In order to view this object you need Flash Player 9+ support!

Get Adobe Flash player
Joomla! Slideshow

VELO CAB2012


STOCK-CAR - BRASIL

 

Quarto no primeiro dia de treinos da Stock, Rafa Matos ainda não
está satisfeito e trabalha para tirar mais do carro em Interlagos


Ser o quarto mais rápido entre os 34 inscritos para a primeira etapa do Brasileiro de Stock Car no que é apenas sua terceira prova na categoria e a estreia na equipe Hot Car é, sem sombra de dúvidas, motivo de satisfação para o mineiro Rafa Matos. Mas, como todo bom piloto que se preza, ele acredita que é possível fazer ainda melhor. As duas sessões de treinos extras que abriram a programação em Interlagos deixaram claro que, apesar do pouco tempo na categoria, ele é um nome a ser levado em conta já a partir deste fim de semana. Neste sábado (2), ele terá outras duas sessões livres de uma hora e cinco minutos cada, antes de brigar por um lugar nas primeiras filas. O mais importante é que o acerto do time para os novos pneus Pirelli se mostrou adequado e garante uma base sólida para evoluir.

“Foi muito legal começar assim, mostrando logo o cartão de visitas, mas ainda temos o que melhorar. As sequências de voltas com os pneus novos ainda não estão como imaginávamos, o carro sai um pouco de frente, vamos trabalhar nisso para a qualificação. Os pneus são realmente muito bons, fiquei satisfeito com o comportamento deles”, explica o mineiro, que registrou 1min39s457 na parte da tarde – o melhor tempo do dia foi de Allam Khodair, da Vogel, com 1min38s479.

Rafa lembra que uma das novidades para a temporada é a proibição do uso do Push to Pass, o botão que garante potência extra por alguns segundos, nos treinos classificatórios e tornava o cenário mais confuso, já que havia pilotos que preferiam poupar o dispositivo para a corrida, enquanto outros gastavam parte da cota na véspera. “Agora estamos todos em condições de igualdade, vai valer mesmo o acerto determinado com a equipe e o braço. A Hot Car teve ano passado um carro muito bom para a qualificação e tenho todos os motivos para acreditar que isso se repetirá. No que depender de mim, não vai faltar empenho”, garante.

Brasileiro de Stock Car
Primeira etapa - Interlagos
Treinos extra-oficiais

1º) Allam Khodair (Chevrolet/Vogel)        1min38s479
2º) Valdeno Brito (Peugeot/Shell Racing)    1min38s927
3º) Átila Abreu (Chevrolet/Mobil Pioneer)    1min39s319
4º) Rafa Matos (Chevrolet/Hot Car Competições)    1min39s457
5º) Cacá Bueno (Chevrolet/Red Bull)    1min39s491
6º) Daniel Serra (Chevrolet/Red Bull)    1min39s568
7º) Rodrigo Sperafico (Chevrolet/Prati-Mico's)    1min39s649
8º) Diego Nunes (Peugeot/RC3 Bassani)    1min39s666
9º) Marcos Gomes (Chevrolet/Carlos Alves)    1min39s709
10º) Thiago Camilo (Chevrolet/Ipiranga-RCM) 1min39s946


Imagem inline 1


Rafa Matos conta com o patrocínio de Bardahl, Ativas/Symantec, IMM Impermeabilizantes e Belvitur

 

TIAGO MONTEIRO CONTINUA PREPARAÇÃO

 

Tiago Monteiro continua preparação do Honda Civic para o WTCC


A Honda tinha programado dois dias de testes para Tiago Monteiro e Gabriele Tarquini no traçado italiano de Monza para continuarem a preparação do Civic com vista ao início do Campeonato do Mundo de Carros de Turismo no próximo mês de Março. Porém, as más condições atmosféricas apenas permitiram um dia de teste e a cerca de 150 quilómetros de Milão no circuito de San Martino del Lago.

Sob o olhar atento de mais de 80 jornalistas, toda a estrutura da Honda e JAS Motorsport procuraram desenvolver o seu trabalho com a normalidade habitual num traçado com cerca de 3,4 quilómetros de extensão: "Fizemos no total cerca de 84 voltas mas que se revelaram bastante produtivas. Trabalhámos em afinação de caixa, eletrónica e motor. Afinações rápidas que nos permitam colocá-las em prática em situação de treinos ou qualificação. Passámos em revista mais uma série de outros pormenores. Foi um dia importante", começou por explicar.

Importante sobretudo porque pela frente e até ao início do Campeonato, Tiago terá apenas mais dois dias de testes: "Sabemos que o processo de evolução do Civic vai continuar mesmo depois do Campeonato arrancar, mas queremos estar o melhor preparados possível para o começo. Temos o 'feeling' que estamos no caminho certo. É provável que no próximo teste em Monza, já com alguns carros da concorrência em pista, possamos avaliar o nosso grau de competitividade. Estamos tão centrados no nosso trabalho e confiantes no resultado que começamos a acusar alguma ansiedade para o dia da primeira corrida", concluiu o piloto português que tem, como até aqui, uma agenda bastante preenchida ao serviço da marca nipónica. 

A 7 de Março Tiago marcará presença no Salão Automóvel de Genebra.
TIAGO3 500x332

 

NOVO AUDI A 3 SPORTBACK G TRON

O novo Audi A3 Sportback g-tron

 

 

Com o Audi A3 Sportback g-tron, a Audi dá um grande passo ao nível da mobilidade sustentável. Este compacto de cinco portas, que será lançado no fim do ano, pode utilizar um combustível neutro em emissões de CO2, o Audi e-gas. Tal combustível será produzido nas instalações da Power-to-Gas da Werlte, na Alemanha. Como ele, este novo veículo alia, de um modo inédito, ecologia, economia e elevada tecnologia.

 

O Audi A3 Sportback g-tron possui a reconhecida e reputada tecnologia da Audi. Desde a construção leve Audi ultra até ao entretenimento, passando pelos diferentes sistemas de assistência ao condutor. Mas o mais relevante é que apresenta os mais recentes avanços da tecnologia de propulsão com gaz, incluindo o armazenamento de combustível. Cada um dos dois depósitos situados debaixo do piso da bagageira pode armazenar 7 kg de gaz a uma pressão máxima de 200 bar. A utilização do princípio de construção leve Audi ultra possibilita que cada depósito pese menos 27 kg que num depósito convencional.

 

 Audi A3g_500x332

 

MUSICARD CP

MUSICard CP

Verão e festivais andam juntos com o MUSICard CP

 


O MUSICard CP, o passe para os Festivais de Verão, está à venda a partir de hoje.

Já na sua nona edição e resultado de uma parceria com a CP – Comboios de Portugal, é tido como uma oferta importante para os jovens portugueses de férias low-cost.

Este cartão especial garante acesso à Nova Era Beach Party, Super Bock Super Rock e MEO Sudoeste. Por 125€ combina a entrada nestes três festivais de música, e ainda as viagens de ida e volta de comboio, transfer rodoviário e acesso às zonas do campismo do Super Bock Super Rock e MEO Sudoeste.

Pronto a satisfazer os festivaleiros mais ávidos, este ano o MUSICard CP traz algumas novidades.

Com uma edição limitada de 1500 exemplares, deixa de ser vendido como um pack, e pode ser adquirido através da Ticketline (www.ticketline.pt ) e nos locais habituais de venda de espectáculos em todo o país.

Para além da Ticketline e respectiva rede de lojas, o MUSICard CP estará à venda nas bilheteiras da CP.

Toda a informação sobre a edição de 2013 do MUSICard CP em www.cp.pt e no Facebook emwww.facebook.com/cooltraincp .

 

Locais de venda:

Ticketline , lojas FNAC, lojas Worten, El Corte Inglês (Lisboa e Gaia), Centros Comerciais Dolce Vita (Amadora, Porto, Vila Real, Ovar, Coimbra e Funchal), Casino de Lisboa, Galerias Campo Pequeno. Reservas e informações: ligue 1820 (24 horas).

Bilheteiras CP:

Lisboa: Estações de Entrecampos, Cais do Sodré e Lisboa Oriente;
Porto: Estações de Braga, Porto São Bento, e Aveiro;
Sul: Estação de Faro.


 

MERCEDES SLS AMG PREPARA ÉPOCA

 

VODAFONE BP Ultimate Team prepara 2013

SLS 500x332

A Vodafone BP Ultimate Team esteve na passada segunda-feira no circuito
internacional do Algarve a preparar a época de 2013.
Estes testes decorreram em conjunto com outras equipas Mercedes e com a
própria AMG, num trabalho em conjunto para evolução dos Mercedes SLS AMG GT3
que irão participar nas várias competições nacionais e internacionais.
Para José Pedro Fontes e Miguel Barbosa foi o retomar do contacto com o seu
SLS AMG GT3 depois da última prova de 2012 no circuito espanhol de Jarama.
Ambos os pilotos estavam satisfeitos com o trabalho efectuando durante o dia e
motivados para o inicio da época desportiva.
Para José Pedro Fontes: " Foi óptimo voltar a guiar o Mercedes, senti-me bem
ao volante e fizemos bons registos durante o dia, trabalhar em conjunto com a
AMG é uma mais-valia para o nosso projecto e ficamos muito orgulhosos por sermos
chamados para estes testes. É também com muita satisfação, que nós pilotos, e a
Sports&you, concluímos que temos uma equipa que se pode bater de igual
para igual com todas as equipas que correm com o Mercedes. Este facto deixa-nos
confiantes para encararmos o próximo ano, com certeza de sucesso”.

Para Miguel Barbosa” foi um bom teste para regressar ao ritmo competitivo. Foi
igualmente muito positivo a possibilidade de partilha com outras equipas que
utilizam o Mercedes SLS mas sobretudo pela presença da equipa oficial. Sinto que
evoluímos e que estamos bem preparados para o inicio do campeonato”

Brevemente será apresentado o programa desportivo do Vodafone BP Ultimate Team

 

NOVO KANGOO DA RENAULT

 

NOVO RENAULT KANGOO: NOVO ESTILO E MAIS TECNOLOGIA PARA UM AUTOMÓVEL DE LAZER

 

Depois do Kangoo Express, chega agora a vez da renovação do Kangoo de passageiros. Um automóvel destinado ao lazer e que recebe nas carroçarias Kangoo e Grand Kangoo a nova identidade de marca da Renault, com uma face dianteira inédita.

Para além da renovação exterior, os Novos Kangoo e Grand Kangoo acolhem também um novo painel de bordo e, quer no exterior quer no habitáculo, foi realizado um trabalho significativo no aumento da qualidade percepcionada.

Automóvel destinado ao lazer, o Novo Kangoo irá dispor de uma versão Outdoor com um look específico, jantes em liga leve de 15’’, vidros traseiros escurecidos e strippings laterais específicos.

Os Novos Kangoo e Grand Kangoo estarão equipados com uma gama de motores líder em consumos do seu segmento : Energy dCi 75 e dCi 90 e o motor a gasolina Energy TCe 115[1].

Os Novos Kangoo e Grand Kangoo vão passar a dispor de novos equipamentos como o ESC associado à ajuda ao arranque em declive (Hill Start Assist) e ao Extended Grip, o Stop & Start, a recuperação de energia na desaceleração (ESM) mas, também, do sistema multimédia Renault R-Link bem como de uma nova gama de rádios todos com Bluetooth ® e entrada USB.

Os Novos Kangoo serão apresentados no Salão de Genebra e serão comercializados no início do 2º semestre de 2013.

 Novo-Renault-Kangoo interio_500x332Novo-Renault-Kangoo outdoor_1_500x332Novo-Renault-Kangoo outdoor_500x332

 

ESTREIAS DESPORTIVAS EM GENEBRA

 

Estréias desportivo no ano de aniversário 911

 

PORSCHE1 500x332PORSCHE2 500x332Porsche AG não só começou o ano particularmente bem sucedido, mas 2013 também marca o aniversário do carro mais emblemático da empresa: o Porsche 911 foi para os últimos 50 anos foram igualmente em casa na pista como na estrada. Seu DNA genética pode ser encontrado em todos os outros modelos da Porsche. Com mais de 820.000 unidades construídas, o 911 é o mundo o mais bem sucedido carro esporte que nunca. Além do aniversário, o Salão Internacional do Automóvel de Genebra também oferece um palco para duas estreias particularmente desportivo no stand da Porsche no salão 1. A conferência de imprensa no stand acontece em 5 de março às 10h45 CET.

 

 

Premiere Mundial' O título realmente se aplica aqui a primeira aparição de um modelo 911 extremamente excitante, que aguarda com destaques de engenharia novos, além de muito mais. Excitação dinâmica de condução e condução do carro estão em um nível ainda maior do que antes. Para o Porsche 911 GT3 Cup este será seu primeiro lançamento público. Entregar 460 cv, este single-piloto fazer copo é a mais nova versão do carro, que é, com um total de 2.400 unidades, o mais vendido e mais bem sucedido carro esporte no mundo. O novo 911 GT3 Cup está sendo inicialmente implantado na Porsche Supercup internacional de 2013.

 

MAIS UM SALTITO EM FAFE

MAIS UM SALTITO EM FAFE

 

Mais um pequeno grupoFOX 2946_500x332FOX 2947_500x332FOX 2948_500x332 de imagens de mais um salto em Fafe.

 

Fotos de João Raposo - www.velocidadeonline.com

 

CARCLASSE APOIA CLASSE MÉDICA

 

CARCLASSE APOIA CONGRESSOS MÉDICOS 

*Concessionário marca presença através das marcas Mercedes-Benz e Land Rover

 

 

A Carclasse apoia a realização de dois congressos médicos, aprofundando assim a sua política de responsabilidade social em áreas de reconhecido impacto público. Em Lisboa, no Centro Cultural de Belém, entre 3 e 5 de Março, realiza-se o XXXIII Congresso Nacional da Sociedade Portuguesa de Cirurgia, evento onde a Carclasse marca presença através da sua principal representação, a Mercedes-Benz. Este congresso irá discutir as evoluções mais recentes no que diz respeito a problemas cirúrgicos, abordando ainda temas como a educação, investigação e formação na área. Este é o segundo ano consecutivo em que a Carclasse se associa a este congresso.

 

Em Guimarães, entre 6 e 8 de Março, no Hotel Guimarães, decorre o Congresso Nacional de Ortopedia Infantil, com a Carclasse a apoiar esta realização através de outra das marcas que representa, no caso a Land Rover. Para além de duas viaturas em exposição, a Carclasse disponibiliza ainda dois evoques como viaturas oficiais. Este encontro de profissionais de ortopedia infantil contará com várias comunicações que cobrem todo o espectro de problemas que afectam os mais novos nesta especialidade médica.

 

Para Filipe Oliveira, responsável de marketing da Carclasse, o apoio da empresa a este tipo de eventos vai além da sua componente meramente comercial “servindo também para reforçar a nossa presença junto da sociedade civil, assim como a responsabilidade social que está sempre subjacente ao nosso modelo de negócio”.

 Carclasse 500x332

 

VICTOR UCHOA CORRE EM S.PAULO

 

Victor Uchôa participa do 10º SKB em São Paulo

Victor Uchoa_500x332

Super Kart Brasil acontece neste fim de semana e vale também como etapas do
Campeonato Paulista

O piloto potiguar Victor Uchôa está pronto para participar da 10ª edição do Super Kart
Brasil (SKB), competição que acontece neste final de semana na Aldeia da Serra, no
estado de São Paulo. As provas também são válidas como terceira e quarta etapas do
Campeonato Paulista de Kart.

Victor irá disputar a competição na categoria super cadete e o objetivo é conquistar um
pódio. Em sua última participação no Super Kart Brasil, Victor venceu uma das quatro
corridas, mas devido a duas quebras de motor e uma batida quando estava ultrapassando
o primeiro colocado, o resultado não pôde ter sido o esperado. Por isso, o potiguar está
com sede de vitória.

“Fiquei com aquele gosto de que poderia ter conquistado o título. Isso só aumentou a
minha disposição para lutar pelos meus objetivos. Com certeza, não vou entregar esse
troféu fácil, para ninguém. Quero muito a primeira posição”, destacou o piloto, que é
patrocinado por Potigás, Livraria Câmara Cascudo, Faculdade dos Guararapes, Hotel
Sombra e Água Fresca e Unimed Natal.

Os acontecimentos fizeram com que ele decidisse mudar de motor e também de
mecânico. O kartista vai correr de motor RBC e optou pelos trabalhos mecânicos da
Leste Kart, na qual já havia corrido na temporada 2008/2009.

O Campeonato Paulista é composto por dez corridas e serve de preparação para o bi-
campeonato brasileiro, que acontecerá em julho, na cidade de Serra, no Espírito Santo.
“O Campeonato Brasileiro é, sem dúvida, um dos grandes objetivos da temporada.
Vamos em busca do título”, destacou o piloto.

Apesar da motivação para competir, Victor está sentindo bastante a falta de um local
para realizar treinamentos em Natal, desde a demolição do kartódromo da cidade. E o
problema ainda não tem data de ser resolvido. Isso porque a capital potiguar não tem
uma área que atenda a necessidade de um kartódromo nos padrões internacionais.

A Governadora Rosalba Ciarlini vem buscando solucionar o problema. As opções de
instalação são Pitangui e Bom Jesus. A Associação Nacional de Pilotos está procurando
a melhor opção que atenda os anseios dos pilotos. O objetivo é selecionar um local que
possa desenvolver grandes projetos esportivos e sociais.

“Está sendo estudado um espaço com distância de 30km da cidade e isso não deve ser
encarado como um obstáculo, pois em uma área de sete hectares, é possível ter um
complexo de grande referência mundial. Acredito bastante no esforço da Governadora
para escolher a melhor opção”, comentou o kartista potiguar.

 

HYUNDAI REVELA NOVO IX 35

 

Hyundai revela o Novo ix35 antes da estreia no
Salão de Genebra
 Hyundai ix35 traz novos argumentos para oferecer no segmento C
 Motorizações melhoradas e opção de caixa automática para a
versão diesel
 Novo Hyundai ix35 projectado, desenvolvido e fabricado na Europa,
para o mercado europeu
A Hyundai lançou a primeira imagem do Novo ix35, em antestreia mundial do Salão
Automóvel de Genebra 2013. O novo modelo vai subir ao “palco” três anos após o
lançamento do original ix35, o SUV da marca para o segmento C, apresentando uma
vasta gama de características actualizadas em termos tecnológicos e de eficiência.
O Novo ix35 - um verdadeiro modelo "feito para a Europa" - recebe uma gama de
motorizações melhoradas, incluindo um novo motor a gasolina desenvolvido na
Europa, o 'Nu' 2,0 litros GDI (injecção directa), que oferece mais potência e ainda uma
maior economia relativamente ao motor 'Theta-II' de 2,0 litros que vem substituir. Por
sua vez, o motor 'R' diesel recebe tecnologia limpa, como o LP-EGR (recirculação dos
gases de escape a baixa pressão).
Para melhorar ainda mais o desempenho do modelo e as suas características
europeias de condução, o Novo ix35 beneficia do FLEXSTEER, o sistema de direcção

da marca de três funções. Os condutores podem escolher entre os modos de
utilização - Comfort, Normal e Sport - adequando o nível de sensibilidade da direcção
às diferentes condições de condução em estrada.
Faróis Bi-Xenon e um ecrã TFT de controlo de funções oferecem globalmente melhor
visão ao condutor, enquanto o interior recebe uma série de materiais melhorados para
aumentar a qualidade, juntamente com o aperfeiçoamento de alguns detalhes de
acabamento

O Vice-Presidente e COO da Hyundai Motor Europe, Allan Rushforth, comentou: "O
Novo ix35 é um modelo importante para a Hyundai na Europa. Em virtude do ix35 ser
tão popular em todo o mercado europeu, era importante para nós garantir que as
actualizações estivessem à altura dessa popularidade. O estilo, comportamento
dinâmico e novas características técnicas garantem que o Novo ix35 mantém o
carácter que o tornou num sucesso para os clientes, oferecendo agora opções de
compra ainda mais emotivas.
"O ix35 foi um modelo importante para a Hyundai. Com sua atraente forma "fluidic
sculpture" e nível de qualidade europeu, contribuiu para uma melhor percepção da
gama Hyundai na região. O Novo ix35, com a sua avançada linha de motores, requinte
dos interiores e um estilo distinto, vai apelar a uma gama de compradores ainda mais
ampla na Europa. "
O ix35 tornou-se um dos modelos mais vendidos na história europeia da marca e
continua muito popular entre os compradores – tendo vendido mais de 87.000
unidades em 2012. Foi o primeiro modelo Hyundai a apresentar a linguagem de
design "fluidic sculpture", introduzindo este estilo já familiar que incluí a grelha
hexagonal, imagem de marca da Hyundai. O modelo foi projectado e desenvolvido na
Hyundai Motor Europe Technical Centre, em Rüsselsheim, na Alemanha, e é
produzido na fábrica da Hyundai, em Nošovice, na República ChecaIX35 500x332

 

HONDA PREPARADA PARA O WTCC 2013

 

Equipa Honda preparada para
o Mundial WTCC 2013!!

 

 

Após a conclusão de uma
bateria final de testes de
desenvolvimento realizada em
Fevereiro, em Aragão, Espanha,
a Honda Racing Team JAS está
pronta para iniciar o
Campeonato FIA World Touring
Car 2013. O Campeonato terá
início a 24 de Março em Itália,
terminando em Macau, a 17 de
Novembro, num total de 24
corridas.
A Honda irá entrar com uma equipa oficial de 2 automóveis que serão conduzidos pelo piloto Português
Tiago Monteiro e pelo Italiano Gabriele Tarquini – Campeão do Mundo WTCC em 2009. A Divisão de
Pesquisa e Desenvolvimento da Honda desenvolveu um novo motor a gasolina 1.6 turbo, de 4 cilindros,
com injecção directa, para equipar este Civic WTCC, com a Mugen a fornecer apoio em pista.
A equipa teve um início muito auspicioso no final da última época, altura em que competiu nas últimas 3
provas do Campeonato WTCC. Tiago Monteiro conseguiu mesmo um pódio na última prova do ano, em
Macau, alcançando também nessa prova, o segundo tempo mais rápido em pista com o Civic WTCC
(2:31.844).
“Estou muito orgulhoso pelo fantástico trabalho que a Honda e o nosso staff fizeram de forma a estarmos
preparados para o início do Campeonato. Criamos um excelente espírito de equipa que será fundamental
para os desafios que iremos enfrentar ao longo da campanha que agora se inicia. Apesar de sabermos
que será extremamente difícil conquistar já este ano, enquanto equipa estreante, o Campeonato do
Mundo, vamos fazer desse o nosso objectivo, para a Honda e para os nossos adeptos em todo o Mundo.”
Alessandro Mariani – Director Principal da Honda Racing Team JAS

 

 

A Honda e a J.A.S. Motorsport colocaram o Civic
WTCC num programa de testes de desenvolvimento
durante o Inverno. Em Dezembro, o carro esteve 3 dias
no túnel de vento em Tochigi, no Japão, a que se
seguiram testes de 3 dias em Valência e em Aragão,
em Janeiro e Fevereiro, respectivamente.
“Na sequência de testes exaustivos, fizemos um
número significativo de melhorias no Civic WTCC.
Melhorámos a aerodinâmica do carro, o design da
suspensão, bem como a sua estrutura frontal. Em
cooperação com a AP Racing introduzimos também
melhorias nos travões.” Andrea Adamo – Chefe de Design da Honda Racing Team JAS
“O WTCC é uma competição excitante onde as lutas entre veículos totalmente colados podem durar mais
de 20 minutos. Para efectuar ultrapassagens, com menos de 50 cm de distância, os nossos pilotos têm
de reagir em fracções de segundo. Para isso, necessitam de respostas instantâneas quer do carro, quer
do motor. Focámos o nosso desenvolvimento nas melhorias ao nível da manobrabilidade do carro.
Fizemos afinações no motor para proporcionar maior controlo aos pilotos para que estes consigam
adoptar o estilo de condução que desejem.”
Daisuke Horiuchi - Líder do Projecto WTCC na Divisão de Pesquisa e Desenvolvimento Honda.

A equipa Húngara privada Zengő Motorsport, confirmou no início do ano, a sua entrada no Campeonato
do Mundo também com um Honda Civic WTCC. O carro será conduzido pelo piloto Húngaro Norbert
Michelisz. A J.A.S. Motorsport irá construir o veículo para esta equipa de acordo com as mesmas
especificações dos automóveis da equipa oficial.
Em linha com a filosofia da marca de partilha das alegrias com os seus clientes, a Honda irá introduzir na
zona do paddock das corridas Europeias, a “Honda fan zone” que proporcionará aos espectadores a
oportunidade de conhecerem de perto o mundo de competição Honda.TIAGO1 500x332TIAGO2 500x332

 

RALI DE PRIMAVERA

Rallye da Primavera NDML - 23 de Março - Classic Cup 2013

 

Primeira prova a contar para o Classic Cup 2013 organizado no âmbito da FPAK, o Rallye da Primavera realiza-se a 23 de Março com partida pelas 10:30h de Ansião e chegada prevista para às 18:00h ao nosso Kartodromo Internacional de Leiria.
Com um percurso total com  304 km dos quais cerca de 184 serão em regularidade, como é prática do NDML, irá colocar toda a sua estrutura organizativa a fim de proporcionar uma prova interessante a todos os participantes. 
Informamos que oportunamente iremos emitir um Aditamento com algumas alterações de pormenor, da qual salientamos a admissão de viaturas posteriores a 1983 embora não contem para o Classic Cup e tenham uma classificação na prova em separado.
As inscrições terminam a 12 de Março.
Boletim de Inscrição bem como os regulamentos do Classic Cup e do Rallye da Primavera encontram-se disponíveis para download na nossa página em www.rallyeverdepino.com na qual iremos colocando noticias sempre que se justificarem.
Entretanto relembramos o nosso Track Day Sever do Vouga que levaremos a efeito naquele circuito misto já no dia 9 de Março para o qual estamos a receber inscrições a bom ritmo, chamando a atenção a todos interessados para não se atrasarem e nos enviarem rapidamente o Boletim de Inscrição que se encontra publicado no nosso site. 
Também no nosso site já consta para download o Regulamento e Boletim de Inscrição referente ao Rallye Verde Pino de 2013 a ir para a estrada de 19 a 21 de Abril.

-- 

Saudações Desportivas

 

TT EM ANGOLA

FW: CARR 2013

 

Caros Pilotos

 

Anexamos a listagem dos pilotos que manifestaram interesse em se inscreverem no CARR 2013 com os respectivos números de competição.

Os pilotos a Negrito ou  Bolt ainda não têm a sua situação regularizada.

 

Aproveitamos para anexar as classificações do CARR 2013 após a realização da 1ª prova - 3º Rali CFAO Luanda.

 

O site http://angola-racing.com/carr/ tem estado a ser carregado aos poucos. Quem encontrar falhas agradecemos que nos informem. Quem quiser contribuir com mais fotos, artigos de imprensa, videos, logos referentes às provas e patrocinadores, etc. agradecemos muito.

Procuramos também patrocinadores para ajudarem a suportar os custos de produção e de manutenção.

 

 

LISTA DE INSCRITOS

 

 

1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
17
18
20
22
24
25
27
29
33
36
44
48
50
53
57
69
72
74
75
77
81

José Mira
Paulo Arroteia
José Roxo
Cristiano Mira
Carlos Maio
Carlos Mendonça
Ricardo Fernandes
Maló Almeida
José Carlos Teixeira (Zé Comando)
Nuno Santos
Miguel Angelo
Edwin Santos
Mário Passos
Jorge Portugal
João Lota
Rui Ruivo
Carlos Oliveira
Fábio Brunido
Sandro Dias
Romulo Branco
Sérgio Dias
Paulo Diogo
Bruno Morais
Rui Pedro Coelho
Hamilton Gonçalves
Helder Coelho Vuty
Bruno Meireles
José Carlos Madaleno
Cesar Dowling
Tiago Canteiro
Rui Cunha
Silvia Pereira
Mauro Veiga
Bruno Castro

ñ

ñ

ñ

ñ

ñ

ñ

91
92
93
94
99
111
222
278
300
323
333
387
388
777
888
999

Miguel Cardoso
Rui Duarte
Luis Lago Carvalho
João Lago Carvalho
David Pereira
Alvaro Dias
Deborah Almeida
Paulo Alexandre Fernandes
Jorge Pires
Marcio Ruivo
Rodrigo Morais
Marcos Santos
Custodio Neto
Armindo Fortes
Miguel Raposo
Fidelino Queiroz
Luis Rio
Mário Fontes
Fernando Alexandre Santos

ñ
ñ

ñ
ñ
ñTTANGOLA1 500x332TTANGOLA2 500x332

 

PIZZONIA NOS ESTADOS UNDIDOS

 

Antonio Pizzonia estreia na Grand-Am neste sábado, no Circuito das Américas, em Austin, no Texas


Confiante, brasileiro participa de testes na quinta e de um treino classificatório na sexta

O piloto brasileiro Antonio Pizzonia (Visit Manaus) inicia a sua trajetória na categoria Rolex Grand-Am Sport Car Series, umas das mais tradicionais do automobilismo mundial, no próximo sábado (2). A prova será realizada no Circuito das Américas, em Austin, no Texas (Estados Unidos). O amazonense terá o colombiano Gustavo Yacaman como seu parceiro na condução do Ford-Riley DPG3, pela equipe Michael Shank Racing.

