In order to view this object you need Flash Player 9+ support!

Get Adobe Flash player
Joomla! Slideshow

VELO CAB2012


RALI DOS SERTÕES - BRASIL

 

Sertões: "mens sana in corpore sano"

Longe do cockpit por dois anos, Kolberg usou simulador, preparação física intensa e nova filosofia de trabalho para voltar com tudo para o maior rali do país

O prólogo que abre oficialmente a edição de 2013 do Rally dos Sertões marcará um reencontro de Klever Kolberg com o carro de rali. Considerado pioneiro no off-road brasileiro, Kolberg completa neste ano uma ausência das competições iniciada em 2011, quando fez sua última participação no maior evento fora-de-estrada do País.

A bordo do protótipo T-Rex com motor MWM MaxxForce 3.0HS Turbo Diesel Intercooler, um quatro cilindros que foi preparado pela equipe Mobil MEM Motorsport para desenvolver 240 cavalos de potência, Klever voltou ao esporte com estilo e também com a marca do pioneirismo que lhe é característica: desta vez, utilizará um combustível diesel feito da cana de açúcar. Seu companheiro nesta jornada será o navegador Flavio França.

Porém, como se preparar para um evento como o Sertões? "Por incrível que pareça, nestes dois anos conseguir me manter em forma e até melhorar em alguns aspectos", diz ele. "Às vezes é bom você se afastar um pouco para criar um novo approach na sua atividade profissional", diz o piloto. Como prova disso, Klever usou de um artifício incomum, que é empregado mais em campeonatos como a Fórmula 1: o simulador. Com uma versão baseada no Campeonato Mundial de Rali e um conjunto de pedal e volante G27 - um dos melhores do mundo -, além de um cockpit especial, Kolberg manteve a mente e os reflexos condicionados. "É lugar comum dizer como estes jogos atuais são bastante reais, mas a verdade é que você realmente tira lições dali. Um ponto importante na pilotagem é o condicionamento dos reflexos e o poder de concentração, e esses dois elementos são muito exigidos nestes softwares de realidade virtual. Há uma variedade de tipos de piso e o comportamento do carro e, com o auxílio do cockpit e do volante e pedaleira, fazem você se sentir imerso em uma corrida de verdade", conta ele.

Outro aspecto que foi intensificado foi a preparação física. "Neste período eu me dediquei bastante ao aprimoramento da minha condição física, sempre visando suportar melhor as exigências do rali. Em certos trechos da corrida ficamos quase oito horas dentro do carro, às vezes mais ou menos", destaca.

Outra vantagem foi simplesmente reciclar a forma de pensar o esporte: "Qualquer um que tira uma boas férias sabe o que quero dizer", diz ele. "Claro que não passei este tempo de férias, trabalhei bastante, como sempre, mas o tempo longe das provas me ajudou a criar novas formas de encarar os velhos problemas do off-road. Então, em vários sentidos, acho que voltei melhor e mais preparado. E é isso o que quero provar nos próximos dias de Rally dos Sertões".

Na realização do projeto do carro com diesel de cana-de-açucar, Klever e a equipe contam com o apoio da Mobil, Amyris Brasil, Dakar - Inovação e Empreendedorismo, Artfix, Sparco, MWM, Borg Warner e Unica.

Sobre Klever Kolberg: Engenheiro, palestrante e piloto. Este ano comemora 28 anos de competições off-road. Pioneiro brasileiro no Rally Dakar, onde já representou o Brasil por 23 vezes. Klever começou no Dakar competindo de moto, entre 1988 e 1996, sagrando-se campeão da categoria Motos Maratona em 1993, ano em que foi o quinto colocado no geral. A partir de 1997 passou a disputar o Dakar entre os carros, obtendo o título vice-campeão na categoria Carros Maratona em 1999 e 2000 e na categoria Carros Diesel em 2002. Também é pioneiro e criador no Dakar da categoria Experimental para combustíveis limpos, onde em 2010 foi o primeiro a utilizar Etanol de Cana de Açúcar como combustível. Na maior prova off-road do país, o Rally dos Sertões, Klever é bicampeão da categoria carros e bicampeão da categoria Pro Etanol (2010 e 2011).

Sobre Flavio Marinho de França: Cirurgião-dentista e navegador, começou competindo com motos em 1992, nas modalidades de Enduro de Regularidade e Rally Cross-Country. Em 1995 passou a competir também com carros como navegador em provas de Rally de Regularidade e Rally Cross-Country. Em 2009 passou a competir também em rallys náuticos com barcos. Flavinho, como é mais conhecido, participa do Rally dos Sertões desde 2003 quando foi campeão na categoria Production Gasolina ao lado de Paulo Buda. No Sertões 2005 foi campeão na categoria Super-Production Diesel ao lado de Riamburgo Ximenes, em 2010 e 2011 foi bicampeão da categoria Pro Etanol ao lado de Klever Kolberg. Flavio é Bicampeão do Rally Cerapió (2006 e 2007), Campeão do Rally RN 1500 em 2003, Tricampeão Brasileiro de Rally de Regularidade (2003, 2004 e 2006) e desde 2008 é organizador de provas de Rally de Regularidade no RN.


Acesse o site do piloto: http://www.klever.com.br/


 

MEO SUDOESTE

MEO Sudoeste


Novas Confirmações:

Anselmo Ralph

Dia 11 de Agosto no Palco MEO

Gyptian

Estreia em Portugal em substituição de Konshens no palco Moche Vibrations

Cantor Jamaicano actua dia 11 de Agosto por troca com Israel Vibrations que actuará no primeiro dia do festival, dia 8.

Zambujeira do Mar.

7 a 11 de agosto, abertura do campismo a 3 de agosto

www.meosudoeste.pt


 

 

O MEO Sudoeste está à porta e o calor da Zambujeira do Mar aguarda, como sempre, pelos milhares de festivaleiros que vão invadir a Herdade da Casa Branca para a melhor semana de férias das suas vidas.


Com o festival tão perto, as novidades não param de surgir e o dia 11 de agosto tem agora um reforço de peso. Depois de um concerto com casa cheia no MEO Arena, no passado dia 20 de Julho, Anselmo Ralph, o fenómeno que tem invadido as pistas de dança a nível mundial com o seu recente single “Não Me Toca”, tema que rapidamente ultrapassou um milhão de visualizações no Youtube e que neste momento já conta com quase 14 milhões, é a última grande confirmação do MEO Sudoeste para dia 11 de agosto.


Já com uma legião fiel de fãs, o músico angolano que estudou em Nova York e aprofundou a sua paixão pela música em Madrid vai apresentar na costa alentejana alguns dos temas que têm feito de Anselmo Ralph um dos músicos mais requisitados do momento. "Curtição", "A Dor do Cupido", "Pós-Casamento" e "Não Me Toca" são algumas das músicas que não poderão faltar no espectáculo preparado para a 17ª edição do MEO Sudoeste.

No dia 11 de agosto, também o Palco Moche Vibrations tem novidades. Gyptian, um dos nomes mais aguardados da cena reggae mundial, finalmente em Portugal no dia de encerramento do MEO Sudoeste em substituição do jamaicano Konshens, que por imprevistos incontornáveis e alheios à organização, não pode estar presente. Pela primeira vez em Portugal, Gyptian, irá actuar no dia 11 de agosto por troca com Israel Vibration que toca assim no dia 8, fazendo as delícias dos inúmeros fãs do também Jamaicano, que o aguardam ansiosamente.


Mas as novidades não se ficam por aqui. Para que não percam nenhum dos concertos, disponibilizamos já os horários AQUI


Tudo preparado para mais uma semana de MEO Sudoeste que começará já no dia 3 de agosto com a abertura das portas do campismo.

MEO Sudoeste, é outro Festival.
 

 

Nomes anunciados:
 

Dia 7 de agosto
(Noite de Receção ao Campista)

Avicii, Alesso, Djeff
 

Dia 8 de agosto
 Palco MEO – Pitbull, SOJA, Natiruts, Richie Campbell, Mónica Ferraz

Palco MOCHE Vibrations - Mighty Crown, Jah Sun, Fyah Box Sound,

Israel Vibrations, Dubheart (vencedores do Rototom ERC)

Tenda MOCHE Room – DJ Vibe, Rui Vargas & André Cascais, Joao Maria

Palco Santa Casa - Dengaz, Long Way to Alaska
 

Dia 9 de agosto
Palco MEO – Pete Tha Zouk, Fatboy Slim, Janelle Monáe, Donavon Frankenreiter, Tiago Bettencourt

Palco MOCHE Vibrations - Silly Walks Discotheque, Exco Levi, Rastafire Sound, Capleton, Skalibans

Tenda MOCHE Room – Karetus, Ninja Kore, FunkYou2, Dj Goldierocks

Palco Santa Casa - Frankie Chavez, D.A.M.A.
 

Dia 10 de agosto
Palco MEO – Calvin Harris, Cee Lo Green, Expensive Soul, Kika

Palco MOCHE Vibrations - Jugglerz Sound vs Warrior Sound, Spit Fyah Sound, Don Carlos, The Uprising

Tenda MOCHE Room – Curadoria Orelha Negra: Orelha Negra DJ Set, Mind da Gap, Regula, Branko, Xinobi + Da Chick

Palco Santa Casa - João Só, Kumpania Algazarra
 

Dia 11 de agosto
Palco MEO – DJ Ride, Snoop Lion, Orelha Negra, Anselmo Ralph, Zona 5

Palco MOCHE Vibrations - Congo Natty feat Tenor Fly, Nancy & Phoebe, Sintra Bass Connection, Gyptian, Sativa

Tenda MOCHE Room – Henri Josh, Kura, Tiago Santos

Palco Santa Casa - Salto, Ana Free
 


 

 

Novas Confirmações 


 

Anselmo Ralph

Bio

Um dos maiores sucessos, angolanos, Anselmo Ralph nasceu em 1981 na Cidade de Luanda, frequentou o liceu em Angola, imigrando, depois para Nova Iorque para terminar os estudos. Nos anos ‘90, Anselmo mudou-se para Madrid, onde viveu alguns anos, foi nessa altura que descobriu a sua paixão pela música, romântico por natureza, marca as músicas com o seu estilo próprio. Apostando cedo na sua carreira musical. Com milhares de CDs vendidos, muitas são as músicas conhecidas do grande público: "Curtição", "A Dor do Cupido", "Pós- casamento" e "Não Me Toca", são apenas algumas de entre muitas outras.

Sites e Vídeos

Site Oficial

Facebook


 
  Anselmo Ralph - Não me Toca
 

 

Gyptian

Bio

Gyptian, nasceu em 1983 com o nome Windel Beneto Edwards e conquistou o seu nome de guerra por ter o hábito de amarrar uma camisa à volta da cabeça e torcer o cabelo do queixo como um faraó egípcio. O seu estilo de música é considerado lovers rock e roots reggae, com temáticas entre política e amor. Tem sido comparado a artistas de renome como Sizzla, Luciano e Beres Hammond. Sob a orientação de Mr. Wong e Earl Chinna Smith, foi trilhando e ultrapassando obstáculos ao vencer a competição de talentos Star Search 2004 em Portmore, que lhe valeu um lugar na Sting 2004, apelidada como a maior noite reggae do mundo. O seus sucessos mais conhecidos incluem Hold Yuh, Nah Let Go, Wine Slow, Serious Times, Mama, Beautiful Lady, I Can Feel Your Pain. Prepara-se para brilhar no Palco Moche Vibrations no dia 11 de Agosto.

Sites e Vídeos

Site Oficial


Facebook


 
 Gyptian - Nah Let Go
 

 

 

Informação de Bilhetes


 

Preço dos Bilhetes

Passe 5 dias €95;

Bilhete Diário €48;

Passe pelo Zmar Zmóvel (2 pessoas casal ou single) €755;

Passe pelo Zmar Alvéolos €150;

Passe pelo Zmar Alvéolos + 5 Almoços €205;

Locais de Venda

www.blueticket.pt - Call Center 707 780 000, lojas FNAC, lojas Worten, El Corte Inglês (Lisboa e V. N. Gaia), Centros Comerciais Dolce Vita (Amadora, Porto, Vila Real, Ovar, Coimbra e Funchal), Casino de Lisboa, Galerias Campo Pequeno, Abep,, Estações de Correios, www.ctt.pt, lojas Media Markt, Turismo de Lisboa, www.ticketline.pt - Reservas e informações 1820 (24 horas), ACP, lojas MEO/TMN aderentes (informação em www.meosudoeste.pt/bilheteira)

Em Espanha: www.ticketmaster.es , www.breakpoint.es, www.ticketea.com, lojas FNAC, Carrefour Viajes e Halcón Viajes

Em Inglaterra: www.seetickets.com

 

NOVO ESPAÇO RINO

 

Nova oficina Rino


Agora a Joaquim Gameiro é uma oficina Rino, mas continua “a sua oficina de sempre”.


Inauguração de mais uma oficina em Leiria.


A oficina Joaquim Gameiro acaba de aderir ao projeto da Rino, e no passado dia 20 de julho a oficina apresentou-se aos seus clientes com a imagem da rede. Situada em Albergaria dos Doze (Leiria) a oficina atraiu dezenas de convidados para a inauguração, que receberam de oferta um livro de descontos no valor de 600€ para utilizar na manutenção do seu automóvel.
Esta é mais uma oficina com excelentes condições que se junta à rede Rino, estando bem preparada para servir os clientes nas áreas de: Colisão; Mecânica; Eletricidade; Pneus; Climatização e Lavagem auto.
Atualmente, a rede Rino é composta por 47 centros de reparação espalhados pelo país, e tem como objetivo ser uma referência na reparação independente em Portugal.
Se possui uma oficina independente e estiver interessado em ter acesso a um conjunto de soluções inovadoras para potenciar o seu negócio, aos quais dificilmente poderia ter acesso de uma forma isolada, contacte-nos através do site www.rino.pt.

 

GAGO QUER FAZER BOA PROVA

 

Diogo Gago apostado em fazer boa prova

 

Diogo Gago e Jorge Carvalho estarão este fim-de-semana á partida do Rallye National Terre de l’Auxerrois, prova do Campeonato Francês de Ralis de Terra e que é pontuável para a competitiva 208 Rally Cup.

 

A prova que se disputa este sábado e domingo na região de Auxerre, conta com quase uma centena de inscritos, sendo que, dezoito deles estão inscritos na 208 Rally Cup, competição que vai agora para a sua quarta prova.

 

Antevendo a prova, Diogo Gago diz que “esta terceira prova de terra prevê-se ainda mais difícil, pois os pilotos da frente tem realizado várias provas neste espaço de tempo e vão melhor preparados do que nós. Ainda assim vamos apostados em fazer uma boa prova”.

 

O jovem piloto algarvio que conta com os apoios de Axa Seguros, Automóvel Clube de Portugal e QF-Lda, diz que a dupla vai “com o objectivo de fazer o nosso melhor. As coisas não tem sido fáceis para nós a nível da adaptação, mas temos a precessão que estamos num troféu de onde tem saído grandes esperanças mundiais e onde não se aplica a máxima de que é ‘chega, ver e vencer’, pelo que estamos conscientes que esta é mais uma etapa na nossa evolução como equipa”.

 

De modo a procurar uma maior confiança com o Peugeot 208 R2 preparado e assistido pela Pit Stop France, a dupla portuguesa realizará um pequeno teste na véspera da prova.

 

O Rallye Terre de l’Auxerrois é composto por dez provas especiais de classificação, seis no sábado e quatro no domingo.



516082090c799

 

GALERIA DE IMAGENS EXTREME SAILING

GALERIA DE IMAGENS EXTREME SAILING

 

Eis um grupo de imagens das primeiras regatas que tiveram lugar hoje no Oceano Atlântico para toda a frota da Extreme Sailking, que irá estar na cidade do Porto, até ao próximo domingo.O dia de 5ª feira foi sómente para dar lugar  às regatas no Oceano Atlãntico, mas a partir de 6ª feira as regatas serão apenas diestreme35esxtreme442extreme1extreme2extreme3extreme4extreme5extreme6extreme7extreme8extreme10extreme20extreme21extreme22extreme23extreme25extreme26extreme27extreme28extreme29extreme30extreme31extreme32extreme33extreme34extreme36extreme37extreme38extreme39extreme40extreme41extreme43extreme44sputadas no rio Douro.

 

GALERIA DE IMAGENS F 1 NA HUNGRIA

GALERIA DE IMAGENS DOS PREPARATIVOS PARA O G.P.FÓRMULA 1 NA HUNGRIA

 

Eis um resumo de imagens dos preparativos para o grande Prémio da Hungria, onde os pilotos na 5ª feira dedicaram-se ao reconhecimento do precurso, para além doutrasf1f1hunf21f1hung2f1hung3f1hung4f1hung5f1hung6f1hung7f1hung8f1hung9f1hung10f1hung11f1hung12f1hung13f1hung15f1hung20f1hung22f1hung23f1hung24f1hung25f1hung26f1hung27f1hung28f1hung29f1hung30f1hung31f1hung32f1hung33f1hung34f1hung35f1hung36f1hung37f1hung38f1hung40f1hung50f1hung52f1hung53f1hung54f1hung100f1hung101f1hung102f1hunng actividades com a imprensa presente.

 

GALERIA DE IMAGENS DO RALI DOS SERTÕES

GALERIA DE IMAGENS DO RALI DOS SERTÕES

 

 

sert1sert2sert4sert5sert6sert7sert8sert9sert10sert11Eis um pequeno grupo de imagens dos preparativos para mais uma edição do Rali dos Sertões, uam das provas de todo o terreno mais conhecidas no Brasil.

 

PEDRO SALVADOR ESTREIA-SE EM ANGOLA

PEDRO SALVADOR ESTREIA-SE EM ANGOLA

 

O piloto português vai participar no inicio deste mês de Agosto no Grande Prémio  Zé Du, que se realiza no autódromo de Luanda, sendo uma das provas do Campeonato de Velocidade Angolano de maior prestigio.Para além de Salvador, estás ainda previsto a participação de mais dois pilotos portugueses, um deles será Miguel Praia, que irá correr em motos, não se sabendo para já quem será o terceiro nome.No entanto sabe-se que também irá alinhar um piloto de nacionalidade brasileira.

 

Sobre o carro que Pedro Salvador poderá conduzir, não se sabe qual, mas talvez possamos avançar , será que o piloto de Chaves vai reencontrar o Juno que tantas alegrias lhes deu no passadopsalvador6-c925 , e que foi vendido para Angola, onde já teve um acidente brutal.Vamos esperar para ver.

 

TEAM OLEOBAN NA BAJA ARAGON

 

Team OLEOBAN®/MAN Portugal

em destaque na Baja Aragón

O Team OLEOBAN®/MAN Portugal adicionou ao seu currículo mais uma excelente prestação ao conquistar o segundo lugar da classificação geral de camiões, na 30ª edição da Baja España Aragón. O MAN TGS de competição da equipa lusa mostrou uma vez mais toda a sua robustez e fiabilidade, desta feita, nas duras e muito técnicas pistas da região de Teruel, em Aragón.

Após ter terminado o prólogo no sexto lugar, Elisabete Jacinto conseguiu assegurar a vice-liderança nesta competição na qual estavam inscritos 11 camiões. A piloto da MAN Portugal encetou uma excelente recuperação logo no segundo dia de prova e alcançou a 2ª posição na terceira e última etapa. Com este resultado a equipa assegurou o seu 10º pódio consecutivo, numa prova em que os três primeiros classificados foram camiões do construtor germânico.

De notar que o início da época desportiva já tinha começado da melhor forma para o Team OLEOBAN®/MAN Portugal ao conquistar um pódio no Sonangol Africa Eco Race 2013. Nesta prova, a equipa assegurou ainda o sétimo lugar na classificação conjunta auto/camião.

O MAN TGS da formação lusa composta por Elisabete Jacinto, José Marques e Marco Cochinho, tem pela frente em Outubro, o Rali de Marrocos, competição que antecede o Africa Race 2014, a maior maratona africana de todo-o-terreno da atualidade.

Esta tem sido uma época cheia de iniciativas para a equipa que já esteve por duas vezes em Marrocos a realizar ajustes no trabalho de evolução do camião de competição, com o objetivo de tornar o MAN TGS ainda mais competitivo.

 

O Team OLEOBAN®/MAN Portugal teve ainda a oportunidade de levar o camião até à cidade do Porto para realizar um evento que proporcionou uma experiência única a clientes da MAN que aceitaram o desafio de entrar a bordo do MAN TGS de competição e sentar-se no lugar de navegador, ao lado da piloto Elisabete Jacinto.

 Team OLEOBAN_MAN_Portugal_conquista_2_lugar_da_Baja_AragnTeam OLEOBAN_MAN_Portugal_conquista_mais_um_pdio

 

AVIS COM NOVAS MERCEDES

AVIS BUDGET GROUP AUMENTA FROTA NO SUL DA EUROPA COM VEÍCULOS MERCEDES-BENZ

 

 

 

 

 

 

A Avis Budget Group, selecionou a Mercedes-Benz para adquirir 620 novas carrinhas para as suas frotas no Sul da Europa. Os modelos ‘Vito’, ‘Viano’ e ‘Sprinter’ vão constar na oferta de veículos a ser alugados em países como Espanha, Itália e Portugal, sendo que para o nosso país foram escolhidos os modelos ‘Vito’, ‘Citan’ e ‘Sprinter’. A encomenda inclui 335 unidades para Espanha, 250 para Itália e 35 para Portugal. Como um dos principais fornecedores mundiais de soluções de mobilidade, a Avis Budget Group está a fazer este reajuste de frota a tempo da época de férias.

 

Por conhecer bem as necessidades dos clientes, quer na vertente de lazer quer na vertente profissional, a Avis Budget Group escolheu estes modelos de forma a combinar elegância, versatilidade e conforto. A Mercedes-Benz é uma empresa que apresenta um designrequintado, utilizando sempre materiais de alta qualidade. Devido aos elevados padrões de segurança e de sistemas de assistência ao condutor, a última geração de carrinhas Mercedes-Benz estabelece um novo padrão no segmento Premium deste tipo de carrinhas.

 

“Vamos alocar as novas carrinhas da Mercedes-Benz nas mais importantes zonas do Sul da Europa, em particular nas cidades e aeroportos. Os altos padrões de conforto, fiabilidade e segurança dos veículos da Mercedes-Benz comprovam a nossa escolha”, afirma Ramon Biarnes, Diretor Comercial da Avis para a Região Sul. “ Estes veículos são o ideal para viajar com a família sem nunca comprometer a segurança”, acrescenta Ramon Biarnes.

 

 

Sobre a AVIS:

A Avis CarRentalopera uma das marcas de rent-a-car com maior reconhecimento a nível mundial, com aproximadamente 5.200 agências em mais de 165 países. A operar em Portugal desde 1959, a AVIS tem um longo percurso de inovação no sector de rent-a-car e é uma das marcas líderes na fidelização de clientes a nível mundial. A AVIS é detida pelo Avis Budget Group, Inc. (NASDAQ: CAR), que gere e licencia a marca em todo o mundo.

 

RALI DOS SERTÕES - BRASIL

 

"Nunca me imaginei fazendo parte do Sertões dessa forma", diz Fantozzi

Estrela das motos, piloto fica de fora da edição deste ano como competidor, mas será o chefe do X Rally Team nos dez dias de evento; "Vou mais ouvir que falar", ressalta

Em sua primeira experiência como chefe de equipe no Rally dos Sertões, Tiago Fantozzi vai mais ouvir que falar. De fora da edição de 2013 na categoria motos, por conta de um acidente, uma das lendas do motociclismo fora-de-estrada brasileiro passa por uma nova experiência: estará presente no evento, mas sem acelerar.

No comando do staff técnico do X-Rally Team, equipe das duplas Cristian Baumgart/Beco Andreotti e Marcos Baumgart/Kleber Cincea, Fantozzi estava mais acostumado até então a ser piloto-mecânico-chefe de equipe-motorista da própria equipe. "Nas motos, naturalmente a estrutura é pequena, se comparada a uma equipe de carros, a gente tinha de ser tudo ao mesmo tempo, e acredito que isso pode fazer um pouco de diferença para mim", destaca Tiago, que, meses atrás, jamais imaginara estar no Sertões e em um cargo de tamanha magnitude.

"Nunca me imaginei fazendo parte do Sertões dessa forma", ressalta o motociclista. "Sofri um acidente no ano passado, fiquei fora para me recuperar, mas não estava 100% para voltar. Foi um convite inesperado, mas estou feliz. Será uma experiência engrandecedora, com uma das equipes com maior estrutura da América Latina, bem à altura", revela, elogiando o X Team Rally, cuja sede fica na Zona Norte de São Paulo. "Com o acréscimo dele, acredito que temos uma equipe preparada para este grande desafio que é o Sertões."

Contudo, Fantozzi mantém os pés no chão quanto ao trabalho que pode apresentar. "O time está redondinho, os carros estão bem acertados, muitas coisas estão preparadas. Como piloto, absorvi muitas coisas e estou mais para ajudar. Será uma experiência nova, não tinha planejado isso, e estou adorando. As dificuldades vão surgir, mas estou confortável com toda a estrutura que temos à disposição para enfrentar o que vier."

A experiência como chefe de equipe pode levar Fantozzi a um dilema ao fim dos Sertões: e se gostar da função, existe a possibilidade de seguir chefiando um time no futuro? "Não sei, gostaria de dividir! Tenho alguns anos como piloto, ainda, posso acrescentar muito e tenho disposição para isso. Estou abrindo uma outra porta. Costumo ser metódico, mas deixo o tempo me levar. Se puder acrescentar e se me der um ‘barato’, porque não? Não deixa de ser uma probabilidade. Certamente, se formos campeões, vou comemorar como se tivesse pilotado", completa.

O Rally dos Sertões de 2013 passará pelas cidades de Goiânia, Goianésia, Minaçu, Pirenópolis, Uruaçu e Porangatu, em Goiás, além de Natividade e Palmas, no Tocantins. Dos 4.115 km de prova, 2.488 (ou 60,4%) serão de trechos cronometrados, sendo o mais longo deles com 487 km (295 de especial e 192 de deslocamento), entre Porangatu e Natividade na quinta etapa, chamada de Maratona, pela sua distância.

O X Rally Team tem os patrocínios de Vedacit, Mitsubishi e Cidade Center Norte, com apoio de Brekler e Blue Star.
 

PORSCHE É NOTICIA

 

Porsche em primeiro lugar para a atractividade ea qualidade

 

 

Pela nona vez consecutiva clientes americanos concederam fabricante de carros esportivos Porsche primeiro lugar: so para os motoristas nos EUA, Porsche continua a ser a marca mais popular de carro. Este foi o resultado da última pesquisa "Automotive Performance, Execution e Estudo Layout (APEAL)" pela Califórnia instituto de pesquisa de mercado JD Power and Associates. Apenas no mês passado, os motoristas de Porsche em os EUA votaram a marca Porsche ao vencedor do "Estudo de Qualidade Inicial".

E na avaliação APEAL o Cayenne leva o primeiro lugar no "CUV premium de médio porte" segmento pela terceira vez. Ao mesmo tempo, o veículo off-road esportivo foi eleito o terceiro melhor em todo o estudo. O Boxster também ganhou o maior número de pontos em sua categoria, ganhando o prêmio de "Melhor classificação Apeal" na categoria "compacto premium desportivo". O Porsche 911, que celebra seu 50 º aniversário este ano, ocupa o segundo lugar no "Sporty Car Midsize premium" segmento.

O ranking geral é o resultado de pontuação em dez categorias diferentes, incluindo dinâmica de condução, design, adequação para o uso diário e conforto do veículo. A base atual para a pesquisa anual é de informações de mais de 83 mil compradores de carros novos de um total de 230 modelos diferentes que foram registrados a partir de novembro de 2012 a fevereiro de 2013.

 

LISTA DE INSCRITOS DEFINITIVA RAMPA PAÇOS DE FERREIRA

LISTA DE INSCRITOS DEFINITIVA

 

 

RAMPA PAÇOS DE FERREIRA / CAPITAL DO MÓVEL

 

è já neste sábado que vai ter lugar mais uma prova do calendário do campeonato nacional de Montanha, que vai assentar arrais perto de Paços de Ferreira.Assim mais de meia centena de inscritos irão alinhar nesta prova, organizada sob a égide da Cami.

 

Assim a lista de inscritos é a seguinte :

 

CATEGORIA 2

 

- Pedro Salvador - Juno CN 11

- Tiago Reis - Norma M 20 F

- Paulo Ramalho - Juno CN 9

- João Fonseca - Juno CN 9

- Rui Ramalho - JUno CN 9

 

Nesta categoria, a luta vai ser renhida, pois Pedro Salvador que desistiu cedo na rampa de Cerveira - Memorial Pedro Fins, vai com certeza querer vingar , no sentido de poder continuar na luta pelo titulo de campeão.Mas Tiago Reis  não vai dar qualquer tipo de trégua, e caso consiga vencer, poderá ser mais um adianto na obtenção do tão cobiçado titulo, mas isso caso Salvador tenha algum problema, pois caso contrário é melhor não arriscar prognósticos.

Em relação aos restantes participantes, vamos ver que réplica é que João Fonseca poderá dar a Paulo ramalho, pois não acredito que Rui Ramalho, possa bater o seu irmão e Fonseca.

 

 

CATEGORIA 3

 

- José Artur - Datsun 1200

- Anibal Rolo - Renault 5 Turbo

- Abel Marques - Autobianchi A 112

- José Pedro Gomes - Ford Escort

 

Aqui nesta categoria, o favoritismo vai direitinho para o Ford Escort de José Pedro Gomes, que apenas conta com alguma oposição por parte do Renault 5 Turbo de Anibal Rolo, que terá de vigiar o andamento do Datsun 1200 de José Artur.Depois apenas surge um outsider nesta guerra, que é o Autobianchi A 112 de Abe Marques.

 

CATEGORIA 4

 

- José Teixera - Austin Mini

- Francisco Marrão - Ford EScort

- F.Brabosa - Ford Escort

 

Aqui nesta categoria o favorito será o Ford Escxort de Francisco Marrã, mas vai ter de contar com a oposição doutrop Ford Escort, conduzido por F.Barbosa, e pelo Mini de José Teixeira, que poderá ser uma surpresa.

 

CATEGORIA 1

 

- Martine Pereira - Alfa Roemo 156 GTA

- João Guimarães - Peugeot 206 RC

- Sérgio Monteiro - Alfa Romeo 147

- Herlander Trindade - Subaru Impreza

- António Nogueira - Porsche 997

- Ricardo LIma - Porsche GT 4

- Fernando Peres - Mitsibishi Lancer Evo IX

- Luis Nunes - Renault Clio RS

- Joaquim Teixeira - Seat Leon

- Bernardo Sá NOgueira - REnault Clio 

- Miguel Ferreira da Silva - Mitsubishi Lancer Evo IX

- Nelson Trindade - Mitsubishi Lancer Evo  X

- André Ribeiro - Peugeot 206 GTI

- Luis Rocha - Opel Corsa

- Luis Silva - BMW 320

- José Manuel Riveiro - Opel Corsa

- Ricardo Sousa -. Fiat Uno

- Daniel Martins - Citroen AX GT

- Sofia Mouta - BMW 320

- Mário Barbosa - Citroen saxo KIt Car

- Luis Carneiro - Renault Clio

- JOão Barros - Renault Clio

- Ruben Moura - Citroen Saxo Cup

- Romulo Moura - Fiat Uno

- Paulo Pinto - Peugeot 106 Rally

- Horst Baptista - Renault 5 Turbo

- João Sousa - BMW E 30

- Julio Santos - Peugeot 106

- Helder Moura - Citroen Saxo

- Martinho Melo - BMW 325

- Nuno Mota - BMW m3

- Miguel Moura - Ford Escort

- Reinaldo Silva - Opel Kadett

- Amaro Melo - BMW M 3

 

 

Aqui nesta categoria, o favoritismo vai para o Porsche 997 de António Nogueira, secundado pelo Seat Leon de Joaquim Teixeira e pelo Alfa Romeo de Martine Pereira.

 

FEUP 1 - FIAT UNO

 

-Abel Santos/Nuno Pires

- Pedro Monteiro - Diogo Gonçalves

- Luis Estvees - Luis Osorio

- Carlos Pereira - Cesar Caldas

 

FEUP 2 - FIAT PUNTO

 

- André Silva - Rogério Gonzalez- Vasco Barros - Manuel Barros

- LUis DElgado - Raul Delgado

- Marco Pereira - Alex Pereira

- Pedro Cerqueira - Carlos Torres

- Bernardo Viana - Gonçalo Rodrigues

- André Pinto - José Teixeira

 

 

FEUP 3 - ALFA ROMEO

 

- Gustavo Moura - Joaquim Soares

- José Rocha - Diogo Rocha

- Alvaro Castelo Branco - Nuno Loureiro

- Filipe Vieira - Jorge

- Rui Santos - José Pedro Leite

- Sérgio Saraiva - David Saraiva

- Alfredo Barros - André Lessa

- Hugo Couto - Luis Carneiro

- Alexandre Gonçalves - Paulo Ribeiro

- Tiago Vilela - Hugo Negrais

- José Correia - António Magalhães

- Alexandre Pinto - Manuel Correia

- João Rebelo Martins - António Ferreira

 

 

ALBUQUERQUE EM INDIANAPOLIS

 

Filipe Albuquerque discute título em Indianápolis

 

CA2 1076Filipe Albuquerque já está em Indianápolis onde nos próximos dias de 25 e 26 de Julho se realiza a última corrida do Campeonato Norte Americano de Endurance (GT). O piloto português faz equipa com Edoardo Mortara e pode sagrar-se Campeão.

 

Depois da vitória na primeira corrida em Indianápolis e do nono lugar na segunda em Watkins Glen, o dupla luso-italiana ocupa a quarta posição da tabela mas a escassos seis pontos dos líderes. Aos comandos do Audi R8 LMS num circuito em que se estreou no início do ano com uma vitória, Filipe espera voltar a ser bem sucedido e trazer para Portugal mais um título.

