In order to view this object you need Flash Player 9+ support!

Get Adobe Flash player
Joomla! Slideshow

VELO CAB2012


FOTOS DA APRESENTAÇÃO DO NOVO CATERHAM

FOTOS DA APRESEWNTAÇÃO DO NOVO CATERHAM

 

Eis as imagens da apresentação do novo Caterham, que irá disputar o Mundial.Esta apresentação foif eita no circuito de Jerez de la Frontera, onmde a Caterham e as restantes equipas de Fórmual 1, estão a testar os seus novos carros.

 

Fotos de Rafa sanchez em Jerez de la Frontera - www.velocidadeonline.com426760 10151407327343617_764918478_n_500x332525487 10152537965610201_1749014632_n_500x332575454 10151407328463617_231696363_n_500x332

 

DISCURSO DIRECTO COM VICTOR RODRIGUES

 

DISCURSO DIRECTO COM VICTOR RODRIGUES

 

EM 2012 FIZ PROVAS ESPORÁDICAS POR RAZÕES PROFISSIONAIS E ORÇAMENTAIS”, PALAVRAS DE Victor Rodrigues

 

Para Victor Rodrigues o nosso convidade de hoje para a rubrica Discurso Directo, o ano passado foi um ano atipico, pois apenas participou de forma esporádica em algumas provas, como nos começou por explicarem 2012 fiz provas esporádicas por razões profissionais e orçamentais. Tal só foi possível pela ajuda do meu amigo João Paulo Matos que tratou de fazer a manutenção e/ou controlar todo o processo de preparação do carro para as provas, com ajuda do mecânico Afonso e de um conjunto de outros amigos dos automóveis. No IGD Estoril o Scirocco esteve bem mas notou-se muito a falta de motor; nas 6 horas de Braga estivemos muitíssimo bem, com um novo motor que o João Paulo preparou. Não fosse termos ficado umas voltas parados com falta de gasolina, após a desistência do Alfa do F. Van Zeller / Bianchi de Aguiar/ Rocha Ferreira / Francisco Sottomayor e a nossa classificação teria sido outra que não o 3º lugar!

Também fiz uma prova de Formula Ford no meu recentemente comprado Royale RP16 de 1973, estou muito aquém do que o carro pode fazer, não só pelo meu peso e estatura, mas por falta de treino e adequação ao carro”. Sobre os resultados alcançados, ficaram dentro das expectativas, o que logo exclamou “im, o objetivo primeiro era divertir-me sem “estragos” de monta, o que foi plenamente atingido com estragos “zero”!

Desportivamente em Braga era suposto ficarmos entre os três primeiros e conseguimos esse objetivo. No IGD Estoril ficámos bem na nossa classe e gostamos imenso do ambiente e da organização, embora aquém do resultado que queríamos na classificação geral. A prova de Braga com a fórmula Ford foi uma surpresa agradabilíssima, não correu mal para quem nunca tinha guiado um monolugar em prova e a organização SSS liderada pela Formula G e pela família Gaspar esteve muito bem”. Finda uma época, o que está previsto para 2013 “Com o João Matos prevejo fazer duas provas no novo campeonato que o Diogo Ferrão está a organizar, Jarama e Boavista ou Boavista e Estoril.

No Formula Ford deverei participar na Boavista com a FF francesa, também na Boavista com os SSS e uma prova no Estoril. Não devo ir a Braga por conflito de datas, nem ao Algarve por razões de orçamento. Em resumo: duas provas com o VW e 3 com o formula Ford das quais duas integrado na SSS. Se conseguir um apoio para a fórmula ford então … faço todas (exceto o provável conflito de datas da prova de Braga)”. Em 2012, que evoluções sofreram o Scirocco e o Fórmula Ford “O Scirocco tem um motor novo e passou dos modestos 125 cv para uns simpáticos 155/160 cv e com substanciais melhorias de binário.  Agora nota-se a falta de caixa, travões e suspensão.

No Royale de formula ford … tirei a baquet para caber no habitáculo!”.Sobre os dois carros que actualmente participa em competição, Victor Rodrigues falou-nos um pouco dos mesmos, e do seu comportamento em pista “o Scirocco é muito previsível e com um excelente chassis. O Fórmula Ford é divertidíssimo mas não tolera exageros e erros, algo em que fui pródigo na única prova em que participei. Se alguma vez souber andar bem com o formula ford, então saberei andar bem em qualquer carro de competição. Tenho uma referência nos FF 73 que me ajudará a evoluir, basta ver andar o João Matos no Hawke e é o mesmo que ter um manual de bem pilotar um fórmula de época”Com duas máquinas competitivas, que evoluções estão previstas para esta época “VW Scirocco, depósito, caixa e suspensões. O carro pode  aproximar-se do Scirocco do Xavier, que está muito bem preparado. Agora depende do orçamento.

Formula Ford? Pneus novos!”

 

 

 

Tendo em conta a situação do nosso automobilismo, no teu ponto de vista que medidas preconizavas para incrementar o mesmo. Depois de meditar um pouco avançouexistem alguns pilotos e amantes do desporto com excelentes ideias, como a Single Seaters Series da simpática família que já nos merece o epiteto de “Gaspares” ; o Diogo Ferrão, os Festivais Históricos, o evento do Portugal Motorsport, etc.

Para além destas existem as provas do CPCC, em teoria as mais importantes, mas que exigem orçamentos que eu não tenho (nem de perto), carros com preparações muito evoluídas, mas com pouco visibilidade e presença reduzida nos media, incipiente presença de público, sendo a Boavista a exceção. Como em 2012, 2011 e 2010 não devo participar em nenhuma.

Caberia à FPAK liderar, de forma mais efetiva, o automobilismo nacional. As organizações, enquanto prestadores de serviços, considerarem os participantes como clientes. Esta lógica, simples, de mercado, está invertida e, com isso, os clientes do automobilismo rumam a outras paradas e a outras organizações. “. Sobre as evoluções nos dois carros Victor Rodrigues acrescentou “O Scirocco pode evoluir muitíssimo, basta ter orçamento para tal e em estreito respeito pela ficha de homologação de 76: Injecção kugelfischer, Disco-Disco em vez de Disco-Tambor, suspensões, rodas, substituir a caixa de série por uma de competição, repartição de travagem, pistões e bielas forjadas, etc. Com verba e tempo conseguem-se mais 15% a 20% de potência e outro desempenho. Mas como está já serve muito bem e faz tempos interessantes.

 

O Formula Ford ficará como está, exatamente como na época e assim se manterá. Tem um motor igual aos outros da classe, originalmente preparado pelo Neil Bold. Será revisto quando necessário.

 

As empresas que me apoiaram este ano são as de sempre foram a LineaMédica onde trabalho, a Cleanvest lavandarias (de Braga), a M2A consultores de Vila Verde – Braga, a Central S. Dinis no Porto”. Sobre as pistas onde tem competido, quisemos saber quais as que mais e menos aprecia “Pista: Estoril, prova Boavista. Portimão parece-me excelente mas fiz três provas desde que abriu, pelo que não sou a pessoa mais abalizada a opinar. Conhecendo melhor o circuito talvez se torne o meu favorito. Note-se que com três pistas permanentes não há nenhuma que não goste, até de Braga gosto bastante, por ser a que conheço melhor e principalmente pelo contacto de anos com o CAM.

Curiosamente no Estoril, na prova do IGD, tive alguns problemas de comunicação com uma colaboradora do MCE, o que me surpreendeu por não ter do MCE uma imagem de menor cortesia. O assunto encerrou-se de forma simples, não indo a mais prova alguma no Estoril, em 2012, do MCE ou de qualquer outra organização. Eu não terei feito falta nenhuma, assim como não ter ido a mais provas, na minha pista favorita, também não me casou nenhuma tristeza camoniana. Refiro isto porque gostar-se de uma pista é mais que o desenho do circuito, as pessoas contam! “Planos para fazer provas fora de Portugal existem, como nos confessou “Sim, Jarama, Jerez, Goodwood, entre outras.”.Mas a verdade  é que o Nacional de Montanha não é lá muito do agrado do nosso entrevistado”Não, exceto o Caramulo. Na montanha, quando algo corre mal, a fatura aparece logo; nas pistas o risco de partir material é menor. Também não gosto muito de provas de curta duração, como as de montanha.”.

 

 Quando entras para o carro tens algum ritual especial, como por exemplo calçares a luva direita primeiro, depois a outra e por aí adiante?”Absolutamente nenhum ritual.”

 Se é leitor do site www.velocidadeonline.com, o que sugere para incrementar ainda mais a informação que todos os dias surge .Qual a sua opinião ?Sim, leio regularmente. Acho que o site é bom e pode melhorar na organização das notícias, ter um formato mais “reader friendly”, principalmente na época em que os tablets e o smart phones são plataformas de acesso a net muito usadas. A preocupação não deve ser somente com os conteúdos e com a qualidade destes, mas com a organização dos conteúdos, a forma dos partilhar e de a eles aceder.

 

Entrevista de João Raposo – www.velocidadeonline.com

 VIC1 500x332VIC2 500x332VIC3 500x332VIC4 500x332

 

CONDICIONAMENTO DE TRAFEGO

 

Condicionamento de tráfego no Nó do Fogueteiro (A2)

 

Na noite de 6 para 7 de Fevereiro

 

A Brisa Concessão Rodoviária (BCR) informa que, no âmbito de trabalhos de colocação de barreiras acústicas na A2 – Auto-estrada do Sul, na noite de 6 (quarta-feira) para 7 (quinta-feira) de Fevereiro, entre as 22h00 e as 07h00, irá encerrar o ramo de acesso do Fogueteiro à A2, no sentido Sul/Norte.

Os automobilistas que se desloquem na Avenida 1.º de Maio/EN 10 no sentido Norte/Sul e pretendam aceder à A2 (sentido Sul/Norte), serão encaminhados por um percurso alternativo, de acordo com sinalização implementada no local.

 

A Brisa agradece antecipadamente a compreensão e colaboração dos automobilistas e espera contribuir para reduzir eventuais inconvenientes decorrentes desta operação.

 

TEAM BILRACING NO NACIONAL DE ENDURO

 

TEAM BILRACING COM BOM COMEÇO NO NACIONAL DE ENDURO

Ivo Pinto-Gondomar2013
Foi um início auspicioso para o Team Bilracing, que nesta temporada aposta forte no
Campeonato Nacional de Enduro. A prova de Gondomar trouxe os primeiros bons
resultados do ano à equipa de Famalicão, com destaque para o pódio de Ivo Pinto “Brex”.
Com quase centena e meia de concorrentes, o Enduro de Gondomar foi um excelente
pontapé de saída para um ano que se antevê muito interessante para a modalidade. O
Team Bilracing apresentou-se com quatro pilotos, nomeadamente Ivo Pinto “Brex”, António
Faria, Nuno Oliveira e ainda o antigo campeão mundial de ralis, Armindo Araújo.
Na Categoria V2, a vitória escapou por pouco a Ivo Pinto “Brex”, com uma queda a trair o
piloto do Team Bilracing/Brex. Depois de ter dominado toda a corrida de forma
irrepreensível, a última especial foi madrasta para o famalicense, que perdeu mais de um
minuto na queda e foi relegado para o 3º posto final. “Estava tudo a correr bem, mas na
última passagem na Cross Test, sofri uma pequena queda. A moto desligou-se, perdi
sensivelmente um minuto até conseguir pô-la novamente a funcionar. As corridas são
mesmo assim, isto só me dá mais motivação para alcançar a vitória na próxima prova”,
refere Ivo Pinto “Brex”.
Ainda nesta categoria, Armindo Araújo foi 9º classificado, naquele que foi o seu regresso às
provas motociclistas e de enduro. Um bom resultado para aquele que é um dos melhores
pilotos de ralis que o país já conheceu.
Também em bom plano esteva António Faria, que terminou em 7º na Categoria Veteranos.
Uma penalização de 3 minutos relegou o bicampeão regional de enduro para esta posição,
numa altura em que lutava pelos lugares do pódio. Menos sorte teve Nuno Oliveira, o novo
recruta da equipa, que estava inserido na Categoria E2. Um ligeiro problema na sua moto
fez com que não conseguisse atingir o final da prova.
O Nacional de Enduro tem a próxima etapa marcada para Góis, no dia 3 de Março, numa
organização do Góis Moto Clube, contando naturalmente com a presença do Team
Bilracing.

 

OBSERVADOR CETELEM

 

Observador Cetelem analisa tendências do mercado automóvel na Europa

Portugueses são os que mais valorizam papel do vendedor de automóveis

 

 

 

O mais recente estudo do Observador Cetelem sobre o mercado automóvel vem comprovar que o discurso do vendedor tem efeito na maioria dos consumidores: 59% dos compradores de veículos, nos oito países estudados, admitem que a troca de ideias com o vendedor foi determinante para a aquisição. Portugal surge na análise como o país que mais valoriza esta “troca de ideias”, para 83% dos inquiridos o papel do vendedor teve impacto na decisão de compra.

 

Apesar de estar mais informado sobre o veículo que deseja comprar, pelas pesquisas efetuadas na Internet, o consumidor continua a procurar conselhos na altura da compra. Para além dos portugueses (83%), os italianos (77%) também surgem no estudo como entre os mais recetivos ao discurso do vendedor, o que indica uma necessidade de segurança e de tranquilidade para que se efetue a aquisição. O consumidor procura dar apoio à sua escolha através da opinião de profissionais.

 

Por outro lado, os consumidores alemães e britânicos parecem ser os menos sensíveis aos argumentos do vendedor. 37% dos alemães reconhecem que o vendedor teve impacto sobre a sua decisão de compra e 44% dos consumidores do Reino Unido têm a mesma opinião. Os números parecem indicar que a decisão foi tomada antes dos primeiros contactos com o vendedor.

 

«A capacidade de reação e rapidez oferecidas pela Internet não são, por si só, suficientes para voltar a dinamizar a distribuição automóvel. Na sua redefinição, os concessionários e vendedores têm ainda o seu papel a desempenhar. Seria absurdo pretender que podemos passar sem eles no ato de compra. Aliás, os consumidores não o desejam, como provam as suas expectativas cada vez mais fortes de serem acompanhados quer no momento de experimentar o veículo, quer no momento da aquisição. A formação dos vendedores torna-se assim, um aspeto essencial para os distribuidores, num ambiente em que os automobilistas são cada vez mais exigentes e por vezes desconfiados em relação às forças comerciais», afirma Diogo Lopes Pereira diretor de Marketing do Cetelem.

 

As análises económicas e de marketing, bem como as previsões, para o Caderno Automóvel 2013, foram efetuadas em colaboração com a empresa de estudos e consultoria BIPE (www.bipe.com). Os inquéritos de campo ao consumidor foram conduzidos pela TNS Sofres, durante o período Maio a Junho 2012, na Alemanha, Bélgica, Espanha, França, Itália, Portugal, Reino Unido e Turquia. No total, foram inquiridos 4.830 indivíduos (amostras representativas das respetivas populações nacionais).

 

CARLOS OLIVEIRA NO CAMPEONATO DE RALIS

 

Carlos Oliveira alinha no CPR

Carlos Oliveira_1_500x332Carlos Oliveira_500x332

O piloto de Guimarães Carlos Oliveira tem já assegurado a sua presença no Campeonato de Portugal de
Ralis do presente ano, alinhando já na primeira prova com um Subaru Impreza N14.

Este carro será o mesmo que o piloto utilizou e se sagrou vencedor da Copa Subaru, estando mais uma
vez a componente técnica entregue à Subaru Motorsport Espanha, que irá assim trazer até Portugal a sua
habitual estrutura de assistência.

Para o piloto esta será uma época sem pressões quanto a resultados, pelo que o mais importante é mesmo
participar, divertir-se e prova a prova ir fazendo o seu melhor. Além disso com a recente confirmação do
Rali Cidade de Guimarães/Targa Clube no Nacional de Ralis, o piloto ficou ainda mais entusiasmado com o
seu projeto, pois será um grande orgulho disputar um rali “em casa”.

O piloto que irá ter a seu lado o experiente navegador José Janela, pretende após o Rallye Serras de Fafe
evoluir para um novo carro, mais competitivo no asfalto, mas no momento estão ainda a ser analisadas
algumas possibilidades, pelo que só depois da prova da Demoporto deverá confirmar qual o carro que irá
utilizar nas restantes 4 provas do Campeonato.

Mais uma boa noticia para o Campeonato de Portugal de Ralis, que para 2013 se prevê que seja uma das
melhores épocas de sempre.

 

MCLAREN E BUTTON NA FRENTE

MCLAREN E BUTTON NA FRENTE NO 1º DIA DE TESTES

 

Por hoje já terminaram os testes  do primeiro dia para os Fórmula 1 presentes na pista de  Jerez de la Frontera, onde o McLaren Mercedes de Button foi o autor do melhor tempo, seguido por Mark Webber no Red BUll Renaulkt.Depois surge o Lotus Renault de Grosjean, tendo no seu encalço o Force India de Di Resta, seguido pelo Tororosso de Ricciardi.

 

 

 

Só depois surge o Ferrari de Filipe Massa, seguido pelo Mercedes de Rosberg, e o Williams Renault de Maldonado, seguido do Caterham de Van Der garde.TESTES1 500x332testes2 500x332testes3 500x332

 

JOSÉ SILVA DE NOVO EM ACÇÃO...

CONFIRMADO OFICIALMENTE....
Já está confirmado oficialmente que o carro 0 na apresentação do TRRC em Pedrogão Grande, no próximo dia 17 de Fevereiro, será o polivalente Mercedes 450 SLC, conduzido como habitualmente por José Silva e tendo como navegador um dos alunos do Curso de Navegadores recentemente realizado em Penela, a campeã Nacional de Autocross, Ana Matos.
Como prometido, no final do Curso, os diferentes alunos terão ao longo deste ano oportunidade de fazer a estreia como navegadores, nas diferentes oportunidades que forem surgindo.
CONFIRMADO OFICIALMENTE....Já está confirmado oficialmente que o carro 0 na apresentação do TRRC em Pedrogão Grande, no próximo dia 17 de Fevereiro, será o polivalente Mercedes 450 SLC, conduzido como habitualmente por José Silva e tendo como navegador um dos alunos do Curso de Navegadores recentemente realizado em Penela, a campeã Nacional de Autocross, Ana Matos.Como prometido, no final do Curso, os diferentes alunos terão ao longo deste ano oportunidade de fazer a estreia como navegadores, nas diferentes oportunidades que forem surgindo.

 

TOYOTA AUMENTA LUCROS

Lucros líquidos da Toyota quadruplicam entre abril e dezembro de 2012 para 5.200 ME

Já os lucros operacionais da empresa nos primeiros nove meses do exercício fiscal de 2012 no Japão, que termina a 31 de março, ascenderam a 818.507 milhões de ienes (6.570 milhões de euros), quase sete vezes mais do que o apurado em igual período de 2011, altura em que a Toyota viu os resultados afetados pelo tsunami no Japão e pelas inundações na Tailândia.

O maior fabricante automóvel japonês também reviu em alta a previsão de lucros líquidos para o atual exercício fiscal para 860 mil milhões de ienes (6.915 milhões de euros), contra a estimativa anterior de 780 mil milhões de ienes (6.272 milhões de euros).

@ Agência Lusa

 

EQUIPA MERCEDES DE F 1 COMEÇA MAL

EQUIPA MERCEDES DE FÓRMULA 1 COMEÇA MAL

 

Apenas uma dezena de voltas, foi o Niko Rosberg fez hoje de manhã nos testes quemerc1 500x332 estão a decorrer na pista espanhola de Jerez de la Frontera, onde um problema de origem electronica, acabou por fazer parar o monolugar, e nem sequer Hamilton rodou.Segundo apuramos o novo Mercedes não voltará hoje à pista, estando previsto amanhã, o retorno com os dois pilotos.

 

ACAP PEDE LINHA DE CRÉDITO

 

ACAP pede linha de crédito para o sector automóvel | Económico

 

 

A Associação Automóvel de Portugal (ACAP) diz que vai exigir ao Governo uma linha de crédito para apoio as empresas do sector automóvel.

O anúncio foi feito na conferência anual da ACAP, estando também prevista a recolha de assinaturas para apresentar uma Petição na Assembleia da República para tentar reintroduzir o Plano de Incentivo ao Abate de Veículos em Fim de Vida.

Para 2013, a ACAP prevê uma queda de 10% no mercado de veículos ligeiros. Recorde-se que no ano passado as vendas de carros novos caíram 40,9%, o pior ano dos últimos 27 anos.

 

Fonte : Diário Económico

 

NUNO ABREU IMPÔS LEI

 

NUNO ABREU IMPÔS LEI NA JORNADA INAUGURAL

 

O Ferrari 312 POB de Nuno Abreu esteve imbativel na primeira jornada do Campeonato de Protótipos Clássicos que teve lugar na pista do Slot Center de Matosinhos.Assim, Abreu precorreu 190 voltas, tendo atrás de si o Ford GT MK 4 de Jorge Cardoso com menos tres voltas percorridas, ficando o pódio completo com o Ford GT 40 de Joaquim Filipe com 184 voltas.

 

Com menos uma volta percorrida, ficou o Ford GT 40 de Alvaro Carvalho, ficando um pouco mais atrás o Chaparral de Manuel Magalhães, que teve de vigiar com atenção os seus adversários que o seguiam de muito perto, com o Ford P 68 de Rogério Dias, e o Ferrari 312 PB de Fernando Dias, todos com 181 voltas cumpridas.

 

Mais para trás ficou o Ford P 68 de Henrique Moraes, que teve na sua peugada Luis Silva com um carro similar, e só depois na 10ª posição aparece o Ford GT 40 de Diogo Matos, que teve na esteira os Alfa Romeo 33 de Jorge Albuquerque e Oscar Lemos, que acabou por ter um despique animado com o Ferrari 312 PB de Rui Leite.Por sua vez as últimas posições foram pertença do Alfa Romeo 33 de José Oliveira, do Porsche 917 K de José Guilherme, do Ford GT 40 de Serafim Carvalho e do Porsche 917 K de João Raposo.

 

 

CLASSIFICAÇÃO FINAL

 

1º Nuno Abreu – Ferrari 312  PB – 190 voltas

2º Jorge Cardoso – Ford GT MK – 187 voltas

3º Joaquim Filipe – Ford GT 40 – 184 voltas

4º Alvaro Carvalho – Ford GT 40 – 183 voltas

5º Manuel Magalhaes – Chaparral – 181 voltas

6º Rogério Dias – Ford P 68 – 181 voltas

7º Fernando Dias – Ferrari 312 PB – 181 voltas

8º Henrioqeu Moraes – Ford P 68 – 179 voltas

9º Luis Silva – Ford P 68 – 178 voltas

10º Diogo Matos – Ford GT 40 – 173 voltas

11º Jorge Albuqueque – Alfa Romeo 33 – 171 voltas

12º Oscar Lemos – Alfa Romeo 33 – 170 voltas

13º Rui Leite – Ferrari 312 PB – 170 voltas

14º José Oliveira – Alfa Romeo 33 – 167 voltas

15º José Guilherme – Porsche 917 K – 159 voltas

16º Serafim Carvalho – Ford GT 40 – 140 voltas

17º João Raposo – Porsche 917 K – 118 voltaszcom1 500x332zcom2 500x332zcom3 500x332zcom5 500x332zcom6 500x332zcom7 500x332

 

PEDRO LAMY ASSEGURADO EM LE MANS

PEDRO LAMY ASSEGURADO EM LE MANS

 

O piloto português Pedro Lamy, tem já assegurada a participação nas 24 Horas de Le Mans, onde vai integrar a equipa da Larbre Competition, onde tudo indica que irá fazer equipa com Canal e Bornhauser.lami 500x332

 

CAMPANHAS NISSAN

 

CAMPANHAS NISSAN – FEVEREIRO 2013

 

Vimos pelo presente comunicar as campanhas Nissan que se encontram em vigor durante o mês de Fevereiro:

 

CAMPANHAS NISSAN - FEVEREIRO 2013

 

 

 

 

 

Modelo

Campanha

Apoio retoma(*)

Com financiamento RCI

Oferta de lançamento

Micra

até 2.300€

---

Oferta do "Nissan Premium Pack":  5 anos de garantia (2 anos de extensão de garantia ou 100.000km) + 1 ano de seguro de Danos Próprios.