"Estou bem tranquilo para essa prova de estreia. Tranquilo demais. Só tenho muita curiosidade para começar a andar bem o quanto antes. Quero me adaptar logo, mas nada de forma apressada. É um carro novo, muito rápido, que exigirá muita atenção para aprender tudo sobre ele. Apesar da novidade, a minha confiança está grande para essa estreia. Tomara que ocorra tudo muito bem", afirma Antonio Pizzonia. 

Adaptação - Antes da prova de sábado (2), que será a segunda da temporada de 2013, Pizzonia participa de testes nesta quinta (28) e do treino classificatório na sexta (1). Serão dois dias para a adaptação ao novo carro. 

"Ainda não tive contato com o carro. A primeira vez que vou andar será nesta quinta. Estou muito ansioso para acelerar. É uma categoria bacana, muito veloz. Eu tive sorte, porque geralmente não acontecem treinos como o desta quinta-feira. Então, terei um dia a mais para conhecer o carro", explica. 

Novo parceiro - Para o processo de adaptação ao novo carro e categoria, Pizzonia terá a ajuda do colombiano Gustavo Yacaman, de 22 anos, que é seu parceiro na condução do carro Ford-Riley DPG3. 

"Eu conheço o Gustavo há muito tempo. Ele já correu a primeira prova da categoria, a 24 Horas de Daytona. A experiência dele com o carro vai me ajudar nesta primeira prova. Nós estamos confiantes e conversando muito para fazer uma boa estreia. A equipe tem um potencial muito grande e, com meu parceiro focado no mesmo objetivo, faremos um ano maravilhoso", salienta. 

O processo de adaptação de Pizzonia tem ainda a ajuda de um brasileiro com muita experiência na categoria. A equipe Michael Shank Racing (MSR) conta também com a dupla formada pelo norte-americano John Pew e o experiente brasileiro Oswaldo "Ozz" Negri Júnior.

"O fato do ‘Ozz’ estar na mesma equipe ajuda muito. E não só por ele ser brasileiro, mas, sim, por ter muita experiência na categoria. Só com esta equipe 2013 será o nono ano dele na Grand-Am. Com certeza vou extrair muita coisa dele para me adaptar o mais rápido possível. Isso é bem legal", comemora. 

Para a Fórmula 1 - "A pista também é nova para mim, nunca corri lá", continua Pizzonia. "É um traçado feito para Fórmula 1 e tem uma característica bem diferente das pistas mais antigas: possui muitas curvas, com formatos bem diferentes. Requer uma pilotagem especial. Eu estudei, com vídeos, e percebi que não terei problemas. Será um desafio, mas que conseguirei me sair bem", garante Pizzonia. 

O modelo Ford-Riley DPG3, que o amazonense pilotará na Grand-AM, é um protótipo de 500 cv com motor V8 de cinco litros e chassi de estrutura tubular em aço. É um veículo que exige muita técnica nos variados tipos de traçado utilizados. As provas da categoria, sempre muito disputadas, chegam a contar 24 horas de duração.

Com mais de 28 mil voltas completadas desde 2004, a equipe a ser defendida pelo brasileiro é a Michael Shank Racing (MSR), uma das mais experientes da Grand-Am Rolex Sports Car Series. O time obteve pódios em todas as temporadas que disputou. No ano passado, a equipe registrou uma vitória, justamente nas 24 Horas de Daytona, a mais famosa corrida do calendário. 

 

19º SUPER BOCK SUPER ROCK

19º Super Bock Super Rock


Nova confirmação:
 

Chk Chk Chk
 

 

18, 19 e 20 de Julho, Herdade do Cabeço da Flauta
Junto à Praia do Meco, Sesimbra
www.superbocksuperrock.pt facebook.com/sbsr

 

 

!!!. Oficialmente pronuncia-se Chk Chk Chk, mas também pode ser Pow Pow Pow ou Uh Uh Uh. Preferências à parte, certo é que esta banda californiana marca presença no 19º Super Bock Super Rock. Exclama-se aos quatro ventos que o vocalista Nic Offer, tem por hábito sair do palco para a plateia e aproveitar a oportunidade para transformar os concertos numa espécie de festa privada onde todos estão convidados. Chegam ao Meco para partilhar ao vivo o último trabalho "Thr!!!er" a ser editado em Abril, o pretexto ideal para pôr toda a gente a dançar.
 

 

Mais novidades brevemente.


Já confirmados:
18 de Julho
Palco Super Bock – Arctic Monkeys, Johnny Marr, Azealia Banks, Anarchicks
Palco EDP – Efterklang, TOY, Owen Pallett

 19 de Julho
Palco Super Bock – The Killers, Tomahawk, Kaiser Chiefs
Palco EDP – Manuel Fúria

20 de Julho
Palco Super Bock – Queens Of The Stone Age, Gary Clark Jr., Ash 
Palco EDP - Chk Chk Chk
 

 

 

 

Nova Confirmação


 

Imagem removida pelo remetente. image

Chk Chk Chk

Bio

!!! ou também conhecidos como Chk Chk Chk, formaram-se em 1996. Californianos, vieram de outras bandas locais como os The Yah Mos, Black Liquorice ou Popesmashers. Lançam em Abril o quinto álbum, “Thr!!!er”, em que garantem conciliar o seu amor na construção de música dança e electrónica, com a sua devoção contínua no formato álbum, coeso e homogéneo. Famosos pelos seus concertos únicos, são absolutamente implacáveis em palco e garantem que o Super Bock Super Rock nunca mais será o mesmo depois do dia 20 de Julho.

Sites e Vídeos

 

Site Oficial


Facebook 


Imagem removida pelo remetente.
"Slyd"
 
 

 

 

 

 

Informação de Bilhetes


Imagem removida pelo remetente.

 

 

Preço dos Bilhetes

Fã Pack FNAC: 80€

Passe 3 Dias:  90€

Bilhete Diário: 48€

 

Locais de Venda

www.ticketline.pt - Reservas e informações 1820 (24 horas), lojas FNAC, lojas Worten, El Corte Inglês (Lisboa e V. N. Gaia), Centros Comerciais Dolce Vita (Amadora, Porto, Vila Real, Ovar, Coimbra e Funchal), Casino de Lisboa, Galerias Campo Pequeno, Abep, Estações de Correios, www.ctt.pt , lojas Media Markt, Turismo de Lisboa, www.blueticket.pt - Call Center  707 780 000.

Em Espanha: www.ticketmaster.es , www.breakpoint.es 
UK: www.seetickets.com 
 

 

O NOVO LOOKING DOS AUDI R8

O NOVO LOOKING DOS AUDI R 8 DO TEAM NOVA DRIVER

 

Será este o aspecto, que o268057 416388165117067_69998028_n_1_500x332s dois Audi R 8 do team Nova Driver irão correr esta época no Campeonato de Portugal de GT em Portugal e no Open GT.

 

COMBUSTIVEIS DESCEM DE PREÇO

COMBUSTIVEIS DESCEM DE PREÇO

 

 

Os preços dos combustíveis vão descer até 2 cêntimos a partir de segunda-feira

Os preços do gasóleo e da gasolina vão descer na próxima semana, reflectindo as cotações médias da gasolina e do gasóleo nos mercados internacionais. Segundo fonte do sector contactada pelo Económico, "evolução das cotações em euros aponta para a uma descida mais acentuada na gasolina do que no gasóleo, que se deverá situar entre 1 e 2 cêntimos".

Após cinco semanas consecutivas sem qualquer descida, as cotações da gasolina voltaram a recuar esta semana (-4,02%), o que permite antecipar uma redução do preço final deste combustível a partir de segunda-feira. Também as cotações do gasóleo desceram ao longo da semana (-2,37%), sendo expectável um decréscimo do preço, ainda que menos acentuado.

A descida dos preços dos combustíveis reflecte ainda a desvalorização do 'ouro-negro' (-1,59%). No entanto, o euro regista uma perda semanal face à nota verde, atenuando os efeitos da descida dos preços dos combustíveis para os consumidores europeus, dado que a matéria-prima é negociada em dólares.

De salientar que esta é a primeira descida da gasolina e do gasóleo desde 21 e 28 de Janeiro, respectivamente. Contas feitas, e o preço do litro da gasolina já encareceu oito cêntimos desde o início do ano, enquanto o gasóleo subiu cinco cêntimos nos postos de abastecimento nacionais.

O preço médio do gasóleo está actualmente em 1,451 euros por litro, enquanto a gasolina custa, em média, 1,646 euros/litro, de acordo com os dados disponibilizados pela Direcção Geral de Energia e Geologia (DGEG). Em qualquer dos casos trata-se de preços de referência, ou seja, na prática os portugueses estão a pagar valores mais elevados para alimentar os seus automóveis. Nas auto-estradas, por exemplo, os preços são bem mais elevados.

O elevado custo dos combustíveis em Portugal, um dos mais altos na Europa, associado ao menor rendimento disponível, tem motivado quebras históricas no consumo.

 

Fonte : Diário Económico - Rita Paz

 

CÉSAR MACHADO CONFIRMADO NOS SPORT-PROTOTIPOS

CÉSAR MACHADO CONFIRMADO NOS SPORT PROTOTIPOS

 

O piloto César Machado está confirmado a sua participação no Campeonato de Sport Protótipos, onde vai fazer equipa com Gonçalo Inácio ao volante dum Norma M 20 F.Não será demais referir que o pilotoFOX 1693_500x332 de Famalicão fez recenetemte uma sessão de testes para aquilatar a condução deste sport prototipo, e agora com os apoios de que beneficia, marca assim o seu retorno ao mundo da competição.

 

texto e fotos de João Raposo - www.velocidadeonline.com

 

MELHOR ERA IMPOSSIVEL

 

Veni, Vidi, Vici

Melhor era Impossível

Foi perante uma moldura humana como há muito não se via nos ralis nacionais que
Jorge Ribeiro e a OVERSTEP Racing Team alcançaram a primeira vitória do ano.

Depois de vários dias de mau tempo a primeira prova do Trofeu Fastbravo decorreu
sobre um esplêndido dia de sol, que permitiu não só realçar as belas paisagens das
serras fafenses como também ter nas especiais um grande numero de espectadores,
algo que não se via em Portugal há bastante tempo, ficando assim demonstrado
desde o inicio que 2013 será um ano de grande visibilidade para equipas e pilotos.

Depois de um 2012 ter vencido de forma categórica o Troféu Fastbravo, Jorge
Ribeiro apostou para a presente temporada na renovação do titulo, aceitando o
convite que foi dirigido por Francisco e Sofia Almeida, da OVERSTEP, para conduzir
o Seat Marbella da OVERSTEP Racing Team. Com responsabilidades acrescidas o
piloto partia para o Rali serras de Fafe com o objetivo único de vencer entre os
concorrentes do Troféu Fastbravo, e claro brindar o muito público presente com
uma condução rápida e espetacular, como referia o piloto ainda antes do inicio do
rali, “estamos aqui para ganhar, o dia está perfeito, o carro esta perfeito, portanto
vamos a fundo para ganhar e dar espetáculo”.

Com prova a iniciar-se ao começo da tarde Jorge Ribeiro entrou muito forte e desde
logo liderou entre os concorrentes do troféu, lugar que viria a manter até ao final
com uma vantagem bastante confortável. Com o Seat Marbella a funcionar na
perfeição o piloto de Penafiel consegui em Fafe mais uma performance de grande
nível, aliando de forma perfeita velocidade com consistência, o que lhe permitiu
obter mais este excelente resultado.

Já noite dentro o piloto confessava-se bastante satisfeito, “estou muito feliz, foi
um excelente rali correu tudo bem, julgo que demos um excelente espectáculo e
claro chegamos à vitória, tal como queríamos. É sempre bom começar a ganhar e
estar desde já na frente do Troféu”, adiantou, para depois concluir, “ é sempre um
enorme prazer correr em Fafe, são especiais míticas, e que hoje estavam perfeitas.
Adorei ver tanto público, é bom quando os aficionados voltam à estrada, dá-nos
muito animo e vontade de fazer melhor”.

A próxima prova será o Rali de Castelo Branco nos dias 8 e 9 de Março, Jorge Ribeiro
e a OVERSTEP Racing Team estão a fazer todos os esforços para tentar viabilizar
a presença do líder do Trofeu na prova da Escuderia de Castelo Branco pela qual
nutrem especial empatia.

Também Francisco Almeida, responsável da OVERSETP Racing Team, se mostrava
bastante satisfeito com o resultado, “foi um bom rali, o Jorge fez um excelente
trabalho. A nossa assistência, a cargo da AutoHeliCar, esteve perfeita e colocou
o Marbella em perfeitas condições. Tenho já algum feedback das redes sociais

e percebemos que as pessoas gostaram da nossa performance e também da
decoração que apresentamos no nosso carro, e isso resultou em muitas fotos e
essa viralidade é essencial, o que no limite se traduz numa excelente divulgação
para os nossos parceiros, em resumo foi um excelente dia de rali. Como em tudo
houve alguns contras, há sempre algo que temos de superar e imprevistos mas isso
fazem parte. Ainda considero que os outros concorrentes podem ganhar muito
com a presença do Jorge pois assim tem uma evolução mais esforçada o que os vai
fazer evoluir muito mais rápido na sua aprendizagem ao terem de tentar alcançar os
resultados do campeão. Este ano o ambiente no troféu começou muito bem o que
se sentiu no ambiente geral e isso é excelente para os que começam se sentirem em
casa!”.

Ainda assim a OVERSTEP firmou a parceria com a FASTBRAVO que inclui a OVERSTEP
como parceiro do trofeu passando assim a constar nas zonas reservadas a preto na
decoração de todos os Seat Marbella que correrem, o que demonstra a aposta e
confiança depositada neste troféu por parte da OVERSTEP. Ainda se estão a fazer
todos os esforços para viabilizar a época ao Jorge Ribeiro e estamos convictos que
será uma mais valia para o público e para o troféu dada a espectacularidade e
divertimento dos pequenos carros.

bravo 500x332_500x332

 

 

JET SKI NO BRASIL

 

ISRAEL PEREIRA PROMETE BRIGAR POR TÍTULOS NO
 26º BRASILEIRO DE MOTO AQUÁTICA (JET SKI)

O gaúcho de Guaíba foi campeão em 2011 na categoria Runabout Aspirado Limited.

O gaúcho Israel Pereira, de Guaíba, promete brigar por títulos no 26º Campeonato Brasileiro de Moto Aquática (jet ski), que começa nos dias 16 e 17 de março, em Pereira Barreto, no Noroeste paulista. A competição será  realizada na praia do Pôr-do-Sol, situada a margem direita do Rio Tietê, no reservatório da Usina de Três Irmãos, com expectativa de grande presença de público de toda região. 

Campeão brasileiro em 2011 na Runabout Aspirado Limited, Pereira competirá nessa temporada nas categorias Runabout Turbo Stock e Runabout Turbo Limited.  Para buscar um bom resultado já na estreia, vem treinando intensivamente principalmente na parte física, pois lembra que as corridas exigem muito dos pilotos. 

Pereira já traçou sua estratégia para essa etapa de abertura do 26º Campeonato Brasileiro de Moto Aquática (jet ski). “Tenho que iniciar bem a temporada com no mínimo um podium, porque depois os pilotos se distanciam muito na pontuação. Vamos preparados para ganhar com a minha equipe”, analisou.

O piloto de Guaíba aproveitará a primeira etapa do campeonato estadual neste final de semana, também como preparação para a estreia no Brasileiro. “Vai ser um treino de verdade e enfrentando alguns adversários que terei na competição nacional. Vai ser muito bom. Nesta temporada utilizarei um modelo Kawasaki Ultra300x e um Seadoo rxpx 260 e estou otimista quanto ao rendimento dos dois equipamentos”, destacou.

Além dos pilotos do Rio Grande do Sul, estão sendo esperados para o 26º Campeonato Brasileiro de Moto Aquática (jet ski), competidores dos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Goiás, Paraná, Santa Catarina, Bahia, Pernambuco, Distrito Federal, além de convidados da Bolívia, Uruguai e  Paraguai.

A movimentação começa no dia 15 com a recepção dos pilotos que participarão da etapa de abertura do 26º Campeonato Brasileiro de Jet Ski. No dia 16, das 9 às 11h30 acontecem as inscrições dos pilotos e vistorias dos jets. Às 12h30 estão marcados os treinos oficiais, seguidos das tomadas de tempo da categoria Super Course, às 14 horas começam a primeira série bateria das categorias do circuito fechado, às 17h30 será disputada a primeira bateria do Freestyle.

No dia 17, a programação tem início às 10 horas com a disputa das categorias Super Course. Às 14 horas, tem início a segunda série de bateria do circuito fechado, seguida pelo Freestyle. Às 16h30 está prevista a premiação.


A primeira etapa do 26º Campeonato Brasileiro de Moto Aquática (jet ski) é uma realização BJSA - Associação Brasileira de Jet Ski, com homologação da International Jets Sports Boating Association – IJSBA. Os apoios são da Prefeitura Municipal de Pereira Barreto, CPM7 Full Promotion, GAP Óculos Esportivos, Revista BOAT International, Site Bombarco (www.

 

NOVO CONCEPT TOYOTA

 

Concept FT-86 Open com estreia mundial no Salão de Genebra 2013

  • Desenvolvido para analisar a reação do público para uma possível lançamento de uma versão cabrio do GT86
  • Capota automática em tecido permite manter a capacidade de 2+2
  • Design interior único e esquema de cores interiores desenhadas em Milão

Depois do sucesso mundial do muito bem recebido Toyota GT86, desenvolvido puramente para o prazer de condução, a Toyota apresenta o concept FT-86 Open criado para validar a reação do público de forma a avaliar uma possível comercialização da versão cabrio do desportivo 2+2, com motor boxer frontal e tração traseira. 

O concept FT-86 Open foi desenvolvido para combinar baixa velocidade e apuradas capacidades dinâmicas, sem beliscar qualquer característica do GT86, proporcionando um nível de prazer de condução ainda mais elevado, por ser um desportivo cabrio. 

Com 4,240 mm de comprimento, 1,775 mm de largura, 1,270 mm de altura e uma distância entre eixos de 2,570 mm, o concept FT-86 Open apresenta capota em tecido multicamadas com vidro atrás. 

Este concept mantém a mesma capacidade 2+2 do GT86, sendo que, mesmo quando a capota está recolhida não tem qualquer impacto na capacidade da bagageira. 

O forte contraste entre o branco puro brilhante e o moderno azul-marinho foi pensado para expressar e maximizar a elegância no desempenho e refletir o espírito e a atmosfera de Milão, uma das cidades mais vanguardistas no que diz respeito à moda. 

O exterior elegante do concept, em branco, e a capota em tecido azul -marinho são acompanhados pelos estofos e acabamentos interiores em branco brilhante, criando uma imagem luxuosa e ao mesmo tempo desportiva, complementada por tapetes com acabamentos em tom dourado. 

O esquema de cores do concept FT-86 Open é acompanhado na aplicação de pele perfurada em azul-marinho com o pesponto em tons dourado. toyota1 500x332toyota2 500x332toyota3 500x332toyota4 500x332

 

STOCK-CAR - BRASIL

 

Equipe Carlos Alves/Nova Schin pronta para início da temporada da Stock Car

Carros vão para a pista pela primeira vez no ano nesta sexta-feira (1) em Interlagos

A temporada 2013 da Stock Car começa oficialmente nesta sexta-feira (1), no Autódromo José Carlos Pace - Interlagos, em São Paulo. Estreando na categoria, a Nova Schin, que apoia a equipe Carlos Alves, vem com David Muffato e Marcos Gomes em busca da sua primeira vitória. Ansiosos com o apoio fechado pelos próximos dois anos, os pilotos buscam retribuir e esperam começar com um bom resultado neste fim de semana na pista paulistana.

Campeão em 2003, David Muffato fala sobre a nova experiência. "Para mim é uma alegria começar este desafio ao lado de um time, patrocinador e companheiro de equipe novos", fala David. Em um ano com várias mudanças no regulamento da categoria, o experiente piloto acredita que uma coisa não deve mudar: o equilíbrio da Stock Car. "As mudanças foram boas, agora o vitorioso fará 24 pontos ao invés de 22, abrindo quatro em relação ao segundo".

"Além disso, não teremos mais o push-to-pass no classificatório e na largada. Porém, as maiores mudanças foram o fato de não termos mais treinos livres na sexta - teremos apenas nesta primeira etapa - e os novos pneus Pirelli, que devem melhorar significativamente a situação de todos os carros. Pelos comentários nos boxes teremos 34 pilotos buscando a pole", brinca Muffato.

Com a primeira etapa para começar, David encerra falando sobre a expectativa. "Estamos animados com essa etapa, claro que o grid é equilibrado e precisamos trabalhar bastante, mas confio no esforço que a equipe pode fazer e vamos buscar chegar junto buscando as vitórias e, no final do ano, o título", encerra David Muffato. Para Marcos Gomes, as alterações foram positivas e favoráveis para a categoria.

"Eu acho que foram mudanças boas, a Stock está trabalhando para melhorar o pacote técnico sem aumentar os custos, o que é bom para as equipes e, ao mesmo tempo, anima os pilotos. Estão todos animados para ver como o carro vai se comportar com os novos pneus. As alterações no uso do push vão mudar as dinâmicas dos treinos e corridas e ainda deveremos ter outras novidades, então o ano tem tudo para começar muito bem e ainda mais equilibrado", diz.

"A expectativa é grande, estou louco para poder pilotar o carro e vamos começar amanhã um dia antes do classificatório. Estou feliz pela hora estar chegando, tudo é novo pra mim e para o David, ninguém se conhece bastante aqui ainda então vamos ter bastante trabalho pela frente e espero que o entrosamento venha logo", encerra Marquinhos. Confira a programação da etapa deste fim de semana em Interlagos da Stock Car.

Sexta-feira, dia 1/3:
09h - 10h30: 1º Treino extra - (1º grupo)
11h - 12h30: 1º Treino extra - (2º grupo)
14h - 15h30: 2º Treino extra - (1º grupo)
16h - 17h30: 2º Treino extra - (2º grupo)

Sábado, dia 2/3:
08h15 - 09h20: 1º Treino livre - (1º grupo)
09h30 - 10h35: 1º Treino livre - (2º grupo)
12h - 13h05: 2º. Treino livre - (1º. Grupo)
13h15 - 14h20: 2º. Treino livre - (2º. Grupo)
15h45 - 16h45 - Classificação

Domingo, dia 3/3:
11h: Largada (40 min de prova + 1 volta)
12h15 - 13h15 - Visitação boxes

 

RALIS EM ANGOLA

 Rali Mar e Março 2013

 

Caros Amigos, Pilotos e Fotógrafos

 

A organização do Rali Mar e Março 2013, 2ª prova do CARR 2013 pede-me para divulgar o Regulamento, Programa e Boletim de Inscrição.

Contrariamente ao que está no Programa as inscrições deverão ser pagas para a conta do BAI com o numero 6427391 em nome de Renato Jorge Moniz. IBAN AO06004000000642739110154.

O Boletim de Inscrição deverá ser enviado para o seguinte email:  Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar " target="_blank" style="color:rgb(17, 85, 204)"> Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar

O telefone do Sr. Renato Moniz é:  924 111 219

 

No Forum Angola Offroad há vários contactos telefónicos para quem quiser alojamento.

 

 

HYUNDAI E KIA NA EUROPA

 

Novo relatório revela significativos benefícios económicos e
sociais da presença da Hyundai e Kia na Europa
 Cerca de 268 000 pessoas devem os seus empregos à presença da Hyundai
e da Kia na União Europeia
 1,7 Mil milhões de euros em impostos foram pagos aos governos europeus
em 2011
 Produção de componentes para as fábricas na Europa gera receitas anuais
de 3,4 mil milhões de euros
Um novo relatório, publicado pelo líder europeu de consultoria económica, London
Economics, confirmou de forma independente a substancial contribuição para
economia europeia do Hyundai Motor Group.
O relatório, intitulado "Os benefícios económicos e sociais decorrentes da presença da
Hyundai e Kia na Europa", revelou que pelo menos 268 mil pessoas devem seus
empregos à presença europeia das duas marcas.
Incluindo os direitos aduaneiros, vendas e impostos sobre os lucros, a Hyundai e a Kia
contribuíram com um total de quase 1,7 mil milhões de euros em impostos para os
governos europeus no ano de 2011, reforçando ainda mais as economias da região.

 

 

As fábricas na República Checa (Nošovice) e Eslováquia (Žilina) compram no seu
conjunto componentes no valor de 4,8 mil milhões, 72% dos quais são provenientes
do mercado europeu, representando um valor de 3,4 mil milhões de euros.
O relatório também destaca que a cadeia de valor do Hyundai Motor Group, desde os
centros de pesquisa e desenvolvimento à distribuição, pode ser encontrada no espaço
europeu. A rede de distribuição de vendas cobrindo todos os estados membros da EU
e países da EFTA contribuiu com um adicional de 2 mil milhões de euros para o PIB
europeu.

 

 

Allan Rushforth, Vice-Presidente e COO da Hyundai Motor Europe, comentou: "Este
relatório confirma que o compromisso do Hyundai Motor Group com a Europa - com os
seus cidadãos, com a sua economia - é mais forte do que nunca. O nosso
investimento de vários milhares de milhões de euros na região têm melhorado a
qualidade dos nossos produtos e serviços, e criou novas oportunidades de emprego
para as pessoas, directa e indirectamente. Daqui para o futuro, queremos ter uma
Europa de sucesso porque os nossos colaboradores e as nossas operações estão no
coração desta. "
Michael Cole, CEO da Kia Motors Europe, disse: "Para além de apoiar mais de um
quarto de um milhão de postos de trabalho - tanto directamente como na cadeia
europeia de produção de componentes automóveis - o Hyundai Motor Group está a
oferecer um programa de desenvolvimento e formação profissional para nossos
funcionários na Europa, prosseguindo uma ampla gama de projectos voltados para a
educação e bem-estar social. Com a nossa produção europeia e a nossa quota de
mercado a crescer ano após ano, estamos satisfeitos e orgulhosos de ver o relatório
da consultora London Economics a colocar em destaque a dimensão da nossa
contribuição para o crescimento económico na Europa."Hyundai Europe_GmbH_009_500x332

 

CARAMULO MOTORFESTIVAL

8ª edição do Caramulo Motorfestival apresentada na Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL)

 

A 8ª edição do Caramulo Motorfestival - Festival Internacional de Veículos Clássicos e Desportivos será apresentada na próxima 6ª feira, dia 1 de março, numa conferência de imprensa organizada pelo Turismo do Centro de Portugal, ACERT, Museu do Caramulo e Câmara Municipal de Tondela.

 

A decorrer nos dias 6 a 8 de Setembro de 2013, o Caramulo Motorfestival, junta uma enorme variedade de eventos em simultâneo, oferecendo uma vasta oferta para diferentes públicos com actividades para toda a família.

Ao longo dos 3 dias, é possível ver mais de 800 de veículos, desde automóveis de competição, clássicos, Super Desportivos, NASCAR, Fórmulas, entre outros, passando pelas motos clássicas e de competição, bicicletas antigas, veículos todo-o-terreno e militares, até a um avião acrobata. Para além de animação e divertimento ligado aos automóveis e motociclos, o evento integra ainda um conjunto de acções lúdicas e turísticas, como exposições temáticas, parques infantis, gastronomia e restauração, zonas chill out, atividades radicais e música ao vivo.

Considerado pela imprensa especializada como “o melhor evento de automóveis em Portugal”, o Caramulo Motorfestival tem crescido todos os anos em número de visitantes e participantes, tendo recebido na última edição mais de 30 mil pessoas.cara 500x332

 

JANTAR TERTULIA

Jantar de tertulia

 


Olá olá!!

 

O tempo passa a correr e aqui estamos nos a marcar o jantarinho da Tertulia já para o mês de março!!