 

"Esta corrida será de apenas 3h, teremos pouco tempo em pista e como tal a equipa decidiu que só eu e o Edoardo Mortara estaríamos em competição. O nosso objetivo é vencer. Não dependemos só de nós para chegar ao título, estamos a seis pontos do líder. Mas se chegarmos à vitória fica tudo mais fácil. Estamos confiantes", disse o piloto português.

 

Ao contrário do habitual o programa desportivo prevê amanhã, quinta-feira, a única sessão de treinos livres e qualificação às 16.05h e 21.15h respetivamente (hora portuguesa). A corrida arranca na sexta-feira pelas 22.30h (hora portuguesa).

 

Pode acompanhar toda a competição em: http://www.grand-am.com/LiveTimingScoring.aspx

 

NOVO CIVIC TOURER

 

Novo Civic Tourer estreia
Sistema de Amortecimento Adaptativo - ADS

ADSCivic Tourer
A Honda anuncia a estreia
mundial do Sistema de
Amortecimento Adaptativo –
ADS que será introduzido no
novo modelo Civic Tourer, cujo
lançamento irá ocorrer na
Europa, no início de 2014.
Esta será a primeira vez que um
Sistema de Amortecimento
Adaptativo será aplicado a um
modelo de produção. O sistema
foi especialmente desenvolvido de forma a realçar a estabilidade e o conforto,
independentemente da quantidade da carga e das condições de condução que o modelo possa
experimentar a cada momento.
“Ao introduzirmos a tecnologia neste formato, esperamos que muitos clientes possam beneficiar
das vantagens deste sistema avançado” - Adrian Killham – Líder de Projecto.
O novo Civic Tourer foi desenhado e desenvolvido pela equipa de Pesquisa e Desenvolvimento
da Honda, na Europa. Fiel ao seu conceito original, este novo modelo apresenta-se como uma
referência em termos de utilidade, tecnologia avançada e estilo.
O modelo procura responder da melhor forma às necessidades e expectativas dos clientes
Europeus tendo sido largamente testado nos mais diversos tipos de estradas Europeias.
Projecto global ambiental que representa o compromisso da Honda para com o meio
ambiente e as gerações vindouras. O símbolo circular representa a terra e o sol com
céu azul (ar limpo), água limpa e terra verde, A linha branca a meio representa uma
estrada, onde se realiza a liberdade da mobilidade. O coração representa o pensamento
e a paixão da Honda, no compromisso com o nosso ambiente.

O novo Civic Tourer será produzido
na fábrica da Honda, no Reino Unido
e fará a sua estreia em Setembro de
2013 no Salão de Frankfurt.
O seu lançamento, na Europa, está
previsto para o início de 2014.

 

PORTO EXTREME SAILING - THE WAVE MUSCAT NA FRENTE

 

Abertura dia em Porto proporciona "melhor corrida" da temporada até agora

 


- Leigh McMillan stakes reivindicação cedo, com quatro vitórias para The Wave, Muscat
- Projeção Realteam para o primeiro pódio de sempre com Pierre Pennec no comando
- Novos meninos no bloco Equipe Tilt e ROFF Cascais Sailing Team tornar Série Extreme Sailing ™ estreia
- Série organizadores OC Esporte anuncia parceria global com a Fundação Blue Marine como "Parceiro Ambiental". Leia mais online.
- Cuidado com a ação de amanhã no fluxo de vídeo ao vivo a partir de 1700, hora local (1800 CEST) como o movimento frota em modo de corrida Stadium
Um épico nove corridas foram navegou em mar aberto no dia do Extreme Sailing Series ™ Act 5 em Porto de abertura, com uma abundância de casco voar, perto arredondamentos marca e até mesmo um homem ao mar para os meninos locais em Cascais ROFF Sailing Team para manter o em equipe árbitro água ocupado. Apesar dos problemas hidráulicos para The Wave, Muscat antes da corrida tinha começado os campeões estavam em chamas, vencendo a corrida de abertura antes de ir para mais três vitórias demarcando uma vantagem inicial no Porto. Nunca deixá-los longe de suas vistas, porém, foi Pierre Pennec que retorna à série no comando da Realteam, levando a entrada da Suíça para uma impressionante de três vitórias e mostrando a todos porque ele é um dos capitães mais formidáveis ​​da frota à frente de amanhã Estádio Racing.
13 nós de vento que construíram a 15 nós para a última corrida deu as equipes a chance de esticar suas velas e empurrar seus catamarãs de fibra de carbono de disco ao redor do campo, com cada corrida com duração média de 14 minutos, as condições McMillan saboreado. "Nós tivemos fantástico vela hoje em ótimas condições para que fui realmente capaz de realmente empurrar os barcos. Tem sido um dia difícil com a concorrência apertada e nós navegamos bem. "
Pierre Pennec não demorou muito para encontrar seus extremos 40 pés novamente, tendo passado correu na série em 2012, e três vitórias vê apenas quatro pontos atrás do The Wave, Muscat. Analisando o desempenho do cais, Pennec, comentou: "Foi um bom dia para Realteam. O time é bom e altamente motivados. Temos progredido bem, tanto a montante ea jusante de hoje e também tecnicamente e com a comunicação entre nós, por isso foi um bom primeiro dia. Quando tivemos bom início fomos em frente e quando nós não temos ainda conseguiu fazer bem, então a moral da história é que você tem que ter boas largadas para fazer o bem neste tipo de corridas. "Uma vitória na final corrida do dia para a Série atuais líderes Alinghi, com leme temporário Morgan Larson no comando aqui no Porto, vê a cabeça vencedores da Copa América Suíça em estádio de amanhã em terceiro lugar.
Os novos rostos da série a bordo Equipe Tilt mostraram que podem misturar-se com os capitães mais experientes em seu primeiro dia de sempre de Extrema 40 corridas, mesmo postando uma vitória na terceira corrida do dia antes de uma série de três melhores resultados. Skipper Lucien Cujean, comentou: "É muito legal! É muito diferente, como as corridas são curtas, mas é muito impressionante e ali alguns dos melhores velejadores estão aqui. Eu acho que a estratégia será fazer algumas boas partidas e continuar fazendo o que estamos fazendo. "
Não foi tudo fácil hoje eo contingente local no ROFF Cascais Sailing Team encontrou o quão desafiador Extrema 40 de corrida pode ser, perdendo seu arqueiro Paulo Manso mar na sétima corrida do dia. A recuperação rápida para a equipe significava que eles conseguiram terminar a corrida, mas passou a sofrer mais problemas gennaker, como capitão Antonio Mello explicou: "Tivemos um problema desfraldando a gennacker assim Paulo tentou chegar ao final do gurupés e ele caiu na água. Conseguimos levá-lo de volta a bordo, muito rapidamente, mas não conseguiu resolver o problema que nos obrigou a retirar-se da corrida final do dia. "
SAP extrema Sailing Team e Red Sailing Team Touro tanto mantido limpo hoje, postando uma série de resultados consistentes e siga para o Stadium empatados em pontos, em quarto lugar, enquanto GAC Pindar lutou no mar aberto, terminando o dia em sétimo.
A Lei 5 conferência de imprensa oficial ocorreu hoje no Douro Marina, onde os oito skippers internacionais foram introduzidos mais de 30 meios de comunicação locais, nacionais, regionais e locais, com mais esperados para participar do evento ao longo dos dias restantes, incluindo nacional Português emissora RTP2, quem o fará transmitir a corrida ao vivo Estádio da vila corrida no sábado e domingo.
À frente da corrida de hoje, Series orgainsers OC Esporte também anunciou uma parceria global com a Fundação Marine Blue (azul) como "Parceiro Ambiental" para OC Esporte e suas propriedades, incluindo o Extreme Sailing Series. Historicamente e hoje, os projetos da OC Esporte tem uma forte ligação com a água, se estão ocorrendo na água ou água fora, e esta nova parceria é um ajuste natural para OC Esporte e AZUL que estão focados na crise marinha enfrenta nosso planeta. Leia mais online.
Amanhã e para os próximos três dias é de competência Stadium para a frota e há uma abundância de cais antecipação para o SAP extrema Sailing Team Jes co-skipper Gram Hansen descreveu como "um dos melhores hipódromos que já navegou" na imprensa desta manhã conferência. Siga a corrida no site oficial do evento www.extremesailingseries.com e vê-lo ao vivo a partir de 1700, hora local (1800 CEST) amanhã.
Extrema Sailing Series 2013 Act 5, Porto classificação após 1 º dia, 9 corridas (25.7.13)
Cargo / Team / Pontos
1 The Wave, Muscat (OMA) Leigh McMillan, Ed Smyth, Pete Greenhalgh, Musab Al Hadi, Hashim Al Rashdi 78 pontos.
2 Realteam (SUI) Pierre Pennec, Bryan Mettraux, Nils Palmieri, Cédric Schmidt, Thierry Wassem 74 pontos.
3 Alinghi (SUI) Morgan Larson, Ben Lezin, Pierre Yves Jorand, Nils Frei, Yves DeTrey 66 pontos.
4 SAP Sailing Team Extreme (DEN) Jes Gram-Hansen, Rasmus Kostner, Pete Cumming, Mikkel Roßberg, Nicolai Sehested 58 pontos.
5 Red Bull Sailing Team (AUT) Roman Hagara, Hans Peter Steinacher, Matthew Adams, Simon Cooke, Graeme Spence 58 pontos.
6 Equipe Tilt (SUI) Lucien Cujean, Jocelyn Keller, Jeremy Bachelin, Thomas Mermod, Jonas Schagen 51 pontos.
7 GAC Pindar (NZL) Will Tiller, Brad Farrand, Stewart Dodson, Harry Thurston, Shaun Mason 47 pontos.
8 ROFF Cascais Sailing Team (POR) António Mello, Bernardo Freitas, João Mello, Ricardo Schedel, João Matos Rosa 33 pontos.

 

Google Tradutorextama

 

FERRARI PORTUGAL EM SPA

 

Ferrari Portugal preparada para as 24h de Spa-Francorchamps

A actividade desportiva da Ferrari Portugal não tem parado nas últimas semanas. Depois da vitória no passado fim-de-semana no Algarve nos Superstars GT Sprint, a equipa já está em Spa para as míticas 24h pontuáveis para o Blancpain Endurance Series. Francisco Guedes e Filipe Barreiros vão dividir a condução do Ferrari 458 GT3 com Peter Mann e Cédric Mezart na categoria Gentleman Drivers.

 

Pela primeira vez a disputar uma prova tão longa os pilotos portugueses estão entusiasmados mas ao mesmo tempo expectantes com a novidade. Ocupam a segunda posição no Campeonato e esperam numa corrida tão exigente a todos os níveis: "Chegar ao final. Pensamos que numa prova com estas características chegar ao fim já é um excelente resultado. Se a isso somarmos pontos importantes para as contas do Campeonato, tanto melhor", explicou Filipe Barreiros.

 

Apesar de terem preparado com antecedência esta corrida há sempre factores de relevo que os pilotos da Ferrari Portugal não descuram: "Está prevista chuva, logo vai exigir da nossa parte cuidados acrescidos. Correr á chuva de dia já é complicado quanto mais à noite. Vamos preparar tudo com muita atenção para não termos surpresas. São muitas novidades. Mas o importante é que estamos motivados e ansiosos por este experiência, que sabemos, única", referiu Francisco Guedes.

 

O programa do evento começa já amanhã, quinta-feira com a realização dos treinos livres, pré-qualificação e qualificação. Na sexta terá lugar a 'super pole' e no sábado às 15h arranca a corrida de 24h.

 

A actividade em pista pode ser acompanhada em directo no site: http://www.blancpain-endurance-series.com/Ferrari Portugal

 

PEDRO SALVADOR NA RAMPA PAÇOS DE FERREIRA

 

Pedro Salvador: “Vou para esta prova com um objectivo claro.”


Foram dias de trabalho intenso na Comval, para resolver os problemas do motor do Juno CN 11. Encontrada a solução, o Campeão Nacional em Título tem a vitória como objectivo
 

125 ANOS HISTÓRIA PNEUS DUNLOP

 

125 anos de história de pneus e Dunlop

 

DUNLOP 9840m_HDSabia que o primeiro pneu foi criado há 125 anos? A história remonta a 1888, quando o veterinário escocês John Boyd Dunlop substituiu as rodas maciças do triciclo do filho por bandas de borracha cheias de ar.

 

John Boyd Dunlop estava longe de imaginar o sucesso da sua invenção, e tão pouco que ia revolucionar a locomoção a nível mundial, com o desenvolvimento do primeiro sistema de amortecimento de ar da história, estabelecendo os pilares para o nascimento do primeiro pneu.

 

Também a Dunlop, uma das marcas de pneus líderes em todo o mundo, comemora 125 anos de êxito e celebra o papel determinante no aperfeiçoamento do desempenho dos pneus.

 

Presente em todo o mundo através de diversas modalidades desportivas sobre duas e quatro rodas, a presença da Dunlop em provas de competição serve como laboratório de teste para soluções tecnológicas que mais tarde são aplicadas aos pneus de estrada, tanto de moto como de turismo.

 

Quantas pessoas imaginam que devemos o nosso bem-estar e segurança na estrada ao triciclo de uma criança? Viaje pela história e evolução da marca ao longo dos anos!

 

Dunlop – a garantir o prazer da condução ao longo dos tempos

 

A história da Dunlop é rica em inovações que melhoraram a experiência de condução de todos. Desde a descoberta do fenómeno do aquaplaning, à invenção de pneus "com segurança ativa" ou à apresentação da tecnologia 3S, são inúmeros os sucessos durante 125 de história.

 

  • 1902 - A vitória em Paris-Viena dá à Dunlop o gosto pelas corridas
    A vitória despertou na Dunlop o gosto pelo sucesso nos desportos motorizados e na década de 1920 a empresa já produzia pneus capazes de velocidades superiores a 300 km/h.
  • 1923  -  A Dunlop celebra a primeira vitória num Grande Prémio
  • 1924 - A primeira vitória da Dunlop e da Bentley em Le Mans
    Esta parceria dominou a década – ganhando também em 1927, 1928, 1929 e 1930.
  • 1927 - O primeiro recorde de velocidade em terra da Dunlop
    Em 1927 a Dunlop ajuda Henry Segrave a estabelecer o recorde da velocidade em  terra de 203 mph / 327 km/h.
  • 1935 - A Dunlop ajuda a estabelecer outro recorde de velocidade em terra
    Os pneus da Dunlop garantem o recorde de velocidade em  terra de Sir Malcolm Campbell em 1935 de 301 mph / 484 km/h no 'Bluebird'.
  • 1938 - O Railton Mobil Special é equipado com os pneus Dunlop

O Railton Mobil Special, concebido por Reid Railton e equipado com pneus Dunlop, arrasa o recorde mundial de velocidade em terra.

  • 1947 - Os pneus da Dunlop são bem-sucedidos a 403 mph / 648 km/h

O Railton Mobil Special entra novamente para o livro dos recordes, quando o condutor John Cobb se torna o primeiro homem a quebrar a barreira dos 400 mph em terra atingindo os 403 mph e estabelecendo um novo recorde mundial de velocidade média de 394 mph / 634 km/h.

  • Nos anos 1950s - Os pneus Dunlop conseguem 66 vitórias na Fórmula 1

Durante a idade de ouro dos desportos motorizados, os pneus da Dunlop alcançam sessenta e seis vitórias na Fórmula 1 com oito campeões do mundo.

image004.png@01CE8866.4DDFD700" >·         1964 – O inovador pneu da Dunlop que é o primeiro a ajudar a prevenir o aquaplaning

O técnico da Dunlop, Tom French, patenteou uma descoberta inovadora no desenho do piso do pneu. O pneu radial SP 41 da Dunlop ofereceu aos condutores protecção contra o aquaplaning ao incluir um sistema de 'micro-ranhuras' que absorviam a água da superfície como uma esponja para expeli-la posteriormente.

  • 1972 – A Dunlop desenvolve o primeiro pneu da série 60 com cintas de aço
  • 1973 – A Dunlop cria o primeiro pneudo mundo 'com segurança activa’

O Denovo proporciona aos condutores um controlo em distâncias longas e em alta velocidade, mesmo após furos ou rebentamentos.

  • 1994 – O pneu com cinta de construção ultraleve da Dunlop é uma inovação a nível mundial

A Dunlop apresenta o primeiro pneu que reduz o peso do veículo cerca de 12 kg. Com o desenvolvimento do Sistema de Mobilidade Instantânea (IMS) como substituto para a roda sobresselente,  em caso de furo, é injectado um composto de látex no pneu para o isolar.

  • 2002 – A Dunlop ganha o 100º Grande Prémio de Motociclismo 250 cc consecutivo
    Os pilotos da Dunlop venceram mais de 50% de todos os 2321 Grandes Prémios realizados, conquistando 105 títulos de Campeonatos de Mundo ao longo da história.
  • 2008 – Le Mans: 85 anos de vitórias da Dunlop

Le Mans é a corrida mais antiga, mais dura e mais longa do mundo. No total, 34 das 71 corridas das 24h de Le Mans foram ganhas com pneus Dunlop – mais do que qualquer outra empresa de pneus.

  • 2009 – Lançamento Dunlop SP QuattroMaxx

O pneu para SUV 4x4 que para além de incorporar Kevlar tem o flanco desenhado por Pininfarina.

  • 2010 – Dunlop sobe ao pódio nas três categorias de 24 Horas Le Mans e vence 24 Horas de Nürburgring
  • 2011 – Lançamento do SP WinterSport 4D

O pneu de inverno mais avançado da gama

  • 2012 – Dunlop apresenta internacionalmente os SportMaxx RT e os SportMaxx Race no circuito de Ascari em Ronda

 

Acerca da Dunlop

 

A Dunlop é um dos maiores fabricantes de pneus para motos com um impressionante currículo de sucessos no motociclismo. A vasta experiência competitiva da Dunlop proporcionou o desenvolvimento de tecnologias inovadoras para pneus concebidos para o uso no dia-a-dia. Sempre com o objetivo de transmitir total confiança aos motociclistas, a Dunlop oferece a todos os tipos de motociclistas o desempenho e a durabilidade das mais recentes tecnologias de pneus. Em 2013 celebra-se o 125º aniversário da Dunlop e a criação do pneu pela mão do nosso fundador.

Muitos dos principais fabricantes de motociclos e scooters, incluindo KTM, Triumph, Honda, Kawasaki, Suzuki e Yamaha, aplicam produtos Dunlop de origem.

Para mais informações sobre a Dunlop visite www.dunlop.pt, a página do Twitter ou do Facebook.

 

 

MERCEDES BENZ - GRAND CHALLENGE

 

Etapa de Tarumã da Mercedes-Benz GC marca a estreia da Gusttavo Lima Racing/Rsports na pista gaúcha


Prova está prevista para o dia 28 de julho e os pilotos Amorim Jr., Beto Santos, Beto Rossi, Edson Jr. e Raphael Teixeira já confirmaram presença

A expectativa da Gusttavo Lima Racing/Rsports Racing é grande para a disputa da terceira etapa da Mercedes-Benz Grand Challenge. Será a primeira vez que os cinco pilotos da equipe paulista correrão no circuito do Autódromo Internacional de Tarumã, em Viamão, na região metropolitana de Porto Alegre pelo campeonato de turismo, única no mundo da marca. No sábado (27), acontecerão os treinos livres e classificatórios e, no domingo (28), haverá a corrida com duração de 45 minutos a partir das 11h.

O Fernando Amorim Jr. , carro 88, está desde o início do campeonato iniciado há quatro anos e no dia 11 de julho participou dos treinos extras realizados pela equipe em Tarumã com carros diferentes da categoria com o intuito de conhecer um pouco o traçado. "É um circuito de alta velocidade com grande desgaste de pneus. Espero fazer uma corrida cautelosa, buscando ser sempre constante para conseguir chegar entre os primeiros colocados", disse. "O campeonato está mais aberto que os anos anteriores. Vejo que vários pilotos estão com boas chances de vitória, o que torna a disputa pelo título mais competitiva", contou o piloto de Valinhos, interior paulista (Fiolux, Serwal e All Tape - Fitas Adesivas).

Para Edson Coelho Jr. que também esteve em Tarumã e espera, com o modelo Mercedes-Benz C250 Turbo (#99), disputar pela primeira vez no circuito gaúcho de Tarumã de maneira semelhante à que ocorreu na última etapa da Mercedes-Benz Grand Challenge, em Curitiba (PR). "Minha expectativa, além de ser rápido, é conseguir atingir uma boa constância ao longo da corrida com a finalidade de buscar a vitória e conquistar pontos importantes para o campeonato", explica o piloto mineiro da Durallite, Nestlé, EMC Sistemas, Neide Buffet e AvantGarde Motors.

A etapa de Tarumã marca a segunda disputa para Raphael Teixeira, equipe Gusttavo Lima Racing/Rsports Racing, na categoria pelo bólido #37. "O Campeonato é bem disputado e tem um formato dinâmico. É uma corrida de estratégia, que exige uma guiada constante. A troca de pilotos é bem interessante", destaca o goiano diz ter intensificado os treinos físicos e está bem preparado para a prova.

"Apesar de ter andado pouco no carro em Curitiba, já me sinto adaptado, tem ainda alguns detalhes pelo estilo de guiada para ajustar. Isso me faz sentir mais confortável para etapa de Tarumã. É uma pista de alta, bem desafiadora e estou empolgado pra desbrava-la. Tenho buscado informações do circuito gaúcho com alguns amigos pilotos, na pista vou ter apoio do Romera, Pimenta e Cristiano. Estou confiante pra essa etapa", comenta Raphael Teixeira que leva as cores do cantor Gusttavo Lima, Corneta Ferramentas, Itatiaia Mercedes, Puramania, NoRisk e Grupo Biriba.

REPRESENTANTES NA MASTER

Beto Santos (SBS Corretora), também não conhece o Autódromo de Tarumã, mas quer repetir o pódio na categoria Master. "Sei que se trata de uma pista onde a técnica e o arrojo devem ser bem distribuídos. Infelizmente, por estar em viagem fora do país, não pude estar nos treinos que a Rsports realizou no circuito. Mas, certamente, os resultados serão repassados pelos companheiros do time", disse o piloto.

"Não participei da primeira etapa, em São Paulo, na etapa de Curitiba, consegui um pódio. Espero que com o ritmo das provas eu possa conseguir outros bons resultados e, quem sabe, estar entre os primeiros nessa categoria Master", complementa Beto.

Para Beto Rossi que competiu pela primeira vez na equipe e em Curitiba conquistou o 4ª lugar na Master, Tarumã sempre foi considerado por pilotos de todas as categorias e em todos os tempos, o mais Rápido e mais difícil de pilotar. "Por outro lado deve ser muito gratificante para quem costa de pilotar. Não conheço o circuito, vários concorrentes conhecem, mas é assim mesmo, vamos tentar treinar o melhor possível em duas baterias de uma hora no sábado, e tentar classificar bem para corrida de domingo", destacou Beto Rossi.

"Sou o Piloto mais velho (de idade) com 59 anos, a competir no campeonato, não pretendo parar tão cedo. Vou fazer de tudo pra sair desse 4º lugar na MASTER e brigar pela ponta, afinal à diferença é só de 16 pontos, não vai ser nada fácil, mas vamos lutar. Aguarde!", finaliza Rossi da Metal Tampos Ltda, Blindarte, Neobus, Pancrom _Indústria Gráfica, Jaia, LDS - Executive, Grupo JNE Info Store, SCO Tebas, CRM Medic, Besser Caminhões, Evora Corretora e Divena Mercedes.

Programação da terceira etapa da MBGC:

Sábado, 27 de julho
09h30 - 10h30: Treino Livre 1
12h30 - 13h30: Treino Livre 2
16h10 - 16h30: Classificatório

Domingo, 28 de junho
11h00 - 11h45: Corrida

Calendário - Mercedes-Benz Grand Challenge:

Etapa 1 - 05 de maio - Circuito Anhembi - São Paulo (SP)
Etapa 2 - 23 de junho - Curitiba (PR)
Etapa 3 - 28 de julho - Tarumã (RS)
Etapa 4 - 18 de agosto - Interlagos (SP)
Etapa 5 - 08 de setembro - Curitiba (PR)
Etapa 6 - 06 de outubro - Tarumã (RS)
Etapa 7 - 03 de novembro - Santa Cruz do Sul (RS)
Etapa 8 - 08 de dezembro - Interlagos (SP)
 

NOVOS EPISÓDIOS LOUCOS POR CARROS

 

Novos episódios de LOUCOS POR CARROS regressam em
exclusivo ao HISTÓRIA
O HISTÓRIA, apresenta em exclusivo, a partir
de 7 de agosto, novos episódios da segunda
temporada de LOUCOS POR CARROS.
Danny “o Conde” Koker é fanático por
automóveis clássicos. Além de ter um
negócio de restauração de carros e motas
antigas em Las Vegas, também aproveita
qualquer oportunidade para comprar
grandes veículos americanos, onde quer que
os descubra. Seja qual for o local onde se
encontre: se Danny gostar do carro, vai fazer
uma oferta! A sua paixão é localizar, arranjar
e embelezar carros de época americanos,
todos eles com uma história própria. Estes automóveis são tudo para ele e só espera o melhor da sua
equipa de mecânicos que trabalham constantemente na restauração dos seus achados. Para manter o
negócio a andar de vento em popa, tem de escolher os veículos certos e vendê-los ao melhor preço.
O DESAFIO DE CHUMLEE
Chumlee faz uma visita à loja para ir buscar o seu Lincoln 1963, mas ao chegar lá dão-lhe péssimas notícias.
Mais tarde, um casino organiza uma comissão VIP para uma bicicleta inspirada na maior peça de ouro do
mundo.
Quarta -feira 7, 23:15h | Repetição: Quinta-feira 8, 02:35h/ 14:45h.
O CARRO COR-DE-ROSA
A loja compromete-se a construir um conjunto de rodas de corrida para um pai corajoso. Danny fica em
apuros quando um projeto para um carro cor-de-rosa não corre exatamente segundo os planos dele.
Quarta -feira 7, 23:40h | Repetição: Quinta-feira 8, 03:05h/ 15:10h.
O DIA DO JUÍZO FINAL
Com um orçamento apertado os rapazes apressa-se a acabar a “pick-up” Chevrolet de 1962 do irmão de
Kevin, que é juiz. Mais tarde, Scott encontra um Corvette incrivelmente original: conseguirá ele fechar o
acordo sem a ajuda de Danny?
Quarta -feira 14, 23:15h | Repetição: Quinta-feira 15, 02:35h/ 14:45h.
A MOTO PSICADÉLICA
A oficina está revirada com a personalização de uma moto psicadélica. Para além disso, o malvado Davey Deals, amigo de Danny, encomenda uma grelha que nunca ninguém vira antes. Mais tarde, Scott oferece aos rapazes o veículo dos seus sonhos.
Quarta -feira 14, 23:40h | Repetição: Quinta-feira 15, 03:05h/ 15:10h.
MUDANÇA DE OPINIÃO Danny decide, à última hora, não vender um automóvel clássico a um cliente com quem já se comprometera. Mais tarde Kevin e Scott tentam, por sua conta, adquirir uma moto, enquanto Danny salta uma refeição por culpa de um Cadillac “vintage”. Quarta -feira 21, 23:15h | Repetição: Quinta-feira 22, 02:35h/ 14:45h.
SUPERNOVA Danny constrói um veículo para um cliente que pretende algo único: um carro inspirado no singular Chevrolet Yenko Nova. Depois visita uma das coleções de carros mais exclusivas do mundo à procura de um modelo que satisfaça os gostos, caríssimos, de outro cliente.
Quarta -feira 21, 23:40h | Repetição: Quinta-feira 22, 03:05h/ 15:10h.
UM AMOR, UM CARRO Ziggy Marley reúne-se com Danny na Vamp’d para o encarregar da restauração do Mercedes Clássico do seu pai, Bob Marley. Para além disso, a Count’s Kustoms constrói um camião para que um casal de reformados possa fazer a viajem dos seus sonhos.
Quarta -feira 27, 23:15h | Repetição: Quinta-feira 28, 02:35h/ 14:45h.
O CARRO DE BOB MARLEY
Toda a oficina se apressa a terminar o restauro do último carro que pertenceu a Bob Marley. Em seguida, deverão viajar até Los Angeles para o entregar a tempo ao seu filho, Ziggy Marley. Ao mesmo tempo, Mike o Cornos, assume um trabalho perigoso.
Quarta -feira 27, 23:40h | Repetição: Quinta-feira 28, 03:15h/ 15:10h.
Texto escrito conforme o Acordo Ortográfico.
HISTÓRIA
Faz-se cada dia. Ontem, hoje e amanhã, o HISTÓRIA é diferente, porque todos os dias existem temas para contar e ouvir. História de pessoas e objetos cheias de entusiasmo e irreverencia é assim o HISTÓRIA, um canal onde se desvendam segredos milenares e presentes. Um canal repleto de pormenores e de ousadia.
O HISTÓRIA chega a mais de 300 milhões de espectadores, distribuídos por 150 países. A marca de qualidade do HISTÓRIA torna-o uma referência incontornável com séries exclusivas como “A Humanidade”, “O preço da História”, “Alienígenas”, “O Universo”, entre outros.
Produzido especificamente para o mercado português, o HISTÓRIA resulta de uma joint-venture entre a Chello Multicanal e a A+E Networks formada em 1998.i-17567 1_letter_BR

 

RALI BAIA AZUL - ANGOLA

 

CLASSE CONCORRENTE CONDUTOR 2º CONDUTOR VEICULO
4 M MOTO 
31 M Muxima Racing Team José Carlos Teixeira Kawasaki KLX 450 R
50 M TDA Paixão Automovel Helder Coelho Vuty Honda CRF 450
278 M Kamba´s Racing Team Paulo Fernandes Husaberg TE 300
M Gonçalo Lota
7 Q QUAD
2 Q José Fernandes Suzuki LTR 450
13 Q Kamba´s Racing Team Mário Passos Honda TRX 700
15 Q R&D Lda Tiago Moniz Yamaha Raptor 700 R
26 Q Amilcar Xavier Yamaha Raptor 700
48 Q Pirline Road Team Angola Hamilton Gonçalves Yamaha Raptor 700
74 Q CIFRAL/SPEEDFREAK/FOXSHOCS Rui Cunha KTM 525 XC
91 Q Trevotech Racing Miguel Cardoso KTM CLX 525
2 TT PICK-UP/JIPE
8 TT Team Cargo Maló Almeida João Paulo Jeep Wrangler Sport 3.8
888 TT Viprangola Racing Team Miguel Raposo Pedro Jesus Nissan Paladin Proto TT 3.0
1 E1 ESPECIAIS
E1 Miguel Silva Kart Cross Suzuki 600
13 E2 ESPECIAIS
3 E2 Tropicália José Roxo Polaris RZR XP 900
5 E2 Tropicália Carlos Maio Polaris RZR XP 900
10 E2 Sistec Competição Nuno Santos Polaris RZR XP 900
12 E2 Tropicália Edwin Santos Polaris RZR XP 900
16 E2 Luis Rio Polaris RZR XP 900
18 E2 João Lota Polaris RZR XP 900
36 E2 Bruno Morais Polaris RZR 800S
117 E2 Tiago Fonseca Polaris RZR XP 900
222 E2 Social Team Deborah Almeida Polaris RZR XP 900
225 E2 Transconterra Racing Team José Eduardo Polaris RZR XP 900
333 E2 Social Team  Rodrigo Morais Polaris RZR XP 900
575 E2 Luis Abrantes Polaris RZR 800
777 E2 Social Team Armindo Fortes Polaris RZR XP 900

 

NOTICIAS DO BRASIL

 

Linneu Linardi participa de programa na AllTV nesta quarta-feira

Piloto da equipe SBC Trans é um dos convidados do programa "Fala Sério", comandado por Camila Santoro e que vai ao ar a partir das 13h

O piloto Linneu Linardi, participará nesta quarta-feira (24), a partir das 13h, do programa "Fala Sério", apresentado por Camila Santoro e que será transmitido através da web emissora AllTV (www.alltv.com.br).

O programa traz ao público um bate-papo descontraído entre os participantes e o piloto da equipe SBC Trans falará um pouco de sua carreira no automobilismo, onde foi campeão da Stock Júnior em 2006, além de disputar torneios como a Fórmula 3 Sul-Americana, a Fórmula 2000 Canadense e o Campeonato Brasileiro de Gran Turismo. Linardi também falará da temporada 2013, onde corre o Mercedes-Benz Grand Challenge.

"Fico feliz pela oportunidade dada pela Camila de poder participar do ‘Fala Sério’. Vai ser uma boa oportunidade de falar um pouco da minha história no automobilismo e também da atual temporada", disse Linardi, que embarca no final de semana para o Rio Grande do Sul, onde disputa da terceira etapa do Mercedes-Benz Grand Challenge, que acontece no autódromo de Tarumã, em Viamão.

Sobre o campeonato, Linardi está mais adaptado ao carro utilizado na categoria e acredita que pode conseguir um resultado bastante positivo na terceira etapa. "Tarumã é um dos circuitos mais rápidos do país, e isso é um fator de dificuldade para todos, mas nossa meta é chegar ao pódio. O trabalho realizado pela equipe nos faz ter condições de atingir esta meta", conclui o piloto do carro número 100.

Linneu Linardi possui os patrocínios de SBC Trans, Rádio Transamérica, Caçula de Pneus e 4Fit Academia.
 