---

Note

até 2.300€

---

---

Juke

até 1.600€

400 €

---

Juke NISMO

1.200 €

400 €

5 anos de garantia (2 anos de extensão de garantia ou 100.000km)

Qashqai

2,.000€ a 2.700€

700 €

---

Qashqai+2

2,.000€ a 2.700€

700 €

---

Navara

2.000 €

500 €

 

---

LCV's

Sob consulta, mediante canal de venda.

 

 

 

 

 

(*) Válido para a retoma de um veículo que seja propriedade do comprador.

 

RALI DE MONTELONGO

RALI DE MONTELONGO

 

IMPRESSIONANTE JAGUAR

 

Impressionante sem duvida alguma foi a participação deste jaguar XJS, nesta edição do rali de Montelongo, onde  de certeza absoluta que foi "obra " segurar o carro dentro da estrada....

com a chuva e com o tempo que estava foram feitos milagres...JAG1 500x332JAG4 500x332JAG5 500x332JAG2 500x332JAG3 500x332

Fotos de João Raposo - www.velocidadeonline.com

 

EDPCOOLJAZZ

 

Carismático músico inglês reforça elenco da 10ª edição do evento

 

EDPCOOLJAZZ RECEBE JAMIE CULLUM NO DIA 26 DE JULHO

 

Jamie Cullum junta-se a John Legend, Diana Krall, Ana Moura, Rufus Wainwright e Luisa Sobral na 10ª edição do edpcooljazz. Músico atua no Parque dos Poetas, Estádio Municipal de Oeiras, no dia 26 de julho.

 

edpcooljazz nomeado para os Prémios Marketeer 2013 na categoria de Eventos e Entretenimento.

 

Oeiras, 5 de fevereiro de 2013 – Se o cartaz já era considerado o mais forte de sempre, afinal ainda havia espaço para mais um gigante. Jamie Cullum fará também parte do já anunciado elenco de luxo da 10ª edição do edpcooljazz, atuando no dia 26 de junho no Parque dos Poetas – Estádio Municipal de Oeiras, ou seja, na véspera e no mesmo local que recebe outro grande gigante, John Legend.

 

O carismático e versátil músico inglês, que junta de forma única o jazz com outros géneros como o pop rock, é uma estrela mundial, vencedor de um Grammy, dois Globos de Ouro, dois BRIT Awards, entre outros prémios que fazem dele a maior estrela de jazz do Reino Unido. 

 

Cullum representa uma história de sucesso global de um músico que redefiniu o jazz, abrindo-o às massas. Os seus discos “Pointless Nostalgic”, “Twentysomething”, ”Catching Tales” e “The Pursuit” venderam mais de 5 milhões de cópias em todo o mundo.

 

Com um disco novo na calha, previsto para a Primavera, Jamie Cullum promete voltar a dar um espetáculo inesquecível que ninguém vai querer perder. Recorde-se que o músico já atuou no edpcooljazz em 2011, um espetáculo que ficou na memória de todos.

 

 

Outros artistas já confirmados no edpcooljazz2013:

 

Ana Moura + Luisa Sobral

4 de julho, Jardins do Marquês de Pombal, Oeiras

 

Diana Krall

24 de julho, Jardins do Marquês de Pombal, Oeiras

 

Rufus Wainwright

25 de julho, Jardins do Marquês de Pombal, Oeiras

 

Jamie Cullum

26 de julho, Parque dos Poetas, Estádio Municipal de Oeiras

 

John Legend

27 de julho, Parque dos Poetas, Estádio Municipal de Oeiras

 

Sobre o edpcooljazz 2013

 

edpcooljazz 2013 é um evento musical de referência realizado em cenários idílicos, ao longo do mês de julho, juntando natureza, património e a música. Foi lançado pela primeira vez em 2004 com o objetivo de oferecer um evento turístico e cultural distinto a todos os amantes de música de gosto eclético mas sempre com uma forte componente “cool”, que lhe dá o nome.

 

De salientar a sua recente nomeação para os Prémios Marketeer 2013, na categoria de Eventos e Entretenimento.


nformação sobre o concerto de Jamie Cullum:

 

Jamie Cullum, 26 de julho 2013, Parque dos Poetas, Estádio Municipal de Oeiras

 

ABERTURA DE PORTAS – 19h00

INÍCIO DO CONCERTO – 21h00

 

Preços:

Plateia VIP – 60,00 euros

Plateia A – 50,00 euros

Plateia B – 45,00 euros

Plateia C – 40,00 euros

Bancada Nascente – 40,00 euros

Bancada Poente – 40,00 euros

Relva – 30,00 euros

Zona de Mobilidade Condicionada – Bilhete Plateia B. Preço 45,00 euros (contactar Ticketline)

 

Classificação Etária – Entrada permitida a maiores de 6 anos, mediante pagamento de bilhete e desde que acompanhado por um adulto portador de bilhete.

Concerto para maiores de 3 anos.

 

Pontos de venda, locais habituais:

www.ticketline.pt - Reservas e informações 1820 (24 horas), lojas FNAC, lojas Worten, El Corte Inglês(Lisboa e V. N. Gaia), Centros Comerciais Dolce Vita (Amadora, Porto, Vila Real, Ovar, Coimbra e Funchal), Casino de Lisboa, Galerias Campo Pequen

 DIANA 500x332

 

FERODO QUEIMADO

Rally de Inverno

 

Vivam tertulianos

Antes de mais,não esquecer de marcar jantarinho (que este mês é no Cartaxo) até à proxima 5ª feira!!

Este sábado decorreram dois “Passeios Acelerados”, um para Clássicos e outro para Desportivos, que envolveram cerca de 120 participantes, organizados muito bem pelo NDML e, onde naturalmente, os já conhecidos “Blusões Laranja” do FQ estiveram em evidência porque o dia estava frio e eram muitas as presenças de Tertúlianos.

Em primeiro uma palavra para o Organizador, PARABÉNS, que só não leva as 5 estrelas porque faltou entregarem um simples prémio de presença aos participantes, facto que torna ainda mais difícil as “justificações” a apresentar aos cônjuges no regresso a casa.

Conta-se entre 120 participantes, um brilhante 2º lugar, na categoria de Clássicos e por equipas, para o Team Ferodo Queimado Legend

Desportivamente, os Tertúlianos estiveram ao mais alto nível, vencendo respectivamente as seguintes classes:

Classe 1 – Nuno Afoito/Paulo Sá – Morris Mini Cooper S
Classe 2 - Paulo Marques/João Martins – BMW 1600
Classe 14 – Tiago Nunes/António Serrão – Renault Clio Williams

Nos Clássicos, o FQ estava dividido por dois Team’s - Legend e Revival, no primeiro o melhor representante foi o Camelo-Mor naturalmente conduzido pelo Madeirense, que conseguiram um 7º lugar da geral. Nos Desportivos “Os Putos” Tiago e Serrãozito” conseguiram, com o seu “electrodoméstico” um valoroso 6º da Geral (e um almoço de Leitão) no meio de muita maquinaria alemã.

Uma teimosia (talvez por ter sentido a presença do Gran-Camelo Luis no meio do publico) do BMW do Paulo em seguir noutra direcção, em Castanheira de Pêra, arredou-o para o fecho do Top 10 mesmo a frente do Mini do “Afoito” Nuno.

Ainda nos 20 primeiros encontramos o 5 Turbo do Luís Pereira, desta vez acompanhado do Carlos Maciel e em 27º temos o primeiro do FQ Revival, outro Pereira, o Tó Rui, que aproveitou este “Passeio” para “despedir” o Filipe, “saltar” da organização e iniciar a filha Beatriz nestas andanças. 

Em 31º ficaram os “Magalhães”, mas… aqui também existiram alterações na equipa, o Magalhães despediu o Magalhães e contratou outro Magalhães. Confuso? Não… O António, desta vez, levou o filho a navegar e o seu habitual navegador passou a Director Desportivo da Equipa.

A dupla “Nini”, João Dias, esqueceram-se de levar o DVD portátil, o que fez com que estivessem mais atentos á estrada e como resultado disso … asneira e … 45º da geral, o Filipe Freitas “contratou” á ultima da hora um re(puta)do navegador que andava a fazer “Turismo” por Leiria mas… á hora do fecho desta edição, as ultimas noticias que chegaram desta dupla é de que se encontravam bem, mas estavam na zona de Ansião á procura de um Táxi que os retornassem a casa.  

Bem… só falta mesmo é falar dos vencedores, e nos desportivos a dupla pai e filho “Serrador” levaram, mais uma vez, o Porsche até ao 1º lugar. Uma grande prenda de aniversário para o Adelino. Nos Clássicos a dupla Gonçalo Figueiroa/João Marques “Vingaram-se” do ano passado e um dia depois do Gonças fazer anos levaram o Escort até ao 1º lugar. 

Resta ainda referir que o pódio nos clássicos (Grosso/Sismeiro e Samuel/José António) era todo composto por carros que tinha colado o já famoso “barrete”. 

A todos … Simplesmente… PARABÉNS!!! E… Obrigado.

 

GALERIA DE IMAGENS DOS FESTEJOS DE ALBUQUERQUE EM DAYTONA

GALERIA DE IMAGENS DOS FESTEJOS DE ALBUQUERQUE EM DAYTONA

 

Eis algumas imagens da participação e festejos de Filipe Albuqueque na sua passagem por Daytona.3809 390798264344611_97141483_n_500x33219498 396752853749152_773546589_n_500x33223726 390798304344607_309234484_n_500x33274923 390798397677931_358969566_n_500x332184654 396752813749156_1036940895_n_500x332250609 10151404555523617_2123502000_n_500x332397468 398108876946883_324954810_n_500x332409715 390798251011279_705795547_n_500x332431200 390798161011288_221653777_n_500x332541783 390798221011282_1309174117_n_500x332541826 390798467677924_1344552285_n_500x332543109 390798181011286_879803957_n_500x332554392 398052446952526_671487515_n_500x332555281 390798164344621_939136380_n_500x332578259 482798158423465_1084204640_n_1_500x332734268 390798207677950_171774946_n_500x332734963 390798267677944_71098879_n_500x332735222 396752867082484_1140347229_n_500x332

 

PEDRO MOLEIRO AINDA NA INCERTEZA

PEDRO MOLEIRO AINDA NA INCERTEZA

 

O piloto de Lisboa, já está inscrito no Campeonato de Portugal de GT, mas para já não se sabe ainda se vai manter fiel ao Porsche GT Cup, ou então pode-se transferir para o Nissan que testou no ano passado no Algarve.Mas para já nada há de exacto sobre o seu projecto para correrpedro-dias-moleiro 500x332 em 2013.

 

EQUIPA DA AUDI JÁ DIVULGOU COMPOSIÇÃO DA EQUIPA

EQUIPA DA AUDI JÁ DIVULGOU COMPOSIÇÃO DA EQUIPA

 

A Audi já divulgou os nomes dos pilotos que se irão sentar ao volante dos seus carrosaudi 500x332 nas 24 Horas de Le Mans e no Mundial de Resistência.Assim a equipa da Audi vai ter ao volante Allan McNish, Marcel Fassler, Andre Lotterer, Treluyer, Tom Kristensen e Duval.Para além disso há ainda os nomes de Marc Gene, Di Grassi e Jarvis.

 

NISSAN JUKE NISMO

 

DA VIRTUALIDADE À REALIDADE

SUGESTÕES DE CONDUÇÃO COM O JUKE NISMO

 

Comunicação da Nissan em directo: As mais recentes notícias directamente do Evento ao Vivo Nissan Juke Nismo em Barcelona, Espanha, onde a divisão de performance da Nissan está a ser oficialmente lançada na Europa.

 

A já famosa GT Academy encontra os melhores jogadores online e transforma-os em pilotos de competição profissionais. No caminho para os pódios de eventos internacionais de topo, incluindo as 24 Horas de Le Mans, as capacidades de condução dos vencedores da GT Academy estão permanentemente sujeitas aos mais exigentes testes de condução. Esperamos que partilhem alguns dos seus segredos…

 

ASTON MARTIN EM FORÇA

ASTON MARTIN EM FORÇA

 

A equipa britânica vai regressar em força, e por isso recentemente esteve a fazer uma série de testes com os carros, para alémd e aproveitar a ocasião para testar novos pilotos, como foi o caso de Malucelli e Makowiecki e Alvaro Barba.Assim segundo a imprensa internacional, a Aston Martin irá ter dois carros em Le Mans na categoria GTE Pro, e entre os pilotos que tem já lugar assegurada na equipa consta os nomes de Stefan Mucke e Darren Turner.aston1 500x332aston2 500x332aston3 500x332

 

ANTÓNIO DIAS VOLTA À COMPETIÇÃO

ANTÓNIO DIAS VOLTA Á COMPETIÇÃO

 

Tudo indica que António Dias vai este ano voltar a envergar o fato de competição e o seu capacete, pois o piloto jdias1 500x332dias2dias 500x332á adquiriu um Volkswagen Golf, que poderá correr no Campeoanto de Super Stock, ou no Campeonato de Clássicos.Em suma um retorno que se sauda, para um piloto de regresso, e que agora vai repartir estas corridas, com as do slot.

 

FOI APRESENTADO NOVO SAUBER DE F1

FOIO JÁ APORESENTADO O NOVO SAUBER DE FÓRMULA 1

 

Foi no passadso fim de semana que a Sauber apresentou a sua ultima "obra de arte", o C 32, que irá defender as cores da equipa helvética no Mundial de Fórmula 1 deste ano.Este ano a Sauber tem como piloto Hulkenberg e Gutierrez, estando a equipa já em testes na pista espanhola de Jerez de la Frontera.O piloto de testes será Robin Frijns.SAUBER1 500x332SAUBER2 500x332SAUBER3 500x332SAUBER4 500x332

 

JOSÉ LUIS VOLTA À VELOCIDADE

JOSÉ LUIS VOLTA À VELOCIDADE

 

Depois de ter corrida na decade de 80, na velocidade nacional,com um Volkswagen Golf, do team Auto GTI, liderado por Alvaro Sampaio, eis que José Luis está a preparar o seu regresso ás pistas, onde já está inscrito no Campeonato de Super Stock..ZELUIS 500x332

 

TEAM OLIVEIRINHA

 

Foi no norte do país mais precisamente em Gondomar

que se disputou a 1ªprova do Campeonato

Nacional de Enduro 2013

Luis Oliveira detentor do titulo nacional da classe E1

trocou da Yamaha YZ 125cc para a Yamaha YZF250

Nesta prova optou por um andamento seguro que lhe proporcionou

o segundo lugar da sua classe a cerca de 38s do vencedor

«Correu muito bem , estou muito contente pois esta prova serviu-me

para ver como estão as coisas e quais os meus adversários diretos.

Mantive um andamento bastante seguro pois tenho muitas corridas pela

frente e ainda estou numa fase experimental com esta nova moto.

Não corri riscos , nem cometi loucuras , agora basta me treinar mais

para conseguir chegar ao que todos queremos A VITÒRIA

Um agradecimento a todos os meus Patrocinadores»Luis Gondomar_500x332

 

LUIS VELOSO FALA-NOS DOS OBJECTIVOS PARA ESTA ÉPOCA

 

“Veloso Motorsport está neste momento entre as melhores equipas europeias”

 

 

“Veloso Motorsport está neste momento entre as melhores equipas europeias”.
O ano de 2012 não foi um ano fácil para a Veloso Motorsport, a conquista de todos os títulos na
Categoria GT4 não escondeu o desalento pelo objectivo perdido de triunfar em termos absolutos
e na Categoria GT3. Perante esta realidade, que balanço faz o Luis Veloso da época de 2012?

De facto na Categoria GT 4 nós conseguimos atingir os nossos objectivos que era ganhar o
Campeonato, a Taça e o Troféu Ibérico. Isso foi conseguido em termos de campeonato nacional
pelo Miguel Ferreira e o Francisco Carvalho, com o Mauro Marques e o Fábio Mota a vencerem
a competição Ibérica e a Taça de Portugal, ambas as equipas com os Aston Martin Vantage V8
preparados e assistidos por nós.

Em relação aos GT3, perdemos de facto uma excelente oportunidade de ganhar o campeonato.
Chegamos a vencer e a liderar até meio da época, mas infelizmente não conseguimos atingir os
objectivos de vencer no final. A verdade é que temos um dos melhores carros do campeonato e
acho sinceramente, que nós como equipa conseguimos fazer um excelente trabalho. Provamos
que somos muito competitivos, conseguimos ao longo do ano poles em quase todas as corridas,
fomos muitas vezes os mais rápidos em pista, mas de facto acontecia sempre qualquer coisa que
nos impedia de fazer melhor e vencer.

Se existiram alguns erros por parte dos pilotos, também não é menos verdade que fomos
prejudicados algumas vezes, como por exemplo a penalização que nos retirou a vitória em Braga
1, que provamos depois foi injusta. De salientar o facto de termos uma fortíssima concorrência nos
GT3, que apesar de ser pouca é de grande qualidade e faz com que qualquer erro se pague muito
caro. Tudo isto em conjunto inviabilizou a conquista do campeonato.

Ainda no que diz respeito a 2012 e para terminar, gostava de lamentar veemente, a forma como
finalizou todo o processo para tentar resolver o problema criado com a coincidência de datas
entre as provas de Valência, a contar para o Campeonato de Espanha de GT e Braga, que fazia
parte do Campeonato Nacional e Ibérico de GT. Foi um episódio deprimente, com os jogos sujos
de bastidores que se desencadearam, depois das equipas terem encontrarem uma solução para
o problema numa reunião com a FPAK. A solução encontrada era benéfica para a maioria das
equipas e para o desporto automóvel em geral, mas houve quem não o quisesse e decidiu boicotar
o acordado, o que nos prejudicou principalmente a nós e à equipa do César Campaniço. Foi sem
dúvida o pior momento do ano, simplesmente lamentável.

Em termos de implantação, a Veloso Motorsport tem vindo a crescer de ano para ano,
afirmando-se como uma das melhores equipas nacionais e até mesmo europeias. Na qualidade
de responsável pela equipa como vê este crescimento?

Esse crescimento, que queremos sustentado, deve-se ao facto de conseguirmos demonstrar ao
longo destes anos, e são já 21, que somos uma equipa que consegue ser competitiva em todas
as disciplinas e como tal satisfazer as necessidades dos pilotos que nos procuram, motivados
exactamente por este nosso sucesso. Com a estrutura que eu tenho e com as pessoas competentes
que aqui trabalham, conseguimos manter e garantir essa qualidade. Penso que podemos afirmar
sem falsas modéstias, que a Veloso Motorsport está neste momento entre as melhores equipas
europeias.

Deixando para trás a época 2012, quais vão ser as apostas da Veloso Motorsport para 2013?

O objectivo para este ano é manter o mesmo número de carros, seis, mas tentar não colocar mais
de quatro em pista ao mesmo tempo e numa determinada disciplina, isto é, queremos reduzir
o esforço da estrutura, concentrando carros e pilotos numa mesma competição, quer seja no
campeonato nacional, quer seja no troféu internacional (Supercar International Series), ou até
mesmo em termos dos campeonatos FIA.

Penso que para nós fará todo o sentido participar neste novo troféu europeu, temos carros e
pilotos para lutar pelos triunfos e pelo título. Será por aí que se vão dirigir a maioria dos nossos
projectos para este ano. Por outro lado sempre apostamos e vamos continuar a apostar forte nos
GT4, penso que será um bom campeonato para 2013. Existem muitas equipas italianas com bons
carros para esta categoria e há ainda a indicação, de que vai também surgir uma marca a apostar
a nível oficial nesta categoria, assim como poderá estar assegurada a presença de vários outros
carros que vêm valorizar muito a competitividade no seio dos GT4.

Para além disso com estas alterações que têm sido introduzidas pela FIA, penso que o futuro dos
GT poderá passar muito pelos GT4, até porque é uma aposta mais realista em termos de custos,
não só em termos nacionais, mas também em temos europeus. Depois temos de esperar e ver o
que vai resultar de todas estas alterações que o mundo dos GT tem vindo a sofrer.

No entanto ainda estamos em negociações e para já não existe uma certeza absoluta do que vai ser
feito, existem várias hipóteses em cima da mesa, mas esperamos ainda a definição por parte dos
pilotos e patrocinadores. Só depois disso poderemos colocar em prática a optimização de toda a
estrutura.

A época de 2013 traz importantes alterações de vários âmbitos no que concerne aos
regulamentos, que vão desde o formato das corridas, ao número de piloto por carros e aos
calendários. Como vê o Luis Veloso esta nova realidade em termos de directrizes?

As alterações que foram feitas em relação ao campeonato nacional foram positivas e serão a meu
ver benéficas para o futuro da competição em Portugal. O formato de provas de endurance, pelo
facto de permitirem mais um piloto por carro, irá permitir baixar os custos de cada um e penso
que isso poderá ser bom, para quem quiser fazer os GT a um preço mais acessível. O facto de o
calendário só ter cinco corridas é também positivo no sentido de baixar os custos. Pelo nosso lado
estamos satisfeitos com as novas regras.

A Veloso Motorsport tem tido sempre um papel importante na formação e lançamento de novos
pilotos, em 2012 isso voltou acontecer com os jovens Mauro Marques e Fábio Mota, que se
estrearam nos GT conquistando desde logo um Título. É um objectivo cumprido para si?
O nosso papel é também esse, temos de ajudar os nossos jovens a evoluir num desporto tão
exigente como este. O facto de não existir em Portugal um campeonato para Iniciados, aumenta as
nossas responsabilidades, porque se queremos ver surgir novos valores nas provas nacionais, têm
de ser os mais velhos e experientes a ajudar esses mesmos jovens a crescer, é isso que a Veloso
Motorsport sempre se disponibilizou para fazer.

No que diz respeito ao Mauro e ao Fábio, que pilotaram brilhantemente o nosso Aston Martin
Vantage, foram uma agradável surpresa logo desde o princípio da época, ao mostrarem-se muito
rápidos e consistentes. Estes dois jovens foram evoluindo muito ao longo do ano e penso que
se tornaram dois pilotos com que há que contar em termos de futuro, tal a capacidade que
demonstram neste momento. Esperamos por isso continuar a apoiar as suas carreiras, seja nesta
seja em outra categoria, onde tenho a certeza que serão igualmente competitivos.

Numa disciplina tão competitiva como é a dos GT, é fundamental existir uma forte ligação com as
marcas, sente que a Veloso Motorsport tem aí uma grande mais-valia? Ou seja existe uma forte
ligação às marcas que representam em pista?

Temos excelentes relações com as marcas que representamos, como é o caso da Lamborghini e
Reiter no que diz respeito aos Gallardo, também com a Prodrive e Aston Martin em relação aos
Vantage V8 e com a própria Lotus no que se refere ao Lotus GT4. Isso é de facto uma mais-valia
para nós, não só porque conseguimos resolver rapidamente alguns dos problemas que nos vão
surgindo ao longo da época, como vamos tendo acesso quase imediato às evoluções que vão
surgindo.

Esta relação de proximidade traduz-se em bons resultados e em muitas vitórias para as próprias
marcas. Exemplo disso são os prémios atribuídos pela Aston Martin às melhores equipas que
competem com os seus carros. A Veloso Motorsport, foi a equipa que mais vitórias ofereceu à
Aston Martin em 2012, obtendo a segunda posição em termos absolutos na “Aston Martin Racing
Awards”, sendo este o segundo ano consecutivo no pódio, depois de vencermos os prémios da
marca em 2011.

Estamos muito satisfeitos em trabalhar com estas marcas assim como tenho a certeza que eles
estão em trabalhar connosco. Existe um feedback muito positivo de ambas as partes.

Sempre aberta a novos desafios, pondera a Veloso Motorsport participar em outras competições
nacionais ou internacionais?