 

O inverno esta a acabar e como tal temos que comemorar isso com um repasto em condições. Assim, o jantarinho vai acontecer no próximo dia 07 de março (calha à quinta feira vejam só...!!!), no já habitual CNEMA e lá nos encontraremos pelas 19h30 para dar inicio às hostilidades da habitual mine!

 

As inscrições deverão ser concretizadas pelas vias habituais e são indispensáveis!!

 

THE TALL SHIPS RACES

 

The Tall Ships Races

 

Câmara de Lisboa aprova regata The Tall Ships Races 2016 Lisboa

 

 

A Câmara Municipal de Lisboa na sua Reunião Pública de 27 de Fevereiro decidiu aprovar um protocolo entre o Município e a Aporvela – Associação Portuguesa de Treino de Vela, relativo à organização da Regata dos Grandes Veleiros “The Tall Ships Races 2016” na cidade de Lisboa.

 

A Aporvela já organizou em Lisboa com assinalável sucesso as famosas regatas de grandes veleiros nos anos de 1982, 1992, 1998, 2006 e 2012. Em Julho passado 49 grandes veleiros, cerca de 2500 jovens tripulantes de 43 nacionalidades e mais de 200 voluntários juntaram-se em Lisboa para um grande festival náutico que decorreu entre 19 e 22 de Julho e foi presenciado por mais de 700.000 visitantes que culminou com um desfile naval que inundou o Tejo de embarcações e as margens do rio de espectadores.
O protocolo com o Município de Lisboa prevê a realização de mais um festival náutico que promete animar o Tejo e a cidade de Lisboa com os maiores veleiros do mundo, alguns dos quais ultrapassam os 100 metros de comprimento e têm tripulações maioritariamente jovens e voluntárias.

A regata The Tall Ships Races ocorre todos os anos nos mares da Europa e é organizada pela Sail Training International, associação da qual a Aporvela é membro fundador e representante de Portugal. A cidade de Lisboa recebeu a primeira das The Tall Ships Races, organizada em 1956, estando desde sempre associada a este grande evento náutico. Em 2016 cumpre-se o 60º aniversário e Lisboa vai comemorar as seis décadas de regatas de grandes veleiros.
Ainda em 2012, Lisboa ganhou o troféu para a cidade que mais jovens colocou a bordo de grandes veleiros durante a regata, num total de 226 e a Aporvela foi galardoada com o prémio de melhor organização de treino de vela do ano. 
sagres 500x332

 

PRÉMIOS LEXUS

 

Já são conhecidos os 12 vencedores do primeiro Prémio Design Lexus

Projetos vencedores vão estar expostos no Museo Della Permanente ao longo da Semana de Design de Milão 

O júri decidiu os vencedores do primeiro Prémio de Design Lexus, uma escolha difícil entre os 1.243 projetos submetidos. Dada a elevada qualidade dos trabalhos apresentados, o corpo de jurados decidiu elevar para 12 trabalhos finalistas em vez dos 10, inicialmente previstos. 

Os vencedores (por ordem alfabética de nome do projeto):

Titulo

Nome do designer

País

Bscooter

Goula / Figuera (Álvaro Fernández-Goula e Pablo Figuera

Espanha

Calm Kayak

Mani Zamani

Irão

FLY

FLY Dear Cai (Dong Bo Chai and Zong Han Tsai)

Taiwan

INAHO

Tangent (Hideki Yoshimoto and Yoshinaka Ono)

Japão

KLAVA lamp

Rudy Davi

Itália

Making Porcelain With A ORIGAMI

Hitomi Igarashi

Japão

Natural Motion for Natural Music

Moonchul Kim

Coreia

Slides Bridge

Zhufei (Zhu Fei and Zhu Tian Hui)

China

The drinking fountain

ATELIER OPA (Yuki Sugihara, Toshihiko Suzuki and Munetaka Ishikawa)

Japão

Tumbleweed Desert

Shlomi Mir

Israel

weaving a home

Abeer Seikaly

Canada/Jordânia

World Clock

Masafumi Ishikawa

Japão

Entre os 12 designers selecionados, dois vão ter oportunidade de criar o protótipo do projeto apresentado, com a ajuda de dois colaboradores de renome na área, o arquiteto Junya Ishigami e o designer de produto Sam Hecht. Os dois mentores vão escolher as duas propostas vencedoras baseando-se na exclusividade, originalidade, relevância do "movimento" e na possibilidade de produzir um protótipo. 

Sam Hecht selecionou "INAHO", de Hideki Yoshimoto e Yoshinaka Ono, enquando que Junya Ishigami preferiu o "Making Porcelain With A ORIGAMI" de Hitomi Igarashi. Os designers vão cooperar com cada um dos mentores em sessões criativas regulares. 
Os protótipos vão ser exibidos em conjunto com os outros 10 trabalhos finalistas no espaço Lexus na semana de Design de Milão, entre 10 e 14 de Abril 2013. 

A cerimónia de entrega dos prémios vai ter lugar, terça-feira, 9 de Abril às 19:00, no Museo della Permanente, onde cada trabalho finalista vai receber um troféu da Lexus Internacional, pelo primeiro Prémio de Design Lexus. 

O Prémio de Design Lexus é um concurso internacional que visa impulsionar a nova geração de criativos de todo o mundo. Representa a oportunidade para os designes em todo o mundo exporem e revelarem as suas criações na Semana de Design de Milão, um dos mais importantes eventos mundiais sob esta temática. Através desta iniciativa, a Lexus espera inspirar e enriquecer novos criadoreslexus1 500x332

 

EXCELENTE OPORTUNIDADE

 

EXCELENTE OPORTUNIDADE

 

LUIS NUNES TEM PARA VENDA

 

 

Luis Nunes tem para venda o Renault Clio RS, com que participou no Campeonato Nacional de Montanha,onde subiu ao pódio por diversas vezesaolongo desta época.Carromuitocompetitivo,pronto a correr,revisto e assistido na Martinsspeed.Para mais informações,por favor contatcar :   Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar  FOX 5256_500x332 Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar , ou  93 7521647

 

NOVO CLIO SPORT TOURER

 

NOVO CLIO SPORT TOURER: PARA OS AMANTES DA ESTÉTICA

 

Com um estilo emocional, inspirado nos break desportivos topo de gama, o Novo Renault Clio Sport Tourer é uma oferta inovadora que alia um design apaixonante à funcionalidade e à modularidade esperadas pelos clientes de break do segmento B. A bagageira com 443 dm3 é extensível até aos 1380 dm3, com o banco traseiro (1/3 - 2/3) rebatido. O banco do passageiro dianteiro rebatível dota o Novo Renault Clio Sport Tourer de um comprimento de carga sem igual: 2,48m da porta da bagageira ao porta-luvas.

 

O Novo Clio Sport Tourer possui todas as qualidades do Novo Clio: conforto, segurança, dinamismo, prestações de segmentos superiores e, também, uma dupla oferta multimédia. Com o Novo Renault Clio Sport Tourer inicia-se a comercialização do sistema Renault R-Link, o tablet multimédia da Renault que estabelece um novo elo entre o automóvel e o mundo exterior.

 

No que respeita às motorizações, o Novo Clio Sport Tourer Break está equipado com as mais recentes tecnologias da Renault presentes no motor de 3 cilindros a gasolina Energy TCe 90 e no motor diesel Energy dCi 90. Este último, por exemplo, consome apenas 3,2l/100 km*, rivalizando mesmo, em termos de emissões de CO2, com propostas híbridas (somente 83g/km*).

 

Esta oferta de motorizações será completada com a chegada, ainda em 2013, da caixa de velocidades de dupla embraiagem EDC para o motor dCi 90.

 

O Novo Clio Sport Tourer estará disponível em Portugal no final de Março com um preço de entrada a partir de 14.800€.Novo-Clio-Sport-Tourer 1_500x332Novo-Clio-Sport-Tourer 2_500x332Novo-Clio-Sport-Tourer 3_500x332Novo-Clio-Sport-Tourer 4_500x332

 

VENDE-SE TOYOTA CARINA E

 

VENDE-SE TOYOTA CARINA E

 

Ex-Troféu,impecável,pronto para correr.Pode participar no Campeonato Nacional de Montanha, track day e outras competições.Para mais informações Martinsspeed –  91 8573162CARINA1 500x332CARINA2 500x332

 

CONCERTO NOVO FUTURO

Concerto Novo Futuro: Ajudar é um espectáculo!


 

Simone de Oliveira, Mafalda Veiga, Marisa Liz, Manuela Azevedo, Luísa Sobral, Cuca Roseta e Maria Bradshaw.

 

Orquestra Metropolitana de Lisboa aceita o desafio e acompanha o espectáculo inédito.

 

8 de Março, Pavilhão Atlântico 

 

 

 

Concerto Novo Futuro é especial. Especial porque junta no Dia da Mulher, algumas das maiores vozes femininas de referência da música nacional por uma causa solidária. Assim, esta noite mágica apresentaSimone de Oliveira, Mafalda Veiga, Marisa Liz (Amor Electro) Manuela Azevedo (Clã), Luísa Sobral, Cuca Roseta e Maria Bradshaw numa actuação única orquestrada e pensada ao milímetro, cuja receita reverterá integralmente a favor da Associação Novo Futuro.

Respondendo a este desafio inédito por uma causa maior, a Orquestra Metropolitana de Lisboa (OML), mostra-se assim também solidária e sobe ao palco do Pavilhão Atlântico para tocar com todas as protagonistas deste momento excepcional da música nacional. Dirigida pelo Maestro Cesário Costa e com arranjos de Pedro Moreira, a OML promete uma noite memorável neste evento dedicado a uma causa maior.

A abertura cabe precisamente à OML, que lança o tapete às grandes mulheres que pisarão o palco. Maria Bradshaw promete encantar com temas de António Variações ou Jorge Palma. Já Luísa Sobral recorda-nos porque é tão acarinhada pelo público com as músicas que a fizeram crescer. A delicadeza e musicalidade em palco de Manuela Azevedo a par com o fado de Cuca Roseta irão também ser momentos emocionantes em palco. Há ainda a força de Marisa Liz com a interpretação “Rosa Sangue” e cumplicidade em palco deMafalda Veiga.

Momentos mágicos serão garantidamente os duetos previstos. Levantando o véu, apenas um exemplo:Luísa Sobral e Manuela Azevedo interpretam “A Noite Passada”, original de Sérgio Godinho.
 

O fecho desta noite estará reservado a Simone de Oliveira.
 

A Associação Novo Futuro
 

Fundada em 1996 em Portugal, a Associação de Lares Familiares para Crianças e Jovens Novo Futuro é uma Instituição Particular de Solidariedade Social. De âmbito nacional e sem fins lucrativos, tem como objectivo o acolhimento em pequenos lares, de crianças e jovens privados de ambiente familiar adequado, proporcionando o desenvolvimento humano a que têm direito, ao afeto, bem-estar e privacidade, para além de uma educação que lhes permita uma plena integração na sociedade.

Ao longo de mais de uma década de trabalho, a Novo Futuro já acolheu 134 crianças e jovens. Tem actualmente 8 Lares (7 na Grande Lisboa e 1 em Gaia), onde residem 74 crianças e jovens, e 60 já seguem os seus projectos de vida integrados na família de origem, em famílias adoptivas, em instituições especializadas ou com autonomia.

As verbas serão investidas na manutenção dos lares da Associação, incluindo o 8º lar, que abriu em Novembro.


 

 

Informação de Bilhetes


 

 

 

Preço dos Bilhetes

Entre €10 e €40

 

Locais de Venda

www.blueticket.pt , Lojas FNAC, Lojas Worten, Agência ABEP, Agência Alvalade, El Corte Inglés, Lojas Media Markt, Turismo de Lisboa.

 

ONYX PREMIADO DE NOVO

Peugeot Onyx volta a ser premiado

Na cerimónia “Louis Vuitton Classic Awards” que aconteceu no passado dia 5 de Fevereiro, em Paris, o concept-car Peugeot Onyx recebeu o prémio "Louis Vuitton Classic Concept", distinção que recompensa o melhor protótipo do ano.

altDesde 2005, todos os anos, um júri de profissionais automóveis concede dois prémios: o Louis Vuitton Classic Awards e o Louis Vuitton Classic Concept Award. O júri premiou desta vez os veículos e concept cars que conseguiram destacar-se no duplo desafio da inovação e experiência. 

Para Gilles Vidal, Diretor de Design da Peugeot, "o conceito Onyx é um super-carro que explora os futuros códigos de design da Peugeot. Nós projetámos um design radical com materiais de primeira qualidade e compostos: cobre, carbono, feltro e folhas de jornais comprimidas. Esta escultura automóvel esconde um motor V8 híbrido diesel de 600 cv híbrido que exemplifica o domínio da marca neste tipo de motores e o desempenho que podemos obter a partir deles. " 

O Peugeot Onyx, que foi apresentado no Salão de Paris de 2012 e foi recebido com elogios unânimes pelo público, e recebeu inúmeros prémios, incluindo o Melhor Conceito pela Autoweek e o melhor Concept Car do Salão concedido pelas redações da RTL e da Auto Plus. 



Peugeot Onyx (1) Peugeot Onyx (2)

 

PORSCHE GT 4 PARA VENDA

PORCHE GT 4 PARA VENDA

 

Porsche revisto e pronto para correr nos GT.Para mais informações por favor contactar : 969375311FOX 6338_500x332

 

PISTA DO ALGARVE CHEIA DE TESTES

PISTA DO ALGARVE COM MUITOS TESTES AGENDADOS

 

O autódromo de Portimão, está repleto de testes, pois muitas equipas marcaram e irão marcar  presença na pista algarvia, que nos ultimos dias tem tido um tempo bem solarengo, fazendo as delicias de pilotos e equipas.Assim, a Fórmula 3 vai estar presente, assim como os protótipos da Radical.Depois vem a Porsche que irá testar o novo 911 que irá participar em diversos campeonatos.

 

Por outro lado quem também vai estar presente será a equipa da Ferrari a AF Corse.autodromo algarve_3_500x332

 

PROMOÇÕES NO KVC

APROVEITEM JÁ ESTAS PROMOÇÕES!!!!

 

 

 

 

LAND ROVER APRESENTA PROTÓTIPO

 

LAND ROVER IRÁ APRESENTAR UM PROTÓTIPO DEFENDER ELÉCTRICO
NO SALÃO AUTOMÓVEL DE GENEBRA

Electric Defender_13MY_280213_05low__500x332Electric Defender_13MY_280213_06lowElectric Defender_13MY_280213_07low__500x332Electric Defender_13MY_280213_19low__500x332

• A Land Rover continua a liderar a inovação em soluções de engenharia e

desenvolvimento sustentável para o sector automóvel.

• Desenvolvido para proporcionar zero emissões e manter, simultaneamente, a

lendária capacidade fora de estrada.

• O seu inovador sistema de propulsão incorpora um motor eléctrico de 70 kW

alimentado por baterias de iões de lítio.

A Land Rover continua a demonstrar que é o líder britânico em inovação e engenharia

automóvel de vanguarda com a apresentação, no próximo Salão Automóvel de Genebra,

de sete protótipos eléctricos do Defender. Estes produzem zero emissões, mantendo a sua

capacidade robusta para superar qualquer tipo de terreno.

“O investimento em inovação foi sempre a alma do nosso negócio e as nossas equipas de

engenheiros estão a trabalhar arduamente para desenvolver uma tecnologia nova e inovadora

capaz de proporcionar soluções sustentáveis na indústria automóvel,” afirmou John Edwards,

Land Rover Global Brand Director.

O motor diesel e a caixa de velocidades de série foram substituídos por um motor eléctrico de

70 kW (94 CV) e 330 Nm alimentado por uma bateria de iões de lítio de 300 volts com uma

capacidade de 27 kWh, que lhe proporciona uma autonomia superior a 80 km (50 milhas).

Na utilização típica a baixa velocidade em fora de estrada, a bateria pode durar até oito

horas antes de voltar a ser carregada. A bateria pode ser completamente carregada com um

carregador rápido de 7 kW em quatro horas, ou com um carregador portátil de 3 kW em 10

horas.

Os veículos eléctricos (EVs) mantêm o lendário sistema de quatro rodas motrizes com bloqueio

de diferencial do Defender. Devido ao motor eléctrico disponibilizar o binário máximo desde

o momento do arranque, não existe necessidade de utilizar uma caixa de velocidades e a

transmissão inclui uma caixa com apenas uma relação, com uma redução final de 2,7:1,

combinada com o conhecido sistema de tracção integral do Defender. Foi também incorporada

uma versão modificada do Terrain Response® System da Land Rover.

Os veículos foram desenvolvidos pela Equipa de Engenharia Avançada da Land Rover

(Advanced Engineering Team), com base nos ensaios realizados com sucesso no Leopard 1,

veículo eléctrico baseado no Defender. As capacidades dos veículos foram postas à prova em

condições extremas e respeitando o meio ambiente, o que demonstra que têm capacidades

não partilhadas com outros veículos eléctricos convencionais de estrada. Os ensaios,

por exemplo, incluíram puxar um reboque de 12 toneladas numa pendente de até 13 % e

atravessar um curso de água com 80 cm de profundidade.

Em conformidade com a filosofia "Tread Lightly" (Condução com Cuidado) da Land

Rover, a suavidade e capacidade da transmissão eléctrica a baixa velocidade torna os

Defender eléctricos especialmente adaptados para superar obstáculos sem danificar

desnecessariamente o solo.

A bateria pesa 410 kg e foi colocada no local do motor do diesel do Defender. O peso em

ordem de marcha é 100 kg superior ao de um Defender 110 base e oscila entre 2.055 kg e

2.162 kg em função do tipo de carroçaria: pick-up, hard-top ou station wagon.

Todos os componentes principais do sistema de propulsão eléctrica, incluindo a bateria,

inversor e motor, são refrigerados por ar em vez de refrigeração líquida, permitindo uma

redução considerável de peso e complexidade, mas aumentando a robustez. A travagem

regenerativa foi optimizada de forma a que, com o controlo de descida de declives, o motor

pode gerar 30 kW de electricidade. Devido à bateria poder ser carregada muito rapidamente

até ao dobro da sua capacidade de 54 kW sem reduzir a sua vida útil, a quase totalidade da

energia regenerada pode ser recuperada e armazenada. Até 80 % da energia cinética do

veículo pode ser recuperada desta forma, dependendo das condições

“Este projecto está a servir como laboratório móvel para a Land Rover, para avaliar veículos

eléctricos, inclusivamente nas condições mais extremas. Proporciona a oportunidade de

desenvolver e testar algumas das tecnologias que poderão ser introduzidas em modelos

futuros da Land Rover,” afirmou Antony Harper, Jaguar Land Rover Head of Research.

Embora não esteja prevista a produção em série do Defender, estas sete unidades Defender

EVs estarão ao serviço para aplicações específicas no final deste ano.

 

RAZIA FORA DA FÓRMULA 1

RAZIA FORA DA FÓRMULA 1

 

O piloto brasileiro Luis Razia, acabou por não conseguir reunir as verbas necessárias, e para jáRAZIA 500x332 está fora do "circo" da Fórmula 1, e da Marussia.Em sua substituição surge Jules Bianchi, que "herdou" assim o volante do piloto sul americano.

 

LMP NO ALGARVE

LMP NO ALGARVE

 

Embora a pista de Portimão esteja fora do calendário muitas equipas escolhem a pista, pelas suas caracteristicas, e assim  a equipa da Status Grand Prix esteve presente com um Lola B 12, que irá participar este ano nas 24 Horas de Le Mans.De referirn que o balnaço foi deveras positivo, sempre com pista seca, ao contrário do que se passa pela Europa fora, com muita chuva e neve, que aliás tem impedido muitos testes.STATUS 500x332

 

VIEIRA OBRIGADO A DESISTIR EM FAFE

 

“Apesar da desistência, balanço é positivo”

Jos Vieira_500x332

Não terminou da forma esperada a prova da dupla de Vieira do Minho José Vieira e Hugo Rodrigues, que
foram obrigado a desistir em mais uma edição do Rallye Serras de Fafe

A prova da Demoporto foi a primeira ronda da época do Campeonato de Portugal de Ralis, onde a dupla
alinhou com um VW Golf TDI.

Num tipo de piso onde o piloto se enquadra bem, cedo a equipa encontrou um bom ritmo e depois de um
6º melhor tempo na primeira especial, conseguiam já na segunda obter o 2º melhor crono, primeiro entre
os carros de motorização diesel no CPR 2, o que prova bem o seu andamento.

Nos troços seguintes mantiveram a mesma toada o que lhes levava a garantir após a quinta especial o
terceiro lugar do CPR 2L/2RM e estar na frente dos diesel.

Contudo a sexta PEC veio a ser madrasta para a equipa que viu o cárter partir-se e desta forma serem
obrigados a terminar o seu rali.

Como nos salienta o piloto “ O Rali estava a correr muito bem, estávamos com um bom ritmo e os
resultados estavam a ser excelente, essencialmente na nossa luta direta que era ser o melhor Diesel.
Infelizmente tivemos azar e fomos obrigados a desistir com o cárter partido. Teria sido muito bom alcançar
o pódio final, mas vamos manter a motivação e na próxima prova tentar andar no mesmo nível”.

O Campeonato de Portugal de Ralis prossegue em Maio, nos dias 17 e 18 com a realização do Rali Cidade
de Guimarães/Targa Clube.

 

PORSCHE É NOTICIA

 

Subsidiária Xangai estabelecido pela Porsche Consulting

 

Stuttgart / Xangai. A gestão internacional de consultoria Porsche Consulting GmbH, com sede em Bietigheim-Bissingen, Alemanha, estão ampliando ainda mais a sua presença na Ásia, com uma subsidiária na China: Hoje, a recém-fundada Porsche Consulting Ltd. estão abrindo seus escritórios de Xangai. "A nossa gama de serviços de consultoria são voltadas para as necessidades de ambas as empresas chinesas, bem como estrangeiros que estabeleceram uma presença na Ásia", como Eberhard Weiblen (49), o presidente e CEO, explica. De acordo com Weiblen, o foco é colocado em "ajudar as empresas a adaptar seus processos de negócios com as altas taxas de crescimento". Ao mesmo tempo, a produtividade, bem como a qualidade dos produtos e dos fornecimentos deve ser continuamente melhorada. Weiblen: "Estes critérios são fundamentais para a sustentabilidade futura e competitividade - uma vez que as demandas dos clientes asiáticos para a qualidade do produto e serviço estão aumentando drasticamente."

Em Xangai, os consultores da Porsche estão se concentrando em suas competências essenciais nas áreas de estratégias de produção, sistemas de produção, gestão da cadeia de suprimentos, distribuição e, principalmente, gestão de fornecedores: "Na China, é comparativamente mais difícil para os fabricantes de encontrar fornecedores eficientes do que no Ocidente. Eles devem muitas vezes passam por um processo de desenvolvimento antes que eles são capazes de atender de forma confiável os níveis de qualidade exigidos, prazos de entrega e padrões tecnológicos ", diz o Dr. Heiko Rauscher (42), CEO da subsidiária chinesa Porsche Consulting Ltd.

 

 

Em Xangai, Rauscher está definido para iniciar com uma equipe inicial de oito funcionários chineses e alemães com forte experiência na Ásia. "Estamos planejando contratar mais três consultores este ano", disse o engenheiro industrial, que viveu por sete anos na China e fluente em mandarim, anuncia. Os candidatos devem ter experiência em consultoria a indústria automotiva e aeroespacial fornecedor, ou engenharia mecânica, e ser altamente familiarizado com a língua e cultura chinesas.

A Porsche Consulting GmbH em Bietigheim-Bissingen é uma subsidiária da fabricante de carros esportes Dr. Ing.. H.C. F. Porsche AG, Stuttgart. A empresa foi fundada em 1994 com a equipe inicial de apenas quatro funcionários, e emprega cerca de 350 pessoas de hoje. A empresa mantém operações globais na forma de quatro filiais em Milão (Itália), São Paulo (Brasil), Atlanta (EUA) e Xangai (China). Porsche Consulting é uma das empresas de consultoria líderes na Alemanha, e foi recentemente eleito quinto na competição "Melhor de consultoria", realizado pela revista alemã Wirtschaftswoche. Os especialistas para magras corporações processos conselhos e as PME da indústria automobilística, a indústria aeroespacial e de máquinas e equipamentos da indústria da construção em todo o mundo. Há também os clientes da indústria farmacêutica, saúde, setor de serviços e da indústria de bens de consumo.

 

STOCK-CAR - BRASIL

 

Nova Schin e equipe Carlos Alves fecham parceria de dois anos na Stock Car

David Muffato e Marcos Gomes serão os pilotos na briga pelo título

- Na última terça-feira (26), no Kartódromo Arena Schincariol, em Itu, interior de São Paulo, a Nova Schin fez o lançamento oficial do seu projeto de dois anos ao lado da equipe Carlos Alves para a disputa da Stock Car, contando com executivos da Brasil Kirin, empresa dona da marca Nova Schin, representante da Vicar, integrantes do time, pilotos e jornalistas. O começo da parceria será neste fim de semana no Autódromo de Interlagos, sede da primeira etapa da temporada 2013 da categoria.

Após o coquetel, uma apresentação foi feita começando com as palavras de Gino Di Domenico, Presidente da Brasil Kirin. "Primeiro eu gostaria de em nome da nossa empresa agradecer a presença de todos aqui. Estamos dando um passo importante apoiando a equipe Carlos Alves entrando na Stock Car. A Brasil Kirin é uma empresa que tem no seu DNA prazer e alegria, algo totalmente relacionado ao esporte e as nossas marcas, como a Nova Schin, que irá patrocinar o time pelos próximos dois anos", destacou.

A Diretora de Marketing da empresa, Maria Inez Murad, completou. "A Nova Schin já participa de outros eventos automobilísticos como a F-1 e nossa vontade era grande de ampliar nossa atuação. A nossa participação na Stock Car se deve ao fato de acreditar que estamos trabalhando com uma equipe profissional, com garra, e colocamos nossa principal marca para patrocinar esta iniciativa, o que mostra a nossa crença e comprometimento no sucesso deste trabalho", finalizou.

Representando a Vicar, empresa responsável pela organização e promoção da Stock Car, Maurício Slaviero, Diretor Geral da empresa, estava presente e agradeceu a entrada da Nova Schin na categoria. "É um orgulho muito grande para a Stock Car ter uma marca como a Nova Schin conosco, o que comprova o crescimento da nossa categoria ano após ano como resultado do nosso trabalho intenso. Não tenho dúvida que vocês ficarão satisfeitos com o retorno que terão com a equipe e pilotos extremamente competentes", destacou.

Dono e chefe do time que leva seu nome, Carlos Alves acredita na capacidade do seu time e destaca a importância da entrada da Nova Schin. "Quero agradecer a Nova Schin pela confiança no nosso trabalho. Hoje é a realização de um sonho. Corri 25 anos com alguns grandes patrocinadores, mas hoje estou com a minha equipe, com dois ótimos pilotos e um apoio deste tamanho. Acredito totalmente no time e que vamos conseguir dar os resultados esperados com muito trabalho e vontade de vencer", reforça Carlos Alves.

Na pista, o trabalho ficará com David Muffato, campeão de 2003 da categoria, e Marcos Gomes, filho do tetracampeão da Stock Car, Paulo Gomes. Para David, esta será a oportunidade ideal para uma grande festa. "Estou já há algum tempo na Stock e este ano será especial, não só pelos 10 anos do meu título, mas porque com esta estrutura estarei com chances de brigar pelo bicampeonato. Estamos confiantes no nosso trabalho e vamos fazer de tudo para conseguir brigar para trazer o título para a equipe", confirma David.

Já Marcos Gomes, reforça o trabalho feito pelo time em preparação para a temporada. "Me sinto feliz e honrado por fazer parte deste projeto. Já passei por várias equipes e patrocinadores e nunca vi um lugar com tanto empenho buscando os melhores resultados como aqui. A equipe vem trabalhando fazendo uma pré-temporada na oficina de muito trabalho e dedicação e gostaria também de agradecer a Nova Schin por acreditar no nosso potencial. Não tenho dúvida que vamos colher bons frutos juntos", fala Marquinhos.

A equipe Carlos Alves/Nova Schin estará em ação pela primeira vez neste fim de semana em Interlagos, São Paulo, na etapa de abertura da temporada 2013 da Stock Car.

*Legenda da foto da direita para a esquerda: Gino Di Domenico, Maria Inez Murad, Maurício Slaviero, Carlos Alves, Marcos Gomes e David Muffato.