BALANÇO EXCELENTE PARA PEDRO SILVA

 

Pedro Silva – “Balanço final é excelente”

PEDRO SILVA
O Team Baia e o Motor Clube de Guimarães levaram para a estrada a segunda edição do Rali Sprint de Famalicão
2013. A prova em pisos de asfalto contou com a presença da dupla Pedro Silva e Laura Natividade, que alinharam
com o habitual Citroën Saxo que o piloto de Guimarães está a utilizar no Campeonato Open de Ralis e Troféu
Rallycar.
A prova arrancou no sábado, com a realização de uma super especial em Fradelos, repleta de público, onde a
dupla registou a 19ª posição, 4ª da classe entre as mais de cem equipas que partiram para a prova.
No Domingo fizeram uma prova de evolução, melhorando PEC a PEC o seu tempo, terminando a ultima especial já
muito perto dos 10 primeiros, rodando nos lugares do pódio da sua classe.
Como nos salienta o Vimaranense “o rali correu bem. Diverti-me bastante a realizar esta prova, adorei o traçado
quer do troço em linha, quer da super-especial, apesar de alguns pontos com pouca visibilidade nesta ultima. Foi
maravilhoso fazer um rali com tanto público na estrada, que esteve sempre fantástico a apoiar-nos sempre que
passávamos, a todos eles o nosso muito obrigado por dizerem "presente".
A Laura (Natividade) esteve em excelente plano e seguramente que, caso se volte a proporcionar, iremos voltar a
fazer dupla no futuro. O resultado era o menos importante para esta prova, mas mesmo assim conseguimos uma
boa classificação, pelo que saímos da prova bastante contentes com o nosso desempenho.”
Por seu turno, também Laura Natividade saiu de Famalicão muito satisfeita com este rali. “O rali de Famalicão
acabou por se revelar uma boa surpresa em vários campos, com muito público, uma extensa lista de inscritos e
um troço muito giro de se realizar, o que acabou por dar razão ao facto de ter aceitado o convite de navegar pela
primeira vez o meu amigo e piloto Pedro Silva. Conseguimos facilmente, como já esperava, um bom entendimento
entre nós, melhorando o nosso tempo em todas as passagens, garantindo desse modo um bom andamento e
classificação mas, mais do que isso, divertimo-nos bastante, que era o mais importante! Na minha curta carreira
como navegadora, este rali foi sem dúvida uma mais-valia, o que me deixa obviamente satisfeita e com vontade
de continuar”, concluiu a navegadora.
Pedro Silva e Laura Natividade terminaram o rali na 17ª posição da geral, 4ª na classe 2.

 

LOBATO AUSENTE EM MONTALEGRE

 

                                                                                                                                                 


Campeonato de Portugal de Offroad 2013 - Ralicross de Montalegre I

Rafael Lobato ausente da próxima prova em Montalegre


Disputa-se no próximo fim-de-semana a 4ª prova do Campeonato de Portugal de Offroad 2013, desta feita na pista de Montalegre numa organização do Clube Automóvel de Vila Real.

Rafael Lobato, piloto de Vila Real que tem disputado a divisão Super 2000, não vai marcar presença nesta prova. Depois dos vários contratempos que o têm afligido desde o início da época, foi decidido fazer uma revisão profunda ao carro numa tentativa de lhe proporcionar uma viatura competitiva para a última prova que vai disputar neste Campeonato.

Tal como anunciado no início da temporada, o orçamento reunido apenas lhe permitia fazer 4 das 9 provas previstas e a época terminaria agora em Montalegre.

No entanto, os trabalhos no carro arrastaram-se mais do que o previsto e o mesmo não estará pronto a tempo da próxima prova. Foi assim decidido não participar e adiar a presença para a prova seguinte, a realizar também na pista de Montalegre em Setembro.

A equipa dispõe assim de mais tempo para preparar convenientemente a derradeira prova da época 2013 e se apresentar nas melhores condições de competitividade.

O piloto não deixará de marcar presença em Montalegre nos dois dias de prova, para acompanhar as corridas dos seus colegas e conviver com o numeroso público que esperamos se desloque ao evento.

 

SETE PORSCHES EM SPA

 

24 Horas de Spa-Francorchamps/Belgium

 

Sete Porsche motoristas obras competem por equipes dos clientes

 

Stuttgart. A 65 execução da corrida de 24 Horas de Spa-Francorchamps no dia 27/28 de julho promete ser um dos destaques de corridas de carros. Cerca de 70 veículos GT são registrados para a maratona deste ano no lendário circuito de sete quilômetros de montanha-russa, nas Ardenas - incluindo onze Porsche 911 desdobradas por esquadrões da cliente. Em uma prática testada pelo tempo, Porsche Motorsport apoia essas equipes - por exemplo, fornecendo sete Porsche motoristas obras. Entre 1967 e 2010, as equipes Porsche comemorou seis vitórias totais em segunda mais antiga do mundo de corrida de 24 horas.

Os motoristas de Porsche
Dois dos pilotos de fábrica da Porsche para competir no final de julho já estão na lista dos vencedores neste clássico. Marc Lieb (Alemanha) conquistou a vitória em sua pista favorita exatamente dez anos atrás. Seu compatriota Joerg Bergmeister era um membro do premiado quarteto de volta em 2010. Este ano as ações Lieb cockpit de um 911 GT3 R desdobradas por Manthey Corrida com as suas obras motorista colegas Richard Lietz (Áustria) e Patrick Pilet (França). No mês passado, Lieb e Lietz comemorou a vitória na categoria em Le Mans.

Bergmeister aborda a corrida deste ano, com obras Porsche motorista Timo Bernhard (Alemanha) eo francês Nicolas Lapierre ao volante de um 911 GT3 R para o Pro GT pela equipe Almeras. Se Timo Bernhard deve ganhar em Spa, ele vai escrever a história: como o primeiro piloto a vencer as quatro mais famosas corridas de 24 horas - depois de já conquistar o Nürburgring, Le Mans e Daytona. Eric Dermont, Franck Perera, Philippe Giauque e Morgan Moulin Traffort (toda a França) ação condução deveres na segunda corrida por 911 GT Pro por Almeras.

Na própria casa da Concorrência ProSpeed, as obras ensaiada motorista emparelhamento de Marco Holzer (Alemanha) e Nick Tandy (Grã-Bretanha) estão ansiosos para ganhar. O jovem italiano Marco Mapelli completa o trio ProSpeed. Corrida outro da equipe da Bélgica 911 GT3 R é Marc Hennerici (Alemanha), Xavier Maassen (Holanda) e Maxime Soulet (Bélgica). Pilotar o 911 GT3 R da raça esquadrão SMG Challenge é uma equipe totalmente francesa com Olivier Pla, Eric Clément e Nicolas Armindo. A equipe Fach campos tecnologia Auto suíços um 911 GT3 R tripulado pelo trio alemão Otto Klohs, Sebastian Asch e Jens Richter, bem como o antigo Porsche Júnior Martin Ragginger (Áustria), que venceu a corrida de 2010, com Joerg Bergmeister.

O Porsche 911 GT3 R
Desde o seu lançamento em 2010, as equipes de clientes em todo o mundo conquistaste um sucesso após o outro com o 911 GT3 R. Em 2012, sozinho, os clientes da Porsche contestado 131 corridas com a ca. 500 hp piloto GT, marcando 41 vitórias e trazer para casa muitos títulos de campeonato.

O calendário
Seguindo a tradição, os fãs são tratados com desfile de motoristas que se realiza na quarta-feira 24 de julho a partir das 15.00 horas. Na quinta-feira um treino livre está marcado para 9,45 horas. A pré-qualificação é realizada 18,15-19,15 horas, com a qualificação 20,10-21,25 horas, ea noite de qualificação 21,55-23,10 horas. Os 20 melhores pontos de grade são, então, determinada pela "Super Pole" na sexta-feira das 18,15 horas. A corrida decola no sábado, às 16,30 horas.

Dicas de TV
O pay TV canal MotorsTV transmite a maior parte da corrida ao vivo: no sábado de 16.00 a 20.00 horas e 21,00-23,00 horas, no domingo das 8h00 às do meio-dia e 13,30-17,00 horas. Nessas ocasiões, os espectadores também podem assistir a corrida através do Live-Streaming (www.total24hours.com) na internet. Durante os intervalos de transmissão a bordo de filmagem é mostrado no site. Um programa de destaque de uma hora de Spa é televisionado na noite de domingo 19,00-20,00 horas em RTL NITRO.

 

PARENTE PRONTO PARA SPA

 

Álvaro Parente preparado para as 24 Horas de Spa

AParente FT_028
Disputam-se no próximo fim-de-semana as 24 Horas de Spa, prova rainha do Blancpain Endurance Series, sendo Álvaro Parente, ao volante de um McLaren MP4-12C GT3, um dos candidatos à vitória.
A prova belga é uma das clássicas mundiais, afirmando-se como a mais importante corrida de endurance dedicada a carros de GT, causando grande interesse entre os principais construtores de viaturas deste tipo que apoiam directamente algumas equipas e disponibilizam os seus pilotos oficiais.
Álvaro Parente apresenta-se em Spa-Francorchamps ao volante de um dos McLaren MP4-12C GT3 da Hexis Racing, equipa cujas cores defende no Blancpain Endurance Series juntamente com Alexander Sims e Stef Dusseldorp, e mostra-se confiante para o grande evento belga. “Gosto muito deste circuito e venci lá em todas as categoria, faltando-me apenas um triunfo com um GT. A equipa está muito empolgada e optimista, depois de ter preparado minuciosamente a nossa participação. Penso que temos argumentos para nos imiscuirmos na luta pela vitória, mas só ao longo da semana saberemos qual a nossa posição relativamente à oposição”, afirmou com entusiasmo o piloto oficial da McLaren GT.
Uma prova de vinte e quatro horas, sobretudo disputada no majestoso circuito belga, coloca inúmeras dificuldades a pilotos, equipas e máquinas, mas Álvaro Parente acredita que a Hexis Racing, o McLaren MP4-12C GT3 e os seus pilotos têm as armas para poderem bater-se de igual para igual com o fortíssimo plantel que se apresenta à partida das 24 Horas de Spa. “Sabemos que os nossos adversários são muito fortes, no entanto, penso que nós estamos bem preparados e temos também os nossos trunfos – a equipa é fortíssima nas paragens nas boxes, o que é determinante numa prova deste género, o carro é rápido e consistente e temos um bom trio de pilotos. Porém, uma corrida em Spa-Francorchamps é sempre complicada, não só pela selectividade do circuito, mas também pela instabilidade climatérica que se faz sentir sempre, dificuldades catalisadas pelos mais de sessenta carros que estarão em pista. Será uma prova dura na qual teremos que manter a concentração máxima ao longo de vinte e quatro horas para podermos alcançar o resultado que ambicionamos”, sublinhou o português.
Álvaro Parente entrará em pista na próxima quinta-feira, para tomar parte na sessão de treinos-livres e disputar a qualificação, iniciando-se as 24 Horas de Spa no próximo sábado às 15h30 – hora de Lisboa.
Siga a carreira de Álvaro Parente através da sua página do Facebook.

 

CASEY STONER TESTA HONDA

 

Casey Stoner para testar HRC


Casey Stoner vai subir de volta em uma Honda RC213V, pela primeira vez desde Valencia 2012, como piloto de testes para a Honda Racing Corporation. O Campeão do Mundo por duas vezes deixou o esporte no final do ano passado e tem sido associada com rumores de um aspecto wild card nesta temporada, mas isso agora está fora de questão. O piloto australiano vai fazer quatro testes em Motegi nos próximos meses, com o Honda Racing equipe de P & D, a trabalhar na evolução da RC213V e também sobre o novo piloto de moto de produção que Honda Racing vai vender a equipe selecionada no próximo ano para raça no MotoGP.


Casey Stoner
"Tem sido quase 7 meses desde Valencia e eu ainda estou feliz e confortável com a decisão que tomei de parar de correr. Às vezes eu sinto falta de andar de VN, por isso estou feliz que HRC me pediu para fazer alguns testes em Motegi este ano. isto irá permitir-me para apreciar o que eu sinto falta: andar de bicicleta MotoGP estou ansioso para chegar na moto e ver como ele mudou desde o ano passado e eu gostaria de agradecer a Honda por esta oportunidade "

Shuhei Nakamoto - HRC Vice-Presidente Executivo
"Estamos muito satisfeitos por ter Casey volta em uma Honda! Ele sabe que esta máquina muito bem e tenho certeza que ele pode ajudar nossos engenheiros e técnicos com o desenvolvimento da RC213V. Também vamos pedir a ele para testar o novo piloto de produção e dê-nos a sua opinião inicial para nos ajudar a produzir a melhor máquina possível "

 

TEAM VINTAGE NO RALI DE FAMALICÃO

 

Team Vintage evidencia-se em no Rali Sprint Famalicão

ANTONIO MAGALHAESNUNO ALVES

Decorreu em Fradelos, Famalicão, a segunda edição do Rali Sprint de Famalicão, prova esta que esteve a cargo do Team Baia e do Motor Clube de Guimarães.

O Team Vintage alinhou na prova, com duas duplas, Nuno Alves e Nuno Agra num Citroën Ax e António Magalhães e Adão Batista em Peugeot 205 rally.

A prova em pisos de asfalto arrancou no sábado com a super especial no centro de Fradelos, que juntou uma enorme moldura humana que não quis faltar ao bom espectáculo proporcionado pelas equipas. Nuno Alves esteve em pleno destaque ao averbar o sexto melhor tempo entre os mais de cem equipa que alinharam na prova. António Magalhães também esteve bem, registando a 11ª posição.

A dupla do Peugeot 205 voltou a impor um andamento forte no Domingo rodando sempre perto do top 10, num rali que foi quase perfeito, onde regista-se apenas um ligeiro susto na primeira especial do dia, devido à falta de aderência dos pneus e ao tempo perdido quando rodaram atrás do concorrente que os antecedia. No final, após as quatro especiais alcançaram um merecido 12º lugar da geral, vencedores da classe 1.

Nuno Alves e Nuno Agra fizeram uma prova de evolução, melhorando PEC a PEC os seus tempos. Como nos salienta Nuno Alves “a prova começou por correr muito bem na super especial, onde efectuámos um bom tempo. No domingo no geral correu bem, fui melhorando os tempos em cada passagem. Na primeira da manhã o carro escorregava um pouco de traseira porque não tínhamos a pressão adequada á temperatura do asfalto, mas no geral correu tudo muito bem. Deixo ainda um agradecimento aos nossos patrocinadores, Bloqueira de Vermoim, WR Peças, Nuno Peças, Café Celua, Restaurante Dom Henrique, Carpintaria Álvaro Lopes, Moto Penedo, Sucata DR e Sucata António Ribas.

Nuno Alves terminou na 16ª posição da geral, terceiro da classe 2.

 

MILLENIUM BCP E ALD AUTOMOTIVE

 

Millennium bcp renting e ALD Automotive lançam campanha de dinamização do renting

 

 

O Millennium bcp Renting e a ALD Automotive reforçam a sua parceria no âmbito da sua oferta de Renting, com o lançamento de uma nova acção de formação, dinamização e apoio às redes de corporate e empresas do banco. Esta acção tem como principal objectivo o reforço das vantagens do Renting junto destes segmentos de mercado, mas procurando-se dar maior ênfase junto das PMEs. Numa primeira fase esta acção abrangerá cerca de 40 sucursais, sendo progressivamente alargada ao longo do segundo semestre de 2013.

 

“A nossa parceria com o Millennium bcp tem produzido frutos muito interessantes não só pelas inúmeras vantagens do Renting, como também pela extensa capilaridade da rede Millennium bcp e da sua relação de excelência com os seus Clientes” refere Guillaume de Léobardy, Director Geral da ALD Automotive Portugal.

 

O Dirigente refere ainda que “O Renting Millennium bcp é uma solução que pode dar um contributo importante para a melhoria da competitividade das PME, numa altura em que os seus principais problemas centram-se na falta de liquidez e de “alavancagem” financeira. Numa perspectiva financeira falamos das vantagens relativas à previsibilidade permitida pelos custos fixos mensais, à ausência de investimento inicial e às rendas mais baixas do que outras formas de financiamento, que permitem à partida um maior encaixe de tesouraria. Do ponto de vista operacional salientamos a melhoria da eficiência através da racionalização dos recursos alocados à gestão de frotas, da detecção de áreas de melhorias e poupança na gestão da frota, da ausência de risco operacional numa altura em que as empresas procuram não arriscar.”

 

SKODA EXPANDE OFENSIVA

 

Škoda expande a sua ofensiva na oferta de bicicletas


E-Bike, a primeira unidade elétrica da Marca
> Nova Škoda Green E Line amplia coleção de bicicletas da Škoda
> "Pedelec" combina força muscular com potência do motor, até uma autonomia máxima de 105 km
> Ampla escolha de bicicletas Škoda para qualquer idade e qualquer utilização
> Longa tradição: fundadores da marca apresentaram o primeiro modelo 1895
A Škoda Auto acaba de apresentar a sua primeira bicicleta elétrica. A nova Škoda Green E Line possui uma autonomia em modo elétrico até 105 km. Encontra-se já disponível em todos os concessionários da Škoda. O preço em Portugal será cerca de 3.500€ (IVA incluído)
A nova e atrativa Škoda Green E Line vem enriquecer a oferta da gama 2013 da coleção de bicicletas da Škoda. Além da e-bike, a oferta atual inclui outras dez bicicletas – modelos para crianças e jovens assim como versões para profissionais mais elaboradas nas vertentes do trekking e montanha. Disponível pela primeira vez está a bicicleta de montanha com a mais popular roda de 29 polegadas.

"A energia elétrica está a desempenhar um papel cada vez maior, especialmente no setor das bicicletas", salienta Werner Eichhorn, membro do Conselho de Vendas e Marketing da Škoda. "A nova Škoda Green E Line oferece tecnologia de ponta e garante uma mobilidade desportiva. É o complemento perfeito para a coleção mais ampla da oferta de bicicleta que alguma a Škoda vez já disponibilizou ", acrescenta Werner Eichhorn. A Škoda produziu a sua primeira E-Bike (modelo elétrico) em cooperação com a empresa KTM.
A nova Škoda Green E Line foi designada de "Pedelec" (abreviatura do termo para uma bicicleta elétrica). Neste tipo de bicicleta elétrica, o motor só é ligado quando o utilizador move os pedais (apoio da pedaleira limitada). O complemento da utilização do motor está limitado a velocidades abaixo de 25 km/h por razões de segurança e de acordo com a regulamentação oficial em cada país para este tipo de mobilidade.
A autonomia do motor atinge um limite de 105 km. Depois da capacidade máxima da bateria de iões de lítio ter sido utilizada, pode ser recarregada num período máximo de quatro horas. O motor é da marca BionX e está posicionado no eixo traseiro, possuindo uma potência 250 watt. É alimentado através de uma bateria localizada no respetivo quadro da bicicleta, com uma capacidade de 423 watt/hora e um peso de apenas 2,6 kg. O peso total da bicicleta é de apenas de 21,7 kg.
Para garantir que o motor pode suportar o esforço de um utilizador da melhor maneira possível, vários sensores monitoram continuamente vários parâmetros, como a velocidade, a cadência de andamento e o binário. Dependendo das configurações, o motor irá fornecer um suporte de energia de 35, 75, 150 ou 300 por cento de modo a reduzir o esforço do utilizador. O motor também possui uma função de recuperação de energia produzida durante uma travagem ou quando a bicicleta efetua uma descida. Além disso, a Škoda Green E Line pode ser facilmente transformada numa normal bicicleta de trekking, bastando simplesmente substituir a roda traseira. A bateria pode ser facilmente retirada para esta finalidade.
Skoda Bike_2013_Green_E_Line
A nova Škoda E-Bike é a mais recente inovação na oferta de bicicletas da Marca. Além disso, a linha de acessórios da Škoda oferece outros dez modelos para uma variedade de utilizações e de grupos etários. Para uma utilização no dia-a-dia em percursos de cidades, por exemplo, são propostas duas versões, enquanto os modelos de montanha são repartidos entre quatro variantes, três das quais com a popular “roda” de 29 polegadas. A Škoda “Cross” é uma bicicleta de trekking que apresenta novos equipamentos, enquanto a oferta especialmente destinada às crianças - “Škoda Junior” possui rodas de 20 polegadas. Por sua vez, as "Kid Škoda" foram projetadas para crianças mais novas. Todas são produzidas em conjunto com a reputada marca Superior. Já a bicicleta Škoda Mini" para crianças de tenra idade é produzida pela Olpran.
A atual gama de bicicletas da Škoda é outro testemunho da Marca na sua particular relação com este tipo veículo. De fato, foi a bicicleta que esteve na origem da empresa sedeada em Mladá Boleslav, iniciando assim a sua história de sucesso. Foi no final do século 19, em 1895, que Václav Laurin e Václav Klement fundaram uma empresa denominada Laurin & Klement (L & K) que começou a sua atividade pela produção de bicicletas. Os primeiros anos viram estes dois pioneiros e entusiastas pela mobilidade a produzir bicicletas com a marca "Slavia", a que se seguiu a fabricação de ciclomotores em 1899 e, finalmente, a partir de 1905, o "Voiturette A," o primeiro carro da empresa. Em 1925, a L & K fundiu-se com a Škoda.
Hoje em dia a ligação da Škoda com o setor das bicicletas é muito abrangente sob os mais diversos domínios, desde a vertente desportiva ao lazer. Está recordar o grande envolvimento e patrocínio em dois dos maiores eventos mundiais - "Tour de France" e o "Giro d'Italia" – ou ainda a sua já longa presença em eventos de ciclismo na República Checa, caso do popular "Kolo pro ŽIVOT" (“Cycle for life”), a maior série de corridas do mundo para bicicletas de montanha. Nos últimos 13 anos, com um total de cerca de 160 mil ciclistas profissionais e amadores participaram na prova, 20 mil só em 2012. Além disso, a Škoda também tem estado presente na popular “Virtual Cup” disputada na República Checa em que os ciclistas participam num total de 16 corridas.
SIVA

 

GALERIA DE IMAGENS - WTCC NA BOAVISTA

GALERIA DE IMAGENS

 

 

CIRCUITO DABOAVISTA - WTCCC

 

 

Mais um grupo de imagens que demonstra como os pilotos do WTCC fazem as chicanes neste circuito citadino.

FOX 5733FOX 5734FOX 5735FOX 5736FOX 5737FOX 5738FOX 5740FOX 5741FOX 5742FOX 5743FOX 5744FOX 5745FOX 5746FOX 5748FOX 5749FOX 5750FOX 5751FOX 5753FOX 5754FOX 5755FOX 5756FOX 5757FOX 5758FOX 5761FOX 5762FOX 5763FOX 5764FOX 5765FOX 5766FOX 5767FOX 5768FOX 5769FOX 5770FOX 5772FOX 5773FOX 5774FOX 5776FOX 5777FOX 5778FOX 5781FOX 5782FOX 5783FOX 5784FOX 5785FOX 5786FOX 5788FOX 5789FOX 5854

Fotos de João Raposo - www.velocidadeonline.com

 

A 28 COM PORTAGENS FIXAS?

 A 28 COM PORTAGENS FIXAS?

 

 

Pelos vistos a A 28 que liga a cidade do Porto a  Caminha, poderá muito em brave ter portagens fixas em detrimento dos porticos já existentes.Assim está em fase de contrução final uma portagem fixa na área de serviço de Viana do Castelo, na qual irão surgir cabines.Pelos vistos esta parece ser a maneira de diminuir o numero de borlistas.

 

NOVO MERCEDES S 63 AMG

 

Novo Mercedes-Benz S 63 AMG

A Mercedes-AMG está a lançar o novo S 63 AMG. A limousine de luxo de alto desempenho mais potente do segmento estabelece novos padrões em termos de dinâmica de condução, leveza e eficiência. O motor AMG V8 biturbo de 5,5 litros – o membro mais potente da família de motores BlueDIRECT, com uma potência de 585 cv (430 kW) e binário de 900 Nm – oferece um desempenho superior sem qualquer esforço. Graças à sua construção leve baseada na filosofia "AMG Lightweight Performance", o S 63 AMG é 100 quilos mais leve do que o seu antecessor. A combinação do sistema de motorização eficiente com o peso reduzido resulta num consumo de combustível NEDC combinado de 10,1 a 10,3 l/ 100 km (237 a 242 g/km de CO2). O novo S 63 AMG está igualmente disponível pela primeira vez com o sistema de tração integral 4MATIC AMG. Este sistema não melhora apenas a tração, o S 63 AMG representa uma nova dimensão em dinâmica de condução no seu segmento. O design, o equipamento e os pormenores do S 63 AMG satisfazem os padrões mais elevados em termos de apelo superior, qualidade e perfeição.

AMG Lightweight Performance: até 100 kg mais leve do que antes

A implementação sistemática da estratégia AMG Lightweight Performance reduz o peso do S 63 AMG até 100 quilos, comparando com o modelo anterior. Esta redução de peso foi conseguida graças sobretudo à utilização de jantes de liga leve forjadas AMG, de uma bateria leve de iões de lítio e de um sistema de travões compostos de alto desempenho da AMG otimizado em termos de peso. Adicionalmente, todo o revestimento exterior do Classe S, incluindo o tejadilho e a parte dianteira da carroçaria, é de alumínio. A instalação de um apoio para a roda sobresselente de fibra de carbono, um material utilizado na Fórmula 1, reduz quatro quilos no peso. O S 63 AMG lidera igualmente em termos do rácio peso-potência, revelando um valor de 3,49 kg/cv, o que resulta num desempenho superior sem qualquer esforço. A aceleração dos 0 aos 100 km/h é de 4,0 a 4,4 segundos, dependendo do modelo e a velocidade máxima é de 250 km/h (limitada eletronicamente).

Modelos:

 

S 63 AMG

Distância entre eixos versão curta

S 63 AMG 4MATIC

Distância entre eixos versão longa

Cilindrada

5461 cc

5461 cc

Potência

585 cv (430 kW) às 5500 rpm

585 cv (430 kW) às 5500 rpm

Binário máximo

900 Nm

a 2250-3750 rpm

900 Nm

a 2250-3750 rpm

Consumo de combustível

NEDC combinado

10,1 l / 100 km

10,3 l / 100 km

Emissões de CO2

237 g/km

242 g/km

Peso em vazio (de acordo com EC)

1.970 kg**

2.045 kg***

1.995 kg**

2.070 kg***

Aceleração

0-100 km/h

4,4 s

4,0 s

Velocidade máxima

250 km/h****

250 km/h****

 

** Condição operacional (depósito de combustível 90% abastecido, sem condutor nem bagagem); *** Peso em vazio (depósito de combustível 90% cheio, com condutor (68 kg) e bagagem (7 kg));**** Limitado eletronicamente

Design: dinamismo e exclusividade fundidos com formas sensuais

Potente e exclusivo, dinâmico e prestigiado – o novo S 63 AMG cria também uma impressão visual. O design da limousine de alto desempenho é definido pela mistura impressionante das formas características da Mercedes-Benz, pela arquitetura clássica e por uma silhueta elegante com funcionalidades clássicas de design da AMG. Uma grande grelha do radiador vertical e tridimensional sublinha o estatuto especial do Classe S – criando um contraste excitante com o para-choques dianteiro, com três entradas de ar de grandes dimensões. O para-choques dianteiro com a grelha pintada em preto brilhante apresenta o "A" estilizado característico dos veículos AMG e realça a exclusividade e a potência do S 63 AMG.

As jantes de liga leve largas são outra referência da AMG: permitem uma visão clara do sistema de travões de alto desempenho da AMG. As letras "V8 BITURBO" com um estilo novo e contemporâneo nas asas dianteiras identificam o modelo de oito cilindros topo de gama. Estas novas letras aparecem também na designação de modelo "S 63 AMG" na tampa da bagageira. O design desenvolve-se até um final poderoso através do difusor preto com revestimento prateado e cromado e dos dois tubos de escape duplos cromados do sistema de escape desportivo da AMG com abas de exaustão.

Interior: pormenores sedutores, design e qualidade

Tal como o design exterior, o interior do S 63 AMG é uma combinação sedutora da atmosfera desportivamente exclusiva de um verdadeiro veículo AMG com valores clássicos da Mercedes-Benz, tais como as dimensões interiores melhoradas, nova lógica de controlo, novos toques ergonómicos, facilidade de utilização, segurança, apelo e estética. Os bancos desportivos AMG recém-desenvolvidos com regulação elétrica, função de memória e aquecimento oferecem ao condutor e ao passageiro dianteiro mais apoio lateral. A pele com design V8 AMG e perfurações generosas e os símbolos AMG nos encostos dos bancos dianteiros e traseiros criam uma atmosfera requintada e luxuosa a bordo. Os toques especiais incluem o emblema embutido no apoio dos braços da consola dianteira central e o relógio analógico de alta qualidade de design IWC que, pela primeira vez, apresenta ponteiros e apliques metálicos tridimensionais no mostrador.

O volante desportivo AMG, com o seu contorno distinto, pele perfurada na zona das pegas e patilha de mudanças em alumínio permite o controlo perfeito do veículo. Outra característica que evidencia a aparência da AMG é o visor a cores TFT de alta resolução que compõe o painel de instrumentos AMG, com dois mostradores redondos animados: para além das letras específicas da AMG e dos ponteiros vermelhos/prateados, outras características adicionais do design distinto incluem o logótipo AMG no velocímetro com uma escala até 330 km/h (esquerda) e as letras "V8 BITURBO" no conta-rotações (direita).

Ao selecionar "Warm up" no menu principal AMG são apresentados dois mostradores redondos que indicam a temperatura do óleo do motor e do óleo da transmissão. A configuração do veículo (por exemplo a ativação de alguns modos da transmissão e da suspensão) é efetuada em "Setup" no menu principal AMG através dos botões da consola central. Um S 63 AMG animado no visor TFT entre o velocímetro e o conta-rotações oferece ao condutor um feedback visual. A secção superior do visor contém um indicador de velocidades permanente e, quando o modo manual "M" da transmissão é selecionado, também é apresentada uma recomendação de passagem para uma mudança superior. Na extremidade inferior são visualizados o modo ativado da transmissão, o modo ESP® e a configuração da suspensão.

Equipamento de série para todos os modelos S 63 AMG (seleção):

  • Painéis das embaladeiras das portas AMG;
  • Tapetes AMG;
  • Pedais desportivos AMG em aço inoxidável escovado com revestimento de borracha;
  • Iluminação ambiente;
  • ATTENTION ASSIST;
  • COLLISION PREVENTION ASSIST;
  • COMAND Online;
  • 10 altifalantes com Frontbass;
  • Pintura metalizada;
  • PRE-SAFE® PLUS;
  • Sistema de aviso de perda de pressão dos pneus;
  • Faróis LED de alto desempenho;

AMG Performance Studio (seleção):

  • Pack Estético AMG em Carbono;
  • Sistema de travagem AMG de alta performance em cerâmica;
  • Cobertura do motor AMG em carbono;
  • Volante desportivo AMG performance;
  • Acabamentos em fibra de carbono/piano lacado preto;
  • Pinças dos travões vermelhas.

 

Outros extras opcionais (seleção):

  • Pack AIR-BALANCE;
  • Sistema som surround Burmester®
  • Sistema som surround High-End 3D Burmester®
  • Pack “Chaffeur”;
  • Pack designo;
  • Banco Executive;
  • Pack Exclusive;
  • Banco traseiro First-Class;
  • Mesas rebatíveis na traseira;
  • Sistema de iluminação inteligente LED;
  • Pack Confort para bancos traseiros, incluindo função de massagem ENERGIZING;

 

Condução Inteligente: novos padrões de segurança

 

O S 63 AMG estabelece igualmente novos padrões em segurança ativa e passiva: o que começou com o PRE-SAFE® há dez anos e continuou com o DISTRONIC PLUS está agora a dirigir-se para uma nova dimensão de condução. O conforto e a segurança misturaram-se num só. A Mercedes-Benz apelidou esta combinação de "Condução Inteligente". Os novos sistemas tornam o novo Classe S ainda mais confortável e seguro:

  • Pack Assistência à Condução Plus;
  • Assistente à condução noturna plus).

Lançamento no mercado em setembro de 2013

O novo S 63 AMG celebra a sua estreia mundial em setembro de 2013 no Frankfurt International Motor Show. Em Portugal o S 63 AMG deverá ser comercializado por 204.300€ e o S 63 AMG 4MATIC Longo por 208.900€.S63AMG 1S63AMG 2

 

RICARDO TEIXEIRA REGRESSA À GP 2

 

GRANDE PRÉMIO  DA HUNGRIA – GP 2

 

RICARDO TEIXEIRA REGRESSA À GP 2



Depois duma ausência  duns meses das pistas, eiS que Ricardo Teixeira está de regresso à GP2, onde este fim-de-semana vai participar ao volante do Dallara da Trident Racing, por sinal a equipa onde iniciou a sua participação nesta categoria de monolugares.Com 28 anos de idade, Ricardo Teixeira  iniciou as suas participações em 2009 na Trident, e esta será a sua 45ª participação ao volante deste tipo de carro.

TEIXEIRA1TEXIEXEIRA2

Sobre o próximo fim de semana, Ricardo Teixeira falou-nos um pouco “ esta participação surge graças a um convite por parte da Trident, onde irei fazer equipa com o Nathanel Berthon. Foi um convite que me surgiu, a custo zero, e irei fazer tudo o que estiver ao meu alcance para obter o melhor resultado. Sei perfeitamente que é um objectivo difícil e isso porque estive muito tempo parado, e não é fácil agarrar logo o ritmo de corrida, mas é mais um desafio que estou pronto para poder corresponder.

 

 É  a segunda vez que corro em Hungaroring, que não  é de modo algum uma pista que conheça muito bem, é muito técnica, , e com todos estes óbices, o desafio torna-se bem maior, e tudo farei para alcançar a melhor posição possível”.

