos cursos do Campeonato era novo para mim e eu tinha que conhecê-los todos. Para vencer oito das doze corridas e quebrar quatro recordes absolutos no Grupo N nas corridas eu contestadas era uma fonte de maior satisfação para mim. Em 2015, eu gostaria de realizar o meu sonho de ser capaz de alinhar na categoria 2, com um protótipo. Eu estou trabalhando na obtenção de um orçamento e também em reunir o pacote técnico com que para atingir esse ".
 
Na classificação final da categoria 2, os oito primeiros lugares dos quais foram monopolizadas pela Mitsubishi Lancer, Igor Stefanovski superou os tchecos Jaromir Maly, o vencedor do Grupo A, e Jiri Los.

 

Google Tradutorok2014 FIA_European_Hill_Climb_Champions_Stefanoski_Cat1_Faggioli_Cat2_Copy

 

PAU,LO SILVA CONTINUA RECUPERAÇÃO DO ACIDENTE

PAULO SILVA CONTINUA A RECUPERAÇÃO DO ACIDENTE

 

 

Depois do acidente que teve na segunda subida de treinso para a Rampa da penha 3, Paulo Silva foi logo transferido de ambulancia para o Hospital de Guimarães, tendo sido mais tarde transferido para uma unidade hospitalar em Braga.Quase uma semana depois o piloto da PDA Auto foi sujeito a uma intervenção cirurgica às costas, na qual teve grande sucesso, ao ponto dus dias mais tarde poder regressar  à sau residencia para convalescença de todo este processo.

 

Por aquilo que apuramos a recuperação está a decorrer sem problemas, Paulo Silva ainda não pode conduzir, tem feito algumas deslocações esporádicas à PD Auto, a sua empresa de peças e acessórios situada não muito longe da sua residencia.PAULOSILVA Copy

 

A MINHA OPINIÃO - POR JOÃO RAPOSO

 

 

A MINHA OPINIÃO

 

POR JOÃO RAPOSO

 

OS ACONTECIMENTOS DA RAMPA DA PENHA 3

 

EU Copy

Sobre o que aconteceu na Rampa da Penha 3, ao longo das minhas três décadas de corridas e jornalismo automóvel, deixou-me deveras surpreso, pois estava a milhares de quilómetros que uma coisa desta magnitude pudesse acontecer nos dias de hoje.

Na última subida de treinos, o BRC de Joaquim Rino ao fazer a curva da Morte, de repente pára com um inicio de incêndio, na qual o piloto por si mesmo não conseguiu debelar. Mas o mais estranho disto tudo, é que os comissários de pista de imediato entraram em acção, mas o mais preocupante é que dois extintores não descarregaram o pó milagroso. A questão do piloto ter retirado o capot do BRC em nada viria a diminuir as chamas, houve quem afirmasse que a retirada do capot só veio piorar as coisas, o que não podemos estar de acordo, pois com as labaredas, a fibra do capot desaparecia em minutos, e seria mais um contributo para o aumento do fogo já existente.

O que me deixa preocupado no meio disto tudo é a segurança de quem corre, pois isto que aconteceu numa prova do Campeonato Nacional de Montanha, como seria numa prova a contar para o Europeu? Ou mesmo numa prova de circuito? A pergunta aqui fica.

Continuo a não entender a razão deste sucedido, porque razão os extintores estavam vazios? Será que não há uma vistoria por parte do clube organizador ao estados dos mesmos antes de cada prova? A verdade é que cada piloto para participar tem de pagar uma inscrição, mas pelos vistos a sua segurança não está salvaguardada. Outro ponto importante na segurança, era instruir as corporações de bombeiros que incêndios desta natureza devem ser combatidos com pó químico e nunca com água. Entendo que os bombeiros presentes na Rampa da Penha 3 não estavam instruídos para este assunto, por isso a sua intervenção inicial não foi bem sucedida, demorando alguns minutos a debelar o incêndio com o pó.

Penso que o assunto da segurança nas provas de Montanha, e mesmo em circuito fechado deve  ser revista com urgência. Porque razão a FPAK não faz um acordo com uma empresa especializada na extinção de incêndios, de forma a poderem assegurar que todos os extintores estão aptos a entrarem em funcionamento. Já que a FPAK preconiza tanta segurança nas provas de Montanha com rails de protecção, fatos e roupa interior para os pilotos, bacquets, depois no elemento mais elementar, tudo acaba por falhar, sem duvida alguma preocupante. Deveria haver um meio de verificar o estado dos extintores antes de cada prova, para evitar situações deste tipo. O capitulo da segurança para 2015, terá de ser profundamente revisto pela FPAK,pois desta feita apenas o carro ficou destruído, como seria se o piloto tivesse morrido? Quem assumia as responsabilidades? Sabemos que o automobilismo tem os seus perigos, mas a verdade é que há meios para os minimizar de forma eficiente.