Ao contrário do que tem sido habitual nos últimos anos, para 2013 não temos previsto qualquer
presença nos campeonatos de GT ou outros em Espanha. Não temos pilotos interessados e não me
parece por isso viável estar nessas competições, pelo menos em 2013.
Em Portugal vamos estar atentos ao novo Campeonato de Sport Protótipos para este ano. Acho
que pode vir a ser um campeonato muito interessante e se houver interessados poderemos
ponderar uma participação. É uma competição que está a dar os seus primeiros passos, mas pelos
carros envolvidos e pelo formato das corridas, parece-me que tem potencial para ser apelativa, e
se nos aparecer uma dupla de pilotos com vontade e capacidade para lutar pelo título poderemos
mesmo avançar.577298 415320251823387_180065022015579_1323572_329227064_n_500x332

 

ARAN FALA DE SUA JUSTIÇA

 

Será Portugal um país de ricos?
Os números das vendas automóveis novos em Portugal no mês de janeiro dizem
bem do que tem sido a política económica e fiscal dos Governos ao longo dos
últimos anos. Recorde-se que as matrículas de ligeiros de passageiros tiveram um
leve aumento de 0,7%, para 7007 veículos, mas essa subida foi, em grande dose,
sustentada pela performance das marcas “premium”.
A Audi subiu 19,1% (para 512 carros), a BMW cresceu 39% (para 602 unidades) e
a Mercedes disparou 70,3% (para 562 viaturas). Aliás, no “top” das dez marcas
mais vendidas em Portugal estão três marcas “premium”. Apenas a líder de
mercado Renault conseguiu crescer a níveis semelhantes (22,6%, para 726
unidades). Também a Jaguar mais do que duplicou as vendas.
Que fique claro que a ARAN nada tem contra as marcas “premium”, que
desenvolvem a sua atividade comercial o melhor que podem, aproveitando as
oportunidades. Esta realidade recorda, no entanto, que a classe média continua a
desaparecer em Portugal, devido às políticas praticadas.
Se os governantes pensavam que era com esta política fiscal que equilibrava a

balança de transações do país estavam – a estatística de vendas prova-o –
redondamente enganados, pois embora as vendas baixem, o valor das
importações não desce proporcionalmente.
Recorde-se que a ARAN sugeriu, em 2012, que o Governo baixasse o ISV dos
segmentos A, B e C e se caso tivesse de existir aumento do ISV, que este apenas
afetase os segmentos superiores. O Governo não nos deu ouvidos, preferindo
penalizar, uma vez mais, a classe média.
Será Portugal um país de ricos?

 

GAGO NO 208 RALLY CUP

 

Diogo Gago confirmado na 208 Rally Cup

DIOGOGOAGO2 500x332Diogo Gago_208_R2_500x332

O jovem Diogo Gago acaba de ver confirmado o seu programa internacional nos
ralis, tendo presença assegurada na 208 Rally Cup, troféu monomarca reservado aos
Peugeot 208 R2 e que terá provas em França, Espanha e Bélgica.

Apesar de ainda ter uma curta carreira nos ralis, o percurso de Diogo Gago tem
tido uma evolução gradual, com o jovem piloto algarvio a somar títulos nos troféus
monomarca ano após ano, com a sua visível evolução a levá-lo a ser considerado como
uma das grandes esperanças do desporto motorizado em Portugal, acabando esta
aposta na 208 Rally Cup por ser mais um passo natural na carreira do piloto, como o
próprio reconhece.

“A minha carreira embora curta, tem sido proveitosa; os dois anos no Troféu Fastbravo
foram o meu berço nas corridas e estou consciente que esta foi a melhor decisão que o meu
pai tomou para o meu início de carreira e que resultou na vitória no Troféu no segundo ano
de participação. O ingresso no Desafio Modelstand com o Peugeot 206 foi o passo certo
para dar continuidade à aprendizagem após dois anos no troféu Fastbravo e a vitória no
Modelstand foi também o fruto de uma época bem preparada e de um bom começo de
carreira que encarei sempre com muita determinação. Neste trajecto, é importante referir
o desempenho e determinação do meu navegador Jorge Carvalho, que foi um dos pontos
fortes destes três anos de ralis”, começou por dizer Diogo Gago, em jeito de retrospectiva dos
seus primeiros três anos de competição nos troféus monomarca, que tem sido verdadeiras
escolas de Campeões em todo o Mundo e que tem servido de rampa de lançamento para
muitos pilotos de topo com carreiras internacionais.

Para a sua quarta temporada nos ralis, a carreira de Diogo Gago marca a sua estreia em
provas internacionais e no competitivo Peugeot 208 Rally Cup, competição que contará com
concorrentes de vários países, todos aos comandos do competitivo Peugeot 208 R2, carro em
que o piloto já andou.
“Embora não tenha guiado o carro, tive oportunidade de participar num co-drive ao lado do
Bryan Bouffier e que foi uma experiência bastante interessante, pois este teste permitiu-me
sentir como se comporta o carro perto do limite das suas capacidades e assim ficar já com
uma ideia das suas potencialidades”, contou Diogo Gago.

Sobre a 208 Rally Cup, Diogo Gago diz que “a expectativa é grande, mas primeiro temos
que saber onde nos enquadramos face à concorrência. Para além de pilotos franceses,
espera-se que pilotos de outros países venham a participar na competição. O objectivo é dar
continuidade ao processo de aprendizagem e evoluir cada vez mais como piloto e para isso
nada melhor do que a participação num troféu que se espera muito competitivo”.

O Peugeot 208 R2 de Diogo Gago será entregue hoje mesmo pela Peugeot Sport
em França, com a preparação da viatura a iniciar-se desde já, cabendo à Pit Stop a
preparação e assistência da mesma.

A primeira prova da dupla Diogo Gago/Jorge Carvalho na Peugeot 208 Rally Cup, será
o Rallye Terre des Causses, prova que terá lugar entre os dias 5 de 7 de Abril na região
de Capdenac-Gare.

Calendário da Peugeot 208 Rally Cup:
5 a 7 de Abril – Rallye Terre des Causses
17 a 19 de Maio – Rallye Lloret – Terre de Catalunya (Espanha)
28 a 30 de Junho – Rallye Terre de Langres
26 a 28 de Julho – Rallye Terre Auxrrre
6 a 8 de Setembro – Rally du Mont Blanc – Morzine
11 a 13 de Outubro – Rally d’Antibes Côte d’Azur
1 a 3 de Novembro – Rallye du Condroz (Bélgica)

 

NISMO EM PORTUGAL

 

PARA ASSINALAR A ESTREIA DA NISMO EM PORTUGAL

 

 

Se pensava que o Juke Nismo já era (muito) competitivo… a Nissan decidiu surpreendê-lo!

 

Para apoiar o lançamento da sua marca de alta performance, a Nismo, em Portugal a Nissan Ibéria – Portugal decidiu tornar o Juke Nismo ainda mais apelativo.

 

Aos 28.700 euros (mais 390 euros de pintura metalizada) de PVP recomendado (não inclui despesas de documentação e transporte)  juntam-se agora:

 

- Oferta de 5 anos ou 100.000km de garantia geral

- Campanha promocional de 1.200 euros

- Apoio à retoma de 400 euros (aplicável em retoma de veículos propriedade do comprador há pelo menos oito anos)

- Oferta de 1 ano de seguro de danos próprios caso opte por financiamento Nissan Gest

 

Assim os 200 cv do Juke Nismo soam ainda melhor!

 

Uma oferta inovadora e entusiasmante para todos os amantes das emoções fortes deste crossover radical!

 

Campanha válida até final de Março de 2013.

 

 

HELDER RODRIGUES REGRESSA À COMPETIÇÃO

 

Hélder Rodrigues de regresso à competição

 

  • Para o piloto da Honda as provas de Enduro são um excelente treino
  • Foi quarto classificado da classe Elite 1

 

Menos de quinze dias depois de ter terminado a sua participação no Dakar 2013, Hélder Rodrigues regressou às competições disputando, em Gondomar, a prova de abertura do Campeonato Nacional de Enduro, modalidade da qual o piloto já foi Campeão do Mundo. Com mais de uma centena de pilotos inscritos a prova nortenha foi disputada num traçado bastante duro com cerca de 40 quilómetros de perímetro.

 

Helder Rodrigues_Gondomar_1_500x332Hlder Rodrigues_500x332

 

Reveja os vídeos de todas etapas do Dakar 2013 em: www.youtube.com/user/HondaRacingEurope

Siga a equipe HRC pelo www.teamhrc.com, facebook e twitter

 

Fotos e Vídeos de Hélder Rodrigues no Dakar em:

http://media.teamhrc.com

www.redbullcontentpool.com

 

Acompanhe Hélder Rodrigues em:

http://www.facebook.com/HelderRodriguesOfficial

 

EQUIPA DA MERCEDES FOI APRESENTADA

EQUIPA MERCEDES DE F1 FOI APRESENTADA

 

Foi ontem á tarde que a equipa da Mercedes de Fórmula 1 foi apresentada a toda a comunicação social presente na pista espanhola de Jerez de la Frontera.Assim o Mercedes F 1  W 04 viu a luz do dia, na presença de Hmilton e Rosberg, e o optimismo reinou nas hostes da marca alemã, depois duma época de 2012 para esquecer, face aos resultados obtidos.

 

Fotos de Rafa S250609 10151404555523617_2123502000_n_500x332480498 10151404553383617_833386388_n_500x332525576 10151404555878617_1608833245_n_500x332529590 10151404556123617_2058968442_n_500x332529591 10151404554463617_133845356_n_500x332529632 10151404554758617_878865268_n_500x332531799 10151404556863617_1917754228_n_500x332541613 10151404554488617_495955315_n_500x332563160 10151404553888617_661179443_n_500x332563173 10151404556663617_599491567_n_500x332anchez em Jerez de la Frontera - www.velocidadeonline.com

 

FILIPE ALBUQUERQUE CONFIRMADO NO DTM

FILIPE ALBUQUERQUE CONFIRMADO NO DTM

 

Filipe Albuquerque tem já assegurada a sua participação na edição deste ano do DTM, mantendo-se ao volante dum Audi, da mesma equipa, esperando que este ano possa dar uma alegria a todos os adeptos Portugueses, quando no ano passado se recorde, esteFilipe-Albuquerque-DTM-2012 500x332ve muito perto disso na pista espanhola de Valencia.

 

TOROROSSO FOI APRESENTADO

 

CEPSA E TORO ROSSO APRESENTAM NOVO

MONOLUGAR STR8 PARA A TEMPORADA DE 2013

A Scuderia Toro Rosso apresentou hoje, em Jerez da Frontera, o seu novo carro, o oitavo na história da equipa, num evento organizado pela CEPSA, patrocinador da equipa. O novo STR8 foi apresentado pelos pilotos, Daniel Ricciardo e Jean-Eric Vergne.

O novo carro resulta do trabalho de uma nova equipa técnica. O STR8 é o primeiro carro projetado por um grupo liderado pelo designer Luca Furbatto, que se juntou à empresa há pouco mais de um ano O projeto teve a supervisão de James Key, diretor técnico da equipa desde setembro de 2012. A equipa continua a contar com a dupla de pilotos Daniel Ricciardo e Jean-Eric Vergne.

Pedro Miro (Diretor de Operações, CEPSA): “No ano passado em Jerez foi a primeira vez que nos envolvemos na apresentação de um carro. Talvez para o Franz e para a sua equipa tenha sido apenas só mais uma apresentação, mas para nós representou a nossa primeira temporada completa na F1. Para a CEPSA, a F1, pelo seu alto nível, representa uma ligação importante à inovação técnica, promove a nossa expansão a nível internacional e o nosso espírito competitivo para estarmos entre os melhores. A nossa relação próxima com a Toro Rosso significa que partilhamos os planos e projetos para esta temporada. Este é um projeto que testemunhámos em primeira mão, com grande emprenho de toda a equipa. Acreditamos que no aguarda um grande campeonato, para a CEPSA e para a Scuderia Toro Rosso.”

Franz Tost: “A Fórmula 1 está a entrar numa nova era. Na Toro Rosso já fizemos mudanças significativas na nossa estrutura, tanto em termos de mão-de-obra, como em instalações, para enfrentar os novos desafios. Acreditamos que as mudanças realizadas já nos vão ajudar nesta temporada e combinado ao fato de o Daniel e o Jean-Eric estarem mais experientes, iniciamos os testes de inverno num clima de otimismo justificado”.

Daniel Ricciardo: “Em 2013 estou mais confiante e experiente. Tive sempre o desejo e a determinação de vencer e agora estou pronto para enfrentar o novo desafio e deixar que todos vejam que sou capaz. Quando regressei senti um ambiente muito positivo com toda a equipa entusiasmada com o novo carro. A meta para nós este ano é muito simples: melhorar em relação ao ano passado.”

Jean-Eric Vergne: “O arranque para esta temporada é uma experiência diferente, comparativamente com a época anterior. Na altura tive de lidar com um conjunto de incertezas. Tive que aprender a maioria dos circuitos, entender inúmeros pormenores da F1 e adaptar-me a trabalhar com a equipe. Este ano, vou continuar a aprender – na F1 nunca paramos de aprender -, mas as bases estão lá e vou ser capaz de me concentrar em aspetos mais importantes do trabalho. Em geral, sinto uma nova filosofia dentro da Toro Rosso: não diria que as pessoas estão a trabalhar mais, mas estamos a caminhar numa melhor direção”.CEPSA E_TORO_ROSSO_-_STR8_500x332

 

NOVA FITA PERMIUM 3 M

 

3M™ lança Fita Premium Scotch® 3030
A 3M™ desenvolveu uma nova fita de
mascarar de cor verde, levemente
errogada, para se adaptar a uma ampla
variedade de aplicações dentro das oficinas
automóveis.
Com uma resistência à temperatura até
100°C e uma resistência superior à água, a
3M™ Fita Premium Scotch® 3030
permanece colada à superfície sem se
descolar, incluindo sobre borrachas,
permitindo no entanto uma remoção fácil e sem resíduos.
Composta por um adesivo especialmente formulado de fibras cruzadas de borracha e
resina, a Fita Premium Scotch® 3030 é flexível, fácil de cortar à mão e de desenrolar.
Consistente durante a utilização, a nova fita verde proporciona uma boa linha de

pintura e previne o “sangramento”. Compatível com água, não há transferência de
adesivo, mesmo quando exposta a humidade ou a raios UV.
Acerca da 3M
A 3M capta a força das novas ideias e transforma-as em milhares de produtos inventivos. A 3M
é uma empresa de inovação com 30.000 milhões de dólares em vendas, e que emprega 84.000
colaboradores em todo o mundo e tem operações em mais de 65 países. Para mais informação
consulte o website www.3m.pt ou siga a empresa no Twitter.logo1 500x332logo2 500x332

 

RENAULT SCENIC XMOD

 

RENAULT SCÉNIC XMOD, A REFERÊNCIA DO MERCADO EM MODO CROSSOVER

 

Depois do Captur, a Renault revela agora o Renault Scénic XMOD - que com o seu inovador sistema de controle de tracção Extended Grip, o look de crossover, o novo motor TCe 130 e a nova identidade de design da marca - transforma a gama do Renault Scénic.

O Scénic XMOD conserva os genes do modelo que é referência na Europa desde 1996 mas afirma a sua diferença em grande estilo.

O Scénic XMOD será uma das novidades que a Renault irá apresentar no Salão de Genebra no próximo mês de Março.Scnic Xmod_-_1_500x332Scnic Xmod_-_2_500x332Scnic Xmod_-_interior_500x332

 

TOYOTA COM DOIS CARROS NO WEC

 

Toyota Racing confirma presença no Campeonato Mundial De Endurance 2013 com 2 Híbridos TS030

A Toyota Racing vai participar no Campeonato Mundial de Endurance FIA 2013 (WEC 2013), incluindo a mítica prova 24 horas Le Mans, com duas unidades híbridas TS030, depois do excelente resultado na época de estreia. Em 2012, apesar de ter participado apenas em 6 corridas, a Toyota Racing venceu 3, conquistou 3 pole positione as 4 voltas mais rápidas em corrida. 

A Toyota Racing vai manter na formação de pilotos, Alex Wurz, Nicolas Lapierre e Kazuki Nakajima no TS030 número 7, enquanto Stéphane Sarrazin, Anthony Davidson e Sébastien Buemi vão participar no segundo carro que ostentará o número 8.

Mais detalhes sobre a participação da Toyota Racingno Campeonato WEC 2013 a 19 de Fevereiro.toyota1 500x332toyota2 500x332toyota3 500x332

 

LISTA DE INSCRITOS PROVISÓRIA PARA OS SUPER STOCK

LISTA DE INSCRITOS PROVISÓRIA PARA OS SUPER STOCK

 

Outro dos novos campeonatos dedicados aos clássicos, que pelos vistos já está a conseguir reunir uma apreciável lista de interessados, qsuperstock 500x332ue passamos a apresentar de seguida :

 

Marcos Teixeira - datsun 1200

Mário Marcão - BMW 528

Nuno Xara Brasil - Alfa Romeo

Pedro Mendes - Volkswagen Golf

Pedro Nogueira - Porsche 924

Ricardo Silva - Datsun 1200

Rui Xavier - Datsun 1200

Vitor Sampaio - Datsun 1200

Manuel Fernandes - Ford Escort 1.3

Madalena Gaspar - Volkswagen Golf

Luis Delgado - Ford Escort

Rui Delgado - Ford Escort

Jorge Loures- Toyota Starlet

Miguel Pinheiro - Toyota Starlet

Jorge Correia - Triumph Dolomite

Hugo Duarte - Toyota Starlet

Gonçalo Silva - Alfa Romeo 2000

Miguel Vale - Alfa Romeo 2000

Filipe Matos - Datsun 1200

João Lopes - Datsun 1200

Carlos Alvaro - Ford Escort Mexico

António Lopes - Ford Escort

Bruno Pinho - Toyota Starlet

António Dias - Volkswagen Golf

José Luis - Volkswagen Golf

António Alves - Volvo P 1800

Alex Pereira - Ford Escort

 

ASSEMBLEIA DA APPAM

ASSEMBLEIA DA APPAM

 

Foi no passado sábado nas instalações do El Corte Inglês em Vila Nova de Gaia, que teve lugar a assembleia dos pilotos do Campeonato de Montanha, onde as contas e outros assuntos desta associação foram aprovados.Tal como já aqui tinhamos informado, Nuno Guimarães passa o ceptro a Joaquim Teixeira, ficando a vice presidência nas mãos de Paulo R602775 502166053154943_1582673491_n_500x332amalho e Francisco Marrão.O tesoureiro é João Guimarães, o secretário é Luis Nunes.

 

VENDE-SE SILVER CAR PARA A MONTANHA

578259 482798158423465_1084204640_n_1_500x332
 

RENAULT-NISSAN COM RECORDE DE VENDAS

 

Renault-Nissan registou recorde de vendas de 8,1 milhões de veículos em 2012

 

Num comunicado, o fabricante japonês detalhou que, no ano passado, um em cada dez veículos novos vendidos em todo o mundo pertencia à aliança com o gigante francês, devido, em parte, ao impulso das suas vendas em mercados emergentes e nos Estados Unidos, bem como ao aumento anual de 80 % do número de viaturas de zero emissões.

No cômputo do ano, as vendas da aliança franco-nipónica, selada em 1999, subiram 1 % face a 2011, fazendo de 2012 o quarto exercício consecutivo de aumento.

@ Agência Lusa

 

ATENÇÃO PILOTOS DE MONTANHA - REGULAMENTOS 2013

 

CAMPEONATO DE PORTUGAL DE MONTANHA 2013
CAMPEONATO DE PORTUGAL DE CLASSICOS (MONTANHA) 2013

 

 

Artigo 1 – ORGANIZAÇÃO
1.1 – A Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting organiza em 2013 uma
manifestação desportiva denominada Campeonato de Portugal de Montanha, adiante
designado por (CPM), a qual se regerá pelo Código Desportivo Internacional e seus anexos,
pelas Prescrições Gerais Aplicáveis às Provas de Automobilismo e Karting, pela Prescrições
Especificas de Montanha (PEM) 2013, pelos Regulamentos Desportivos e Técnico
aplicáveis, pelo presente Regulamento e seus Anexos e por toda e qualquer outra
regulamentação ou interpretação publicada pela FPAK.
1.2 – Englobados no CPM 2013, serão disputados os seguintes Campeonatos:
Campeonato de Portugal de Montanha – Absoluto (Categorias 1 e 2 em conjunto)
Campeonato de Portugal de Montanha – Categoria 1
Campeonato de Portugal de Montanha – Categoria 2
Campeonato de Portugal de Montanha Clássicos – (H65)
Campeonato de Portugal de Montanha Clássicos – (H71)
Campeonato de Portugal de Montanha Clássicos – (H75)
Campeonato de Portugal de Montanha Clássicos – (H81)
Campeonato de Portugal de Montanha Pós Históricos – PH 85
Campeonato de Portugal de Montanha Pós Históricos – PH 90
1.3 – Conjuntamente com as provas do CPM, será ainda disputado o Troféu Nacional de
Promoção Montanha 1300 (TNPM1300) que é reservado exclusivamente a Condutores que
participem em viaturas da Categoria 1 com uma cilindrada igual ou inferior a 1.300 cm
3
.
1.4 – Conjuntamente com as provas do CPM, será ainda disputado o Troféu Nacional de
Baixa Cilindrada de Clássicos adiante designado por TNBCM – reservado exclusivamente às
viaturas de cilindrada inferior ou igual a 1.300 cm
3
no conjunto de todos os “Períodos”
definidos na Categoria 3
1.5 – Integrando as provas do Campeonato de Portugal de Montanha, será ainda disputado
um Troféu Nacional de Clássicos (Montanha) (TNCM), reservado às viaturas definidas na
Categoria 4.
Artigo 2 – PROVAS PONTUÁVEIS
2.1 – As provas que integram os CPM 2013 em número de 8 (oito) são as seguintes:
MES DATA PROVA ORGANIZADOR LOCAL
ABRIL 27.28 RAMPA DA PENHA DEMOPORTO GUIMARAES
MAIO 10.11 RAMPA INTERNACIONAL DA FALPERRA C AUT MINHO BRAGA
JUNHO 01.02 RAMPA CAMI CAMI (a designar)
JUNHO 15.16 RAMPA DE BRAGANÇA NORDESTE A C BRAGANÇA
JULHO 27.28 RAMPA CAPITAL DO MOVEL CAMI P. FERREIRA
SETEMBRO 07.08 RAMPA DO CARAMULO TARGA CLUBE CARAMULO
SETEMBRO 28.29 RAMPA DEMOPORTO DEMOPORTO GUIMARAES
OUTUBRO 19.20 RAMPA DE VILA NOVA DE CERVEIRA CAMI V N CERVEIRA 2
2.2 – Os CPM 2013 serão anulados se não forem disputadas, no mínimo, 6 (seis) das
provas previstas em 2.1.
Artigo 3 – LICENÇAS
3.1 – Todos os Condutores que participem nas provas dos CPM 2013 devem ser titulares de
uma Licença Desportiva Nacional (ou superior) válida para o ano em curso, de acordo com o
estipulado no Regulamento de Emissão de Licenças Desportivas da FPAK.
3.2 – Poderão ainda participar Condutores com idade igual ou superior a 16 anos desde que
só percorram exclusivamente o percurso de prova e que sejam detentores de Licença
Desportiva Nacional (ou superior) emitida pela FPAK nos termos do § 3.º do Art. 24 do