 

RUI DAVID EXPLICA

RUI DAVID EXPLICA AS RAZÕES DA SUA CANDIDATURA Á LISTA B PARA AS ELEIÇÕES NA FPAK

 

 

DEZ RAZÕES PARA UMA CANDIDATURA E UMA JUSTIFICAÇÃO PESSOAL
1. Amor ao desporto de eleição de todos nós – O AUTOMOBILISMO DESPORTIVO – a quem sirvo há mais de 38 anos;
2. Todo um honroso e honrado passado integralmente vocacionado e posto ao serviço desse Desporto; 
3. Imperativo de consciência ao testemunhar que, malgrado todo o investimento pessoal e material feito por muitas gerações de verdadeiros e impolutos desportistas, neste momento crítico, o que resta é somente memoria de um passado glorioso;
4. O direito que reconheço às novas gerações de praticantes de terem acesso inequívoco a tudo o que tenham direito, em função do seu real mérito, para se afirmarem desportivamente e ajudar a afirmar o nosso desporto a nível internacional; 
5. Reconhecimento e respeito recíproco com a maior parte dos “players” do Automobilismo nacional;
6. Afinidade total com o programa do candidato a Presidente – Artur Lemos;
7. A credibilidade e probidade de quantos integram esta candidatura bem como o reconhecimento pela capacidade de implementarem um novo paradigma no desporto automóvel nacional mais assente no mérito e menos em critérios alternativos, nomeadamente económicos;
8. A vontade de pôr à disposição de um grupo e concomitante projecto toda a experiência acumulada em mais de quatro décadas de actividade no desporto automóvel, ao nível organizativo;
9. Todas as ideias que perfilho e defendo para reformular o Desporto em geral e o Automobilismo em particular, tendo em conta a identificação das situações vigentes, a avaliação do impacto de cada uma das componentes identificadas, a definição de objectivos de curto, médio e longo prazo, a componente financiamento, a implementação faseada e o controlo permanente de projectos e objectivos;
10. Possibilidade de materializar um conjunto de princípios sempre preconizados enquanto entidade promotora de eventos de automobilismo desportivo e nunca entendidos por quem detinha o direito discricionário;
Justificação pessoal: Demonstrar que, apesar de todas as vicissitudes sofridas (literalmente) enquanto último responsável de um Clube que era uma referência histórica nacional e acabou aniquilado, sempre a razão esteve e está com quem tudo fez no estrito cumprimento dos valores superiores da hombridade e ética desportiva.
Rui David
Candidato a Presidente do Conselho de Comissários – Lista B – FPAK Futuro
david

 

SÁ SILVA NA HUNGRIA

SÁ SILVA NA HUNGRIA

 

 

 

Luís Sá Silva regressa este fim-de-semana para a 5ª prova da GP3 2013, que se realiza no difícil traçado de Hungaroring.

Após a quarta prova da temporada ter ficado marcada pela penalização que impediu o piloto angolano de alcançar os pontos, Sá Silva entra na segunda metade do campeonato pronto para lutar pelos bons resultados. “A Prova no Circuito Hungaroring marca a entrada na segunda metade da temporada e a nossa meta é ultrapassar todos os erros e fazer melhor a cada desafio. A última prova foi muito dura, mas trabalhei muito nos últimos dias para estar pronto para esta nova fase. Quero regressar às boas exibições e, apesar de nunca ter feito uma prova em Budapeste, vou lutar para superar todos os obstáculos e alcançar os nossos objectivos.”, declara o piloto.

Os treinos livres estão marcados para sexta-feira às 16h50. Os treinos cronometrados arrancam às 08h45 de sábado e a Corrida 1 será disputada às 16h20. Domingo é dia de Corrida 2, com os motores a arrancarem às 08h25. (hora angolanasasilva

 

GALERIA DE IMAGENS - CIRCUITO BOAVISTA

GALERIA DE IMAGENS

 

 

CIRCUITO DA BOAVISTA

 

 

Mais um grupo de imagens referentes à corrida de sport prototipos, que foram um autêntico "regalo" para os entusiastas, conforme as imagens que hoje apresentamos.FOX 7649FOX 7650FOX 7651FOX 7652FOX 7653FOX 7654FOX 7655FOX 7656FOX 7657FOX 7658FOX 7659FOX 7660FOX 7661FOX 7662FOX 7663FOX 7664FOX 7665FOX 7666FOX 7667FOX 7669FOX 7670FOX 7671FOX 7672FOX 7674FOX 7675FOX 7676FOX 7677FOX 7678FOX 7679FOX 7680FOX 7681FOX 7682FOX 7683FOX 7684FOX 7685FOX 7686FOX 7687FOX 7688FOX 7689FOX 7690FOX 7691FOX 7692FOX 7693FOX 7694FOX 7695FOX 7696FOX 7697FOX 7698FOX 7699FOX 7700FOX 7701FOX 7702FOX 7703FOX 7704FOX 7705FOX 7706

 

 

Fotos de João Raposo - www.velocidadeonline.com

 

DOMINGOS SILVA EM PORTIMÃO

 

Domingos Silva – “Um rali bem disputado”

Como seria de esperar, a segunda edição do Rali Sprint de Famalicão proporcionou muita animação a todos os presentes, com a prova a cargo do Team Baia e Motor Clube de Guimarães a contar com mais de cem equipas que tornaram a prova muito competitiva.

Domingos Silva e Ricardo Oliveira saíram de Famalicão com um balanço final muito positivo, mas a prova em pisos de asfalto não foi de todo fácil.

No arranque da prova que decorreu com uma super especial noturna em Fradelos, não evitaram um pião, que lhe custou alguns segundos e com isto cair para a 78º posição da geral. No Domingo, o objetivo era atacar desde cedo e recuperar o tempo perdido.

Com um andamento muito vivo, registaram um sexto melhor tempo à geral, sendo os segundos da classe. Na especial seguinte nem tudo correu em pleno com o rebentamento de um pneu a obrigar a equipa a rodar num ritmo mais lento, conseguindo ainda assim alcançar a 11ª posição.

Na última especial registam o 8º melhor tempo, conseguindo assim levar o Fiat Punto Gt à 10ª posição da geral, 4º da classe.

“No sábado a primeira especial não correu da melhor forma já que um pião fez-nos perder algum tempo e começamos a prova no 78º! No Domingo, entramos fortes, o troço não era muito favorável ao nosso carro, mas tentamos sempre aproveitá-lo ao máximo. Na PE 3, rebentou-nos um pneu, custou-nos mais algum tempo, mas mesmo assim ainda conseguimos terminar em décimos, quarto da classe. Um resultado positivo, temos noção que com o bom lote de carros presentes não era fácil ir muito mais além, mas pontuamos, continuamos na frente na luta pelo título, pelo que só podemos estar satisfeitos com a nossa prestação”, salientou o piloto de Guimarães.

Domingos Silva prossegue agora com o Rali Sprint de Serafão em Setembro, a nona jornada das 10 pontuáveis.

DOMINGOS SILVA.jpg_2
 

HOMENS MAIS FORTES NO ALGARVE

 

HOMENS MAIS FORTES DO MUNDO MEDEM
FORÇAS PELA PRIMEIRA VEZ NO ALGARVE

Portugal será representado por 3 atletas "da casa" que, entre outras provas de força,
vão puxar o comboio turístico da Praia do Barril e elevar tronco com 140 Kg

É já no próximo fim de semana que, pelo segundo ano consecutivo e pela primeira vez no Algarve, Portugal vai receber, na cidade de Tavira, uma competição do circuito mundial oficial do ‘Eurosport Strongman Champions League’, em que uma seleção de alguns dos mais poderosos atletas do planeta vai medir forças pela conquista do título de ‘Homem mais forte do mundo’.

A competição algarvia, que em Setembro será transmitida na íntegra na Eurosport para mais de 200 milhões de telespectadores em todo o mundo, vai apresentar algumas particularidades inovadoras, contrariando a lógica da maioria dos eventos do género, que habitualmente se realizam num só dia ou tarde.

Ao longo de dois dias, os atletas vão realizar 6 provas de força, distribuídas por três locais diferentes – no sábado de manhã (início às 10h30) terão lugar as duas primeiras provas na praia do Barril, realizando-se à noite (21h30) mais duas provas no centro histórico de Tavira. No Domingo, a competição encerra com 2 provas a disputar no interior do Hotel Vila Galé Albacora (17h30), situado em pleno parque natural da Ria Formosa.

“Vamos conseguir um evento televisivo de grande impacto visual e turístico para Tavira e para a região do Algarve. Mais do que um desporto, os campeonatos de strongman são considerados eventos de entretenimento popular e, desde a antiguidade, atraem sempre grandes multidões que querem ver de perto os mais poderosos homens do mundo a realizarem incríveis demonstrações de força humana”, refere Nuno Araújo, CEO da ‘Nuno Araújo Eventos’, promotora do evento.

O mesmo responsável relembra o sucesso mediático da edição de 2012, que teve lugar no Largo da Cordoaria, na cidade do Porto.

“Reunimos milhares de pessoas em torno dos atletas, num evento que mereceu uma ampla cobertura por parte da comunicação social nacional e até internacional. O assédio do público aos atletas foi uma constante e estes foram incansáveis e inexcedíveis na atenção que tiveram com a assistência, especialmente com as inúmeras crianças, com quem tiraram centenas de fotografias”, recorda Nuno Araújo.

Como país anfitrião, Portugal tem direito a incluir três atletas nacionais na competição, pelo que três dos homens mais fortes do país irão competir lado a lado com os mais fortes do mundo:

• Adérito Santos - 1,84 cm, 140 Kg;
• Luís Batista - 1,84 cm, 125 Kg;
• Nuno Esteves - 1,70 cm, 112 Kg;

Com presença confirmada na etapa portuguesa estão igualmente alguns dos maiores nomes do strongman mundial, como o gigante inglês Terry Hollands, com dois metros de altura e 180 Kg de peso, o lituano Vytautas Lalas, segundo classificado no ‘World Strongest Man 2012’ ou a mais recente estrela mundial, o polaco Krzystof Radzikowski, dono de um físico muscular impressionante, tipico da escola polaca.

As várias e espetaculares provas que os candidatos a ‘Homem mais forte do mundo’ irão realizar são as seguintes:

1 - Logpress – Elevar um tronco com 140 Kg o maior número de vezes por cima da cabeça;

2 - Train Pull – Puxar o comboio turístico da Praia do Barril durante 20 metros no menor tempo possível;

3 - Super Deadlift – Levantar do chão uma barra com dois pesos gigantes de cada lado, num total de mais de 350 Kg, o maior número de repetições possível num minuto e meio;

4 - Atirar uma esfera de metal de cerca de 15 kilos (estilo lançamento do peso olímpico) o mais longe possível (prova a realizar na praia do Barril);

5 - Framer Walk Tire Pull - Andar com um carrinho especial com cerca de 350 Kg durante 15 metros e retroceder, volteando um pneu gigante de mais de 400 Kg;

6 - Fowerdhold – Aguentar, com os braços esticados à frente dos olhos, um objecto de 25 Kg durante o maior tempo possível;

Refira-se que toda a comitiva do ‘Eurosport Strongman World Tour 2013’ ficará hospedada no Hotel Vila Galé Tavira, entre os dias 25 e 29 de Julho. A cadeia hoteleira Vila Galé é, alias, o main sponsor do evento, recebendo o Hotel Vila Galé Albacora, situado em pleno parque da Ria Formosa, duas das seis provas da competição.



CEdio de_2012_do_Eurosport_Strongmen_World_Tour_realizada_no_Porto_Largo_da_Cordoaria_1Edio de_2012_do_Eurosport_Strongmen_World_Tour_realizada_no_Porto_Largo_da_Cordoaria_2

 

GOODYEAR DESENVOLVE NOVA GERAÇÃO DE PNEUS

 

Goodyear desenvolve nova geração de pneus para camiões

 

No final deste verão, está previsto o lançamento de duas novas gamas de pneus focadas na eficiência

A Goodyear anunciou o desenvolvimento de uma nova geração de pneus para camião. Em setembro vão ser lançadas no mercado europeu duas gamas de pneus para camião: a KMAX e a FuelMax, que incluem pneus de direção, tração e reboque.

Os nomes foram pensados de forma estratégica: KMAX é o novo "rei da quilometragem" (kilometer king) da Goodyear, fabricado de forma a otimizar a quilometragem, e FuelMax, foi concebido para garantir a máxima eficiência de combustível. Os novos pneus privilegiam a eficiência económica, tanto a nível de quilometragem como no que diz respeito ao consumo de combustível. As gamas KMAX e FuelMax permitem otimizar custos e desta forma contribuir para o sucesso do negócio dos operadores que optem por estes pneus.

Com estas novas gamas os operadores podem selecionar os pneus com base no seu tipo de negócio e necessidades, estabelecendo como prioridade a quilometragem ou eficiência de combustível.

Sem comprometer o desempenho geral do pneu, os novos pneus Goodyear oferecem flexibilidade operacional para um bom funcionamento, tanto em viagens longas como passeios regionais, durante todo o ano.

Atualmente os pneus KMAX e FuelMax da Goodyear estão a ser sujeitos um rigoroso processo de testes, por uma seleção de frotas europeias de camiões. Os resultados destes ensaios, bem como detalhes sobre as características dos pneus, serão comunicados em breve.

 

Acerca de Goodyear

 

A Goodyear é uma das maiores empresas de pneus do mundo. Emprega perto de 69 mil pessoas e produz os seus produtos em 52 unidades de produção em 22 países a nível global. Os dois Centros de Inovação em Akron, Ohio (EUA) e Colmar-Berg, no Luxemburgo, procuram desenvolver produtos e serviços topo de gama, que estabelecem um padrão de tecnologia e desempenho para o setor.

A gama de pneus da Goodyear Dunlop Europa para veículos comerciais e autocarros inclui mais de 400 pneus diferentes cobrindo 55 tamanhos. Muitos dos principais produtores mundiais de veículos comerciais utilizam pneus Goodyear de raiz, incluindo a DAF, Iveco, MAN, Mercedes-Benz, Renault Trucks, Scania e Volvo.  A Goodyear também fornece os principais fabricantes de reboques. Com a Fleet First, que inclui a rede de serviços TruckForce, ServiceLine 24h de assistência na estrada, sistema de gestão FleetOnlineSolutions Internet e Goodyear Retread Technologies, a Goodyear fornece uma das gamas mais alargadas de serviços especializados na indústria.Tire shot_FUELMAX_D_315-70_R22Tire shot_KMAX_D_315-80

 

NOVO GALARDÃO PARA FORD FIESTA

 

Ford Fiesta 1.0 EcoBoost Vence “Women’s World Car of the Year” à Frente do Range Rover, Porsche e Audi

 

  • Novo Ford Fiesta 1.0 EcoBoost é nomeado “Women’s World Car of the Year” 2013

 

  • O painel, constituído apenas por mulheres jornalistas de automóveis em todo o mundo, distinguiram o novo Fiesta como vencedor, à frente de modelos como o Porsche Boxster S, Audi Allroad e Range Rover, segundo critérios como ‘sex appeal’, segurança, relação custo-benefício, protecção de crianças e impacto ambiental, destacando ainda o design e a qualidade

 

  • Novo Fiesta 1.0 EcoBoost vence ainda a categoria de Economia do ‘Women’s World Car of the Year’ 2013

 

  • Novo Fiesta oferece um design exterior marcante, um interior optimizado em termos de ergonomia e conforto, bem como tecnologias como o Ford MyKey, SYNC e a Travagem Activa em Cidade

 

 

Ftd New_Ford_Fiesta_07_WC O novo Ford Fiesta 1.0 EcoBoost ganhou o Women’s World Car of the Year 2013, tendo as juradas destacado o seu design e elevada qualidade e eficiência no consumo de combustível, colocando-o à frente de finalistas pré-seleccionados como o Audi Allroad, Range Rover e Porsche Boxster S.

 

O novo Fiesta também foi nomeado vencedor na categoria de Economia pelo painel de 18 jornalistas de automóveis do ‘Women’s World Car of the Year’, que avaliaram factores como segurança, relação custo-benefício, aparência estética, espaço de arrumação, segurança das crianças, facilidade de condução, cor, ‘sex appeal’ e impacto ambiental.

 

O elegante novo Fiesta oferece um novo exterior marcante, um interior optimizado em termos de ergonomia e conforto, e o Ford MyKey - uma tecnologia que é novidade na indústria e que permite aos pais incentivar a uma condução mais segura e limitar a exposição dos filhos aos riscos inerentes.

 

O motor Ford 1.0 EcoBoost – ‘International Engine of the Year’ 2013 e 2012 - debita 125 cv e produz 99 g/km de CO2 e integra uma gama de sete motorizações do Fiesta com emissões abaixo dos 100 g/km de CO2 *.

 

"O novo Fiesta elevou a fasquia ao oferecer um design mais arrojado, mais tecnologias, mais eficiência em consumo de combustível e é divertido de conduzir", disse Barb Samardzich, vice-presidente de Desenvolvimento de Produto da Ford Europa. "Ao corresponder às necessidades de todos os nossos clientes estamos a garantir a este pequeno automóvel um futuro muito brilhante."

 

O novo Fiesta foi distinguido com a classificação máxima de 5 estrelas Euro NCAP, organização independente de segurança automóvel, e oferece o sistema de conectividade ‘in-car’ Ford SYNC com Assistência de Emergência que coloca os ocupantes do veículo directamente em contacto com os operadores locais dos serviços de emergência após um acidente. O sistema de Travagem Activa em Cidade ajuda os condutores a evitar colisões a baixa velocidade.

 

"O Fiesta tem uma aparência de alta qualidade e isso também se sente”, disse a jurada do Reino Unido, Victoria MacMillan Bell. "Isso, juntamente com o multi-premiado motor 1.0 EcoBoost com valores de consumo de combustível e desempenho nunca antes vistos e esta pequena e elegante ‘bomba’ ganha claramente em cada categoria."

 

"Ficou claro desde o início que o novo Fiesta 1.0 EcoBoost tinha ganho a simpatia do nosso painel feminino de especialistas em automóveis de todo o mundo", disse a presidente do júri do ‘Women’s Car of the Year’, Sandy Myhre, da Nova Zelândia.

 

A entrega de prémios da quinta edição do ‘Women’s World Car of the Year’ terá lugar em Outubro, em Londres.

 

# # #

 

 

* O consumo de combustível declarado e as emissões de CO2 são medidos de acordo com a última versão dos requisitos técnicos e especificações do Regulamento Europeu (CE) 715/2007. Os resultados podem diferir dos valores de economia de combustível noutras regiões do mundo, devido aos diferentes ciclos de condução e regulamentos utilizados nesses mercados.

 

 

 

# # #

 

 

Sobre a Ford Motor Company
A Ford Motor Company, empresa líder da indústria automóvel global, com sede em Dearborn, Michigan (EUA), produz e distribui automóveis em seis continentes. Com aproximadamente 175.000 empregados e 65 fábricas em todo o mundo, as marcas automóveis da empresa incluem Ford e Lincoln. A companhia presta serviços financeiros através da Ford Motor Credit Company. Para mais informações sobre os produtos Ford, por favor consulte www.ford.com.

 

A Ford Europa é responsável por produzir, comercializar e assistir os veículos da marca Ford em 50 mercados e emprega aproximadamente 47,000 trabalhadores nas suas instalações e aproximadamente 69,000 incluindo as ‘joint-ventures’. Em conjunto com a Ford Motor Credit Company, as operações da Ford Europa incluem a Divisão de Serviço ao Cliente e 24 instalações fabris (15 detidas integralmente ou instalações em ‘joint-ventures’ consolidadas e 9 em 'joint-ventures' não consolidadas). Foi em 1903 que os primeiros veículos Ford foram transportados para a Europa, no mesmo ano em que a Ford Motor Company foi fundada. A produção europeia iniciou-se em 1911.

 

C-ELYSÉE É O SELECIONADO PARA O WTCC

C-ELYSEÉ - MODELO DA CITROEN SELECCIONADO PARA O WTCC

 

 

Sempre se confirma, a Citroen para 2014 vai ter no C-Elyseé, o seu modelo para disputawtcc-citroenwtcc-citroen1v o WTCC com Sebastien Loeb e possivelmente Yvan Muller ao volante dos dois carros da marca do chevron.As primeiras imagens surgiram hoje.

 

ALIANÇA RENAULT- NISSAN

 

A ALIANÇA RENAULT-NISSAN JÁ VENDEU 100 000 VEÍCULOS ZEro EmissÕES

 

 

  • As chaves do 100 000º veículo eléctrico da Aliança foram entregues a uma estudante Americana
  • A Renault-Nissan já vendeu mais veículos eléctricos que todos os restantes grandes construtores juntos.
  • O Nissan LEAF é o automóvel eléctrico mais vendido no Mundo
  • Com o seu mais recente modelo eléctrico, o Renault ZOE, a reforça a sua liderança dos veículos Zero Emissões na EuropaAlianca __Renault_Zoe_e_Nissan_Leaf
 

NOVO SEAT LEON ST

 

Novo SEAT Leon ST: o familiar mais elegante do seu
segmento

 

 

Proporções perfeitas e linhas precisas numa carroçaria com 4,54 metros
/ Grande capacidade do porta-bagagens: de 587 até 1.470 litros
/ Design leve e eficiência exemplar
/ Cruise Control Adaptativo ACC, Controlo de Chassis Adaptativo DCC e direcção
progressiva
O novo Leon ST, a versão familiar do compacto da SEAT, une o
design dinâmico e jovem da restante gama a uma excepcional versatilidade. O terceiro
membro da família do Leon demonstra claramente que a funcionalidade quotidiana não
compromete a emoção e o espírito desportivo. Com um comprimento de 4,54 metros, o
Leon ST apresenta um alto nível de versatilidade, funcionalidade quase milimétrica e,
como em toda a gama do Leon, os melhores materiais e alto nível de fabrico. O volume
da mala é de 587 litros, que pode ir até aos 1.470 litros com o encosto dos bancos
traseiros rebatidos. Um dado muito significativo que conjuga a perfeição com as
excelentes qualidades dinâmicas comuns a toda a gama do Leon.

 

 

No design do Leon ST foi utilizada toda a força emocional da linguagem de design da
SEAT, além de materiais e acabamentos da melhor qualidade. A condução é igualmente
precisa e dinâmica como no Leon de 5 portas e no SC. Como novidade, à já longa lista
de elementos opcionais de alta tecnologia, como os faróis de LED integrais, foi
adicionado o cruise control adaptativo com radar de proximidade ACC e o controlo de
chassis adaptativo DCC, que modifica as características do amortecimento. O pacote
dinâmico opcional inclui DCC e direcção progressiva, que permite um controlo mais
preciso em situações de condução mais desportiva.
“Já ninguém terá que escolher entre a desportividade e a funcionalidade; o novo
Leon ST combina ambos os conceitos,” afirma Jürgen Stackmann, presidente da
SEAT S.A. “Graças à sua imagem desportiva, versatilidade excepcional e
avançada tecnologia, o Leon assume-se como referência no segmento dos
familiares compactos, a um preço altamente competitivo. Tal como os bem
sucedidos Leon 5 portas e SC, a variante ST encarna na perfeição todos os
valores da marca SEAT.”
Dinamismo e versatilidade
Novo SEAT Leon ST: o familiar mais elegante do seu
segmento

Além de uma imagem marcadamente desportiva, dispor de uma gama de motores
eficientes foi sempre uma das prioridades no desenvolvimento do Leon ST. Todos os
motores TDI e TSI, de 1.2 a 2.0 litros de cilindrada e de 86 CV até 184 CV de potência,
dispõem de injecção directa e sobrealimentação
Um familiar muito ligeiro
Os valores de referência no consumo de combustível também são resultado de um
intenso trabalho de optimização e do design ligeiro do veículo. A versão de acesso à
gama pesa 1.233 quilos, apenas mais 45 kg que o Leon de 5 portas, o que o situa como
o familiar com menor peso do seu segmento. Não obstante, o ST apresenta uma longa
lista de soluções práticas que aumentam a funcionalidade e a flexibilidade. Os encostos
dos bancos traseiros rebatem-se com muita facilidade, enquanto que o fundo duplo
mantém os objectos em ordem e facilita as operações de carga e descarga. Além disso,
em algumas versões, é possível rebater o encosto do banco do passageiro da frente para
acomodar objectos muito grandes.
“Conseguimos uma afinação perfeita na suspensão que associa conforto e
agilidade” afirma o Dr. Matthias Rabe, vice-presidente executivo de I+D da SEAT.
“A partir do Leon ST, o sistema DCC juntamente com outros sistemas de
assistência à condução estão agora disponíveis na restante gama”.
Linguagem de design único
O novo Leon ST acumula toda a identidade de design da SEAT: as superfícies foram
esculpidas para aumentar o seu lado atractivo tridimensional, graças a subtis efeitos de
luz e sombras, à nitidez das linhas e a tensão das superfícies também transmitem
vitalidade e precisão. A parte traseira foi esticada 27 centímetros e dispõe de uma
enorme capacidade de carga no interior, enquanto que a maior inclinação do vidro
traseiro, o ligeiro arqueio do tejadilho e uns ombros marcados realçam a presença do
novo modelo da marca. Por outro lado, os faróis integrais de LEDs em combinação com
os grupos ópticos traseiros, também em LEDs, acentuam ainda mais a elegância
tecnológica do Leon ST.
“No departamento de Design da SEAT acreditamos que o carácter dinâmico não
compromete a funcionalidade. O novo Leon ST dá uma nova dimensão à família
do Leon: ainda que o perfil dinâmico seja preciso e elegante, o Leon ST satisfaz
todas as necessidades de trabalho, família, tempos livres e desporto,” afirma
Alejandro Mesonero-Romanos, director de Design da SEAT. “Na sua versão FR, o

Leon ST é único: o seu design desportivo e expressivo na parte da frente e
posterior dão uma nova definição ao conceito de familiar desportivo.”
Motores dinâmicos e eficientes
O novo ST conta com uma gama de propulsores muito parecida com a do Leon 5 portas
e do Leon SC. A oferta de motores a gasolina engloba um leque alargado de potências.
Podem escolher-se duas variantes do propulsor 1.2 TSI: um com 86 CV e o outro com
105 CV de potência. Equipado com o sistema Start/Stop e a função de recuperação de
energia, o motor de 105 CV consome apenas 4,9 litros aos 100 km e as emissões
situam-se nos 114 g/km. Os modernos 1.4 TSI que desenvolvem 122 e 140 CV
consomem apenas 5,3 litros aos 100 km. O exponente máximo da oferta a gasolina é o
propulsor 1.8 TSI, que desenvolve 180 CV de potência e 250 Nm de binário.
A gama de propulsores TDI CR apresenta potências que vão desde os 90 CV aos 184 CV.
O motor de acesso é o 1.6 TDI CR com 90 CV de potência e um binário considerável de
230 Nm. O 2.0 TDI CR com 150 CV de potência e 320 Nm de binário atinge excelentes
prestações, com um consumo ponderado de apenas 4,1 litros aos 100 quilómetros e
umas emissões de 106 g/km de CO2 graças à utilização do sistema Start/Stop e à
função de recuperação de energia. A destacar o propulsor 2.0 TDI CR de 184 CV de
potência e 380 Nm de binário, cujo consumo é de apenas 4,3 litros com emissões de
112 g/km de CO2, disponível exclusivamente na versão FR.
Controlo de Chassis Adaptativo DCC e Cruise Control Adaptativo ACC
O chassis equilibrado melhora substancialmente o comportamento dinâmico do novo
Leon ST. A direcção é precisa e consegue que o veículo se mantenha fiel à sua
trajectória, enquanto que a suspensão garante um bom nível de conforto na rodagem
em qualquer tipo de superfície. Para a versão FR, a SEAT oferece a última geração de
Controlo de Chassis Adaptativo DCC com três modos distintos de condução que se
podem escolher mediante o SEAT Drive Profile. O Leon ST é ainda mais ágil no modo
“Sport” e sensivelmente mais confortável no modo “Confort” no sistema DCC, que se
pode escolher desde as posições “Eco” ou “Individual” do SEAT Drive Profile. O Pacote
Dinâmico opcional inclui DCC e direcção progressiva que, em função da velocidade do
automóvel, facilita as manobras de estacionamento e permite conduzir por estradas
mais sinuosas com mais intensidade.
O SEAT Leon ST estreia o Cruise Control Adaptativo ACC no pacote de sistemas de
assistência ao condutor. Este sistema utiliza sinais de radar para manter a velocidade
desejada a uma distância de segurança predeterminada, acelerando e desacelerando o
veículo de modo automático dependendo do trânsito. Pode estabelecer-se uma

velocidade de cruzeiro entre 30 e 160 km/h. O controlo inteligente de velocidade ACC
pode usar-se de forma indistinta com uma caixa de velocidade manual ou DSG.
Avançados sistemas de assistência ao conductor e infoentretenimento
O novo Leon ST apresenta uma longa lista de avanços tecnológicos na matéria de
assistência ao condutor que inclui um travão multicolisão de série, detector de fadiga,
assistente de máximos e assistente de faixa de rodagem.
Como não podia ser de outra maneira, a SEAT incluiu uma gama completa e actualizada
de sistemas de infoentretenimento no novo Leon ST. O equipamento base incluiu o
sistema operativo SEAT Easy Connect, que controla as funções de entretenimento e
comunicações, assim como um grande número de funciones do veículo através de um
ecrã táctil de até 5,8 polegadas situado no tablie.
O novo Leon ST chegará ao mercado no final deste ano de 2013.
A SEAT é a única empresa do setor automóvel com capacidade para desenhar, desenvolver, fabricar e
comercializar automóveis em Espanha. Integrada no Grupo Volkswagen, a multinacional, com sede central
em Martorell (Barcelona), exporta cerca de 83% da sua produção e está presente em 77 países. Em 2012, a
SEAT alcançou um volume de negócios de mais de 6.000 milhões de euros, com entregas totais de 321.000
unidades.
O grupo SEAT conta com 14.000 profissionais e tem três centros de produção: Zona Franca, El Prat de
Llobregat e Martorelll (Barcelona), onde são fabricados, entre outros, os famosos modelos Ibiza e Leon. A
fábrica do Grupo Volkswagen em Palmela (Portugal) produz o SEAT Alhambra, a fábrica de Bratislava
(Eslováquia) o novo SEAT Mii e a fábrica de Mladá Boleslav (República Checa) o novo SEAT Toledo, todas
elas fábricas do Grupo Volkswagen.
A multinacional espanhola conta também com um Centro Técnico que se configura como um hub de
conhecimento e que acolhe mais de 900 engenheiros, com o objetivo de impulsionar a inovação do
investidor industrial número um em I+D+i de Espanha. De acordo com o seu compromisso com o meioambiente,
a SEAT desenvolve a sua atividade principal segundo critérios de sustentabilidade para a
redução de CO2, eficiência energética, assim como reciclagem e reutilização de recursos.

 

NACIONAL DE TRIAL 4X4

 

Campeonato Nacional Trial 4x4 – Vimioso 
CNTrial 4x4 I Taça Rock Crawler I Promoção

 

Emoção na extrema do nordeste transmontano

 

Envolvido por um dos mais belos recursos naturais de Portugal, e situado em pleno coração do Nordeste Transmontano, a Vila de Vimioso vai oferecer a todos quantos a visitem, um mundo raro e desconhecido com a natureza em estado puro, para uma jornada de trial4x4 emocionante, no aspeto competitivo e organizativo.

Será na Terra Fria transmontana, que os “Furões TT”, Clube organizador desta quarta jornada do Campeonato Nacional de Trial 4x4, fará a receção a todos os intervenientes desta competição que contará com uma pista toda ela natural. A excelente localização, em pleno planalto mirandês, beneficia as intenções dos organizadores, que pela primeira vez colocam uma prova do CNTrial4x4 em Vimioso.

A competitividade do CNTrial4x4 está bem patente na forma como cada equipa tem encarado cada jornada, com três vencedores diferentes em outras tantas provas disputadas. Ainda assim, a «Hortícolas Team» mesmo sem vencer qualquer não descola da liderança, amealhando 110 pts, os mesmo que a «Pizzaria Refugio», vencedora da ronda de Lousada. A «Preparações Badinho», chega a Vimioso na terceira posição com 96 pts, depois de ter vencido a ultima jornada em Moimenta da Beira (Leomil). Perante um cenário de total regularidade, a “natural” pista de trial do Furões4x4, pode ser determinante no escalonamento da classificação antes da derradeira jornada em Paredes. Mas, nem só do CNTrial4x4 se vai tratar em Vimioso. A acompanhar as equipas nacionais da categoria «rainha» do trial em Portugal, estarão as restantes categorias em competição; Promoção e a Taça Rock Crawler, que irão correr em simultâneo (cada categoria na sua pista e com durabilidade de prova diferentes para as três classes), na tarde de domingo, 1 de Setembro.

No que concerne ao «desenho» do espaço reservado à competição, este será preenchido por obstáculos de diferentes graus de dificuldade, ao longo dos 2 km de extensão. Entre muita pedra, água e lama, a resistência física dos pilotos e a manutenção mecânica das máquinas e acessórios – essencialmente o guincho, serão postos à prova, numa força de resistência com zonas técnicas e rápidas. O encontro fica marcado para 1 de Setembro na Pista de Trial Furões4x4, situada à face da estrada municipal que liga Vimioso a Espanha.

Em jeito de antecipação, o Moto Clube de Vimioso "Furões TT" irá oferecer a todas as equipas um jantar/Cocktail de boas vindas na noite de sábado, após o briefing. As inscrições já estão disponíveis online no site: www.cntrial4x4.com

 

Programa

Sábado, 31 de Agosto

16h00/20h00 - Secretariado, verificações técnicas e administrativas

16h00/20h00 - Parque fechado Paços do concelho

20h30 - Briefing c/ os pilotos no Auditório da Casa da Cultura

21h30 - Jantar cocktail/Porto de Honras c/equipas - Casa da Cultura

22h30 - Festa do 4x4 Vimioso

 

Domingo, 1 de Setembro

08h00/09h00 - Abertura parque fechado

09h00/12h00 - Secretariado, verificações técnicas e administrativas (continuação)

09h00 - Deslocação até local da prova – Pista Trial Furões4x4

10h00/12h00 - Prologo para qualificações pré-grelha

12h15 - Publicação de tempos

13h00/14h00 - Pausa para almoço

14h00/14h20 - Entrada em Parque Fechado / Grelha de Partida

14h25 – Briefing na pista

14h30/17h30 - Prova Resistência Campeonato Nacional Trial 4x4 (3 horas)

15h00/17h30 - Prova de Resistência Taça Rock Crawler (2h30 horas)

15h30/17h30 - Prova Resistência Classes da Promoção (2 horas)

17h45 - Divulgação das classificações das provas Resistência

18h00 - Cerimónia de entrega dos prémios

 

Informações:
MotoClub de Vimioso / FurõesTT 

Presidente | Cláudio Martins | 966151702

Diretor Prova | Bruno Cameirão | 934894923

Site: www.furoesvimioso.com |  E-mail: Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar

Mais informações e documentos obrigatórios CNTrial4x4:

Antero Bessa | 966501745 |   Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar "> Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar  site: www.cntrial4x4.com 

Secretariado: Marta Fernandes | 962379966cartaz CNT_WEB2

 

SERRA A FUNDO

 

EVENTOS - SERRA A FUNDO - VERÃO 2013 - GOUVEIA - SERRA DA ESTRELA

Em Agosto!!!! Todos os caminhos vão dar ao Concelho de GOUVEIA

3 de Agosto - 5º Encontro de Veículos Clássicos de Gouveia
A Secção de Desportos Motorizados da AssociaSão Julião - Clube "Serra a Fundo", vai realizar no próximo dia 3 de Agosto, pelas 9h o 5º Encontro de Veículos Clássicos, em Gouveia, que promete reunir vários amantes desta modalidade.
O Evento começa em Gouveia e termina em Vila Nova de Tazem e está integrado na 4ª Edição da VINAL - Feira do Vinho e da Alambicada, este evento gastronómico, é organizado pelo Município de Gouveia e pela Junta de Freguesia e conta com o apoio de várias colectividades.