 

TESTES DA LADA EM MAGNY COURS

 

TESTES DA LADA EM MAGNY COURS


 A equipe e os testes a efectuar estão concentrandos na corrida de set-up e verificar sistemas técnicos do carro.


Na manhã de segunda-feira, a neve na pista limitou a atividade de James Thompson e Aleksei Dudukalo em algumas voltas apenas. 
equipe teve mais sorte na terça-feira e quarta-feira, quando as condições de pista  secaLADA 500x332 ofereceu a oportunidade de ter um cronograma de testes intensos.   
Thompson comentou : "Nós tentamos algumas coisas fundamentais que foram um passo no direito direção. Um dos pontos fortes da Granta é o tamanho pequeno que resulta em um arrasto bem.Potencialmente, se formos capazes maximizar este, podemos alcançar excelente velocidade máxima. O carro também é muito ágil nas mudanças de direções e lentos cantos. Até agora, a impressão geral é positivo, mas temos algumas mais . soluções interessantes técnicas para tentar "
Dudukalo disse: "Foi a minha primeira vez no carro e também minha primeira visita a Magny-Cours. Eu realmente gostei da Granta. É um carro muito rápido e reativo para os ajustes. Eu consegui ajustá-lo ao meu estilo de condução, e sentiu as mudanças. Portanto, faz-me confiante. Essa também foi a minha primeira vez com minha nova corrida engenheiro Arnaud Elizagaray e eu gostei de trabalhar com ele e com a equipe ".
Equipe diretor Victor Shapovalov concluiu: "Eu posso dizer que nós temos aprendido muito sobre o desempenho do carro. Agora estamos nos concentrando no set-up. "

 

DAVID SARAIVA NA FEUP 3

DAVID SARAIVA NA FEUP 3

 

O piloto de Vilar Formoso David Saraiva está de regresso às pistas nacionais, e esta época vai participar no Feup 3, ao volante dum Alfa Romeo, preparado a cargo de Manuel Braga da Auto Paraíso da Foz.Para já ainda não se saber quem irá ser o seu colega de equipa.david 500x332

 

TECNOLOGIA CARTRACK

 

Tecnologia Cartrack

 

A combinação das tecnologias de localização por GPS e GPRS, permite à Cartrack criar
um sistema extremamente eficaz, quer na recuperação de veículos furtados, quer na
monitorização de frotas. Grande aposta da empresa, este tipo de tecnologia utiliza a Rádio
Frequência como complemento para localização em zonas sem acessibilidade a satélites (GPS).

Em Portugal, a Cartrack é a única empresa do sector a trabalhar com sistema de localização
por Rádio Frequência, estando assim um passo à frente em relação aos restantes players do
mercado. A taxa de recuperação de veículos roubados no nosso país é de 100% e o tempo
médio de recuperação de veículos é de menos de 30 minutos. É a única a disponibilizar apoio
24 horas por dia, através da Sala de Controlo, que opera 365 dias por ano.

A trabalhar com tecnologia de ponta, a Cartrack tem um departamento responsável pelo
desenvolvimento de produtos e funcionalidades no nosso país. Há, inclusivamente, planos
para que a equipa de Desenvolvimento e Investigação em Portugal se torne o Centro de
Desenvolvimento da Cartrack a nível mundial.

Gestão de Frotas

O controlo rigoroso dos custos é um fator determinante no sucesso de qualquer empresa.
Entre outras vantagens, o sistema profissional de localização e gestão de frotas da Cartrack dá
ao cliente a possibilidade de gerir os seus veículos através do acesso à plataforma online, onde
pode consultar em tempo real a sua posição, extrair relatórios de quilometragem, viagens,
percursos, entrada e saída de zonas de interesse e traçar o perfil de condução da sua frota.

Disponibiliza ainda um completo sistema de alarmes, ligados 24 horas por dia, 365 dias por
ano, à Sala de Controlo, que disparam na central em casos tão distintos como o de falta
de bateria, tentativa de roubo de combustível ou de manipulação da Tracking Box ou de
Condução Agressiva (excessos de velocidade, viragens e acelerações ou travagens bruscas).

A Sala de Controlo está permanentemente disponível, para qualquer tipo de emergência.
Para além de cobrir todo o território nacional, possui uma infraestrutura de recuperação
internacional de veículos roubados, quer no terreno, quer, sempre que necessário, através de
meios aéreos. Todo este processo é desenvolvido em coordenação com as autoridades oficiais.

A poupança financeira é o principal objetivo de quem adquire os sistemas Cartrack , embora
o fator segurança, área em que apresenta uma taxa de 100% de eficácia, também tenha um
grande peso. Em tempos de instabilidade e insegurança, são muitos os que recorrem a este
tipo de serviços para proteger, não só os seus bens, como a própria integridade física.

Deteção de roubo de combustível

A Cartrack disponibiliza, no seu leque de serviços, uma aplicação que evita o roubo de
combustível. Numa altura em que os preços do gasóleo e da gasolina disparam, esta aplicação
permite detetar o roubo de combustível em tempo real. Através de um sensor, que está em
contacto permanente com a central, é possível monitorizar os movimentos que ocorrem
dentro do depósito de combustível quando o carro está desligado.

Se a bóia se mexer enquanto a ignição da viatura não estiver a trabalhar, é disparado um alerta
automático na Sala de Controlo Cartrack. Disponível 24 horas por dia, trata-se de um espaço
onde são monitorizados todos os veículos à responsabilidade da empresa. Funciona nos 365
dias do ano, de forma permanente.

Assim que é recebido o alerta, um dos colaboradores Cartrack passa de imediato a todos os
procedimentos de protocolo: contacto do responsável pela viatura, empresa ou particular,
seguido de aviso às autoridades, sempre que se confirme a suspeita de roubo.

Quase um ano depois do seu lançamento, esta aplicação tem vindo a aumentar
exponencialmente a taxa de procura. Os casos de sucesso falam por si – seja pelo efeito
dissuasor, ou pela deteção atempada do roubo, a contratação deste serviço paga-se a si
mesma, na maioria das vezes, logo no primeiro mês de contrato.

 

PROJECTO DESCUBRITER

 

Projeto "DESCUBRITER Rota Europeia dos descobrimentos" é
apresentado em Lisboa, a bordo da Nau Victoria

 

Apresenta-se, em Lisboa, a campanha de sensibilização do projeto “DESCUBRITER
Rota Europeia dos Descobrimentos”, que valoriza o património histórico cultural do
território do Algarve e da Andaluzia ocidental que está ligado à era dos Descobrimentos
geográficos.

O projeto Descubriter, Rota Europeia dos Descobrimentos é apresentado em Lisboa como
parte da respetiva campanha de sensibilização.

A Rota Europeia dos Descobrimentos, DESCUBRITER, é uma iniciativa do FEDER que visa
valorizar e promover conjuntamente a cultura, a história e o património ligado às viagens dos
descobrimentos geográficos e à tradição marítima dos territórios de Andaluzia e do Algarve.
Neste sentido, estabeleceu-se uma rota turística-cultural na qual participaram os municípios de
Utrera, Lebrija, Gelves, Coria del Río, Palos de la Frontera, Vila do Bispo e Sagres.

Esta valiosa herança da época dos descobrimentos, partilhada pelo Algarve e pela Andaluzia
Ocidental, está agora a ser divulgada através da campanha de sensibilização que se inicia
com a nau Victoria, um navio emblemático daquela época que, nas suas visitas, vai promover
a rota os portos de Sevilha, Palos de la Frontera e Sagres, localidades envolvidas no projeto e
essenciais da Rota dos Descobrimentos.

Durante a sua permanência em Lisboa, a Nau Victoria poderá ser visitada gratuitamente (22-28
feveiro) das 9:00 às 13:30 e das 15:00 às 18:00. (De segunda a sexta-feira, reservado a visitas
escolares).

 

FACOM COM NOVAS CHAVES

A Facom adiciona novas chaves à popular linha Protwist®

A Facom expande a sua linha sobejamente popular linha Protwist® alcança através da adição de novas chaves disponíveis em 14 tamanhos diferentes.

altA linha Protwist® da Facom já dispõe de uma grande variedade de chaves de fenda a fim de atender todas as necessidades mecânicas, trabalhos eléctricos, de engenharia e manutenção num sector tão exigente como o aeroespacial ou laboratórios. Através desta última inclusão, a marca tem como objectivo garantir que a gama continua a atender as necessidades dos profissionais numa diversidade de sectores.

O cabo em poliuretano, macio e resistente, da gama 74A das chaves de fendas é resistente à abrasão e corrosão. Fornece uma óptima aderência e proporciona ao técnico o máximo conforto no aperto, enquanto o núcleo de poliamida resiste ao choque reduzindo a fadiga do utilizador.

As lâminas são feitas de aço inoxidável para uma grande durabilidade e foram concebidas para conservar as suas características durante toda a vida útil do produto. A dimensão das lâminas torna-as ideais para trabalhos de precisão em locais de difícil acesso.

Ali Howard, UK Marketing Manager da Facom diz: “Uma das principais vantagens dos produtos Protwist® é proporcionar longevidade em todos os produtos da linha assim como um desempenho excelente. Confiamos que esta mais recente adição não só proporciona uma durabilidade incomparável e o desempenho já expectável das nossas chaves de punho Protwist®, mas também vai garantir que esta linha atende a uma ampla gama de necessidades dos profissionais.”

As chaves 74A estão disponíveis em 14 tamanhos individuais diferentes, desde 3.2 até 14mm e em 3 conjuntos. O 74A.JL9 é um módulo de 9 peças compreendidas entre os 3.2 e os 10mm fornecidos num estojo de tecido em forma de rolo, o 74A.JL14 é um módulo de 14 peças compreendidas entre os 3.2 e os 14mm fornecido através de um sistema de pendurar vertical em plástico de fixação fácil em suporte ou parede. 



Facom

 

HYUNDAI CELEBRA

 

Hyundai celebra a abertura da Primeira Linha Mundial
de Produção em Série de veículos com Pilha de
Combustível a Hidrogénio (Fuel Cell)
Emissões Zero
 A Hyundai produz o primeiro ix35 com pilha de combustível a
hidrogénio em Ulsan, Coreia;
 Primeiro construtor automóvel do mundo a lançar a produção em
série de veículos com pilha de combustível a hidrogénio;
 Entrega a clientes na Europa em curso.
A Hyundai Motor Co. já produziu o primeiro ix35 de cor branca e movido a pilha
de combustível a hidrogénio, no complexo fabril da empresa em Ulsan. Desta
forma a Hyundai tornou-se no primeiro fabricante do mundo a iniciar o fabrico
em série de veículos movidos a hidrogénio de emissões-zero destinados a uma
utilização em frotas.
O ix35 Fuel Cell, baseado no popular SUV Hyundai ix35 do segmento C, saiu
da linha de produção da fábrica n º 5 da Hyundai Motor, no âmbito de uma
cerimónia de lançamento que contou com a presença dos responsáveis de
topo pela gestão da Hyundai e convidados VIPs

 

 

"Com o ix35 de pilha de combustível, a Hyundai está a liderar o caminho para o
futuro das emissões zero", disse o Vice-Presidente, Eok Jo Kim da Hyundai
Motor durante a cerimónia. " O ix35 a pilha de combustível é o veículo mais
ecológico da indústria automóvel e prova que a tecnologia de pilha de
combustível a hidrogénio em condução diária já não é um sonho".
O primeiro ix35 a pilha de combustível apresentado na cerimónia, será um dos
17 veículos destinados a uma utilização nas frotas das cidades de Copenhaga,
na Dinamarca, e Skåne, na Suécia. O município de Copenhaga, como parte
integrante da sua iniciativa política de carbono livre até 2025, receberá 15

 

 

veículos ix35 a pilha de combustível para utilização na sua frota na sequência
de um acordo anunciado em Setembro de 2012. Por sua vez, dois ix35 a pilha
de combustível serão fornecidos para a cidade de Skåne, na Suécia.
"A linha de produção de veículos a pilha de combustível é um marco
fundamental na história da indústria automóvel, não apenas na Coreia, mas em
todo o mundo", disse Mang Woo Park, Presidente da Câmara da cidade de
Ulsan, na sua mensagem de felicitações. "Ao fornecer mais estações de
reabastecimento de hidrogénio para apoiar os veículos ecológicos produzidos
com pilhas de combustível, faremos de Ulsan um marco histórico de referência
dos automóveis amigos do ambiente".
A Hyundai planeia construir 1.000 unidades ix35 Fuel Cell até 2015 para
utilização em frotas públicas e privadas, principalmente na Europa, onde a
União Europeia já estabeleceu um roteiro, tendo por base o hidrogénio e
iniciando a construção de postos de abastecimento desta fonte energética.
A estratégia dos principais fabricantes de automóveis na Europa e nos EUA
aponta no sentido de se produzirem veículos de pilha de combustível a
hidrogénio e de se estabelecerem mais postos de abastecimento, com o
objectivo de preparar o mercado para a produção em massa deste tipo de

veículos.
Após 2015, com custos mais reduzidos de produção e com uma infra-estrutura
de distribuição e abastecimento de hidrogénio mais desenvolvida, a Hyundai
dará início à produção de veículos de pilha de combustível a hidrogénio
destinados às vendas a cliente particular.
Construído com tecnologia patenteada, o Hyundai ix35 Fuel Cell é alimentado
por hidrogénio. Uma pilha de células de combustível converte o hidrogénio em
electricidade, que alimenta o motor de indução eléctrica do veículo. A única
emissão gerada pela pilha de combustível do Hyundai ix35 é água. O Hyundai

x35 a pilha de combustível apresenta um desempenho semelhante ao ix35 a
gasolina.
O desenvolvimento e aplicação de uma nova grelha frontal, pára-choques,
faróis de nevoeiro, ecrã de controlo de funções de 7 polegadas e GPS, são
detalhes de design e equipamento exclusivos dos novos veículos de pilha de
combustível a hidrogénio que contribuirão para incrementar a sua
comercialização.
Em Janeiro de 2013, o ix35 Fuel Cell ganhou o prémio de prestígio FuturAuto
no Salão Automóvel de Bruxelas, como reconhecimento da sua inovação
tecnológica.
O Hyundai ix35 Fuel Cell é o expoente máximo da tecnologia Blue Drive da
Hyundai, insígnia aplicada aos automóveis produzidos pela marca com
menores emissões de CO2, com particular destaque para o Sonata Hibrido, o
i20 Blue Drive e BlueOn e o Hyundai i10 de baterias eléctricas.
Enquanto os governos a nível mundial reforçam as normas para reduzir as

Enquanto os governos a nível mundial reforçam as normas para reduzir as
emissões de carbono e a dependência dos combustíveis fósseis, as soluções
de mobilidade com emissões zero, como o Hyundai ix35 Fuel Cell tornar-se-ão
na força motriz de mudança. O ix35 Fuel Cell a hidrogénio está na linha do
acordo de 2009 dos países da União Europeia pertencentes ao G8 que
pretendem reduzir as emissões de carbono em 80 % até 2050 e com os
regulamentos do Estado da Califórnia sobre veículos de emissão zero.
O ix35 a pilha de combustível pode ser atestado com hidrogénio, em apenas
alguns minutos. Acelera de zero a 100 km/h em 12,5 segundos, regista uma
velocidade máxima de 160 km/h e tem uma autonomia de 594 km sem
reabastecimento.
O ix35 Fuel Cell é o resultado de 14 anos e várias centenas de milhões de
euros de investimento na pesquisa efectuada por centenas de engenheiros da

Hyundai Fuel Cell R&D, em Mabuk, Coreia. O automóvel já registou mais de 2
milhões de milhas de testes de estrada em condições reais na Europa, Coreia
e EUA.
O primeiro veículo ix35 Fuel Cell que agora saiu da linha de produção será
apresentado no Salão Internacional Automóvel de Genebra 2013.
Especificações do Hyundai ix35 Fuel Cell
Comprimento 4,410 mm
Largura 1,820 mm
Altura 1,655 mm
Autonomia com depósito cheio 594 Km
Eficiência do Veículo 0.96 KgH2/100km
Velocidade máxima 160 Km/h
Aceleração de 0 a 100 km/h 12.5 Segundos
Potência da célula de combustível 100 kW
Sistema de armazenamento
de energia
Bateria, 24 kW
Combustível Hidrogénio (700 bar, 5.6 kg)
Gases de escape Vapor de águahyundia 500x332

 

HUFF TESTA SEAT LEON NA ESLOVÁQUIA

 

Rob Huff Testa na Eslováquia


 Rob Huff teve seu primeiro teste na Motorsport Münnich ALL-INKL.COM que iráseat 500x332 conduzir na temporada 2013.


A equipe foi forçada a mudar seu plano para testar em Monza, devido à neve que cobria a pista italiana, e se dirigiu para o Anel Eslováquia. 
Huff e seu companheiros de equipe Marc Basseng e René Münnichcompletou mais de 500 quilômetros, entre quarta-feira e quinta-feira , focando . configurar, qualificando simulações e começa 
Huff disse: "Estou muito satisfeito em fazer parte da equipe. Eles são mundialmente Campeões si e por isso temos uma equipe muito forte e um grande carro para o sim. Estou muito animado. Vai ser um grande desafio, mas é bom para mim ".
Basseng E acrescentou: "O nível de concorrência no WTCC é realmente muito alta e nós somos uma equipe nova. Nós definitivamente temos de aprender, mas temos uma linha de bom motorista para cima, com Rob Huff como o Campeão do Mundo. Ele tem muita experiência e pode ajudar a equipe a melhorar rapidamente.Assim esperamos que nós podemos estar na frente do grid desde o início. "

 

NOSSO COLEGA

NOSSO COLEGA

 

Eis o "big boss" do site Sportmotores, José António um espectador atento no Rali Serras de FZANT 500x332afe, num intervalo entre duas passagens.

 

Foto de João Raposo - www.velocidadeonline.com

 

INTERESCAPE EM MADRID

Interescape na ClassicAuto Madrid 2013

ClassicAuto Madrid 2013 entusiasmou o público e recebeu a visita de cerca de 40.000 pessoas.

A satisfação entre os expositores pelos contatos comerciais estabelecidos no âmbito deste evento foi notória.

A ClassicAuto Madrid 2013 registou a visita de cerca de 40.000 pessoas, o que representa um aumento de aproximadamente 10% respetivamente ao ano passado.

A quarta edição do Salão Internacional de Veículos Clássicos, que se realizou nos passados dias 22 a 24 de fevereiro no pavilhão 9 da Feira de Madrid (Campo de las Naciones) lucrou com o entusiasmo do público, que em grande número avaliou de forma positiva as propostas dos expositores presentes este ano.

A ClassicAuto Madrid 2013 contou com a participação de cerca de 300 expositores procedentes de 10 países. Dentre estes, a Interescape que divulgou a sua vertente de fabricante de sistemas de escape inox para veículos clássicos, maioritariamente para exportação.




INTERESCAPE na ClassicAuto na Feira de Madrid
 

EDIÇÃO LIMITADA

EDIÇÃO LIMITADA DA ASTON MARTIN

 

A Aston Martin criou uma versão do DBS Ultimate Edition535526 219625441509388_1507716679_n_500x332 do qual apenas irá construir uma cetena de unidades, tornando este modelo deveras exclusivo.

 

FERRARI DA RAY NO CASINO DA FIGUEIRA

FERRARI 430 DA RAY NO CASINO DA FIGUEIRA

 

Será no próximo dia 9 , que o Ferrari da Ray irá estar exposto no C544239 4421847996506_1228447713_n_500x332555102 4421848356515_321880472_n_500x332601395 4421875277188_1955781861_n_500x332asino da Figueira, onde muitos dos frequenmtadores, poderão assim ter a oportunidade de ver de perto uma das máquinas mias competitvas que corre nas provas de GT em Portugal.Para já nada se sabe quiando vem o Ferrari 458.

 

STOCK-CAR - BRASIL

Rafa Matos volta a disputar uma temporada completa no Brasil e prevê

briga pelos primeiros lugares na Stock com o carro da Hot-Car


Chegou a hora. Depois de 11 anos acelerando nos Estados Unidos, período em que foi campeão de cinco categorias (F-Dodge regional, F-Barber Dodge, Star Mazda, Atlantic e Indy Lights) e se destacou na Indy e nas provas de longa duração, Rafa Matos finalmente tem a chance de disputar sua primeira temporada completa no Brasil. O mineiro de 31 anos traz toda a sua experiência e talento para uma das mais fortes equipes da Stock Car, a Hot-Car, de Amadeu Rodrigues, e, a partir de domingo, em Interlagos, tem um objetivo claro: ser presença constante nas primeiras posições. Embora saiba da força da categoria – hoje uma das principais de turismo no planeta – ele está pronto para confirmar a boa impressão deixada nas duas etapas finais de 2012, quando correu como convidado. Na Corrida do Milhão, recebeu a bandeirada em nono, apesar de receber um toque na primeira volta e ter o carro danificado.

Rafa não esconde a satisfação por defender a Hot-Car e, antes mesmo de entrar na pista, teve várias mostras do profissionalismo e do empenho do time, que tem o patrocínio principal da Bardahl, para lhe entregar um carro vencedor. “Meu carro foi um dos primeiros a ir para o dinamômetro e o time trabalha de forma incessante nos detalhes. Prefiro um acerto que me dê maior velocidade nas curvas. É impressionante como tudo está sendo ajustado para termos o melhor equipamento possível, o que me deixa muito animado.”

O piloto de Belo Horizonte sabe que a adoção dos pneus Pirelli será uma das principais incógnitas deste início de temporada, mas tem motivos para ficar otimista. “Imagino que os compostos escolhidos sejam bastante próximos aos usados pelo Ferrari Challenge dos EUA, carros em que andei várias vezes em testes nos últimos anos, sem contar que a fábrica tem pedigree na área de competições. Além disso, o Amadeu tem um acerto de base que promete funcionar bem”. Excepcionalmente, a programação do fim de semana prevê duas sessões de treinos para a sexta-feira, o que dá aos pilotos a chance de se adaptar às mudanças. Nas 11 etapas restantes, as atividades serão concentradas nos sábados e domingos, com transmissão do Sportv (três delas serão exibidas também pela Rede Globo). 

Devido à competitividade, Rafa prefere não fazer previsões de resultados, mas revela a expectativa para o campeonato. “O time conseguiu um carro muito bom nos treinos classificatórios de 2012 e tem uma base muito forte. Lógico que o objetivo é me classificar sempre nas cinco primeiras filas e pontuar regularmente para brigar pelo campeonato. Temos todas as condições para que isso ocorra.”

Programação

Sexta (1º)
09h00 - 10h30     1º Treino extra (1º Grupo)
11h00 - 12h30     1º Treino extra (2º Grupo)
14h00 - 15h30     2º Treino extra (1º Grupo)
16h00 - 17h30     2º Treino extra (2º Grupo)

Sábado (2)
8h15 - 9h20     1º Treino livre (1º grupo)
9h30 - 10h35     1º Treino livre (2º grupo)
12h00 - 13h05     2º Treino livre (1º grupo)
13h15 - 14h20     2º Treino livre (2º grupo)
15h45 - 16h45     Classificação
17h00 - 18h00     Volta rápida

Domingo (3)
11h    Corrida (40 minutos + 1 volta)

Rafa Matos conta com o patrocínio de Bardahl, Ativas/Symantec, IMM Impermeabilizantes e Belvitur
RAFA

 

EXTREME SAILING SERIES

 

Extreme Sailing Series ™ anuncia acordo de três anos com o local de Cingapura como Aberdeen Asset Management vir a bordo como o parceiro principal de apoio local

 

extre 500x332

- Cingapura marinheiro Scott Glen Sydney de capitão primeiro Singapura equipe de 40 Extrema, apoiados por Aberdeen Asset Management - Team Aberdeen Cingapura
- Aberdeen Asset Management comprometer com a Lei de Cingapura como o principal parceiro local para os próximos três anos

A Extreme Sailing Series está previsto para ser tornar uma marca novo equipamento internacional sobre o esporte de Cingapura calendário até 2015, em um acordo de três anos entre anunciou hoje Series organizadores OC Sport, o Cingapura Conselho do Desporto e Aberdeen Asset Management. E para a primeira vez, uma equipe representando Cingapura, comandado por um marinheiro de Cingapura e apoiado pelo Aberdeen Asset Management, vai estar na linha de partida no Act 2 hospedado em Cingapura desde abril 11-14.

 

 

Para Aberdeen Asset Management, o patrocínio da equipe Aberdeen Cingapura e seu status como o principal parceiro local para a Lei de Cingapura, acrescenta ao crescente portfólio da gestora global de ativos de vela patrocínio, que inclui 'Aberdeen Asset Management Cowes Week ", um evento onde tiveram sua primeira incursão na vela 40 Extreme em 2011, entrando em uma equipe britânica na perna britânica da Série Vela 2011 Extreme. "Estamos muito satisfeitos em trazer o Extreme Sailing Series de Cingapura, que promete muita animação e temos desenvolvido uma associação de sucesso com navegando em outros lugares do mundo", disse Hugh Young, diretor da Aberdeen Asset Management Asia Limited. "Estamos felizes em poder apoiar as ambições de Cingapura de vela e da inclusão de duas estrelas de vela novos Singapore irá gerar grande interesse local."

Um aspirante a laser Olímpico marinheiro, de 22 anos de idade, Scott Glen Sydney é o homem encarregado da tarefa de capitão, fazendo dele o primeiro de Cingapura de capitão um 40 Extreme. Junto com o colega de Singapura e dos Jogos Asiáticos jogo keelboat corrida medalhista de ouro Justin Wong, 27, a dupla vai alinhar contra alguns dos melhores velejadores do mundo, como parte da equipe Aberdeen Cingapura como a equipe convite no Act 2 do Extreme Sailing Series. O conceito de 'equipe convite "foi introduzido à série este ano, para fornecer uma plataforma para os países de acolhimento para competir em águas de sua casa, ainda fazer parte do ranking temporada completa.

 

 

Entusiasmados em fazer parte da equipe inaugural representando Cingapura, Scott disse: "Eu estou muito animado com a perspectiva de representar Equipe Aberdeen Cingapura no Extreme Sailing Series, em Cingapura. Esta é uma oportunidade imensa e espero usar essa experiência para se tornar um marinheiro mais bem-arredondado. "

Justin que está ansioso para correr em águas casa disse: "As credenciais dos concorrentes são muito fortes, correndo contra os melhores velejadores do mundo em águas de casa é uma oportunidade muito rara. É um grande privilégio fazer parte da equipe Aberdeen Singapura e eu estou ansioso para corrida emocionante na Série Extreme Sailing. "Os três tripulantes restantes serão anunciados em uma data posterior.

A ação em Cingapura terá início em 11 de Abril de mídia com o dia oficial antes da livre para entrar Race Village público abre a partir do dia 12. A frota de 40 Extrema vai correr em ação do circuito embalado formato 'estádio' em Marina Bay Reservoir oferece vistas excelentes espectador do hipódromo da Vila Raça e áreas VIP e espectadores serão mimados com assentos na primeira fila do Promontório @ Marina Bay. Enquanto as condições neste momento do ano espera-se que a luz, a tensão sobre o autódromo vai ser reforçada com o estádio fechado bem no coração da cidade.

 

FILIPE ALBUQUERQUE NA BTL

 

Filipe Albuquerque dá Sessão de Autógrafos na BTL

 

alb1 500x332 Filipe Albuquerque vai estar no próximo Sábado, 2
de Março, na Bolsa de Turismo de Lisboa na FIL para uma sessão de autógrafos.

O piloto português marcará presença no Stand de Coimbra, sua cidade natal, onde
vai mostrar ao público a Taça que conquistou na Race of Champions em 2010
quando bateu nas finais o Campeão do Mundo de Fórmula Um, Sebastian Vettel e o
Campeão do Mundo de Ralis, Sebastien Loeb.

As duas sessões estão programadas para as 16h e 18.30h.

Filipe Albuquerque compete atualmente no DTM, Campeonato Alemão de Carros
de Turismo enquanto piloto oficial da Audi. E tem conseguido, muito graças aos
excelentes resultados conseguidos ao longo da sua carreira, levar o nome de
Portugal e da Cidade de Coimbra em particular, aos quatro cantos do mundo. Tal
como aconteceu recentemente em Daytona no Estados Unidos, ao fazer história,
vencendo a mítica prova americana, as 24h de Daytona, logo na sua estreia no
evento.

 

ONEDRIVE TEM CALL CENTER

ONEDRIVE tem Call Center nacional

Só no primeiro mês de lançamento, o Call Center registou um volume de mais de 21.000 chamadas, com uma média diária de 1200 chamadas.

altNo sentido de disponibilizar um melhor serviço aos seus clientes, a marca ONEDRIVE continua a desenvolver projetos inovadores no Aftermarket, desta vez com a criação de um Call Center nacional, a operar desde Dezembro, e com postos de atendimento distribuídos pelas lojas da rede.