Regulamento de Emissão de Licenças Desportivas 2013. A participação de tais Condutores
nas provas do CPM/CPCM ficará contudo condicionada às restrições impostas no Art. 25 do
Regulamento de Emissão de Licenças Desportivas 2013.
3.2.1 – Relembra-se que nos termos do Regulamento de Emissão de Licenças Desportivas
em vigor, e por força da Regulamentação Internacional – transcrita para a regulamentação
nacional – os menores de 18 anos não poderão ser detentores de Licença de Concorrente.
No caso de dela necessitarem, tal licença será emitida em nome de um dos progenitores (ou
tutor se for o caso), ficando adstrita única e exclusivamente ao respectivo Condutor.
3.3 – Em cada prova pontuável para os CPM 2013, serão admitidos como Concorrentes, os
próprios Condutores e/ou os detentores de licenças colectivas. No caso de o Concorrente
não ser o próprio Condutor, o Concorrente deverá ser obrigatoriamente titular de uma
Licença Desportiva Nacional (ou superior).
3.4 – Todos os Condutores do TNPM 1300 e os que participem nas provas do CPM 2013
com viaturas dos Grupos OF e VSH, devem ser titulares de uma Licença Desportiva
Regional (ou superior) válida para o ano em curso, de acordo com o estipulado no
Regulamento de Emissão de Licenças Desportivas da FPAK.
3.5 – Em cada prova pontuável para os CPM 2013 dos Grupos OF e VSH e do TNPM 1300
serão admitidos como Concorrentes, os próprios Condutores e/ou os detentores de licenças
colectivas.
No caso de o Concorrente não ser o próprio Condutor, o Concorrente deverá ser
obrigatoriamente titular de uma Licença Desportiva Regional (ou superior).
Artigo 4 – VIATURAS ADMITIDAS
Em todas as provas pontuáveis para o CPM 2013, serão admitidas a participar as seguintes
viaturas:
4.1 – Categoria 1
z Grupo N – Viaturas de Produção, incluindo o Grupo R 1.
z Grupo A – Viaturas de Turismo, “World Rally Car”, “Super 1600”, (incluindo Viaturas
dos Grupos R2, R3, e R5.
z Grupo S 20 – Viaturas de Super 2000 (circuitos e Rally em conjunto) incluindo o Grupo
R 4.
z Grupo GT – Viaturas de Grande Turismo (GT2, GT 3, GT4 e RGT em conjunto)
z Grupo P – Viaturas de Produção e Turismo, Viaturas provenientes de Troféus
Monomarca Nacionais e Internacionais.
z Grupo OF – Viaturas de Autocross (excepto Divisão 3) e Ralicross em conjunto
z Grupo VSH – Viaturas sem homologação
Obs. (*) Salvo indicação em contrário sobre a Ficha de Homologação que exclua certas
evoluções, as viaturas dos Grupos A e N são autorizadas a participar, durante um período
suplementar de quatro anos após haver expirado a sua homologação, nas condições
seguintes: 3
- As Fichas de Homologação FIA sejam apresentadas nas verificações administrativas e
técnicas;
- Que as viaturas estejam em conformidade com o Regulamento Técnico (Anexo “J”) em
vigor à data do final da homologação e estejam em bom estado de conservação e condições
de participação, sujeitas à discrição dos Comissários Técnicos.
O peso mínimo destas viaturas deve estar de acordo com os regulamentos e

em vigor à data
da prova em que participem.
4.1.1 – GRUPO “P”
A – Viaturas dos Grupos de Produção (Grupo N) e Turismo (Grupo A) cuja homologação FIA
tenha sido válida entre 01 de Janeiro de 1988 e 31 de Dezembro de 2012, que disponham
de Ficha de Homologação FIA e Passaporte Técnico emitido pela FPAK, respeitem as
normas de segurança impostas pelo Artigo 253 do Anexo “J” ao CDI e estejam de acordo
com a regulamentação do Grupo em que as referidas viaturas se encontravam homologadas
e disponham de Passaporte Técnico emitido pela FPAK.
B – Viaturas oriundas dos Troféus Nacionais e Internacionais Monomarca (até 2012
inclusive), que obedeçam às especificações definidas para o Agrupamento de Turismo do
Anexo “J” ao CDI, respeitem as normas de segurança impostas pelo Artigo 253 do Anexo “J”
ao CDI e disponham de Passaporte Técnico emitido pela FPAK ou por outra ADN.
4.1.2 – Grupo GT
Este Grupo inclui as seguintes viaturas:
a) GT 2
Viaturas com homologação em GT2 FIA até ao ano de 2009 e que estejam de acordo com o
Art. 257 do Anexo J ao CDI de 2009 e disponham de Passaporte Técnico emitido pela FPAK
ou por outra ADN.
b) GT 3
Viaturas de GT 3, que estejam de acordo com o Art. 257A do Anexo J ao CDI de 2013 e a
correspondente Ficha de Homologação GT 3 FIA (ou de uma ADN).
c) GT “Cup”
Viaturas procedentes de Taças, Troféus e Challenges Nacionais ou Internacionais de GT até
2011 que disponham de Passaporte Técnico emitido pela FPAK ou por outra ADN e
respeitem as normas de segurança impostas pelo Artigo 253 do Anexo “J” ao CDI.
Estas viaturas deverão respeitar a regulamentação da Taça, Troféu e Challenge Nacional ou
Internacional na qual estavam inseridas, devendo todos os Concorrentes inscritos nesta
Categoria apresentar aos Comissários Técnicos da Prova o respectivo Regulamento Técnico
dessa Taça, Troféu ou Challenge Nacional ou Internacional.
d) GT 4
Viaturas de Grande Turismo do tipo GT4 que estejam em conformidade com os
regulamentos técnicos específicos e respectivas fichas técnicas.
4.1.3 – Grupo OF
Viaturas de Autocross (excepto Divisão 3) e Ralicross em conjunto dos anos 2000 a 2012,

que disponham de Passaporte Técnico emitido pela FPAK e respeitem as normas de
segurança impostas pelo Artigo 253 do Anexo “J” ao CDI (2007) e disponham de Passaporte
Técnico emitido pela FPAK.
4.1.3 – Grupo VSH
Viaturas sem homologação, construídas a partir de 01.01.1981 com cilindrada limitada a 3
500 cc. (incluindo já o factor de correcção dos motores equipados com turbo – compressor),
que nunca tiveram homologação FIA ou que tendo-a tido, esta tenha perdido a sua validade,
que respeitem as normas de segurança impostas pelo Artigo 253 do Anexo “J” ao CDI
(2013) e que estejam de acordo com o Regulamento Técnico dos Campeonatos e Troféus
Regionais de Ralis (VSH) – 2013 e disponham de Passaporte Técnico emitido pela FPAK. 4
4.2 – Categoria 2 – Viaturas de Competição
4.2.1 – Viaturas do Grupo CN
Viaturas definidas no Art. 259. Anexo “J” ao CDI e que disponham de Passaporte Técnico
emitido pela FPAK ou por outra ADN.
4.2.2 – Viaturas do Grupo C3
Viaturas abertas com dois lugares com chassis construído em estrutura de aço tubular ou
em monocasco de alumínio, equipadas com um propulsor de moto cuja cilindrada máxima
esteja limitada a 1600 cc e com transmissão por corrente ou engrenagens, que estejam em
conformidade com as Prescrições Técnicas desta categoria e disponham de Passaporte
Técnico emitido pela FPAK ou por outra ADN.
4.2.3 – Viaturas do Grupo CM
Viaturas com chassis construído em estrutura de aço tubular ou em monocasco de alumínio
ou aço, abertas ou fechadas, equipadas com um propulsor de moto cuja cilindrada esteja
limitada a 1300 cc, estejam de acordo com o regulamento técnico deste Grupo e que
disponham de ficha de homologação e Passaporte Técnico emitido pela FPAK ou por outra
ADN.

4.3 – Categoria 3 – Clássicos
4.3.1 – Clássicos 65 (H65) – “Período” F
Viaturas de Turismo de Série (T), Viaturas de Turismo de Competição (TC), de Grande
Turismo de Série (GT) e de Grande Turismo de Competição (GTS) que estejam de harmonia
com o actual Anexo "K" ao CDI e seus Anexos VIII e IX, que tenham possuído homologação
FIA/FISA em Turismo de Série, e Grande Turismo, disponham de Passaporte Técnico
emitido pela FPAK, FIA Historic Technical Passport (HTP) ou Passaporte Técnico emitido
por outra ADN.
Para esta Categoria, só serão válidas as Fichas de Homologação emitidas pela FIA até
31/12/1965, não sendo aceites quaisquer extensões ou aditamentos a essas Fichas de
Homologação emitidos em data posterior a 31.12.1965.
4.3.2 – Clássicos 71 (H71) – “Período” G
Viaturas de Turismo de Série (Grupo 1), Viaturas de Turismo Especiais (Grupo 2), Viaturas
de Grande Turismo de Série (Grupo 3) e Viaturas de Grande Turismo de Especiais (Grupo
4) que estejam de harmonia com o actual Anexo "K" ao CDI, que tenham possuído
homologação FIA/FISA, em Grupos 1, 2, 3 ou 4 e disponham de Passaporte Técnico emitido
pela FPAK, FIA Historic Technical Passport (HTP) ou Passaporte Técnico emitido por outra
ADN.
Para esta Categoria, só serão válidas as Fichas de Homologação emitidas pela FIA entre
01.01.1966 e 31.12.1971, não sendo aceites quaisquer extensões ou aditamentos a essas
Fichas de Homologação emitidos em data posterior a 31.12.1971.
4.3.3 – Clássicos 75 (H75) – “Período” H
Viaturas de Turismo de Série (Grupo 1), Viaturas de Turismo Especiais (Grupo 2), Viaturas
de Grande Turismo de Série (Grupo 3) e Viaturas de Grande Turismo de Especiais (Grupo
4) que estejam de harmonia com o actual Anexo "K" ao CDI, que tenham possuído
homologação FIA em Grupos 1, 2, 3 ou 4 e disponham de Passaporte Técnico emitido pela
FPAK FIA Historic Technical Passport (HTP) ou Passaporte Técnico emitido por outra ADN.
Para esta Categoria, só serão válidas as Fichas de Homologação emitidas pela FIA entre
01.01.1972 e 31.12.1975, não sendo aceites quaisquer extensões ou aditamentos a essas
Fichas de Homologação emitidos em data posterior a 31.12.1975.

4.3.4 – Clássicos 81 (H81) – “Período” I
Viaturas de Turismo de Série (Grupo 1), Viaturas de Turismo Especiais (Grupo 2), Viaturas
de Grande Turismo de Série (Grupo 3) e Viaturas de Grande Turismo de Especiais (Grupo
4) que estejam de harmonia com o actual Anexo "K" ao CDI, que tenham possuído
homologação FIA em Grupos 1, 2, 3 ou 4 e disponham de Passaporte Técnico emitido pela
FPAK FIA Historic Technical Passport (HTP) ou Passaporte Técnico emitido por outra ADN.
Para esta Categoria, só serão válidas as Fichas de Homologação emitidas pela FIA entre
01.01.1976 e 31.12.1981, não sendo aceites quaisquer extensões ou aditamentos a essas
Fichas de Homologação emitidos em data posterior a 31.12.1981.
4.3.5 – Pós Históricos 85 (PH85) – “Período” J1
Viaturas de Turismo de Série de Grande Produção (Grupo N), Viaturas de Turismo de
Grande Produção (Grupo A), que estejam de harmonia com o actual Anexo "K" ao CDI, que
tenham possuído homologação FIA em Grupos N ou A e disponham de Passaporte Técnico
emitido pela FPAK FIA Historic Technical Passport (HTP) ou Passaporte Técnico emitido por
outra ADN.
Para esta Categoria, só serão válidas as Fichas de Homologação emitidas pela FIA até
31.12.1985, não sendo aceites quaisquer extensões ou aditamentos a essas Fichas de
Homologação emitidos em data posterior a 31.12.1985.
4.3.6 – Pós Históricos 90 (PH90) – “Período” J2
Viaturas de Turismo de Série de Grande Produção (Grupo N), Viaturas de Turismo de
Grande Produção (Grupo A), que estejam de harmonia com o actual Anexo "K" ao CDI, que
tenham possuído homologação FIA em Grupos N ou A e disponham de Passaporte Técnico
emitido pela FPAK FIA Historic Technical Passport (HTP) ou Passaporte Técnico emitido por
outra ADN.
Para esta Categoria, só serão válidas as Fichas de Homologação emitidas pela FIA até
31.12.1990, não sendo aceites quaisquer extensões ou aditamentos a essas Fichas de
Homologação emitidos em data posterior a 31.12.1990.
4.4 – A classificação das viaturas é validada pela data das alterações que figurarem na
respectiva Ficha de Homologação e não pela data do Livrete da viatura.
Ex. Uma viatura com matrícula de 1973, pode inscrever-se como Histórico 71, desde que não beneficie de
nenhuma homologação posterior a 31.12.1971, devendo, no entanto, respeitar as alterações estéticas do ano em
que se inscreve (farolins, grelhas, etc.).
Assim, ao optar por uma determinada Catego

Categoria, deve eliminar-se toda e qualquer alteração homologada após
esse período.
4.5 – Categoria 4 – Troféu Nacional de Clássicos (Montanha)
Em todas as provas pontuáveis para a Troféu Nacional de Clássicos (Montanha), serão
admitidas a participar exclusivamente as seguintes viaturas:
4.5.1 – Grupo 5 – Livre
Viaturas de Turismo de Grande Turismo e Especiais (Grupo 5 – Livre) com uma cilindrada
não superior a 2.000 cc entre 01/01/1965 e 31/12/1981 que estejam em conformidade com
as Prescrições Técnicas da TNCC 2013 e disponham de Passaporte Técnico emitido pela
FPAK.
4.5.2 – Categoria BC
Viaturas de Desporto – Protótipos e Viaturas de Corrida de dois lugares, abertas ou
fechadas, até 31/12/1981, que estejam de harmonia com o actual Anexo "K" ao CDI e
disponham de Passaporte Técnico FPAK ou de outra ADN ou Ficha de Identificação FIA. As
definições aplicáveis serão as dos Anexos “J” de 1965 até 1981.

ART. 5 – DIVISÃO POR CLASSES
As viaturas participantes no CPM serão divididas nas seguintes Classes de cilindrada:
5.1 – Categoria 1
Classe
1 Até 1300 cc
2 De 1301 cc até 2 000 cc
3 Superior a 2000 cc
5.2 – Categoria 2
Classe Grupo CM
4 Até 1100 cc
5 De 1101 cc até 1300 cc
Classe Grupo C3
6 Até 1600 cc
Classe Grupo CN
7 Até 2000 cc
5.3 – Categoria 3 – As viaturas participantes no CPCM serão divididas nas seguintes
classes de cilindrada:
H 65 (“Período” F) Classe Cilindrada
F1 Até 1050 cc
F2 De 1051 cc até 1300 cc
F3 De 1301 cc até 1600 cc
F4 De 1601 cc até 2000 cc
Grupos T e TC / GT e GTS
F5 Superior a 2000 cc
H 71 (“Período” G) Classe Cilindrada

G1 Até 1050 cc
G2 De 1051 cc até 1300 cc
G3 De 1301 cc até 1600 cc
G4 De 1601 cc até 2000 cc
Grupos 1 e 2 / 3 e 4
G5 Superior a 2000 cc
H 75 (“Período” H) Classe Cilindrada
H1 Até 1050 cc
H2 De 1051 cc até 1300 cc
H3 De 1301 cc até 1600 cc
H4 De 1601 cc até 2000 cc
Grupos 1 e 2 / 3 e 4
H5 Superior a 2000 cc

H 81 (“Período” I) Classe Cilindrada
I1 Até 1050 cc
I2 De 1051 cc até 1300 cc
I3 De 1301 cc até 1600 cc
I4 De 1601 cc até 2000 cc
Grupos 1 e 2 / 3 e 4
I5 Superior a 2000 cc
PH 85 (“Período” J1) Classe Cilindrada
J1.1 Até 1300 cc
J1.2 De 1301 cc até 1600 cc
J1.3 De 1601 cc até 2000 cc
Grupos N e A
J1.4 Superior a 2000 cc
PH 90 (“Período” J2) Classe Cilindrada
J2.1 Até 1300 cc
J2.2 De 1301 cc até 1600 cc
J2.3 De 1601 cc até 2000 cc
Grupos N e A
J2.4 Superior a 2000 cc
5.4 – Categoria 4 – As viaturas participantes no TNCM serão divididas nas seguintes
classes de cilindrada:

Classe Cilindrada
L6 Até 1600 cc
Grupo 5 (Livre)
L7 De 1601 cc até 2000 cc
Classe Cilindrada
BC 8 Até 2000 cc
Categoria BC
BC 9 Superior a 2000 cc
Artigo 6 – INSCRIÇÕES NAS PROVAS
6.1 – A inscrição em cada uma das provas pontuáveis para os CPM 2013 é da
responsabilidade do Concorrente e deverá ser feita pelos interessados junto das entidades
organizadoras das diferentes competições, nos prazos estipulados nos respectivos
regulamentos particulares.
6.2 – A taxa de inscrição em cada prova do Campeonato é livre, sendo contudo
recomendável que o seu valor máximo não exceda os € 200,00 (Duzentos Euros).
6.3 – Anexo à Taxa de Inscrição deverá obrigatoriamente ser cobrado o prémio de seguro de
responsabilidade civil, nos termos definidos pelo Artigo 35º das Prescrições gerais aplicáveis
às provas de Automobilismo e Karting 2013.
Artigo 7 – CLASSIFICAÇÕES NAS PROVAS
7.1 – Em cada prova do CPM serão estabelecidas, obrigatoriamente, as seguintes
classificações:
a) Classificação Geral Absoluta CPM – (Categorias 1 e 2 em conjunto)
b) Classificação Geral Absoluta CPM – Categoria 1
b.1) Classificação geral por Grupos (só para efeitos de atribuição de pontuação para a Categoria 1)

c) Classificação Geral Absoluta CPM – Categoria 2
d) Classificação Geral Absoluta CPMC – Clássicos (H 65)
e) Classificação Geral Absoluta CPMC – Clássicos (H 71)
f) Classificação Geral Absoluta CPMC – Clássicos (H 75)
g) Classificação Geral Absoluta CPMC – Clássicos (H 81)
h) Classificação Geral Absoluta CPMC – Pós Históricos (PH 85)
i) Classificação Geral Absoluta CPMC – Pós Históricos (PH 90)
j) Classificação Geral Absoluta do TNPM 1300 – (Categoria 1)
l) Classificação Geral Absoluta do TNBCM – (Categoria 3)
m) Classificação Geral Absoluta do Troféu Nacional de Clássicos (no conjunto de todas
as Categorias).
Nota: todas as classificações deverão ser apresentadas em separado.

 

DISCURSO DIRECTO - FÁBRICA ITALIANA

 

DISCURSO DIRECTO

 

FÁBRICA ITALIANA PRESENTE EM DIVERSAS FRENTES

 

Desta vez o nosso convidado não é piloto mas sim um preparador de Cuore Sportivo, trata-se de  Tomé Coelho, um dos responsáveis pela Trsport – Fabrica Italiana, que trouxe para a velocidade e ralis em Portugal  marcas como a Alfa Romeo e Ferrari entre outras.Assim em amena cavaqueira com  Tomé Coelho que nos começou por fazer um balanço da época passada “ se por um lado os resultados desportivos foram excelentes, com a conquista do Campeonato CPCC 1300 à geral com Alexandre Beirão e a Taça 1600 integrada no CPCC com Carlos Abreu. Por outro lado foi uma epoca vazia de participantes no CPCC 1300 o que deixa um amargo de boca. No entanto melhoramos os records da pista para um 1300 no Estoril e no Algarve.
No entanto, algum outros carro deram muito trabalho e isso prejudicou a sua epoca, caso do Fiat 128 de Frederico Castro e do GTA 1300 de Fernando Van Zeller, que tiveram problemas recorrentes de fiabilidade e desenvolvimento”
Nos carros preparados soba égide Trsport, quisemos saber se houve evoluções de ordem técnica nos Alfa Romeo e Ferrari preparados, o que logo retoruiu “o Ferrari esteve parado, fazendo apenas treinos em 2012. Os Alfasud Sprint foram evoluidos com novos motores de injecção desenvolvidos por nós e com o padrão de potencia do ETCC de epoca.”.Perante estes factos, quais os planos e objectivos para 2013 “ vai ser um ano muito atipico, por um lado vamos reduzir muito as nossa participações no CPCC e CPCC 1300, prevendo que não vamos ter mais que 3 pilotos nessas categorias. Por outro lado vamos fazer correr 3-4 carros no Historic Endurance, o que é uma estreia para nós. Finalmente vamos efectivamente fazer uma temporada internacional com 3-4 carros que passará por Silverstone, Spa, Nurburgring e Barcelona.
Paralelamente a isso, a empresa está em profunda reestruturação, crescimento e diversificação de actividades o torná a epoca de 2013 numa das mais dificeis do ponto de vista humano e logistico”.

 

 

 

Sobre as provas em que a Fabrica Italiana está a prestar assistencia aos carros que participam, pedimos ao nosso entrevistado, pedimos que nos opinasse sobre as pistas que mais e menso gosta, o que depopis de meditar um pouco dissea opinião acerca das provas abarca muito mais do que o que se passa nas pistas. E existe ainda muito mais para fazer para conseguir trazer publico às corridas, ou, alternativamente, e julgo ser esse o caminho, levar as corridas ao publico. Convenhamos, nos dias que correm ninguem sai da casa ao domingo para ir ao Autodromo do Estoril para o do Algarve. A ultima vez que isso aconteceu era nos anos 80 quando não havia internet, nem palystation, nem shopping, pouco cinema, etc... hoje os atractivos são muitos, e as corridas como entretenimento tem que ser muito repensados”No caso de conduzir qualquer um dos Alfa Romeo preparados mna Fábrica Italiana, é fácil de o fazer?No caso de se cometer um excesso, o Alfa ou o Ferrari são carros faceis de se ir buscar, o que Tomé Colho logo acrescentou “ os Alfas que preparamos são muito heterogénios, os Alfasud são permisivos mas instaveis quando levados ao limite, enquanto o GTA Junior e os GTAm obrigam a um constante equilibrio da traseira sem que sejam no entanto "matreiros". Esforçamo-nos por conferir aos nossos carros um comportamento equilibrado.”Ao longo destes anos, quais os modelos da Alfa Romeo que mais gozo deu na sua preparação, o que logo retorquiu  “Terei que dizer como o Enzo Ferrari: "o melhor carro é o que faremos a seguir"...

 

Uma eventual participação no novo Campeonato de Sport Protótipos não está nos planos da Fábrica Italiana, como nos afirmou “Não. A competição com carros modernos não está no nosso plano porque assenta num modelo de negócio que consideramos prejudicial para o cliente final. Não predura no tempo, tem regulamento muito volateis, re-inventa-se constantemente a roda fazendo figurinos de competição que trancam os carros na peninsula ibérica. Um bom clássico pode correr em todo o lado do mundo, e ao piloto basta ser um gentleman.
E no fim do dia os carros modernos não se constroem, mantem-se, de preferencia afinados... que é o oposto do nosso core-business que assenta na construção de raiz dos carros com que corremos.”
Mas quanto aos ralis a situação é diferente “Está e deverá acontecer ainda em 2013, através do nosso Reparto Stranieri, um micro departamento que se ocupa de modelos não italianos mas de interesse pessoal ou histórico”No teu ponto de vista e vendo o actual estado da nossa velocidade e  montanha, na tua opinião como piloto, o que é que se poderia fazer para melhorar ainda mais as provas, mas sem perder muito tempo acrescentou “Não tenho opinião como piloto, porque não sou.”

 

 

Como preparador, Que gostas mais, provas em pista ou Montanha, e porquê?Para a Montanha, para 2013, a Fábrica Italiana poderá aparecer em algumas provas com uma barcheta.Por favor fale-nos do projecto, e do que consta, o que depois de pensar um pouco acrescentou “as provas que mais gosto são endurance em pista, mas a montanha tem os seus pontos de interesse se bem que muito perigosa.
Adquirimos duas barchettas Chartier do trofeu Coupe d'Avenir que consistem em protótipos artesanais equipados com mecânica Alfasud, que conhecemos muito bem. Uma vai fazer algumas provas de montanha na categoria de Sport até 82, a outra será uma mula de testes para manter os nossos pilotos treinados sem induzir desgaste nos seus carros.