11 de Agosto - "O Rally Em Gouveia" 
A Secção de Desportos Motorizados da AssociaSão Julião - Clube "Serra a Fundo", em parceria com a Empresa Municipal de Desporto Lazer e Cultura, Museu da Miniatura Automóvel de Gouveia, entre outros, vai levar a cabo a quarta Super Especial de Rally, que promete mais, uma vez mais, atrair muito público, a Gouveia, no dia 11 de Agosto, Domingo, englobado nas Festas da Cidade (Festas do Sr. Calvário).


Festas estas, que constituem um ponto alto para toda uma região, com milhares de visitantes.
4 especial ____cart_1

 

RODRIGO CORREIA EM CANTANHEDE

 

Rodrigo Correia vai dar “espetáculos” na Expofacic – Cantanhede

Jovem piloto de “Lafões” com exibições de Kart e Mini Moto4 nos dias 27 / 28 de Julho e 3 de Agosto

Uma das maiores feiras nacionais, a Expofacic, com mais de 500 expositores e que ano após ano disponibiliza um dos maiores cartazes de espetáculos com artistas de renome nacional e internacional, apresenta este ano e pela primeira vez um espaço dedicado à modalidade do Karting.

O piloto de 9 anos, Rodrigo Correia, prepara-se para as apresentações que vão decorrer ao longo do primeiro e, do último fim-de-semana do programa da Expofacic que aguarda mais de 50.000 visitantes/dia!

A pista de Karting montada numa área de 1800 metros quadrados é uma das novidades deste ano e está localizada junto à entrada de São João, onde diariamente estarão cerca de 20 karts de aluguer a cargo do Kartódromo de Oiã.

Rodrigo Correia na sequência do conjunto de exibições e “promoção” da modalidade do Karting junto dos mais novos que a Promolafões tem organizado ao longo deste ano fará as suas “demonstrações” nos seguintes dias:

- 1ª Sábado dia 27 de Julho pelas 21,00 horas,

- 2ª Domingo dia 28 de Julho pelas 17,00 horas e

- 3ª Sábado dia 3 de Agosto pelas 16 horas.   

No intervalo das competições, o Campeonato Nacional de Karting – Cadete que o Rodrigo Correia está a disputar, mantém-se ativo com treinos…

Treino 2 a 3 vezes por semana quer no karting, quer na Mini Moto4 para aperfeiçoar as minhas exibições, começou por referir, …, procuro sentir-me cada vez mais à vontade com as figuras que preparo para cada “exibição, das derrapagens controladas 360º às passagens entre os mecos, ou, às “acrobacias” em cima da Mini Moto4 entre muitas outras que convido a irem ver-me agora na Expofacic em Cantanhede!

Sobre estas próximas apresentações na Expofacic, Rodrigo Correia demonstrou todo o empenho e profissionalismo que põe nestas “exibições”, …, vou fazer tudo para animar o público e dedicar os meus agradecimentos não só aos espectadores, como a todos aqueles que me acompanham e aos meus patrocinadores, o reconhecimento e aplausos que receber!

A finalizar, Rodrigo Correia deixa esta mensagem, …, espero por vocês na Pista de Kart da Expofacic e, no final dos espetáculos quero partilhar do convívio de todos e lá estarei para tirar fotos e assinar autógrafos, um abraço e até Cantanhede…rcIMG 0700RodrigoCorreia Ralicross_Sever_Dom_Jun13_1RodrigoCorreia Ralicross_Sever_Dom_Jun13_2

 

EXTREME SAILING TERMINARAM TREINOS

EXTREME SAILING TERMINARAM TREINOS

 

Os oito participantes à etapa do Porto na Extreme Sailing, terminaram hoje os treinos, pois a partir de amanha têm inicio as regatas " já a doer", que terão o seu final no domingo, depois de regatas efectuadas no Oceano Atlântico, e depois no rio Douro, em frente à cidade do Porto e Vila Nova de Gaia.

 

extreme1extreme2extreme3extreme4extreme5Fotos de João Ferrand - www.velocidadeonline.com

 

CONTINUA A EPOPEIA DO NEW ZELAND

CONTINUA A EPOPEIA DO NEW ZELAND

 

O New Zeland voltou às vitórias no dia de ointem perante o Luna Rossa, demonstrandovela1vela2vela3vela4vela5vela6vela7vela8vela9vela10vela11 a sua superioridade, algo que já vem sendo habitual nesta competição, que é a autêntica Fórmula 1 da vela.

 

RÓMULO BRANCO EM DESTAQUE

 

Romulo Branco

 

Romulo Branco piloto do CARR – Campeonato Angolano de Rali/Raid ganhou a categoria T2  na Baja Aragon (Espanha), prova pontuável para a Taça do Mundo de Todo o Terreno, com um Mitsubishi Pajero.

Esta vitória histórica coloca o Romulo a 3 pontos do Titulo Mundial nesta Categoria T2.

A nossa homenagem ao excelente resultado são as fotos que anexamos.

RB1RB2RB3RB4RB5RB6RB7RB8RB9
 

LOBATO AUSENTE EM MONTALEGRE

 

Campeonato de Portugal de Offroad 2013 – Ralicross de Montalegre I

 

Rafael Lobato ausente da próxima prova em Montalegre

1040524 10151667277009100_938922497_o1078573 10151732723469100_553023432_o

Disputa-se no próximo fim-de-semana a 4ª prova do Campeonato de Portugal de Offroad 2013, desta feita na pista de Montalegre numa organização do Clube Automóvel de Vila Real.

Rafael Lobato, piloto de Vila Real que tem disputado a divisão Super 2000, não vai marcar presença nesta prova. Depois dos vários contratempos que o têm afligido desde o início da época, foi decidido fazer uma revisão profunda ao carro numa tentativa de lhe proporcionar uma viatura competitiva para a última prova que vai disputar neste Campeonato.

Tal como anunciado no início da temporada, o orçamento reunido apenas lhe permitia fazer 4 das 9 provas previstas e a época terminaria agora em Montalegre.

No entanto, os trabalhos no carro arrastaram-se mais do que o previsto e o mesmo não estará pronto a tempo da próxima prova. Foi assim decidido não participar e adiar a presença para a prova seguinte, a realizar também na pista de Montalegre em Setembro.

A equipa dispõe assim de mais tempo para preparar convenientemente a derradeira prova da época 2013 e se apresentar nas melhores condições de competitividade.

O piloto não deixará de marcar presença em Montalegre nos dois dias de prova, para acompanhar as corridas dos seus colegas e conviver com o numeroso público que esperamos se desloque ao evento.

 

RALI DOS SERTÕES - BRASIL

 

Pioneira entre as mulheres, Helena Deyama é presença confirmada na edição 2013 do Rally dos Sertões


Esta será a 14ª participação da piloto da equipe Luart Rally / Brasil Off Road na prova que completa 21 edições

 Principal competição off-road do país, e segunda em importância mundial, o Rally dos Sertões chega em 2013 em sua 21ª edição. Uma das pessoas que acompanhou o desenvolvimento e evolução da prova ao longo dos anos é a piloto Helena Deyama, que além de tudo, é uma das pioneiras entre as mulheres a disputarem a prova. O novo desafio acontece entre os dias 25 de julho e 03 de agosto, no coração do país, e Helena terá a companhia do navegador Rafael Dias na luta pelo título da categoria Super Production.

Helena Deyama fez sua estreia no Rally dos Sertões no ano de 1999, competindo a bordo de um Troller 2.0, quando realizou o sonho de disputar a maior prova da categoria no país, tendo como navegadora Katia Stefani. Apesar de iniciantes, fecharam a disputa com a 8ª posição da categoria Marathon, foi o início de uma história de muitas conquistas e aventuras entre a piloto e o rali. "Dali pra frente, o Sertões entrou para minha vida, já não dava mais para ficar de fora", disse Helena que no ano seguinte, com um carro melhor preparado conquistou o vice-campeonato da categoria Marathon, que hoje é chamada de Production T2.

Para Helena o ano de 2001 foi marcante, pois pela primeira vez competiu a bordo de um Mitsubishi, marca que a acompanha até os dias atuais. "Foi uma L200 R, que me trouxe muitas alegrias. A Kátia teve que se afastar dos ralis, e minha navegadora foi a Virgínia Esteves. Apesar da adaptação ao carro e navegadora, conquistamos o prêmio de melhor equipe feminina", contou.

Entre 2003 e 2004 , foi Priscilla Bonacin que dividiu o desafio da disputa do Rally dos Sertões com Helena . "A Pri já fazia parte da história da competição, pois havia participado de várias provas ao lado do seu pai, o conhecido Bonacin. E, juntas conquistamos muitas coisas".

Com Priscilla indo estudar nos Estados Unidos, coube a Andrea Portas o papel na navegação para Helena em 2005 e 2006. "Foi um ano especial, conseguimos patrocínio da Goodyear, e tínhamos bons equipamentos e melhores condições. Foi em 2005 também que consegui conquistar também o título de Campeã Brasileira de Rally Cross-country. A conquista foi muito importante, sendo que fui eu, a primeira mulher a conquistar um título nacional", disse.

Após muitas experiências e trocas de duplas, Helena constatou que além de um bom navegador, era necessário um entrosamento e amizade para que a equipe desse certo, e foi em 2009 que iniciou sua parceria com Josiane Koerich. "A Josi é uma navegadora que sempre admirei, ela formava dupla com seu irmão, onde foram sempre competitivos e vitoriosos", destacou.

Apesar do entrosamento perfeito com Josi, o ano de 2009 ficou marcado pelo incêndio que destruiu a TR4 preparada a etanol, a fatalidade destruiu o novo carro, e tirou da dupla a possibilidade de completar o Rally dos Sertões daquele ano. "Por incrível que pareça, o fato catastrófico nos uniu ainda mais, e com ajuda de amigos e toda comunidade do rali, além da comovente doação do príncipe Nasser Al Attiyah, voltamos ao rali em 2010 com uma nova L200 RS, que batizei de ‘Príncipe’, e que me acompanha até hoje nas competições".

NOVO DESAFIO

Em sua 14ª participação, Helena Deyama terá pelo segundo ano a navegação de Rafael Dias, apesar de aprovar e confiar no roteiro apresentado, ela lamenta o fato de alguns estados terem ficado de fora do percurso, já que este ano o certame ficará restrito à Goiás e Tocantins. "Confio no trabalho da organização que sempre consegue levantar belos e desafiadores roteiros pelo sertão. Mas acho uma pena que não teremos contato com as belas paisagens do Piauí, Bahia, Ceará, Rio Grande do Norte e Maranhão, era muito legal terminar o rali com trechos de areia e dunas", explicou.

Das cidades que o Rally dos Sertões 2013 irá passar, Helena guarda recordações. "Se não me falha a memória, já passei por todas as cidades em meus 13 Sertões. Lembro bem de Pirenópolis, Natividade, Palmas, e o velho Jalapão, onde sempre acontecem as etapas Maratona. Só não lembro de Goianésia", disse a piloto que espera para este ano um verdadeiro cross-country. "Espero que não prevaleça à máquina, e sim o conjunto. É muito importante o carro o preparo do carro, uma navegação precisa e segura, e uma pilotagem eficiente".

O primeiro desafio da equipe será no dia 25, em Goiânia, durante a realização do Prólogo e Super Prime, equivalente a primeira - de dez etapas. Na ocasião, será definida a ordem de largada da primeira especial, que acontece entre Goiânia e Pirenópolis, na sexta-feira, dia 26. "Para o Prólogo vamos usar uma estratégia conservadora. Não vamos arriscar qualquer avaria no carro logo no início da prova. Vai ser um warmup ou um shakedown mais conservador".

A 21ª edição do Rally dos Sertões terá um roteiro de 4.115 quilômetros, sendo que 60% do total serão em especiais cronometradas e o restante em deslocamentos, passando pelos estados de Goiás e Tocantins.

Programação Rally dos Sertões 2013

22/07 - Abertura da Secretaria de Prova
23/07 - Secretaria de Prova / Vistorias administrativas e técnicas
24/07 - Secretaria de Prova / Vistorias administrativas, técnicas e briefings
Local: Goiânia (GO) - Em frente ao Shopping Flamboyant

1ª etapa: 25/07 - quinta-feira
Goiânia (GO) - Prólogo e Super Prime

2ª etapa: 26/07, sexta-feira
Goiânia (GO) - Pirenópolis (GO)
Deslocamento Inicial: 133 km
Trecho de Especial: 84 km
Deslocamento Final: 32 km
TOTAL: 249 km

3ª etapa: 27/07, sábado
Pirenópolis (GO) - Uruaçu (GO)
DI: 37 km
TE: 287 km (183 km para caminhões)
DF: 89 km
TOTAL: 414 km

4ª etapa: 28/07, domingo
Uruaçu (GO) - Porangatu (GO)
DI: 31 km
TE: 233 km (180 km para caminhões)
DF: 25 km
TOTAL: 289 km

5ª etapa: 29/07, segunda-feira
Porangatu (GO) - Natividade (TO) [ETAPA MARATONA]
DI: 82 km
TE: 295 km (135 km para caminhões)
DF: 110 km
TOTAL 487 km

6ª etapa: 30/07, terça-feira
Natividade ((TO) - Palmas (TO)
DI: 27 km
TE: 355 km (182 km para caminhões)
DF: 43 km
TOTAL: 424 km

7ª etapa: 31/07, quarta-feira
Palmas (TO) - Palmas (TO)
DI: 109 km
TE: 514 km (142 km para caminhões)
DF: 123 km
TOTAL: 746 km

8ª etapa: 01/08, quinta-feira
Palmas (TO) - Minaçu (GO)
DI: 312 km
TE: 333 km (258 km para caminhões)
DF: 20 km
TOTAL: 666 km

9ª etapa, 02/08, sexta-feira
Minaçu (GO) - Goianésia (GO)
DI: 32 km
TE: 264 km (231 km para caminhões)
DF: 253 km
TOTAL: 550 km

10ª etapa, 03/08, sábado (Final)
Goianésia (GO) - Goiânia (GO)
DI: 7 km
TE: 123 km
DF: 160 km
TOTAL: 290 km
Premiação

 

BAG RACE

 

Um problema resolvido para todos os motoristas MOTORSPORT e co-pilotos


Um problema resolvido: BAG RACE.

 

Race bag_1Race Bag_2
Aqueles que competir no mundo do automobilismo sabe bem que um dos problemas durante a corrida é para guardar em um cofre e segura maneira óculos, celular, carteira, documentos, cigarros, algum remédio, etc, que são geralmente necessários pelo condutor e co-piloto.
Deste necessidade surge um saco confortável que pode ser fácil e rapidamente aplicada à gaiola, no lado da porta, do veículo de competição e em seguida o que pode ser facilmente transportado graças a um grande alça de ombro.
Além disso, o modelo tem um bolso de trás que permite armazenar um tablet, um road book, um livro pacenote, cartão de tempo, luvas de corrida, balaclava, etc RACE BAG é leve e compacto, seguro, ele fecha e abre facilmente em dois passos, ele é imediatamente colocado.
A partir de hoje pilotos de automobilismo e codrivers ter tudo ao seu alcance, tudo na concepção S2 dinâmica Moda Racing.
Visite www.s2racingfashion.com - você vai ver BAG RACE e todas as características técnicas do modelo básico eo modelo VIP.

 

VILELA E NEGRAIS QUEREM PÓDIO

 

Rampa Capital do Móvel

 

Pódio no objetivo de Tiago Vilela e Hugo Negrais

 

 

Antes do período de férias, Tiago Vilela e Hugo Negrais ainda vão cumprir mais uma etapa do Challenge Desafio Único, Categoria 3, desta vez na Rampa Capital do Móvel.

É o regresso às provas de montanha para a dupla de Braga que até agora apenas cumpriu a Rampa da Falperra neste tipo de traçados, onde esteve entre os mais rápidos.

Animados pela vitória na última prova disputada no Circuito da Boavista, Tiago Vilela e Hugo Negrais não escondem que querem continuar na senda dos bons resultados nesta competição com os Alfa Romeo 156: “É um traçado onde já corremos algumas vezes, e sabemos que temos que atacar um pouco mais para conseguir o objetivo que traçamos, que é estar no pódio no final”, começa por afirmar Tiago Vilela, destacando: “Neste altura, na classificação do Troféu, os quatro primeiros classificados, - grupo onde estamos -, estão muito juntos e, por isso, a partir de agora tudo é possível”.

Já Hugo Negrais, destaca a exigência do traçado de Paços de Ferreira: “Sabemos que é um traçado complicado, onde não podemos errar. Queremos um lugar no pódio, até porque seria importante já que as contas da competição geral estão ao rubro”.

O piloto da capital do Minho refere ainda a importância de um bom resultado nesta prova: “Queremos e podemos subir aos poucos na tabela classificativa, num campeonato muito competitivo. A nossa motivação está em alta depois da vitória no circuito da Boavista, e por isso estamos preparados para dar o nosso melhor nesta rampa”, concluiu.Vilela Negrais_Boavista2013_2

 

KART - BRASIL

 

Quinze anos depois, Rafa Matos aproveita pausa na Stock para voltar a brigar pelo título brasileiro de Kart


       O tamanho das rodas e a potência do motor podem não ser os mesmos da Stock Car mas, quando se trata de acelerar, especialmente com um título brasileiro em jogo, a seriedade do desafio é semelhante. Especialmente para alguém que acumulou títulos e vitórias no kart e fez dele o trampolim para uma carreira de sucesso no Brasil e no exterior. Diante da pausa no calendário da principal categoria do automobilismo nacional, o mineiro Rafa Matos (Bardahl/Symantec/Ativas/IMM Impermeabilizantes/Belvitur/Sienna Motors) troca o Chevrolet da equipe Hot-Car por um chassi Birel oficial, e volta à modalidade que é ponto de partida para a grande maioria dos campeões. O objetivo é brigar pelo título da categoria Sênior A na segunda fase do Brasileiro de Kart, a partir de quarta-feira no Kartódromo Júlio Ventura, em Fortaleza.


      Não que o kart tenha deixado de fazer parte da preparação de Rafa, tanto nos EUA (onde ajudou o mineiro a se sustentar nas primeiras temporadas e a levá-lo aos títulos da F-Barber, F-Dodge, Star Mazda, F-Atlantic e Indy Lights), mas a experiência de brigar roda a roda se tornou rara com os demais compromissos – em 2011 ele teve a chance de duelar com Michael Schumacher no SKUSA Supernationals, em Las Vegas.

      O convite para voltar a Fortaleza veio da equipe ONS, com quem disputou as 500 Milhas de Kart e hoje é a representante oficial da Birel no Brasil. E trouxe, de carona, a retomada da parceria do mineiro com Rafael Cançado, da RBC Preparações que o levou a vários títulos mineiros, paulistas e ao vice brasileiro de 1998 na mesma Fortaleza, na Graduados B. "Sinceramente não imaginava que, 15 anos depois, voltaria ao Ceará para brigar por mais um título. Fico feliz pelo convite, especialmente porque vou poder andar com equipamento oficial de fábrica. E quanto à RBC, nem preciso falar, sei que o Rafael conta com a melhor estrutura em termos de motor e quer bons resultados tanto quanto eu", diz Rafa, que passou as últimas semanas limando o asfalto do Kartódromo RBC Racing, em Vespasiano, e teve as primeiras boas indicações sobre a competitividade do equipamento.

    O piloto da Stock sabe que não terá vida fácil e, por isso, pretende aproveitar cada minuto dos treinos livres para encontrar a regulagem ideal de carburação e o acerto do chassi para a pista cearense, que tem na presença da areia vinda do mar uma característica própria. "O objetivo, lógico, é terminar no pódio, mas é uma competição longa em que, além de tudo, é importante contar com a sorte, largar à frente e escapar dos toques e acidentes. Tem muita gente boa entre os inscritos, tanto pilotos que, como eu, subiram para outras categorias quanto outros que permaneceram no kart e, por isso, estão mais do que acostumados a andar forte. Estou confiante e temos tudo para terminar entre os primeiros", diz Rafa. A programação da segunda fase do 48º Brasileiro de Kart tem início nesta terça-feira (23), com os treinos livres, que prosseguem na quarta. Quinta-feira é a vez da tomada de tempos e a primeira classificatória. Na sexta acontecem a segunda classificatória e a pré-final, corrida que define o grid para a grande final do sábado, que apontará os novos campeões.
 

RALI DOS SERTÕES - BRASIL

 

Com nova iniciativa pioneira, Klever Kolberg volta ao Sertões


Depois de levar o etanol ao Rally Dakar, Klever Kolberg pilotará o protótipo T-Rex da equipe Mobil MEM Motorsport, primeiro veículo do mundo a competir utilizando diesel de cana-de-açúcar, tecnologia sustentável desenvolvida pela Amyris com produção 100% nacional

Com o histórico de ser um dos dois primeiros brasileiros a desbravar o então desconhecido Rally Paris-Dakar, em 1988, e com 23 participações na mais difícil competição off-road do mundo, na qual também foi precursor com um veículo movido a etanol de cana-de-açúcar, o piloto Klever Kolberg novamente demonstra o seu espírito pioneiro e se lança em um projeto extremamente inovador no esporte a motor mundial.

Comemorando a marca de 28 anos em competições off-road com um retorno aos eventos nacionais, Kolberg disputará o Rally dos Sertões 2013 pilotando um carro movido a diesel produzido a partir da de cana-de-açúcar do Brasil, produto que reduz em até 82% as emissões de gases do efeito estufa em comparação ao diesel S-10, mantendo a mesma eficiência e com zero de enxofre em sua composição, reduzindo a emissão de materiais particulados.

A 21ª edição do Rally dos Sertões tem como pontos de partida e chegada à cidade de Goiânia (GO), começa no dia 25 de julho e percorrerá 4.115 quilômetros no coração do Brasil até o dia 3 de agosto.

O carro a ser conduzido por Kolberg é o protótipo T-Rex, da equipe Mobil MEM Motorsport, que participa do Campeonato Brasileiro de Rally Cross Country tendo como piloto Marcos Moraes, diretor-presidente da Dunas Race, organizadora do Rally dos Sertões. O carro é equipado com um motor MWM MaxxForce 3.0HS Turbo Diesel Intercooler, um quatro cilindros que foi preparado para desenvolver 240 cavalos de potência.


Desempenho - Também alinhado com o objetivo de preservação do meio ambiente, o T-Rex vai utilizar o lubrificante Mobil Super Ecopower, que proporciona melhor desempenho em motores de última geração, ainda mais em condições severas de utilização, como durante uma competição como o Rally dos Sertões. Ele reduz o consumo de combustível, diminuindo ainda mais a emissão de CO2.

Klever terá como navegador seu tradicional parceiro Flavio Marinho de França, reeditando a dupla de sucesso que rendeu em 2010 e 2011 o bicampeonato na categoria Pro Etanol no Rally dos Sertões.

Como fez no Rally Dakar 2010 e no Rally dos Sertões 2010 e 2011, este é mais um projeto no qual o piloto quer mostrar que a competitividade pode andar lado a lado com a sustentabilidade, provocando as pessoas para que reflitam sobre o que elas estão fazendo pelo meio ambiente. "O tempo está passando e não podemos deixar passar a oportunidade de fazer a diferença para o futuro do nosso planeta", afirma. "Basta que cada um faça a sua parte, mesmo que pequena, porque na soma certamente colheremos um grande resultado que vai beneficiar o planeta e as gerações futuras", completa Kolberg.


Logística Complexa - O Rally dos Sertões 2013 terá um prólogo mais nove etapas com até 746 quilômetros totais. Nos acampamentos o carro será abastecido com os 1.100 litros de diesel de cana-de-açúcar que a equipe irá transportar dia após dia. "Não é um produto disponível para venda nos postos de combustível que estão no roteiro da prova, então mais uma vez vamos dispor de um apoio logístico para transportar o combustível", disse Klever. Quando disputou o Dakar de 2010 com um carro movido a etanol, a situação foi parecida: sua equipe tinha que transportar o combustível, já que nem na Argentina e nem no Chile havia etanol à disposição.

Entretanto, desta vez os volumes são menores, pois o diesel de cana é um combustível com energia mais concentrada e que tem o mesmo baixo consumo por quilômetro rodado do diesel convencional. Na ocasião, o carro de Kolberg tinha um tanque com capacidade para 530 litros de etanol. No caso atual não será necessário aumentar o tamanho do tanque, mantendo assim a competitividade do veículo, que levará 335 litros do combustível.

Na realização do projeto, Klever e a equipe contam com o apoio da Mobil, Amyris Brasil, Dakar - Inovação e Empreendedorismo, Artfix, Sparco, MWM, Borg Warner e Unica.

Sobre Klever Kolberg: Engenheiro, palestrante e piloto. Este ano comemora 28 anos de competições off-road. Pioneiro brasileiro no Rally Dakar, onde já representou o Brasil por 23 vezes. Klever começou no Dakar competindo de moto, entre 1988 e 1996, sagrando-se campeão da categoria Motos Maratona em 1993, ano em que foi o quinto colocado no geral. A partir de 1997 passou a disputar o Dakar entre os carros, obtendo o título vice-campeão na categoria Carros Maratona em 1999 e 2000 e na categoria Carros Diesel em 2002. Também é pioneiro e criador no Dakar da categoria Experimental para combustíveis limpos, onde em 2010 foi o primeiro a utilizar Etanol de Cana de Açúcar como combustível. Na maior prova off-road do país, o Rally dos Sertões, Klever é bicampeão da categoria carros e bicampeão da categoria Pro Etanol (2010 e 2011).


Sobre Flavio Marinho de França: Cirurgião-dentista e navegador, começou competindo com motos em 1992, nas modalidades de Enduro de Regularidade e Rally Cross-Country. Em 1995 passou a competir também com carros como navegador em provas de Rally de Regularidade e Rally Cross-Country. Em 2009 passou a competir também em rallys náuticos com barcos. Flavinho, como é mais conhecido, participa do Rally dos Sertões desde 2003 quando foi campeão na categoria Production Gasolina ao lado de Paulo Buda. No Sertões 2005 foi campeão na categoria Super-Production Diesel ao lado de Riamburgo Ximenes, em 2010 e 2011 foi bicampeão da categoria Pro Etanol ao lado de Klever Kolberg. Flavio é Bicampeão do Rally Cerapió (2006 e 2007), Campeão do Rally RN 1500 em 2003, Tricampeão Brasileiro de Rally de Regularidade (2003, 2004 e 2006) e desde 2008 é organizador de provas de Rally de Regularidade no RN.


Acesse o site do piloto: http://www.klever.com.br/

Para acompanhar o desempenho da equipe acesse o site http://www.klever.com.br/ e siga a equipe no Twitter http://www.twitter.com/kleverkolberg e no Facebook http://www.facebook.com/kleverkolberg

 

CAIXAS DE VELOCIDADE FEITAS EM PARECEDES

Fabricante francês de caixas de velocidades instala nova fábrica em Paredes

Segundo fonte da autarquia local, trata-se da segunda unidade de produção fora de França, representando o investimento de cerca de um milhão de euros.

Numa segunda fase do projeto, a empresa admite poder chegar aos 35 funcionários.

Agência Lusa

 

COMUNICADO APPA

 

Comunicado APPA


Caros associados ou apenas amantes do desporto automóvel,


Tudo vai mudar no desporto automóvel português a partir do próximo dia 26 de Julho. Vamos ter finalmente efectivas eleições, que serão disputadas por duas - ou três - listas, compostas por pessoas que conhecem e gostam de automóveis e, não tenho dúvidas que tudo farão, não só para melhorar o desporto automóvel mas também para moralizar e democratizar as relações entre os associados da FPAK.

 

Como sabem, em 2006 e após 7 anos de intenso trabalho - 3 como Vice- Presidente e 4 como Presidente - demiti-me deste honroso lugar como Presidente na Direcção da APPA embora me tenha mantido em exercício porque nenhum outro grupo de pessoas entendeu dever assumir os destinos da nossa associação. Fui, na altura, seguido solidariamente por toda a Direcção.

 

Talvez comece por ser importante explicar a razão daquela nossa decisão já que, ao longo deste tempo, muito se tem dito - a maioria das vezes com total desconhecimento - sobre as razões que nos levaram a tomá-la.

 

Sempre tivemos uma postura de crítica construtiva relativamente à FPAK, quer nos que diz respeito à gestão desportiva, quer no que se refere à gestão económica e financeira. Dessas nossas posições fomos sempre dando conta nos locais devidos e, apenas quando isso se tornou impossível, passámos a fazê-lo também na comunicação social.

 

Podemos mostrar a qualquer interessado muita documentação que sustenta o que dizemos: a forma como nos relacionávamos, as propostas que apresentámos, as reuniões que tivemos, mas, igualmente, as respostas que obtivemos, as pressões a que fomos sujeitos e a forma desprestigiante como fomos tratados.

Mas não foi apenas isto que motivou a nossa saída.

Foram duas razões maiores:

1 - durante todo aquele tempo tentámos demonstrar que havia outras formas de estar neste desporto, que era possível e desejável uma cooperação profunda, que a relação entre Federação e associados tinha que ser profundamente revista e que não poderiam continuar as arbitrariedades  que todos conheciam mas que poucos se atreviam a denunciar.

O mais mediático exemplo dessa cooperação entre nós e as outras entidades poderá ser considerado o Camião da APPA que, apenas num ano, esteve presente em 19 provas num total de 23 deslocações, de todas as modalidades, a custo zero para os Clubes e FPAK, e que se tornou numa imagem de marca da Associação e num auxiliar precioso para as organizações.

Não serviu de nada. Em Março de 2006 os clubes associados da federação entenderam que a Direcção chefiada por Luís Pinto de Freitas defendia melhor os interesses do automobilismo nacional do que aquela que era comandada por António Raposo de Magalhães que, nós, sem margem para dúvidas, apoiávamos. E talvez valha a pena relembrar que esta ultima publicou todas as linhas de acção, todos os programas e intenções, possibilitando que todos soubessem ao que iam, ao passo  que a Lista que ganhou nunca informou nada a ninguém e teve a primeira reunião, onde todos os seus membros se conheceram, já depois de ser eleita!

As divergências entre a FPAK e a APPA tinham, entretanto, extravasado as relações institucionais e alguns dos membros da Associação tinham passado a ser permanentemente incomodados e até perseguidos, com ingerências inadmissíveis nas suas participações desportivas e processos disciplinares que não faziam o mínimo sentido.

Não é por caso que, em 2005 não tiro licença desportiva - entendia que os pilotos que me davam o prazer de os acompanhar não podiam ser prejudicados apenas por terem como navegador o dirigente da APPA - nem é por acaso que eu e o Pedro Leal, meu Vice-Presidente para os ralis, somos alvo de dois processos disciplinares em 2004.

E, destas atitudes, resulta a 2ª e a mais importante das razões para o meu afastamento:

2 - Eu entendia que os licenciados que tanto queria defender eram mais prejudicados pela minha intervenção do que se ela deixasse de existir. Não estava, como nunca estive nem estou, agarrado a nenhum lugar e, nessa altura, entendi que defendia melhor o interesse do desporto motorizado afastando-me do que, teimosamente, continuar a trabalhar no sentido de mudar atitudes que muita gente preferia manter imutáveis. Nessa altura demiti-me e prometi, a mim mesmo e a toda a gente, que nunca mais teria nenhuma intervenção pública que não tivesse apenas que ver com as minhas participações desportivas, enquanto o Presidente Luís Pinto de Freitas se mantivesse em funções.

Após a sua morte esta promessa deixou de ter razão de existir e, neste momento, como comecei por dizer entendo que tudo vai mudar e agora vale, novamente, a pena "acordar" a associação, voltar a trabalhar com a FPAK e ajudar a promover as várias vertentes deste desporto apaixonante.

Está página é apenas uma parte deste trabalho, que culminará com uma Assembleia Geral para eleição de novos corpos sociais nos próximos dois meses. Essa nova direcção receberá toda a informação de que dispomos e terá a nossa colaboração, sem limitações, no sentido de recuperar toda a vitalidade a que APPA nos habituou.

Uma das primeiras acções a que nos propomos é uma reunião de licenciados, sócios ou não da APPA, onde pretendemos ouvir as várias sensibilidades relativas às listas concorrentes à FPAK no próximo acto eleitoral, a ter lugar nas antiga Sede da Associação, na Rua Alves Redol, nº 310 , no Porto, a partir das 21.00 da próxima 4ª feira, dia 24 de Julho de 2013 e para a qual estão, obviamente, todos convidados.

Por tudo isto, brindo à nova vida do Desporto Automóvel em Portugal.

Luís Ramalho

 

SUGESTÃO DA SEMANA

SUGESTÃO DA SEMANA

 

 

 

 

'HOJE CONVIDAMOS...' inclui sessão de autógrafos

Mário Dorminsky em jantar no Cais D'4

O co-director do FANTASPORTO, Mário Dorminsky, vai estar no Cais D'4, em Leça da Palmeira, no dia 25 de Julho (Quinta), para um jantar ao estilo tertúlia, na qual todos têm a palavra. Integrado no conjunto de iniciativas 'HOJE CONVIDAMOS...', que traz aquele espaço figuras de relevo em diferentes áreas, como a Literatura, a Música, as Artes Plásticas, o Desporto, etc. este será um jantar em torno da cultura, do presente e do futuro.

