OPTIFUEL CHALLENGE

 

Em Toledo (Espanha):

 

BULGÁRIA VENCE A FINAL DO OPTIFUEL CHALLENGE

- Bruno Martins (Transportes Coelho Mariano) terminou em 13º

 

 

No dia 18 de outubro de 2017, a cidade espanhola de Toledo foi o palco da final internacional do Optifuel Challenge, uma competição de condução ecológica organizada pela Renault Trucks. 29 motoristas de outros tantos países enfrentaram o desafio, constituído por um exame teórico e um teste prático. Plamen Ivanov, motorista e diretor da empresa búlgara Sunny Co, foi o vencedor desta 4.ª edição. O motorista romeno Adrian Ţintea, da Ţintan Spedition, ficou em segundo lugar e o luxemburguês Jochen Becker, em representação da Tri Kipper, em terceiro.

 

A final internacional do Optifuel Challenge, uma competição de condução ecológica organizada pela Renault Trucks, reuniu os 29 melhores motoristas de outros tantos países em Toledo, no dia 18 de outubro de 2017. Os concorrentes, búlgaro, romeno e luxemburguês conquistaram o primeiro, segundo e terceiro lugares, respetivamente.

 

A competição dividiu-se em duas partes: os finalistas responderam a um questionário teórico de avaliação dos seus conhecimentos de condução ecológica, correspondente a 10% da pontuação final; em seguida, sentaram-se aos comandos de um camião T480 Optifuel da Renault Trucks para um teste de condução em estrada com cerca de 40 minutos de duração.

Plamen Ivanov, motorista e diretor da empresa búlgara Sunny Co, foi declarado o melhor motorista ecológico de 2017. Coube-lhe por isso o prémio de um camião T480 Optifuel da Renault Trucks que irá ampliar a sua frota de 23 veículos constituída exclusivamente por camiões Renault Trucks. "Estou muito feliz por ter ganho um Renault Trucks T, pois são os melhores camiões! Sou um cliente fiel há anos e fui até o primeiro na Bulgária a adquirir um Magnum!", afirmou Ivanov. A competição foi levada muito a sério por este concorrente, levando-o a praticar todos os fins de semana utilizando o Optifuel Infomax para acompanhar e melhorar o seu desempenho. "Consegui manter o meu consumo em níveis baixos, sem prejuízo da velocidade. Só usei o travão três vezes em todo o trajeto!" Após ter recebido a formação em condução ecológica da Renault Trucks Bulgária, Plamen Ivanov assume agora a responsabilidade de formar os motoristas da sua empresa. Este motorista búlgaro ganhou também um vale de 6000 euros para uma loja à sua escolha.

Adrian Ţintea, o motorista romeno que representava a empresa Ţintan Spedition, ficou em segundo lugar, tendo-lhe sido atribuído um vale de 2000 euros para uma loja à sua escolha e outro de 5000 para a sua empresa, válido em toda a rede Renault Trucks. "O trajeto da final era muito difícil: acidentado e com muitas rotundas", disse Adrian Ţintea. "Estou um pouco desiludido por não ter ganho o camião, pois tive a oportunidade de conduzir o T durante um mês após ter ganho a final na Roménia. É um veículo excelente que me permitiu poupar um depósito de combustível a cada 11 000 quilómetros." Prometeu, no entanto, que venceria a próxima edição.

Por fim, o terceiro lugar foi para Jochen Becker, o motorista luxemburguês da empresa Tri Kipper, o que lhe valeu a atribuição de um vale de 1000 euros para uma loja à sua escolha. Graças ao seu desempenho, a sua empresa ganhou também um vale da Renault Trucks no valor de 2500 euros. Jochen Becker admite que não praticou muito para além das suas horas de condução diárias: "O itinerário acidentado era muito semelhante às estradas no Luxemburgo em que conduzo diariamente." O seu patrão, Gunter Wilke, afirmou estar muito orgulhoso do seu motorista e exprimiu o seu agradecimento à marca Renault Trucks, enfatizando a excelente economia dos veículos, a sua fiabilidade e a relação de confiança que criou com o seu concessionário.

Bruno Martins (Transportes Coelho Mariano), o vencedor da edição portruguesa de 2017 classificou-se na 13ª posição.

Foi também outorgado um prémio especial "Divertimento" à equipa tunisina, pelo seu bom humor e entusiasmo ao longo da competição.

O Optifuel Challenge, uma competição de condução ecológica criada em 2012, ilustra de forma perfeita a abordagem abrangente da Renault Trucks em matéria de serviços ao veículo-motorista, bem como o seu empenho em contribuir para que os seus clientes aumentem a eficiência do combustível. O objetivo é a redução sustentada do consumo de combustível desde o primeiro quilómetro