 

A partir de Março, a Fábrica Italia – TRSport vai usufruir de novas intslações na qual Tomé Coelho falou-nos das mesmasa “as novas instalações são uma expansão de area que fazia falta, porque o parque de carros de corrida permanentemente alojados é extenso e em crescimento, assim como a evolução da empresa estava confinada à are anteriormente disponivel de 900m2 + 300m2 em 2 armazens adjacentes para guardar carros e peças.
No novo edificio estarão os serviços de mecânica seja para competição seja para clássicos, assim como o armazem de peças. Na velha oficina mantem-se o banco de potência, a cabine de decapagem integral de chassis assim como o serviço de chaparia. Será também montada uma nova linha de recuperação de componentes, com pintura electrostática e niquelagem a serem realizadas internamente. No fim de 2012 eramos 5 pessoas, em Fevereiro de 2013 somos já 8 e pelo final de 2013 deveremos chegar a 10, estabilizando aí.
A nossa conversa já ia longa, e quisemos saber a sua opinião sobre o www.velocidadeonline.como site apresenta um bom serviço de informação das actividades de diversos pilotos, assim como do desporto no geral. No meu ponto de vista poderia haver melhorias gráficas na apresentação dos conteudos assim como maior profusão de fotos e videos, tornando-o mais apelativo ao publico geral”Planos para o futuro, Tomé Coelho falou-nos o que está na calha “Durante o periodo de 2013 e 2014 temos como plano não só fazer uma temporada de corridas internacionais, como também apresentarmos os nossos produtos de restauro nas principais feiras da especialidade em Paris, Essen, Birmingham e Peable Beach. Integrados num plano de projecção internacional das nossas actividades com o fim de atrair novos clientes, eventualmente até para correrem nos campeonatos nacionais.

 

Entrevista de João Raposo – www.velocidadeonline.com

 FABITA1 500x332FABITA2 500x332FABITA3 500x332FABITA4 500x332FABITA5 500x332FABITA6 500x332FABITA7 500x332FABITA8 500x332

 

CLASSIC CUP

 

Classic CUP 2013

 

 

 

No passado dia 26 de janeiro foi apresentada no Hotel Mundial a Classic Cup 2013.
Esta apresentação contou com a presença de muitas dezenas de amantes das provas de regularidade e terá reportagem transmitida na SPORTV no programa "Grelha de Partida", previsivelmente na próxima quarta-feira, dia 6 de fevereiro.
Numa parceria com o Montejunto Rally Clube, o Ferodo Queimado integra a organização, com um Ferodo Queimado Legend a realizar-se por alturas de novembro num dia preenchido em regularidade bem ao estilo do Ferodo!
O Troféu promete ser uma pedrada no charco com provas low cost com a duração de um dia o que é aliciante em altura de grande crise.
Garantido está também um regulamento comum a todas as provas e um teto no valor das inscrições que não ultrapassará  os 175€ + 15€ (seguro) o que oferece aos concorrentes uma previsibilidade de custos.
No que respeita aos percursos,estes serão o garante de grande diversão e prazer na condução e navegação, que atravessam locais de tradição em rallys, como Lousã, Figueiró do Vinhos e Montejunto, entre outros.
Serão admitidos veículos até 31dez90.

Clubes organizadores de provas:
NDML - 23 de março de 2013 - Rally da Primavera
CAACB - 25 de maio de 2013 - Rally Histórico Vila da Sertã
CAC - 20 de julho de 2013 - Rally Histórico Serra da Lousã
ACT - 14 de setembro de 2013 - Rally cidade de Tomar
FQ/MRC - 23 de Novembro de 2013 - FERODO QUEIMADO LEGEND


Os premiados serão bastantes já que à partida existem troféus a distribuir por:
Em cada prova
Até ao 5º piloto e navegador da Classificação Geral
Até ao 3º piloto e navegador de cada classe
Ao 1º Team

Na Classic Cup
10 primeiros pilotos e navegadores da Classificação Geral
3 primeiros de cada categoria na classificação geral
Primeira equipa feminina
 
Diploma para presentes na Gala de entrega de prémios.
 
Taça LOCATEL – 3 melhores Teams (prémio particular)
 
Troféu Revista VINTAGE – melhor piloto e navegador < 30 anos (prémio particular)
 
Trofeu Revista TOPOS & CLASSICOS – 3 últimos pilotos e navegadores pontuado (prémio particular)

Mais informações sobre esta Cup, serão disponibilizadas aqui no blog, na Taberna do Ferodo Queimado presença obrigatória na III Expoclássicos do Cartaxo no fim de semana de 9 e 10 de fevereiro de 2013  e brevemente no sitio da internet do promotor em:http://www.classicclube.com

Aproveitamos também para felicitar o AUTOMÓVEL CLUBE DE TOMAR e o CLUBE DE AUTOMOVEIS ANTIGOS DE CASTELO BRANCO por terem visto concluído o processo de admissão á FPAK!
 
Contamos com todos os tertulianos para colorir com os seus clássicos as estradas do País!
-- 
http://ferodoqueimado.blogspot.com
Facebook
Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar " target="_blank" style="color: rgb(17, 85, 204);"> Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar

 

N SEGUROS COMEMORA CINCO ANOS

 

N Seguros comemora 5 anos e oferece descontos em todos os seguros automóvel

 

Para celebrar o seu quinto aniversário, a N Seguros oferece

27% de desconto em todos os Seguros N Auto, entre os dias 1 e 8 de Fevereiro.

 

N Seguros Aniversário_3A N Seguros comemora, em Fevereiro, o seu quinto aniversário. A Seguradora Directa do Grupo Montepio faz um balanço positivo destes cinco anos de actividade, contando com uma equipa jovem e dinâmica, um crescimento sustentável e uma carteira de clientes rentável. «Ao longo destes primeiros cinco anos reforçamos as medidas de eficiência e de melhoria da qualidade de serviço, ao mesmo tempo que salvaguardamos o crescimento da empresa. Para isto, contamos com o empenho, a criatividade e a energia de uma equipa jovem e extremamente dinâmica», refere Nuno Serrano, director executivo da N Seguros.

 

A aposta no lançamento de novos produtos segmentados é uma das estratégias da empresa. Desde 2010, a N Seguros já lançou 6 novos produtos. Destes, quatro correspondem a segmentos específicos do mercado automóvel: N Auto Cool para Jovens, N Auto Senior para clientes com 60 anos ou mais, N Auto Woman para o segmento feminino e N Moto. Os outros dois produtos, lançados em 2012, representam a entrada da N Seguros em novos ramos de actividade, nomeadamente, através dos produtos N Protecção (acidentes pessoais) e N Saúde.

 

«A estratégia de crescimento da N Seguros assenta, fundamentalmente, na diversificação e inovação, aliada a uma excelente qualidade de serviço, rigor na seleção do risco e eficiência nos investimentos. Assim, será possível ter uma oferta abrangente mas específica para cada tipo de cliente. Por outro lado a aposta na qualidade, acessibilidade e simplicidade são factores chave de sucesso», acrescenta Nuno Serrano.

 

A curto e médio prazo a N Seguros continuará a aumentar a sua oferta ao nível de novos segmentos para o ramo automóvel e do lançamento de produtos noutros segmentos.

 

Para comemorar o seu 5º aniversário, a N Seguros lançou uma campanha que vai ao encontro de todos os condutores, tendo em conta as suas necessidades específicas. Por isso, de 1 a 8 de Fevereiro, na aquisição de qualquer seguro automóvel – N Auto Cool, N Auto Woman, N Auto Senior, N Auto Start ou N Auto Top, a N Seguros oferece 27% de desconto, reforçando também assim a presença da marca juntos dos consumidores.

 

NOVOS RENAULT SCENIC

 

NOVOS RENAULT SCÉNIC E GRAND SCÉNIC: APOSTA NA SEDUÇÃO E NA “ENERGIA”

 

Ao mesmo tempo que revela o Scénic XMOD, a Renault apresenta a renovação da sua gama de monovolumes compactos com os Novos Scénic e Grand Scénic que adoptam a nova face dianteira, símbolo da renovação do design da Renault.

A família Scénic irá dispor das últimas evoluções da gama de motores Energy que apresentam uma redução de 15% nos consumos de combustível.

Os Novos Renault Scénic e Grand Scénic serão apresentados, tal como o Scénic XMOD, no Salão de Genebra em Março próximo.

 Novo Grand_Scnic_500x332Novo Scnic_500x332Scnic e_Grand_Scnic_-_Interior_500x332

 

AUTOMOBILISMO EM ANGOLA

3º Rali CFAO Luanda - Classificações Finais

 

 

 

Terminou bem o 3º Rali CFAO Luanda 2013 pois todo o programa foi cumprido e não houve acidentes.

31 inscritos e 28 presenças em prova.

Estreia nacional de 4 buggies.

Estreia do Team Chupa Limão só com 2 pilotos.

Estreia da TDA que apoiou o Vuty em força. Esperemos que a TDA olhe para os ralis não só nas motos mas também nos jipes e pick ups.

Trevotech Racing inscreveu 4 pilotos.

Kambas Racing Team vieram do Lubango com 2 viaturas bem como o Sandro Dias.

Team Tropicália com 3 buggies vindos do Namibe.

Team Velo inscreveu 5 pilotos.

Nenhum piloto do Team Social chegou ao fim.

A apresentação no Belas Shopping foi aproveitado por muito poucos concorrentes.

Nota negativa para a Policia Nacional e INEMA que não corresponderam aos pedidos da organização.

Algumas, poucas, falhas dos jovens controladores que vieram mais uma vez do Sumbe.

Nota negativa da organização por não ter carro 0 e carro 00.

Mais uma vez a MEDLINE esteve presente e em força.

 

As Classificações Finais

 

Classe M

1º Trevotech Racing - José Mira - KTM SX 450 - 1:54:29

2º TDA Paixão Automóvel - Helder Coelho Vuty - Honda CRF 450 - 1:56:49

3º Trevotech Racing - Cristiano Mira - KTM SXS-F 250 - 2:04:40

4º Team Velo - Sérgio Dias - Aprilia RXV 450 - 2:30:08

5º Team Chupa Limão - Bruno Castro - Honda CRF X 450 - 3:00:00

 

Vuty fez tudo para acompanhar o Cota Mira mas vai ter que evoluir a mota.

Bom desempenho do jovem Cristiano que correu com uma 250cc.

 

Classe Q

1º Trevotech Racing - Miguel Cardoso - KTMCLX 525 - 2:27:11

2º Pirline Road Team Angola - Hamilton Gonçalves - Yamaha Raptor 700 - 2:39:22

 

Inicio promissor para estes pilotos cumprirem um bom campeonato.

 

Classe E1

1º Team Tropicália - Carlos Maio - FBF 1100 turbo - 2:27:04

2º Team Tropicália - Edwin Santos - FBF 1100 turbo - 3:29:26

 

Estreia absoluta destas novas máquinas e com este resultado vai concerteza aumentar o ânimo destes pilotos.

 

Classe E2

1º Semba Racing Team - Márcio Ruivo - Polaris RZR 900 - 2:09:04

2º Team Solum - João Lota - Polaris RZR 800 - 2:17:44

3º Kambas Racing Team - Fábio Brunido - FBF Racer 1300 - 2:22:40

4º Bruno Morais - Polaris RZR 800 - 2:23:47

5º Trevotech Racing - Silvia Pereira/Jorge Vargas - Polaris RZR 900 - 2:26:53

 

Márcio beneficiou da desistência do Rodrigo na última Especial, que dominou deste o principio, o que vai tornar o campeonato muito mais competitivo.

Prémio especial para o João Lota que levou o 800 ao pódium.

Fábio levou o difícil FBF ao lugar mais baixo do podium.

Bruno ainda não tem o 800 direito depois do acidente do Huambo mas serviu para se divertir.

Sílvia andou melhor que nunca.

Azar para a Débora que desistiu a duas especiais do fim.

 

Classe TT

1º GTRadial Rally Team - Romulo Branco - Mazda BT 50 - 2:05:29

2º Team Cargo - Maló Almeida/João Paulo - Jeep Wrangler 3.8 - 2:23:06

3º SRT - Jorge Pires/Henrique Pires - Jeep Wrangler 4.0 - 2:38:42  

 

Maló voltou a fazer tudo para se chegar ao Romulo mas vai ter que esperar que chegue a Isuzu.

 

ZANG1 500x332ZANG2 500x332ZANG3 500x332

 

Próximo rali será no Namibe no fim de semana de 9 e 10 de Março. Dia 8 é feriado.

 

 

CONVIDADO HONDA DO MÊS

 

Convidado do Mês – Ana Varela
Ana Varela é a Convidada Honda para o mês
de Fevereiro.
De forma gradual, esta jovem actriz tem vindo
a ganhar protagonismo no panorama nacional.
Com estreia em televisão através da
personagem Clara, na série T2 para 3
Remodelado, Ana passou posteriormente pela
série de grande sucesso juvenil Morangos com
Acúcar – Geração Fame, na qual personificou
a personagem Isabel.
Com formação em Técnicas de
Representação, Interpretação para TV, Dança
e Canto, a actriz participou posteriormente nas
produções televisivas Amigos para sempre,
Pai à Força e Família Mata. Actualmente,
encontra-se a participar nas gravações da série Sinais de Vida, que estreou recentemente na RTP1.
Com um percurso multifacetado, Ana Varela tem actuado em diversas campanhas publicitárias mas também
em cinema e peças de teatro onde, já e

No mês de Fevereiro, a actriz irá utilizar o novo modelo Honda Civic no seu dia-a-dia. A gama Civic, foi reforçada,
já este ano, com a chegada da nova versão 1.6 diesel de 120 cv, capaz de conciliar prazer de condução e consumos
de combustível muito económicos (3,6 L/100km).VARELA 500x332

 

RETA OFERECE NOVO SERVIÇO DE PNEUS

 

RETA OFERECE NOVO SERVIÇO DE PNEUS

 

Reta – Serviços Técnicos e Rent-a-Cargo S.A. disponibiliza, a partir deste mês, novos serviços de pneus, com uma oferta mais alargada e integrada, criada para dar resposta às necessidades dos clientes, no Centro de Assistência Técnica do Carregado, em Lisboa.

 

Os novos serviços incluem uma nova secção dedicada à venda de pneus multimarca, novos e recauchutados, serviço de montagem, calibração de rodas, alinhamento de direções, equilíbrio estático e dinâmico de rodas, verificação de variação de força e excentricidade e reparação de furos.

 

O alargamento da gama de serviços existente permite aos condutores melhorar a segurança dos veículos, em especial no inverno, para enfrentar a chuva, o frio e o gelo, que aumentam a imprevisibilidade das condições na estrada.

 

core business da Reta compreende a manutenção e reparação, venda e aluguer de semirreboques e aluguer de curta duração de tratores. A empresa conta com uma rede de Centros de Assistência Técnica, estrategicamente localizados e com boas acessibilidades, nas localidades do Carregado, Vila Nova de Gaia e Perafita.

 

 RETA -_NOVO_SERVIO_DE_PNEUS_500x332

 

MAIS NOVIDADES DA EXTREME SAILING

A dupla dinâmica dinamarquês de Rasmus Kostner & Jes Gram-Hansen estão de volta em 2013 como co-skippers da SAP Extreme Sailing Team! Leia o mais recente da equipe, como estabelecem suas metas para o ano à frente 
The dynamic Danish duo of Rasmus Kostner & Jes Gram-Hansen are back in 2013 as co-skippers of @[342237765837025:274:SAP Extreme Sailing Team]! Read the latest from the team as they set out their goals for the year ahead 
<a href=

 

ANTÓNIO NOGUEIRA DIVULGA PROJECTO PARA 2013

 

ANTÓNIO NOGUEIRA DIVULGA PROJECTO PARA 2013

 

A equipa da AMNSport esteve no passado sábado em testes no circuito Vasco Sameiro em Braga, onde o camião da equipa transportou os três Porsche, que estiveram em pista com António Nogueira e o seu sobrinho Luis Anjos ao volante.Sobre este teste, António Nogueira fez-nos um balanço “ correu bem, foi muito importante termos rodado, pois no caso do Porsche GT 3 R, após a prova de Barcelona, em que fomos tocados, tivemos de proceder a afinações do carro, e em Braga contei com a presença dum engenheiro da Porsche, que em conjunto com a equipa irá colaborar esta época, esperando assim conseguir maior desenpenho do carro.Por outro lado, como já não andava há mais de dois meses, aproveitei para rodar, mas confesso que ao final do dia já estava um bocado fatigado.Depois em relação ao Porsche 997, o problema que ele se debate é que corta a partir das cinco mil rotações, mas  pelos vistos isto  está solucionado, e o carro teve em pista um melhor desempenho, e agora penso que finalmente está em condições de poder competir”.

 

 

 

Mas a grande novidade destes testes, foi logo contada pelo piloto da AMNSport” o meu sobrinho esteve em pista com o Porsche GT 2, rodou durante muito tempo para se adaptar à condução do mesmo, e correu tudo muito bem, até que teve de parar, pois chovia, e ele estava a rodar de pneus slicks..., mas foi um teste muito positivo, e para já ele irá participar com o Escort em provas de clássicos, e possivelmente com este Porsche, mas para já o que está resolvido é a sua participação nos clássicos”, disse-nos.

 

 

 

Sobre a época que se avizinha, a AMNSport irá uma vez mais estar presente em diferentes frentes, como António Nogueiraexplicou-nos “ em relação ao Porsche GT 3 R , eu sempre mostrei a minha oposição a fazerem em Portugal provas com três horas de duração, pois para todos os efeitos vai-se gastar muito mais dinheiro em pneus, combustivel, e depois não nos podemos esquecer da manutenção do carro, que também tem os seus custos.Sempre fui a favor de como se fez no ano passado, uma corrida de uma hora no sábado e outra no domingo.Para Portugal, querem agora fazer provas de duas horas, e aqui em principio farei provas com o Pedro Salvador, havendo ainda a possibilidade do António Coimbra fazer também, mas isso vai estar dependente da sua prenchida agenda” Mas as novidades não se ficam por aqui “ estou a ser pressionado para alugar o Porsche 997, por isso estive em Braga a testar o mesmo, as negociações ainda estão a decorrer com um conhecido piloto, espero dentro de pouco tempo poder anunciar o seu nome “.Em relaçãos clássicos” irei fazer toda a época com o Ford Capri, e o meu sobrinho Luis Anjos irá correr com o Ford Escort.Depois tenho neste momento a acabar de ser revisto o Rover 3500 TWR, com que irei correr no novo campeonato de clássicos”.Em relação ao Campeonato Nacional de Montanha “ para já não irei fazer a época completa, aquilo que tenho previsto é estar presente em três ou quatro provas, ainda não sei quais serão, no entanto tive a informação que pretendiam alterar regulamentos, tenho de ver o que foi feito, e depois irei anunciar em que provas é que estarei presente.Em relação ao meu sobrinho para a Montanha nada está ainda definidio, mas será uma hipótese.O mesmo se passará com o Dr.Carlos Cerca, que irá estar presente  com o Porsche GT 2, ou mesmo com o Audi, nas provas em que eu alinhar”

 

 

Em termos internacioanis,  a AMNSport pretende fazer duas ou três provas com o Porsche GT 3 R, como nos explcou “ está nos meus planos participar em duas ou três provas do Open GT, ainda não sei quais, e para me acompanhar será o António Coimbra e o Pedro Salvador, vamos lá ver se a agenda do Coimbra permite”.

 

Em suma toda a “frota” de competição da AMNSport estará em prova esta época, esperando que a equipa ganhe muitas provas, e tenha os maiores sucessos desportivos.NOG1 500x332NOG2 500x332NOG4 500x332NOG5 500x332

 

PEUGEOT PATROCINA GOLF EM 2013

 

Peugeot patrocina golfe nacional em 2013

Parceria com Federação Portuguesa de Golfe foi renovada

A Peugeot Portugal acaba de renovar a sua associação ao golfe nacional, mantendo-se como

Patrocinador Oficial da Federação Portuguesa de Golfe. Dará assim nome ao Campeonato

Nacional Absoluto Peugeot, à Viatura Oficial da Federação e apoiará o importante Projecto de

Desenvolvimento Juvenil, que este ano prosseguirá, apadrinhado por Ricardo Santos e Pedro

Figueiredo, as duas maiores estrelas do golfe português da actualidade.

Ao associar-se, ao mais alto nível, a uma modalidade reconhecida pelo desportivismo,

integridade, honra e dignidade, a Peugeot procura reforçar o seu posicionamento como Marca

de prestígio. Trata-se, na realidade, de dar continuidade a uma frutuosa relação já iniciada

em 2012.

A marca automóvel francesa tem uma tradição pioneira de apoio ao golfe, desde que Jean

Pierre Peugeot criou o primeiro Golfe de empresa, em 1929. Entre outros, durante 14 anos

foi parceiro oficial no Peugeot Open de França, o mais antigo torneio do European Tour

jogado na Europa Continental.

A ligação ao golfe faz-se também através da edição de um dos mais reputados guias

mundiais de campos de golfe, o Peugeot Golfe Guide. Desde 2004, a Peugeot organiza o

Peugeot International Pro Am e, mais recentemente, iniciou a prova amadora Peugeot Golf

Tour. Portugal é um dos países que, em 2013, integram este evento desportivo.

O Projecto de Desenvolvimento Juvenil

Este programa de formação juvenil, designado Drive, arrancou em 2012. É objectivo da F.P.

de Golfe divulgar a modalidade, promovendo uma aproximação entre escolas e clubes de

Golfe. O projecto está pensado para o período 2013-2016, coincidindo com o ciclo olímpico,

numa altura em que o golfe reentra nos Jogos do Rio de Janeiro.

D

A Peugeot uniu-se a este projecto para fazer crescer o golfe em Portugal - que possui

características ideais para a prática desta modalidade - e apoiar os clubes na captação de

novos jovens talentos, através da cedência de um Peugeot Expert Tepee de 9 Lugares para

apoio às acções do programa.Peugeot FPG_1_500x332Peugeot FPG_3_500x332

 

TEAM NOVA DRIVER

 

 Fãs do Team Novadriver,

 

Esta foi uma semana de bastantes e frescas novidades sobre os planos de 2013 da equipa. Com sabem, podem seguir tudo o que se passa a par e passo na página oficial do Facebook do TEAM NOVADRIVER. Abaixo seguem os links para visualização de noticias, fotos, e vídeos sobre tudo o que se passou recentemente. Obrigado pela atenção! // This last week has been a very busy period about fresh 2013 TEAM NOVADRIVER  Season NEWS! As you might know, you can follow everything that happens in the team by visiting TEAM NOVADRIVER´s Facebook page. Below are the links to visualize press news, photos and videos about what happened recently within the Team. Thanks for your attention! 

 

Fantástico Vídeo TEAM NOVADRIVER de balanço 2012 // Fantastic TEAM NOVADRIVER´s Video about 2012 Season Round up:www.novadriver.net (Clique apenas no link que o video começa automaticamente // Just click on the link that the video comes automatically)

 

Comunicado de imprensa de apresentação 2013//2013 Team Project Press Release : http://www.facebook.com/notes/team-nova-driver-total/temporada-2013-team-novadriver-em-portugal-e-no-campeonato-internacional-fia-gt-/588352867847503

 

Galeria de imagens de festa de apresentação 2013 // 2013 Team Presentation Photo Gallery : http://www.facebook.com/media/set/?set=a.507237949326526.131858.104475076269484&type=1

 

Reportagem SPORTTV sobre evento de apresentação 2013 // SPORTTV Television Report about 2013 Presentation Event :http://www.facebook.com/photo.php?v=535112916523535

 

 

 

AUTOMOBILISMO EM ANGOLA

 

FOTORALI

2013

CONCURSO DE FOTOGRAFIA

REGULAMENTO

O Concurso FOTORALI é uma iniciativa da Organização do Campeonato Angolano
de Rali/Raid, com o patrocínio da Empresa CARGO, que visa promover a Fotografia
na área dos Desportos Motorizados afim de se resgatar a história dos Ralis em
Angola.

O FOTORALI é constituído por 9 concursos correspondentes aos 9 Ralis que se
realizaram durante o Campeonato Angolano de Rali/Raid de 2013.

PARTICIPAÇÃO

O Concurso FOTORALI está aberto a todos os amantes de fotografia profissionais
ou amadores.

REGRAS GERAIS



A inscrição é gratuita.
O tema do concurso é RALI/RAID.
As fotografias deverão ser enviadas para o email: Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar e
terão um email de confirmação de recepção das fotografias.
• As fotografias deverão ser enviadas até quarta-feira seguinte ao Rali
correspondente.
• As fotografias concorrentes têm de ser tiradas durante o Rali correspondente.
• Caso seja necessário o Júri poderá solicitar a comprovação de que a foto se
refere ao Rali em causa.
• Cada participante pode apresentar a concurso até 10 fotografias a cores ou a
preto e branco.
• Cada fotografia, pode ou não, ser acompanhada de uma legenda que conte
a história da mesma (quem, o quê e porquê) mas não pode identificar o
concorrente.
• Se necessário a organização reserva o direito de solicitar os originais das
fotografias concorrentes.