Só no primeiro mês de lançamento, o Call Center registou um volume de mais de 21.000 chamadas, com uma média diária de 1200 chamadas.

O Call Center disponibiliza um serviço de identificação de peças, orçamentos, encomendas, faturação, comunicando com a logística que envia a encomenda para o local pedido ou para um dos balcões da rede.

As equipas de atendimento são compostas por de técnicos especializados, formados para prestar um atendimento de excelência, colmatando as necessidades atuais do mercado.

Para Isabel Basto, Diretora Executiva da ONEDRIVE, “a entrada em funcionamento do nosso Call Center é um momento importante no crescimento da ONEDRIVE e na consolidação da relação com os nossos clientes. Em termos operacionais de gestão da rede este passo é sem dúvida um grande avanço na melhoria do nosso desempenho.”



CallCenter ONEDRIVE
 

BOAS NOTICIAS PARA OS PORTUGUESES

Preço dos combustíveis desce entre 1 e 2 cêntimos na próxima semana

Segundo adiantou à Lusa fonte do setor, esta semana as cotações dos produtos petrolíferos desvalorizaram face à média da semana anterior, o que aponta para uma descida mais acentuada na gasolina do que no gasóleo, que deverá ser entre um e dois cêntimos.

O preço do gasóleo desce, pela segunda semana consecutiva, enquanto o preço da gasolina cai, após quatro semanas consecutivas em alta.

Agência Lusa

 

RICARDO TEIXEIRA TESTOU EM PORTIMÃO

 

RICARDO TEIXEIRA TESTOU EM PORTIMÃO

 

Ricardo Teixeira foi o  único piloto angolano que esteve presente durante os três dias de testes que a  H.T.P.Motorsport realizou no autódromo de Portimão, tendo sido convidado para o efeito, onde partilhou o volante no Mercedes SLS AMG com outros pilotos, nomeadamente Bern Schneider, Karun Chandok, Afanisef entre outros.

 

No final o piloto  falou-nos um pouco do teste “ gostei imenso do teste, logicamente o Mercedes SLS AMG não tem nada a haver com o GP 2 ou o Formula 1 que conduzi nas épocas passadas, é um carro muito mais pesado e portanto as reacções do carro acontecem de uma forma muito mais lenta. A única coisa que me meteu um pouco de confusão para alem de estar com tejadilho foi o ABS e o controlo de tracção, porque tira um pouco o feeling do piloto e estava habituado a conduzir sem ajudas electrónicas, assim obriga a um estilo de condução diferente. 

É um excelente carro de se guiar, diverti me bastante e fui evoluindo os meus tempos ao longo dos três dias, foi um prazer de trabalhar com a equipa e com a AMG e agradecer por este convite e oportunidade que me deram em trabalhar num ambiente tão profissional durante estes dias.”

 

 

Sobre uma possível época ao volante dum GT acrescentou “ é uma possibilidade entre outras, há que estudar agora as propostas que tenho em mão, e penso que para finais deste mês, já haverá mais noticias.”RICARDOTEIXEIRA 1

 

NOVO RENAULT CLIO R.S.

 

NOVO RENAULT CLIO R.S. 200 EDC


PRAZER E PERFORMANCE


O Novo Clio R.S. 200 EDC leva ainda mais longe o conceito de um desportivo compacto, ao adoptar
a caixa de velocidades de dupla embraiagem EDC e o novo motor 1.6 Turbo de 200 cavalos
preparado pela Renault Sport. O Novo Clio R.S. 200 EDC integra o melhor da Renault em matéria de
conforto e polivalência, bem como o know-how da Renault Sport Technologies forjado na
competição. Na realidade, se o condutor o desejar, o Novo Renault Clio R.S. 200 EDC transforma-se
literalmente num desportivo de temperamento e performances explosivos. O Novo Renault Clio R.S.
200 EDC associa conforto de condução, performances de referência e consumos controlados e
dirige-se tanto aos amantes de belos automóveis desportivos, como aos puristas mais exigentes.

 

 

"Estou, evidentemente, tentado a dizer que o Novo Clio R.S. 200 EDC é o melhor dos Clio. Os nossos clientes mais puristas –
intransigentes acerca das performances – vão descobrir um automóvel extremamente rápido, apaixonante de pilotar e dotado de
inovações técnicas sem igual. É um verdadeiro Renault Sport.
Os clientes mais pragmáticos – atraídos pelo design e apresentação do Novo Clio R.S. – também vão ser rapidamente seduzidos. O
Novo Clio R.S.200 EDC pode ser configurado para oferecer, a pedido, performances fora do comum ou prestações muito racionais
No mercado dos desportivos onde a procura do prazer "topo de gama" se mistura com a procura de performances, propor duas
viaturas numa só é também uma inovação".

 

 

RENAULT CLIO RS 200 EDC,
A EMOÇÃO EM MODO SPORT


Com o Novo Renault Clio R.S. 200 EDC, a Renault Sport Technologies acrescenta ao capital
emocional do Clio um estilo imediatamente reconhecível. Uma mistura sábia de beleza e adrenalina.
OS CÓDIGOS DO DESPORTIVO
SEGUNDO A RENAULT SPORT
TECHNOLOGIES
O Novo Clio R.S. 200 EDC apresenta um design
simples, virado para a emoção, sublinhado por um
piscar de olhos à alta performance e à F1.
O recém-nascido da Renault Sport Technologies
reconhece-se pela autenticidade do seu estilo
desportivo: pára-choques e saias específicos, dupla
saída de escape, jantes de grandes dimensões… Numa
carroçaria de 5 portas com perfil de coupé os códigos
“desportivos” da Renault Sport afirmam-se com força e
simplicidade.
A ELEGÂNCIA DA TECNOLOGIA EXTERIOR
Nos modelos da Renault Sport, os pormenores de estilo
servem também o propósito da técnica. O difusor e o
aileron traseiro foram pensados em conjunto – como
num monolugar – para obter a melhor eficácia
aerodinâmica. O difusor traseiro contribui com 80% do
aumento do apoio e o aileron com os 20% adicionais.
Tal como a lâmina dianteira, inspirada na F1, o difusor e
o aileron fazem parte dos elementos identificativos de
toda a gama R.S. e lembram o sucesso da Renault na
Fórmula 1.
Na dianteira, a sigla R.S. tem lugar sob o logotipo.
Integrados na zona inferior do pára-choques, os diodos
luminosos de dia (DRL) funcionam como luzes de
presença e oferecem uma silhueta luminosa,
reconhecível tanto de dia como de noite.
CONFORTÁVEL E VIVO NO INTERIOR
Em contraste com a elegância da tonalidade preta
dominante, as inserções de vermelho captam a atenção
do olhar. O vermelho – cor da paixão adoptada pelo
Novo Clio – significa também, para a Renault Sport,
carácter desportivo. Os cintos de segurança e os
ponteiros da instrumentação são um exemplo visível. O
vermelho é colocado no pesponto e no "ponto zero" do
volante, bem como nas molduras das saídas de ar e nas
portas. A alavanca da caixa de velocidades também tem
aplicações em vermelho, bem como o pesponto do fole
da alavanca.
As patilhas da caixa de velocidades são fixas e
colocadas atrás do volante. Os manómetros com fundo
cinzento são específicos do Clio R.S
Os bancos desportivos com reforço lateral asseguram,
de forma irrepreensível, o conforto e o apoio esperados
num Clio R.S. e estão também disponíveis em couro
preto com pesponto vermelho.

 

 

INSPIRADO NA COMPETIÇÃO


A competição foi o caminho escolhido pela Renault para desafiar e fazer valer a sua experiência
tecnológica. O Novo Clio R.S. 200EDC demonstra que quando a Renault coloca toda a sua paixão ao
serviço da competição, tem o objectivo de encontrar e desenvolver novas tecnologias que
beneficiem, também, os automóveis de série.


PERFORMANCE, EFICIÊNCIA ENERGÉTICA, FIABILIDADE


"O empenho da Renault Sport na competição não faria sentido se os nossos modelos de série não pudessem disso
tirar partido".
Thierry Landreau - Director Técnico da Renault Sport Technologies
O desafio tecnológico e humano que constituem todas as formas de competição automóvel, e particularmente a
Fórmula 1, são para a Renault um território sem paralelo para testar e fiabilizar as inovações tecnológicas.
Por entre as tecnologias de ponta desenvolvidas na competição e que demonstram o talento da Renault (com a
contribuição da Renault Sport F1), temos a injecção directa, a paragem variável das árvores de cames, a recuperação
de energia na travagem (ESM), e todo o conhecimento adquirido em matéria de redução das vibrações.
Outras inovações mais visíveis são, também, directamente retiradas ou inspiradas na competição. Os apoios de
compressão hidráulicos (ralis) ou o R.S. Monitor 2.0 – autêntico sistema de telemetria – são disso exemplos.
Tecnologias de ponta sem equivalente no mercado neste tipo de automóvel.
Mas estas inovações não são apenas válidas pelos ganhos concretos. Na Fórmula 1, tal como no quotidiano, é a
performance, a eficiência energética e a fiabilidade que a Renault procura para os seus clientes.


CLIO CUP: DA ESTRADA PARA A PISTA

Renault-Clio-RS 1_500x332Renault-Clio-RS 2_500x332Renault-Clio-RS interior_500x332Renault-Clio-RS Motor_500x332
A ligação à competição também se faz no sentido inverso: da estrada para a competição. É o caso do Novo Clio Cup.
Derivado do Novo Clio R.S. 200 EDC, o Novo Clio Cup é a grande novidade da temporada 2013. Este automóvel de
competição, desenvolvido pela Renault Sport Technologies, irá evoluir, na presente temporada, exclusivamente na
Eurocup Clio. Estará disponível para os Troféus nacionais a partir de 2014.

 

MEO SUDOESTE

MEO Sudoeste


AVICII 
na Noite de Recepção ao Campista.

7 de Agosto Palco MEO

 

7 a 11 de Agosto, abertura do campismo a 3 de agosto
Zambujeira do Mar
www.meosudoeste.pt 

 

 

17ª edição do MEO Sudoeste tem o prazer de anunciar um dos maiores DJ’s do mundo na abertura do maior festival de Verão. Avicii, o menino-prodígio que aos 23 anos foi classificado como número 3 na lista dos Top 100 DJs pela DJ Magazine, tem deixado os veteranos e críticos de música rendidos pela sua capacidade de ir mais além.

Munido de ecrãs, sintetizadores e ritmos alucinantes, Avicii abre o MEO Sudoeste e promete uma noite de dança inesquecível.

 

MEO Sudoeste, é outro Festival.

 

Mais novidades brevemente.
 

Já confirmados:
 

Palco MEO

Dia 7,  Noite de Recepção ao Campista - Avicii
 

Dia 8 – SOJA, Richie Campbell
 

Dia 9 – Fatboy Slim, Donavon Frankenreiter
 

Dia 10 – Calvin Harris, Cee Lo Greem, Expensive Soul
 

Dia 11 – Snoop Lion, Orelha Negra
 

Moche Vibrations

Capleton (dia a anunciar)

 

 

 

Nova Confirmação


 

Imagem removida pelo remetente. image

Avicii
 

Bio

Menino-prodígio sueco, começou cedo a triunfar na música de dança impulsionado pela vontade de ir sempre mais além na música electrónica. Em 2012, lançou “The Battery Pack”, que tem deixado os mais exigentes fascinados com a capacidade de Avicii de exceder todas as expectativas. Talvez por isso, tenha com apenas com 23 anos sido classificado como número 3 na lista dos Top 100 DJs pela DJ Magazine onde enfrentou os veteranos das pistas de dança. Também conhecido como Tim Berg, sempre se encantou com a tecnologia de produção, passou a adolescência no seu estúdio caseiro horas infinitas rodeado de ecrãs, sintetizadores e teclados. Do estúdio para a internet foi um passo: aos 18 anos começou por usar habilmente blogs de música de dança e rapidamente se tornou um dos produtores mais proeminentes na crescente cena house sueca. Influenciado por Daft Punk, Steve Angello, Swedish House Mafia ou Eric Prydz, o seu som melódico house ganhou enorme adesão e levou ao apoio de Tiësto. Foi com a ajuda de Pete Tong, que lançou o primeiro single “Manman” através da editora Bedroom Bedlam. Depois… depois chegaram as colaborações e remixes de faixas para Little Boots, Robyn, e Dizzee Rascal. O seu primeiro lançamento mainstream com “Seek Bromance” tornou-se um mega sucesso por todas as pistas de dança graças a uma versão vocal com Amanda Wilson. Em 2012, lançou o single “2 Millions", depois de atingir esse número de seguidores no Facebook. Já o seu single e video "Levels" foram nomeados para os MTV Video Music Awards. Pisa o maior festival de Verão e tem a honra de abrir as hostes do MEO Sudoeste para uma sessão de música de dança que vai ficar na memória.

Sites e Vídeos

 

Site Oficial


Facebook 


Imagem removida pelo remetente.
"Levels @ Tomorrowland 2012"
 
 

 

 

 


 

Informação de Bilhetes


 

Preço dos Bilhetes

Passe 5 dias €95;

Bilhete Diário €48;

Passe pelo Zmar Zmóvel (2 pessoas casal ou single) €755;

Passe pelo Zmar Alvéolos €150;

Passe pelo Zmar Alvéolos + 5 Almoços €205;

 

 

 Locais de Venda

www.ticketline.pt - Reservas e informações 1820 (24 horas), lojas FNAC,  lojas Worten, El Corte Inglês (Lisboa e V. N. Gaia), Centros Comerciais Dolce Vita (Amadora, Porto, Vila Real, Ovar, Coimbra e Funchal), Casino de Lisboa, Galerias Campo Pequeno, Abep, Estações de Correios, www.ctt.pt , lojas Media Markt, Turismo de Lisboa, www.blueticket.pt - Call Center  707 780 000.

Em Espanha: www.ticketmaster.es , www.breakpoint.es 
UK: www.seetickets.com 
 

 

OBSERVADOR CETELEM

 

Observador Cetelem analisa comportamentos de consumo na Europa

Portugueses são os que menos

compram automóveis por prazer

 

 

 

 

O Observador Cetelem 2013 procurou saber quais são as razões que levam os europeus a comprar carro. Portugal destacou-se nesta análise por ser o país onde existe o menor número de inquiridos a admitir que adquire um veículo só pelo prazer que tal lhes confere: 6% contra uma média europeia de 13%. A necessidade de troca, ligada ao uso ou à ocorrência de acidente, foi o motivo mais apontado (45%) pelos automobilistas dos oito países analisados.

 

 

Ao contrário dos portugueses, os turcos são os que mais adquirem um automóvel só pelo prazer (19%) seguidos dos alemães (15%), dos franceses (15%) e dos ingleses (15%). Os belgas, espanhóis e os italianos ficam pelos 11%.

 

Tendência entre todos os países analisados é a compra de carro por necessidade de troca. Neste aspeto, os portugueses também se encontram abaixo da média europeia (41% contra uma média de 45%). No entanto, no que diz respeito à aquisição porque teve uma mudança de situação (profissional/financeira ou pessoal) são os que mais o admite (22% contra uma média europeia de 17%).

 

«O panorama português atravessa um período de crise extrema, não se prevendo crescimento no mercado Automóvel nos próximos anos. Em 2011, tínhamos 422 veículos por 1.000 habitantes e prevê-se que em 2017 tenhamos 430 veículos por 1.000 habitantes. A grande maioria dos automobilistas só compra por necessidade, seja porque a sua situação se alterou ou porque têm mesmo de trocar de viatura.» afirma Diogo Lopes Pereira, diretor de marketing do Cetelem.

 

 

As análises económicas e de marketing, bem como as previsões, para o Caderno Automóvel 2013, foram efetuadas em colaboração com a empresa de estudos e consultoria BIPE (www.bipe.com). Os inquéritos de campo ao consumidor foram conduzidos pela TNS Sofres, durante o período Maio a Junho 2012, na Alemanha, Bélgica, Espanha, França, Itália, Portugal, Reino Unido e Turquia. No total, foram inquiridos 4.830 indivíduos (amostras representativas das respetivas populações nacionais).

 

 

PAULO MOREIRA FICOU PELO CAMINHO

 

«Paulo Moreira obrigado a desistir»

paulo moreira.jpg_2_500x332paulo moreira_500x332
Decorreu no passado sábado a primeira jornada do Campeonato Open de Ralis,
em mais uma edição do Rallye Serras de Fafe, prova em pisos de terra que foi
ainda pontuável para o Campeonato de Portugal de Ralis.
A prova a cargo da Demoporto foi marcada pelo grande afluência de público,
num dia repleto de sol o que tornou o ambiente para a prática da modalidade
ainda mais agradável.
Paulo Moreira e Marco Macedo acabaram por não ser felizes neste arranque de
temporada.
Sendo um dos candidatos à vitória no Campeonato Open de Ralis 2 Rodas
Motrizes a dupla acabou por desistir ainda no decorrer da primeira especial com
uma transmissão do Opel Corsa OPC partida.
Como nos salienta o piloto “Estávamos bastante motivados para esta prova,
mostramos ao longo da época anterior uma evolução nos pisos de terra e
tínhamos o motor do Opel Corsa OPC com uma boa performance. Entramos com
o objetivo de medir o nosso andamento no primeiro troco em relação à
concorrência, mas o azar bateu nos à porta e na descida dos ganchos de Luilhas
uma transmissão partiu e não nos deixando continuar.
Agora vamos continuar o trabalho sem desanimar e pensar já para Castelo
Branco. Por fim, um agradecimento aos nossos patrocinadores que acreditam no
nosso projecto, Epoca – Home & Hotel Concept ; Credibom; Cartrack; NSA;
Biodouro e Sópneus.”
Paulo Moreira e Marco Macedo prosseguem a 8 e 9 de Março com a realização
do Rali de Castelo Branco, a primeira prova em pisos de asfalto.

 

CORRIDAS NO KART CENTER

CORRIDAS NO KART CENTER

 

Se quer ter um bocado de adrenalina, tem agora uma excelente oportunidade de poder participar em corridas no Kart Center de Matosinhos, bastando para tal seguir as instruções do cartaz publicado, e divirta-se.559682 521795137872291_1430950352_n

 

TEST DAY PARA SINGLE SEATERS

TEST DAY PARA SINGLE SEATERS NO ESTORIL

 

É já no dia 17 de Março que vai ter lugar no autódromo do Estoril um test day destginado a todos os participantes dos Single Seaters, que pelos vistos poderá registar algumas aus~encias de piltoo do Norte, isso motivado por haver na véspera os Gentlemens Drivers no circuito vasco sameiro em Braga.487271 3822288575735_834281698_n_500x332

 

CARLOS CRUZ E DEMOPORTO AGRACIADOS

CARLOS CRUZ E DEMOPORTO AGRACIADOS PELA CÃMARA DE FAFE

 

 

CÂMARA VAI AGRACIAR DESPORTISTA CARLOS CRUZ

A Câmara deliberou, por proposta do vereador Vitor Moreira, agraciar Carlos Cruz, diretor das provas automobilísticas realizadas nos últimos 25 anos em Fafe, com a Medalha de Prata de Mérito Concelhio.

Em Abril de 1988, a Secção de Desportos Motorizados do Futebol Clube do Porto organizou, com o apoio e colaboração da autarquia, o primeiro Rali do Porto disputado em Fafe e nas estradas com piso de terra do concelho.

carloscruz1 500x332carloscruz 500x332

Depressa se criaram condições para que esse grupo de entusiastas animasse Fafe também com os Ralis Montelongo/Cidade de Fafe, disputado nas estradas de alcatrão e com os ralis da histórica “Serras de Fafe”.

A DemoPorto – Clube de Desportos Motorizados do Porto manteve a chama dos ralis acesa em Fafe, durante o período de 2001 a 2012, sendo as pessoas que o constituem também peça chave para o sucesso do WRC Fafe Rally Sprint 2012.

“Foram 25 anos de muita dedicação que muito contribuíram para que Fafe seja mundialmente conhecido como a ‘Catedral dos Ralis” – refere o documento.

O Executivo fafense vai assim distinguir este grupo de amigos, agora reunidos na DemoPorto, “na pessoa que mais tem contribuído para o sucesso dos ralis em Fafe, no homem que, desde há 25 anos, dedica parte da sua vida, primeiro, como colaborador e depois como diretor das provas realizadas em Fafe”, Carlos Cruz.

 

TROFEUS FEUP E ABARTH JUNTOS EM BRAGA

TROFEUS FEUP E ABARTH JUNTOS EM BRAGA

 

Pelos vistos estes duas competições vão estar juntas no circuito Vasco Sameiro em Braga, não em Março, mas sim em Abril.Assim para a primeira prova do campeonato, que tem marcado o seu inicio para 23 e 24 de Março, estava previsto incialmente que estas duas competições monomarca iriam também correr com os GT, Sport Prototipos e Clássicos.Mas tal não irá acontecer, isso motivado pela sobrecarga de programa, que obrigava os troféus da Feup, a chegar a Braga na 5ª feira.

 

Assim os troféus da Feup e o Troféu Abarth, tem a primeira jornada marcada para o fim de semana de 20 e 21 de Abril no circuito Vasco Sameiro em Braga.ZCERV1 500x332_500x332

 

MAIS NOVIDADES ASTON MARTIN EM GENEBRA

MAIS NOVIDADES ASTION MARTIN EM GENEBRA

 

para além do Aston Martin Bertone jet 2+2, outra das novidades irá ser o Rapide S, mais outra "coroa" da marca britânica.487267 224422704362995_560190901_n_500x332

 

CURIOSA INICIATIVA

CURIOSA INCIATIVA - ATENÇÃO LEITORES

 

Observem esta oportunidade  de poder correr, para mais informações por favor contatcar Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar 65501 471108812952249_53544310_n_500x332

 

PILOTOS SFR MOTORSPORT

 

Pilotos SFR Motorsport com sortes distintas

SFR MOTORSPORT_500x332

Arrancou na cidade de Fafe a primeira prova do Campeonato de Portugal de Ralis e do Campeonato Open de Ralis, em mais uma
edição do Rallye Serras de Fafe, prova a cargo da Demoporto.

Para as equipas assistidas pela SFR Motorsport, o rali teve desfechos diferentes, mas uma vez mais e no global, a equipa teve os
seus pilotos na luta pelo pódio.

No Campeonato de Portugal de Ralis 2L/2RM, destaque para a dupla Armindo Neves e Bernardo Gusmão que levaram o Peugeot
206 Gti sempre aos lugares do pódio. Contudo, a apenas três troços do final do Rali, foram obrigados a desistir. Um pivô do eixo
traseiro partiu-se, devido a um defeito de fabrico da peça, deixando dessa forma o Peugeot 206 GTi que a equipa utilizou nesta
prova, em apenas três rodas. Mesmo tendo chegado à assistência, recusando-se a desistir e a nunca baixar os braços, as atuais
regras dos ralis não permitem que o carro circule com menos uma roda, pelo que o abandono foi a única alternativa possível
para esta dupla.

Como salienta Armindo Neves "No momento em que ficámos sem uma roda no nosso Peugeot 206 GTi, estávamos bastante
acima dos objectivos para esta prova. Tudo aconteceu numa zona muito rápida, de quinta velocidade, quando o carro entrou
subitamente em pião, tendo visto a roda a passar por nós. A resolução do problema na assistência era simples e fizemos tudo
para continuar em prova, mas os regulamentos são para cumprir e assim sendo não podíamos ir contra as regras. São coisas
que acontecem nos ralis. A equipa SRF fez um excelente trabalho e ao longo da prova o carro não teve qualquer problema,
funcionando sempre de forma impecável, tal como os pneus Hankook que são excelentes. Como curiosidade, refira-se que é a
terceira vez na minha carreira que não consigo passar do troço da Lameirinha".

Pedro Fins e Sérgio Rocha também não tiveram a sorte do seu lado, eles que alinharam no Desafio Modelstand no Open de
Ralis. Sabendo das dificuldades que iria encontrar, Pedro Fins entrou na prova determinado a dar réplica aos seus adversários,
mas logo na primeira secção do rali, problemas com o Peugeot 206 Gti não permitiam fazer melhor. "Sabíamos das dificuldades
que iríamos encontrar neste rali. Também sabíamos que o Gil Antunes é muito forte na terra, mas a verdade é que logo na
primeira PEC o carro começou a falhar muito e a trabalhar em 3 cilindros, e por isso nem sequer pudemos tentar". Resolvidos os
problemas na assistência, com a troca da centralina, Pedro Fins partia para a segunda secção do rali a defender o segundo lugar
em que estava. "Na segunda secção estávamos a fazer o que se pedia, mas já era impossível atacar o primeiro lugar. Penso que
o segundo lugar seria naturalmente nosso, mas em Luilhas, sem que nada o fizesse prever, numa zona bastante lenta, o carro
escorregou ligeiramente e ficamos presos na berma".

A dupla foi assim obrigada a terminar por ali a sua prova, mas nada está perdido e voltam a apostar forte no Rali Castelo Branco.

No Campeonato Open de Ralis alinhou também André Ribeiro e Alberto Silva, também eles em Peugeot 206 Gti. A fazer o seu
primeiro rali de terra, a equipa conseguiu ultrapassar a dureza da prova e lograram terminar o rali na 16ª posição da geral, 10º
em termos de Open – duas rodas Motrizes. “O rali correu bem. Foi o meu primeiro de terra e por isso entrei com muita cautela.
Troço a troço fui evoluindo, o carro estava impecável e desde já agradeço ao José Figueiredo por todas as dicas que me foi
transmitindo ao longo do rali. A olhar agora para o rali sei que posso ser muito melhor, mas este foi o primeiro passo na terra.
Toda a equipa está de parabéns, foi um rali muito bom”, conluiu André Ribeiro.

 

TOYOTA ESTÁ A APRESENTAR NOVO RAV 4

TOYOTA ESTÁ A APRESENTAR NOVO RAV 4

 

Está a decorrer há uns dias a esta parte a apresentação para a imprensa europeia307464 10151441049838563_2002024595_n_500x332733924 10151442125508563_2054574473_n_500x332 na cidade espanhola de Barcelona, do novo Toyota Ravv 4, na qual apresentamos imagens em primeira mão do suv da marca nipónica.

 

GALERIAS DE IMAGENS DOS TESTES DE FELIX DA COSTA

GALERIA DE IMAGENS DOS TESTES DE FELIX DA COSTA EM ARAGON

 

Eis um grupo de imagens dos testes interrompidos de António Felix da Costa na pista espanhola de Aragon, na qual no segundo dia de testes não pode prosseguir os testes por causa da neve e gelo que invadiram a pista.11196 513875081995914_384479446_n_500x33211249 513875185329237_1177637781_n_500x33224268 513875055329250_1096535952_n_500x33258425 513875128662576_1210919916_n_500x33275514 513875138662575_1294005602_n_500x332382245 513875171995905_779301989_n_500x332421870 513875098662579_123087549_n_500x332480411 513875255329230_594006150_n_500x332482647 513875285329227_1381103542_n_500x332522717 513875278662561_1054618494_n_500x332540785 513875045329251_434513764_n_500x332559678 513875148662574_1420424922_n_500x332601531 513875058662583_219721755_n_500x332

 

CARLOS OLIVEIRA COM PROVA CONDICIONADA

 

Carlos Oliveira com prova condicionada

Carlos Oliveira_2_500x332Carlos Oliveira_3_500x332Carlos Oliveira_500x332

O Campeonato de Portugal de Ralis teve a sua primeira jornada no passado sábado com a
realização do Rallye Serras de Fafe, prova a cargo da Demoporto.

Para o piloto de Guimarães, Carlos Oliveira a prova acabou por não correr em pleno com algumas
condicionantes a impedir o piloto de levar o Subaru Impreza mais além.

Num rali que foi bastante disputado, repleto de público e com a presença de grandes nomes dos
ralis, Carlos Oliveira e José Janela entraram fortes logo no primeiro troço tentando desde cedo
lutar pelos lugares da frente mas um problema na alavanca de velocidades, que se partiu, veio
a comprometer e muito o resultado da equipa que desta forma não conseguia tirar o máximo
rendimento do seu Subaru.

Como nos refere o piloto “Partiu-se a alavanca de velocidades logo no inicio da prova e isso
acabou por comprometer o nosso resultado, pois fizemos seis especiais nestas condições e
nunca conseguíamos tirar o máximo proveito do carro. Além disso o numero alto que nos
atribuíram não ajudou nada e acabamos mesmo por apanhar no troço pilotos com problemas
que nos fizeram perder ainda mais tempo. Além de um furo, fizemos os possíveis para ir mais
além, tentamos dar também algum espectáculo ao muito público presentes, mas com estas
condicionantes, este acabou por ser o resultado possível.”