Tendo por base o recente lançamento do seu livro 'Portugal à Espera - Crónicas do Porto', Mário Dorminsky vai conversar com todos os que quiserem aparecer para jantar, com serviço normal à carta. O livro vai estar à venda na ocasião, sendo uma oportunidade para autografar a obra.

As reservas podem ser feitas pelos tel. 22 4906422/ 93 6602908 ou Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar " target="_blank"> Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar .

Fundador e co-director do FANTASPORTO, o maior festival de cinema português, Mário Dorminsky é atualmente vereador da Cultura, Património e Turismo da Câmara de Gaia.

Frequentou Arquitectura na ESBAP e Filosofia na Universidade do Porto. Após atividade intensa em arquitectura, foi professor do Ensino Secundário, dedicando-se depois ao jornalismo. Tem crónicas regulares no Semanário Grande Porto, JN e nas revistas Wine Passion e Prize. Manteve, durante anos, programas de cinema na TV e de rádio. Dedicou-se desde sempre à cultura de base e, em particular, ao Cinema nas suas valências de gestão, produção e artísticas.

Através da Cinema Novo, organizou Festivais de Cinema de impacto em Braga, Gaia e Funchal, entre outros, e tem integrado inúmeros júris de festivais de cinema realizados em todo o Mundo, como o Festival de Cannes.

Editou diversos livros, entre os quais monografias, uma História do Cinema e os recentes ‘País em Brasa’ com prefácio de Luis Filipe Menezes, e ‘Portugal à Espera - Crónicas do Porto’, com prefácio de Manuel de Novaes Cabral.

Para além de distinções em confrarias, entidades várias e universidades, foi galardoado, como organizador do FANTASPORTO, com a Comenda das Artes pelo Governo Português, com Medalha de Mérito Cultural - Grau Ouro pela Câmara Municipal do Porto e pela Câmara Municipal de Gaia. Recebeu a Medalha de Prata do Parlamento Português.

É com este homem da Cultura que os clientes do Cais D'4 terão oportunidade de conviver no dia 25, ao jantar.

 

 Restaurante Cais D’4 (atrás da discoteca Batô)

 Rua Moinho de Vento, 216

 Leça da Palmeira

 Reservas: Tel. 22 4906422/ 93 6602908 ou Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar " target="_blank"> Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar

 

TT EM ANGOLA

TT EM ANGOLA

 

 

 

Caros Amigos e Pilotos

 

Terminam hoje, 2ª feira, dia 22 de Julho, as inscrições para o Rali Baía Azul.

Como é habitual a caixa de correio vai entupir no ultimo dia.

Anexamos o Programa.

Queremos realçar que os pilotos têm pouco tempo para fazer os reconhecimentos do percurso, pelo menos para as Classes M e Q.

Queremos fazer uma rectificação relativamente ao email anterior: as partidas e chegadas são todas na Baía Azul.

Até ao momento foram recepcionadas 6 inscrições:

 

Classe M

TDA Paixão Automóvel – Helder Coelho Vuty – Honda CRF450X

 

Classe Q

CIFRAL/SPEEDFREAK/FOXSHOCX – Rui Cunha – KTM 525XC

PIRLINE ROAD TEAM ANGOLA – Hamilton Gonçalves – Yamaha Raptor 700

Kambas Racing Team – Mário Passos – Honda TRX 700

 

Classe E1

Miguel Silva – Kart Cross Suzuki 600

 

Classe E2

SOCIAL TEAM – Rodrigo Morais – Polaris RZR XP 900

 

Como habitualmente haverá prémios monetários para os 3 primeiros classificados de cada classe.

 

EUROPEAN LE MANS

 

EUROPEU DE LE MANS SERIES 2013 - 3 ª Fase:


3 HORAS DE RED BULL Anel (19 de Julho e 20)


ALPINE ANDNELSON PANCIATICION o pódio AGAIN!

Nelson PanciaticiPodium Red_Bull_Ring

Já no segundo degrau do pódio em Imola, Nelson Panciatici reoffended no circuito Anel Red Bull na Áustria. Este resultado coloca a equipa Signatech-Alpine em segundo lugar na classificação geral do Series (ELMS) Campeonato Europeu de Le Mans.
Desafio austríaco do fim de semana começou bem para Nelson Panciatici com a pole position conseguida nas eliminatórias. Infelizmente, Nelson viu todos os seus momentos retirados pelos Diretores corrida por não respeitar uma bandeira amarela, a visão não é sempre perfeito quando perseguia pela pole e na última volta também!
Relegado ao oitavo lugar da grelha de partida, o Alpine A450 impulsionado por Nelson Panciatici e seu co-piloto, Pierre Ragues, nunca parou de lutar de volta até as fileiras para finalmente cruzar a linha de chegada em segundo lugar, 21 segundos atrás dos curtas vencedores, que torna ainda mais frustrante:
Nelson: «Começando última vez em LMP2 feito a nossa tarefa muito mais difícil e, certamente, nos privou de uma vitória, mas nós respeitamos a decisão dos comissários de bordo, mesmo que encontramos a decisão um pouco dura. A sessão de qualificação estava indo perfeitamente bem com várias vezes que poderia ter nos colocado na posição de poste ou na primeira linha. Depois de uma prática média, Olivier, nosso engenheiro, soube tirar todas as paradas para nos dar um carro bem equilibrado e muito eficiente. Começando último e terminou em segundo lugar é realmente um excelente resultado. É um crédito para toda a equipe. Eu tentei dirigir muito rápido quando a pista estava clara. É muito mais difícil no tráfego. Conseguimos marcar alguns pontos grandes eo campeonato ainda não acabou yet.We terá que mostrar que entendemos útil após os feriados. Trazer na próxima corrida! "
"A equipe fez um excelente trabalho", destacou, de Signatech Alpine Team Principal Philippe Sinault. "O Alpine A450 era competitivo desde o início do fim de semana e Nelson foi particularmente forte na qualificação. Foi difícil ver-nos despojado dos nossos tempos depois ele postou a volta mais rápida da sessão sob bandeiras amarelas. Pierre Ragues começou a partir de oitavo no grid antes de entregar a Nelson Panciatici que produziu uma boa corrida em condições difíceis. Ambos tiveram de se empenhar para mudar a ordem, apesar do tráfego. Um problema de tração relacionada não fazer ultrapassagens fácil para eles. Trabalho poço da equipe foi perfeito durante toda a corrida e ficando em segundo lugar é quase como uma vitória depois que nós começamos a partir de oitavo lugar. Ainda temos algum trabalho duro para fazer para se preparar para o final da temporada, mas vamos ser alvo de vitória quando vamos para a Hungria, em setembro. "
A próxima reunião da equipe Signatech-Nissan e seus drivers está marcada para 13 de Setembro e 14 no circuito de Hungaroring, na Hungria, eles terão para alcançar a vitória para permanecer no jogo!

 

RALI DOS SERTÕES - BRASIL

 

Paranaenses Kffuri e Czech realizam últimos ajustes antes da largada do Rally dos Sertões 2013


Dupla da Equipe Off Tech acerta detalhes para a competição que tem início no próximo dia 25, em Goiânia (GO)

Falta pouco para a largada da 21ª edição do Rally dos Sertões. Após meses de preparação, agora as equipes realizam os ajustes finais antes do início da maior competição off-road do país. Para Marcos Kffuri e Rodrigo Czech agora o momento é de conter a ansiedade e conferir os últimos detalhes rumo a mais uma disputa. A dupla estará a bordo do Toyota FJ Cruiser, e irá brigar pelo título da categoria Production T2.

Kffuri e Czech aproveitaram os dias 13 e 14 de julho para realizar o último treino antes do Sertões. Agora, a equipe acerta a montagem final do FJ Cruizer para deixar carro e equipamentos afinados antes da primeira etapa. "Estamos conferindo todos os equipamentos, e lista de peças de reserva, como pneus", explicou o piloto.

Segundo Kffuri, para encarar a maratona do rali que acontece entre os dias 25 de julho e 03 de agosto, a equipe estará preparada com dois carros de competição, um caminhão oficina e dois veículos rápidos de apoio. No total, serão levadas cinco toneladas de equipamentos e peças sobressalentes.

O Rally dos Sertões é a principal competição cross-country do país, reúne as melhores equipes e, por isso é muito aguardada. Para Kffuri e Czech agora o momento é de muita expectativa e ansiedade, conforme explica o piloto. "É difícil conter a ansiedade, pois as noites já estão mais curtas, e o rali domina os pensamentos quase o dia todo. O trabalho ajuda a distrair, mas é inevitável o assunto voltar à tona", disse.

Kffuri diz que segue a preparação que vem realizando ao longo dos últimos meses, para encarar bem o desafio sem nenhum imprevisto. "Continuo com a preparação física de sempre, três vezes por semana jogo squash, e isto me mantém bem condicionado", relatou o piloto que diz que um dos fatores fundamentais para conseguir um bom resultado no certame é estar com o sono em dia. "Para não perder o foco durante a prova, e nos deslocamentos que são muito longos".

Outro detalhe que pede cuidado especial, segundo a equipe, é a preocupação com alimentação. "Durante o rali, comemos muito pouco. Praticamente duas refeições por dia, café da manhã e jantar. Procuramos ingerir alimentos de fácil digestão, e com muita energia. Basicamente frutas, carboidratos e muito líquido. Quando o rali acaba, vamos para a churrascaria", brincou Kffuri.

O primeiro desafio das equipes inscritas no Sertões serão a disputa do Prólogo e Super Prime, marcados para o dia 25. Na ocasião, será definida a ordem de largada da especial do dia 26, que parte de Goiânia rumo a Pirenópolis, em Goiás. "Nossa estratégia será tentar fazer o melhor possível, sem comprometer o equipamento. A largada é importante, mas não é tudo em uma prova longa", finalizou.

A edição 2013 do Rally dos Sertões terá um roteiro de 4.115 quilômetros, sendo que 60% do total serão em especiais cronometradas e o restante em deslocamentos, passando pelos estados de Goiás e Tocantins.

Marcos Kffuri e Rodrigo Czech tem patrocínio da Alternativa 4x4 Auto Peças.

Programação Rally dos Sertões 2013

22/07 - Abertura da Secretaria de Prova
23/07 - Secretaria de Prova / Vistorias administrativas e técnicas
24/07 - Secretaria de Prova / Vistorias administrativas, técnicas e briefings
Local: Goiânia (GO) - Em frente ao Shopping Flamboyant

1ª etapa: 25/07 - quinta-feira
Goiânia (GO) - Prólogo e Super Prime

2ª etapa: 26/07, sexta-feira
Goiânia (GO) - Pirenópolis (GO)
Deslocamento Inicial: 133 km
Trecho de Especial: 84 km
Deslocamento Final: 32 km
TOTAL: 249 km

3ª etapa: 27/07, sábado
Pirenópolis (GO) - Uruaçu (GO)
DI: 37 km
TE: 287 km (183 km para caminhões)
DF: 89 km
TOTAL: 414 km

4ª etapa: 28/07, domingo
Uruaçu (GO) - Porangatu (GO)
DI: 31 km
TE: 233 km (180 km para caminhões)
DF: 25 km
TOTAL: 289 km

5ª etapa: 29/07, segunda-feira
Porangatu (GO) - Natividade (TO) [ETAPA MARATONA]
DI: 82 km
TE: 295 km (135 km para caminhões)
DF: 110 km
TOTAL 487 km

6ª etapa: 30/07, terça-feira
Natividade ((TO) - Palmas (TO)
DI: 27 km
TE: 355 km (182 km para caminhões)
DF: 43 km
TOTAL: 424 km

7ª etapa: 31/07, quarta-feira
Palmas (TO) - Palmas (TO)
DI: 109 km
TE: 514 km (142 km para caminhões)
DF: 123 km
TOTAL: 746 km

8ª etapa: 01/08, quinta-feira
Palmas (TO) - Minaçu (GO)
DI: 312 km
TE: 333 km (258 km para caminhões)
DF: 20 km
TOTAL: 666 km

9ª etapa, 02/08, sexta-feira
Minaçu (GO) - Goianésia (GO)
DI: 32 km
TE: 264 km (231 km para caminhões)
DF: 253 km
TOTAL: 550 km

10ª etapa, 03/08, sábado (Final)
Goianésia (GO) - Goiânia (GO)
DI: 7 km
TE: 123 km
DF: 160 km
TOTAL: 290 km
Premiação

 

GALERIA DE IMAGENS - CIRCUITO BOAVISTA

GALERIA DE IMGENS

 

 

CIRCUITO DA BOAVISTA

 

Grupo de imagens referentes à  prova da Histori Endurance, fotos captadas na chicane que antecede a recta da meta.Fotos de João RaposoFOX 1279FOX 1281FOX 1282FOX 1283FOX 1284FOX 1285FOX 1286FOX 1287FOX 1288FOX 1290FOX 1292FOX 1294FOX 1296FOX 1297FOX 1298FOX 1299FOX 1301FOX 1302FOX 1303FOX 1304FOX 1305FOX 1306FOX 1307FOX 1309FOX 1310FOX 1311FOX 1313FOX 1314FOX 1315FOX 1316FOX 1317FOX 1320FOX 1322FOX 1323FOX 1326FOX 1327FOX 1329FOX 1330FOX 1331FOX 1332FOX 1333FOX 1334FOX 1494FOX 1495FOX 1496FOX 1497FOX 1498FOX 1499FOX 1500FOX 1501FOX 1502FOX 1503FOX 1504FOX 1505FOX 1506FOX 1507FOX 1508FOX 1509FOX 1510FOX 1511FOX 1512FOX 1513FOX 1514FOX 1515FOX 1516FOX 1517FOX 1518FOX 1519FOX 1520FOX 1521FOX 1523FOX 1524FOX 1525FOX 1526FOX 1527FOX 1528FOX 1529FOX 1530FOX 1531FOX 1532FOX 1533FOX 1534FOX 1535FOX 1536FOX 1537FOX 1538FOX 1539FOX 1540FOX 1541FOX 1542FOX 1543FOX 1544FOX 1545FOX 1546FOX 1547FOX 1548FOX 1549FOX 1550FOX 1551FOX 1552

 

MUSEU CARAMULO COMEMORA 60 ANOS

Museu do Caramulo comemora 60 anos


O Museu do Caramulo comemora 60 anos sobre a sua inauguração em 1953, nas instalações provisórias no Caramulo, pela mão do seu fundador Abel de Lacerda.

Para assinalar esta data, o Museu do Caramulo vai levar a cabo várias acções ao longo de 2013 como a exposição fotográfica na FNAC ou a realização da semana "60 Anos do Museu do Caramulo", na qual durante o mês de Agosto, estará presente numa loja FNAC com uma moto antiga da colecção, destacando as publicações e história do museu. O museu vai ainda apresentar um site renovado para marcar o seu aniversário, realizado pela Havas Worldwide, além de ter criado um logotipo comemorativo que será usado durante todo o ano de 2013.

 

RALI DOS SERTÕES - BRASIL

 

Paranaenses Kffuri e Czech realizam últimos ajustes antes da largada do Rally dos Sertões 2013


Dupla da Equipe Off Tech acerta detalhes para a competição que tem início no próximo dia 25, em Goiânia (GO)

Falta pouco mais de uma semana para a largada da 21ª edição do Rally dos Sertões. Após meses de preparação, agora as equipes realizam os ajustes finais antes do início da maior competição off-road do país. Para Marcos Kffuri e Rodrigo Czech agora o momento é de conter a ansiedade e conferir os últimos detalhes rumo a mais uma disputa. A dupla estará a bordo do Toyota FJ Cruiser, e irá brigar pelo título da categoria Production T2.

Kffuri e Czech aproveitaram o último final de semana, entre os dias 13 e 14 de julho para realizar o último treino antes do Sertões. Agora, a equipe acerta a montagem final do FJ Cruizer para deixar carro e equipamentos afinados antes da primeira etapa. "Estamos conferindo todos os equipamentos, e lista de peças de reserva, como pneus", explicou o piloto.

Segundo Kffuri, para encarar a maratona do rali que acontece entre os dias 25 de julho e 03 de agosto, a equipe estará preparada com dois carros de competição, um caminhão oficina e dois veículos rápidos de apoio. No total, serão levadas cinco toneladas de equipamentos e peças sobressalentes.

O Rally dos Sertões é a principal competição cross-country do país, reúne as melhores equipes e, por isso é muito aguardada. Para Kffuri e Czech agora o momento é de muita expectativa e ansiedade, conforme explica o piloto. "É difícil conter a ansiedade, pois as noites já estão mais curtas, e o rali domina os pensamentos quase o dia todo. O trabalho ajuda a distrair, mas é inevitável o assunto voltar à tona", disse.

Kffuri diz que segue a preparação que vem realizando ao longo dos últimos meses, para encarar bem o desafio sem nenhum imprevisto. "Continuo com a preparação física de sempre, três vezes por semana jogo squash, e isto me mantém bem condicionado", relatou o piloto que diz que um dos fatores fundamentais para conseguir um bom resultado no certame é estar com o sono em dia. "Para não perder o foco durante a prova, e nos deslocamentos que são muito longos".

Outro detalhe que pede cuidado especial, segundo a equipe, é a preocupação com alimentação. "Durante o rali, comemos muito pouco. Praticamente duas refeições por dia, café da manhã e jantar. Procuramos ingerir alimentos de fácil digestão, e com muita energia. Basicamente frutas, carboidratos e muito líquido. Quando o rali acaba, vamos para a churrascaria", brincou Kffuri.

O primeiro desafio das equipes inscritas no Sertões serão a disputa do Prólogo e Super Prime, marcados para o dia 25. Na ocasião, será definida a ordem de largada da especial do dia 26, que parte de Goiânia rumo a Pirenópolis, em Goiás. "Nossa estratégia será tentar fazer o melhor possível, sem comprometer o equipamento. A largada é importante, mas não é tudo em uma prova longa", finalizou.

A edição 2013 do Rally dos Sertões terá um roteiro de 4.115 quilômetros, sendo que 60% do total serão em especiais cronometradas e o restante em deslocamentos, passando pelos estados de Goiás e Tocantins.

Marcos Kffuri e Rodrigo Czech tem patrocínio da Alternativa 4x4 Auto Peças.

Programação Rally dos Sertões 2013

22/07 - Abertura da Secretaria de Prova
23/07 - Secretaria de Prova / Vistorias administrativas e técnicas
24/07 - Secretaria de Prova / Vistorias administrativas, técnicas e briefings
Local: Goiânia (GO) - Em frente ao Shopping Flamboyant

1ª etapa: 25/07 - quinta-feira
Goiânia (GO) - Prólogo e Super Prime

2ª etapa: 26/07, sexta-feira
Goiânia (GO) - Pirenópolis (GO)
Deslocamento Inicial: 133 km
Trecho de Especial: 84 km
Deslocamento Final: 32 km
TOTAL: 249 km

3ª etapa: 27/07, sábado
Pirenópolis (GO) - Uruaçu (GO)
DI: 37 km
TE: 287 km (183 km para caminhões)
DF: 89 km
TOTAL: 414 km

4ª etapa: 28/07, domingo
Uruaçu (GO) - Porangatu (GO)
DI: 31 km
TE: 233 km (180 km para caminhões)
DF: 25 km
TOTAL: 289 km

5ª etapa: 29/07, segunda-feira
Porangatu (GO) - Natividade (TO) [ETAPA MARATONA]
DI: 82 km
TE: 295 km (135 km para caminhões)
DF: 110 km
TOTAL 487 km

6ª etapa: 30/07, terça-feira
Natividade ((TO) - Palmas (TO)
DI: 27 km
TE: 355 km (182 km para caminhões)
DF: 43 km
TOTAL: 424 km

7ª etapa: 31/07, quarta-feira
Palmas (TO) - Palmas (TO)
DI: 109 km
TE: 514 km (142 km para caminhões)
DF: 123 km
TOTAL: 746 km

8ª etapa: 01/08, quinta-feira
Palmas (TO) - Minaçu (GO)
DI: 312 km
TE: 333 km (258 km para caminhões)
DF: 20 km
TOTAL: 666 km

9ª etapa, 02/08, sexta-feira
Minaçu (GO) - Goianésia (GO)
DI: 32 km
TE: 264 km (231 km para caminhões)
DF: 253 km
TOTAL: 550 km

10ª etapa, 03/08, sábado (Final)
Goianésia (GO) - Goiânia (GO)
DI: 7 km
TE: 123 km
DF: 160 km
TOTAL: 290 km
Premiação

 

TROFEU GT 86 CONTINUA

 

Troféu GT86 confirmado pela Toyota Motorsport até 2015

A Toyota Motorsport confirmou o prolongamento do Troféu GT86 TMG por mais dois anos.

A competição que se iniciou em 2013, com os GT86 preparados para a categoria CS-V3, criou um forte entusiasmo e interesse por parte dos pilotos e também por fãs, encorajando a TMG a confirmar o prolongamento do Troféu para 2014 e 2015.

Com um custo bastante reduzido de participação, atendendo à baixa manutenção do GT86 CS-V3, o Troféu GT86 TMG distingue-se pela diversão em pista ao longo das corridas integradas na série VLN, realizadas no circuito de Nurburgring, estando a TMG a apoiar a participação em pista, assim como a ajudar as equipas na assistência e preparação dos seus carros.

Os participantes podem beneficiar de prémios bastante atrativos, que na época 2013 totalizaram os 50.000€, para além de peças de substituição a preços reduzidos, baixos custos de inscrição nas provas e acesso ao centro técnico TMG situado em Colónia, na Alemanha.

Podem ainda beneficiar de infraestruturas de apoio em pista, incluindo espaço dedicado a peças de substituição, a substituição de pneus e apoio logístico ao Troféu, assegurando que todos os pilotos tiram o máximo partido e competitividade do seus Toyota GT86 CS-V3.

Em pista, os GT86 CS-V3 já comprovaram a competitividade e fiabilidade numa das pistas mais difíceis do mundo, o Nürburgring - Nordschleife ao longo das corridas realizadas em 2013.

Além da conquista da classe V3 por parte da equipa Toyota Swiss Racing nas 24h de Nurburgring, os participantes do Troféu GT86 TMG bateram a barreira dos 10 minutos por volta ao traçado de Nordschelife.

Ao longo das provas do Troféu GT86 TMG e na prova extra das 24 horas de 2013 os GT86 CS-V3 conseguiram um recorde de fiabilidade fantástico, sem registo de qualquer problema, o que contribuiu para os baixos custos de utilização.

Apesar da prova de 24 horas não integrar o calendário previsto para o Troféu, as infraestruturas de apoio vão estar disponíveis nas edições de 2014 e 2015, dando a possibilidade dos participantes lutarem pela vitória na classe V3, integrando assim uma das principais corridas na Europa.

As encomendas dos GT86 CS-V3 com especificações de 2014, o único carro passível de integrar o Troféu GT86 TMG, já se encontram disponíveis. ( www.toyota-motorsport.com/motorsport).

Nico Ehlert, Engenheiro responsável pelos projetos de privados na TMG, comentou: “É muito positivo e louvável a TMG possibilitar aos participantes do Troféu GT86 planear a sua participação com dois anos de antecedência. Este ano foi um excelente arranque, que permitiu lutas bastante intensas e foi muito importante para estabelecermos um orçamento, podendo ser cada vez mais preciso em novos clientes/pilotos. É sem dúvida uma excelente oportunidade para quem pretende entrar no mundo da competição automóvel, ou até para pilotos mais experientes, que queiram competir mais com baixo custo. Por essa razão penso que este Troféu vai ter mais carros a participar nos próximos 2 anos. O próximo passo é finalizar os desenvolvimentos do GT86 CS-V3 com especificações 2014. Em breve acho que poderemos comunicar as características finais. Estamos muito envolvidos e empenhados neste projeto e ansiosos para acolher os pilotos e novas equipas no Troféu GT86 TMG.”.

Para as últimas noticias e resultados do Trofeu GT86 TMG, assim como especificações técnicas ,visite:www.gt86-up.com e www.facebook.com/ToyotaMotorsport.


Sobre o GT86 CS-V3 TMG
O desportivo Toyota tão elogiado pela imprensa - Toyota GT86 - está disponível numa versão de competição preparada pela TMG, que proporciona custos baixos de participação. Esta versão encontra-se disponível para clientes particulares. O emocionante GT86 VS-V3 de tração traseira, de 200 CV, foi desenvolvido especificamente para a classe de V3, baseada nos regulamentos das corridas VLN de Nürburgring e homologada pela Deutsche Motor Sport Bund. Com um orçamento contido dada as poucas alterações do carro de origem, esta versão proporciona uma forte componente competitiva e muita emoção ao volante. Com a preparação da TMG, o GT86 CS-V3 é imediatamente muito competitivo desde a sua aquisição e por um valor bastante baixo (38.500 €) excluindo impostos.
Trofeu GT86_TMG_1Trofeu GT86_TMG_2Trofeu GT86_TMG_3Trofeu GT86_TMG_4Trofeu GT86_TMG_5Trofeu GT86_TMG_6

 

KRAUTLI DISTRIBUI TRICO

KRAUTLI PORTUGAL Distribui TRICO

Acordo com a TRICO para a distribuição dos seus programas de escovas limpa-vidros no mercado português.

A KRAUTLI PORTUGAL celebrou um acordo com a TRICO para a distribuição dos seus programas de escovas limpa-vidros no mercado português, com o objectivo de disponibilizar soluções para todos os vários segmentos de mercado.

A TRICO é pioneira na comercialização de sistemas limpa pára-brisas, que produz desde 1917, quando se introduziram estes sistemas nos automóveis. Produz anualmente mais de 55 milhões de escovas limpa-vidros, sendo fornecedor líder a nível mundial na indústria automóvel, com produtos certificados pelas normas ISO9001, ISO14001 e ISO/TS16949.

O programa é constituído por 5 gamas, oferecendo uma solução global para o mercado:

NEOFORM: Gama de escovas Premium flat blade de encaixe directo, sem adaptadores, com modelos disponíveis para substituição das escovas convencionais em alguns tipos de veículo. Com um desempenho de qualidade superior, maior durabilidade e um perfil aerodinâmico.

TRICOFLEX: Gama de escovas flat blade multi-fit (universais), combinando excelentes características funcionais e material de alta qualidade, com uma relação qualidade/preço excelente. Desenhada para aplicação nos modelos mais recentes e para substituição de escovas convencionais, esta gama cobre mais de 90% do mercado com apenas 10 referências.

TRICOFIT: Gama de escovas Premium convencionais, híbridas e traseiras, para substituição directa das escovas OE, com o adaptador correcto para cada viatura. Produto de alto rendimento com excelente durabilidade;

TRICO: Gama optimizada de escovas convencionais multi-fit (universais), com apenas 15 referências. Com aplicação fácil (3 passos) e qualidade comprovada, oferecem uma excelente cobertura de mercado com um investimento mínimo de stock.

TX: Gama de escovas para veículos comerciais (camiões, autocarros e outros) com um desenho robusto e todos os adaptadores necessários para assegurar a máxima cobertura do mercado.

Foi preparado um novo catálogo em papel que inclui todas as gamas, facilitando a identificação e a escolha entre as várias opções para cada aplicação.

Para identificação fácil e rápida das referências está também disponível o catálogo electrónico do fabricante em www.trico.eu.com/pt/mercado-de-pos-venda/catalogo-de-escovas/ Este catálogo é actualizado permanentemente e permite uma pesquisa à semelhança dos catálogos electrónicos TecDoc e TECCAT, onde os produtos TRICO também estão presentes.


Gamas TRICO

 

TREINOS ENTRAM NA RECTA FINAL

EXTREME SAILING - PORTO

 

 

TREINOS ENTRAM NA RECTA FINAL

 

 

Apenas e hoje e amanhã, todas as oito tripulações que estão a disputar a jornada no Porto da Extreme Sailing, poderão treinar, pois a partir da tarde de 5ª feira terá o inicio das regatas no Ocenao Atlantico, para depois prosseguirem nos restanextreme1extreme2extreme3extreme4extreme5extreme6extreme7extreme8extreme9tes três dias no rio Douro.

 

Fotos de João Ferrand - www.velocidadeonline.com

 

ESCOVA PNEUMÁTICA FACOM

Escova pneumática Facom

A Facom, fabricante líder Europeu em ferramentas manuais, anuncia a introdução do novo kit de remoção de revestimentos e contaminantes à sua gama de ferramentas pneumáticas.


altAs tarefas que envolvem a remoção de revestimentos ou corrosão podem tornar-se muito trabalhosas. Reconhecendo esta situação, a Facom desenvolveu um novo kit pneumático de remoção que permite aos operadores que extraiam rapidamente todo o tipo de revestimentos sobre a superfície de forma eficiente e célere.

Concebido para uma vasta variedade de indústrias, tais como o ramo automóvel, MRO, indústria mineira e construção, militar, metalúrgica, marítima e transportes e energética, o kit é ideal para a decapagem de peças metálicas e de corrosão, removendo os revestimentos e selantes. Torna igualmente fácil a remoção agressiva de restos de tinta.

O kit pneumático de remoção V.500F contém tudo o que é necessário para a retirada de todo o tipo de revestimentos e agentes contaminantes de uma vasta gama de materiais. Áreas difíceis como juntas de soldadura, contornos e cantos são dominados com facilidade, enquanto a remoção de vinil, colas, adesivos, autocolantes, riscos de pintura e adesivo de fita de dupla face em superfícies metálicas, fibra de vidro, vidro, madeira e alumínio é realizada de forma simples e rápida.

Dois adaptadores de ajuste fácil, incluídos no kit, permitem a fixação segura das escovas de aço e borracha. São fornecidas quatro escovas de aço apresentadas em dois níveis diferentes (duro / suave) e em dois tamanhos (11mm / 22mm). São ideais para a remoção de tinta, vedantes internos, corrosão, selantes e protectores de revestimento, tornando-se especialmente eficazes quando utilizadas para a preparação de metal para soldagem. O kit é fornecido igualmente com duas escovas de borracha: uma versão suave para superfícies e materiais que devem permanecer sem riscos e uma versão dura onde as arranhaduras são aceitáveis.

Alison Howard, Marketing Manager da Facom diz, “O novo kit completo V.500F de remoção de material é adequado para todo o tipo de superfícies. As escovas de aço são mais rápidas do que as agulhas scaler e mais limpas do que o jacto de areia, enquanto as escovas oferecem uma maior protecção do que as rodas de borracha tradicionais e as pistolas de calor, para além de proporcionar uma alternativa mais rápida e limpa do que os decapantes químicos. O potencial em termos de economia de tempo, e por tanto de dinheiro, é considerável, tornando esta ferramenta um óptimo complemento para o stock dos nossos clientes.” 




Facom (1) Facom (2) Facom (3)

 

INDICE DE SINISTRALIDADE BAIXA

 

Índice de sinistralidade em baixa na rede Brisa

 

Redução de 3,82% no primeiro semestre de 2013


O índice de sinistralidade - indicador que reflecte a taxa de acidentes com vítimas (mortos, feridos graves e feridos ligeiros) ponderado pelos percursos efectuados - caiu 3,82%, no primeiro semestre de 2013, na rede principal da Brisa.

Nos primeiros seis meses do ano, o número de acidentes com vítimas apresentou uma redução superior a 10%, de 394 para 357, tendo-se registado reduções significativas nos acidentes com vítimas:

  • 8 vítimas mortais, menos 5 que no 1º sem. de 2012 (-62,5%)
  • 28 feridos graves, mais 4 que no 1º sem. de 2012 (14,29%)
  • 500 feridos ligeiros, menos 36 que no 1º sem. de 2012 (-7,20%)


Esta evolução enquadra-se na tendência verificada na rede Brisa, em matéria de indicadores de sinistralidade. Os dados traduzem o esforço constante no sentido de garantir a segurança rodoviária nas suas auto-estradas, através de uma política de gestão activa de tráfego, da manutenção e conservação das vias e das campanhas de informação e sensibilização que promove regularmente.

A evolução deste indicador vem confirmar o facto que as auto-estradas se revelam como as vias mais seguras para viajar quando comparadas com as vias alternativas. 

 

CAMPEONATO PAULISTA DE MARCAS - BRASIL

 

Equipe LRM apresenta seu novo piloto

Jorge Tamake Jr. terá sua carreira gerenciada pelo grupo

O Grupo LRM (LacailleRace Management) na busca constante de revelar novos talentos para o automobilismo brasileiro apresenta seu novo piloto: Jorge Tamake Jr.

Natural de São Paulo, seu primeiro contato com as pistas surgiu em 2010, após realizar um curso de Pilotagem Esportiva no Centro de Pilotagem Roberto Manzini. No mesmo ano, Tamake realizou seu primeiro teste com um carro do Campeonato Paulista de Marcas e Pilotos, por meio da equipe Paioli Racing.Em 2011, começou a correr regularmente, nacategoria Novato, a bordo de um Renault Clio. Logo nas primeiras provas, o japonês já mostrava sua habilidade ao vencer as primeiras etapas da temporada.  No final, ele conquistou o vice-campeonato. Um resultado positivo para um estreante em competições.

Em 2012, foi promovido para a categoria Light, o que exigiu ainda mais do seu talento, já que o regulamento da competição não permitia grandes alterações no carro. Por isso, começou a correr com um Celta.  Mesmo não obtendoresultados positivos, Tamake não desistiu de seus objetivos e prosseguiu sua trajetória nas pistas. No mês de junho, daquele ano participou de uma etapa doMercedes Grand Challenge, o que propiciouumgrande aprendizado. Em 2013, repetiu a dose no circuito de rua do Anhembi.