JÚRI

A avaliação das fotografias será efectuada por um júri composto pelo director da
prova, por um representante da empresa Cargo e 2 fotógrafos profissionais.

O júri avaliará as fotografias baseando-se na história da fotografia, na competência
técnica das fotografias e na grelha de critérios e pontuações.

CRITERIOS DE AVALIAÇÃO

IMPACTO VISUAL - Beleza da imagem e o sentido de oportunidade no
momento em que a fotografia foi captada.

CRIATIVIDADE E INOVAÇÃO - Originalidade e a perspectiva da fotografia.

ESPETACULARIDADE DESPORTIVA - Expressão do movimento captado na
fotografia.

TECNICA - Enquadramento e técnicas utilizadas na fotografia.

ÁREA ENVOLVENTE - Envolvimento entre o objecto da fotografia e a área
envolvente.

FOTO Nº

1

CRITÉRIO
3

2

TOTAL PONTOS

4

5

As fotografias vencedoras e a grelha de critérios de pontuação serão publicadas no
FORUM ANGOLAOFFROUD e na página do concurso no FACEBOOK, assim como
os resultados do concurso e as restantes fotografias concorrentes até quinze dias
após cada Rali.

ESPECIFICAÇÕES DA FOTOGRAFIAS

Aceitam-se imagens no formato JPG com ficheiros não inferiores a 1Mg e não

superiores a 2Mg.

Não são permitidas as seguintes modificações nas fotografias:

Adicionar  às imagens bordos, molduras digitais ou fundos

• Assinaturas, marcas de água ou licenças de utilização das fotografias

participantes

Adicionar ou remover elementos das fotografias

Usar filtros artísticos

São permitidas as seguintes modificações nas fotografias:

“Cropagem” se necessário desde que o formato rectangular se mantenha

Remoção de “olhos vermelhos” originados pelo uso de flash e pontos de pó ou

sujidade do sensor da câmera

Melhoramento como Autofix, Quickfix ou Autolevels

O uso de funções correctivas para melhorar o aspecto natural das fotografias

como níveis de contraste, brilho, curvas, intensidade, tons, saturação,

luminosidade, balanço de cor, balanço de brancos, cor e matizes

O júri terá a responsabilidade exclusiva de avaliar se as modificações são

admissíveis ou não.
A organização do concurso reserva-se o direito de utilizar as fotografias
concorrentes para acções promocionais não lucrativas. Nas publicações será
salvaguardada sempre a indicação do autor das fotografias.

Os casos omissos do presente regulamento serão resolvidos pelo júri.

PRÉMIOS

Os prémios a atribuir são os seguintes:
 

1º Prémio - KZ 70.000,00

2º Prémio - KZ 50.000,00

3º Prémio  - KZ 30.000,00

2 Menções Honrosas

Os prémios serão entregues na distribuição dos prémios do Rali seguinte.

Os prémios referentes ao ultimo Rali serão entregues aquando da entrega dos

prémios finais do Campeonato Angolano de Rali/Raid.

Aos participantes serão atribuídos certificados de Participação.

No sentido de motivar novos participantes ao concurso e de criar oportunidade

aos concorrentes com menos habilidades técnicas e equipamentos, os prémios e

menções honrosas não serão acumuláveis.

Um concorrente cujo duas fotografias incorporem os cinco primeiros classificados só

receberá o prémio da sua melhor classificação.

 

REBELO MARTINS TESTA LMP 2

 

João Rebelo Martins

Última paragem: Le Mans

 

João Rebelo Martins esteve esta quinta e sexta-feira no circuito francês de Paul Ricard, com o propósito de experimentar o protótipo Oreca LMPC, um LMP2 que serve de base ao troféu e que a marca organiza juntamente com algumas provas do WEC.

A presença de Rebelo Martins em França, um convite da francesa Oreca e um investimento da Roadgalaxy, visou conhecer, juntamente com uma equipa altamente credível, as reais capacidades do piloto e quais os pontos a melhorar. Esta análise serviu para traçar um rumo que tem por objectivo a sua participação nas 24 horas de Le Mans, a partir de 2016.

Para o piloto, “ Le Mans é um sonho de criança e sinto que estou mais perto de o alcançar” embora, diz ainda, “o caminho a percorrer seja longo e dependa de muitos factores para além das minhas capacidades de condução”.


REB1 500x332reb2 500x332

 

3ª EXPOCLASSICOS DO CARTAXO

 

Este mês de fevereiro realiza-se nos dias 09 e 10, no Cartaxo, a III Expoclássicos do Cartaxo, certame onde o Ferodo estará como habitualmente presente,desta vez na versão taberna em 2 rodas!!

Esta edição  da Expoclássicos conta também com as meninas da Valvoline e a presença confirmada de Veloso Amaral e o seu Clan Crusader com que corre no campeonato de velocidade de clássicos.

 

Para animar, o jantar de tertulia do mês de fevereiro realiza-se no sábado dia 09 no Cartaxo.

 

As inscrições serão aceites pelas vias habituais e deixamos desde já o convite para estarem presentes nesta Expoclássicos e encostarem a barriguita ao balcão da Taberna do Ferodo, uma taberna de clássicos mais clássicos que a Ginjinha do Rossio!

 

Oportunamente será revelado o local para o jantar e a hora deve mesmo ser a habitual das 19h30!!

Saudações tertulianas!

 

VETTEL REJEITA FAVORITISMO A MAIS UM TITULO

Vettel rejeita favoritismo a um quarto título

 

Vettel defendeu que «os melhores pilotos estão nas melhores equipas».

Vettel rejeita favoritismo a um quarto título
O tricampeão mundial de Fórmula 1, o alemão Sebastian Vettel, rejeitou hoje que seja favorito a um quarto título na competição, admitindo que um dos pilotos mais bem posicionado é seu companheiro na Red Bull, Mark Webber.
A temporada de Fórmula 1 inicia-se no próximo dia 17 de março no circuito de Melbourne, na Austrália, prosseguindo com uma série de 19 Grandes Prémios, que termina no Brasil a 24 de novembro.
«Todos temos as mesmas hipóteses. Vai ser um ano longo, com muitas corridas. Um desafio muito duro espera-nos a todos», afirmou o piloto alemão, que se tornou no primeiro corredor a vencer três títulos com apenas 25 anos.
Perante a insistência das perguntas, o piloto alemão admitiu: «Vai ser difícil de bater o Mark (Webber) e também difícil de bater os outros pilotos e as outras equipas, porque vão dar tudo por tudo para vencer».
Vettel defendeu que «os melhores pilotos estão nas melhores equipas» e, por isso, «é fácil descobrir quem são».
«O Fernando (Alonso) é certamente um deles, o Mark também, o Lewis (Hamilton) também e há outros, mas eu não gosto de nomeá-los», sublinhou o piloto da Red Bull na cerimónia de apresentação do monolugar para a nova temporada.
Na ocasião, o chefe da equipa, Christian Horner, garantiu que «o desejo de vitória é maior do que nunca».
«Ainda somos uma equipa jovem, mas estamos a evoluir e há uma determinação enorme para manter os troféus por mais um ano», assegurou.
Fonte : Sapo Desporto

 

JOAQUIM BERNARDES TESTOU CLIO

 

JOAQUIM BERNARDES TESTOU CLIO

 

 

O piloto da Vila da Feira esteve hoje o dia inteiro em Aguiar da Beira onde num troço  com quatro quilómetros de extensão em terra, esteve a testar o seu Renault Clio, com vista à preparação para o Nacional, que tem a primeira jornada marcada para o penultimo fim de semana deste mês.

 

Depois de terminar os testes, numa altura que começava a carregar o Clio,  Joaquim Bernardes fez-nos o resumo do dia “ depois da revisão feita na época de defeso, foi a primeira vez que andei com o carro, que esteve excelente, aliás superou tudo quanto estava à espera.Por isso estou animado com o desempenho do carro para a primeira prova”.

 

Em jeito de conclusão sobre o teste conclui “ optamos por Aguiar da Beira, num troço de quatro quilómetros, por sinal muito rápido, com um piso muito escorregadio, mas fiquei muito satisfeito com o comportamento do carro, e estou ansioso pela participação no Rali Serras de Fafe, onde vou ter como navegador o conhecido Sérgio Paiva”.

 

 BERNA1 500x332

 

RPMOTORSPORT DIVULGA PROJECTOS

 

RP MOTORSPORT DIVULGA PROJECTOS PARA 2013

 

 

Desde a sua fundação em meados do ano passado, Ricardo Pereira tem dinamizado a sua actividade como preparador, tendo já assegurado para esta época quatro carros que irão participar nas provas de Clássicos, não se sabendo ainda o programa de cada um dos pilotos.

 

Assim Ricardo Pereira começou por nos explicar os seus projectos para a época que se inicia em Março “ neste momento tenho já assegurado a manutenção dos dois BMW do Domingos Sousa Coutinho e do Carlos Barbosa, para além do Lotus  Elan do Alexandre Guimarães, e o Triumph Spitfire de Gama da Rocha.No entanto existe a possibilidade de vir a  preparar  e fazer a manutenção de mais dois carros, no entanto para já não posso ainda divulgar quem são, pois as negociações ainda estão a decorrer”.

 

Sobre os seus objectivos  Ricardo Pereira foi claro “ lutar pela vitória nas categorias em que estes carros estão integrados”.

 

De referir que RP Motorsport está instalada na zona da Maia, junto do aeroporto Francisco Sá Carneiro.RP1 500x332RP2 500x332

 

HONDA CRV

Honda CR-V: Herança e DNA

Eficiente, funcional e capaz.

altA procura do equilíbrio perfeito entre um carro e um SUV influenciou cada elemento do processo de desenvolvimento, incluindo o design exterior. 

Apesar de esta quarta geração ser instantaneamente reconhecida como pertencente à família CR-V, o modelo detém a sua própria identidade distintiva. Em comparação com a anterior geração do CR-V, o novo modelo adopta uma postura mais agressiva e aerodinâmica, com uma carroçaria de linhas fortemente esculpidas e uma frente mais arrojada. As linhas suaves e fluidas do pára-choques dianteiro são unidas pela grelha horizontal de três braços e pelos faróis profundos. A parte inferior do pára-choques dianteiro foi concebida para dar ao carro uma capacidade SUV, com um ângulo de ataque generoso. As luzes traseiras verticais características do CR-V, estreadas no modelo original, ainda permanecem, mas agora com um estilo mais tridimensional. As grandes rodas do CR-V e as suas arrojadas cavas destacam ainda mais a presença e as capacidades do veículo. O CR-V foi concebido como carro global mas a versão para a Europa apresenta uma série de requintes exteriores desenvolvidos especificamente para este mercado. A revisão efectuada no pára-choques dianteiro destaca a atracção dinâmica, e as luzes diurnas de presença dianteira e traseira de LEDs contribuem para a elegância do veículo.

A posição do pára-brisas avançou 60 mm relativamente ao comprimento total do carro. Como resultado, o tamanho do compartimento do motor foi reduzido.

O reposicionamento do pára-brisas e o novo design do capot produziram um segundo benefício. A área da frente do carro que não se vê do lugar do condutor foi reduzida, o que melhora a visibilidade e torna o CR-V mais fácil de manobrar. Um aumento de 10 mm nas regulações do volante e da altura do banco assegura a posição ideal de condução a um leque mais alargado de condutores.

A sinergia entre formato e função desempenhou um papel fundamental no desenvolvimento de todas as gerações do CR-V e esta mais recente geração não constitui uma excepção. A ampla área envidraçada revela o seu habitáculo espaçoso. 

Com os bancos traseiros rebatidos, a capacidade da bagageira do CR-V aumentou 148 litros, para 1.648 litros. O comprimento de carga foi aumentado em 140 mm, para os 1.570 mm, enquanto a altura do bordo de carga foi reduzida em 25 mm, facilitando as operações de carga de objectos pesados ou de formato irregular. Agora, a bagageira do CR-V pode acomodar duas bicicletas de montanha ou quatro conjuntos de tacos de golfe. 

O sistema de acesso sem chave e a porta eléctrica da bagageira (exclusiva do CR-V para a Europa e apenas disponível em determinadas versões) aumenta a funcionalidade. 
A nova geração Honda CR-V eleva a fasquia em termos de comportamento, segurança e ergonomia. Para além disso, possui agora um design mais moderno, mais qualidade e mais espaço, sendo de realçar a sua capacidade de bagagem, que se viu aumentada em 65 litros, contabilizando agora 1.146 litros (com os bancos traseiros para baixo) Foi introduzido também o sistema de rebatimento dos bancos num movimento único que melhora assim a versatilidade deste modelo.

MOTORIZAÇÕES

Estarão disponíveis 2 motorizações que receberam melhorias significativas em termos de consumos e emissões. Todas a motorizações contam também com paragem automática ao ralenti

2.0 i-VTEC gasolina de 155cv

2.2 i-DTEC diesel de 150cv

Grande novidade nesta geração, é também a introdução de uma versão 2WD, para já apenas acessível com a motorização a gasolina.

VERSÕES, EQUIPAMENTOS e PREÇOS

O Novo Honda CR-V apresenta-se em 5 versões distintas


2.0 i-VTEC 2WD Active 27.100€
2.0 i-VTEC 2WD Active Top 28.900€
2.2 i-DTEC 4WD Elegance 42.900€
2.2 i-DTEC 4WD Lifestyle 45.900€
2.2 i-DTEC 4WD Executive 48.900€

(As versões Active e Active Top são versões especiais de lançamento. Os preços indicados não incluem pintura metalizada nem despesas de logística e preparação).

Elegance e Active Top


Jantes em liga leve de 17”, volante em pele multifunções, ar condicionado automático bi-zona, ficha USB e Aux, VSA e TSA. Sensores de estacionamento, câmara de estacionamento traseiro, Bluetooth, i-MID e Assistência ao arranque em subida.

Lifestyle


Adiciona ao equipamento descrito para as versões de entrada - Faróis bi-xénon, sistema de suporte de máximos, luzes de curva activas e soleiras de porta iluminadas. Estofos em pele e alcântara, sistema de áudio premium, vidros escurecidos, jantes em liga leve de 18” e barras de tejadilho.

Executive

Adiciona ao equipamento do Lifestyle - Estofos em pele e tecto panorâmico, novidades, regulação eléctrica dos bancos com memórias no lado do condutor, sistema de arranque inteligente sem chave e portão da bagageira com abertura eléctrica.




Honda CR-V (1) Honda CR-V (2)

 

AMNSPORT ESTEVE ONTEM EM BRAGA

AMNSPORT ESTEVE ONTEM EM BRAGA

 

António Nogueira esteve o dia de ontem no circuito vasco sameiro em Braga, onde steve a treinar com os seus três Porsches.Assim a  principal novidade foi que o seu sobrinho teve pela primeira vez contacto com um dos Porsche GT 2, na qual sobre as instruções de Nogueira foi evoluindo a sua condução.Por outro lado, António Nogueira esteve a rodar com o Porsche 997 e o GT 3 R.Em conversa disse-nos " com uma paragem de dois meses, hoje domingo, estou estourado, quase não me posso mexes, os meus braços e musculos estão doridos, vou aproveitar o dia de hoje ao máximo para descansar", disse-nos.NOG1 500x332NOG2 500x332NOG4 500x332NOG5 500x332

 

REFORÇO DA HELLA

Hella reforça a sua linha de iluminação para os automóveis do mercado português

A empresa tem mais de 26.000 referências de produtos em iluminação, electrónica, electricidade e termo-controlo.

altA Hella, fornecedor global para a indústria automóvel, acaba de apresentar a sua gama de produtos de iluminação em Portugal com o objetivo de tornar mais acessível toda a sua gama às oficinas e profissionais portugueses. Desde o passado mês de maio que a empresa tem uma delegação própria em Lisboa para impulsar o desenvolvimento do mercado pós-venda no país.

Desta forma, a Hella, que oferece mais de 26.000 referências de produtos entre as suas quatro linhas de negócio – iluminação, electrónica, electricidade e termo-controlo - impulsiona uma das suas áreas emblemática na qual se destacam os seus faróis, farolins, reflectores, sistemas de cabos, rotativos, ajustadores de faróis ou lâmpadas, entre outros produtos.

Assim, a empresa que foi pioneira no desenvolvimento da última tecnologia em xenón, bixenón e agora em LED, põe á disposição dos distribuidores portugueses todas as suas novidades em iluminação, desenhadas com o objetivo de garantir a eficiência energética e a segurança ao volante.

Neste sentido, menção especial merecem os seus faróis de iluminação diurna LEDayLine, recomendados para uma condução diurna pela sua poupança e similitude com a luz natural. Precisamente, a Hella acaba de acrescentar recentemente a esta gama os novos farolins LEDayLine 15, LEDayLine 30 e LEDayFlex II.

Também, a companhia dispõe de faróis inteligentes, através da sua tecnologia Varilis, que permite ajustar de maneira automática a iluminação às situações e diferentes condições luminosas que se produzem na estrada. Este tipo de tecnologia também está presente nos faróis especiais para curvas, Dynaview e DynaBeam que multiplicam por dois a visibilidade do condutor. 

A gama de iluminação da Hella é universal visto que não só se distribui no mercado de peças de substituição livre mas também no de equipamento original (de série) e está disponível para automóveis, veículos industriais e autocarros.

É desta forma que a colaboração da Hella com os grandes fabricantes de automóveis serviu como reconhecimento por exemplo na Galeria de Inovação no passado salão da Motortec Automechanika Ibérica, onde foi galardoada pelo seu farol inteligente desenhado 100% LED para o Audi A8. Também, a empresa impulsou este ano a popularização desta tecnologia - até agora só acessível em segmentos premium - para aqueles modelos da gama média como o último A3 da marca alemã.

Desde 2012 que a empresa opera diretamente com os distribuidores portugueses desde a sua sede em Lisboa, beneficiando-se assim do apoio logístico e técnico, a gestão de garantias, o serviço, a formação e o know how acumulado nos seus quase cinquenta anos de presença no mercado aftermarket do resto da península Ibérica.




Hella

 

NUNO GUIMARAES AUSENTE DA MONTANHA EM 2013

NUNO GUIMARÃES AISENTE DA MONTANHA EM 2013

 

Nuno Guimarães, que nas ultiumas época tem participado de forma assidua no Campeonato Nacional de Montanha ao volante dum Mazda MX 5, para esta época tudo indica que irá parar, como nos explicou " tenho problemas na coluna e vou sofrer dentro de algum tempo uma intervenção cirurgica, por isso tudo indica que irei ficar parado esta época, para resolver este problema duma vez por todas".

 

Em relação ao seu irmão JoãoNUNI1 500x332NUNI2 500x332 Guimarães, sabemos que irá fazer algumas provas esta época,não se sabendo em quais irá marcar presença.

 

MAIS NOVIDADES NOS SPORT PROTOTIPOS

NOVIDADES NOS SPORT PROTOTIPOS

 

O Campeonato de Portugal de Sport Prototipos aos poucos está a mexer-se.Assim hoje  estão no Algarve no track day que está a decorrer estão em pista o Norma M 20 de João Calado Luis e mais uma equipa belga, que irá participar com um Radical SR 3.

 

Mas a grande novidade é a participação duma equipa da Parkalgar com um Radical SR 3, não se sabendo para já quem irão ser os piltoos envolvidos no projecto.

 

POr outro lado a equipa espanhola da Speed Factory, já confirmou a participação no campeonato português com um Radical SR 5, e será conduzido por Van PuTORQUEtten e Verbeeten.

 

RUI AZEVEDO EM DUAS FRENTES?

RUI AZEVEDO EM DUAS FRENTES?

 

Pelos vistos Rui Azevedo poderá esta época estar a correr em duas frentes distintas.Assim tudo se conjuga para que volte com o seu competitivo Ford Escort aos Clássicos 1300, e soubemosRUI1RUI2 500x332 que o piloto está a construir um Toyota Satrlet para a sua filha poder participar.

 

AUDIENCIAS NO WTCC

 

AUDIÊNCIA WTCC ultrapassa a marca de 500 MILHÕES


Missão cumprida! Meta mais ambiciosa WTCC para a temporada passada foi para quebrar a sua audiência de TV recorde e ultrapassar os 500 milhões de espectadores em todo o mundo


Esse objetivo foi atingido, de acordo com o relatório final emitido pela IFM, a Alemanha empresa de pesquisa de esportes. 
Em 2012, 144 canais de TV transmitidos pelo menos um dos eventos de WTCC e este foi de 1081 horas de horas de emissão. 
Um total de 512 milhão de espectadores assistiram WTCC na TV, o que representou um aumento de 12% em relação a 2011 figuras. 
Ulrich Lacher, Managing Director da IFM, explicou: "Apesar da Olimpíada e Euro 2012, WTCC - ao contrário de muitas outras séries - aumentou em audiências e impacto global novamente . Ele mostrou um aumento saudável, continuando a tendência de anos anteriores. Achamos que a crescente popularidade é um resultado da distribuição de TV bom da série, que se expandiu para além . pan-continentais emissoras como a Eurosport e Star Sports "
Antonios Argyropoulos, Chefe de Mídia Distribuição de Direitos, Eurosport Events, comentou: "WTCC alcançado outro recorde e ultrapassou a marca de meio bilhão de telespectadores. Cobertura do campeonato TV incluído programação regular na Europa, nas Américas, Japão e regiões da Ásia-Pacífico através de 144 emissoras e chegou a 180 países ao redor do mundo. Isso provou que WTCC não é apenas um show esportivo de entretenimento, mas também uma plataforma de comunicação poderoso, graças a programas de qualidade e de cobertura de televisão extensa. "
audi

 

GOODYEAR EMPRESA INOVADORA

Goodyear nomeada como empresa inovadora pela Thomson Reuters 2012

Este é o segundo ano consecutivo em que a Goodyear vê os seus sucessos reconhecidos pela Thomson Reuters.

altA Goodyear foi nomeada uma das empresas do Top 100 Global Innovator da Thomson Reuters 2012. Este é o segundo ano consecutivo em que a Goodyear vê os seus sucessos reconhecidos pela Thomson Reuters, que premeia as organizações com base numa série de parâmetros próprios e métricas próprias para identificar as empresas e instituições que lideram a atividade inovadora no mundo.

“Este reconhecimento é a maior prova de que a Goodyear continua o seu trajeto como líder em inovação na indústria dos pneus”, declarou Joseph Zekoski, diretor de tecnologia. “Com avanços tecnológicos como a tecnologia AMT, a Goodyear mantém a sua liderança com produtos inovadores que os consumidores necessitam e desejam”, acrescenta.

“A inovação é a base para a prosperidade económica e o avanço tecnológico”, declarou David Brown, diretor geral da Thomson Reuters IP Solutions. “Felicitamos as empresas e diretores que integram o Top 100 da Thomson Reuters para 2012, reconhecendo o seu importante papel nos êxitos da inovação de hoje e do futuro”, conclui.

A Thomson Reuters é uma das fontes de informação líderes para as empresas e profissionais nos mercados financeiro, legal, impostos e contabilidade, saúde e ciência. 



Goodyear

 

PILOTOS COM RADICAIS PODEM TER APOIOS

PILOTOS COM RADICAIS PODEM TER APOIOS

 

Nada está ainda confirmado, mas os piltoos que têm Radicais e que vão correr no novo Campeonato de Sport Prototipos, poderão vir a usufruir de prémios monetários, que asism poderão ajudar a compor os seus orçamentos.Nada está ainda confirmado, pois foi a Torque que apresentou o projecto junto dos responsáveisrad 500x332 da Radical em Inglaterra, e agora tem de se aguardar uma resposta para ver se este projecto vai para frente.

 

RETORNO DA RAMPA SERRA DA ESTRELA?

RETORNO DA RAMPA DA COVILHÃ?