Após as nove especiais de classificação, a equipa assistida pela Subaru Motorsport Espanha
terminou a prova em pisos de terra no 8º lugar da geral, 6º entre os concorrentes do Grupo N.

Carlos Oliveira e José Janela prosseguem com o Rali Cidade de Guimarães/Targa Clube nos dias 17
e 18 de Maio em Guimarães.

 

CARINA LIMA PODERA FICAR PARADA

CARINA LIMA PODERÁ FICAR PARADA

 

Estreou-se no ano passado no Campeonato de Portugal de GT, ao volante dum Ferrari 430 da Oasis Motorsport, onde teve como colega de equipa Luis Reis.Nada está ainda coriofmado, mas Carila Lima poderá esta época fiocar parada, isso motivado por afazeres profissionais.Tentamos contactar  a carina 1carina 2_500x332mulher piloto, no sentido de confirmarmos estas informações, mas não tivemos sorte.

 

NOVO NISSAN LEAF

 

NOVO NISSAN LEAF, O CAPÍTULO SEGUINTE

 

 

  • A produção europeia tem início em breve, com garantia extendida
  • Mais possibilidades de escolha: gama com três versões
  • Melhorias técnicas proporcionam uma maior autonomia
  • A experiência acumulada pelos clientes ao longo de 260 milhões de quilómetros estão na base das melhorias:

1.    mais espaço de bagageira

2.    bancos melhores

3.    mais equipamento

  • Chassis sujeito a adaptações para a Europa, para uma melhor manobrabilidade e ainda mais prazer de condução
  • Carregamento mais eficiente com opção de carregador 6,6Kw que diminui tempo de carga para apenas 4 horas

 

Com mais de 50.000 condutores e após mais de 260 milhões de quilómetros percorridos nas estradas de todo o mundo, o Nissan LEAF está prestes a iniciar um novo capítulo da sua história, beneficiando deste inestimável e único património de experiência acumulada ao longo de dois anos em situações reais de mobilidade com emissões zero.

 nissan 500x332

 

POÇA DE ÁGUA EM FAFE

POÇA DE ÁGUA EM FAFE

 

Desta feita apresentamos aos nossos leitoresFOX 2910_500x332FOX 2911_500x332FOX 2932_500x332FOX 2965_500x332FOX 2966_500x332FOX 2967_1_500x332FOX 2968_500x332FOX 3008_500x332FOX 3010_500x332FOX 3034_500x332FOX 3035_500x332FOX 3036_500x332FOX 3051_500x332 uma série de imagens diferentes, pois assim conjugamos a traseira de alguns dos carros participantes no Rali Serras de Fafe, com uma poça de água, que originou as imagens que a seguir apresentamos.

 

Fotos de JOão Raposo - www.velocidadeonline.com

 

EXTREME SAILING COM NOVIDADES

 

Novos talentos frescos definido para agitar-se a temporada de 2013  em Muscat, Omã

 

- Uma semana para EXTREME 500x332Extreme Sailing_Series_500x332Extreme Sailing_Series_2013_23012013-600x399_500x332 all-star line-up confirmado para Act 1 de 2013
- Talento fresca, incluindo três novos comandantes ir cabeça a cabeça com a velha guarda em Muscat, Omã, março 05-8, tornando o resultado da série de Vela 2013 Extrema mais difíceis de prever na história sete anos do circuito
- Assista o vídeo pré-evento promo aqui
- Ganhe uma experiência 'extremo' VIP eo passeio de uma vida em um 40 Extreme. 

 

 

Três novos capitães e dois completamente novas equipes vai trazer uma riqueza de novos talentos para a frota de 40 Extreme em 2013, juntamente com um conjunto de credenciais que fazem prever, não só, o resultado do ato de abertura, mas a série inteira de uma quase impossibilidade . Oito equipes, 10 nacionalidades, 40 de alguns dos melhores velejadores dos mundos será o centro do palco em Omã como o Extreme Sailing Series 2013 começa na quinta março no The Wave, Muscat. O circuito de corrida original de alta performance, estádio de estilo global, projetado para os espectadores, está programado para chegar em chamas com a erupção de novos talentos em sua sétima temporada. Os marinheiros novos e existentes têm um currículo impressionante combinado - 18 campanhas olímpicas, 30 campanhas da Copa América, 33 vitórias no Campeonato do Mundo e seis medalhas olímpicas. Em uma semana, eles vão se reunir em Muscat, Omã, para o ato de abertura e, mais uma vez, os fãs de esportes em todo o mundo pode seguir a linha de ação.

Duas equipes de vela de Omã vai estar na linha de largada em Muscat e atual campeão, Leigh McMillan trará sua experiência 2.012 vencedora para a tripulação da The Wave, Muscat, com a adição de novo membro da tripulação Musab Al Hadi, um nacional F18 marinheiro. A equipe de Omã segundo, tornando-se oito 40s extremo na linha de partida, será anunciado em 4 de março

 

 

Vinte e três Tiller Vontade anos (NZL) vai tomar as rédeas do GAC Pindar, ao lado de seu "Full Metal Jacket" correspondência companheiros de corrida da equipe, que só ontem (25 de fevereiro), foram selecionados para representar a Nova Zelândia na Copa do Red Bull Juventude da América depois de vencer os seus ensaios de seleção. Tiller é acompanhado por Matt Steven, Dodson Stewart, Thurston Harry Mason e Shaun, todos os marinheiros de jovens talentosos com fome de sucesso como GAC Pindar expandir seu compromisso contínuo para o desenvolvimento de jovens talentos.

Equipe Coréia, uma das duas entradas da equipe completamente novas para 2013 terá medalhista de prata olímpico e o mais jovem capitão da frota no comando, Peter Burling. Vinte e dois Burling anos está acompanhado por sua medalha de prata olímpica 49er ganhar tripulação Blair Tuke e coreano nacional jogo de corridas campeão Sungwok Kim, como parte do objetivo primordial equipes para desenvolver talentos de vela coreanos. A equipe irá beneficiar da experiência de Extreme 40 veteranos Mark Bulkeley e Matt Cornwell, e em papel, eles podem representar a maior ameaça para os campeões. A rapidez com que se adaptar a arena Extreme Racing 40 permanece para ser visto.

 

 

A segunda entrada nova, e nenhum estranho para multicascos de corrida, vem da Suíça. Realteam e seu capitão Jerome Clerc venceu o campeonato em 2012 D35 afastar a concorrência de rivais suíços Alinghi. A 'equipe pronta formada "de Bryan Mettraux, Psarofaghis Arnaud, Schmidt e Cédric Wasem Thierry irá beneficiar de ter experiência de corrida extensa juntos, e estará olhando para transformar isso em um pódio em Muscat.

A notícia maior transferência da temporada vem do Alinghi, que recrutaram talento do ano passado, a American Morgan Larson. Vice-campeão em 2012, Larson vai chamar as táticas ao lado de capitão e Ernesto Bertarelli leme, apoiado pela extrema regularidade equipe Alinghi 40 de Pierre Yves Jorand, Frei Nils e DeTrey Yves. Bertarelli comentou: "Estou muito ansioso para velejar com Morgan a bordo Alinghi nesta temporada. Ele provou ser um grande estrategista profissional e inspirado no circuito no ano passado e espero que ele vai trazer a sua vasta experiência para nossa equipe 40 Extreme e contribuir para uma temporada de sucesso para a Alinghi ".

 

 

es Gram-Hansen e Rasmus Kostner, co-capitães de SAP Sailing Team Extreme, confirmaram a adição de jovem dinamarquês Nicolai Sehested vela talento como o arqueiro equipes, enquanto o restante da equipe permanece inalterada como eles antecipam que a consistência e experiência serão central para eles a pisar o pódio 40 Extreme em seu segundo ano de competição. Pete Cumming, trimmer da vela grande do time e um dos mais experientes extremas 40 marinheiros em torno de ter ganho a 2009 Série Extreme Sailing como capitão de Vela Omã Masirah, vem liderando o reequipamento equipes e pré-temporada, programa de treinamento: "É importante que nós se concentrar em obter Nicolai até a velocidade o mais rápido possível como o elemento trabalho da tripulação é a chave para ganhar corridas. É claro que precisa ser rápido também, e parece que estamos a ser rápido tanto a montante ea jusante com a nova configuração por isso estamos felizes, mas ainda está empurrando a desenvolver o nosso set-up e técnicas, como sabemos boa velocidade não é suficiente de uma vantagem neste frota. "

 

 

Um dos mais conhecidos da Áustria exportações esportivos, atleta olímpico multi-romana Hagara, optou por manter a mesma equipe em 2012 para a Red Sailing Team Bull: "Grande trabalho em equipe significa grandes resultados. A motivação para 2013 está em um nível elevado. Decidimos corrida em Omã com a mesma equipe que, em 2012, como Hans Peter e eu acredito que agora estamos todos em um nível para ganhar este circuito. É por isso que estamos aqui. "Um dos comandantes mais experientes da frota, Hagara também pode ser classificado como um dos mais frustrado, como o pódio do campeonato global ainda está provando indescritível, terminando na quarta em 2012.

A ação será transmitida ao vivo a partir de Muscat no marco 06-08. Não perca!

 

 

Principais estatísticas:
18 campanhas Olímpicos
4 medalhas de ouro olímpicas e dois de prata
30 da América campanhas da Copa
33 Campeonatos do Mundo
37 Campeonato Europeu
154 Campeonatos Nacionais
5 recordes mundiais,
15 Trans-Atlantics

Extreme Sailing Series, Act 1 Muscat, Listas de equipe

Alinghi (SUI)
Skipper / Helm: Ernesto Bertarelli (SUI) / Estrategista: Morgan Larson (EUA) / Vela mestra Trimmer: Pierre-Yves Jorand (SUI) / Vela de Proa Aparador: Nils Frei (SUI) / Bowman: Yves DeTrey (SUI)
GAC Pindar (NZL)
Skipper / Helm: William Tiller (NZL) / Estrategista: Matt Steven (NZL) / Vela mestra Trimmer: Stewart Dodson (NZL) / Vela de Proa Aparador: Harry Thurston (NZL) / Bowman: Shaun Mason (GBR)
Realteam (SUI)

 

Skipper / Helm: Jérome Clerc (SUI) / Estrategista: Bryan Mettraux (SUI) / Vela mestra Trimmer: Arnaud Psarofaghis (SUI) / Vela de Proa Aparador: Cédric Schmidt (SUI) / Bowman: Thierry Wasem (SUI)
Red Sailing Team Bull (AUT)
Skipper / Helm: Roman Hagara (AUT) / Estrategista: Hans Peter Steinacher (AUT) / Vela mestra Trimmer: Matthew Adams (GBR) / Vela de Proa Aparador: Pierre Le Clainche (FRA) / Bowman: Graeme Spencer (AUS)
SAP Sailing Team Extreme (DEN)
Co-Skipper/Helm: Jes Gram-Hansen (DEN) / Co-Skipper/Tactician: Rasmus Kostner (DEN) / Vela mestra trimmer: Peter Cumming (GBR) / Vela de Proa Aparador: Mikkel Rossberg (DEN) / Bowman: Nicolai Sehested (DEN )
Equipe Coréia (KOR)
Skipper / Helm: Peter Burling (NLZ) / Estrategista: Blair Tuke (NZL) / Vela mestra Trimmer: Mark Bulkeley (GBR) / Vela de Proa Aparador: Sungwok Kim (KOR) / Bowman: Matt Cornwell (GBR)
The Wave, Muscat (OMA)
Skipper / Helm: Leigh McMillan (GBR) / Estrategista: Ed Smyth (NZL) / Vela mestra Trimmer: Pete Greenhalgh (GBR) / Vela de Proa Aparador: Musab Al Hadi (OMA) / Bowman: Hashim Al Rashdi (OMA)

 

CARLOS FERNANDES SEM SORTE EM FAFE

 

“Estreia azarada para Carlos Fernandes”

CARLOS FERNANDES.jpg_2_500x332CARLOS FERNANDES_500x332

Acabou por ser uma prova bastante curta, a da dupla de Sintra Carlos Fernandes e
Fábio Vicente no Rallye Serras de Fafe.

Esta primeira prova do Campeonato de Portugal de Ralis marcou o regresso do
piloto aos 4x4, apostando num novo Mitsubishi EVO VI, sendo a sua primeira
aparição com um carro desta categoria em pisos de terra.

A primeira especial acabou por ser um bom começo para Carlos Fernandes, que
apesar de ir centrado em conhecer o carro, registou um bom crono, 9º da geral e
primeiro VSH, o que revela mais uma vez a sua competitividade.

Como nos adiantou o piloto “Na primeira PEC e devido a não termos tido qualquer
teste antes da prova fomos concentrados em conhecer o carro, tanto mais que
rodamos inclusive com o ALS desligado. Apesar de tudo, o resultado foi
satisfatório e partimos para o troço seguinte com o mesmo intuito de continuar a
fazer uma prova sem pressões quanto a resultados. Infelizmente partiu-se um
parafuso do amortecedor e acabamos mesmo por partir uma transmissão e
tivemos que parar por ali a nossa prova. São situações normais, não podemos
desanimar e agora vamos já começar a preparar da melhor forma a próxima
prova”.

Carlos Fernandes e Fábio Vicente ainda não têm definido qual será a sua próxima
prova, pois no momento há a possibilidade de redirecionar o seu projeto para o
Open de Ralis.

 

LAND ROVER COM CAIXA DE 9 VELOCIDADES

 

LAND ROVER APRESENTA A MAIS RECENTE INOVAÇÃO TECNOLÓGICA:
A PRIMEIRA CAIXA AUTOMÁTICA DE 9 VELOCIDADES DO MUNDO

Evoque 13MY_9_Speed_270213_03_low_500x332Evoque 13MY_9_Speed_270213_05_low_500x332

A Land Rover soma aos seus 65 anos de estreias tecnológicas mundiais a nova

caixa de velocidades ZF 9HP.

A primeira caixa automática de 9 velocidades do mundo representa uma melhoria

significativa nos consumos de combustível reais do veículo.

As relações mais curtas irão permitir maximizar as capacidades “Fora de Estrada” e

a versatilidade geral do reconhecido Range Rover compacto.

Este inovador sistema adaptativo de selecção de velocidades ajusta-se na perfeição

ao estilo dinâmico de condução procurado pelos clientes: uma experiência

personalizada ao volante.

A Land Rover é o principal parceiro deste projecto conjunto com a ZF, líder mundial

na tecnologia de transmissões e caixas de velocidades.

A Land Rover irá voltar a demonstrar no Salão Automóvel de Genebra de 2013 que continua

a sua longa tradição de inovação e tecnologia de vanguarda, apresentando a primeira caixa

automática de 9 velocidades para veículos de passageiros do mundo. A caixa ZF 9HP foi

concebida especificamente para motores transversais, e é uma das caixas mais eficientes e

tecnicamente avançadas de sempre utilizadas num veículo de produção em série.

A Land Rover é o principal parceiro do projecto, desenvolvido em parceria com a ZF, que

conta com uma longa experiência e é líder mundial na tecnologia de transmissões e caixas de

velocidades.

O aumento da quantidade de relações de seis para nove proporciona uma redução significativa

dos consumos de combustível e a correspondente diminuição de emissões de CO2. O

espaçamento inferior das relações de transmissão proporciona melhor capacidade de resposta

sob aceleração, maior qualidade nas passagens de caixa e na condução e requinte superior. A

relação mais longa permite não apenas a redução do consumo de combustível como também

um regime de funcionamento inferior, que proporciona maior conforto e a redução de ruído na

condução a velocidades elevadas.

A nova caixa 9HP desenvolvida pela ZF e pela Land Rover é extremamente robusta e

complementa na perfeição as capacidades “Fora de Estrada”, com níveis excepcionalmente

elevados de requinte e eficiência. Dado que dispõe de nove velocidades, o salto entre

cada velocidade é muito inferior ao verificado na caixa actual de seis velocidades. Foi

especificamente concebida tanto para utilização “fora de estrada”, para reboque, como para as

condições mais extremas na condução em estrada, como declives acentuados ou inclinações

laterais, proporcionando ao condutor uma maior sensação de controlo nas condições mais

extremas.

Com passagens de caixa extremamente rápidas, descritas pela ZF como “Below the threshold

of perception” (abaixo do limiar da percepção), a nova caixa 9HP tem uma elevada capacidade

de resposta e versatilidade. Considerando que a caixa actual de seis velocidades de

accionamento sequencial já realiza as passagens de caixa de forma muito eficiente, a 9HP

adiciona uma funcionalidade “skip-shift” para reduzir a relação seleccionada de forma muito

mais rápida em desaceleração ou quando o condutor solicite maior potência, para ultrapassar,

por exemplo. O conversor de binário incorpora um sistema de amortecimento de fases

múltiplas para um arranque mais suave e maior requinte.

"Estamos entusiasmados com a caixa de velocidades 9HP,que foi concebida exactamente para

ir ao encontro dos atributos que distinguem os nossos veículos. Irá proporcionar um novo nível

de performance, requinte e eficiência, maximizando as excepcionais qualidades reconhecidas

a nível mundial ", afirmou John Edwards, Land Rover Global Brand Director.

O inovador sistema de selecção adaptativa reconhece o estado de espírito do condutor numa

questão de segundos, aumentando a velocidade das passagens de caixa quando este realiza

uma condução desportiva, e passando a um ritmo mais suave e económico com a mesma

rapidez se este efectua uma condução mais descontraída. Em curvas, a análise da aceleração

longitudinal e da posição do pedal evitam a selecção da mudança acima.

O modo “Fast-Off” mede a velocidade a que é libertado o pedal do acelerador e antecipa

novas solicitações de potência pelo condutor, mantendo a mesma velocidade seleccionada,

se necessário. Assim, se o condutor solicitar uma relação mais curta quando o veículo circula

a uma velocidade demasiado elevada, o sistema memoriza o pedido e selecciona a relação

inferior assim que a velocidade for reduzida para o nível apropriado.

A caixa 9HP é uma obra prima em termos de dimensões, devido a ser extremamente

compacta. Apesar das três velocidades adicionais, é apenas 6 mm mais larga e pesa 7,5

kg menos que a caixa anterior de seis velocidades. Isto é conseguido através do seu design

inovador, que inclui uma bomba hidráulica que contribui também para uma maior eficiência,

à qual se somam duas embraiagens patenteadas, em vez dos conjuntos de embraiagens

convencionais mais volumosos, e um novo conjunto de engrenagens de alojamento inteligente.

A Land Rover foi seleccionada pela ZF, um dos fabricantes de caixas de velocidades

tecnologicamente mais avançados do mundo, para ser o parceiro principal na nova caixa 9HP,

e os engenheiros da Land Rover trabalharam em colaboração com os engenheiros da ZF para

desenvolver a caixa em conjunto e proceder à sua implementação nos modelos da marca.

A equipa de engenheiros de transmissão de Land Rover tem já uma vasta experiência em

adaptar produtos ZF aos veículos Land Rover, tendo anteriormente integrado a caixa 8HP nos

Range Rover, Land Rover Discovery 4 e Range Rover Sport. A nova caixa 9HP será produzida

nas instalações da ZF em Gray Court, na Carolina do Sul.

Notas para os editores

A Land Rover produz autênticos veículos 4x4 que proporcionam uma verdadeira abrangência de capacidades
em toda a gama disponível desde 1948. Defender, Freelander, Discovery, Range Rover Sport, Range Rover
e Range Rover Evoque definem cada um dos diferentes sectores do mundo 4x4, com 80% desta gama de
modelos exportados para mais de 140 países.

A Land Rover assumiu o compromisso de enfrentar os desafios das alterações climáticas e desde Setembro de
2006 as emissões de dióxido de carbono resultantes das actividades de produção da Land Rover e da utilização
de veículos pelos clientes no Reino Unido tem sido compensada através de um programa de compensação líder
na indústria, desenvolvido pela Climate Care.

 

NUNO COELHO NA 2ª POSIÇÃO

 

Nuno Coelho garante o 2º lugar no Modelstand

NUNO COELHO.jpg_2_500x332NUNO COELHO_500x332

Depois de um primeiro ano de experiência no Desafio Modelstand, Nuno Coelho e Pedro
Alves começaram a nova época da melhor forma, garantindo no Rallye Serras de Fafe um
brilhante 2º lugar nesta competição bastante disputada.

Não fazendo um rali de terra desde 2007, a primeira especial serviu essencialmente para
o piloto ter uma primeira noção da sua competitividade neste tipo de piso, até porque na
semana anterior a equipa fez um pequeno teste de apenas 15 quilómetros, num troço algo
enlameado, bem diferente do encontrado na prova da Demoporto.

Nas passagens seguintes continuaram com um bom ritmo lutando sempre pelos três
primeiros lugares do troféu. Como nos salienta o piloto apoiado por nunopereiracoelho.com,
Two S Car - Comércio Automóvel, DSPT - Oficina auto e Pneus Abreu, “a prova correu
muito bem. O 206 esteve perfeito do inicio ao fim da prova e a Matos Competições voltou a
fazer um excelente trabalho.

Estávamos na expectativa do que podíamos fazer no 1º troço, já que eu não fazia um rali
de terra desde 2007. Após as duas primeiras especiais estávamos em segundo, o que nos
levou a entrar mais motivados para as segundas passagens.

O Pedro Fins atacou forte nesta 2ª secção, descemos para terceiro e entramos em Luilhas
com o intuito de ir buscar de novo o segundo lugar.

No momento que passamos por ele desistido, sensivelmente a meio do penúltimo troço,
resolvemos gerir a vantagem que tínhamos sobre o 3º classificado e fizemos um excelente
lugar no troféu, o que nos motiva para o resto do campeonato.”

Nuno Coelho e Pedro Alves terminaram assim o Rallye Serras de Fafe em segundo no
Desafio Modelstand destacando-se ainda com o 5º lugar no Campeonato Open de Ralis
Absoluto - Duas Roas Motrizes.

A dupla prossegue com o Rali de Castelo Branco, nos dias 8 e 9 de Março.

 

SUMOL SUMMER FESTIVAL

 

27, 28 e 29 de Junho, Ericeira Camping

 

Correspondendo às inúmeras solicitações do público, o Sumol Summer Fest acrescenta mais um nome de peso ao cartaz que reúne as cores da boa onda do Verão: Mellow Mood em estreia absoluta para um concerto único em Portugal. Banda revelação do reggae Italiano, trazem-nos à Ericeira as vibrações de um estilo descontraído e positivo. Uma sonoridade que nos transporta para os longos dias de verão. Começaram por actuar em festivais e em 2009 ganharam mesmo o concurso no principal festival de reggae: o Rototom Sunsplash Reggae. Em 2012, lançaram o novo álbum “Well Well Well” e agora, é a vez de subirem ao maior palco de reggae português: o Summol Summer Fest, para o tornar ainda mais inesquecível num concerto marcado para 28 de Junho.

 


Imagem removida pelo remetente.Imagem removida pelo remetente.


BIO
São de Pordenone e colocaram Itália no mapa de referência da música reggae. Começaram a tocar aqui e ali em 2005 e entre Roma e Eslovénia, passaram por palcos marcantes como os de Rototom Sunsplash, Festival de Reggae de Bornasco ou Festintenda. Em 2008 ganharam o Italia Wave, uma das mais famosas competições de reggae. Em Maio de 2009, mais vitórias: ganharam o concurso Rototom Sunsplash Reggae e chegaram ao terceiro lugar no concurso Europeu de Reggae.


Imagem removida pelo remetente.
Video oficial "She`s so nice"

Imagem removida pelo remetente.Imagem removida pelo remetente.

 

Imagem removida pelo remetente.

 

28 de junho
Morgan Heritage
Tarrus Riley
Mellow Mood

29 de junho
Alborosie

Imagem removida pelo remetente.

 

Imagem removida pelo remetente.

 

Preço dos bilhetes
- Bilhete diário €40
- Passe 2 dias sem camping €50
- Passe 2 dias com camping (inclui a noite de 27 de Junho) €65
- Welcome party 27 de Junho para portadores de passe de 2 dias.

Locais de Venda
Ticketline , Blueticket , Lojas FNAC, Worten, El Corte Inglés (Lisboa e Gaia), Centro Comercial Dolce Vita (Amadora, Porto, Vila Real, Ovar, Coimbra e Funchal), Casino de Lisboa, Galerias Campo Pequeno, ABEP, Agências Abreu, Estações de Correios ewww.ctt.pt 

Reservas e informações: ligue 1820 (24 horas). + info 

ESPANHA: Breakpoint : Ticketmaster

 

MAIS UM SALTITO EM FAFE

MAIS UM "SALTITO" EM FAFE

 

Mais um pequeno grupoFOX 3026_500x332FOX 3027_500x332FOX 3028_500x332FOX 3029_500x332 de imagens dum salto em Fafe.

 

Fotos de João Raposo - www.velocidadeonline.com

 

KARTING - BRASIL

 

 Após pódio na Granja Viana, Gianluca Petecof disputa 10ª edição do
Super Kart Brasil


Paulista superou incidentes e terminou em 3º lugar na abertura da Copa São
Paulo. Agora, se prepara para o segundo SKB do ano, no kartódromo da Aldeia
da Serra



Se um bom resultado é importante para o ânimo de um piloto, Gianluca Petecof
chega confiante para a disputa do 10º Super Kart Brasil. A competição
acontece neste final de semana (2 e 3) no kartódromo da Aldeia da Serra, em
Barueri (SP), e terá como diferencial o uso do traçado invertido (sentido
anti-horário) do circuito, exclusivo do SKB. O evento também é válido pela
segunda etapa do Campeonato Paulista de Kart. Gianluca corre na categoria
Junior Menor.



No último sábado (22), o piloto de 10 anos participou da primeira etapa da
Copa São Paulo de Kart, na Granja Viana (SP). Com bom ritmo, Petecof marcou
a pole position, mas teve de largar da última posição após desclassificação
por falta de peso. Pouco depois da largada, o paulista já estava em 3º, mas
em uma disputa por posições, tomou um toque e teve de abandonar a prova.
Saindo novamente em último na segunda bateria, Gianluca confirmou o bom
desempenho e completou a corrida em 3º, subindo ao pódio pela primeira vez
no ano.



Mais do que o resultado, a boa performance agradou ao piloto e a equipe ONS
Motorsport. Após um início de temporada complicado na categoria Junior
Menor, Petecof acredita ter achado um acerto para ter condições de brigar
pelas primeiras posições.



A programação do Super Kart Brasil tem treinos na quinta e sexta-feira. No
sábado, a tomada de tempos define o grid de largada da primeira corrida do
dia, cujo resultado é a ordem de largada da segunda prova. No domingo a
programação se repete, e o vencedor é determinado pela soma dos pontos das
quatro baterias.



Gianluca Petecof:



“Trabalhamos bastante durante a semana e ficamos muito satisfeitos por
termos melhorado nosso desempenho. Acho que agora temos mais chances de
brigar pelas primeiras posições, já no SKB. É uma competição difícil, e você
precisa ser constante e pontuar bem em todas as baterias para conseguir um
bom resultado, mas estou animado”

 

MARISA MONTE EM PORTUGAL

Marisa Monte Ao Vivo


Segunda data no Porto da digressão “Verdade Uma Ilusão” Dia 25 de Abril

 

24 e 25 de Abril, Coliseu do Porto
27 e 28 de Abril, Coliseu de Lisboa

 

 

 

Depois da abertura de 2ª data do concerto de Marisa Monte no Coliseu de Lisboa, é agora a vez de o público mais a Norte ter uma segunda oportunidade de assistir a este espectáculo singular.
 

Depois de encantar o Brasil com inúmeras datas esgotadas, a digressão “Verdade Uma Ilusão” de Marisa Monte chega a Portugal em Abril. Depois do anúncio de uma data extra em Lisboa, uma das maiores, mais respeitadas e mais especiais artistas brasileiras das últimas duas décadas fará uma data dupla no Porto, subindo ao palco do Coliseu do Porto também a 25 de Abril. Assim, apesar dos bilhetes quase esgotados, os maiores admiradores da artista terão mais uma oportunidade de assistir a estes momentos imperdíveis. 