Não queremos inflamar mais esta questão, longe disso, queremos sim alertar para um facto que poderia ser evitado, e poderia ter consequências ainda mais graves. Outra questão que coloco foi a inoperância dos meios existentes, agora quem irá pagar os prejuízos ao piloto Joaquim Rino?A verdade é que a Demoporto abriu um inquérito com uma comissão que irá averiguar o que se passou, mas para ser franco não estou a ver o clube organizador a suportar o prejuízo do arranjo do BRC de Joaquim Rino.A ver vamos.

Por ultimo ficamos surpresos com o silencio por para da APPAM e do promotor do Campeonato Nacional de Montanha, que não se pronunciaram sobre este incidente,

Texto de João Raposo – www.velopcidadeonline.com

 

GALERIA DE IMAGENS - RAMPA DA PENHA 3

GALERIA DE IMAGENSFOX 2995_CopyFOX 2996_CopyFOX 2998_CopyFOX 2999_CopyFOX 3000_CopyFOX 3004_CopyFOX 3005_CopyFOX 3006_CopyFOX 3007_CopyFOX 3008_CopyFOX 3010_CopyFOX 3011_CopyFOX 3012_CopyFOX 3016_CopyFOX 3017_CopyFOX 3018_CopyFOX 3019_CopyFOX 3020_CopyFOX 3021_CopyFOX 3022_CopyFOX 3023_CopyFOX 3024_CopyFOX 3025_CopyFOX 3026_CopyFOX 3028_CopyFOX 3029_CopyFOX 3035_CopyFOX 3036_CopyFOX 3037_CopyFOX 3038_CopyFOX 3043_CopyFOX 3044_CopyFOX 3046_CopyFOX 3047_CopyFOX 3048_CopyFOX 3049_CopyFOX 3050_CopyFOX 3051_CopyFOX 3052_CopyFOX 3053_CopyFOX 3055_CopyFOX 3056_CopyFOX 3057_CopyFOX 3058_CopyFOX 3059_CopyFOX 3061_CopyFOX 3062_CopyFOX 3063_CopyFOX 3064_CopyFOX 3065_CopyFOX 3066_CopyFOX 3067_CopyFOX 3068_CopyFOX 3069_Copy

 

RAMPA DA PENHA 3

 

Mais uma série de imagens da Rampa da Penha 3.

 

 

Fotos de JOão Raposo - www.velocidadeonline.com

 

RAMPA DA PENHA 3 - GALERIA DE IMAGENS

RAMPA DA PENHA 3 - GALERIA DE IMAGENS

 

 

Derradeirto grupo de imagens da Rampa da penha 3.

 

 

Fotos de João Raposo - www.velocidadeonline.comFOX 2921_CopyFOX 2922_CopyFOX 3069_CopyFOX 3068_CopyFOX 3067_CopyFOX 3066_CopyFOX 3065_CopyFOX 2924_CopyFOX 2925_CopyFOX 2926_CopyFOX 2927_CopyFOX 2928_CopyFOX 2929_CopyFOX 2930_CopyFOX 2931_CopyFOX 2932_CopyFOX 2933_CopyFOX 2934_CopyFOX 2936_CopyFOX 2937_CopyFOX 2938_CopyFOX 2939_CopyFOX 2943_CopyFOX 2944_CopyFOX 2945_CopyFOX 2949_CopyFOX 2950_CopyFOX 2951_CopyFOX 2952_CopyFOX 2953_CopyFOX 2954_CopyFOX 2955_CopyFOX 2956_CopyFOX 2958_CopyFOX 2959_CopyFOX 2960_CopyFOX 2968_CopyFOX 2969_CopyFOX 2970_CopyFOX 2971_CopyFOX 2972_CopyFOX 2973_CopyFOX 2974_CopyFOX 2975_CopyFOX 2976_CopyFOX 2977_CopyFOX 2978_CopyFOX 2979_CopyFOX 2980_CopyFOX 2981_CopyFOX 2982_CopyFOX 2986_CopyFOX 2987_CopyFOX 2988_CopyFOX 2989_CopyFOX 2990_CopyFOX 2991_CopyFOX 2995_CopyFOX 2996_CopyFOX 2998_CopyFOX 2999_CopyFOX 3000_CopyFOX 3004_Copy

 

PRMINIRACING NA RAMPA DA PENHA 3

 

NEWS PRMINIRACING
OUTUBRO # 2014

Teve lugar no passado fim-de-semana a Rampa da Penha, última prova pontuável para o Campeonato de Montanha 2014. Com muito sol e calor pouco habituais para esta altura do ano, o público compareceu uma vez mais em força em Guimarães.

Alguns acidentes e incidentes de diversos pilotos no sábado provocaram o atraso do horário previsto, levando mesmo a que se realizassem apenas 2 subidas de treinos no 1º dia e no domingo 1 subida de treinos e a totalidade das 3 subidas de prova.