 

Esta semana um jornal local da Covilhã, afirmava que estava tudo garantido que que o Nacional de Montanha voltasse de novo à rampa Serra da Estrela.Não deixa de ser curioso que já aqui afirmamos, que o CAMI; não tem garantido nenhum apoio financeiro por parte da edilidade local para levar a efeito esta prova, que embora faça parte do calendário não está nada aindaserra 500x332 garantido.

 

I LOVE RALIS

I LOVE RALIS

 

Uma vez mais uma série de entusisastas reuniram-se em Leiria para um almoço de confaternização, que reuniu, adeptos desta modalidade automobilistica, com destaqwues para organizadores, pilotos, jornalistas, fotografos e outros adept398022 3653386753134_897448129_n_500x332533603 506606266057495_316714653_n_500x332734168 496078793776909_2062851458_n_500x332os, onde o tema de conversa foram ralis.

 

NOVO LOOKING PARA O FERRARI DA RAY'

NOVO LOOKING PARA O FERRARI DA RAY?

 

Nada disso, trata-se apenas que Fernando Moreira o "self made man" da Ray, que cedeu o Ferrari com que tem participado no Campeonato de Portugal de GT, à NIke , para assim poder divulgar um novo modelo das sapatilhas Mercuriais da Nike540635 523967130977192_1318675740_n_500x332.Mas temos de concordar que a decoração da Nike assenta que nem uma luva no Ferrari, e a melhor prova é a foto que apresentamos.

 

G.P. ALEMANHA ASSEGURADO

GRANDE PRÉMIO DA ALEMANHA DE F1 ESTÁ ASSEGURADO

 

Depois de alguma incerteza, o Grande Prémio da Alemanha deste ano vai realizar-se em Nurburgring, pois está feito um acordo, na qual um ano é em Hocknehim e outro em Nurburgring, só que esta pista está a debater-se com grandes dificuldades económicas, e esteve quase a perder o seu Grande Prémio, mas agora está confirmado a inclusão desta prova no calendário de 2013, que ainda aguarda o anuncio de mais uma prova, que está a ser disputada pela França e poissivelmente Portugal.nurburgring 500x332

 

NOVO DIRECTOR NA MANN

Javier Sanz, novo diretor geral da Mann+Hummel Ibérica

Substitui Steffen Schneider, que assume a responsabilidade a nível mundial da divisão de Filtros Industriais da companhia alemã.

Desde 1 de Janeiro de 2013 que a Mann+Hummel Ibérica conta com um novo diretor geral. Trata-se de Javier Sanz, dirigente que assume o testemunho de Steffen Schneider que, por sua vez, passa a ser o novo responsável a nível mundial da divisão de Filtros Industriais, divisão com sede na localidade alemã de Speyer. 

Sanz possui uma longa carreira profissional no sector automóvel. Proveniente da multinacional francesa Valeo, era até à data diretor geral da filial Valeo Térmico, localizada, tal como a Mann+Hummel Ibérica, em Saragoça. O novo diretor geral da Mann+Hummel Ibérica afirmou que os seus principais objetivos passam por consolidar o modelo de negócio do fabricante alemão de filtros, melhorar a eficiência e manter a atual estratégia comercial.



Javier Sanz

 

NISSAN LEAF NA LIDERANÇA

 

NA LIDERANÇA DA REVOLUÇÃO ELÉCTRICA

 

Na condição de veículo eléctrico mais popular do mundo, o Nissan LEAF está a tornar realidade o sonho da mobilidade com emissões zero.

 

• Novidades da Europa sobre veículos eléctricos

• O Nissan LEAF continua a ser galardoado, desta vez na Bélgica

• A rede de Carregamentos Rápidos arranca nos Países Baixos

• A Nissan alia-se à Hertz e ao Ikea para promover o LEAF em Itália

• Abertura de clube inovador de automóveis eléctricos no Reino Unido

 

Com um volume de vendas superior a 50.000 unidades até à data, o multipremiado Nissan LEAF está na vanguarda da revolução nos veículos eléctricos.

 

Para além de ser o veículo eléctrico mais vendido na América do Norte e no Japão, o LEAF continua a reforçar a sua presença na Europa onde, dois anos depois de se ter tornado o primeiro veículo eléctrico a ganhar o cobiçado Prémio de Automóvel do Ano, ainda continua a ser premiado.

 

 

 

LEXUS COM NOVIDADES EM GENEBRA

 

Lexus IS 300h em estreia Europeia no Salão de Genebra 2013

  • Estreia Europeia do novo IS 300h
  • Concept vencedor de vários prémios LF-LC em Azul Opala
  • Gama F SPORT

Estreia Europeia do novo Lexus híbrido IS 300h 

A Lexus vai apresentar o mais recente full hybrid da gama, o IS 300h. Apresentando um design totalmente novo e imbuído da nova filosofia L-Finesse, o IS 300h combina as linhas mais agressivas, com uma presença em estrada mais forte ilustrando o apuro dinâmico do novo IS. 

O novo IS 300h vai estar também disponível com o equipamento F SPORT pack que confere uma exterior e interior único que reforça ainda mais as características dinâmicas e desportivas. 

Concept LF-LC Azul Opala 

Com uma cor exterior Azul Opala, o concept Lexus LF-LC foi concebido como um híbrido desportivo, com carroçaria coupé e com capacidade para 2+2, apresentando ao nível do exterior um design novo e mais desportivo. No interior a abordagem teve como foco principal a atenção ao condutor. Este concpetl representa uma criação arrojada com base na nova filosofia de design Lexus L-Finesse, com a assinatura da grelha trapezoidal dupla, demonstrando a fusão entre o estilo e funcionalidade. 

Expansão da gama Lexus F SPORT 

Todos os modelos híbridos equipados com o pack F SPORT vão estar disponíveis no Salão de Genebra 2013, incluindo o novo IS 300h F SPORT. 

Espaço Lexus no Salão de Genebra 2013 

A Lexus vai estar presente no Salão Automóvel de Genebra 2013 com um espaço totalmente novo, apresentado pela primeira vez ao públicolexus1 500x332lexus2 500x332lexus3 500x332lexus4 500x332lexus5 500x332

 

COMENTÁRIO DA ARAN

 

Será Portugal um país de ricos?
Os números das vendas automóveis novos em Portugal no mês de janeiro dizem
bem do que tem sido a política económica e fiscal dos Governos ao longo dos
últimos anos. Recorde-se que as matrículas de ligeiros de passageiros tiveram um
leve aumento de 0,7%, para 7007 veículos, mas essa subida foi, em grande dose,
sustentada pela performance das marcas “premium”.
A Audi subiu 19,1% (para 512 carros), a BMW cresceu 39% (para 602 unidades) e
a Mercedes disparou 70,3% (para 562 viaturas). Aliás, no “top” das dez marcas
mais vendidas em Portugal estão três marcas “premium”. Apenas a líder de
mercado Renault conseguiu crescer a níveis semelhantes (22,6%, para 726
unidades). Também a Jaguar mais do que duplicou as vendas.
Que fique claro que a ARAN nada tem contra as marcas “premium”, que
desenvolvem a sua atividade comercial o melhor que podem, aproveitando as
oportunidades. Esta realidade recorda, no entanto, que a classe média continua a
desaparecer em Portugal, devido às políticas praticadas.
Se os governantes pensavam que era com esta política fiscal que equilibrava a
balança de transações do país estavam – a estatística de vendas prova-o –
redondamente enganados, pois embora as vendas baixem, o valor das
importações não desce proporcionalmente.
Recorde-se que a ARAN sugeriu, em 2012, que o Governo baixasse o ISV dos
segmentos A, B e C e se caso tivesse de existir aumento do ISV, que este apenas
afetase os segmentos superiores. O Governo não nos deu ouvidos, preferindo
penalizar, uma vez mais, a classe média.
Será Portugal um país de ricos?

 

MCOUTINHO PEÇAS

MCoutinho Peças é o melhor Distribuidor de Peças nacional

Pelo 3º ano consecutivo, a MCoutinho Peças mantém-se na liderança do ranking dos Distribuidores de Peças para automóveis em Portugal.

Esta foi a principal conclusão do estudo anual realizado pela empresa de Estudos de Mercado IF4-Processamento de informações, que incidiu sobre os resultados das 60 principais empresas de Distribuição de Peças e Equipamentos no sector Automóvel, em 2011.

A MCoutinho Peças terminou o ano com um volume de negócio a rondar os 42 milhões de euros, o que lhe valeu a posição cimeira no ranking dos melhores Distribuidores de Peças no mercado nacional, seguida da Civiparts (35.695 milhões) e da Vauner (31.413 milhões)

Em geral, o conjunto das empresas alvo de estudo faturaram cerca de 508 milhões de euros, o que representa uma quebra de 2,8 %i superior ao exercício do ano transato.



MCoutinho

 

NOVIDADES TOYOTA PARA GENEBRA

 

2 Concepts, Novo Auris Touring Sport e Nova Geração RAV4 são o mote Toyota ?Construir sempre melhores carros? no Salão de Genebra

  • Estreia Mundial do concept FT-86 Open
  • Estreia Mundial do concept Toyota i-ROAD
  • Estreia Mundial do Auris Touring Sports
  • Estreia do RAV4 num Salão Automóvel Europeu

O líder mundial na comercialização de modelos híbridos e construtor do modelo desportivo mais premiado em 2012, vai marcar presença no Salão de Genebra 2013 com uma aposta na 4ª geração do pioneiro SUV Toyota RAV4 e no futuro veículo de mobilidade urbana, os quais representam parte do portfólio de exposição da marca, demonstrando a aposta, o sucesso e a continuidade da filosofia "Construir sempre melhores carros". 

Toyota FT-86 Open concept 

O concept Toyota FT-86 Open é uma possível variante do amplamente reconhecido e premiado GT86. Foi desenvolvido e apresentado para obter a reação do público e, ao mesmo tempo, para que os engenheiros pudessem testar e avaliar a viabilidade do projeto. O Toyota FT-86 Open concept mostrar como o prazer de condução pode ser elevado para outro nível. 

Toyota i-ROAD 

O Toyota i-ROAD é um concept compacto, divertido e de zero emissões que expressa a mobilidade nas zonas urbanas. Com capacidade para 2 pessoas, este veículo é o ideal para movimentação em zonas densas de trafego, proporcionando uma condução divertida graças ao engenhoso sistema que permite balançar a carroçaria em curva. 

Toyota Auris Touring Sports 

Após a revelação no Salão de Paris 2012, o novo Auris Touring Sports vai estrear-se no Salão de Genebra 2013, onde vão ser revelados todos os dados técnicos, dimensões e performance. Combinando a versatilidade esperada pelos clientes com o design dinâmico e uma ampla capacidade de carga, aliada a uma motorização "full hybrid", o novo Auris Touring Sports foi desenvolvido para ser a referência nas carrinhas do segmento C. A estreia do novo Auris Touring Sports vai ser apoiada pela apresentação do desenvolvimento de design da versão Auris Touring Sports Black. 

Toyota RAV4 

Com estreia Europeia no Salão de Genebra 2013 a 4ª geração do Toyota RAV4 foi desenvolvida tendo em mente as premissas que foram seguidas na primeira geração, mas com um forte componente na utilização familiar, sem sacrifico dos valores base. O novo RAV4 possui um design distinto, um interior refinado e de elevada qualidade aliado a motorizações de elevada eficiência e um novo sistema de tração integral, melhorado para incrementar o prazer de condução. A estreia do novo RAV4 vai estar marcada com duas versões – RAV4 "Premium" e RAV4 "Aventura". 

Conferência de imprensa 

A conferência de imprensa vai realizar-se no Pavilhão 4, espaço 111, às 13:00, do próximo dia 5 de Março 2013.toyota1 500x332toyota2 500x332toyota3 500x332toyota4 500x332

 

VOLKSWAGEN CADDY

 Eficiência 100 % Volkswagen - Caddy com Bluemotion de série

 

 

Caddy BlueMotion é o primeiro veículo comercial a ter de série sistema de economia e eficiência com start & stop.

 BlueMotion é introduzido sem aumento de preço.

 Ar Condicionado Automático Climatronic Dual Zone na definição base sem aumento de preço.

 Cruise Control e Hill Holder também de série.

 

 

As empresas nos tempos que correm necessitam de soluções que primem pela economia e eficiência e os Veículos Comerciais das suas frotas não são excepção – têm de estar sempre prontos, gastar sempre menos durante toda a sua vida útil.

 

Quando a Volkswagen Veículos Comerciais introduziu o sistema BlueMotion há alguns anos como opcional, iniciou um caminho que prefigurava os comerciais do futuro. Hoje, este sistema vai já na sua 3ª geração, tendo sofrido diversos desenvolvimentos que mantêm o sistema como a referência no mercado automóvel.

 

 VOLKS1 500x332VOLKS2 500x332VOLKS3 500x332VOLKS4 500x332

 

DASHBOARD POWERED BY NISSAN

 Nissan Canal 23 - The Dashboard, Edição 13

 

Bom dia

 

Bem vindo à edição desta semana do Canal 23 da Nissan e ao nosso The Dashboard, o programa sobre automóveis, pessoas, tecnologias, competição… e tudo o que está a mudar esta indústria.

 

Desta vez trazemos-lhe uma reportagem sobre a “competição” de condutores do Note para atravessarem o Japão com o mínimo de combustível possível, demonstrando como este compacto pode ser muito frugal!

Assistimos também ao “voo” das CarryBees (Abelhas de Carga), os robôs desenvolvidos pela Aichikikai Techno System – uma start-up da Nissan – que transportam peças e tocam música nas fábricas de automóveis…

E vamos até Barcelona para assistir à chegada à Europa da marca de competição da Nissan, a Nismo, com o entusiasmante Juke Nismo…

 

 

The Dashboard page: http://blog.nissan-global.com/EN/?p=7825

 

YouTube: http://www.youtube.com/watch?v=pTRAbbO9FOg

 

 

 

Obrigado por ver o The Dashboard, powered by Nissan!

 

NOVO OPEL CASCADA

Opel Cascada: o primeiro da espécie

 

  • O primeiro cabriolet médio concebido e produzido pela Opel;
  • Descapotáveis médios da Opel foram populares no Século XX;

Alinhado no topo da gama de modelos da Opel, o novo Cascada é um descapotável médio, não apenas pelas dimensões (comprimento de 4,7 metros) mas também pelas tecnologias e pelo poder de sedução. A silhueta alongada e a linha suave do tejadilho remetem para a tradição intemporal dos descapotáveis clássicos. O Cascada é também o primeiro Opel descapotável dos últimos 70 anos a ser desenvolvido e produzido ´dentro de casa’. A estreia do novo cabriolet está marcada para o Salão de Genebra, no próximo mês de Março.

Os descapotáveis mais populares da Opel nas últimas décadas foram modelos compactos acessíveis Kadett e Astra: do Kadett C Aero de 1976 e Kadett E Cabrio de 1987, até três gerações Astra Cabrio entre 1993 e 2010.

Com o ambicioso Cascada, a marca recorre à melhor seleção de novas tecnologias e reinterpreta o conceito clássico do descapotável de quatro lugares com capota soft-top de tecido, como o Kapitän e o Rekord dos anos 1950 e 60. No entanto, muitos destes cabriolets de maiores dimensões não foram construídos pela Opel. Durante décadas, a produção destes descapotáveis em volumes limitados esteve entregue a carroçadores alemães como a Autenrieth ou a Karl Deutsch (ver galeria de fotos). A contratação destas empresas foi prática corrente até há pouco tempo, nomeadamente para a produção do Kadett E Cabrio e das gerações Astra Cabrio, a cargo dos italianos da Carrozzeria Bertone.

Inserido no segmento dos descapotáveis médios, o Opel Cascada entra em território exclusivo de fabricantes ‘premium’. Verdadeiro aos valores da Opel, o novo modelo oferece elegância, qualidade de chassis e capota, tecnologias e uma nova geração de motorização, tudo a preços muito mais apelativos do que qualquer outro cabriolet médio.cascadeopel

 

INTERNET É UM ACELARADOR....

Internet é um acelerador do mercado automóvel

Caderno Automóvel do Observador Cetelem analisa tendências do sector.

altO mais recente estudo do Observador Cetelem sobre o mercado automóvel revela que a Internet deve passar a ser considerada como uma ferramenta relevante pela distribuição automóvel: permite ao consumidor obter informação de forma mais rápida e, no final acelerar e ativar a sua decisão de compra. Mais de metade dos portugueses (55%) afirmam que nos próximos dois anos pretendem utilizar a Internet para obter informação e 29% estão dispostos a comprar e pagar a sua viatura por este meio.

No entanto, o Observador Cetelem constatou que presentemente, esta ferramenta não está a ser totalmente explorada pela indústria automóvel. Verifica-se que existe uma necessidade de reinventar a distribuição automóvel, de forma a que esteja mais alinhada com a sua época e com as expectativas dos consumidores. Reinventar a distribuição automóvel significa sair do dispositivo «clássico» e passar para um sistema de venda que permita baixar os preços e aumentar a satisfação, de acordo com as expetativas do consumidor.

Já há algum tempo que os consumidores abandonaram as formas clássicas de pesquisa de informação (como catálogos de marcas, conselhos profissionais…). Para obter uma linha de orientação quanto à escolha de um veículo, a maior parte dos europeus consulta os sites das marcas (61% para a média dos oito países analisados e 67% para o caso especifico de Portugal). Entre as outras fontes de informação online que os consumidores portugueses pensam privilegiar no futuro, estão os sites de concessionários (60%), seguidos dos fóruns (39%), onde são expressas as opiniões dos internautas.

«É inquestionável que a Internet se tornará numa plataforma privilegiada no futuro próximo. Acreditamos que o recurso a esta, para recolha de informação ainda não atingiu o seu apogeu. Nos países europeus, nos próximos dois anos, a Internet será utilizada como fonte de informação por mais de um indivíduo em cada dois. Assim, os consumidores utilizarão cada vez mais a Internet para obter uma linha de orientação quanto à escolha do seu veículo, podendo inclusivamente, passar de uma mera consulta para o ato de compra propriamente dito» defende Diogo Lopes Pereira, diretor de Marketing do Cetelem.

Este estudo do Observador Cetelem verificou também que a utilização crescente da Internet está a par de uma procura cada vez maior, de um preço mais baixo para o veículo escolhido. Com efeito, a Internet permite ao consumidor conceber o seu projeto de compra, comparando as formas de venda dos modelos propostos, de acordo com numerosos critérios. A atração pelos preços reduzidos revela-se primordial neste processo.

«Os show-rooms estão a tornar-se caros, designadamente, por causa das normas de apresentação impostas pelos construtores. Neste sentido, o relançamento da distribuição automóvel deverá forçosamente passar pela Internet que capta cada vez mais compradores na pesquisa de informação, logo no processo de decisão de compra. A Internet não deve continuar a ser considerada como uma ameaça para as redes tradicionais de venda automóvel, mas sim como um verdadeiro acelerador da compra desse bem!», defende o responsável.

As análises económicas e de marketing, bem como as previsões, para o Caderno Automóvel 2013, foram efetuadas em colaboração com a empresa de estudos e consultoria BIPE (www.bipe.com). Os inquéritos de campo ao consumidor foram conduzidos pela TNS Sofres, durante o período Maio a Junho 2012, na Alemanha, Bélgica, Espanha, França, Itália, Portugal, Reino Unido e Turquia. No total, foram inquiridos 4.830 indivíduos (amostras representativas das respetivas populações nacionais).



shutterstock

 

NOVO AUMENTO DE COMBUSTIVEIS

 

Combustíveis voltam a subir amanhã

 

 

 

Abastecer o depósito volta a ficar mais caro a partir de segunda-feira.

Dada a evolução das cotações nos mercados internacionais, onde o preço do petróleo subiu quase ininterruptamente esta semana, os preços dos combustíveis em Portugal vão ficar mais caros a partir de segunda-feira. "A tendência é para uma subida ligeira no gasóleo e um aumento mais acentuado nas gasolinas", adiantou fonte do sector.

De salientar que esta será a quarta subida dos combustíveis desde o início do ano. O preço de referência do litro de gasolina em Portugal está actualmente nos 1,639 euros, enquanto o gasóleo vale 1,459 euros. As cotações podem no entanto variar nos postos de abastecimento, já que o preço fixado na rede tem ainda em conta o nível de concorrência, da oferta e da procura em cada mercado e o nível de custos fixos de cada posto.

Dados da Comissão Europeia mostram que os preços praticados em Portugal são dos mais altos da Europa. E de acordo com o último relatório da Direcção Geral de Energia (DGEG), o consumo de combustíveis rodoviários tem sido bastante afectado pelo contexto económico, tendo recuado 9,1% em Novembro de 2012, último mês para o qual há dados disponíveis.

Fonte : Diário Económico - Rita Paz

 

ATENÇÃO PILOTOS

ATENÇÃO PILOTOS

 

J.SILVA Lª COM PROPOSTA ALICIANTE

 

PARCERIA SUPER STOCK...
Tenho este "bichinho" parado, ansioso por tirar a ferrugem.
Estou na disposição de o vender barato, ou fazer uma parceria para o Super Stock.
Tem 2 motores de Gr. A em obras e estou agora a meter um Motor 1800 de origem, e tem também um de origem em 1600.
Este carro tem a particularidade de ter dupla homologação, tem ficha de 1600 e ficha de 1800 e muitas possibilidades.
A parceria é simples, eu empresto o carro e o segundo piloto tem de arranjar os apoios. Ou vendo/troco por carro do dia a dia.
Peço desculpa pelo "abuso" mas pode ser mais um....
PARCERIA SUPER STOCK...Tenho este

 

GALERIA DE IMAGENS DO TESTE DE REBELO MARTINS

GALERIA DE IMAGENS DO TESTE DE REBELO MARTINS EM PAUL RICARD

 

Eis mais um grupo de imagens do teste que João Rebelo Martins fez na pista francesa de Paul Ricard, ao volante dum Oreca.2967 596500837042259_262586467_n_500x33246701 596501287042214_1925904813_n_500x33265227 596501387042204_2056375825_n_500x332_500x33265281 596500853708924_1167648910_n_500x33272971 596501140375562_1502882308_n_500x33273545 596501010375575_1573463685_n_500x332150659 596500480375628_1207476659_n_500x332312403 596500840375592_1885012394_n_500x332374339 596500540375622_376202515_n_500x332397987 596500943708915_274677773_n_500x332398075 596501183708891_1469494314_n_500x332422989 596501070375569_2028312782_n_500x332484775 596500563708953_670707707_n_500x332521620 596500343708975_1626757502_n_500x332528829 596501090375567_1091740066_n_500x332528845 596500937042249_1735373022_n_500x332540604 596500883708921_1949284061_n_500x332540604 596500883708921_1949284061_n_500x332550134 596500960375580_417615117_n_500x332601323 596501460375530_1715841109_n_500x332

 

NOTICIAS DO WTCC

 

LANÇAMENTO DO EVENTO MARRAKECHA corrida do WTCC de Marrocos, que terá lugar no circuito de Marraquexe, Moulay El Hassan em 7 de abril, foi lançado ontem à noite, durante uma conferência de imprensa no Sofitel Casablanca Tour Blanche.


Na frente de um representante da grande mídia local, o promotor de eventos Aly Horma disse que "A cidade de Marrakech é muito orgulhosos em receber o WTCC pela quarta vez. "
Mohammed Ou zzine, Ministro da Juventude e Desportos salientou que: "A WTCC evento tem um forte impacto sobre a cidade. Estima-se que o econômico diretoimpacto em 2012 foi de 220 ​​milhões de Dirham (cerca de 18 milhões de euros). E em cima disso, o interesse da mídia é despertado pela melhoria do desempenho deMehdi Bennani que no ano passado se tornou o motorista marroquino primeiro a reivindicar um pódio . resultado em um campeonato mundial de FIA "
Lahcen Haddad, Ministro do Turismo ecoou: "O WTCC e sua cobertura mundial de TV conceder uma promoção extraordinária para a cidade de Marrakech. O fluxo deturismo que segue este evento é muito importante. Muitas pessoas vêm para o . corrida e depois ficar mais alguns dias "
WTCC promotor Marcello Lotti concluiu: "Marrakech é um dos locais mais populares para todas as pessoas que trabalham e em torno de 
WTCC. A atmosfera que encontramos aqui é único e podemos sentir que os locais as pessoas nos recebem calorosamente. "
marra

 

SPORTO PROTOTIPOS COMEÇAM A RODAR

TREINOS EM PORTIMÃO DOMINGO

pictures sport proto BB

Algumas equipas de Sport-Protótipos vão aproveitar a aparente melhoria do tempo para se aventurarem no traçado do AIA este Domingo: De facto, a pista Algarvia organiza um “track day” este Domingo, dia 3 de Fevereiro e com o alinhamento dos Sport Protótipos a começar a definir-se, espera-se que alguns pilotos aproveitem a ocasião para rodar no circuito, que receberá o Campeonato já no fim da época, a 31 de Agosto e 1 de Setembro. Claro que muito mais cedo, já a 2 e 3 de Março, o exigente circuito de Portimão vai ser também visitado pela Radical Masters Euroseries.