Indo de encontro à tradição multidisciplinar de Marisa Monte, “Verdade Uma Ilusão” - a digressão que apresenta o seu último disco “O Que Você Quer Saber De Verdade” - é um espectáculo único onde as artes plásticas se fundem com a música desta musa. Com uma curadoria dirigida pela conceituada Luísa Duarte, as 15 obras projectadas são o reflexo de uma escolha cuidada, entre inúmeros trabalhos, de alguns dos mais reputados artistas brasileiros contemporâneos, como Luiz Zerbini, José Damasceno ou Jonathas de Andrade. Toda uma envolvência que tem fascinado pela simplicidade. Esta é a palavra-chave que tem precisamente ofuscado todas as grandes produções internacionais megalómanas. Um espectáculo no mínimo arrebatador que a Associação Paulista de Críticos de Arte elegeu como o “Espectáculo do Ano” na categoria Música Popular Brasileira. É um dos prémios mais importantes do Brasil na área da cultura. Mais do que isso, recebeu também outro prémio, desta vez pela mão da revista “Veja” como o "Melhor Show de 2012". Mais do que um concerto ou uma performance, “Verdade Uma Ilusão” é emocionante, surpreendente e cheio de amor. Uma experiência intimista, sensorial, inesquecível e diversificada, onde a sofisticação contrasta com a pureza das composições que Marisa faz subir ao palco.

Com 25 anos de carreira, Marisa Monte lançou nove discos e vendeu mais de 10 milhões de álbuns no Brasil, tornando-se numa das mais importantes artistas brasileiras da actualidade. Foi considerada a Brasileira do Ano na Cultura, pela ISTOÉ como reconhecimento do seu trabalho na divulgação e preservação da MPB. Em Portugal tem sido uma das personalidades brasileiras mais acarinhadas do público, quer pelo seu trabalho a solo, quer pelo seu projecto paralelo Tribalistas. Seis anos depois de ter passado pelo nosso país, Marisa Monte está de volta a Portugal e ninguém vai querer perder esse momento.

 

 

 

Informação de Bilhetes


 

Preço dos Bilhetes

Porto:
Cadeiras de Orquestra €60
1ª Plateia €45
2ª Plateia €40
Balcão Popular €30
Tribuna €32
Camarote 1ª €28
Camarote 2ª €20
Frisas €28
Galeria €25
Geral €20

 

Locais de Venda

Coliseu do Porto,  www.ticketline.pt , Fnac, Worten, El Corte Inglês (Lisboa e Gaia), Centros Comerciais Dolce Vita (Amadora, Porto, Vila Real, Ovar, Coimbra e Funchal), Casino de Lisboa, Galerias Campo Pequeno, Abep, Estações de Correios, www.ctt.pt  e Breakpoint 

Reservas e informações: ligue 1820 (24 horas).

 

Lisboa:
Orquestra €60
1ª Plateia €45
2ª Plateia €40 
Balcão €30
Camarotes 1ª  €32 Camarotes 2ª €28
Galerias €25

 

Coliseu de Lisboa, FNACs, Estações dos CTT, Agência ABEP e Alvalade.

Compre Online em:
www.coliseudelisboa.com www.bilheteiraonline.pt e no facebook Bilheteira Online .

 

 

 

 

INSCRIÇÕES ABERTAS PARA O RED BULL KART FIGHT

 

Red Bull Kart Fight 2013 - INSCRIÇÕES ABERTAS



red-bull-kart-fight 500x332



Depois do sucesso da estreia, o Red Bull Kart Fight vai continuar a fazer
sonhar pilotos amadores por esse mundo fora. Apadrinhada por António Felix
da Costa, a edição de 2013 já abriu as inscrições. As qualificações decorrem
a partir de março, em 10 kartódromos de norte a sul do país, incluindo pela
primeira vez a Madeira. A Final Nacional vai decorrer a 4 de maio na Grande
Lisboa e o vencedor vai representar o nosso país na Final Mundial.

 

ACÇÃO LEON FORA DE PORTAS

 

Ação Leon Fora de Portas Ação Leon Fora de Portas


SEAT Leon percorre o percorre o país SEAT Leon percorre o percorre o país
/ De 2 a 19 de Março, em 12 localidades distintas 2 a 19 de Março, em 12 localidades distintas 2 a 19 de Março, em 12 localidades distintas
/ Novo SEAT Leon mais perto dos seus Clientes Novo SEAT Leon mais perto dos seus Clientes Novo SEAT Leon mais perto dos seus Clientes
/ 8 SEAT Leon e um cami SEAT Leon e um cami SEAT Leon e um camião TIR ão TIR
/ Test drive dará acesso a concurso com viagem a Bar Test drive dará acesso a concurso com viagem a Barcelona 


 O Novo SEAT Leon irá percorrer Portugal em mais uma caravana
SEAT. De 2 a 19 de 2 a 19 de 2 a 19 de março a caravana “SEAT “ “SEAT Leon Fora de Portas eon Fora de Portas eon Fora de Portas”””” vai estar em 12 locais
diferentes do nosso país.
Esta Ação enquadra-se na estratégia de reforçar a proximidade com o Cliente, indo ao
seu encontro, dando a possibilidade de testar de imediato o novo SEAT Leon,
habilitando-se a uma viagem a Barcelona para 4 pessoas, com estada e viatura SEAT.
Para aqueles que já são Clientes SEAT existem outras vantagens; além de testarem o
Leon poderão beneficiar de um check up gratuito desde que façam o registo no site
www.seat.pt .Os Clientes que efectuarem o check up durante a ação, poderão ainda
beneficiar das condições da Campanha Factor 3 – em que podem ter um desconto igual
ao triplo da idade do seu veículo, até um limite de 24% de desconto em mão de obra e
36% de desconto em Peças Originais SEAT®.

 

O Novo SEAT Leon, que acabou de ser lançado em Portugal, é um automóvel magnífico
com design emocional, caráter dinâmico e desportivo, e dispõe de tecnologias
inovadoras, tornando-se assim numa referência no seu segmento. A qualidade dos
materiais e acabamentos colocam o Leon na vanguarda em relação aos seus rivais.
Equipado com modernos sistemas de infoentretenimento, que incluem ecrã táctil com
sensor de proximidade, o novo Leon está perfeitamente preparado para enfrentar os
desafios futuros.
Esta ação terá o apoio permanente dos concessionários da Marca e do SEAT Bank, que
estarão no local com excelentes ferramentas de financiamento.
A SEAT é a única empresa do setor automóvel com cap A SEAT é a única empresa do setor automóvel com capacida acade para desenhar, desenvolver, fabricar e come de para desenhar, desenvolver, fabricar e comercial rcaizarzar
automóveis em Espanha. Integrada no Grupo Volkswagen, a multinacional, com sede central em Martorell (Barcelona),
exporta cerca de 80% da sua produção para 75 países exporta cerca de 80% da sua produção para 75 países. A SEAT é a empresa líder de merca . A SEAT é a empresa líder de mercado em Espanha e do em Espanha e em 2011 em 2011
atingiu um volume de negócio de quase 5.000 milhões de euros, com vendas totais de 350.000 veículos. de euros, com vendas totais de 350.000 veículos.
O Grupo SEAT conta com 14.000 profissionais e tem três centros de produção: Zona Franca, El Prat de Llo rês centros de produção: Zona Franca, El Prat de Llobregat e bregat e
Martorell (Barcelona), onde são fabricados, entre outros, os famosos modelos Ibiza e Leon. A fábrica do Grupo
Volkswagen em Palmela (Portugal) produz o SEAT Alhambra, e a fábrica de Bratislava (Eslováquia) o novo SEAT Mii. SEAT M

A multinacional espanhola conta também com um Centro Técnico que se configura como um hub de conhecimento e que
acolhe mais de 900 engenheiros, com o objetivo de impulsionar a inovação do investidor industrial número um em I+D+i
de Espanha. De acordo com o seu compromisso com o m de Espanha. De acordo com o seu compromisso com o meio o seu compromisso com o meio- eo---ambiente, a SEAT desenvolve a sua atividade princi ambiente, a SEAT desenvolve a sua atividade principal a
segundo critérios de sustentabilidade para a redução de CO2222, eficiência energética, assim como reciclagem e
reutilização dos recursos.

 

NUNO ALMEIDA EM FAFE

 

Nuno Almeida em evidência no Serras de Fafe

 

NUNO ALMEIDA_2_500x332

O Campeonato Open de Ralis e Campeonato Regional Ralis Norte tiveram a sua primeira
ronda este passado fim se semana com a realização do Rallye Serras de Fafe, prova a cargo da
Demoporto que ficou marcada pela grande “rumaria” de adeptos que encheram as especiais
de classificação no sábado.

Nuno Almeida e Pedro Barbosa conseguiram mais uma vez destacar-se no Open ao registarem
muito bons cronos com o Fiat Punto HGT.

Como nos salienta o piloto de Ermesinde “Foi uma prova muito positiva. Conseguimos impor
sempre um ritmo bom, não tivemos qualquer percalço, tudo correu sempre na perfeição e
ficamos muito satisfeitos com os resultados obtidos.

Sabemos que no momento é difícil ir mais além com este carro mas tentamos sempre
aproveitar o máximo dele, apostamos sempre num ritmo forte e os resultados acabam por
surgir. O carro estava excelente, onde mais uma vez realço o bom trabalho da minha equipa
técnica, o navegador esteve em pleno durante todo o rali, e resta me agradecer aos nossos
patrocinadores, Saroni – UOMO, Loureiro & Jacinto e Auto 2002 Chapa e Pintura.”

Nuno Almeida e Pedro Barbosa levaram o Fiat Punto HGT ao 5º lugar da geral no Regional
Norte, terceiro entre os concorrentes das duas rodas motrizes. No bem disputado Open
de ralis conseguiram ser 12º da geral, 6º entre os concorrentes das duas rodas motrizes e
garantir um merecido triunfo entre os concorrentes da classe 3.

 

VEÍCULOS PARA ABATE

Veículos entregues para abate em 2012 aumentam pela 1.ª vez em três anos devido à crise - Valorcar

Em declarações à agência Lusa, o diretor-geral da Valorcar - que gere uma rede nacional de 75 centros de abate de veículos em fim de vida (VFV) -- disse terem sido entregues 56.815 unidades em 2012, invertendo-se a tendência de decréscimo registada nos três anos anteriores.

Registado desde 2008, este recuo no número de VFV entregues para abate foi atribuído por Ricardo Furtado à "conjuntura económica", que levava os proprietários a "conservarem por mais tempo os veículos", e agravou-se a partir de 2011, com o fim do Programa de Incentivo Fiscal ao Abate de VFV (PIFAVFV), que representava 30 por cento dos veículos entregues.

Agência Lusa

 

GENTLEMAN DRIVERS

 

No próximo dia 16 de Março temos mais um Gentleman Drivers Changing Gears no Circuito Vasco Sameiro, Braga.

Lembramos que o limite de inscritos por categoria é de 40 carros!

 

Faça já hoje a sua inscrição, não a deixe para os últimos dias.

Continuar...

 

JOAQUIM BERNARDES NO PÓDIO

 

CAMPEONATO DE PORTUGAL DE RALIS

 

RALI SERRAS DE FAFE

 

JOAQUIM BERNARDES NO PÓDIO

 

No seu regresso aos pisos de terra ao volante do Renault Clio, a dupla Joaquim Bernardes / Sérgio Paiva lograram alcançar a segunda posição entre os carros de duas rodas motrizes, um excelente resultado que o piloto de Vila da Feira falou-nos um pouco “é preciso ter em conta que eu nunca tinha participado em nenhuma prova em Fafe, por isso no rali foi muito cauteloso nas primeiras classificativas, mas depois aos poucos fui aumentando o ritmo, sempre com o apoio do meu navegador Sérgio Paiva, que tem larga experiência e é um profundo conhecedor desta zona. Depois nas classificativas da tarde, já consegui imprimir um ritmo mais forte, e a segunda posição na categoria de duas rodas motrizes, já é um excelente prémio”.

 

Mas Joaquim Bernardes está ansioso com a chegada dos ralis em asfalto “ é onde me sinto mais à vontade, e a situação em termos de andamento será bem diferente, pois é sempre a andar”.Sobre o carro terminou “ esteve impecável, sem problemas de maior”

ZBERN1 500x332ZBERN2 500x332ZBERN3 500x332ZBERN4 500x332

 

MAIS UM SALTITO EM FAFE

MAIS UM SALTITO EM FAFE

 

Mias uma serie de imagens de mais um "saltito" em Fafe, para os participantes no Open de Ralis.

 

Fotos de João Raposo -

www.velocidadeonline.com

zfa1 500x332zfa2 500x332zfa3 500x332zfa4 500x332zfa5 500x332zfa6 500x332zfa7 500x332zfa8 500x332zfa9 500x332zfa10 500x332zfa11 500x332zfa12 500x332zfa13 500x332zfa14 500x332zfa15 500x332zfa16 500x332zfa17 500x332zfa18 500x332zfa19 500x332zfa20 500x332zfa21 500x332

 

OPEL MOKKA PROTO EM PORTUGAL

 

Opel Mokka Proto é a nova aposta de Nuno Matos para o Campeonato de Portugal de TT

 

  • Dois anos após a estreia do Astra Proto, piloto de Portalegre assume mais um aliciante desafio na sua carreira, agora com o desenvolvimento de um protótipo que tem por base o novo SUV compacto da Opel

 

  • Estreia está prevista já para a primeira de seis provas que compõem o calendário nacional de 2013, o Ervideira Rali TT, praticamente em simultâneo com o lançamento do Opel Mokka no mercado nacional

 

Determinado em dar um novo impulso à sua carreira, mas também em elevar ainda mais o nível competitivo da época que em breve se inicia, Nuno Matos prepara-se para estrear, tal como há dois anos, um novo e aliciante projeto no Campeonato de Portugal de Todo-o-Terreno (CPTT).

 

Dando a melhor sequência à ligação iniciada com a Opel Portugal em 2011, o piloto de Portalegre terá agora a responsabilidade de estrear em competição o novo Opel Mokka, modelo que assinala a entrada do construtor alemão no segmento dos SUV compactos, com lançamento no mercado nacional previsto para o início de abril.

 

“Embora muito satisfeito com o nível que conseguimos alcançar com o Astra Proto em apenas dois anos, a verdade é que o desejo de evoluir falou mais alto… Não sendo este o caminho mais fácil, é seguramente o mais desafiante”, confessa Nuno Matos, que ao volante do Astra Proto venceu duas provas à geral, subiu por cinco vezes ao pódio e esteve na luta pelo vice-campeonato até à última prova.

 

“Claro que preferia ter um pouco mais de tempo para testar mais exaustivamente o novo carro, mas confesso que não podia estar mais motivado com este projeto, quer pela oportunidade de darmos um importante salto competitivo, quer pelo voto de confiança manifestado por cada um dos nossos parceiros”, explica o vencedor da Taça FIA de Bajas em 2010.

Ainda em fase de construção nas oficinas da DePieres Competição, em Penafiel, o Opel Mokka Proto deverá cumprir o seu baptismo competitivo já na prova de abertura do Campeonato de Portugal de TT, que após o adiamento da Baja do Algarve passou a ser o Ervideira Rali TT, a 20 e 21 de abril.

 

“Como só muito recentemente é que conseguimos viabilizar este projeto, temos agora pela frente um calendário muito apertado para concluir o carro a tempo da prova de Reguengos. É uma tarefa difícil e que vai exigir muito esforço da nossa parte, se bem que toda a equipa está empenhada na concretização desse objetivo”, revela Nuno Matos, que voltará a formar dupla com Filipe Serra no CPTT.

 

Preparado de acordo com as mais recentes regras introduzidas pela Federação Internacional do Automóvel (FIA) ao nível da categoria T1, o Opel Mokka Proto constitui uma clara evolução face ao seu antecessor, nomeadamente ao nível do chassis, roll-bar, travões, eletrónica, distribuição de peso, centro de gravidade e distância entre eixos (com um acréscimo de 10 cm face ao Astra Proto), entre outros pequenos detalhes, mantendo apenas inalterada a motorização turbodiesel de 3 litros já utilizada no Astra Proto, assim como o sistema de suspensões e a caixa de velocidades.

 

Com um percurso irrepreensível nas categorias secundárias, conquistando o bicampeonato de T8 em 2007 e 2008 e os títulos nacional e mundial de T2 respetivamente em 2009 e 2010, Nuno Matos cumpriu em 2011 o desejado salto para a categoria rainha do CPTT, logrando chegar à sua primeira vitória à geral logo na sua época de estreia em T1.

 

Depois de em 2012 ter sido um dos principais animadores do Campeonato, vencendo a prova inaugural e liderando a competição até à terceira etapa do calendário, o piloto de Portalegre assume para 2013 o desejo de lutar regularmente pelos primeiros lugares em todas as provas e concluir o ano no pódio do Campeonato de Portugal de Todo-o-Terreno.

 

 Nuno Matos_Opel_Mokka_01_500x332Nuno Matos_Opel_Mokka_02_500x332Nuno Matos_Opel_Mokka_03Nuno Matos_Opel_Mokka_500x332

 

NOVO JAGUAR F-TYPE

 

01. O F-TYPE é um novo desportivo de dois lugares da Jaguar

02. Com motor dianteiro e tracção traseira, o F-TYPE foi desenvolvido para proporcionar

puro prazer de condução e prestações excepcionais

03. Visualmente, o exterior do F-TYPE apresenta a nova linguagem de design dos modelos

desportivos da Jaguar, com linhas mais limpas conseguidas através de uma utilização

da tecnologia, conforme o demonstram o spoiler e os puxadores das portas embutidos

na carroçaria

04. O interior do F-TYPE foi concebido com uma filosofia orientada para o condutor, com

controlos atraentes com acabamento excepcional. Os materiais utilizados, produzidos

com uma técnica exclusiva, realçam a distinção do habitáculo de dois lugares

05.Serão disponibilizadas três versões: F-TYPE, F-TYPE S e F-TYPE V8 S. Serão

impulsionadas, respectivamente, pelo novo motor Jaguar V6 3.0 Supercharged a

gasolina de 340 e 380 CV, e pelo V8 5.0 Supercharged, que desenvolve 495 CV

06. O topo de gama, F-TYPE V8 S, acelera de 0 a 100 km/h em 4,3 segundos e tem uma

velocidade máxima de 300 km/h. O F-TYPE S V6 de 380 CV acelera de 0 a 100 km/h

em 4,9 segundos e atinge 275 km/h, enquanto que os valores para o F-TYPE são 5,3

segundos e 260 km/h

07. Todos os motores transmitem a potência às rodas traseiras através de uma caixa

de oito velocidades "Quickshift", com um selector manual SportShift posicionado ao

centro que permite um controlo sequencial completo, da mesma forma que as patilhas

posicionadas atrás do volante

08. As duas versões S dispõem de um diferencial de autoblocante, o V6 de tipo mecânico

e o V8 electrónico, que maximiza a tracção e o prazer de condução

09. Os modelos S dispõem também de um sistema de "escape activo" e um programa

opcional Configurable Dynamics. Este permite ao condutor adaptar diversas das

características dinâmicas às suas preferências pessoais e inclui cronómetro e uma

função que mede as forças G de aceleração lateral e longitudinal

10. O F-TYPE foi concebido com base na quarta geração da consagrada arquitectura em

alumínio de peso reduzido da Jaguar, que utiliza uma tecnologia pioneira na indústria

automóvel

11. Foi dada prioridade à rigidez torsional estática e dinâmica para maximizar a agilidade

de condução. Todos os sistemas instalados na rígida estrutura em alumínio - direcção,

travões e transmissão - foram optimizados para proporcionar uma resposta imediata às

solicitações do condutor

12. Uma suspensão dianteira e traseira com triângulos duplos sobrepostos, produzida

integralmente em alumínio, proporciona um controlo preciso da carroçaria, com os

benefícios adicionais do amortecimento adaptativo permitir um nível adicional de

capacidade dinâmica

 

RESUMO

F-TYPE STUDIO_V8_2_500x332F-TYPE STUDIO_V8_4_500x332

“A Jaguar é membro fundador do segmento de veículos desportivos, com uma herança

desportiva rica com mais de 75 anos. E, no F-TYPE, voltámos a acender essa chama. Mas o

F-TYPE não foi concebido para ser como qualquer outro veículo desportivo. É um desportivo

Jaguar ultra-preciso, potente, sensual e, acima de tudo, que se sente vivo.” Adrian Hallmark,

Global Brand Director, Jaguar

O novo Jaguar F-TYPE representa um regresso ao coração da companhia: um dois lugares,

desportivo descapotável centrado na performance, agilidade e envolvimento do condutor. O F-

TYPE é a continuação da linhagem desportiva da Jaguar, com mais de 75 anos, e inclui alguns

dos veículos mais belos, apaixonantes e atraentes de sempre.

Os princípios de engenharia em que se baseia o F-TYPE centram-se na liderança da Jaguar

na indústria e na sua experiência na utilização do alumínio. Com a mais avançada versão até à

data da galardoada arquitectura rígida e leve em alumínio da Jaguar, o F-TYPE apresenta uma

distribuição de peso ideal que permite procurar os limites dinâmicos deste apaixonante modelo

de tracção traseira. Utilizando programas avançados de engenharia assistida por computador,

a atenção ao detalhe na criação do F-TYPE estende-se inclusivamente ao desenvolvimento de

um novo sub-chassis auxiliar dianteiro mais leve, produzido também em alumínio.

Para retirar o máximo benefício da sua estrutura avançada, o F-TYPE dispõe de uma

suspensão dianteira e traseira em alumínio de triângulos duplos sobrepostos, bem como de

uma direcção de pinhão e cremalheira muito directa que assegura uma capacidade de resposta

rápida e objectiva. A arquitectura em alumínio foi optimizada para proporcionar a maior rigidez

possível ao sistema da suspensão, com melhorias superiores a 30 % em áreas chave, em

comparação com qualquer outra aplicação da Jaguar.

No momento do seu lançamento serão disponibilizadas três versões: F-TYPE, F-TYPE S e F-

TYPE V8 S. Distinguem-se pela potência dos seus motores Supercharged a gasolina e todos

os motores dispõem do sistema Inteligente Stop/Start para maximizar a eficiência.

Um novo V6 de 3,0 litros, desenvolvido a partir do galardoado Jaguar V8 de 5,0 litros, encontra-

se disponível com 340 CV para o F-TYPE e com 380 CV no F-TYPE S. Dispõem ambos da

mesma facilidade aumento de rotação, com uma predisposição que encoraja os condutores

mais entusiastas a explorar todas as suas capacidades.

Aos modelos V6 junta-se um membro recente da família de motores Jaguar V8. Com uma

potência máxima de 495 CV e 625 Nm de binário no modelo F-TYPE V8 S, tem uma relação

binário/peso excepcional de 375 Nm/tonelada, acelera de 0 a 100 km/h em 4,3 segundos e

atinge uma velocidade máxima electronicamente limitada a 300 km/h, emitindo apenas 259 g/

km de CO2.

O F-TYPE S V6 de 380 CV acelera de 0 a 100 km/h em 4,9 segundos e tem uma velocidade

máxima electronicamente limitada a 275 km/h, com emissões de CO2 de 213 g/km.

Pela sua parte, o F-TYPE V6 de 340 CV acelera de 0 a 100 km/h em 5,3 segundos e atinge

uma velocidade máxima electronicamente limitada a 260 km/h, enquanto que as emissões se

ficam apenas por 209 g/km de CO2.

Um sistema de escape activo, disponibilizado de série nos modelos S e V8 S, proporciona uma

outra dimensão ao pleno envolvimento do condutor. As válvulas no sistema de escape abrem-

se sob carga a partir das 3.000 rpm, permitindo um sonoro e emocionante crescendo até à red

line.

A caixa automática Quickshift de oito velocidades do F-TYPE dispõe de relações próximas e

um comportamento desportivo, proporcionando maior controlo e prazer de condução. O modelo

com motor V6 S inclui também uma função de Controlo de Arranque (Dynamic Launch) que

optimiza a aceleração no arranque.

A perspectiva de futuro da companhia resume-se numa linguagem de design firme que desafia

deliberadamente as ideias preconcebidas. Os veículos Jaguar sempre se distinguiram pela sua

simplicidade fluida e musculada, e o F-TYPE não é excepção, com formas definidas por duas

linhas mestras que moldam as alhetas dianteiras e traseiras.

Inspirado no C-X16 Concept apresentado em 2011, a secção dianteira do F-TYPE proporciona

uma interpretação nova e arrojada da grelha Jaguar da qual sai o poderoso capot tipo concha

com a sua elevação distinta e proeminente. Uma das linhas mestras inicia-se à frente,

dissecando as grelhas em forma de guelra de tubarão nos extremos da grelha antes de

conduzir o olhar para a parte superior da alheta dianteira. Estas são realçadas pelos faróis Bi-

Xénon e as luzes diurnas em LEDs integradas, continuando pelas portas e para a traseira do

veículo, onde desaparecem com elegância.

Nesse ponto ganha protagonismo a segunda linha mestra, que se expande para moldar o

musculado trem traseiro antes percorrer a sensual secção traseira de baixo perfil, que foi

tornada possível devido à inclusão de um spoiler traseiro activo que é accionado a velocidades

elevadas, reduzindo a força de sustentação em até 120 kg. Os farolins traseiros em LEDs

criam um novo estilo de desportivo Jaguar, ao reinterpretar as linhas clássicas do passado,

realçando, simultaneamente, a sua presença em estrada poderosa e o potencial desportivo da

tracção traseira ao envolver os extremos das abas dos guarda lamas traseiros.

A ênfase no envolvimento do condutor e as prestações desportivas do F-TYPE são reforçados

pelo design assimétrico "um mais um" do habitáculo. Prova disso é o puxador que se estende

até abaixo da consola central no lado do passageiro, remarcando-a desde o lugar do condutor.

A utilização de materiais diferentes em ambos os lados do habitáculo proporciona uma

diferenciação adicional, com um acabamento mais técnico no lado do condutor.

Inspirados no cockpit dos aviões de combate, os controlos foram ergonomicamente concebidos

de acordo com a sua função. O selector de velocidades SportShift, que controla a caixa de oito

velocidades, foi também inspirado na aeronáutica. As grelhas de ventilação na parte superior

do tablier apenas são accionadas quando o condutor necessitar ou através de sofisticados

algoritmos de controlo do próprio sistema de climatização, permanecendo discretamente

ocultas em qualquer outra circunstância.

“Com o F-TYPE, a equipa de engenharia da Jaguar centrou-se em proporcionar o maior prazer

de condução desportiva de sempre. Para o tornar realidade, todos os engenheiros tiveram

objectivos muito difíceis de atingir: todos os objectivos foram cumpridos e, em muitos casos,

ultrapassados, pelo que o F-TYPE é um veículo que proporciona precisamente os principais

atributos desportivos que pretendíamos.” Ian Hoban, Vehicle Line Director, Jaguar

ESTRUTURA

A experiência da Jaguar em estruturas de alumínio para veículos foi essencial para tornar o

F-TYPE num veículo tão especial. Como pioneiros na utilização do alumínio na produção de

carroçarias para veículos de produção em série, os engenheiros da Jaguar puderam aplicar

mais de uma década de experiência neste tipo de produção para conseguir o duplo objectivo

estabelecido para o F-TYPE: peso reduzido e uma carroçaria extremamente rígida.

A chave para o conseguir foi o desenvolvimento da tecnologia de liga leve da Jaguar para

proporcionar maior rigidez estrutural e, simultaneamente, reduzir o peso. AC300, uma liga de

deformação e ruptura programada da série 6000, foi aperfeiçoada especificamente para a sua

aplicação no F-TYPE, com o objectivo de proporcionar níveis de resistência comparáveis aos

da actual plataforma de alta performance do XK - para o qual foi inicialmente desenvolvida -

permitindo, simultaneamente, uma redução de peso considerável.

Como resultado, a carroçaria monobloco do F-TYPE pesa apenas 261 kg. Para o F-TYPE, este

peso reduzido traduz-se em benefícios óbvios globais em termos de agilidade de direcção,

aceleração, travagem, consumo de combustível e emissões. A concentração do peso entre

os dois eixos, reduzindo ao mínimo as projecções dianteiras e traseiras, proporciona também

uma estabilidade natural ao veículo, que inspira ainda mais confiança no condutor. O posto de

comando do F-TYPE foi posicionado 20 mm abaixo do galardoado XKR-S, baixando o centro

de gravidade e permitindo ao condutor sentir-se em harmonia com o veículo.

Em complemento à liga da estrutura, a Jaguar desenvolveu outra liga exterior para obter

a linguagem de design desejada. Esta liga AC600 proporciona a mesma robustez e

qualidade de acabamento que a utilizada no XK, mas com uma capacidade muito maior de

estampagem para proporcionar uma maior nitidez e tensão nas distâncias entre painéis e

linhas características da carroçaria.