RUI RAMALHO # JUNO SSE

Rui Ramalho ao volante do Juno SSE do Team PRMiniracing não teve dificuldades de maior em vencer esta prova, imprimindo um ritmo rápido o quanto baste, de modo a nunca ter tido em risco a liderança em todas as subidas realizadas. Sem qualquer problema técnico, o piloto do Porto apenas teve de se concentrar e manter um ritmo adequado para garantir assim a sua segunda vitória esta época e com isso sagrar-se Vice-Campeão Absoluto de Montanha 2014, juntando assim aos 2 títulos de Campeão (2010 e 2011) e 3 Vice-Campeonatos (2007, 2008 e 2009) do seu irmão Paulo. De referir que alguns azares técnicos e um acidente impediram o piloto mais novo da equipa de discutir o título até à última prova do Campeonato, contudo e independentemente do resultado final, o piloto demonstrou sempre um andamento muito forte em todas as provas e uma excelente adaptação quer aos Junos que utilizou, quer a alguns dos traçados que desconhecia por completo.

Rui Ramalho que este ano teve a responsabilidade de defender os objectivos da equipa, tomando o lugar do seu irmão Paulo como piloto principal da equipa, que por motivos de saúde não reuniu as condições necessárias para estar a 100% em todas as provas, honrou assim os objectivos da equipa e os compromissos com os patrocinadores, cujo apoio é imprescindível para a actividade da equipa, que esta época cumpriu 15 anos de existência.

 

A Equipa já está a trabalhar com afinco para a época de 2015, estando neste momento a terminar a reconstrução, revisão e preparação do Juno CN09, acidentado no Caramulo, para de seguida preparar também o Juno SSE para na próxima época voltarem a discutir o Campeonato de Montanha.

 

Ambos os pilotos agradeceram o apoio inexcedível de todos os elementos da equipa, patrocinadores e família, sem os quais nada disto teria sido possível.

 

VÍDEO OUT BOARD

 VIDEO OUTBOARD

 

 

 

 



APOIOS: CLUBE MINI DE PORTUGAL, CRÉDITO AGRICOLA, CVRVV, DIREITA 3, DOLCE VITA, DUCATI NORTE, FUCHS, IA CONTABILIDADE, ISEP, INTERESCAPE/IEPOWER, MASTER G, MM Sport, OOKAMISTORE, PEP'SGANG, PNEUVITA, Q&F, RL MOTORSPORT, RR IMPORT PARTS, RUI PEIXEIRO WEB DESIGN, RUIC's PHOTO DESIGN, SO ALINHAMENTOS, TEANDM, TORRE PARAÍSO, TURBOLENHAS MOTORSPORT

 

RAMPA DA PENHA 3 - GALERIA DE IMAGENS

GALERIA DE IMAGENS

 

 

RAMPA DA PENHA 3

 

 

Ultimo grupo de imagens relativas à Rampa da penha 3, que encerrou assim o Campeonato Nacional de MKontanha deste ano.

 

 

Fotos de JOão Raposo - www.velocidadeonline.comFOX 2820_Copy_-_CpiaFOX 2821_Copy_-_CpiaFOX 2822_Copy_-_CpiaFOX 2824_Copy_-_CpiaFOX 2825_Copy_-_CpiaFOX 2826_Copy_-_CpiaFOX 2827_Copy_-_CpiaFOX 2828_Copy_-_CpiaFOX 2829_CopyFOX 2830_CopyFOX 2831_CopyFOX 2832_CopyFOX 2833_CopyFOX 2834_CopyFOX 2835_CopyFOX 2836_CopyFOX 2838_CopyFOX 2839_CopyFOX 2840_CopyFOX 2841_CopyFOX 2842_CopyFOX 2843_CopyFOX 2844_CopyFOX 2845_CopyFOX 2846_CopyFOX 2848_CopyFOX 2849_CopyFOX 2851_CopyFOX 2852_CopyFOX 2853_CopyFOX 2854_CopyFOX 2855_CopyFOX 2856_CopyFOX 2857_CopyFOX 2858_CopyFOX 2859_CopyFOX 2860_CopyFOX 2861_CopyFOX 2862_CopyFOX 2863_CopyFOX 2864_CopyFOX 2865_CopyFOX 2866_CopyFOX 2868_CopyFOX 2869_CopyFOX 2870_CopyFOX 2874_CopyFOX 2875_CopyFOX 2876_CopyFOX 2877_CopyFOX 2878_CopyFOX 2879_CopyFOX 2880_CopyFOX 2881_CopyFOX 2882_CopyFOX 2883_CopyFOX 2884_CopyFOX 2885_CopyFOX 2886_CopyFOX 2887_CopyFOX 2888_CopyFOX 2889_CopyFOX 2890_CopyFOX 2891_CopyFOX 2892_CopyFOX 2893_CopyFOX 2894_CopyFOX 2895_CopyFOX 2896_CopyFOX 2897_CopyFOX 2898_CopyFOX 2899_CopyFOX 2900_CopyFOX 2901_CopyFOX 2902_CopyFOX 2903_CopyFOX 2904_CopyFOX 2905_CopyFOX 2906_CopyFOX 2907_CopyFOX 2908_CopyFOX 2909_CopyFOX 2913_CopyFOX 2914_CopyFOX 2915_CopyFOX 2916_CopyFOX 2917_CopyFOX 2918_CopyFOX 2919_CopyFOX 2920_Copy

 
Mais artigos...

João Raposo

Telemóvel: +351 961 686 867
E-mail: jraposo-air@portugalmail.pt