 

COMBUSTIVEIS EM PORTUGAL

Preços da gasolina devem subir na próxima semana e do gasóleo manter-se

De acordo com fonte do setor, a evolução das cotações em euros indica que o preço do gasóleo se vai manter na próxima semana, com perspetiva de uma subida na gasolina que estará em redor dos 2,5 cêntimos por litro, resultante de uma tendência que já deriva da semana anterior.

De acordo com dados da Direção-Geral de Energia e Geologia relativos a 2.618 postos de abastecimento no continente, o preço médio do gasóleo na quinta-feira era de 1,424 euros por litro e o valor da unidade de gasolina 95 fixava-se em 1,597 euros.

@ Agência Lusa

 

VENDAS DE LIGEIROS REGISTA AUMENTO

Vendas de ligeiros de passageiros sobem pela primeira vez desde 2010 -- ACAP

No total do mercado, ainda assim, verificou-se um decréscimo de 11,9%, com 8.257 veículos a terem sido vendidos durante o primeiro mês do ano, 7.007 dos quais ligeiros de passageiros.

A maior quebra deu-se no campo dos comerciais ligeiros, que sofreu uma quebra de 51,3% para 1.029 automóveis vendidos, enquanto os pesados assistiram a uma redução de 25,1% para 221 veículos transacionados.

@ Agência Lusa

 

TAÇA DOS CAMPEÕES EM BRAGA

 

TAÇA DOS CAMPEÕES –KARTING

BRAGAX 500x332

No passado Domingo dia 28 de Janeiro, o nascer do dia, no kartódromo Internacional de Braga,
apresentava uma cara feia aos participantes à TAÇA DOS CAMPEÕES CAM KART. A chuva, e algum
vento de permeio, aconselhavam a lugares mais quentes e menos húmidos.

Mas isso é para meninos. No KIB mostrava-se a barba rija dos verdadeiros Homens para quem, com
idades entre os 5 e os 20 anos, saltaram para a pista e deram início a um programa de corridas para
Iniciação, Cadetes, Juvenis, X30 Júnior e X30, num total de cerca de 40 participações.

Com esquema competitivo constituído por treinos livres e cronometrados, que davam a formação
das grelhas de partida para as primeiras corridas, foi notório o aparecimento de concorrentes que, na
primeira corrida, se adaptavam melhor ao piso molhado.

Nas corridas 1 e para a categoria Iniciação, denotando um grande equilíbrio das máquinas saiu
vencedor o grande piloto Duarte Ferreira de 5 anos de Idade da equipa CARGLASE. Na categoria
Cadete que correu em conjunto com a Categoria Juvenil revelou uma capacidade de condução
à chuva fora do normal do piloto de 7 anos Afonso Ferreira chegando a disputar a corrida com o
vencedor da categoria seguinte (Juvenil – dos 10 aos 11 anos) que teve como vencedor o Piloto
Tomás Apolónia. Para a categoria Júnior dos 12 aos 14 anos o piloto Yohan Sousa da equipa IKART
estreou.se nesta categoria a vencer. Os mais velhos entre estes Jovens pilotos pertencentes
à categoria X30, teve como brilhante vencedor o piloto de Barcelos António Falcão da equipa
TONYKART

Já nas segundas corridas, que davam os pontos necessários para a formação da grelha de partida
para as finais, assistiu-se a uma luta sem tréguas pelas melhores posições, resultando vencedor da
categoria Iniciação o piloto Luso/Espanhol de 6 anos de Idade, Adrian Malheiro. Na categoria Cadete
o “veterano” Ruben Silva da equipa SQUADRAMOTORS e na Juvenil repetiu a vitória da 1ª corrida o
piloto Tomás Apolónia. Nas categorias seguintes: Júnior e X30 saíram vencedores os pilotos Yohan
Sousa da equipa IKART e Tomás Caeiro da TONYKART, respectivamente.

Era tempo de finais. As nuvens e a chuva começaram a dissipar-se e tudo se conjugou para um
encerramento em grande, numa prova que de fácil pouco teve e que serviu para se perceber que os
campeões não têm só sorte. É preciso muito trabalho entre técnicos, pilotos e restantes elementos
de uma equipa para se formar um conjunto ganhador. Teve como vencedores os pilotos, Duarte
Ferreira na categoria Iniciação, Ruben Silva da equipa SQUADRAMOTORS na categoria Cadete, Tomás
Apolónia na categoria Juvenil, Ricardo Borges na categoria Junior e António Falcão na categoria X30.
Estes foram os brilhantes vencedores da 1ª TAÇA DOS CAMPEÕES DE KARTING realizada em Braga
pelo CLUBE AUTOMÓVEL DO MINHO.

De registar que esta prova pontuou para o Trofeu de Inverno integrado no CAM KART CHALLENGE
2013.

Para consulta das classificações da prova e e do Trofeu de Inverno aceder a: http://
www.camminho.com/camsite/pt/trofeu-kart.html

 

1º OLIMPIADA ESPANHOLA DE REPARAÇÃO

1ª Olimpíada Espanhola de Reparação de Vidros Pára-Brisas" e "Oficina dos Inventores" na Motortec

Segurança, poupança e criatividade ao serviço do pós-venda da indústria automóvel são as palavras-chave destes temas.

alt"1ª Olimpíada Espanhola de Reparação de Vidros Pára-Brisas" 

A segurança e poupança que supõe uma correta manutenção dos vidros pára-brisas será um dos temas chave da próxima edição da Motortec Automechanika Ibérica, organizada pela IFEMA e que terá lugar de 13 a 16 de março de 2013, na Feria de Madrid (Pavilhão 10). O Salão organizará, nos dias 15 e 16, a 1ª Olimpíada Espanhola de Reparação de Vidros Pára-Brisas, co-organizada pela Infoluna, que terá também um programa de conferências e demonstrações nesta área. 

A 1ª Olimpíada Espanhola de Reparação de Vidros Pára-Brisas irá pôr há prova as habilidades dos melhores reparadores espanhois neste domínio, o melhor reparador português, 5 ° no ranking europeu, e o tri-campeão mundial, o americano Randy Olson. Precisamente este último tentará “vingar-se” contra o espanhol José Manuel Llano, que arrebatou o título mundial em 2011, na final realizada em Memphis (EUA). 

A competição decorrerá em dois dias, o primeiro, a 15 de março, dedicado às provas teóricas dos concorrentes, e o segundo, dia 16 que será a fase final. 

"Oficina dos Inventores"

A Motortec Automechanika Ibérica, a Feira Internacional de Peças Automóveis, Equipamentos e Prestação de Serviços, criou a Oficina de Inventores, que será um expoente claro da criatividade a trabalhar para ajudar esta indústria. Esta iniciativa terá lugar como parte da feira sendo realizada pela IFEMA, na Feria de Madrid de 13 a 16 de março de 2013. A Associação de Inventores Espanhóis, o Club de Inventores, mostrará mais de 35 invenções escolhidas entre 60.000 invenções registadas, selecionando as invenções mais inovadoras relacionadas com o mundo da mecânica, para preparar uma exposição que irá decorrer ao longo dos quatro dias em que o evento terá lugar. 

Um seminário, incluindo pelo menos 20 apresentações e alguns dos produtos em exposição, irá também decorrer em simultâneo com a Feira. O objetivo é que estas duas atividades atuem como uma vitrine para apresentar as invenções, permitindo-lhes ser adquiridos por empresas interessadas em comercializá-los. Um concurso para a melhor invenção como componente automóvel também está previsto acontecer. 



Motortec

 

JÁ FOI APRESENTADO NOVO FERRARI F 1

JÁ FOI APRESENTADO O NOVO FERRARI F 1

 

Foi hoje apresentado à comuinicação social o novo Ferrari com que Fernando Alonso e Filipe Massa irão lutar poelo titulo em 2013, que por sinal é bem bonito, conforme imagens anexas.310082 464480350285681_64451985_n_500x332483692 464481530285563_930865323_n_500x332485980 477063252353341_1500183517_n_500x332485980 477063255686674_1475874522_n_500x332485980 477063262353340_103919119_n_500x332

 

ATENÇÃO LEITORES

ATENÇÃO LEITORES DO PORTO

 

Como já não chegasse a sobrecarga de impostos a que estamos a ser sujeitos, agora para todos os nosos leitores do Porto, quando de se deslocam para se divertir na zona das Galerias de Paris e Clerigos, muiota atenção à actuação da PSP no que toca a estacionamentos.A zona em questão que há meia duzia de anos estava por completo ao abandono, neste momento é uma area de animação muito interessante, no entanto as nossas autoridades, resolveram começar a multar e a rebocar carros estacionados em cima do passeio, que aquela hora não estorvam ninguém.A actuação da PSP é de tal ordem,deveras lamentável, pois o parque automóvel existente no local, tem uma capacidade pequena , para além de que é um roubo à carteira de cada utente, na qual por duas horas estacionado  paga-se aquela hora quase 148297 523049214384492_1331477285_n_500x332149333 523049201051160_1264280055_n_500x332309951 523049194384494_1188660280_n_500x332419706 523049461051134_713879567_n_500x332483783 523049234384490_1718740508_n_500x332550321 523049171051163_1176966003_n_500x332555186 523049244384489_1711116388_n_500x332601226 523049237717823_717019236_n_500x332 5 Euros, um autêntico disparate a todos os niveis.

 

Para ajudar temos depois a PSP a fazer reboques e a multar, conforme as imagens anexas.

 

 

Texto de João Raposo e fotos de J.Mendonça - www.velocidadeonline.com

 

PILOTOS DE MONTANHA REUNIDOS NO PORTO

PILOTOS DE MONTANHA REUNIDOS NO PORTO

 

Amanha sábado, os pilotos de Montanha, irão reunir-se num restaurante em Vila Nova de Gaia, onde serão debatidos temas afectos à categoria, que se recorde este ano tem à frente Joaquim Teixeira, como presidente da APPAM.560334 10151074434844527_199805823_n_500x332

 

PROIDUÇÃO DE CAPACETES EM PORTUGAL

Fábrica em Carregal do Sal exportou 188 mil capacetes em 2012

"Em 2012, produzimos 188 mil capacetes em Carregal do Sal, sendo o seu destino, a 100%, para o estrangeiro", revelou.

De acordo com Remo Ventura, as exportações do último ano tiveram como mercados principais a Nova Zelândia, Austrália, África do Sul, Brasil, EUA, Singapura, Índia e toda a Europa.

@ Agência Lusa

 

OUTRA VEZ A SUBIR

 

Abastecer o depósito volta a ficar mais caro a partir de segunda-feira, apurou o Económico.

Dada a evolução das cotações nos mercados internacionais, onde o preço do petróleo subiu quase ininterruptamente esta semana, os preços dos combustíveis em Portugal vão ficar mais caros a partir de segunda-feira. "A tendência é para uma subida ligeira no gasóleo e um aumento mais acentuado nas gasolinas", adiantou fonte do sector.

De salientar que esta será a quarta subida dos combustíveis desde o início do ano. O preço de referência do litro de gasolina em Portugal está actualmente nos 1,639 euros, enquanto o gasóleo vale 1,459 euros. As cotações podem no entanto variar nos postos de abastecimento, já que o preço fixado na rede tem ainda em conta o nível de concorrência, da oferta e da procura em cada mercado e o nível de custos fixos de cada posto.

Dados da Comissão Europeia mostram que os preços praticados em Portugal são dos mais altos da Europa. E de acordo com o último relatório da Direcção Geral de Energia (DGEG), o consumo de combustíveis rodoviários tem sido bastante afectado pelo contexto económico, tendo recuado 9,1% em Novembro de 2012, último mês para o qual há dados disponíveis.

 

Fonte : Diário Económico - Rita Paz

 

PORTO CONFIRMADO NO CALENDÁRIO DA EXTREME SAILING

 

Oito Locais de acolhimento espalhadas pelo Médio Oriente, Ásia, América do Sul e Europa já foram anunciados para a Série  da Extreme Sailing para 2013, marcando o terceiro ano de competição verdadeiramente global para o primeiro circuito lançado como um evento europeu apenas em 2007. O premiado Série formato Corrida Stadium voltará a todos os sete  estádios  a partir de 2012 com Singapura retornando como um local depois de sediar depois do teste bem sucedido  em 2010 e 2011. Oito locais emblemáticos, em três continentes.

 

 

Desde a abertura da série a ter inicio a 5-8 março no The Wave, Muscat em Omã, pelo terceiro ano consecutivo, para a grande final, em novembro de 2016 sobre as águas Olímpicos do Rio de Janeiro, o ritmo Extreme Sailing Series bate regularmente com uma emocionante forma de actuar em um local icônico a cada cerca de cinco semanas. Início de Março, algumas caras novas e as equipes irão se alinhar contra as equipes mais experientes, pela primeira vez na própria casa do atual campeão da série The Wave, Muscat, mais uma vez comandada por Leigh McMillan.

A próxima parada é Singapura, onde a frota vai correr dentro dos limites da famosa Marina Bay. Ladeada por um passeio marítimo 3,5 quilômetros e situado no coração da cidade de arranha-céus cosmopolita, Marina Bay oferece uma imagem perfeita  para o Extreme Sailing Series.

 

 

Em Maio, a frota retorna para Qingdao -  China "Vela Olímpica City ', o destino da China da vela principal que possui instalações de primeira classe no seu Centro Internacional de Vela assegurarando o legado olímpico que ainda está muito vivo nesta grande cidade. As águas que separam a Ásia ea Europa sediará a quarta jornada, na cidade magnífica  de Istambul, Turquia.Local anfitrião prospectivo , antes do componente habitual Europeia da série começa na Invicta cidade do  Porto, -  Portugal, com o autódromo mais compacto e ventoso de 2012,  e que mais publico teve a assistir desde que se realiza esta competição,vai sediar a 5ª etapa. Então depois toda a comitiva segue para Cardiff, capital do País de Gales para o Festival no porto de Cardiff, onde os 40 Extreme mostram o seu desenvolvimento no maior campo de regatas  da Europa b Nice, na Riviera Francesa, será a final jornada europeia com  início em Outubro, antes de a frota de voltar para o Rio de Janeiro, Brasil, para o acto de celebração de 2013, que a menos de oito semanas atrás esteve hospedado no final de 2012.

 

 

O Formato


É de alta velocidade, corridas de adrenalina, em cursos estádio intensos de corrida que, sem comprometer a integridade desportiva da competição, já foi assistido em primeira mão por mais de 1 milhão de espectadores 537521 568758973149938_550131926_n_500x332 em locais ao redor do globo. "Raças costeiras" Alguns longa distância e um sábado à noite corrida formato especial será adicionado à mistura evento de 2013. Mantendo o mesmo formato de sucesso como nos anos anteriores, a corrida terá lugar durante quatro dias: um dia de corridas de potencial de água aberta, seguida por três dias de corridas estádio aberto para os hóspedes e público VIP. O Race Village público gratuito em cada local vai continuar a expandir a experiência em terras de entretenimento, que em Muscat incluirá corredores livres da Red Bull, uma área de atividade da família: 'Tente vela' sessões para grupos escolares locais e um torneio de futebol que em 2012 atraiu 130 equipes locais.

Vela fãs ao redor do mundo será capaz de assistir a corrida de estádio como acontece no fluxo de vídeo online ao vivo reforçada pela análise de SAP e incluindo comentários de especialistas de cada local.

Como uma das melhores oportunidades de valor para o dinheiro de patrocínio de vela, com oito mercados internacionais, um 2012 de projeção valor de mídia (ainda a ser agrupadas) de € 30 milhões e uma experiência premium VIP, incluindo o local Sailor dinheiro compra-não-pode-Guest a bordo do 40 anos extremos, o Extreme Sailing Series continua a atrair equipes de classe mundial e uma série de parceiros comerciais, incluindo Series, Local Host e parceiros de eventos locais em cada local.

Como uma das melhores oportunidades de valor para o dinheiro de patrocínio de vela, com oito mercados internacionais, um 2012 de projeção valor de mídia (ainda a ser agrupadas) de € 30 milhões e uma experiência premium VIP, incluindo o local Sailor dinheiro compra-não-pode-Guest a bordo do 40 anos extremos, o Extreme Sailing Series continua a atrair equipes de classe mundial e uma série de parceiros comerciais, incluindo Series, Local Host e parceiros de eventos locais em cada local.

The Host processo de concurso Local para 2014 será aberto em breve, com potencialmente até cinco slots novo espaço disponível, devido aos negócios recinto chegando ao final de seus termos iniciais.

Calendário 2013 Extreme Series Vela
Acto 1: Muscat, Oman 05-08 março
Act 2: Singapore 11-14 abril
Ato 3: Qingdao, China 02-05 maio
Ato 4: Istambul, Turquia 20-23 junho
Ato 5: Porto, Portugal 25-28 julho
Ato 6: Cardiff, País de Gales 23-26 agosto (Media dia 22 de Agosto)
Lei 7: Nice, França 3-6 outubro
Ato 8: Rio de Janeiro, Brasil, 14-17 novembro (Media dia 13 de Novembro)
Dia 1 de cada ato é o Media Day oficial, seguido por três dias de corridas estádio onde o evento abre para o público. Em Cardiff e Rio de Janeiro todos os 4 dias de corrida será pública, com um dia de mídia não marcar antes do evento público aberto.

 

NOVO RENAULT KANGOO

 

NOVO RENAULT KANGOO EXPRESS: OFERTA POR MEDIDA PARA PROFISSIONAIS EXIGENTES

 

·         A Renault, marca líder na Europa no mercado de Veículos Comerciais Ligeiros, renova a sua gama de furgonetas que é, também ela, líder do seu segmento na Europa com 17,4% de quota de mercado em 2012. Esta renovação integra, como não podia deixar de ser, a nova identidade visual da marca Renault. No interior todo o painel de bordo foi revisto com uma nítida melhoria da qualidade percepcionada.

·         O Kangoo Z.E afirma, ainda mais a sua identidade de automóvel eléctrico com um pára-choques específico e o bocal de carregamento colocado por debaixo do logótipo de cor azul.

·         O Novo Kangoo Express terá versões com três lugares dianteiros em todas as configurações[1] (Kangoo Normal, Compact e Maxi). Este é mais um enriquecimento destinado a responder às expectativas dos clientes profissionais.

·         O Novo Kangoo Express estará equipado com a gama de motores Diesel Energy dCi 75 e dCi 90 que são ambas líderes de consumos graças à adopção das tecnologias Stop&Start e recuperação de energia na desaceleração.  

·         Estarão disponíveis, também, novos equipamentos como o sistema de controle de estabilidade ESC associado ao sistema de ajuda ao arranque em subida (Hill Start Assist) e ao sistema Extended Grip, e o sistema multimédia integrado Renault R-Link e câmara de marcha-atrás.Renault-Kangoo-Express 500x332Renault-Kangoo-Maxi--ZE 500x332Renault-Kangoo interior_500x332

 

TT EM ANGOLA

2º Rali CFAO Luanda - Lista de Inscritos

 

 

 

O numero de inscritos ultrapassou todas as expectativas. Total 28.

De realçar a presença dos 3 buggies provenientes do Namibe que nas ultimas horas conseguiram aprontá-los.

Boa viagem para os pilotos da Huila e do Namibe.

Está tudo organizado para que os concorrentes possam expor, amanha, 6ª feira, os seus veiculos no Belas Shopping.

Está reservado um espaço no Parque de Estacionamento e também se está a preparar a partida simbólica do Rali.

É necessário trocar o ticket de acesso ao parque por outro no valor de kz 350, pelo que devem contactar a organização do rali.

Ainda amanha iremos divulgar o novo Regulamento do FOTORALI by CARGO.

 

 

NOVO PRESIDENTE CONSELHO EXECUTIVO DA OPEL

Karl-Thomas Neumann nomeado presidente do Conselho Executivo da Adam Opel AG, presidente da GM Europe e vice-presidente da GM

 

Steve Girsky: «O Dr. Neumann representa um significativo reforço de gestão»

 

 

O Conselho de Supervisão da Opel nomeou hoje Karl-Thomas Neumann, de 51 anos de idade, para a posição de presidente do Conselho Executivo da Adam Opel AG. Assumindo funções no próximo dia 1 de Março, Karl-Thomas Neumann desempenhará também os cargos de presidente da GM Europe e vice-presidente da GM, e terá assento na Comissão Executiva da GM, com um papel importante na liderança global da GM.

chairman do Conselho de Supervisão da Opel, Steve Girsky, sublinhou: «O Dr. Neumann tem conhecimentos profundos sobre a indústria automóvel. O seu percurso é reconhecido no que toca ao desenvolvimento, e também à recuperação, de empresas. Constitui um reforço significativo do Conselho Executivo e terá um papel decisivo numa recuperação da companhia que constará na lista das melhor sucedidas na Europa

«A Opel/Vauxhall é crucial para o sucesso mundial da General Motors», afirmou o chairman e CEO da GM, Dan Akerson. «A chegada de Karl-Thomas Neumann garante que temos uma das melhores lideranças e que vamos continuar a trabalhar para sermos mais rentáveis e crescermos na Europa.»

Karl-Thomas Neumann afirmou: «Estou entusiasmado por liderar uma companhia com herança alemã tão rica, e com uma gama de produtos tão forte. Estou consciente de que será uma tarefa exigente mas confio que, com os membros da liderança e toda a equipa, conseguiremos recuperar a companhia

Karl-Thomas Neumann transita da Volkswagen AG, onde deteve a posição de CEO e vice-presidente do Volkswagen Group China, com sede em Pequim, entre Setembro de 2010 e Agosto de 2012. Antes, Neumann desempenhou vários cargos de gestão no seio do Grupo Volkswagen, para o qual entrou em 1999 como responsável do Grupo de Pesquisa e diretor de Estratégia em Eletrónica. Em Dezembro de 2009 foi nomeado responsável máximo do Grupo Volkswagen para a Tração Elétrica.

Entre os anos 2004 e 2009, Karl-Thomas Neumann foi membro do Conselho Executivo da Divisão de Sistemas de Automóveis do fabricante alemão de componentes Continental AG, tendo assumido a presidência do Conselho Executivo da Continental AG entre Agosto de 2008 e Setembro de 2009.

Karl-Thomas Neumann estudou na Universidade de Dortmund e doutorou-se em Engenharia Eletrotécnica na Universidade de Duisburg. Iniciou a sua carreira na Sociedade Fraunhofer, como engenheiro de investigação, e trabalhou na Motorola Semicondutores, onde foi engenheiro e responsável pela estratégia para a indústria automóvel.OPEL 500x332

 

PRIMEIRAS IMAGENS EM FRANÇA

PRIMEIRAS IMAGENS EM FRANÇA DE REBELO MARTINS

 

Como é de conhecimento público João Rebelo Martins vai ensaiar hoje um dos protótipos da Oreca.Assim apresentamos algumas imagens captadas ontem no decorrer dos preparativos do carro, para o teste de hoje.19111 595978437094499_753381951_n_2_500x33273389 595978430427833_1443810726_n_1_500x33274678 595978563761153_853743585_n_500x332217553 595978550427821_2129350727_n_500x332528941 595978613761148_103504330_n_500x332529021 595978603761149_31721296_n_500x332537263 595978517094491_806139208_n_500x332540584 595978530427823_299725179_n_500x332

 

João Raposo

Telemóvel: +351 961 686 867
E-mail: jraposo-air@portugalmail.pt