O que permitiu, por exemplo, reduzir as distâncias entre painéis em mais de 50%, até apenas

8 mm, para tornar mais fácil aos engenheiros a reprodução das linhas mestras da carroçaria

exactamente como os designers as tinham criado. Incrivelmente, o belo capot em forma

de concha, característico deste veículo exótico e onde se inicia a linha mestra dianteira, é

estampando numa única peça, utilizando para tal uma prensa de 1.000 toneladas.

Foram também conseguidas outras reduções de peso em determinadas áreas chave, utilizando

uma série de técnicas diferentes. Com a optimização do design do chassis e da carroçaria

em bruto conseguiu-se uma redução global de 35 kg, enquanto que a obsessiva atenção aos

detalhes resultou numa redução de 2 kg no pára-brisas, outro tanto no sistema de refrigeração

e o mesmo do sistema de admissão. Os apoios do motor e a travessa do pára-choques

contribuíram também cada um com uma redução de 5 kg, enquanto que a optimização do

sistema de propulsão resultou numa redução adicional de 8 kg. Igualmente, o novo sub-chassis

dianteiro em liga é 5 kg mais leve que outro equivalente em aço.

O F-TYPE conta também com uma maior quantidade de materiais compósitos do que qualquer

outro modelo Jaguar produzido até hoje, com estruturas de deformação programada sob as

embaladeiras e a tampa da bagageira produzidos a partir de materiais plásticos de elevada

resistência. O capot contribuiu também com 12 kg para a redução de peso na construção do

F-TYPE, enquanto que a optimização da construção e montagem dos bancos contribuiu com

nada menos que 24 kg. Como resultado, o F-TYPE pesa a partir de apenas 1.597 kg.

O alumínio constitui uma parte substancial do compromisso da Jaguar para a sustentabilidade

e mais de metade do material utilizado no veículo tem origem em metal reciclado. Em

complemento, a estrutura do F-TYPE é única no seu género, rebitada e colada através de

um processo de produção que emite até 80 por cento menos CO2 em comparação com a

soldadura de uma estrutura comparável em aço. A Jaguar está também a aumentar a cadeia

de reciclagem aos seus fornecedores, assegurando que todas as sobras de metal do processo

de produção são reutilizadas.

PERFORMANCE

O F-TYPE é o veículo perfeito para demonstrar a próxima geração de motores Jaguar

Supercharged a gasolina, que combinam valores de potência e binário específicos muito

elevados com aumentos substanciais de eficiência.

Exclusivamente para o F-TYPE S, foi disponibilizado um novo motor V6 de 3,0 litros

Supercharged com 380 CV e 460 Nm que acaba de ser introduzido nas berlinas XJ e XF

2013MY, com 340 CV e 450 Nm. É precisamente este motor de 340 CV que é disponibilizado

no F-TYPE. Utilizando como base o galardoado V8 de 5,0 litros, agora na sua terceira geração,

o V6 partilha a sua construção em liga leve com o bloco fundido reforçado com pernos

cruzados nos apoios de cambota, para aumento da rigidez e do requinte.

As cabeças com quatro válvulas por cilindro são produzidas em alumínio reciclado, com as

válvulas controladas por um sistema de distribuição variável dupla independente activado

pelo binário positivo e negativo gerado pelo próprio movimento das válvulas de admissão e

escape. Com velocidades de actuação superiores a 150 graus por segundo, o sistema de

distribuição optimiza a potência, o binário e os consumos, e proporciona ao V6 uma capacidade

de resposta com um carácter claramente instantâneo e receptivo, para que o condutor possa

tirar partido da gama completa de regimes de funcionamento.

Esta entrega de potência imediata e ininterrupta é possível devido à utilização de injecção

directa de gasolina com pulverização direccionada. Este sistema proporciona quantidades

precisas de combustível directamente no centro das câmaras de combustão injectadas a

pressões de até 150 bar, criando uma mistura ar-combustível mais homogénea para uma

combustão mais limpa e eficiente.

Para isto contribuem também as velas, que se encontram precisamente orientadas tanto

em relação ao injector como à câmara de combustão. A relação de compressão também foi

aumentada, passando de 9,5:1 no V8 Supercharged para 10,5:1, minimizando os consumos e

as emissões de CO2.

Um compressor tipo Roots Twin Vortex da última geração, montado no interior do "V" do motor,

é a chave da elevada eficiência e potência específica do 3.0 V6 Supercharged. A utilização do

compressor evita perdas de bombagem causadas pelo aumento da pressão de retorno típico

dos motores turbo comprimidos de maior cilindrada, melhorando a eficiência e a rapidez de

resposta. Mais compacto que o compressor utilizado no V8, um intercooler refrigerado a água

reduz também a temperatura do ar de admissão, optimizando a potência e a eficiência.

O controlo da pressão de sobrealimentação é efectuado pelo novo software Bosch de gestão

do motor, optimizando a eficiência. A aceleração de 80 a 120 km/h em 3,3 segundos do

F-TYPE de 340 CV realça as prestações do veículo: aceleração de 0 a 100 km/h em 5,3

segundos e velocidade máxima limitada electronicamente a 260 km/h.

Na sua versão de 380 CV, o 3.0 V6 Supercharged disponibiliza a maior potência específica

de sempre num motor Jaguar: 127 CV por litro. O F-TYPE S acelera de 80 a 120 km/h em 3,1

segundos, necessita de 4,9 segundos para acelerar de 0 a 100 km/h e atinge uma velocidade

máxima electronicamente limitada a 275 km/h. O F-TYPE e o F-TYPE S proporcionam valores

de emissões de CO2 de 209 g/km e 213 g/km, respectivamente.

O F-TYPE topo da gama é o S V8, impulsionado pela nova versão do motor Jaguar 5.0 V8

Supercharged calibrado para desenvolver 495 CV e 625 Nm de binário nesta versão mais

pequena, leve e ágil. O que lhe permite uma aceleração de 0 a 100 km/h em 4,3 segundos,

disponibilizar uma velocidade máxima electronicamente limitada a 300 km/h e acelerar de 80 a

120 km/h em apenas 2,5 segundos. As emissões de CO2 são de 259 g/km.

“Os nossos motores V6 e V8 Supercharged adaptam-se na perfeição à natureza desportiva

do F-TYPE, com valores específicos excepcionais de potência e binário. Acoplada a estes

motores, a caixa "Quickshift” de oito velocidades, com relações muito próximas, é a parceira

perfeita para disponibilizar a performance de um desportivo.” Tim Clark, Technical Specialist for

Performance and Driveability Attributes, Jaguar

Escape activo

Os modelos S, tanto o V6 como o V8, encontram-se equipados de série com um sistema de

escape activo (disponível como opção no modelo de 340 CV). Este sistema eleva a excitante

banda sonora do F-TYPE a um novo patamar, utilizando um conjunto de válvulas de derivação

com controlo electrónico, posicionadas na secção final do sistema de escape, que se abrem

sob aceleração intensa para melhorar a qualidade sonora, alterando o percurso dos gases de

escape, que fluem forma mais directa para o exterior.

Cuidadosamente desenvolvido e com mais de 85 variações sonoras possíveis, o Escape Activo

do novo Jaguar F-TYPE disponibiliza um som autêntico, rico, que se transforma num crescendo

à medida que se aproxima do limite de rotação. Em complemento à abertura das válvulas de

derivação sob aceleração vigorosa, estas podem ser completamente abertas seleccionando o

modo dinâmico (Dynamic Mode), que também optimiza a resposta às solicitações no pedal do

acelerador, selector de velocidades, direcção e suspensão; ou fechadas utilizando um botão

opcional de anulação.

Para que o condutor consiga tirar o máximo partido do sistema, a sintonização acústica na

zona traseira do veículo permite que o ruído de escape seja ouvido com maior nitidez no

habitáculo. Um sistema de realimentação da admissão permite ao condutor sentir também

o que está ocorrer no colector de admissão, o que é particularmente emocionante quando

combinado com a sonoridade do compressor quando aumenta de velocidade.

Caixa de oito velocidades

Dispondo de oito velocidades com relações próximas na caixa ‘Quickshift’, o condutor do F-

TYPE pode explorar na totalidade todos os regimes de funcionamento do motor e certificar-

se de que o motor se encontra na banda ideal de potência em cada passagem de caixa. Esta

caixa de velocidades foi especificamente optimizada pelos engenheiros da Jaguar para a

utilização num veículo desportivo e para dar prioridade à aceleração em todos os regimes de

funcionamento e em qualquer relação.

Para tornar as passagens de caixa tão instantâneas quanto possível, todo o conjunto do motor

e transmissão do F-TYPE, incluindo até os pontos de contacto dos pneus com o solo, foram

calibrados para proporcionar a rigidez ideal e permitir que a entrega de binário a regimes

intermédios seja muito mais rápida, o que significa que o motor responde de forma mais viva

e precisa às solicitações no pedal do acelerador. Em complemento, assim que a caixa tiver

mudado para segunda velocidade, uma embraiagem de bloqueio elimina o conversor de binário

da equação, criando um acoplamento mecânico directo entre o motor e as rodas traseiras

motrizes.

A sensação de ligação directa estende-se à própria selecção de velocidades, que foram

tornadas significativamente mais curtas e imediatas - o sistema "Quickshift". O que foi

conseguido através de uma intervenção precisa e rápida de binário, exactamente no instante

em que é seleccionada a mudança acima. Com este sistema é criada uma sonoridade

mais curta e nítida na selecção de velocidades, que utiliza a própria inércia do motor para

proporcionar uma sensação de aceleração positiva durante o processo de passagem de caixa.

Os parâmetros de funcionamento da caixa de velocidades são determinados pela estratégia

adaptativa de selecção de velocidades, que tem 25 programas diferentes disponíveis,

dependendo do estilo de condução e das condições da estrada. O sistema pode detectar o

estilo de condução analisando a aceleração e a travagem, as forças em curva, a posição do

pedal do travão e acelerador, o perfil da estrada, se estamos em kickdown e, inclusivamente,

se o veículo está a ser conduzido a subir ou a descer um declive. Ao detectar um estilo de

condução mais dinâmico, a caixa de velocidades efectua automaticamente passagens de caixa

mais agressivas e seleccionará a relação imediatamente inferior a um regime mais elevado.

A caixa de velocidades dispõe também de uma série de funções especificamente relacionadas

com a forma entusiasta como o F-TYPE será conduzido. Para manter a estabilidade do veículo

na selecção de uma relação inferior, a caixa dará instruções ao sistema de gestão do motor

para, automaticamente, dar um toque de acelerador e equalizar o regime do motor. Esta função

permite também seleccionar diversas relações abaixo muito rapidamente em caso de uma

travagem brusca.

Se os sensores de aceleração lateral detectarem que o veículo se encontra numa curva,

a caixa de velocidades mantém a mudança apropriada seleccionada. A caixa tem também

a capacidade de reconhecer se o veículo está a realizar uma série de manobras de

ultrapassagem que necessita de mudanças rápidas na posição do acelerador e, em vez

seleccionar a relação acima, irá manter a relação mais curta para assegurar a capacidade de

resposta necessária para a ultrapassagem seguinte.

O condutor pode realizar a selecção manual de velocidades a qualquer momento utilizando as

patilhas do volante ou a alavanca de velocidades SportShift. Ao deslocar este selector para

a esquerda é accionado o modo Manual, que permite seleccionar a mudança abaixo quando

a alavanca é empurrada para a frente, e a relação acima quando é puxada para trás. Se tiver

sido seleccionado o Dynamic Mode através do Jaguar Drive Controller, a mudança seguinte

não será seleccionada automaticamente ao chegar à red line e apenas seleccionará a relação

abaixo para evitar que o motor vá abaixo, deixando todo o controlo nas mãos do condutor.

 

SÉRGIO VAZ FICOU PELO CAMINHO

 

“Sérgio Vaz obrigado a desistir quando lutava pelo pódio”

SERGIO VAZ.jpg_2_500x332SERGIO VAZ_500x332
A primeira prova do Desafio Modelstand 2013 não terminou da melhor forma para a
dupla Sérgio Vaz e Bino Santos, que foram obrigados a desistir no Rallye Serras de
Fafe.
Apesar de tudo a prova que também foi pontuável para o Campeonato Open de Ralis
estava a correr na perfeição para a equipa que troço a troço foi evoluindo e subindo
posições. Nas primeiras especiais rodavam nos seis primeiros da competição,
melhorando bastante nas segundas passagens que lhes permitia já na penúltima PEC
ocupar a terceira posição da geral, tentando ainda ir “buscar” a segunda posição.
Contundo na última especial, já feita de noite, uma violete da direção do Peugeot 206
GTi partiu-se e acabou por ditar a desistência da equipa.
Um final inglório, pois a equipa mostrou andamento e este segundo lugar seria um
justo prémio por todo o trabalho da equipa.
Como nos adiantou o piloto “Entramos muito cautelosos no rali, essencialmente nos
dois primeiros troços. Nas segundas passagens entramos muito mais motivados e
entramos com vontade de recuperar posições. Tudo estava a correr na perfeição, o
carro estava excelente e estávamos já na luta pelos 3 primeiros, o que é muito
bom. No último troço mesmo, e quando estávamos a tentar ir buscar o segundo
lugar, acabamos por ter este azar mecânico, que nos obrigou a desistir.
Acima de tudo mostramos que temos andamento e que nas próximas provas vamos
tentar andar novamente desta forma.”
O Campeonato Open de Ralis e o Desafio ModelStand prosseguem nos dias 8 e 9 de
Março, com a realização do Rali de Castelo Branco, prova em pisos de asfalto a cargo
da Escuderia Castelo Branco

 

JET SKI NO BRASIL

 

BRUNNA LUZ VOLTA A COMPETIR NO 
26º CAMPEONATO BRASILEIRO DE MOTO AQUÁTICA (JET SKI)

A paulistana, campeã nacional de 2009, competirá nos dias 16 e 17 de março, na etapa de abertura, em Pereira Barreto, no interior paulista.

A paulistana Brunna Luz está de volta às competições. A campeão nacional de 2009 na categoria Runabout 1800 Stock, confirmou presença no 26º Campeonato Brasileiro de Moto Aquática (jet ski), que tem a primeira etapa marcada para os dias 16 e 17 de março, em Pereira Barreto, no Noroeste paulista. As disputas serão realizadas na praia do Pôr-do-Sol, situada a margem direita do Rio Tietê, no reservatório da Usina de Três Irmãos. Ao final das quatro etapas previstas, a competição definirá os pilotos brasileiros que disputarão o 32º Campeonato Mundial, de 5 a 13 de outubro, em Lake Havasu, na Arizona (EUA).

Para ter um bom desempenho ao longo da temporada, Brunna vem se preparando com intensos exercícios na academia, alimentação balanceada e nos finais de semana muito treinamento com o equipamento. “Vou competir com um modelo Yamaha FZS, um produto bem completo e rápido. Ainda estou conhecendo o jet, mas não vai ser difícil se acostumar, pois é perfeito, só preciso de tempo e dedicação”, acrescentou.

Bunna explicou que esse ano vai ser de readaptacão. “Estava há muito parada, preciso acumular mais ‘horas de voo’ em cima do novo equipamento. Vou me exigir o máximo para que consiga voltar rápido a minha antiga performance, que era bem satisfatória. Se Deus quiser vai dar tudo certo e vamos conseguir uma boa classificação no Brasileiro. Claro que almejo ganhar, vou me cobrar muito, mas será um desafio”, argumentou a piloto, quarta colocada na categoria PRO Womens Runabout Limited.

Nessa etapa de abertura do 26º Campeonato Brasileiro de Moto Aquática (jet ski), Brunna competirá pela primeira vez em Pereira Barreto, mas tem informações de que a represa é grande, possibilitando a montagem de um excelente circuito. Também tem informações que o local é muito bonito e o público prestigia e vibra com as baterias. 

Brunna terá o patrocínio da Yamaha e não esconde a satisfação em ter conseguido esse importante para sua carreira. “Foi uma negociação que durou cinco meses e ao final do ano passado assinei um pré-contrato para 2013. Eu já estou na modalidade desde 2007 e agora consegui esse patrocínio importante. Para mim é um sonho, ser piloto de fábrica e de uma grande empresa como a Yamaha. Até então tinha apoio de meus pais para poder competir. Espero corresponder as expectativas que a Yamaha está depositando em mim”, ressaltou.

A movimentação começa no dia 15 com a recepção dos pilotos que participarão da etapa de abertura do 26º Campeonato Brasileiro de Jet Ski. No dia 16, das 9 às 11h30 acontecem as inscrições dos pilotos e vistorias dos jets. Às 12h30 estão marcados os treinos oficiais, seguidos das tomadas de tempo da categoria Super Course, às 14 horas começam a primeira série bateria das categorias do circuito fechado, às 17h30 será disputada a primeira bateria do Freestyle.

No dia 17, a programação tem início às 10 horas com a disputa das categorias Super Course. Às 14 horas, tem início a segunda série de bateria do circuito fechado, seguida pelo Freestyle. Às 16h30 está prevista a premiação.

A primeira etapa do 26º Campeonato Brasileiro de Moto Aquática (jet ski) é uma realização BJSA - Associação Brasileira de Jet Ski, com homologação da International Jets Sports Boating Association – IJSBA. Os apoios são da Prefeitura Municipal de Pereira Barreto, CPM7 Full Promotion, GAP Óculos Esportivos, Revista BOAT International, Revista BomBarco e PhotoJetski.com.br. O evento conta com a supervisão da Marinha e Corpo de Bombeiros.
Maiores informações no site www.bjsa.com.br,  www.jetski.com.br e www.photojetski.com.brBrunnaLuz1 500x332

 

INFELIZMENTED TROFÉU PEUGEOT NÃO AVANÇA

 

208 Rally Cup não se realizará em 2013

 

O contexto económico-financeiro que o nosso país actualmente atravessa, torna bastante

complexa a tarefa de encontrar patrocínios para montar uma estrutura competente para a

prática de desporto automóvel.

Neste cenário, o 208 Rally Cup (inicialmente designado Troféu Peugeot 208 R2) – projecto

apadrinhado pela Peugeot Portugal e apoiado pela Total - não recolheu o número de inscrições

necessário para viabilizar a sua organização por parte da Exporacing, pelo que não se realizará

em 2013.

 

10ª EDIÇÃO EDPCOOLJAZZ

Lee Fields e Escort confirmados no edpcooljazz a 21 de julho

Dia 21 de julho, o “soulman” Lee Fields, acompanhado dos The Expressions, e os “festivos” Escort vão aquecer a 10ª edição do edpcooljazz numa noite inteiramente dedicada à Soul, ao Funky e ao Disco. A não perder, nos magnificos Jardins do Marquês de Pombal em Oeiras.

 

 A 10ª edição do edpcooljazzcontinua a reforçar o seu maior cartaz de sempre. Agora chegou a vez da Soul, do Funky e do Disco tomarem conta dos jardins do Marquês de Pombal, numa das noites mais quentes do Verão de 2013. Dia 21 de julho, duas grandes referências mundiais da Soul e do Disco, Lee Fields and The Expressions e os Escort, respetivamente, vão proporcionar uma das mais animadas noites deste festival onde a palavra de ordem será, obviamente, dançar. No ambiente intimista destes jardins, e com a energia e o groove destes artistas, a 10ª edição do edpcooljazz, que já contempla outros nomes fortes como John Legend, Jamie Cullum, Diana Krall, Ana Moura, Rufus Wainwright e Luisa Sobral, vai garantidamente aquecer a agenda cultural de julho.

Imagem removida pelo remetente.

Lee Fields é um fenómeno. Trata-se de um dos poucos artistas dos finais de 60 que ainda se mantém ativo na Soul music. Passados 43 anos de carreira discográfica, com obras lançadas em 12 editoras diferentes e tours à volta de todo o mundo, a sua carismática voz rouca está melhor que nunca e a música que está a fazer atualmente é considerada a melhor da sua carreira. Com uma associação inevitável, a todos os níveis, ao grande James Brown, Lee Fields, tem feito de tudo, desde o estilo funk do “godfather” ao blues e à soul, passando por colaborações com o famoso produtor e DJ Martin Solveig.

Site : Facebook : Twitter : Video

 

 

 

Imagem removida pelo remetente.

Os Escort são grandes. Literalmente. 17 membros em palco, liderados pela vocalista Adeline Michèle recriam uma discoteca dos anos 70 com um disco sound contagiante, do melhor que se faz atualmente. Nascidos em 2006, conquistaram imediatamente as pistas de dança com os temas "Starlight" e "All Through The Night", recriando o estilo clássico do disco sound. As suas atuações ao vivo tornaram-se famosas, numa época em que os computadores e máquinas tomam conta das pistas de dança. Com o seu álbum de estreia lançado em 2011, e editado recentemente em remisturas, os Escort são hoje uma banda-pop em ascensão, aclamados pelas maiores publicações internacionais. A Rolling Stone considerou-o o 40º melhor álbum de 2012.

Site : Facebook : Twitter :Video

 

Outros artistas já confirmados no edpcooljazz 2013

Ana Moura | Luisa Sobral
4 de julho, Jardins Marquês de Pombal, Oeiras

Lee Fields & The Expressions | Escort
21 de julho, Jardins Marquês de Pombal, Oeiras

Diana Krall
24 de julho, Jardins Marquês de Pombal, Oeiras

Rufus Wainwright
25 de julho, Jardins Marquês de Pombal, Oeiras

Jamie Cullum
26 de julho, Parque dos Poetas, Estádio Municipal de Oeiras

John Legend
27 de julho, Parque dos Poetas, Estádio Municipal de Oeiras


DOWNLOAD PRESS KIT

Sobre o edpcooljazz 2013 

O edpcooljazz 2013 é um evento musical de referência realizado em cenários idílicos, ao longo do mês de julho, juntando natureza, património e a música. Foi lançado pela primeira vez em 2004 com o objetivo de oferecer um evento turístico e cultural distinto a todos os amantes de música de gosto eclético mas sempre com uma forte componente “cool”, que lhe dá o nome.

 

 

CBA PROMOVE SEMINÁRIO TÉCNICO

 

CBA promove primeiro Seminário de Comissão Técnica

Evento realizado em São Paulo visou o aperfeiçoamento dos procedimentos que devem ser utilizados em corridas

Seguindo o plano gestor de 2012 elaborado pelo CTDN - Conselho Técnico desportivo Nacional - e pela CNV - Comissão Nacional de Velocidade - da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA), ainda na primeira gestão do presidente Cleyton Pinteiro, foi promovido mais um encontro de profissionais de pista, com o intuito de discutir e atualizar os conhecimentos técnicos e os procedimentos do grupo responsável por dirigir provas de campeonatos nacionais. Depois da realização do 1º Seminário para Comissários Desportivos e Diretores de Prova, em agosto de 2012, agora foi a vez da área exclusivamente técnica. No último final de semana em São Paulo (dias 23 e 24 de fevereiro), aconteceu o 1º Seminário de Comissários Técnicos da CBA.

Perto de 20 participantes de vários estados brasileiros estiveram reunidos em um hotel da capital paulista para discutir e atualizar procedimentos, sempre de acordo com as análises feitas sobre o CDA (Código Desportivo do Automobilismo), responsável pelo regimento de regras do esporte a motor brasileiro.

O simpósio contou com a mediação dos comissários técnicos Clóvis Matsumoto e Gustavo Calheiros, que discorreram sobre os critérios utilizados ao longo de uma prova automobilística, desde as vistorias nos carros e equipamentos no primeiro dia do evento, até os 30 minutos que as equipes tem após o término das provas para apresentar um protesto contestando o resultado final. Além disso, os participantes receberam orientações sobre como agir em situações menos comuns que acontecem ao longo de uma corrida.

Responsável por elaborar o seminário, Matsumoto lembrou que "o trabalho dos comissários tem de ser pautado pela postura e pela ética" e falou da importância deste tipo de evento para que os profissionais conheçam de fato o regulamento: "O 1° Seminário de Comissários Técnicos é a consolidação de um trabalho que vem sendo realizado ao longo dos últimos anos, aproveitando o atual momento da CBA, onde a estrutura organizacional do CTDN e CNV nos permite e suporta, visando a homologação e formação do grupo de trabalho a melhoria continua dos procedimentos, aplicação em pista e atualização de conhecimentos técnicos e de segurança a luz das evoluções de normas FIA".

Nos próximos meses, a CBA deverá organizar mais simpósios, visando o aperfeiçoamento dos profissionais que trabalham na direção de provas nas competições nacionais.

 

NISSAN DE VOLTA À COMPETIÇÃO EM FORÇA

 

NISSAN REVELA PROGRAMA GLOBAL DE COMPETIÇÃO AMBICIOSO E LIDERADO PELA NISMO

 

 

  • Nissan promete um programa de competição automóvel emocionante e mais extenso, liderado globalmente pela Nismo
  • O CEO da Nissan, Carlos Ghosn, promete o regresso às 24 Horas de Le Mans em 2014 com um automóvel Nissan pioneiro e incorporando tecnologia eléctrica
  • Expansão é a chave para o sucesso no tão esperado retorno da Nissan ao Supercars V8 Championship da Austrália com quatro Nissan Altima
  • Nismo intensifica o assalto do GT-R nas competições de GT3 e GT Super Series, com destaque para a emblemática GT-R GT500
  • GT Academy continua a crescer, com os mais recentes graduados prontos para competir num GT-R no FIA GT Endurance Series e nas Blancpain Series

 

A Nissan confirmou hoje que o seu extenso programa de competição automóvel mundial continuará a expandir-se em 2013 e épocas seguintes, sob a batuta da Nismo, o departamento da Nissan dedicado ao desenvolvimento de veículos de estrada de altas prestações e à competição.

O CEO da Nissan, Carlos Ghosn, confirmou também que a marca vai voltar às lendárias 24 Horas de Le Mans em 2014, inscrevendo-se na Garagem 56 para conceitos inovadores com um automóvel totalmente novo e incorporando tecnologia eléctrica. A presença em Le Mans servirá para testar tecnologia de transmissão inovadora e fornecer ao Automobile Club de l'Ouest (ACO) e à Federação Internacional de Automobilismo (FIA) dados que permitam avaliar a incorporação dessa tecnologia de ponta com vista a um regresso potencial na classe LMP1 no futuro.

"Vamos voltar a Le Mans com um veículo que irá actuar como uma base de testes acelerados e em ambiente muito severo, tanto para os nossos automóveis de estrada como de competição, da nossa tecnologia de veículos eléctricos", disse Ghosn.

 NISSAN 500x332

 

LUIS BASTOS EM FAFE

 

Luís Bastos destaca-se no Rallye Serras de Fafe

luis bastos_2_500x332luis bastos_500x332

A cidade de Fafe foi palco da primeira prova do Campeonato Open de Ralis e Campeonato de Portugal Júnior
de Ralis em mais uma edição do Rallye Serras de Fafe, numa prova que esteve a cargo da Demoporto.

Para Luís Bastos esta prova foi mais um novo desafio onde o jovem piloto mostrou mais uma vez ser um dos
pilotos a ter atenção no Campeonato Open de Ralis 2013. Com um ritmo forte, o piloto navegado por Estefânio
Pinto conseguiu sempre lutar pelos lugares do pódio, arrecadando após as cinco especiais de classificação um
merecido segundo lugar da geral no Open.

Apesar de tudo, o piloto de Celorico de Basto ainda apanhou um susto no decorrer da 5ª prova especial onde o
seu Mitsubishi EVO V se desligou por várias vezes, que o fez perder alguns segundos mas ainda assim a garantir
o lugar intermédio do pódio.

No que se refere ao Campeonato de Portugal Júnior de Ralis, Luís Bastos esteve imbatível, dominando por
completo a prova, amealhando assim a primeira vitória da época e rumando agora num bom caminho para
alcançar o título.

Como nos salientou Luís Bastos “Foi uma prova perfeita, até ao penúltimo troço onde o carro se desligava
sozinho de vez em quando e que por pouco íamos perdendo o segundo lugar. Tirando isso tudo correu bem,
acho que fizemos um grande rali e cumprimos os objetivos que tínhamos. Vencemos o Campeonato Júnior e
segundo da geral é sem dúvida bastante motivador para o resto da temporada. Deixo um agradecimento a
todos os meus patrocinadores, Nutrystore, PrestNett, CRN, Clínica Médica Dentária Dr. Rui Monterroso Lda,
Câmara Municipal de Celorico de Basto e em especial ao Carlos Oliveira e Fernando Costa”.

Luís Bastos prossegue já no dia 9 de Março com a realização do Rali de Castelo Branco, a segunda ronda do
Open e Júnior.

 

João Raposo

Telemóvel: +351 961 686 867
E-mail: jraposo-air@portugalmail.pt