Atualmente, Tamakedisputa a categoria Super do paulista de Marcas e Pilotos, porém já planeja 2014. Sua meta é participar de um campeonato nacional. No mês de agosto, fará testes no carro da Sprint Race, em Interlagos.  Sobre a parceria com o Grupo LRM, ele está bastante otimista. “Todas as pessoas envolvidas no projeto estão empenhadas para que o grande objetivo de correr em uma categoria nacional seja alcançado. Estou confiante e feliz. Vamos arregaçar as mangas e trabalhar muito”, frisou o piloto.1 -_Jorge_Tamake_Jr._no_pdio_-_Imagem_-_Divulgao_GT-ONE_Press_Brazil2 -_Carro_de_Jorge_Tamake_Jr._na_pista_de_Interlagos_-_Imagem_-_Divulgao_GT-ONE_Press_Brazil

 

MUSEU DO CARAMULO LANÇA CONCURSO

 

Concurso culmina com exposição temporária no museu


MUSEU DO CARAMULO LANÇA CONCURSO


DE FOTOGRAFIA COM ESTRADAS DE PORTUGAL



O Museu do Caramulo e as Estradas de Portugal organizam o primeiro concurso de fotografia sob o tema “Estradas de Portugal - Um outro olhar”.
Esta iniciativa, aberta a todos os apaixonados e amadores da fotografia, tem por objectivo retratar e valorizar as estradas e seus elementos, desde pontes, viadutos e zonas adjacentes à estrada, e outros elementos históricos, culturais e sociais integrados nas estradas portuguesas.
Cada concorrente pode participar com um máximo de três fotografias e pode utilizar qualquer tipo de equipamento. Será atribuído um Grande Prémio à melhor fotografia e serão também atribuídos prémios aos três primeiros classificados em cada uma das seguintes categorias: originalidade, qualidade técnica e mobile, uma categoria criada a pensar nos novos hábitos de fotografia e que potencia a criatividade e a espontaneidade dos participantes.
Serão aceites a concurso todos os trabalhos enviados até ao dia 31 de agosto de 2013.
No final, o concurso culminará numa exposição temporária no Museu do Caramulo, onde a selecção do júri assim como os premiados terão a oportunidade de ver as suas fotografias expostas ao público.
O concurso de fotografia “Estradas de Portugal – Um outro olhar” conta com o apoio da revista O Mundo da Fotografia Digital, da Odisseias, da TW Steel e da 9 The Creative Shop.
Mais informações sobre os prémios assim como o regulamento em www.museu-caramulo.net ou em www.estradasdeportugal.pt.

 

GOODYEAR APOIA ROTA SOLIDÁRIA

Goodyear apoia rota solidária contra o cancro

Não se trata apenas de uma viagem, é uma aventura convertida num projeto solidário.

altNo passado dia 28 de junho, Claudia Maccioni e José Ramón Puig “Koke” deram início à rota #10fronterasfotofurgo, uma viagem solidária de 3 meses, que começou em Barcelona e vai passar por 11 países no oeste de África. Vão percorrer 20.000 quilómetros com uma furgoneta VW T3 Syncro equipada com pneus Wrangler AT/SA cedidos pela Goodyear. 

Não se trata apenas de uma viagem, é uma aventura convertida num projeto solidário. Os 10.300 euros angariados através da ONG Breast Care International vão chegar ao Gana e garantir esforços na luta contra o cancro da mama.

O projeto quer dar visibilidade a uma realidade por que passam muitas mulheres em todas as partes do mundo, nomeadamente em África, sem recursos para a enfrentar. 

Nesta rota os expedicionários vão visitar todos os hospitais Peace&Love com os quais trabalha a ONG Breast Care International, conhecendo em primeira mão o importante trabalho que desenvolvem. Todo o dinheiro angariado será doado a estes hospitais para ajudar à melhoria e prosperidade das suas ações.

A Goodyear apoia esta expedição solidária cedendo os pneus Wrangler AT/SA, com a revolucionária tecnologia SilentArmor e oferecendo prestações excecionais tanto na estrada como fora dela. Os pneus vão permitir uma condução segura ao longo da rota africana. Os Wrangler AT/SA oferecem uma grande durabilidade graças às duas cintas de aço de alta resistência que melhoram a dureza do pneu e às duas capas que melhoram a resistência do pneu aos furos na banda de rodagem.

O projeto #10fronterasfotofurgo pode ser seguido na Internet através das redes sociais www.facebook.com/10fronterasfotofurgo, www.twitter.com/10fotofurgo, www.youtube.com/user/10fronterasfotofurgo, http://instagram.com/10fronterasfotofurgo/ e do blog http://10fronterasfotofurgo.wordpress.com

A Goodyear, como um dos parceiros técnicos deste projeto, vai ajudar à sua difusão, seguimento e desenvolvimento através das redes sociais.



Goodyear
 

CARAMULO MOTORFESTIVAL

Caramulo Motorfestival regressa de 6 a 8 de Setembro com várias novidades

Esperados mais de 30 mil visitantes nesta edição.

altO Caramulo Motorfestival - Festival Internacional de Veículos Clássicos e Desportivos é o evento que junta em Portugal a maior diversidade de veículos, e este ano irá decorrer de 6 a 8 de Setembro, com atividades para toda a família. Ao longo dos 3 dias, é possível ver centenas de veículos, desde automóveis de competição, clássicos, Super Desportivos, Fórmulas, entre outros, passando pelas motos clássicas e de competição, bicicletas antigas, veículos todo-o-terreno e militares, e até um avião acrobata.

A 8ª edição do Caramulo Motorfestival promete muita emoção a todos os visitantes. As principais novidades deste ano são o Trial de Motos em Demonstração, o Passeio de Ferraris e a Prova em Regularidade na Rampa do Caramulo que, junto com a prova de Velocidade, integrará o Motorfestival.

Quem não poderia faltar a este espetáculo são os pilotos de competição, que todos os anos animam o Caramulo Motorfestival. Nesta edição, a KS Team of Portugal criada em 2011 e composta por Nuno Caetano (Vice-Campeão Nacional Promomoto 1000), José Leite (Pluri-Campeão Nacional de Motociclismo, Ricardo Duarte (Campeão Nacional Promomoto 1000) e Afonso Vaz (Campeão Nacional Supersport 600), vão deslumbrar todos os aficionados com subidas da rampa em demonstração.

Este ano, os principais destaques do Caramulo Motorfestival são:

- Rampa do Caramulo

A Rampa do Caramulo, uma rampa assumidamente rápida, está inserida no Campeonato de Portugal de Montanha e tem uma extensão de 2,8km. Durante os dois dias, decorrerá em simultâneo a Rampa Histórica do Caramulo, com provas de velocidade e de regularidade, concessionada aos automóveis e motociclos históricos, clássicos e de competição. Ao longo do traçado haverá bancadas e uma zona VIP para permitir que os visitantes assistam às provas.

- Rally Histórico Luso-Caramulo

Organizado em parceria com o Clube LusoClássicos, decorrerá um rally de automóveis clássicos durante o Caramulo Motorfestival, que terminará com os automóveis em exposição em frente do Museu do Caramulo. Durante o fim-de-semana, este rally percorrerá toda a região do Caramulo com o objetivo de promover o Motorfestival.

- Passeios Históricos

Os tradicionais passeios históricos também marcam presença nesta edição do Caramulo Motorfestival. Todos os passeios terminam no Caramulo, ao longo dos dois dias do evento, ficando os automóveis em exposição em frente do museu ou no parque de clássicos. Alguns dos passeios já previstos são: Passeio Histórico Viseu-Caramulo, Passeio Histórico Salamanca-Caramulo, Passeio Ferrari, Passeio Harley-Davidson, Passeio Targa Clube, Concentração Porsche Club Portugal, Passeio SideCar e Passeio ACP Clássicos.

- Espetáculo Aéreo com Avião Acrobata

O avião acrobata da Ford vai voltar ao Caramulo para um espetáculo aéreo de cortar a respiração. Os visitantes do evento poderão ver a destreza e experiência do piloto que gosta de fazer voos rasos e picados nos céus do Caramulo.

- Raiada do Caramulo – Desfile de Bicicletas Antigas

Não são só os veículos motorizados que estarão em destaque nesta edição do Caramulo Motorfestival. As bicicletas antigas também irão desfilar pela Serra do Caramulo até ao Museu, onde ficarão expostas para que todos os visitantes as possam apreciar.

- Feira de Automobilia

Na sequência do enorme sucesso que se registou nas últimas edições, a Feira de Automobília regressa este ano ao Caramulo Motorfestival. Esta área comercial e de exposições irá realizar-se no Pavilhão Multiusos do Caramulo, ao lado do Museu do Caramulo, e aqui os visitantes podem comprar, trocar ou vender todo o tipo de peças de automobilia, designadamente peças de automóveis, miniaturas, posters antigos, etc.

- Pacote Clássicos

Qualquer clássico, individual ou em grupo pode juntar-se à festa do caramulo Motorfestival deste ano. Mediante uma pré-inscrição, os clássicos poderão estacionar e ficar em exposição no recinto do Motorfestival, tendo ainda a possibilidade de desfilar na Rampa do Caramulo no final de cada dia.

- Vespa Caramulo

A concentração Vespa Caramulo regressa a esta edição do Motorfestival e irá juntar Vespas e motorizadas. As Vespas vão desfilar na Rampa do Caramulo e juntar-se à Grande Parada, onde todos os participantes e automóveis da rampa, clubes, ralis, passeios e concentrações alinham.

- Atividades Outdoor

Os amantes da Natureza e dos desportos ao ar livre têm uma alternativa a um programa de atividades exclusivamente relacionadas com automóveis e motociclos. Estão previstas um conjunto de atividades e demonstrações com o intuito de entreter os espectadores.

De acordo com a organização deste evento, “A variedade de propostas que o Caramulo Motorfestival apresenta, o facto de ter uma componente alargada de atividades e ações propostas a quase 700 metros de altitude, numa serra onde praticamente não existe mais nada, fazem deste festival um evento ímpar a todos os níveis. Ao longo dos anos, a adesão do público e dos participantes tem demonstrado que o Caramulo Motorfestival é uma marca muito forte, que concentra todas as atenções e tem um impacto direto na região.”

Para além de animação e divertimento ligado aos automóveis e motociclos, o evento integra ainda um conjunto de ações lúdicas e turísticas, como parques infantis, gastronomia e restauração, zonas chill out e música ao vivo.

O Caramulo Motorfestival tem crescido todos os anos em número de visitantes e participantes, tendo recebido na última edição mais de 30 mil pessoas.



Cartaz 2013

 

GALERIA DE IMAGENS DO WTCC - BOAVISTA

GALERIA DE IMAGENS DO WTCC - BOAVISTA

 

 

Mais um grupo de imagens da 2ª corrida do WTCC.

 

 

FOX 8511FOX 8512FOX 8513FOX 8514FOX 8515FOX 8516FOX 8517FOX 8518FOX 8519FOX 8520FOX 8521FOX 8522FOX 8523FOX 8524FOX 8525FOX 8526FOX 8527FOX 8528FOX 8529FOX 8530FOX 8531FOX 8532FOX 8533FOX 8534FOX 8535FOX 8536FOX 8537FOX 8538FOX 8539FOX 8540FOX 8541FOX 8542FOX 8543FOX 8544FOX 8545FOX 8546FOX 8547FOX 8548FOX 8549FOX 8550FOX 8551FOX 8552FOX 8553FOX 8554FOX 8555FOX 8556FOX 8557FOX 8558FOX 8559FOX 8561FOX 8562FOX 8563FOX 8564FOX 8565FOX 8566FOX 8567FOX 8762Fotos de João Raposo - www.velocidadeonline.com

 

BARREIROS TERMINA EM 11º

 

Filipe Barreiros termina em 11º a segunda corrida do Ferrari Challenge no Algarve

 

A segunda corrida do fim-de-semana no Algarve do Ferrari Challenge Europa - Coppa Shell revelou-se bastante exigente para Filipe Barreiros que esteve praticamente toda a prova em lutas constantes com os seus adversários para cruzar a linha de meta no 11º lugar.

 

A sair do 14º posto da grelha, o piloto português rapidamente chegou ao nono lugar mas depois ficou num grupo que queria a todo o custo subir posições e as lutas sucederam-se: "Fui ultrapassando e sendo ultrapassado. O carro estava muito bom mas os toques aqui e ali acabavam por dificultar o trabalho. Foi uma luta constante que perto do final os pneus já estavam completamente gastos e o carro fugia muito de frente. Optei por ser mais cauteloso e trazer o Ferrari intacto até ao final. Foi um fim-de-semana muito duro. A pista é muito exigente em termos físicos mas também exigente em termos mecânicos sobretudo para os pneus. É preciso uma enorme capacidade de gestão. Foi uma jornada muito interessante", explicou Filipe Barreiros.

 

Depois de mais este fim-de-semana de competição é agora altura de Filipe Barreiros centrar atenções nas 24h de Spa-Francorchamps do Blancpain Endurance Series que decorrem já no próximo fim-de-semana.

 

Resultados da Corrida 2:

1º Andrii Lebeb

2º David Gostner

3º Massimiliano Bianchi

(...)

11º Filipe Barreiros

(...)

21º Rick Lovat20130719-H56B8275

 

DEMO GRAN TURISMO

 

A DEMO DE GRAN TURISMO® ATINGE UM MILHÃO DE TRANSFERÊNCIAS A NÍVEL GLOBAL EM DUAS SEMANAS

22,378 entradas na GT Academy só em Portugal

 

A versão de 2013 da inovadora GT Academy da Nissan e PlayStation®, a competição que transforma jogadores em pilotos, está a tornar-se na maior e melhor de sempre. A competição de qualificação online, que decorre numa versão de demo especialmente criada do futuro jogo Gran Turismo®6, já atraiu quase 600 000 entradas, nos 18 países europeus participantes (incluindo a Rússia). A nível global, mais de um milhão já transferiram a demo que apresenta o Nissan Leaf, o 370Z e o GT-R, e só em Portugal, mais de 22,378 pessoas estão a competir pela oportunidade real de se tornarem um piloto de corridas da Nismo.

 

Com a demo de qualificação da GT Academy a permanecer aberta até à noite de domingo, dia 28 de julho, ainda há muito tempo para os aspirantes a pilotos de corridas transferirem a demo, a partir da PlayStation®Store, e participarem na GT Academy. O extremamente bem-sucedido Programa de Desenvolvimento de Piloto já conquistou dois pódios, nas famosas 24 Horas de Le Mans, com os vencedores anteriores, por isso as expectativas são elevadas!

 

A ultra competitiva “tabela de liderança”, que pode ser consultada em www.gran-turismo.com, mostra que Espanha está a provar que será o país a ultrapassar, com 41 das 250 entradas mais rápidas destas duas semanas da competição deste ano (Nota: tabela de liderança e números de participantes respeitantes a terça-feira, dia 16 de julho às 9h). Portugal tinha o 73º competidor mais rápido (PSN ID – GTD_ScrepRC). Portugal está classificado em 7º lugar, tendo em conta o número de jogadores num TOP de 250 jogadores, por população de jogadores.

 

 

PORTUGUESES FORAM ESTRELAS EM PORTIMÃO

 

Portugueses foram as estrelas dos Superstars no Algarve

 

Os fim-de-semana de competição dos Superstars World no Autódromo Internacional do Algarve teve as suas atenções centradas no desempenho dos portugueses nos GT Sprint. E as razões eram óbvias, já que as corridas foram dominadas e animadas pelos pilotos lusos. Na primeira corrida a vitória coube a Francisco Guedes/Rui Águas (Ferrari) e a segunda a José Pedro Fontes/Miguel Barbosa (Mercedes). Filipe Albuquerque assegurou o segundo lugar em ambas as corridas, não conseguindo discutir o primeiro lugar fruto dos 20 segundos de 'handicap' que teve para ambas as provas. Outra dupla lusa também esteve em bom plano. Luís Silva/António Coimbra (Mercedes) conseguiram um brilhante terceiro lugar na segunda prova.

 

No Superstars International Series, Gianni Morbidelli (Audi) venceu a corrida de abertura do fim-de-semana batendo Vitantonio Liuzzi (Mercedes) que acabaria por ficar com o segundo posto e Thomas Biaggi (Mercedes) actual líder do Campeonato que se quedou pelo terceiro lugar. No segundo confronto, realizado durante a tarde as lutas foram acesas mas mais uma vez Gianni Morbidelli (Audi) esteve imbatível arrecadando mais uma vitória seguido mais uma vez pelo Mercedes de Vitantonio Liuzzi no segundo posto mas desta feita no terceiro lugar ficou Luigi Ferrara (Mercedes)

 

O Ferrari Challenge realizou as duas restantes corridas. No Trofeo Pirelli foi Daniel Mancinelli a vencer e na Coppa Shell voltou a ser Andrii Lebed. Filipe Barreiros, o único representante luso neste campeonato ficou com o 11º lugar final.

 

Francisco Guedes e Rui Águas não escondiam a alegria pela vitória na primeira corrida: "Foi um resultado muito bom e merecido. Foi um fim-de-semana excelente. Conseguimos uma 'pole' e uma vitória. Temos pena pelo toque na segunda prova que nos impossibilitou de lutar pelo primeiro lugar. Independentemente desse pormenor não podíamos estar mais contentes", disseram os pilotos da Ferrari Portugal.

 

José Pedro Fontes e Miguel Barbosa que foram forçados a abandonar a primeira corrida ficaram ainda mais felizes com a vitória na segunda prova: "Foi uma vitória justa. Na primeira prova não fomos felizes mas conseguimos vingar na segunda. Sabíamos que sem penalização nas boxes estaríamos em posição de vencer. E foi uma vitória muito saborosa por todo o trabalho que fizemos ao longo do fim-de-semana", disseram.

 

Filipe Albuquerque subiu duas vezes ao pódio e saiu do Algarve: "Com o sentimento de dever cumprido. A minha missão era ajudar o meu companheiro de equipa a chegar à liderança do Campeonato e com dois segundos lugares isso foi conseguido. Foram duas boas corridas", remato.

 

O Autódromo Internacional do Algarve encerra assim mais um fim-de-semana de competição internacional que trouxe até Portimão alguns dos melhores pilotos do automobilismo mundial.

 CA2 0788H56B1277H56B1815H56B2134CA2 0446

 

GALERIA DE IMAGENS DA MOTO GP

GALERIA DE IMAGENS DA MOTO GP

 

 

Mais um pequeno grupo de imagens do Moto GP, que correu no passado fim de semana na pista de Laguna Seca nos Estados Unidos.moto1moto2moto3moto5moto6moto7moto8moto9

 

GUEDES - ÁGUAS LEVARAM A MELHOR

 

Vitória para Francisco Guedes/Rui Águas nos GT Sprint no Algarve

A dupla da Ferrari Portugal, Francisco Guedes/Rui Águas que este fim-de-semana esteve destacada para os Superstars GT Sprint no Algarve venceram de forma brilhante a primeira corrida do fim-de-semana, deixando a mais de 30 segundos os seus adversários. Na segunda corrida, quando procuravam entrar na luta pelo primeiro lugar foram abalroados por um adversário e ficaram hipotecadas as hipóteses de repetir o pódio. Cruzaram a linha de meta no quinto lugar.

 

Apesar de tudo, Francisco Guedes e Rui Águas estavam muito contentes pelo desempenho que tiveram ao longo do fim-de-semana: "A primeira corrida acabou por ser bastante fácil. O Rui rapidamente chegou ao comando da prova e ganhou uma vantagem enorme. Eu tive apenas que gerir o andamento, essa vantagem e manter-me concentrado. Por vezes quando estamos a correr de forma isolada não é fácil", começou por explicar Francisco Guedes.

 

Na segunda prova, Guedes arrancou na 'pole' e manteve-se na primeira posição até à troca de pilotos: "Com os 10 segundos de penalização perdemos o comando mas com a entrada do 'safety-car' teríamos novamente a possibilidade de discutir o primeiro lugar do pódio. O Rui já estava na segunda posição quando foi abalroado por um adversário e perdeu vários lugares. A corrida estava praticamente no final e pouco pôde fazer depois disso", continuou Francisco.

 

Ainda assim o saldo do fim-de-semana é bastante positivo: "Conseguimos uma 'pole' e uma vitória. Para estreia neste campeonato estivemos muito bem", concluiu Francisco que parte agora para Spa onde no próximo fim-de-semana vai fazer as 24h com Filipe Barreiros.

 

Resultados da Corrida 1:

1º Guedes/Águas - Ferrari 458

2º Albuquerque/Schoffler - Audi R8 LMS

3º Fernando Croce – Ferrari 458 a 1.04.953

 

Resultados da Corrida 2:

1º Fontes/Barbosa - Mercedes AMG SLS

2º Albuquerque/Schoffler - Audi R8 LMS a 0.562

3º Silva/Coimbra - Mercedes AMG SLS

(...)

5º Guedes/Águas - Ferrari 458CA2 0674H56B2134

 

COPA PETROBRAS - BRASIL

 

Corridas conturbadas para a J.Star Racing na terceira etapa da Copa Petrobras de Marcas


Curitiba, capital paranaense, receberá a 4ª etapa da Copa Petrobras de Marcas no dia 25 de agosto

A chuva não se confirmou e a disputa da 3ª etapa da Copa Petrobras de Marcas, neste domingo (21), em São Paulo (SP), foi bastante conturbada, com Safety Car, toques e acidentes nas duas corridas ocorridas nesta manhã. Na equipe J.Star Racing, na corrida 1, Leandro Romera marcou quatro pontos, terminando em 12º, Allam Khodair também foi um dos "sobreviventes" e terminou em 16º. Já na corrida 2, os pilotos dos Chevrolet #18 e #88 não saíram ilesos dos incidentes da prova.

Leandro Romera sofreu uma grave batida após a chicane - sequência de curvas em formato de "S" utilizada para diminuir a velocidade -, restando poucas voltas para o final, felizmente, sem gravidade para o piloto.

"Na primeira bateria tive um toque na largada e fui para último do pelotão. Busquei recuperar posições com bastante dificuldade. Na segunda na primeira volta consegui ir para a sétima posição e quase no final da prova, na chegada da chicane, alguma coisa aconteceu na suspensão, o carro tomou a trajetória do muro com o `soft wall` e bati forte. Uma pena, pois não marquei muitos pontos nessa etapa e agora, temos que nos esforçar bastante para continuar na luta pelo título do campeonato", explicou Romera.

"As duas corridas foram com muitas bandeiras amarelas e também não pude tirar proveito como gostaria. Agora o que nos resta é saber que aprendemos bastante, tanto no acerto de seco, quanto de chuva. Temos um carro competitivo em todas as circunstâncias e vamos trabalhar duro para as próximas etapas e esquecer esta", completou Romera.

O companheiro Khodair, largou em sexto na primeira prova e na segunda em 16º, por isso lembrou as dificuldades de se largar atrás. "A segunda bateria aconteceu em condições pouco favoráveis e largando lá atrás é pior ainda", explicou o piloto.

O chefe da equipe, Celso Jordão, esperava um resultado melhor, mas está satisfeito com a evolução que o time vem tendo e, espera na próxima etapa do campeonato mais pontos. "Com as alterações de freios que tivemos nos treinos e nas provas anteriores, para a corrida conseguimos equalizar. Talvez o resultado não justifique o que poderia ter sido. Nossos carros precisarão de uma revisão completa, praticamente serão reconstruídos para a próxima etapa", contou Jordão. "Estou muito satisfeito com os nossos pilotos, estamos em uma evolução constante e boa tecnicamente", finalizou o engenheiro.

A equipe J.Star Racing conta com patrocínio da Trend Bank, IPQ Instituto de Psiquiatria, Flexomarine, Schahin, TB Multiserviços, Duralitte, PPR, Ripavel, Dimep Sistemas, Yuny, Unitalo - Centro Universitário Ítalo Brasileiro, AC Delco, Minerva S.A., Atua Construtora, Soluções Madis Rodbel, UTC Engenharia, Malas Cruzeiro, Colonial Rodas, Kasinski Revolucionária e Benfica.

Classificação Copa Petrobras de Marcas, após três etapas:

Pilotos
1) Galid Osman (Toyota Corolla XRS), 85 pontos
2) Ricardo Zonta (Toyota Corolla XRS), 78
3) Ricardo Maurício (Honda Civic), 77
4) Alceu Feldmann (Honda Civic), 66
5) Leandro Romera (Chevrolet Cruze), 66
6) Denis Navarro (Toyota Corolla XRS), 55
7) André Bragantini Jr (Mitsubishi Lancer), 40
8) Leonardo Nienkotter (Mitsubishi Lancer), 39
9) Vicente Orige (Honda Civic), 33
10) Fernando Nienkotter (Mitsubishi Lancer), 32
11) Júlio Campos / Gabriel Casagrande (Chevrolet Cruze), 31
12) Kreis Jr. (Chevrolet Cruze), 31
13) Allam Khodair (Chevrolet Cruze), 30
14) Felipe Gama (Honda Civic), 27
15) Vitor Meira (Ford Focus), 24

Equipes
1) Toyota RZ, 185
2) JLM Racing, 110
3) J. Star Racing, 104
4) Full Time, 93
5) Toyota Bassani, 76
6) Officer ProGP, 71
7) Amir Nasr Racing, 70
8) Carlos Alves Competições, 62
9) Petrópolis Competições, 52
10) Cesinha Competições, 8

Copa Petrobras de Marcas:
Etapa 4 - 25 de agosto - Curitiba
Etapa 5 - 29 de setembro - Brasília
Etapa 6 - 27 de outubro - Tarumã
Etapa 7 - 17 de novembro - Cascavel
Etapa 8 - 1º de dezembro - Goiânia (alternativa)


 

ALBUQUERQUE NO PÓDIO POR DUAS VEZES

 

Duplo pódio para Filipe Albuquerque nos Superstars GT Sprint no Algarve

 

CA2 0446H56B1523O fim-de-semana de Filipe Albuquerque no Algarve durante os Superstars GT Sprint não poderia ter corrido melhor. O piloto português somou dois segundos lugares e cumpriu com o objectivo de ajudar o seu companheiro de equipa, Thomas Schoffer, a chegar à liderança do Campeonato. Mesmo com 20 segundos de 'handicap' em ambas as provas, o piloto português teve um desempenho notável e esteve sempre em plano de evidência ao ser, por diversas vezes durante as corridas, dos pilotos mais rápidos em pista.

 

No arranque para a Corrida 1, Filipe conseguiu superiorizar-se a José Pedro Fontes passando para o comando na abordagem à primeira curva. Viria no entanto a ser passado uma volta depois por Rui Águas que impunha um andamento muito forte: "Sabíamos que com 20 segundos de 'handicap' dificilmente conseguiríamos chegar à vitória e por isso decidi poupar os pneus até porque em termos de Campeonato estávamos na frente. A minha participação visava isso mesmo, ajudar o meu companheiro de equipa nas contas do Campeonato. Ficámos muito satisfeitos com o segundo lugar", disse o piloto português.

 

Na segunda prova coube a Thomas Schoffer o arranque. O piloto alemão perdeu várias posições e acabou por entregar o carro a Filipe no quarto posto, mas com o tempo de penalização nas boxes quando Albuquerque entrou em pista era sexto classificado: "Foquei-me em recuperar alguns lugares mas com o 'handicap' estava muito longe dos da frente. Quando o 'safety-car' entrou fiquei muito contente porque íamos voltar a ter corrida, estávamos todos juntos novamente. Mas, eu não podia arriscar, tinha de assegurar pontos para o Campeonato e fui fazendo o meu trabalho e aproveitando os erros dos outros", disse o piloto português.

 

Um fim-de-semana com missão cumprida: "Saio do Algarve satisfeito com o meu trabalho pois ajudei o Thomas a chegar à liderança do Campeonato que era o principal objectivo", concluiu Filipe Albuquerque.

 

O piloto português não vai ter tempo para descansar pois parte de imediato para os Estados Unidos onde vai disputar no próximo fim-de-semana a última jornada do Campeonato Norte Americano de Endurance.

 

Resultados da Corrida 1:

1º Guedes/Águas - Ferrari 458

2º Albuquerque/Schoffler - Audi R8 LMS

3º Fernando Croce – Ferrari 458 a 1.04.953

 

Resultados da Corrida 2:

1º Fontes/Barbosa - Mercedes AMG SLS

2º Albuquerque/Schoffler - Audi R8 LMS a 0.562

3º Silva/Coimbra - Mercedes AMG SLS

 

 

VITÓRIA HISTÓRICA PARA RÓMULO

 

30ª Baja España Aragón

18 a 21 de Julho

Taça do Mundo de Todo o Terreno

Rómulo Branco com vitória histórica entre os T2

 

  • Piloto luso angolano triunfa pela primeira vez em prova da Taça do Mundo
  • Dupla Rómulo Branco/João Serôdio a 3 pontos da liderança

 

O piloto luso angolano Rómulo Branco conquistou hoje em Espanha a sua primeira vitória numa competição da Taça do Mundo ao triunfar na Categoria T2 da Baja Aragón. Com este resultado o piloto e o seu navegador João Serôdio confirmaram que são sérios candidatos ao título mundial reduzindo para apenas três pontos a diferença que os separa da equipa russa Alexander Baranenko/Roma Elagin que, aos comandos de um Toyota Land Cruiser 200, se mantém na liderança da Taça do Mundo T2.

 

Aos comandos de um Mitsubishi Pajero, inscrito pela Ralliart Itália, a dupla dominou de início a fim esta quarta jornada da Taça do Mundo e apenas um furo, já na ponta final da corrida, poderia ter comprometido o resultado, fazendo com que a vantagem final para o 2º classificado se cifrasse em apenas 55s, nesta que é a mais antiga competição europeia de todo-o-terreno e que este ano comemorou a sua 30ª edição.

 

Tal como na véspera Rómulo Branco atacou no primeiro dos dois sectores selectivos disputados o que lhe permitiu ampliar a vantagem para a gerir no troço que se seguiu.

 

“Estou muito satisfeito. É uma vitória muito importante para este nosso projecto e representa muito para mim. Acho que fizémos tudo bem e mesmo com um furo já nos últimos quilómentros fomos capazes de vencer. A equipa está de parabéns”, salientou Rómulo Branco que acrescentou: “Este é o meu primeiro triunfo numa prova da Taça do Mundo e também o de um piloto angolano. Estou muito empenhado em levar um título mundial para Angola, país onde o desporto motorizado está a renascer com muito entusiasmo”.

 

Na classificação geral desta quarta jornada da Taça do Mundo o domínio pertenceu por completo à Mini, marca que ocupou as quatro primeiras posições, com a vitória a premiar uma excelente corrida de Nani Roma que desta forma somou o seu sétimo triunfo na prova espanhola, sendo quatro de moto e três na categoria auto.

 

Na Categoria T2 a vitória Rómulo Branco, foi secundada pela dupal espanhola. A terceira posição foipara o espanhol José Hinojo em Toyota Land Cruiser enquanto o terceiro lugar foi ocupado por Evis Borsoi que, tal como o piloto luso angolano se apresentou aos comandos de um Mitsubishi Pajero inscrito pela Ralliart Itália e que terminou com uma desvantagem de 11m12s para o vencedor. A equipa russa Alexander Baranenko/Roma Elagin (Toyota Land Cruiser 200) lider da Taça do Mundo T2, terminou a corrida na 4ª posição entre os T2.

 

A dupla Rómulo Branco / João Serôdio terminou a corrida na 12ª posição absoluta a apenas 7s do Mini da equipa X-Raid pilotado por Stephan Schott. Sem o furo o piloto teria conseguido um brilhante Top 10 já que o 10º lugar ficou apenas a 4m32s.

 Rmulo Branco_Aragn_PdioRmulo Branco_Aragn_SSS5_01Rmulo Branco_Aragn_SSS5_02Rmulo Branco_Aragn_SSS5_03

 

APRESENTAÇÃO COMERCIAL

 

Apresentação comercial

 

 

 

Meu nome é Hélder Almeida sou o responsável comercial para os negócios em Portugal realizados pela empresa "Equipotaller" especializada em equipamentos de oficina automóvel. Estou a contactar a Vossa empresa no sentido de os convidar a visitar o nosso site pois estamos certos que nele vão encontrar produtos do Vosso interesse, seguramente no momento somos uma das empresas deste género de equipamentos mais competitivas no espaço Ibérico em termos de relação preço qualidade.

 

www.equipotaller.es   o meu e-mail é:  Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar " target="_blank"> Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar     

Telefone: 917769888

 

RAFAEL LOBATO AGRACIADO

 

88º aniversário da elevação de Vila Real a cidade


Lobato-130720-7-2Lobato-130720-21-2Lobato-130720-25-2Lobato-130720-32-2Lobato-130720-35-2

Rafael Lobato distinguido com o Prémio Municipal de Mérito Juvenil

No passado sábado, dia 20 de Julho – 88º Aniversário da Elevação de Vila Real a Cidade – realizou-se a habitual sessão solene comemorativa da efeméride.

À semelhança dos anos anteriores, esta oportunidade é aproveitada para atribuir distinções honoríficas a alguns cidadãos, empresas, instituições e funcionários municipais que de alguma forma são credores deste gesto de reconhecimento por parte da Autarquia.

A Câmara Municipal de Vila Real deliberou atribuir, sob proposta do Júri, a Rafael Lobato, o Prémio Municipal de Mérito Juvenil, como reconhecimento da sua carreira cuja sinopse foi lida na cerimónia:

Jovem promissor, nasceu a 26 de Outubro de 1997 e desde muito pequeno esteve ligado ao automobilismo. Iniciou o seu percurso no Karting em Janeiro de 2006, em Vila Real.

Em 2010, após completar a idade mínima (13 anos) para participar no Ralicross, estreou-se nesta disciplina na última prova do Campeonato e alcançou um brilhante 2º lugar final.

Em 2011 foi vencedor do Troféu de Iniciação de Ralicross.

Em 2012 repetiu o mesmo campeonato e sagrou-se Campeão de Portugal, liderando assim a classificação desde o início e vencendo 15 das 28 corridas.

Na edição de prémios Autosport, foi eleito o “Piloto Revelação Autosport 2012” entre os jovens talentos do desporto motorizado português.

Este jovem promissor já deu provas da sua capacidade em superar dificuldades, sendo um lutador nato.”

 

RÓMULO NA FRENTE

 

30ª Baja España Aragón

18 a 21 de Julho

Taça do Mundo de Todo o Terreno

Rómulo Branco lidera entre os T2

 

  • Piloto está pela primeira vez no comando de uma prova da Taça do Mundo
  • Dupla Rómulo Branco/João Serôdio foi a mais rápida em SS2

 

O piloto Rómulo Branco e o seu navegador João Serôdio confirmaram ao longo da jornada de hoje da Baja España Aragón que dispõem de fortes argumentos para triunfar nesta que é a quarta jornada da Taça do Mundo 2013, competição na qual ocupam o 2º lugar no Troféu destinado aos que competem com máquinas da Categoria T2.

 

Aos comandos de um Mitsubishi Pajero, inscrito pela Ralliart Itália, a dupla que já na véspera tinha sido a mais rápida nos 6,5 quilómetros de prólogo, começou o dia de hoje por vencer de forma categórica o SS2, um sector selectivo com 157 quilómetros onde realizaram o tempo de 2h16m22s menos 5m59s que Ekis Borsoi, o seu companheiro de equipa, piloto que posteriormente seria o mais rápido em SS3.

 

Neste troço com 203 quilómetros, Rómulo Branco optou por uma toada mais calma e cautelosa com o objectivo de proteger a mecânica. O tempo perdido não foi todavia de molde a perder a liderança da prova espanhola, aquela que é a mais antiga competição europeia de todo-o-terreno e que este ano comemora a sua 30ª edição.

 

“O facto de no prólogo termos conseguido um bom resultado, permitiu-nos partir hoje para a corrida entre os pilotos mais rápidos e não ter por isso sido forçados a efectuar ultrapassagens sempre complicadas e onde a possibilidade de se correr riscosx é muito frequente”, salientou Rómulo Branco que acrescentou: “O meu objectivo primeiro é terminar a corrida para adicionar mais pontos à nossa aposta na Taça do Mundo. Claro que vou fazer tudo para conseguir ganhar estar corrida, mas sem sacrificar a mecânica e com isso correr o risco de ter uma desistência. Vamos ter de ser muito rigorosos na gestão desta corrida ”.

 

Na classificação geral desta jornada da Taça do Mundo o domínio pertenceu por completo à Mini, marca que ocupa as quatro primeiras posições, com Nani Roma na liderança. Na Categoria T2 onde a liderança pertence a Rómulo Branco, a segunda posição é ocupada por Ekis Borsoi com uma desvantagem de 2m20s.

 

Um dos grandes rivais de Rómulo Branco na luta pelo título T2, a formação brasileira Marcos de Morais/Carlos Sachs foi hoje forçada a abandonar enquanto a equipa russa Alexander Baranenko/Roma Elagin que, aos comandos de um Toyota Land Cruiser 200, está na liderança da Taça do Mundo T2, ocupa a 4ª posição entre os T2, no final deste segundo dia de prova.

 

Amanhã, Domingo, disputa-se a última etapa da Baja España Aragón e os pilotos terão pela frente os mesmos dois sectores selectivos disputados hoje, com um total de 364 quilómetros. 

 

GALERIA DE IMAGENS DO SUPERSTARS NO ALGARVE

GALERIA DE IMAGENS DOS SUPERSTARS EM PORTIMÃO

 

 

 

s1onracers2s3s4s5s7s8s9s10s11s12s13s14s15s16s17s18s19s20s21s22s23s25s26s27s28s29s30s31s32s33s34s35s36s37s38s39s40Eis um grupo de imagens da autoria da OnRacer, no passado fim de semana no autódromo de Portimão.

 

Fotos de On Racer - Olavo Nuno e Luis - www.velocidadeonline.com

 

AMERICA CUP

AMERICA CUP

 

NEW ZELAND COM PROBLEMAS

 

vela1vela2vela3vela4vela5vela6vela10vela11vela12vela13vela14vela15vela16vela17vela20vela21vela22vela23vela24vela25vela26vela27vela28vela1000vela2001vela2002vela2003vela2004vela2005vela2006vela2007vela2008vela2009vela2011

Ontem o barco da New Zeland teve problemas com o estai, e com isso acabou por ser batido pelo Lun Rossa.Não será demais referir que a superioridade do New Zeland nas regatas anteriores tem sido mais do que evidente.

 

EXPO CLÁSSICOS 2013

 

Expo Clássicos 2013

Inscrições abertas

Expo Clássicos 2013

 

No ano em que Guimarães é Cidade Europeia do Desporto, a Expo Clássicos - 6º Salão de Automóveis e Motos Antigos, que decorrerá no Multiusos de Guimarães nos dias 19 e 20 de Outubro, terá como tema central o desporto automóvel.

As inscrições de expositores para as áreas de comércio de veículos - particulares, comércio, clubes de automóveis e motos e exposições temáticas já estão abertas.

A organização, a cargo da Tempo Livre e do Clube de Automóveis Antigos de Guimarães (CAAG) aposta este ano na apresentação de uma exposição de automóveis clássicos desportivos, reunindo viaturas únicas de alguns dos maiores colecionadores nacionais, muitos deles antigos pilotos de competição nos anos 60, 70 e 80.

À semelhança do que sucedeu na edição de 2012 – que contou com a presença do Museu da Presidência que apresentou parte da coleção “Os Carros do Presidente” – em 2013 a organização da Expo Clássicos em associação com a Guimarães 2013 apresentará como tema principal “Clássicos Desportivos”.

Para tal a área principal de exposição foi reconfigurada e será transformada numa pista de competição para valorizar e destacar alguns dos carros. A zona de galerias do Multiusos está destinada a expositores (acessórios, peças, miniaturas, livraria, coleccionismo) e os interessados poderão efetuar a sua inscrição bastando para tal o preenchimento da ficha de pré-adesão (disponível em www.tempolivre.pt).

A ficha de inscrição deverá ser remetida para: Multiusos de Guimarães, Alameda Cidade de Lisboa, Creixomil, 4835-037 Guimarães Telefone 253 520 300 | Fax 253 431 413| Mail: Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar "> Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar . Em alternativa, poderá ser contatado o  Delegado Comercial da Expo Clássicos: Marinho Cruz (Tlm: 969 801 532, Email: Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar "> Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar ).

 expoclassicos2013

 

RETA COMERCIALIZA PEÇAS VALX

 

RETA COMERCIALIZA PEÇAS VALX

A Reta – Serviços Técnicos e Rent-a-cargo, S.A., especialista em manutenção e reparação de semirreboques e tratores, acaba de estabelecer uma parceria com a marca fabricante de eixos VALX, do grupo alemão MCB, com vista a alargar a oferta de serviços aos clientes dos centros de assistência técnica do Carregado, Vila nova de Gaia e Perafita.

“Esta parceria dá continuidade à estratégia de negócio da Reta. O nosso objetivo principal é reforçar o nosso posicionamento no mercado dos transportes enquanto parceiro de referência na manutenção e reparação de semirreboques e tratores” afirma Paulo Caires, diretor comercial e de marketing da Reta.

A Reta é, assim, o único parceiro português da VALX a assegurar a comercialização de eixos e peças da marca nos centros de assistência, serviço de manutenção e reparação e assistência 24 horas.

A VALX, dispõe de uma ampla gama de eixos desenhados, montados e testados em toda a europa e oferece garantia de longa durabilidade.

 

Sobre a Reta

O core business da Reta compreende a manutenção e reparação, venda e aluguer de semirreboques e aluguer de curta duração de tratores. A empresa conta com uma rede de Centros de Assistência Técnica, estrategicamente localizados e com boas acessibilidades, nas localidades do Carregado, Vila Nova de Gaia e Perafita.

 

BAJA ARAGON

 

Dupla brasileira fora do Baja Aragón

Marcos Moraes e Du Sachs batem em uma valeta, danificam o motor de sua Pajero e estão fora do Baja Espanhol.


A dupla brasileira largou neste sábado para cumprir a 1º das 4 especiais previstas para a competição comemorativa dos 30 anos do Baja Aragón, também conhecido como Baja Espanha. No trecho 157,21 quilômetros de terra batida, cascalho, e zonas de escape perigosas. Faltavam apenas 20km para o fim do trecho cronometrado quando a dupla bateu em uma valeta e o impacto no motor do carro os colocou fora da competição.

E foi assim
" Vínhamos bem, atentos e com bom ritmo de prova quando uma peça do painel do meu lado se soltou. Estava pendurada e dificultando minha navegação. Enquanto tentava solucionar o problema, chegamos a um cruzamento no qual havia uma valeta funda. Não consegui avisar ao Marcos a tempo e aí a Pajero bateu forte. A velocidade nos ajudou a não capotar, pois o carro bateu na saída da valeta e quicou pra frente", conta Du Sachs

"A pista de hoje mesclava estradinhas rápidas, escorregadias, com descidas sinuosas e muitas pedras. Já havíamos ultrapassado um T1 e ganhávamos posições em meio a poeira. Entramos numa reta estreita e a valeta não aparecia no visual. A questão é que com a pancada, perdemos o motor. Nosso apoio avaliou o dano e nos informou que não havia mais como continuar, ou seja, não tivemos outra opção a não ser abandonar o rally. Agora é voltar ao Brasil para acompanhar o Sertões e em seguida, próximo dia 7, embarcaremos para a Polônia, com vontade redobrada de vencer", conclui Marcos Moraes.

Fim de prova
Carro com motor destruído é carro fora de competição. Assim termina o Baja Aragón, deixando um enorme gostinho de quero mais. Na geral, a liderança do Baja Espanha está nas mãos de Nani Roma, a bordo de um Mini All 4 racing. O domingo definirá quem será o vencedor da 30 edição do Baja Aragón.


 

BAJA ARAGON

 

BAJA ARAGÓN 2013

 

 

 

PAULO GRAÇA TRAÍDO PELO MOTOR DE ARRANQUE DA NAVARA

 

EXCELENTE RECUPERAÇÃO NA ESPECIAL DA TARDE

 

 

 

O primeiro sector selectivo da Baja Aragon acabou por ser demasiado complicado para as aspirações da OceanoTrade Racing Team. Um problema no motor de arranque da Nissan Navara Off Road obrigou a equipa portuguesa a parar mais de 45 minutos, até que Paulo Graça e Nuno Rodrigues da Silva pudessem retomar o percurso. Para além do imenso tempo de paragem, a equipa percorreu mais de cento e vinte quilómetros da especial em andamento moderado.

 

Foi uma pena, pois o tempo perdido foi imenso. Sensivelmente ao quilómetro trinta do troço inaugural o motor de arranque resolveu pregar-nos uma partida, e foi necessário esperar que o motor da Navara arrefecesse. Depois, e até chegar à assistência, percorremos mais de 120 km com todo o cuidado, para não voltar a correr riscos”, afirmou, Paulo Graça, com algum desânimo.

 

Resolvido o problema entre as duas especiais de hoje, Paulo Graça e Nuno Rodrigues da Silva cumpriram a segunda especial em excelente ritmo, tendo alcançado o 11º melhor tempo ao longo dos mais de duzentos quilómetros do troço. A OceanoTrade Racing Team classificou-se à frente de Stephan Peterhansel e recuperou muito do tempo perdido no primeiro troço, encontrando-se agora na 37ª posição a 1h28 do líder Nani Roma.

 

Depois de resolvido o problemas voltámos ao nosso ritmo habitual e o resultado foi excelente. Lamentamos o sucedido no troço da manhã, mas são coisas que fazem parte das corridas. Agora vamos enfrentar a longa etapa de amanhã com o mesmo espírito, continuando a lutar pelo melhor resultado possível”, concluiu Paulo Graça.

 

Amanhã a Baja Aragon conta com mais duas passagens pelos mesmos troços de hoje, com 157 e 203 quilómetros que podem ainda dar muito que falar. Uma prova exigente que a OceanoTrade Racing Team tenciona cumprir com afinco.ORT -Paulo_Graca_-_Baja_Aragon_02

 

PAÇOS DE FERREIRA - A RAMPA QUE SE SEGUE

 

Paços de Ferreira à espera de “altos voos”


tigo

O Campeonato de Portugal de Montanha entra na sua fase decisiva, podendo o título ficar já virtualmente entregue a Tiago Reis, na Rampa Capital do Móvel, que tem lugar em Paços de Ferreira, no próximo fim-de-semana.

Tiago Reis, que venceu quatro das cinco provas até agora disputadas, tem uma vantagem que lhe permite poder arrumar a questão do título dentro de pouco dias, mas para que tal aconteça há que vencer e Pedro Salvador está apostado em contrariar o resultado do homem do Norma.

 

RAMPA DE CERVEIRA - MEMORIAL PEDRO FINS

CAMPEONATO NACIONAL DE MONTANHA

 

 

RAMPA DE CERVEIRA - MEMORIAL PEDRO FINS

 

 

Mais um grupo de imagens da 2ª subida de prova e alertamos os nossos leitores para verificarem a forma como cada piloto faz esta curva em plena rampa de Cerveira, que se recorde, foi carrasca no ano passado para o Seat LFOX 9321FOX 9322FOX 9323FOX 9324FOX 9325FOX 9326FOX 9327FOX 9328FOX 9329FOX 9330FOX 9331FOX 9333FOX 9334FOX 9335FOX 9336FOX 9337FOX 9338FOX 9339FOX 9340FOX 9341FOX 9342FOX 9343FOX 9344FOX 9345FOX 9346FOX 9347FOX 9348FOX 9350FOX 9351FOX 9352FOX 9353FOX 9354FOX 9355FOX 9356FOX 9357FOX 9358FOX 9359FOX 9360FOX 9361FOX 9362FOX 9363FOX 9364FOX 9365FOX 9366FOX 9367FOX 9368FOX 9369FOX 9370FOX 9371FOX 9372FOX 9373FOX 9374FOX 9375FOX 9376FOX 9377FOX 9494eon de Joaquim teixeira, e em 2011 para o Lola T 70 de Martine Pereira.

Texto e fotos de João Raposo - www.velocidadeonline.com

 

SINISTRALIDADE RODOVIÁRIA

 

De 6 em 6 segundos uma pessoa é vítima de um sinistro na estrada

Acidentes rodoviários vão ser a quinta causa de morte em 2030

 

A cada seis segundos alguém no mundo é vítima de um acidente rodoviário e, muito provavelmente, é uma pessoa africana ou asiática e desloca-se a pé, de bicicleta ou de motorizada. Estas são algumas das conclusões do estudo mais recente do Centro Allianz para a Tecnologia (CAT). O organismo defende a cultura de segurança e mudança de mentalidades como fatores críticos de sucesso para se conseguir reduzir, globalmente, o risco de acidentes na estrada.

Os acidentes rodoviários ceifam, anualmente, 1,2 milhões de vidas e provocam 50 milhões de feridos, de acordo com dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), que prevê que, em 2030, se tornem a quinta maior causa de morte a nível mundial. Na faixa etária dos 15 aos 29 anos, os acidentes rodoviários já lideram o ranking das causas de morte.

O estudo do Grupo Allianz mostra que, por um lado, a maior parte dos acidentes poderiam ser evitados e, por outro lado, quanto mais baixo for o rendimento das pessoas, mais atreitas se tornam aos acidentes.

Quanto mais baixo é o rendimento per capita, maior é o risco de uma pessoa se tornar vítima de um acidente rodoviário. Precisamos travar esta tendência. A segurança na estrada não pode ser uma questão de rendimento”, refere Christoph Lauterwasse, CEO do CAT.

O relatório destaca, ainda, outras tendências: As maiores taxas de mortalidade registam-se em África, no Médio Oriente e nos países Árabes. A quase totalidade das 20 nações com o maior número de mortes per capita situa-se em África ou no Médio Oriente; Enquanto as fatalidades aumentaram cerca de um terço, de 2000 a 201,0 nos países africanos e asiáticos, durante o mesmo período, a Europa e o continente Americano registaram uma redução das mortes, especialmente nos estados-membros da União Europeia; Estatisticamente, o “risco de morte por milha percorrida” é mais elevado para os peões, ciclistas e motociclistas. Por exemplo, na Indonésia 61% das mortes por acidente rodoviário verificam-se em condutores ou passageiros de veículos de 2 e 3 rodas; Embora as taxas de mortalidade estejam relacionadas com taxas de pobreza, o crescimento económico não implica necessariamente um aumento da segurança rodoviária. O Banco Mundial prevê grandes aumentos das taxas de acidentes e fatalidades em economias emergentes como a Índia e a China, à medida que o tráfico motorizado também aumenta.

A chave para a segurança rodoviária, a nível global, é encurtar o gap existente entre o rápido crescimento económico e a redução das mortes na estrada, o que já foi conseguido por estados da União Europeia, como a Alemanha, por exemplo. O que se pretende é uma “nova cultura de segurança”, defende o CAT. Os analistas de riscos pedem enquadramentos legais e sociais que reforcem a segurança nas estradas. Segundo referem, pode ser encorajada uma mudança de mentalidades, por parte de todos os utilizadores das estradas, através de dois tipos de medidas de segurança: passivas e ativas.

As medidas passivas passam pela utilização de capacetes e cintos de segurança. As medidas ativas incluem uma legislação mais rígida para a atribuição de cartas de condução, leis que combatam a alcoolémia nas estradas, a construção de ruas mais seguras e campanhas de educação rodoviária.

O objetivo de reduzir os acidentes rodoviários, a nível mundial, só pode ser conseguido através de um esforço conjunto para otimizar a responsabilidade cívica, a fiabilidade das leis e a vontade dos condutores de repensar as suas mentalidades”, assegura Christoph Lauterwasser.

Sobre a Allianz

 

A Allianz Portugal integra o Grupo Allianz, um dos maiores grupos financeiros do mundo, presente em mais de 70 países e com cerca de 145.000 colaboradores. Mais de 60 milhões de clientes, a nível mundial, confiam no seu know-how e sentido de responsabilidade. A Allianz Portugal tem, também, como acionista e principal parceiro estratégico, o Banco BPI. Posiciona-se no mercado nacional de forma inovadora, apostando no desenvolvimento de produtos de acordo com as necessidades de segurança dos seus Clientes, na expansão da sua rede de distribuição e na melhoria da prestação de Serviço. Conta atualmente com cerca de 600 colaboradores e mais de 3.500 mediadores em todo o país. Desde Dezembro de 2004, a Allianz Portugal é uma seguradora com Certificação da Qualidade ISO 9001, que abrange a maior parte dos seus produtos e serviços.

 

 

JOSÉ PEDRO GOMES APOSTA EM NOVA VITÓRIA

 

CAMPEONATO NACIONAL DE MONTANHA

 

 

RAMPA PAÇOS DE FERREIRA / CAPITAL DO MÓVEL

 

 

JOSÉ PEDRO GOMES APOSTA EM NOVA VITÓRIA NA RAMPA PAÇOS DE FERREIRA

FOX 9499

O Ford Escort de José Pedro Gomes está imparável, pois continua a somar vitórias em termos da categoria,  ao longo deste campeonato, apenas teve de abdicar na rampa da Falperra, pois nas restantes provas tem sido sempre a vencer. Sobre a prova deste fim de semana, a Rampa de Paços de Ferreira – Capital do Móvel,  José Pedro Gomes foi avançando “ corro para ganhar, por isso é para lutar pela vitória, como tem sido habitual, esperando que o carro esteja perfeito, que é para eu dar o meu máximo. Esta rampa é nova para mim,, por isso as primeiras subidas irão ser feitas com algum cuidado, mas depois é para tentar melhorar os meus tempos de forma significativa”.

José Pedro Gomes e o Ford Escort farão as verificações no sábado.

 

TRIPULAÇÕES DA EXTREME SAILING NÃO PÁRAM

TRIPULAÇÕES DA EXTREME SAILING NÃO PÁRAM

 

Ontem foi mais um dia de treinos para as oito tripulações da Extreme Sailing, que tiveram grande parte do dia, a efectuar treinos no Oceano Atlãntico, que pelos vistos não está a "produzir" as habituais nortadas, o forte vento que sopra com grande força, tão comuns nesta altura e nesta zona no norte de Portugal.extreme1extreme2extreme3extreme4extreme5extreme7extreme8extreme9extreme11extreme12extrteme6extrteme10

 

MARTINE DE REGRESSO AO NACIONAL DE MONTANHA

 

CAMPEONATO NACIONAL DE MONTANHA

 

RAMPA DE PAÇOS DE FERREIRA – CAPITAL DO MÓVEL

 

MARTINE PEREIRA REGRESSA AO CAMPEONATO NACIONAL DE MONTANHA

 

Depois da ausência na rampa de Cerveira – Memorial Pedro Fins, eis que Martine Pereira regressa ao Campeonato Nacional de Montanha ao volante do seu competitivo Alfa Romeo GTA, com que participou no circuito da Boavista. Sobre a prova do próximo fim-de-semana, Martine Pereira falou-nos dos seus objectivos” vamos lá ver como vai correr, gostava de poder ficar classificado no pódio da categoria 1, esta rampa de Paços de Ferreira é das que mais gosto de correr, por isso vou-me aplicar a fundo para andar o mais rápido possível, e tentar sempre melhorar os meus tempos em cada subida, esperando que não surjam problemas de ordem técnica com o carro, e não cometa erros, pois por ser uma rampa rápida, é muito fácil bater e sair de estrada, mas estou confiante num bom resultado final.”

Martine Pereira e o seu Alfa Romeo 156 GTA farão as verificações técnicas no sábado de tarde.FOX 6868FOX 6912

 

DEMO ATINGE 6 MILHÕES

 

DEMO DE GRAN TURISMO® 6 ATINGE UM MILHÃO DE TRANSFERÊNCIAS

A NÍVEL GLOBAL EM DUAS SEMANAS

 

GT Academy em Portugal obtém 22,378 entradas no mesmo período!

 

gtacademy2013 03A versão de 2013 da inovadora GT Academy da Nissan e PlayStation®, a competição que transforma jogadores em pilotos, está a tornar-se na maior e melhor de sempre. A competição de qualificação online, que decorre numa versão de demo especialmente criada do futuro jogo Gran Turismo®6, já atraiu quase 600 000 entradas, nos 18 países europeus participantes (incluindo a Rússia). A nível global, mais de um milhão já transferiram a demo que apresenta o Nissan Leaf, o 370Z e o GT-R, e só em Portugal, mais de 22,378 pessoas estão a competir pela oportunidade real de se tornarem um piloto de corridas da Nismo.

 

Com a demo de qualificação da GT Academy a permanecer aberta até à noite de domingo, dia 28 de julho, ainda há muito tempo para os aspirantes a pilotos de corridas transferirem a demo, a partir da PlayStation®Store, e participarem na GT Academy. O extremamente bem-sucedido Programa de Desenvolvimento de Piloto já conquistou dois pódios, nas famosas 24 Horas de Le Mans, com os vencedores anteriores, por isso as expectativas são elevadas!

 

A ultra competitiva “tabela de liderança”, que pode ser consultada em www.gran-turismo.com, mostra que Espanha está a provar que será o país a ultrapassar, com 41 das 250 entradas mais rápidas destas duas semanas da competição deste ano (Nota: tabela de liderança e números de participantes respeitantes a terça-feira, dia 16 de julho às 9h). Portugal tinha o 73º competidor mais rápido (PSN ID – GTD_ScrepRC). Portugal está classificado em 7º lugar, tendo em conta o número de jogadores num TOP de 250 jogadores, por população de jogadores.

 

O melhor tempo geral de volta, gravado na recriação extremamente precisa do Silverstone Grand Prix circuit, depois de duas semanas, pertence a um competidor francês já bem conhecido (PSN ID: Ti-tech85). O tempo de 2:16,516 foi gravado com o Nissan 370Z com afinação especial. A volta no carro foi, com naturalidade, 14 segundos mais lenta do que o melhor tempo conseguido pelos campeões da GT Academy 2012 em Silverstone, enquanto competiam com o mais competitivo Nissan GT-R Nismo GT3, na corrida de resistência Blancpain Endurance, no início deste ano.

 

A demo do GT6™ dá aos jogadores uma série de desafios e sessões de treino, onde há troféus que podem arrecadar, antes de chegarem ao contrarrelógio de qualificação final. Depois de uma volta de aquecimento em Silverstone, com um Nissan 370Z, os jogadores enfrentam alguns “eventos de principiantes”, com duas corridas no totalmente elétrico Nissan Leaf e no Nissan 370Z (GT Academy) de 2008. Após o sucesso nessas corridas, os jogadores prosseguem para algumas sessões de treino em secções diferentes do circuito de Silverstone, criado de novo, antes de enfrentarem o desafio de contrarrelógio final no 370Z Tuned Car (GT Academy) de 2008, no circuito Grand Prix completo.

 

Qualquer um que possua uma conta Sony Entertainment Network e acesso a uma PlayStation®3, com ligação à Internet, pode transferir a demo sem custos, a partir da PlayStation®Store, sem ser necessário ter o jogo Gran Turismo®. A competição GT Academy está aberta a competidores com mais de 18 anos (aplicam-se outros termos e condições, consulta www.gran-turismo.com para mais detalhes).

 

O contrarrelógio de qualificação da GT Academy permanece aberto até à noite de domingo, 28 de julho (encerrando às 23h59), mas serão lançados mais desafios de demo e carros depois dessa data, continuando jogável até ao final de agosto. Incluem o Nissan GT-R Black edition (GT Academy) '12 e o GT-R NISMO GT3 N24 Schulze Motorsport '13.

 

 

 

A qualificação online da GT Academy levará os jogadores mais rápidos a serem convidados para as Finais Nacionais, onde serão desafiados no jogo, bem como em automóveis Nissan Nismo reais. Daí, a ação passa para o famoso Race Camp em Silverstone, com o vencedor do mesmo pronto para, potencialmente, se juntar ao grupo de elite de Atletas Nismo da Nissan.

 

Os pormenores sobre como participar na GT Academy 2013 podem ser encontrados em várias plataformas, incluindo: www.facebook.com/GTAcademy, http://eu.gran-turismo.com e www.twitter.com/GTAcademy.

 

FIM

 

Para mais informações, por favor contacta:

Sandra Páscoa

Product & PR Manager Portugal

Tm: 964536140

Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar "> Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar

 

Filipe Marques

Parceiros de Comunicação

Tm: 916307557

Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar "> Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar  

 

Notas adicionais:

 

Sobre a GT Academy

 

A GT Academy é uma colaboração entre a PlayStation® e a Nissan que usa o mundo virtual do jogo Gran Turismo® para descobrir talentos de corridas no mundo real. Agora no seu quinto ano, a GT Academy inclui competições separadas para a Europa (França, Itália, Reino Unido, Portugal, Espanha, Benelux (Bélgica, Holanda e Luxemburgo)), Países Nórdicos (Dinamarca, Suécia, Finlândia e Noruega), ECL (Polónia, República Checa, Hungria e Eslováquia), Alemanha, Estados Unidos e Rússia.

 

Estará disponível para download uma demo gratuita do Gran Turismo®6 para todos os que tiverem uma PlayStation®, que serve de qualificação para a GT Academy. Os jogadores mais rápidos de cada território participante ganham acesso à Final Nacional. Haverá também um número de participantes que pode também ganhar acesso aos «eventos ao vivo», a serem organizados localmente. As Finais Nacionais vão incluir a condução real, provas físicas e media training, para além do jogo.

 

Depois das Finais Nacionais, os melhores seguem para Silverstone para o lendário Race Camp, onde os participantes vão colocar-se em pista ao volante de carros desportivos da Nissan sob o olhar atento de reconhecidos juízes e mentores. Um vencedor de cada região – Europa, EUA, Rússia e Alemanha será convidado a participar num Programa intensivo de Formação de Pilotos, podendo depois qualificar-se para uma licença de piloto profissional e juntar-se aos pilotos de elite da Nismo.

 

Os anteriores vencedores da GT Academy são agora pilotos regulares de corridas. Em 2013, Lucas Ordoñez (Espanha, vencedor em 2008) e Jann Mardenborough (Reino Unido, vencedor em 2011) competiram nas 24 Horas de Le Mans pela equipa Greaves Motorsport Zytek- Nissan LMP2. Os vencedores de 2012, Mark Schulzhitskiy (Rússia), Wolfgang Reip (Europa), Steve Doherty (EUA) e Peter Pyzera (Alemanha) estão a competir na Blancpain Endurance Series pela equipa Nissan GT Academy RJN.

 

As novidades e novos conteúdos da GT Academy 2013 e o progresso de todos os pilotos da GT Academy podem ser seguidos em diversas plataformas incluindo: www.facebook.com/GTAcademy | www.twitter.com/GTAcademy | www.youtube.com/gtacademyeurope | www.flickr.com/photos/gtacademyeurope .

 

 
Sobre a franchise Gran Turismo®  

O Gran Turismo® celebra o seu 15º aniversário em 2013, tendo surgido pela primeira vez em 1998. A franchise vencedora de diversos prémios tem sido a mais bem-sucedida para a PlayStation, tendo, em 2013, ultrapassado os 70 milhões de unidades vendidas em todo o mundo. Foram criados vários jogos Gran Turismo para a PlayStation®, PlayStation®2, PlayStation®3 e PSP (PlayStation® Portable), tendo sido sempre considerados os melhores e mais autênticos simuladores de condução alguma vez criados, graças aos seus gráficos realistas, física e design. Desde o início do Gran Turismo, o famoso criador Kazunori Yamauchi e a Polyphony Digital Inc. revolucionaram a categoria das corridas que hoje conhecemos. As suas propostas oferecem ao jogador a mais real simulação de condução do mercado e um meio único para os fabricantes de automóveis mostrarem os seus produtos. Gran Turismo®5, o último título do franchise foi lançado em 24 de novembro de 2010 e vendeu 10 milhões de cópias em todo o mundo.


 
Sobre a Sony Computer Entertainment Inc.

 

Reconhecida como líder global e empresa responsável pela progressão do entretenimento para o consumidor através do computador, a Sony Computer Entertainment Inc. (SCEI) produz, distribui, desenvolve e comercializa o sistema de entretenimento PlayStation®2 (PS2 ®), o sistema de entretenimento portátil PSP® (PlayStation®Portable), o sistema de entretenimento PlayStation®3 (PS3®) e o sistema de entretenimento portátil PlayStation®Vita (PS Vita). A SCEI tem revolucionado o entretenimento doméstico desde que lançou a PlayStation em 1994. A PS2® ampliou ainda mais o legado PlayStation enquanto núcleo central do entretenimento doméstico em rede. A PSP® é um sistema de entretenimento portátil que permite aos utilizadores desfrutarem de jogos 3D com vídeo full-motion de elevada qualidade e áudio estéreo de alta fidelidade. A PS3® é um sistema de entretenimento avançado que incorpora o potente Cell Broadband Engine e processadores RSX. A PS Vita é um sistema de entretenimento portátil que oferece uma combinação revolucionária de jogabilidade rica e conetividade social dentro de um contexto de mundo real. A SCEI também disponibiliza a experiência PlayStation® a outros sistemas operativos através da PlayStation®Suite, uma iniciativa cross platform e cross device. Com sede em Tóquio no Japão, a SCEI, juntamente com as suas empresas afiliadas, a Sony Computer Entertainment America LLC., a Sony Computer Entertainment Europe Ltd., e as empresas da sua divisão, a Sony Computer Entertainment Japan e Sony Computer Entertainment Asia, desenvolvem, editam, comercializam e distribuem hardware e software, e administram os programas de licenciamento para estas plataformas nos respetivos mercados em todo o mundo.

 

A PlayStation, PS3 e PSP são marcas registadas da Sony Computer Entertainment Inc. Todas as outras marcas são propriedade dos seus respetivos proprietários.

 

 

Sobre a Nissan na Europa

 

A Nissan tem uma das presenças europeias mais abrangentes em termos de fabricantes de outros continentes, empregando mais de 12.500 pessoas em design, investigação e desenvolvimento, fabrico, logística e operações de marketing. No ano passado, as fábricas da Nissan no Reino Unido, Espanha e Rússia produziram mais de 695.000 veículos, incluindo compactos, crossovers premiados, SUVs e veículos comerciais. A Nissan disponibiliza atualmente 24 produtos diferentes e inovadores na Europa, e está posicionada para se tornar na marca asiática número um na Europa.

 

 

Sobre a Nismo

 

LISTA DE INSCRITOS RAMPA DE PAÇOS FERREIRA/CAPITAL DO MÓVEL

LISTA DE INSCRITOS

 

RAMPA PAÇOS DE FERREIRA / CAPITAL DO MÓVEL

 

A lista de inscxritos ainda não é a definitiva, mas pelos participantes, irá ser deveras interessante. pois luta pelas posições das frente é algo que não irá faltar.

 

Assim a lista porovisória é a seguinte :

 

 

CATEGORIA 2

- Pedro Salvador - Juno

- Tiago Reis - Norma

- Paulo Ramalho - Juno

- João Fonseca - Juno

- Rui Ramalho - Juno

 

 

CATEGORIA 3

 

- Anibal Rolo - Renault 5 Turbo

- José Pedro Gomes - Ford Escort

- José Artur - Datsun 1200

 

 

CATEGORIA 4

- Francisco Marrão - Ford Escort

 

CATEGORIA 1 

- Martine Pereira - Alfa Romeo 156 GTA

- João Guimarães - Peugeot 206 RC

- Sérgio Monteiro - Alfa Romeo 147

- Herlander Trindade - Subaru Impreza

- António NOgueira - Porsche 997

- Ricardo Lima - Porsche GT 4

- Fernando Peres - Mitsibishi lancer Evo IX

- Luis Nunes - Renault Clio RS

- Joaquim Teixeira - Seat Leon

- Bernardo Sá NOgueira - Renault Clio RS

Imagem 259- MIguel Ferreira da Silva - Mitsubishi Lancer Evo X

- Nelson Trindade - Mitsubishi Lamcer Evo IX

- Luis Silva - BMW 320 i

- Sofia Mouta - BMW 320

- Ricardo Sousa - Fiat UNo

- Mário Barbosa - Citroen Saxo Kit Car

- Luis Carneiro - Renault Clio RS

~- Luis Rocha - Opel Corsda

- João Barros - Renault Clio RS

- Ruben Moura - Citoren Saxo Cup

 

João Raposo

Telemóvel: +351 961 686 867
E-mail: jraposo-air@portugalmail.pt